Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDNCIA ACADMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS

PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES

COM P O NE NT E C UR RI C U LAR
CDIGO NOME

IAD136

ESTTICA DAS CONSTRUES


CARGA HORRIA MDULO
TOTAL T P E

SEMESTRE VIGENTE

68

68

40

0
EM E NTA

2006.2

Morfologia das Estruturas. Aes atuantes nas Estruturas. Carregamento de pavimentos (aes verticais). Ao do vento nas estruturas. Estabilidade Global das Estruturas. Estudo das cargas mveis: linhas de Influncia e envoltrias de esforos solicitantes. Verificao da estabilidade de muros de arrimo.
OB JE TI VO S

Apresentar os elementos estruturais bsicos, cargas atuantes e suas combinaes em funo dos cdigos (normas) de projeto. Mostrar os diagramas de corpo livre, equaes de equilbrio esttico para os sistemas estruturais bsicos. Abordar os mtodos de anlise da estabilidade global de estruturas. Ensinar os conceitos bsicos para o estudo do comportamento de estruturas submetidas s cargas mveis e os mtodos para o dimensionamento de muros de arrimo segundo os critrios da estabilidade estrutural.
MET OD OL OGI A

A dinmica das aulas ser desenvolvida em aulas expositivas com utilizao de quadro negro e de recursos audiovisuais. Exerccios de fixao do contedo apresentado. A avaliao se processa por meio de provas escritas, da resoluo de listas de exerccio (resolvidos em classe e extraclasse), participao e freqncia.

CO NT E D O P RO GR AM T IC O

Unidade 1- Processo de Projeto 1.1 Relao da anlise estrutural com o projeto; 1.2 Elementos estruturais bsicos; 1.3 Sistema estrutural estvel; 1.4 Anlise por computador; 1.5 Cargas atuantes: permanentes, sobrecargas, vento, sismo, outras cargas e combinaes de cargas. Unidade 2 Estabilidade Global das Estruturas 2.1 Tipos de anlise estrutural; 2.2 Instabilidade e efeitos de 2 ordem: conceitos fundamentais e classificao das estruturas, parmetro de instabilidade e , anlise de estruturas de ns fixos e mveis e anlise de elementos isolados. Unidade 3 - Ao do Vento nas Estruturas 3.1 Determinao das foras estticas devidas ao vento: definies, coeficientes de presso, coeficientes de forma, coeficientes de fora; 3.2 Velocidade caracterstica do vento: velocidade bsica do vento, fator topogrfico (S1), rugosidade do terreno, dimenses da edificao e altura sobre o terreno (Fator S2), fator estatstico (S3), mudana de rugosidade do terreno; 3.3 Coeficientes aerodinmicos para edificaes correntes: coeficientes de presso e de forma, externos, coeficientes de presso interna, coeficientes de arrasto, coeficientes de atrito; 3.4 Coeficientes de foras para barras prismticas e reticulados: Barras prismticas, barras prismticas de faces planas, barras prismticas de seo
Pag. 1
Instituto de Cincias Ambientais e Desenvolvimento Sustentvel

circular, torres reticuladas; 3.5 Coeficientes de foras para muros, placas e coberturas isoladas. 3.6 Efeitos dinmicos devidos turbulncia atmosfrica: determinao da resposta dinmica na direo do vento, mtodo simplificado, modelo discreto. Unidade 4 Cargas Mveis para Estruturas Determinadas 4.1 Linhas de influncia: construo de uma, princpio de Mller-Breslau; 4.2 Trem tipo; 4.3 Formulrio de linhas de influncia de vigas isostticas. Unidade 5 Estabilidade de Muros de Arrimo. 5.1 Consideraes preliminares: empuxos de terra, teoria de Coulomb, determinao do empuxo; 5.2 Tipos de murro de arrimo: muros de gravidade e muros de concreto armado; 5.3 Condies de equilbrio: esttico, elstico e tenso mxima; 5.4 Verificaes da estabilidade: muros de gravidade e concreto armado.

BI BLI OG RA FIA

Bsica

Leet, Kenneth; Uang, Chia -Ming; Gilbert, Anne M., Fundamentos da Anlise Estrutural , McGraw-Hill, So Paulo, 2009. Moliterno, Antonio; Caderno de Muros de Arrimo, 2a Edio, Edgard Blucher, So Paulo, 1994. Marchetti, Osvaldemar; Muros de Arrimo, 1 edio, Blucher, So Paulo, 2007. Soriano, Humberto Lima; Esttica das Estruturas, 2a Edio, Cincia Moderna, Rio de Janeiro, 2010.

Complementar

ABNT; NBR 6123 - Foras Devidas ao Vento em Edificaes, Rio de Janeiro, 1988. ABNT; NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento, Rio de Janeiro, 2007. Blessmann, Joaquim; Ao do Vento em Telhados, 2a Edio, UFGRS, Rio Grande do Sul, 2009. Craig, Robert F.; Mecnica dos Solos, 7a Edio, LTC, Rio de Janeiro, 2007. Marchetti, Osvaldemar; Muros de Arrimo, 1 edio, Blucher, So Paulo, 2007. McCormac, Jack C.; Anlise Estrutural Usando Mtodos Clssicos e Mtodos Matriciais, LTC, 4a Edio, 2009. Martha, Luiz Fernando ; Anlise de Estruturas: conceitos e mtodos bsicos , Campus, Rio de Janeiro, 2010.

Assinatura e Carimbo do Coordenador da Coord. Geral dos Ncleos Acadmicos Programa aprovado em reunio plenria do dia ____/____/____

Assinatura e Carimbo do Coordenador do Curso Programa aprovado em reunio plenria do dia ____/____/____

Pag. 2
Instituto de Cincias Ambientais e Desenvolvimento Sustentvel

Anda mungkin juga menyukai