Anda di halaman 1dari 37

UNIVERSIDADE DE SOROCABA ELIAS CUSTDIO DE MORAIS

UM OLHAR SEMITICO NA INDUMENTRIA HIP HOP

SOROCABA NOVEMBRO/2012

ELIAS CUSTDIO DE MORAIS

UM OLHAR SEMITICO NA INDUMENTRIA HIP HOP

SOROCABA NOVEMBRO/2012

ELIAS CUSTDIO DE MORAIS

UM OLHAR SEMITICO NA INDUMENTRIA HIP HOP

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial para obteno do grau licenciado em Letras Portugus/Ingls pela Universidade de Sorocaba. Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes

SOROCABA-2012 ELIAS CUSTDIO DE MORAIS

DEDICATRIA

Dedico esse trabalho a minha me que no teve as mesmas

oportunidades de vida que eu, mas sempre lutou para que eu tivesse muitas, obrigado por tudo mame.

AGRADECIMENTOS Agradeo primeiramente a Deus pela oportunidade de chegar at aqui e em segundo agradeo ao meu professor orientador, Dr. Luiz Fernando que me ajudou no desenvolvimento desse trabalho.

RESUMO Diante de tantas possibilidades de pesquisa no poderia fugir das minhas origens pessoais, pois cresci no meio do meu tema, pessoas de baixa renda, onde nossa dana e nossas roupas estavam diretamente ligadas cultura Hip-Hop. Estando agora na faculdade e tendo contato com a matria de Semitica, esta acabou sendo uma seta para que eu possa descobrir coisas do mundo no qual cresci que mesmo estando nele no conseguia ver, e que hoje posso ver e descobrir. No meu referencial terico explano bem as palavras-chaves para que o leitor saiba exatamente o que a cultura hip hop, a moda e a semitica.No mesmo referencial terico coloco imagens de indumentrias e acessrios, que so usadas por membros da cultura hip hop. Aps toda essa explanao finalizo com uma anlise de trs imagens de adeptos da cultura e indumentria hip hop, duas retiradas da internet e uma fornecida pelo professor orientador. A anlise feita foi das jaquetas, bons e cala utilizada pelos membros da cultura hip hop. O que se conclui que as roupas inicialmente usadas por necessidade por uma parte da sociedade acabou se tornando smbolo de uma cultura, hip hop, e essa cultura se espalhou pelo mundo todo levando sua vestimenta como smbolo de identificao. Palavras-chave: Hip-Hop, indumentria,moda e semitica.

ABSTRACT With so many research possibilities could not escape from my personal origins, grew up as the middle of my theme, poor people, where our dance and our clothes were directly linked to the Hip Hop culture. Being now in college and having contact with the field of semiotics, this turned out to be an arrow so I can find things in the world in which they grew up even though it could not see, and now I can see and discover. In my theoretical explain well for the keywords that the reader knows exactly what is hip hop culture, fashion, and even theoretical semiotics. No put pictures of costumes and accessories, which are used by members of the hip hop culture. After all this explanation finalize with an analysis of three images of supporters of culture and hip hop clothing, two withdrawals from the internet and provided by the tutor. The analysis was made of jackets, pants and hats used by members of the hip hop culture. What can be concluded is that the clothes used initially by necessity a part of society eventually became the symbol of a culture, hip hop, and this culture has spread around the world taking their clothes as a symbol of identification. Keys-word: Hip-Hop, clothing, fashion and semiotics

SUMRIO

Introduo......................................................................................................09 Reviso terica..............................................................................................10 1.1 Hip hop.......................................................................................................10 1.2 Rap...........................................................................................................10 1.3 DJing..........................................................................................................11 1.4 Breakdance................................................................................................13 1.5 Grafite........................................................................................................14 1.6 Indumentria..............................................................................................15 1.7 Moda..........................................................................................................16 1.8 Moda ou evoluo......................................................................................20 1.9 Curiosidade................................................................................................24 1.10 1.11 1.12 1.13 Semitica..............................................................................................25 A moda como smbolo da individualidade.............................................26 A dinmica das simbologias na moda...................................................27 Utilidade e simbologia...........................................................................28

Metodologia....................................................................................................29 Consideraes finais.....................................................................................34 Bibliografia.....................................................................................................35

INTRODUO

Contexto da Pesquisa Diante de tantas possibilidades de pesquisa no poderia fugir das minhas origens pessoais, pois cresci no meio do meu tema, pessoas de baixa renda, onde nossa dana e nossas roupas estavam diretamente ligadas cultura Hip-Hop. Estando agora na faculdade e tendo contato com a matria de Semitica, esta acabou sendo uma seta para que eu possa descobrir coisas do mundo no qual cresci que mesmo estando nele no conseguia ver e que hoje posso ver e descobrir.

Justificativa Esse um trabalho que visa contribuir para com as anlises j existentes da cultura Hip-Hop mostrando a mesma com mais um dos muitos olhares nesse trabalho o olhar semitico das indumentrias. A soma desse trabalho ser grande, pois os que tenho visto at agora abordam temas como Hip-Hop/Mdia, Hip-Hop/cidadania, etc., quero ento com esse trabalho somar mais um olhar dessa cultura rica e grandiosa.

Objetivos Existem diversos grupos sociais, onde todos tm uma identidade particular, porm escolhem maneiras diversas de serem notados pelos outros e uma dessas maneiras so as roupas que vestem. E nesse contexto que entra meu objetivo de trabalho entender o significado das roupas na cultura Hip-Hop, e descrever atravs de uma leitura semitica a relao entre as indumentrias e a cultura Hip-Hop.

10

Questes de pesquisa Qual o motivo das roupas usadas pelos rapers e adeptos a cultura Hip-Hop lembrarem a criminalidade? Como e porque foi associado este tipo de roupa, usada por eles, com a criminalidade? Por que um indivduo se veste desta maneira o que ele quer transmitir?.

REVISO TERICA
Neste captulo sero apresentadas as vrias definies das palavras-chave deste trabalho: hip hop, moda, indumentria e semitica, bem como imagens para auxiliar na compreenso do leitor.

1.1 Hip hop O termo "hip" usado no Ingls vernculo afro-americano (IVAA) desde 1898, onde significa algo atual, que est acontecendo no momento; e "hop" refere-se ao movimento de dana. Keith "Cowboy" Wiggins e Grandmaster Flash so creditados com a primeira aplicao do termo hip hop, em 1978, ao mesmo tempo que Flash provocava um amigo que acabava de ingressar ao Exrcito dos Estados Unidos, proferindo as palavras "hip/hop/hip/hop", imitando a cadncia rtmica dos soldados. Mais tarde, Cowboy classificou a cadncia uma das atividades para um MC fazer no palco. Como os grupos frequentemente eram compostos por um DJ e um rapper, os artistas foram chamados de "hip-hoppers". O nome originalmente foi concebido como um sinal de desrespeito, mas logo veio a identificar-se com esta nova forma de msica e cultura. Hip hop uma cultura artstica que iniciou-se durante a dcada de 1970 nas reas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite.

1.2 Rap

11

Com a aceitao da msica rap nos meios sociais mais recentes (nos ltimos vinte anos), a palavra rap se encontra, atualmente, "online" sendo um neologismo popular do acrnimo para rhyme and poetry (rima e poesia); porm, apesar da associao com poesia e ritmo, o significado da palavra rap no um acrnimo em si, mas descreve uma fala rpida que precede a forma musical (de ritmo e poesia), e significa "bater". A palavra (rap) usada no Ingls britnico desde o sculo XVI, e especificamente significando "say" ("dizer", ou "falar", "contar o conto") desde o sculo XVIII. Fazia parte do Ingls vernculo afro-americano nos anos de 1960, significando "conversar", e logo depois disto, no seu uso atual, denota o estilo musical.

1.3 DJing A origem dos DJs meio confusa, no h como precisar quem foi o 1 DJ, mas o que se sabe que no final da dcada de 60 na Jamaica era muito popular as festas em praas pblicas onde havia sempre multides danando ao som do Reggae, comandados por um cara tocando vinis compactos em dois toca-discos ligados em vrios amplificadores e em vrias caixas acsticas... Foi quando no comeo dos anos 70, foi at Nova York o DJ jamaicano Kool Herc tocar em algumas festas pblicas no Bronx, bairro barra pesada dominado pelas gangues e embalados pelo Funk, e numa dessas festas do Kool Herc estava Afrika Bambaataa, o lder de uma das gangues de l e surgiu a ideia de fazer essas festas com dois toca-discos, mas rolando Funk do bom. No final dos anos 70, j havia se tornado popular o termo DJ, e na sequncia o Rap tava nascendo e crescendo... Mas at ento DJ era um cara que apenas tocava msica nos bailes e nada mais; foi quando saiu o disco de Malcolm McLaren com alguns rudos feitos soltando e voltando o vinil na pick-up e ganhou o nome de scratch. Um disc jockey ou disco-jquei (DJ ou dee jay) um artista profissional que seleciona e roda as mais diferentes composies, previamente gravadas para um determinado pblico alvo, trabalhando seu contedo e diversificando seu trabalho em radiodifuso em frequncia modulada (FM), pistas de dana de bailes, clubes, boates e danceterias. Disco-jquei foi e utilizado para descrever primeiramente a figura do locutor de rdio que introduziam e tocavam discos de gramofone, posteriormente, o long

12

play, mais tarde compact disc laser (CD) e atualmente, empregam o uso do mp3. O nome foi logo encurtado para DJ. No Brasil, a abreviao pronunciada erroneamente, em relao a sua derivao original (o ingls), sendo mencionado de forma "aportuguesada" por jornalistas, radialistas e no profissionais, como "djidji". Uma contaminao causada, principalmente, pela popularidade do grupo Mamonas Assassinas em 95, onde o vocalista Dinho, em imitao nordestina, pronuncia a abreviao DJ, dessa forma.

13

Figura 1 DJ trabalhando com seus toca-discos

Aqui, vemos um DJ em ao com seus discos. Hoje, comumente vistos em boates e baladas.

1.4 Breakdance

14

Breakdance (tambm conhecido como breaking ou b - boying em alguns lugares) um estilo de dana de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afroamericanos e latinos na dcada de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Normalmente danada ao som do Hip-Hop ou de Electro.

Figura 2 Um danarino de Breakdance

Aqui, vemos um danarino de Break mostrando seu desempenho no cho.

1.5 Grafite Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) o nome dado s inscries feitas em paredes, desde o Imprio Romano. Considera-se grafite uma inscrio caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que no normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contraveno, atualmente o grafite j considerado

15

como

forma

de

expresso

includa

no

mbito

das

artes

visuais,

mais

especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaos pblicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda h quem no concorde, comparando o grafite com a pichao.

Figura 3 Jovem grafitando uma parede

Aqui, temos um jovem fazendo o grafite em um muro, e inclusive louvando com sua obra a cultura hip hop.

1.6 Indumentria Roupa, tambm chamada de vesturio ou indumentria, qualquer objeto usado para cobrir certas partes do corpo. Roupas so usadas por vrios motivos. Roupas so usadas por questes sociais, culturais, ou por necessidade.

16

O uso de roupas considerado na maior parte do mundo como parte do bom senso e da tica humana, guiado por valores sociais, sendo considerada indispensvel pela maioria das pessoas, especialmente em lugares pblicos. Os materiais utilizados para a confeco das roupas podem ser naturais, tais como algodo, seda ou couro, ou sintticas, tais como acrlico, por exemplo. Para Flgel (1930), existem dois tipos de indumentria, a fixa e a donairosa (ou elegante). Basicamente, a indumentria fixa aquela que muda vagarosamente com o tempo, mas varia grandemente no espao, ou seja, seu valor depende da sua permanncia. Pode-se citar aqui a indumentria medieval, que sofreu pouqussimas alteraes durante mil anos. J o traje elegante muda muito rapidamente com o tempo, mas varia pouco no espao, ou seja, por se difundir muito rapidamente, no varia no espao. Polhemus e Procter (1978) identificam a indumentria fixa com antimoda e a indumentria elegante como moda. Os autores exemplificam estes termos ao analisarem duas tnicas, ambas do ano de 1953. A primeira, a tnica utilizada na coroao da rainha Elizabeth II, a segunda, uma tnica da coleo Dior.A tnica utilizada na coroao da rainha constitui um item antimoda, por enfatizar a continuidade, a manuteno do status quo. A tnica da coleo de Dior constitui um item de moda, pois suas colees objetivam a descontinuidade e a mudana. Assim, a antimoda trabalha com um modelo de tempo que deseja que as coisas permaneam como esto, diferentemente da moda, que trabalha com um modelo de tempo que sempre se renova, muda.

1.7 Moda Aqui, apresento moda em geral; em relao ao hip hop histrico, como surgiu. E como deixou de ser roupa comum para ser moda. Moda a tendncia de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provm do latim modus. composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vrios aspectos. Acompanha o vesturio e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia a dia. uma forma passageira e facilmente mutvel de se comportar e, sobretudo, de se vestir ou pentear.
Embora tenham sido encontradas agulhas feitas de marfim, usadas para costurar pedaos de couro, que datam cerca de 40.000 a. C., ou mesmo evidencias de que o tear foi inventado h cerca de 9.000 a. C., s podemos

17

pensar em moda em tempos muitos mais recentes. Ela se desenvolve em decorrncia de processos histricos que se instauram no final da Idade Mdia (sculo XIV) e continuam a se desenvolver at a chegar ao sculo XIX. a partir do sculo XIX que podemos falar de moda como a conhecemos hoje. (POLLINI, 2007).

A moda passou por vrias transformaes, muitas vezes seguindo as mudanas fsicas e principalmente sociais que ocorreram dentro de um determinado perodo. Em portugus, moda: modo, maneira e comportamento. Em francs, mode: uso, hbito ou estilo. Em ingls, a etimologia da palavra fashion remete ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com carter industrial. A moda pode ser considerada o reflexo da evoluo do comportamento. Uma espcie de retrato da comunidade. uma linguagem no verbal com significado de diferenciao. Instiga novas formas de pensar e agir. Segundo o autor Gilles Lipovetsky (1989), filsofo francs, A moda deriva de uma tenso bsica entre a necessidade de imitao (conformidade) e de distino (excentricidade), e sem esses dois lados, a moda no continua. Muitos autores explicam a moda como sendo uma competio entre classes sociais. Lipovetsky (1989) adiciona que, mais do que isso, uma necessidade de distino dos indivduos de uma mesma classe. *O termo moda designa uma opo baseada em critrios de gosto, cuja caracterstica principal consiste em apresentar-se como transitria e sofrer uma renovao constante. Esta surgiu pela mera necessidade que o Homem tinha de se proteger do frio, mas, esta necessidade tornou-se num aspecto cultural.* Como fenmeno social importante, ainda limitado a um pequeno grupo privilegiado, a moda no se manifestou at ao renascimento, quando os prncipes e nobres se apoiaram em modelos do bem vestir, ou seja, esta, determinou as diferenas entre ordens e mais tarde classes sociais. Cada ordem (e mais tarde classes) tinha o seu modo de vestir caracterstico que a distinguia e estava expresso na lei. Apesar da generalizao da moda nos sc. XIX e XX, esta fixa ainda diferenas sociais e de classe. Constitui um elemento capaz de inserir o indivduo no seu grupo social, ao mesmo tempo em que oferece determinados padres

18

estandardizados e os introduz no mercado. Tal como nos dias de hoje, a moda transmite aos outros quem somos. Para Anne Hollander (1996), em seu livro O sexo e as Roupas: a evoluo do traje moderno, moda significa a variedade momentnea das roupas. Para ela, moda o que aparece nos meios de comunicao e nas colees de estilistas nas lojas, aps terem sido mostradas na passarela. Para a autora, novas posturas e temas florescem at murchar ou serem suplantados por outros, indicando aqui, o ciclo da moda. Para Carlos Gardin (2008), autor do artigo O corpo mdia: modos e moda, a moda linguagem, indica uma forma de expresso de comunicao. Partindo deste ponto de vista, o usurio, ao escolher determinada roupa, cor ou adereo, expressa uma atitude,um comportamento, podendo tambm expressar sua adeso a determinada tribo e,consequentemente, sua oposio a outras. Das passarelas aos palcos, estilistas e msicos tm encontrado na cultura hip hop uma forma de aliar boas ideias com novas tendncias. Influenciados por um visual inspirado nos guetos, os adeptos do movimento passaram a integrar uma tribo, que criou um novo estilo de se vestir, a partir das necessidades urbanas. Alm dos famosos, jovens, adultos, profissionais da moda, MCs e DJs tambm se inspiram no visual criado nos anos 70. Deixando de lado visuais luxuosos e com muito glamour, a moda que circunda o universo do hip hop tende a unir simplicidade e baixo custo. Ao longo da dcada de 70, quando o estilo ganhou suas primeiras arestas, os fashionistas optaram por calas largas e roupas at ento usadas para praticas esportivas. Da marcas como Adidas e Puma deixarem as quadras e se fundamentarem nas passarelas. As calas largas e itens esportivos eram escolhidos por serem mais confortveis na hora de danar e por terem um preo mais acessvel. Itens como jaquetas, camisetas grafitadas e bons tambm so associados a esse pblico. Os casacos de tecido mais grosso e pesado comearam a ser usados pelos grafiteiros que saiam noite e precisavam se proteger do frio das ruas.

Calas largas

19

Figura 4 Cala saco

Aqui temos a cala saco que inicialmente foi comprada pelos danarinos de brake em nmero maior por serem mais barata acabou virando moda.

Jaquetas

Figura 5 Jaqueta usual na cultura hip hop

20

Essas jaquetas tambm so caractersticas da cultura hip hop, pois os membros da cultura nos EUA as compravam para se protegerem do frio.

Camisetas grafitadas

Figura 6 Camisa com estampa de grafismo

As camisetas grandes compradas por serem mais baratas com o tempo virou moda e ganhou estampa essa que nada mais justa que o grafite um dos pilares da cultura hip hop.

1.8 Moda ou evoluo? Moda ou evoluo? Podemos observar que as pessoas que pertencem a certos grupos sociais se vestem de acordo com sua histria, influncias e suas principais ideologias. A histria da vestimenta na cultura Hip-Hop simples e curiosa. Tnis Adidas, Puma, Nike, agasalhos esportivos, jaquetas, camisetas com desenhos de Graffiti, fat laces coloridos, boinas Kangol e hopes so apenas algumas dos inmeros acessrios utilizados pela cultura Hip-Hop desde os anos 70. Tendo influncias do Funk, Punks e Latinos entre outros. Jovens, pobres e esquecidos pelo governo, comearam a formar seu estilo prprio atravs de roupas baratas e que

21

supriam suas necessidades. interessante lembrar que marcas como Adidas, at ento, usadas somente para prtica esportiva, comearam a ser usadas pelos integrantes da cultura Hip-Hop, eram usados agasalhos esportivos e tnis, por serem roupas confortveis para danar, e terem um preo mais acessvel na poca. Os agasalhos da Puma j eram usados por alguns, logo aps a Puma ter patrocinado a pelcula Beat Street em 1984 os agasalhos da Puma ficaram em mais evidncia.

Fat laces (cadaros grossos coloridos)

Figura 7 Cadaro comumente usado nos tnis dos hip hopers

Aqui, temos um tnis com fat laces, nessa imagem azul, porm pode ser de outras cores. Como curiosidade importante lembrar que no incio da cultura Hip-Hop, os fat laces* segundo Doze Green (R.S.C.) os primeiros Fat Laces eram feitos de elsticos de cueca. Os grafiteiros usavam tambm agasalhos e jaquetas grafitadas de tecidos mais grossas, para se protegerem do frio, por sarem a noite para pintarem seus Graffitis, os Mcs tambm usavam marcas como Adidas e Puma e jaquetas de couros, no podendo esquecer dos hopes** acessrio muito usado pelos Mc's. J os Dj's usavam as mesmas roupas, o que diferenciava no vesturio

22

dos integrantes da cultura Hip - Hop , eram apenas os acessrios usados por cada um deles.

Boina

Figura 8 Boina Kangol

Os escoceses e bascos foram os primeiros a usarem as boinas, mas elas tornaram-se smbolo militar quando os caadores alpinos franceses foram, em 1889, a primeira fora militar a usar uma boina, de cor azul escura. Um tempo depois, j durante a Segunda Guerra Mundial, elas ganharam cores diferentes, para diferenciar os militares que as usavam. Nos anos 60, Os Panteras Negras, adotaram a boina como smbolo do partido, que tinha como finalidade original patrulhar guetos negros nos EUA para proteger os residentes dos atos de brutalidade da polcia. Com o tempo foi cada vez mais sendo estilizada e acabou como moda.

Hopes

23

Figura 9 Hopes ( placa de metal com nome escrito)

Eis aqui o hope acessrio muito usados pelos Mc's. O Hip Hop criou tambm em termos de moda um estilo muito caracterstico, marcado pela utilizao de roupa de corte desportivo ( incluindo fatos de treino, camisolas de alas e tnis, muitas vezes desapertados), quanto mais larga melhor. As calas, invariavelmente com aspecto de terem sido compradas dois nmeros acima do adequado ao seu portador devem ser usadas sem cinto, a cair pelas ancas abaixo (no raro a roar a linha pblica). Uma particularidade que garantem os especialistas, teve sua origem nas prises americanas onde os reclusos, por lhes serem confiscados os cintos, se habituam a us-las desse modo, transportando para as ruas, quando libertados, esse novo look.

Cala caindo

Figura 10 Eis a famosa cala caindo

24

Aqui temos a famosa cala caindo que comumente vemos jovens usando pelas ruas sem ter a mnima ideia do seu significado.

1.9 Curiosidade Um juiz no Estado americano da Flrida considerou inconstitucional uma lei que colocou um adolescente na cadeia por usar calas largas que caiam expondo a sua cueca. Julius Hart, de 17 anos, passou a noite na priso depois de ter sido detido pela polcia por expor 10 centmetros da sua cueca na forma de shorts, em Riviera Beach, no sudeste da Flrida. Legisladores da cidade aprovaram a norma em maro, depois que ela foi apresentada em um abaixo-assinado. Carol Bickerstaff (2008), advogada de Hart, pediu ao juiz Paul Moyle para rejeitar a lei, dizendo: "Meritssimo, ns temos agora uma polcia da moda. Iniciativas para proibir calas largas do tipo "baggy" esto ganhando popularidade em vrias partes dos Estados Unidos. Dallas, no Texas, e Atlanta, na Gergia, esto entre as grandes cidades americanas que consideram medidas semelhantes. Mas grupos pelas liberdades civis dizem que tais leis vo afetar principalmente jovens afro-americanos. Acredita-se que esta moda comeou nas prises, onde detentos recebiam uniformes com calas largas e tiveram os cintures removidos para impedir enforcamento ou seu uso para chicotadas. A tendncia ficou mais conhecida ao aparecer em vdeos de rappers celebrando uma vida de gngsteres nos anos 80, e da passou a ser adotada por praticantes de skate e em escolas. Os hip hoppers orgulham-se de trabalhar a autoestima dos excludos, recusar os esteretipos que associam periferia e criminalidade, desconstruir preconceitos e afirmar a negritude, numa verdadeira constituio da identidade negra por meio da msica. As roupas so largas, para facilitar os movimentos da dana, com estampas de nmeros e letras.

Camisetas com nmeros e letras

25

Figura 11 Camiseta de basquete

Essa uma camiseta regata de basquete muito usada pelos hip hopers tendo em vista que o pas propagador da cultura hip hop, os Estados Unidos, tem como seu esporte nmero um o basquetebol, ai os rapers, breakers e outros membros desse grupo em questo aderiram s camisetas de seus dolos do basquete e comearam a usa-las.

1.10 Semitica A Semitica (do grego [smeitikos], literalmente "a tica dos sinais"), a cincia geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenmenos culturais como se fossem sistemas sgnicos, isto , sistemas de significao. Ambos os termos so derivados da palavra grega (smeion), que significa "signo", havendo, desde a antiguidade, uma disciplina mdica chamada de "semiologia". Foi usada pela primeira vez em Ingls por Henry Stubbes (1670), em um sentido muito preciso, para indicar o ramo da cincia mdica dedicado ao estudo da interpretao de sinais. John Locke usou os termos "semeiotike" e "semeiotics" no livro 4, captulo 21 do Ensaio acerca do Entendimento Humano (1690). Mais abrangente que a lingustica, a qual se restringe ao estudo dos signos lingusticos, ou seja, do sistema sgnico da linguagem verbal, esta cincia tem por objeto qualquer sistema sgnico - Artes visuais, Msica, Fotografia, Cinema, Culinria, Vesturio, Gestos, Religio, Cincia, etc.

26

A semitica provm da raiz grega semeion, que denota signo. Assim, desta mesma fonte, temos semeiotik, a arte dos sinais. Esta esfera do conhecimento existe h um longo tempo, e revela as formas como o indivduo d significado a tudo que o cerca. Ela , portanto, a cincia que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenmenos produtores de significado, neste sentido define a semiose. Semi-tica tica pela metade? Ou Semitica estudo dos smios? Essas so, via de regra, as primeiras tradues, em nvel de brincadeira que sempre surgem na abordagem da semitica. O nome Semitica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semitica a cincia dos signos. Segundo Santaella (1983) Semitica a cincia geral de todas as linguagens. tal a distrao que a aparente dominncia da lngua provoca em ns que, na maior parte das vezes, no chegamos a tomar conscincia de que o nosso estar no mundo, como indivduos sociais que somos, mediado por uma rede intrincada e plural de linguagem, ou seja tambm nos comunicamos e nos orientamos atravs de imagem, sons, msicas, gestos, expresses, olhar e o mais importante para este trabalho nossas roupas tambm so meios de comunicao. Segundo Santaella (1983), somos uma espcie animal to complexa quanto so complexas e plurais as linguagens que nos constituem como seres simblicos, isto , seres de linguagem. Portanto, quando dizem linguagem, querem se referir a uma gama incrivelmente intrincada de formas sociais de comunicao e de significao que inclui a linguagem verbal articulada, mas absorve tambm, inclusive, a linguagem dos surdos-mudos, o sistema codificado da moda, da culinria e tantos outros. Veja o que Santaella diz a respeito da cultura, linguagem e prtica social. Considerando-se que todo fenmeno de cultura s funciona culturalmente porque tambm um fenmeno de comunicao, e considerando-se que esses fenmenos s comunicam porque se estruturam como linguagem, pode se concluir que todo e qualquer fato cultural, toda e qualquer atividade ou prtica social constituem-se como prticas significantes, isto , prticas de produo de linguagem e de sentido. (SANTAELLA, 1983).

1.11 A Moda como smbolo da individualidade

27

No final da Idade Mdia vrios signos deram testemunho de uma tomada de conscincia indita da identidade, da vontade de expressar e exaltar a individualidade. Nas crnicas e memrias comea a ocorrer uma preocupao em marcar a identidade, nas obras poticas intensificaram-se as confidncias ntimas, a expresso do eu. Foi tambm nessa poca que apareceram as primeiras autobiografias, os retratos e os autorretratos. Essa afirmao da singularidade desencadeou um processo de inovao constante nas formas e estilos. Foi nessa poca ento, que a individualizao da aparncia conquistou o seu direito de cidadania, no ser como os outros, ser nico.

1.12 A dinmica das simbologias na moda O conceito de smbolo aplicado a esse estudo referente a moda na cultura hip hop, o da trade peirceana, em que consiste analisar um determinado signo ou representamen, o seu objeto e a sua interpretao. As roupas esto em constante mudana, por isso apresentam vrias diferenas em relao a sua simbologia. Cada cultura atribui um significado s vestimentas, cada poca revela uma mudana nas ideologias, que, por consequncia traduz-se nas vestes. Enfim, so muitos itens que interferem na simbologia da moda, fazendo que os significados das roupas estejam sempre variando. A cada poca as vestimentas serviram para identificar algo dentro das sociedades. Por exemplo, no trabalho em pauta usar uma cala saco, camiseta maior que voc e tnis com fat laces, serve para identificar que o usurio provavelmente pertena e cultue a cultura hip hop, ou , ento, que ele pretende passar a imagem de que pertence a tal grupo. Os esteretipos e significados que a roupa apresenta foram mudando com o passar do tempo. Entretanto, os smbolos que a moda mais acentua continuam sendo os mesmos, mas so apresentados de forma diferente de poca em poca. Veja o que afirma Gilson Monteiro (s/d), um dos estudiosos da simbologia da moda: [...] as roupas representam, atravs dos tempos, exatamente uma opo ideolgica, a diviso de classes, e a opo social, de grupo, mostrada destacadamente atravs do objeto de ostentao de quem as usa. A moda est sempre recuperando os significados utilizados no passado e muito raramente acrescenta algo novo a esses smbolos. O que difere, sendo assim,

28

a importncia que cada smbolo apresenta em determinada poca e cultura. Desta forma, a relevncia que dada a cada signo da moda que se mantm mais forte ou no se mantm, provem do que considerado importante para a cultura que a utiliza, dentro da poca em que se vive. Segundo Monteiro (s/d), os significados das peas do vesturio sofrem variaes, mas mantm um ncleo praticamente imutvel, a que ele se refere como o passado que volta. No caso da cultura hip hop eu vejo as jaquetas, camisas maiores do que os usurios como sendo umas dessas peas que permanecem sem variaes. Isso no quer dizer que no haja inovaes nos smbolos que a s roupas trazem, mas que essas pequenas inovaes giram em torno dos grandes cdigos que se mantm.

1.13 Utilidade e simbologia A roupa (...) um dos primeiros indcios de uma conscincia da nudez, de uma conscincia de si mesmo, da conscincia moral (MONTEIRO, 2004, p. 3). comum em ilustraes sobre Ado e Eva a presena de algo escondendo as partes genitais; geralmente, uma folha, ou no caso de Eva, o prprio cabelo. Essa imagem tm a inteno de revelar o contedo moral sugerido pela religio catlica no que se refere ao pecado da luxria, que, segundo os cristos, s assumiu forma aps o pecado original, quando, ento, foi conscientizada a nudez como algo normal. Eis o trecho da Bblia que relata o ocorrido: [...] Ento seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cintura para si. (Gn 3,7). O incio do uso das vestimentas numa viso cientfica ocorre com os primeiros seres humanos, ou seja, os homens primitivos. Eles tinham a necessidade de proteger-se do frio para poderem sobreviver; assim, comearam a utilizar a pele dos animais que caavam para cobrir-se. Suas vestes, porm, traziam um indcio do tipo de animal que eles caavam. Foi a partir de ento que comeou a haver uma separao de castas; aqueles que se cobriam com pele dos animais mais ferozes eram considerados bons caadores, predominando sobre os demais. O bom caador era, dessa maneira, visto entre as mulheres por sua coragem e escolhido entre os demais caadores para chefiar o

29

bando. Eco (1989) aborda o tema em uma de suas obras: ... no h duvida que no espao de poucos dias depois A inveno do primeiro trajo de peles, se ter criado a distino entre os bons caadores, munidos das suas peles, conquistada pelo preo de uma dura luta, e outros, os inaptos, os sem-peles. Todos os primeiros significados que as roupas trouxeram continuam empregados at hoje. Os trajes, atualmente, so usados para cobrir a nudez, servem , contudo, tambm para realar a sexualidade. As castas esto presentes na roupa em todos os lugares, mas o que distingue uma hierarquia da outra no mais a coragem ,e sim, o dinheiro. Desta forma, pode perceber-se o quanto os signos da moda so duradouros, porm, os ideais que regem esses smbolos esto em constante modificao. Pode notarse, igualmente, que a moda muitas vezes apresenta um motivo divino para explicar alguns de seus signos, outras vezes, recorre ao cientfico.

Metodologia Nessa etapa da pesquisa eu pretendo escrever como obtive as imagens abaixo que subsidiaro minha anlise da indumentria dentro da cultura hip hop. As figuras 12 e 14 foram obtidas na internet, no Google imagens, digitando a palavra chave raper/ roupas, a 13 atravs do professor orientador.

Anlise dos dados

Cantores de rap 1

30

Figura 12 rapers1(http://www.arteesociedade.com/galeria.htm)

Ao longo da histria da cultura hip hop, esta que iniciou se na dcada 1970 o grupo de pessoas que a formavam eram de negros que viviam em comunidades da cidade de Nova York. Eles criaram a figura do rapper que o que canta o rap(palavra que usada no Ingls britnico desde o sculo XVI, e especificamente significando "say" ("dizer", ou "falar", "contar o conto") desde o sculo XVIII. Fazia parte do Ingls vernculo afro-americano nos anos de 1960, significando "conversar", e logo depois disto, no seu uso atual, denota o estilo musical. Todas essas informaes so necessrias para que os leitores desse trabalho possam acompanhar junto o raciocnio de anlise dessa imagem logo a cima. Na poca da criao do movimento hip hop as pessoas que faziam parte dessa cultura no tinham condies financeiras para comprar roupas caras, assim

eles compravam roupas esportivas que eram mais confortveis na hora de danar e os preos mais acessveis na poca, e muitas roupas com nmero bem maior do que o usurio precisava realmente. E isso acabou virando um padro de roupa , os significados das peas do vesturio sofrem variaes, mas mantm um ncleo praticamente imutvel, a que

31

ele se refere como o passado que volta. No caso da cultura hip hop eu vejo nessa imagem as camisas maiores do que os usurios como sendo umas dessas peas que permanecem sem variaes. Isso no quer dizer que no haja inovaes nos smbolos que a s roupas trazem, mas que essas pequenas inovaes giram em torno dos grandes cdigos que se mantm, a camiseta grande. As inovaes que ocorrem na imagem em questo a qualidade do tecido as cores nmeros estampados, as vezes letras e at mesmo grafismo como estampa. No passado os jovens compravam as camisetas maiores por falta de dinheiro, porm esses cantores da imagem no esto usando camisetas maiores por falta de dinheiro mas sim porque isso virou moda, representao de um movimento, a cultura hip hop.

Cantores de rap 2

Figura 13 Rapers2 foto tirada pelo professor orientador

32

Como j falei na outra imagem um pouco da cultura hip hop, nessa fica mais fcil para que voc leitor entenda essa outra anlise, dos bons e jaquetas dos dois cantores de rap. O bon surgiu em 1869, quando os jogadores norte-americanos de beisebol do Brooklyn Excelsiors utilizaram um modelo antigo que servia para proteger os olhos do sol durante as partidas. O modelo de hoje em dia teve origem nos anos 40. Logo depois, vieram as iniciais dos times bordados na frente dos bons. Embora a sua origem esteja diretamente ligada a sua utilidade e s prticas esportivas, hoje o bon tambm considerado um acessrio de moda e pea marcante para alguns estilos, como um cone da cultura urbana. o que vemos na imagem esse cone foi incorporado cultura hip hop e hoje um dos elementos que ajudam a transmitir a imagem da cultura em questo. Para que seja feita a anlise das jaquetas e necessrio que falemos um pouco sobre roupa e moda. Roupa, tambm chamada de vesturio ou indumentria, qualquer objeto usado para cobrir certas partes do corpo. Roupas so usadas por vrios motivos. Roupas so usadas por questes sociais, culturais, ou por necessidade. A palavra moda significa costume e provm do latim modus. composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vrios aspectos. Acompanha o vesturio e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia a dia. A moda pode ser considerada o reflexo da evoluo do comportamento. Uma espcie de retrato da comunidade. uma linguagem no verbal com significado de diferenciao. Instiga novas formas de pensar e agir. O incio do uso das vestimentas numa viso cientfica ocorre com os primeiros seres humanos, ou seja, os homens primitivos. Eles tinham a necessidade de proteger-se do frio para poderem sobreviver; assim, comearam a utilizar a pele dos animais que caavam para cobrir-se. E nessa linha que aproveito para a anlise das jaquetas a cima, inicialmente nos Estados Unidos membros que cultuavam o grafite, saiam a noite para grafitar ento usavam jaquetas para se protegerem do frio e isso era algo comum, uma vez que viviam em um pas com um inverno bem rigoroso.

33

O que vemos na imagem so pessoas usando jaquetas no para caar, nem para se protegerem do frio e nem por causa do inverno, mas sim por essa ser mais uma pea que constri o figurino da moda dentro da cultura hip hop.

Cantor de rap 3

Figura 14 Cantor de rap Chris Brown (http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2012/10/chris-brown-postafoto-sem-camisa-e-com-cueca-mostra.html)

Aqui nessa imagem temos um cantor de rap famoso, Chris Brown com uma cala bem abaixo da cintura. Em primeiro plano isso parece estranho, ma h uma explicao. Logo no incio da cultura hip hop nos EUA a grande maioria dos membros eram negros e pobres que moravam em periferias, sendo essas pessoas com tendncias a praticar crime, quando isso acontecia o indivduo ia preso e na cadeia para que no usassem o seus cinto para brigar ou cometer suicdio eles eram confiscados pelos guardas, com isso a cala dos detentos ficavam a cair pelas ancas, e isso era levado para as ruas, pois quando outros viam um indivduo com a cala caindo sabia que ele era ex presidirio. Essa imagem era legal para os membros da cultura que viviam no meio de gangues e da criminalidade, se queria causar impacto na viso dos outros usava a cala caindo.

34

Deixando de lado visuais luxuosos e com muito glamour, a moda que circunda o universo do hip hop tende a unir simplicidade e baixo custo. Ao longo da dcada de 70, quando o estilo ganhou suas primeiras arestas, os fashionistas optaram por calas largas e roupas at ento usadas para praticas esportivas. Da marcas como Adidas e Puma deixarem as quadras e se fundamentarem nas passarelas. As calas largas e itens esportivos eram escolhidos por serem mais confortveis na hora de danar e por terem um preo mais acessvel. Apesar da generalizao da moda nos sc. XIX e XX, esta fixa ainda diferenas sociais e de classe. Constitui um elemento capaz de inserir o indivduo no seu grupo social, ao mesmo tempo em que oferece determinados padres estandardizados e os introduz no mercado. Tal como nos dias de hoje, a moda transmite aos outros quem somos.

Consideraes finais De acordo com tudo que foi exposto e analisado, consegui ver que as roupas representam atravs dos tempos uma opo ideolgica, diviso de classes e a opo social, de grupo, mostrada destacadamente atravs do objeto de ostentao de quem as usa. A moda quem constri o povo que usando determinada indumentria pode vir a ser aderida pelo social ou no. No caso de anlise em questo v se que as roupas inicialmente usadas por necessidade por uma parte da sociedade acabou se tornando smbolo de uma cultura, hip hop, e essa cultura se espalhou pelo mundo todo levando vestimenta como smbolo de identificao. Com esse olhar semitico de uma linguagem no verbal, nas roupas, pude comprovar a fala de (SANTAELLA, 1983), considerando-se que todo fenmeno de cultura s funciona culturalmente porque tambm um fenmeno de comunicao, e considerando-se que esses fenmenos s comunicam porque se estruturam como linguagem, pode se concluir que todo e qualquer fato cultural, toda e qualquer atividade ou prtica social constituem-se como prticas significantes, isto , prticas de produo de linguagem e de sentido. sua

35

Esse no o fim nem o comeo, mas sim mais um olhar nos muitos possveis nas indumentrias que tem uma bagagem histrica gigantesca que vai alm do fato de ser bonita, feia, grande, pequena, etc. Espero que esse olhar sirva de apoio s futuras pesquisas que como alguns outros olhares serviram para minha.

REFERNCIAS:
Bibliografia: BARCELLOS, Monique. RapXMdia TCC defendido na Universidade Salgado de Oliveira Pr-Reitoria Acadmica Campus Niteri Curso de Comunicao Social Habilitao em Jornalismo. Disponvel em: Acesso

<http://pt.scribd.com/doc/7073004/Capa-Monografia-Monique-Barcellos>. em: 02 Dez. 2011. BAUDOT, Franois. Moda do sculo. So Paulo: Nacional, 1979.

ECO, Umberto. O hbito fala pelo monge. 3 ed. Lisboa: Assrio e Alvim, 1989. LIPOVETSKY, Gilles. O imprio de efmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. So Paulo: Companhia das letras, 1989. FLGEL, J. C. A psicologia das roupas. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1966. HOLLANDER, Anne. O Sexo e as roupas: a evoluo do traje moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. GARDIN, Carlos. O corpo mdia: modos e moda. In: OLIVEIRA, Ana Cludia de, CASTILHO, Kathia (orgs.). Corpo e moda: por uma compreenso do

contemporneo. So Paulo: Estao das Letras e Cores, 2008. LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. OHARA, Georgina. Enciclopdia da moda: de 1840 dcada de 80. So Paulo: Companhia das letras, 2000. Polhemus, Ted e Procter, Lynn. Moda e anti moda : Antropologia de roupas e adornos. Londres: Thames and Hudson, 1978. SANTAELLA, Lcia. O que Semitica. So Paulo: Brasiliense, 2003.

36

SOUZA, Gilda de Mello e. O esprito das roupas: a moda no sculo dezenove. So Paulo: Companhia das letras, 1993.

Webgrafia
SEDIVIRTA.NET.Imagem racionais. Disponvel em: http://www.sedivirta.net/website/index.php/perfil/1656-racionais-mcs.html. Acesso em: 02 Dez. 2011.

WIKIPDIA. Hip hop.Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop>. Acesso em 02 Dez. 2011. NOSSA CARA PRETA. Cultura Afro- Hip Hop Moda Entretenimento. Disponvel em: <nossacarapreta.blogspot.com/>. Acesso em: 02 Dez. 2011.

FLOGO. A cultura hip hop no Brasil. Disponvel em: <http://www.flogao.com.br/bestbboy/blog/913116>. Acesso em: 12 mai.2012. GAZETA ONLINE. Juiz revoga lei contra moda de cala caindo. Disponvel em: <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2008/09/19548juiz+da+florida+revoga+lei+contra+moda+de+calca+caindo.html>. Acesso em: 12 mai. 2012 LIMA, Maria Fernanda. A moda alm do vesturio. Disponvel em: <http://amodaescrita.wordpress.com/tag/gilles-lipovetsky/>. Acesso em: 11 mai. 2012. MONTEIRO, Gilson. Metalinguagem das roupas. Disponvel em: <http://200.211.35.199/cursos/diretorio/apoio_93_70//Simbologia%20das%20roupas. htm?>. Acesso em: 27 mai. 2012. MORATORE, Patrcia. Pesquisadora de Moda Urbana. Disponvel em: <http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1044>. Acesso em: 11 mai. 2012. NEW HIP HOP. O que o hip hop. Disponvel em: <http://newhiphop.8m.com/about.html> Acesso em: 11 mai. 2012. REVISTA MANEQUIM. O que moda?. Disponvel em: <http://manequim.abril.com.br/moda/historia-da-moda/50-anos-da-moda-no-brasil/oque-e-moda.shtml>. Acesso em: 10 mai. 2012.

37

SANCHES, Paula Perez. Conceitos e definies do universo da moda. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/34956418/Conceitos-e-Definicoes-doUniverso-da-Moda>. Acesso em: 09 mai. 2012. SANTANA, Ana Lucia. A Semitica. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/filosofia/semiotica/ >. Acesso em: 12 mai. 2012. SANTOS, Mnica. Evoluo da moda. Disponvel em: <http://evolucaodamoda.weebly.com/definio-de-moda.html>. Acesso em: 11 mai. 2012. WIKIPDIA. Moda do hip hop. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop#Moda>. Acesso em: 09 mai. 2012. WIKIPDIA. Roupa. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Roupa#Hist.C3.B3ria>. Acesso em: 09 mai. 2012. WIKIPDIA. Moda. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Moda>. Acesso em: 10 mai. 2012. WIKIPDIA. A Semitica. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Semi%C3%B3tica>. Acesso em: 12 mai. 2012.

Anda mungkin juga menyukai