Anda di halaman 1dari 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

MANUAL DE INSTRUES

Docentes

Registo Biogrfico

29 de Novembro de 2012 V1.0

Direco-Geral da Administrao Escolar

ndice
1
1.1 1.2

ENQUADRAMENTO ................................................................................. 5
Aspetos Gerais .................................................................................................... 5 Normas Importantes de Acesso e Utilizao da Aplicao .................................. 5

2
2.1 2.2

INSTRUES DE UTILIZAO SIGRHE ................................................... 8


Acesso Aplicao ............................................................................................. 8 Funcionamento Geral do SIGRHE ........................................................................ 8

3
3.1 3.2 3.2.1
3.2.1.1 3.2.1.2 3.2.1.3 3.2.1.4 3.2.1.5

REGISTO BIOGRFICO ......................................................................... 11


Menus da Aplicao .......................................................................................... 11 Preenchimento/Confirmao de Dados ............................................................ 12 Informao Pessoal ...............................................................................................13
Situao Profissional ...................................................................................... 13 Identificao .................................................................................................. 14 Outros Dados .................................................................................................. 14 Morada ........................................................................................................... 15 Contactos........................................................................................................ 15

3.2.2
3.2.2.1 3.2.2.2 3.2.2.3 3.2.2.4 3.2.2.5

Qualificao Profissional ........................................................................................16


Formao Inicial ............................................................................................. 17 Identificao do Curso .................................................................................... 19 Formao Complementar ................................................................................ 20 Formao Especializada .................................................................................. 21 Tempo de Servio ........................................................................................... 21

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 2 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

ndice Imagens
ILUSTRAO 1 - LOGIN .........................................................................................................................................8 ILUSTRAO 2- ECR INICIAL ...............................................................................................................................9 ILUSTRAO 3 - MENUS DA APLICAO ............................................................................................................11 ILUSTRAO 4 - MENU E-BIO .............................................................................................................................12 ILUSTRAO 5 - SEPARADORES REGISTO BIOGRFICO ......................................................................................12 ILUSTRAO 6 - SITUAO PROFISSIONAL.........................................................................................................13 ILUSTRAO 7 - IDENTIFICAO ........................................................................................................................14 ILUSTRAO 8 - OUTROS DADOS .......................................................................................................................14 ILUSTRAO 9 - MORADA ..................................................................................................................................15 ILUSTRAO 10 - CONTACTOS............................................................................................................................15 ILUSTRAO 11 - ENTIDADE DE VALIDAO ......................................................................................................16 ILUSTRAO 12 - FUNCIONALIDADES: ADICIONAR, EDITAR E ELIMINAR...........................................................16 ILUSTRAO 13 - FORMAO INICIAL ................................................................................................................17 ILUSTRAO 14 - IDENTIFICAO DO CURSO ....................................................................................................19 ILUSTRAO 15 - FORMAO COMPLEMENTAR ...............................................................................................20 ILUSTRAO 16 - FORMAO ESPECIALIZADA ...................................................................................................21 ILUSTRAO 17 - TEMPO DE SERVIO................................................................................................................21

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 3 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

1
Enquadramento

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 4 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

1 Enquadramento

1.1 Aspetos Gerais


O presente documento consolida a informao necessria utilizao da aplicao informtica Registo Biogrfico disponibilizada aos docentes pela Direo-Geral da Administrao Escolar (DGAE). A aplicao SIGRHE /REGISTO BIOGRFICO (e-BIO) possibilita aos docentes a gesto dos seus dados pessoais e profissionais com a possibilidade de posteriores alteraes.

1.2 Normas Importantes de Acesso e Utilizao da Aplicao


O acesso aplicao do Registo Biogrfico efetua-se atravs dos cdigos habitualmente utilizados pelo docente: n. de utilizador e palavra-chave. Se o docente ainda no tiver n. de utilizador e palavra-chave, deve obt-los atravs da aplicao Registo, disponvel no site da DGAE. No caso do docente no se recordar dos cdigos de acesso, deve recuperar os cdigos anteriores, no podendo efetuar uma nova inscrio. Se no se recorda do seu nmero de utilizador dever aceder aplicao Teste Recomendado e, aps inserir um nmero de utilizador aleatrio e a palavra-chave, seguir as instrues para recuperar esse dado; Se no se recorda da sua palavra-chave poder obter uma nova atravs de: Aplicao Teste Recomendado na pgina da DGAE ou atravs da Recuperao de Dados de Acesso, na aplicao SIGRHE. SMS, atravs do n. 4903, introduzindo o texto: dgae[espao]password[+]n.decandidato. Veja o exemplo: dgae psw1111111111. Repare que no para escrever [espao] mas para dar um espao na mensagem. Do mesmo modo, no para colocar o sinal [+] mas para inserir a password e o n. do candidato seguidos. Fax, enviando para o n. 213943492 cpia do documento de identificao (frente e verso) e indicao de nova palavra-chave. Esta deve ter entre 8 e 13 caracteres sem carateres especiais.

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 5 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

Ateno: no pedido por fax, no h confirmao da alterao da palavra-chave para o e-mail, fax ou telemvel. Neste caso, o candidato deve efetuar o Teste Recomendado passadas, no mximo, 24h sobre o envio do pedido.

Todos os campos a verde-escuro so de preenchimento obrigatrio. A Escola e o docente so responsveis pela insero, manuteno e atualizao dos dados na aplicao.

Os ecrs (pginas) disponibilizados neste manual so meramente ilustrativos, podendo conter ligeiras diferenas face aos ecrs (pginas) finais a disponibilizar.

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 6 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

2
Instrues de Utilizao SIGRHE

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 7 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

2 Instrues de Utilizao SIGRHE

2.1 Acesso Aplicao


A aplicao encontra-se disponvel no Portal da DGAE, nas reas de Docentes/Escolas ou diretamente atravs do endereo: https://sigrhe.dgae.mec.pt/. Para aceder aplicao, o docente tem de introduzir o nmero do utilizador e a respetiva palavrachave.

Ilustrao 1 - LOGIN

Se os dados acima indicados estiverem corretos, ao carregar no boto INICIAR SESSO, o candidato ir aceder ao SIGRHE.

Nota: A aplicao encontra-se otimizada para o Microsoft Internet Explorer 8, Mozilla Firefox 3, Google Chrome 11, pelo que aconselhada a atualizao do software de acesso internet para as referidas verses, para uma melhor utilizao da aplicao.

2.2 Funcionamento Geral do SIGRHE


As instrues gerais do funcionamento do SIGRHE encontram-se no Manual de Utilizao Geral do SIGRHE, disponvel na rea DOCUMENTAO do lado direito do ecr de entrada do SIGRHE (aps autenticao).

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 8 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

Ilustrao 2- Ecr Inicial

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 9 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

3.
Registo Biogrfico

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 10 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

3 Registo Biogrfico
O acesso ao presente mdulo destina-se a recolher informao sobre Identificao Pessoal e a Qualificao Profissional. Os docentes devem entregar no Agrupamento ou na Escola No Agrupada de validao toda a documentao necessria. Os docentes das Regies Autnomas devem fazer validar o seu Registo Biogrfico num Agrupamento ou numa Escola No Agrupada do Continente. Aps o preenchimento e submisso, cabe ao Agrupamento de Escolas (AE)/Escola No Agrupada (ENA) proceder validao dos dados.

3.1 Menus da Aplicao


Aps entrada no ecr inicial, o utilizador deve selecionar o separador GERAL. De seguida, clique sobre REGISTO BIOGRFICO. Finalmente, Clique em e-Bio.

Ilustrao 3 - MENUS DA APLICAO

Ao

clicar

em

tem

acesso

aplicao

Registo

Biogrfico.

Todos

os

dados

pessoais/profissionais devem ser preenchidos/confirmados.

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 11 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

Ilustrao 4 - MENU e-Bio

3.2 Preenchimento/Confirmao de Dados


A fim de preencher/confirmar os dados, o docente deve clicar em Ao clicar no boto SITUAO PROFISSINAL. .

, so-lhe disponibilizados dois separadores: INFORMAO PESSOAL e

QUALIFICAO PROFISSIONAL. Para os docentes de carreira ainda disponibilizado o separador

Ilustrao 5 - SEPARADORES REGISTO BIOGRFICO

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 12 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

O docente deve preencher/verificar todos os campos.

3.2.1 Informao Pessoal


Esta pgina apresenta os dados relativos identificao que o docente inseriu na altura do preenchimento da respetiva inscrio obrigatria/registo. O docente deve verificar, cuidadosamente, se todos os dados correspondem situao atual. Caso detete alguma incorreo, deve proceder alterao do campo. Todos os campos so passveis de ser corrigidos/alterados. Antes de iniciar o preenchimento da INFORMAO PESSOAL, deve assinalar a sua situao profissional atual.

3.2.1.1

Situao Profissional

Ilustrao 6 - SITUAO PROFISSIONAL

- Os docentes de carreira de agrupamento de escolas/escola no agrupada/quadro de zona pedaggica devem assinalar a quadrcula DOCENTE DE CARREIRA. Os restantes docentes devem assinalar OUTRA.

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 13 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

3.2.1.2

Identificao

Ilustrao 7 - IDENTIFICAO

N de Identificao
O Nmero de Identificao o que se encontra no Bilhete de Identidade ou no Carto de Cidado. Neste ltimo, no devem ser inseridos nem o zero (0) que se encontra esquerda, nem as letras que surgem direita.

Regime de Proteo Social


O docente deve selecionar o seu regime: CAIXA GERAL DE APOSENTAO; SEGURANA SOCIAL ou OUTRO. Ao selecionar OUTRO, surge um novo campo que deve ser preenchido com a identificao do Regime de Proteo Social.

3.2.1.3

Outros Dados

Ilustrao 8 - OUTROS DADOS

Data de Nascimento
Deve indicar dia / ms / ano (XX/XX/XXXX) de acordo com o modelo.

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 14 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

3.2.1.4

Morada

Ilustrao 9 MORADA

Morada
Deve indicar a morada para onde deseja que seja enviada a correspondncia.

Cdigo Postal
Deve indicar o cdigo postal referente morada e localidade mencionadas. Insira os nmeros ou letras (para o estrangeiro) que identificam o cdigo postal.

Localidade
Deve indicar a localidade da morada referida.

Pas
Deve indicar o pas da sua morada.

Regio
Apenas para docentes que inseriram morada e localidade pertencentes ao Continente ou s Regies Autnomas.

3.2.1.5

Contactos

Ilustrao 10 - CONTACTOS

Deve completar um dos campos: TELEMVEL ou EMAIL para poder recuperar os dados de acesso.
Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 15 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

Telefone
Caso se trate de um nmero de telefone do estrangeiro, no se esquea de indicar todos os nmeros necessrios para uma ligao bem sucedida (prefixo indicativo do pas).

Telemvel
Caso se trate de um nmero de telemvel do estrangeiro, no se esquea de indicar todos os nmeros necessrios para uma ligao bem sucedida (prefixo indicativo do pas).

Antes de aceder ao separador QUALIFICAO PROFISSIONAL deve inserir o cdigo do Agrupamento de Escolas/Escola No Agrupada de validao.

Ilustrao 11 - ENTIDADE DE VALIDAO

3.2.2 Qualificao Profissional


Neste campo, o docente deve inserir TODAS as qualificaes profissionais de que portador. Sempre que pretender inserir uma nova habilitao, deve clicar no boto Para terminar de inserir a nova qualificao profissional, deve carregar no boto . .

No caso de o docente pretender apagar alguma habilitao inserida anteriormente, deve carregar em . No caso de o docente pretender editar alguma habilitao inserida anteriormente, deve carregar em: .

Ilustrao 12 - FUNCIONALIDADES: ADICIONAR, EDITAR E ELIMINAR

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 16 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

Proceda, de seguida, ao preenchimento dos campos dos separadores FORMAO INICIAL, NMERO DE DIAS DE SERVIO.

3.2.2.1

Formao Inicial

Ilustrao 13 - FORMAO INICIAL

Grau
Para o Ensino Regular, pode ser escolhida uma das seguintes opes: Licenciatura (L); Bacharelato (B); Mestrado em Ensino, 2. ciclo do Processo de Bolonha (M); Outros. Para os grupos de recrutamento de Educao Especial, pode ser escolhida uma das seguintes opes: Licenciatura + Formao Especializada (L+FE); Bacharelato + Formao Especializada (B+FE); Mestrado em Ensino, 2. Ciclo do Processo de Bolonha + Formao Especializada (M+FE).

Data da Obteno da Qualificao Profissional


Se realizou uma das seguintes formaes para obter a Qualificao Profissional, deve indicar a data de produo de efeitos, publicada em Dirio da Repblica: Curso de qualificao em cincias da educao, reconhecido nos termos do Despacho Conjunto n. 4SEEI/SEAE/96, de 11 de maro, e do Despacho Conjunto n. 74/2002, 26 de janeiro, com a redao dada pelo Despacho n. 11971, (2. Srie), de 24 de junho; Profissionalizao nos termos do Despacho n. 3/ME/95, de 9 de janeiro;
Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 17 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

Profissionalizao em servio; Profissionalizao em exerccio; Estgio clssico; Estgio pedaggico. Para os docentes que realizaram a profissionalizao em servio, ao abrigo do Despacho n. 6365/2005, de 24 de maro, a data de concluso reportar-se- data de produo de efeitos, ou seja, 1 de setembro de 2006. Para os docentes que realizaram a profissionalizao em servio, ao abrigo do Despacho n. 5714/2006, de 10 de maro, a data de concluso reportar-se- data de produo de efeitos, ou seja, 1 de setembro de 2007. Para os docentes que realizaram a profissionalizao em servio, ao abrigo do Despacho n. 7718/2007, de 26 de abril, a data de concluso reportar-se- data de produo de efeitos, ou seja, 1 de setembro de 2008, ou de 1 de setembro de 2009, conforme tenham realizado a profissionalizao em servio em 2007/2008 ou 2008/2009, respetivamente. A data da concluso, no caso da licenciatura/mestrado via ensino ou do ramo educacional, a constante do respetivo certificado ou diploma. A data da concluso para os docentes comunitrios e brasileiros, independentemente do pas da Unio Europeia (UE) ou do Acordo sobre o Espao Econmico Europeu (AEEE) referenciada a 1 de setembro do ano civil em que o docente concluiu a sua qualificao profissional. Excetuam-se as situaes em que so necessrias medidas de compensao habilitacionais, a realizar em Portugal, em que a data da profissionalizao a considerar a de concluso das referidas habilitaes compensatrias, que ser transmitida no ofcio de comunicao do despacho exarado pelo Diretor-Geral da Administrao Escolar, relativo autorizao para lecionar em Portugal.

Classificao Profissional
Se realizou uma das seguintes formaes, a classificao profissional a indicar a publicada em Dirio da Repblica: Curso de qualificao em cincias da educao, reconhecido nos termos do Despacho Conjunto n. 4SEEI/SEAE/96, de 11 de maro, e do Despacho Conjunto n. 74/2002, 26 de janeiro, com a redao dada pelo Despacho n. 11971, (2. srie), de 24 de junho; Profissionalizao em termos do Despacho n. 3/ME/95, de 9 de janeiro; Profissionalizao em servio; Profissionalizao em exerccio; Estgio clssico; Estgio pedaggico.
Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 18 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

A classificao profissional, no caso da licenciatura/mestrado via ensino ou do ramo educacional, a constante do respetivo certificado/diploma. A classificao profissional para os docentes comunitrios e brasileiros a indicada no ofcio de comunicao do despacho autorizador para o exerccio de funes docentes emitido pela Direo-Geral da Administrao Escolar.

Tipo de Formao
O tipo de formao no grupo de recrutamento a que se candidata, certificada pelo Ministrio da Educao, pode corresponder a: curso de qualificao em cincias da educao, reconhecido nos termos do Despacho Conjunto n. 4/SEEI/SEAE/96, de 11 de maro, e do Despacho Conjunto n. 74/2002, 26 de janeiro, na redao dada pelo Despacho n. 11971 (2. srie), de 24 de junho; profissionalizao nos termos do Despacho n. 3/ME/95, de 9 de janeiro; profissionalizao em servio; profissionalizao em exerccio; estgio clssico; estgio pedaggico; curso via ensino ou com ramo educacional; outra.

3.2.2.2

Identificao do Curso

Ilustrao 14 - IDENTIFICAO DO CURSO

Tipo de Instituio
Deve selecionar o tipo de instituio onde adquiriu a habilitao inicial.

Nome da Instituio
Deve indicar o nome da instituio onde adquiriu a habilitao inicial, tal como consta no certificado de habilitaes.

Nome do Curso
Deve indicar o nome do curso da formao inicial, tal como consta no certificado de habilitaes.
Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 19 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

3.2.2.3

Formao Complementar

Ilustrao 15 - FORMAO COMPLEMENTAR

Os dados a colocar neste separador devem ser todos aqueles que se encontram no certificado que confere a FORMAO COMPLEMENTAR. Os cursos que relevam para a aplicao do n. 1 do art. 49. do Decreto-Lei n. 132/2012, de 27 de junho, so os constantes do ficheiro publicitado no site www.dgae.min-edu.pt Cursos identificados nos despachos referidos nos n.s 2 e 3 do art. 55. do DL n. 139-A/1990, de 28 de abril, com a ltima alterao produzida pelo DL n. 224/2006, de 13 de novembro, cuja data de concluso seja igual ou anterior a 18 de janeiro de 2007.

O preenchimento do separardor FORMAO COMPLEMENTAR destina-se apenas aos docentes de carreira.

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 20 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

3.2.2.4

Formao Especializada

Ilustrao 16 - FORMAO ESPECIALIZADA

- Os docentes que terminaram a Formao Especializada, antes de terem concludo a sua Qualificao Profissional, devem indicar o dia seguinte ao da data da obteno da Qualificao Profissional, no campo DATA DA CONCLUSO DA FORMAO ESPECIALIZADA.

Os dados a colocar neste separador devem ser todos aqueles que se encontram no certificado que confere a FORMAO ESPECIALIZADA. Nos termos da Portaria n. 212/2009, publicada no Dirio da Repblica, 1. Srie, n. 37, de 23 fevereiro, so considerados portadores de habilitao para os grupos de recrutamento de Educao Especial, os detentores de qualificao profissional para a docncia, com formao especializada na rea da educao especial, nos termos do artigo 56. do Estatuto da Carreira de Educadores de Infncia e de Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio, acreditada pelo Conselho Cientfico Pedaggico da Formao Contnua (CCPFC), nos domnios referidos no anexo 2.

3.2.2.5

Tempo de Servio

Ilustrao 17 - TEMPO DE SERVIO

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 21 de 22

Direco-Geral da Administrao Escolar

Considera-se tempo de servio, o prestado como servio docente ou equiparado, contado nos termos do regime geral da funo pblica, at 31 de agosto do ano imediatamente anterior ao do preenchimento deste campo que se encontra no Registo Biogrfico, confirmado pelo rgo de gesto do agrupamento de escolas ou da escola no agrupada.

Antes da Profissionalizao
O tempo de servio prestado antes da profissionalizao o nmero de dias de servio docente ou equiparado contado nos termos do regime geral da funo pblica, at 31 de agosto do ano da concluso da qualificao profissional.

Aps a Profissionalizao
O tempo de servio prestado aps a profissionalizao o nmero de dias de servio docente ou equiparado contado a partir do dia 1 de setembro do ano civil em que o docente obteve qualificao profissional para o grupo de recrutamento a que opositor at ao dia 31 de agosto do ano imediatamente anterior ao do preenchimento deste campo.

Posteriormente, deve aceder Aplicao para verificar o estado da validao. Caso esteja PENDENTE, dever entregar na escola a documentao em falta.

Registo Biogrfico (e-BIO)

Manual de Utilizador - Docentes

Pg. 22 de 22

Anda mungkin juga menyukai