Anda di halaman 1dari 7

A metodologia de Bartle para o trabalho canto coral: uma prtica inclusiva.

Dbora Andrade

Resumo Muitos regentes de coral infantil selecionam seus cantores por meio do critrio da afinao vocal. Essa prtica excludente e revela um despreparo tcnico dos regentes para lidar com diferentes situaes de aprendizagem. Este artigo prope, atravs da prtica pedaggica de Jean Ashworth Bartle, uma alternativa metodolgica para o trabalho com crianas desafinadas, por meio do canto coral. Alm de listar as possveis causas da desafinao vocal infantil, este trabalho apresenta sugestes para as intervenes pedaggicas.

Palavras chave: regncia.

coral;

infantil;

crianas;

metodologia;

desafinao;

metodologia;

Introduo Entre os regentes de coral infantil, identifica-se uma prtica comum preocupante, no que tange o direito educao musical: a seleo vocal. Por meio dela, refletida na preciso das alturas de som. A seleo vocal torna o trabalho mais cmodo para os regentes, amenizando os desafios em relao s intervenes tcnicas e proporcionando resultados estticos mais imediatos. Como se pensava no -se mais rpido, mais agradvel e fcil si, para os primeiros ensaios, dispuser o professor de uma turma de alunos Portanto, identificam-se, nessa prtica, dois problemas: a abordagem do canto coral como uma atividade excludente, sob a perspectiva da existncia do dom, e a ausncia de prticas investigativas, que proporcionariam mais recursos para a constituio das competncias docentes. Essa ideia de existncia do dom para o canto cultivada, no Brasil, desde o advento do canto orfenico, expressa em artigos submetidos Revista do Ensino, sobre o

Mestre em Msica, Especialista em Educao Musical (em andamento) e Bacharel em Regncia pela UFMG. Professora do curso de Licenciatura em Msica do Instituto Metodista Izabela Hendrix. E-mail: debora.andrade@metodistademinas.edu.br

75

vocao para a msica, esta aprendizagem mais eficazmente (sic) contribuir para (EUTRPIO,1925b, p.68). conseguia cantar correspondendo s alturas estabelecidas e eram, provisoriamente, ouvintes (FERRARA, 1947, p.47). Considerando tudo isso, necessita-se discutir a prtica docente de canto coral infantil sob as perspectivas de prtica pedaggica inclusiva e da constante capacitao docente. Pois, o artifcio de seleo de integrantes para um coral infantil, baseado na seleo vocal, no seria um reflexo das limitaes pedaggicas do regente? Ao falar sobre sua prtica pedaggica junto a corais infantis de escolas pblicas, Bourne (2009) afirma ter percebido que as limitaes de seus cantores eram o reflexo de suas prprias limitaes como professora e regente. Ento, percebeu que era o momento de observar sua prpria formao, rever seus conhecimentos e adquirir habilidades para o exerccio dessa profisso. Em outras palavras, Bourne precisava adquirir competncias docentes especficas prtica de coral infantil. E, essa noo de competncia tem sido estudada e definida

consenso entre os mesmos. Contudo, uma competncia que permeia a muitos deles -se, aqui, a competncia de organizar e dirigir situaes de aprendizagem, de Perrenoud. (MACHADO, 2003, p. 30). E, como toda profisso requer competncias especficas, a de regente de coral infantil no diferente. Bartle afirma que

[...] todas as crianas podem ser ensinadas a cantar se elas com earem sua descoberta vocal pessoal desde m uito cedo e se elas so ensinadas por algum que no apenas acredita que toda criana pode cantar, mas tam bm possui as com petncias para ensin -la a cantar. s crianas nunca, jam ais, deve ser dito que elas no podem cantar [...] (2003, p.8) .

Trabalhar afinao vocal com crianas requer recursos especficos do regente. Esse artigo explicita alguns deles por meio da metodologia empregada por Bartle.

Delimitando desafinao e suas causas O termo afinao pode ser definido como um
estado de perfeito acordo entre as notas de um instrum ento, de um a orquestra, de um grupo vocal, de um conjunto m usical ou da voz humana. Ajuste de um instrumento ao tom de outro ou de um a voz. (HOUAISS, 2001, p. 103.)

All children can be taught to sing if they begin their personal vocal discovery at a very early age and if they are taught by someone who not only believes all children can sing but also has the pedagogical skills to teach them to sing.

76

De acordo com as pesquisas de Sobreira (2002), em termos acsticos, para se obter sons com a mesma altura, suas frequncias devem ser iguais, podendo ser dito que eles esto afinados. Caso contrrio, ouvir-se- o que se chama de batimentos indcios de que os sons no esto afinados. Culturalmente falando, esses batimentos podem ser tolerados e, at mesmo, desejados. Pois, a escolha e a afinao das escalas musicais podem variar entre diferentes culturas e pocas. Sob esse ngulo, a afinao uma questo cultural. A cultura ocidental costuma organizar a escala musical em doze sons.

podemos fazer de um sistema de afinao uma norma para todos. (...) [Ns, por 77). Dessa forma, a relao entre notas pode soar afinada ou desafinada para um indivduo, dependendo do grau de familiaridade que este tem com o sistema de afinao, no qual essas notas esto inseridas. Considerando, ento, que o conceito de afinao amplo, mltiplo, varivel e cultural, sero designadas desafinadas, nesse artigo, as crianas que no so capazes de reproduzir, vocalmente, os padres sonoros assumidos pela cultura ocidental, baseados nos padres de afinao da cultura europeia.

Causas da desafinao Assim como definir o termo afinao, apontar suas causas tem sido uma tarefa complexa. No entanto, vrios autores tm se arriscado a list-las. De acordo com Sobreira (2002), a desafinao pode ser proveniente da falta de vivncia musical, por possvel existncia de trao gentico ou distrbios neurolgicos no processamento musical. Falando, exclusivamente, de crianas, os apontamentos de Bartle (2003, p.7 - 8) e Sesc (1997, p.40) se assemelham, no que diz respeito a problemas orgnicos, temperamento, repertrio inadequado e desconhecimento tcnico. Como exemplos, uma criana pode no afinar vocalmente por possuir voz rouca, com excesso de ar, estridente, anasalada, no compatvel com a idade cronolgica, podendo possuir ndulos ou plipos, resultantes de maus hbitos vocais e alergias. Pode ser tmida, sem autoconfiana, inerte ou possuir pequena capacidade de concentrao, comprometendo sua memria auditiva. Alm de possuir uma postura corporal incorreta e respirao deficiente, o repertrio ao qual elas so submetidas, cotidianamente, pode no corresponder sua tessitura vocal. Ou seja, esse tipo de msica no corresponde ao nmero de notas da mais grave a mais aguda que as crianas conseguem cantar com melhor sonoridade, naturalidade e expressividade.

77

Bartle (2003, p.8) ainda atribui desafinao vocal infantil aspectos dos ambientes que no estimulam a vivncia musical afetiva e efetiva. Ou seja, crianas podem nunca ter escutado algum cantando com voz de cabea ou no foram ainda encorajadas a cantarem sozinhas, fazendo-o apenas em grupo e acompanhadas por um piano. Elas podem vir de lares cujos pais no tm tempo de cantar com elas e para elas. Ou, simplesmente, no esto interessadas porque o professor no possui um estilo envolvente, no oferecendo estmulos por meio de atividades interessantes. Baseando-se nessa gama de possibilidades, o regente deve ter um olhar mais atento -a, se possvel, a um otorrinolaringologista para a realizao de um diagnstico mais preciso. Caso a desafinao no seja resultado de patologias vocais ou quadros neurolgicos permanentes, o direito a uma orientao vocal, por meio do canto coral, dever ser assegurada criana, que possui interesse pela atividade.

Ajudando crianas a encontrar a altura de som exata Para trabalhar afinao, Bartle (2003) possibilita o desenvolvimento da voz cantada das crianas por meio de quatro estratgias: explorando sons vocais, escolhendo o material de cano apropriado, fazendo-as cantar individualmente e gravando msicas a serem posteriormente escutadas. A fim de explorar sons, a regente brinca de imitar som de sirene, de vento, de risada do Papai Noel e de apito de trem, como na ilustrao abaixo, interjeies que Semelhantemente, Schimiti (2003) sugere que se produzam frases interrogativas e som grave, mdio e aguda. -se da voz falada cantada, trabalhando regies de

Som de Sirene

Som do vento

Risada de Papai Noel

Apito do Trem

Seguindo o mesmo raciocnio, outra brincadeira sugerida a que Bartle (2003, p.8) -la, basta posicionar a turma assentada em crculo e uma criana no centro dele, portando grande e macia bola nos braos. Esta criana quica a bola no cho enquanto canta uma melodia, construda sob intervalo de som correspondente a teras menores descendentes, semelhante a esta:

Voz de cabea a ressonncia utilizada na parte alta do trato vocal (BEHLAU; REHDER, 1997, p. 9.)

78

Em seguida, passa a bola para outra criana que se levanta e d sequncia ao jogo. Este termina, assim que todas as crianas tenham tido a oportunidade de ir ao centro da roda e cantar a melodia. Outras melodias e textos podem ser inventados e parte de exerccios vocais j existentes pode ser utilizada, como o primeiro compasso deste (LECK, 2009, p. 43):

De acordo com a autora, a grande vantagem desse jogo que cada criana tem a oportunidade de cantar sozinha e, o fato de sua ateno estar focada no quicar da bola, ela no se preocupa com a afinao. A segunda estratgia de Bartle para promover a afinao com crianas a escolha apropriada do material de canes. Ela acredita que o sucesso do desenvolvimento vocal infantil est diretamente relacionado com a escolha do repertrio, tonalidade das canes e com a voz de quem as ensina. Ento, sugere que as canes escolhidas estejam dentro das tonalidades de R, Mi bemol ou Mi, tanto no modo maior, quanto no menor, sem a utilizao do piano, pois canes escritas nessas tonalidades trabalham a regio de altura mais adequada para as crianas. As canes escritas nas tonalidades de d maior ou d menor no deveriam ser ensinadas, pois possuem pouco potencial para que a criana desenvolva o registro vocal agudo, A terceira estratgia de Bartle o uso de canes pergunta-resposta, bem semelhante ao jogo de crculo, pois se baseiam em intervalos sonoros de tera menor descendente, utilizando as notas Si bemol 3 e sol 3, como este:

Caso, a criana no consiga reproduzir as alturas, a correo no deve ser feita imediatamente, pois a exposio do erro diante do grupo poder causar embarao e 79

desconforto. O melhor a se fazer esperar pelo momento em que ela consiga faz-lo. de ns possui voz grave e outros voz aguda; alguns tm mos grandes e, outros, Essa utilizao de jogos vocais utilizando teras menores descendentes parece ter influncia de Orff. Segundo Graetzer e Yepes (1983, p.11) ele sistematizou o ensino de melodias para crianas de maneira gradual, comeando por dois sons (sol mi), em seguida, trs (l sol mi), quatro (l sol mi d) at chegar formao da escala pentatnica, ou escala de cinco sons (l sol mi r d). O motivo de Orff sempre comear pelo intervalo de tera menor descendente deve-se ao fato deste intervalo estar presente em vrias canes infantis de todo o mundo. A ltima estratgia sugerida pela autora organizao de uma fita [um CD] portando um repertrio de quatro ou cinco msicas gravadas nas tonalidades adequadas a crianas, para serem ouvidas em casa. Pois, elas precisam escutar o modelo de voz de cabea regularmente, uma vez que, as msicas que elas escutam, nas TVs e rdio, costumam ser graves e inadequadas sua extenso vocal, forando-as a cantar numa afinao aproximada da real. E preciso que se crie um ambiente de confiana de tal forma que nenhuma criana tenha medo de errar.

Concluso

a cantar ou a se submeter aos parmetros de afinao ao qual nossa cultura se 183) e, se ela deseja fazer parte de um coro, no devem ser excluda, mediantes suas diferenas. Ento, os professores que desejam e se propem a trabalhar com canto coral infantil devem ser encorajados a acolher todos os alunos interessados pela atividade e a procurar adquirir as competncias docentes capazes de faz-los enfrentar quaisquer desafios provenientes das diferenas discentes. Que os testes vocais sejam realizados, mas com a finalidade de se obter diagnsticos individuais que orientaro o planejamento de intervenes didticas. Que as selees ocorram, mas motivadas por critrio de interesse pessoal, e no visando a excluso Pois, quem carrega consigo a chancela de educador tem a oportunidade de identificar problemas e investigar solues para estes. imprescindvel, ento, que o regente adquira ferramentas de trabalho, como os conhecimentos necessrios para auxiliar a criana em suas descobertas musicais, por meio do canto coral.

Abstract. Many children choir conductors select members using the criterion of vocal pitch. This practice is exclusionary and reveals a lack of technical assistant for dealing with different learning situations. This article proposes, through the ideas of Jean Ashworth 80

Bartle, an alternative methodology for working with children tune, through choral singing. In addition to listing the possible causes of infant vocal discord, this article presents suggestions for educational interventions.

Keywords: choral; infant; children; methodology; detuning; metodologia; conduct.

Referncias BARTLE, Jean Ashworth. Sound advice: becoming a better childrens choir conductor. Canad: Oxford University Press, 2003. BEHLAU, Mara; REHDER, Maria Ins. Higiene vocal para o canto coral. Rio de Janeiro: Revinter, 1997. BOURNE, Patricia. Inside the elementary school chorus: instructional techniques for the non-select childrens chorus. USA: Heritage Music Press, 2009. EUTRPIO, Jos. Do canto nas escolas. Revista do Ensino, Belo Horizonte: Secretaria de Educao, n 3, p. 68-69, 1925. _______________. Do canto nas escolas. Revista do Ensino, Belo Horizonte: Secretaria de Educao, n 4, p. 102-103, 1925. GRAETZER, G; YEPES, A. Gua para la prctica de msica para nios de Carl Orff. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1983. HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons.Trad.: Marcelo Fagerlange. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. HOUAISS, A. (Ed.) Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. LECK, Henry. Creating artistry through choral excellence. USA: Hal. Leonard, 2009. MACHADO, Daniela Dotto. Competncias docentes para a prtica pedaggico-musical no ensino fundamental e mdio: viso dos professores de msica. 2003. Dissertao (mestrado) - Programa de Ps-Graduao em Msica, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre. 2003. SCHIMITI, Lucy Maurcio. Regendo um coro infantil... reflexes, diretrizes e atividades. Revista Canto Coral, Braslia: n 1, 2003. SESC. Canto, cano, cantoria: Como montar um coral infantil. 2 ed. rev e atual. So Paulo: SESC, 1997. SOBREIRA, Slvia. Afinao e desafinao: parmetros para a avaliao vocal. Revista Augustus, Rio de Janeiro: vol. 7, n.14, p. 58-72, 2002.

81

Anda mungkin juga menyukai