Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR ALUNA: SANDRA FLIX DOS SANTOS DISCIPLINA: DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE PROF: HLIA BARBOSA

1 Verificao de Aprendizagem

1. Fazer uma anlise sobre o Princpio do Interesse Superior da Criana, indicando a sua base legal.

O Princpio do Interesse Superior da Criana um dos pilares de do Direito da Criana e do Adolescente, orientando todo o sistema legislativo acerca do tema. Tal princpio se encontra previsto no art. 3 da Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana. Este diploma normativo foi proclamado em 1989, pela Assembleia Geral das Naes Unidas, e passou a constituir o mais importante marco na garantia dos direitos das crianas e adolescentes. De acordo com a referida Conveno, todas as aes relativas s crianas, levadas a efeito por instituies pblicas ou privadas de bem estar social, tribunais, autoridades administrativas ou rgos legislativos, devem considerar, primordialmente o maior interesse da criana. Trata-se de um princpio que decorre do reconhecimento da condio peculiar da criana enquanto pessoa em processo de desenvolvimento. Em virtude deste princpio, todos os atos voltados ao atendimento das necessidades da criana e do adolescente devem ter como objetivo o alcance dos seus melhores interesses. Essa perspectiva orientadora das aes da famlia, da sociedade e do Estado que, nos processos de tomada de deciso, sempre devem considerar quais as oportunidades e facilidades que melhor alcanam os interesses da infncia. Desse modo, o interesse superior da criana se afigura como critrio basilar de toda a legislao ptria, em todas as suas especialidades, alm do prprio Direito da Criana e do Adolescente, uma vez que este princpio tem como precpuo escopo orientar todas as aes voltadas realizao e efetiva aplicao dos direitos fundamentais.

2. Fundamentar porque a Doutrina da Proteo Integral ope-se Doutrina da Situao Irregular, avaliando as caractersticas de ambas. A legislao anterior Constituio de 1988, no que se refere proteo das crianas e adolescente, adotava a Doutrina da Situao Irregular. Como exemplo, temos o Cdigo de Menores, de 1979 (Lei 6.697, de 10/10/79), que adotou a doutrina de Proteo ao Menor em Situao Irregular. Tal diploma abrangia os casos de abandono, a prtica de infrao penal, desvio de conduta, falta de assistncia ou representao legal. Desse modo, a lei de menores cuidava somente do conflito instalado e no da preveno. Tratava-se de instrumento de controle social da infncia e do adolescente, vtimas de omisses da famlia, da sociedade e do Estado em seus direitos bsicos. De acordo com essa doutrina, crianas e adolescentes no eram sujeitos de direitos, mas sim objeto de medidas judiciais. Em linhas gerais, a Doutrina da Situao Irregular tinha como principais caractersticas a sua limitao somente s situaes de patologia social, a ausncia de rigor procedimental, com desprezo at mesmo das garantias relacionadas ao princpio do contraditrio, bem como o elevado grau de discricionariedade da autoridade judiciria A Doutrina da Proteo Integral, por sua vez se ope total e completamente a Doutrina da Situao Irregular. A Doutrina da Proteo Integral teve como marco definitivo a Constituio Federal de 1988, onde encontramos no art. 227. De acordo com este dispositivo: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Dessa forma, a legislao nacional rompeu com a doutrina da situao irregular existente at ento para abarcar a doutrina da proteo integral consubstanciada atualmente em nossa Carta Magna. Posteriormente, a Doutrina da Proteo Integral tambm encontrou previso legal no Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8.096/90). Tal diploma surgiu sob a influncia da Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana da ONU (1989) e pela Declarao Universal sobre os Direitos da Criana (1959). Pode-se definir a proteo integral como expresso designativa de um sistema onde crianas e adolescentes figuram como titulares de interesses subordinados frente famlia, sociedade e ao Estado. A doutrina da proteo integral tem como contedo o dever de se garantir a satisfao de todas as necessidades das pessoas at 18 anos, no incluindo apenas o aspecto penal do ato praticado pela ou contra a criana. O Estatuto considera a criana e o adolescente como sujeitos de direito e no como objeto de direito. A lei impe obrigaes Famlia, Sociedade e ao Estado, considerando o valor da criana e do adolescente.
2

3. Como voc interpreta a condio peculiar de pessoa em desenvolvimento conferida criana e ao adolescente? A condio peculiar de pessoa em desenvolvimento uma diretriz, sobretudo interpretativa, que foi expressamente elencada no Estatuto da Criana e do Adolescente. O artigo 6 do ECA elenca os critrios a serem utilizados na interpretao da prpria Lei 8.069/90, dentre os quais se destaca a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. Esta expresso utilizada pelo legislador tem o sentido de que a criana e o adolescente pode ser detentor de todos os direitos os quais so comtemplados pelos adultos. Entretanto, tais direitos somente podem ser usufrudos desde que sejam aplicveis sua idade, ao grau de desenvolvimento fsico ou mental e sua capacidade de autonomia e discernimento. O Estatuto da Criana do Adolescente, ao conferir a condio peculiar de pessoa em desenvolvimento criana e ao adolescente reconhece os direitos sob a tica da integralidade, ou seja, o reconhecimento de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana e, ainda, direitos especiais decorrentes da sua natureza enquanto criana e adolescente; Esta natureza peculiar atribuda aos menores de idade considera que crianas e adolescentes so pessoas em desenvolvimento e sujeitos de direitos, independente de sua condio social. Desse modo, a lei dever respeitar essa condio peculiar, caracterstica singular desse sujeito, que, at ento, tinha direitos, mas que no podia exerc-los plenamente, passando agora a ser protagonistas de seus prprios direitos. Assim sendo, por previso constitucional, os direitos de todas as crianas e adolescentes devem ser universalmente reconhecidos, por serem especiais e especficos, considerando-se a peculiar condio da pessoa em desenvolvimento. Tal condio sugere que a criana e o adolescente no conhecem inteiramente os seus direitos, no tendo condies de defend-los e faz-los valer de modo pleno, por no serem ainda capazes, principalmente as crianas, de suprir, por si mesmas, as suas necessidades. Da a necessidade de uma proteo mais efetiva das crianas e dos adolescentes.

Referncias Bibliogrficas
3

ASSOCIAO BRASILEIRA DE MAGISTRADOS, PROMOTORES DE JUSTIA E DEFENSORES PBLICOS DA INFNCIA E DA JUVENTUDE. Histria, Princpios e Procedimentos de Aes. Disponvel em: < http://www.abmp.org.br/acervo.php?b=2>. Acesso em: 28 de set. 2012. BASTOS, Maria Aparecida de. Teoria da Situao Irregular. Disponvel em: < http://www.ucg.br/site_docente/jur/maria_aparecida/pdf/teoriadasituacao.PDF>. Acesso em: 28 de set. 2012. COSTA, Antonio Carlos Gomes da. A condio peculiar da pessoa em desenvolvimento. Disponvel em: < http://www.promenino.org.br/>. Acesso em: 28 de set. 2012. CUSTDIO, Andr Viana. Teoria da Proteo Integral: pressuposto para compreenso do direito da criana e do adolescente. Disponvel em: < http://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/viewFile/657/454>. Acesso em: 28 de set. 2012. LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentrios ao Estatuto da Criana e do Adolescente. Malheiros Editores, So Paulo: 2003.

Anda mungkin juga menyukai