Anda di halaman 1dari 35

Charles Trocate

Poema Pblico
Dezembro de 2004

Tantos livros na estante E acabo folheado o corao Eugenio Leandro

Para Raquel Rosa, Arlis Pereira e Rafael Lima.

Me vejo por vezes

a enfrentar as horas de nossos dias com olhos ridos e uma emoo cinza ao peito. Como di a infrao desse tempo. Como di sentir o ceticismo avizinhar-se cada vez mais entre ns, enquanto a covardia e a ganncia aliceram a violncia social que degrada a humanidade. preciso acordar o grito a cada entardecer e no se deixar acostumar com a dor. preciso no se deixar aliciar, nem se auto-alienar. preciso as pedras. As estrelas. A flor. preciso folhear a vida poeticamente, bolinar o cotidiano com inteligncia e coragem, sem pudores. preciso retirar muitas vezes de assuntos mortos os silncios que alimentam nossos horrores e a calam nossas atitudes. Mas que o quase, preciso se permitir viver a estranheza de tudo, pra enfrentar as tristezas desses dias e no deixar o corao mudo! Nesta lida, mas que aliados, preciso de amizade verdadeira, intransigente, discordante, mas amorosa e companheira de todo instante. Amigos lutadores, sensatos, loucos, poetas, bomios, de todas as cores, idades, gostos, amores, etc. preciso se saber erranteaprendente-humanamente, no h pecados que devorem a alma, apenas o segredar a si a conscincia dos mesmos. (...) Quem sem remorso vive? Quem de ns mortais de qualidades pode inventar uma flor sem nome e blasfmia? (...) novamente me invento desaprendendo, o que transito no dogma nem feixe de imitaes. (...) Diria algo pela guerra enquanto combato: o ramo de felicidade insiste! A vida necessria, os medocres, no! Charles Trocate havemos de agradecer pelas palavras que nos ajudam a reascender as utopias pela releitura potica de nossos dias e de nossa prpria vida em movimento. Mas que isso, particularmente havemos de agradecer pela obra que socializam nas entrelinhas a alegria infantil de Bernardo e seu amor paterno, em digna e humilde hombridade, como sempre, a aprender e ensinar o valor da vida e da luta (agora mais amorosa, certamente). Com orgulho de poder publicizar minha admirao e respeito pelo que s e com alegria por nossa amizade e companheirismo, abrao-te amigo Charles e te parabenizo e agradeo pela obra que nos presenteia. Evandro Medeiros

A nossa casa mora entre a rua e o quintal


A rua com suas convenes e seus criminosos O quintal com a liberdade nossa de cada dia A rua media as caladas E entre a rua e a calada...o descanso... O tempo do nosso inferno j passou O inferno hoje pertence aos nossos filhos Porque hoje temos livre acesso para Falarmos com o diabo e seus assessores Contudo... Charles Trocate s i l e n c i o s a m e n t e Tem a capacidade natural De ainda biar no rio E andar molhando a rua que sai do rio. Com ternura na luta Com poesia no medocre. Antonio Botelho

CONVERSA INTIMA COM TEUS OLHOS A Lurdes Trago comigo idias e outras manias, saco de existncia. A estranheza se assemelha na vida, fato tortuoso e nem sempre [particular. Debruado na dialtica Estou mais na vida do que no retrato da infncia guardado Nos cinqenta anos de minha me e seu af. L eu no queria a poltica, exigia timidamente o sol, no tinha sobrenome [meu astral. Hoje comeo com essa palavra pouca E termino com ela louca; amor! O ridculo de mim ser exposto, por parecer feliz quero a vergonha. Fui ver a vida e se pergunta e pessoa tinha o mesmo aroma e a alma secreta Retornei publicamente e mim revolto! O homem est entre os ossos e os bens; Entre a moral e a morte; a beleza fracassa sempre! Eu afirmo o amor, retornei o amor, entendam! Novo e velho tema nesse imenso de vidas! Uma pergunta resta pela qualidade Como criar filhos e velhices... Na concepo Na mesma concepo?

Marab Maio de 2003

BERNARDO
A Evelaine e Cludio Brennand

1. O mundo esse caco de vidro refletindo versos Ora franco, ingnuo no seu sentido ldico... Simplesmente meu amigo de p! 2. O afeto pblico da poesia imps-me a vida Por isso transito sinuoso O forte sentido do descobrimento A inquietao autnoma resultada na [palavra! 3. A feio e a unidade se entreabrem comitentes O alcance nas mos e nos olhos do sentido Ao gentil acontecimento da flor! 4. Retiro do assunto morto Da analise nfima e o degredo O lazer e a realidade to obrigatria! 5. Ignoro o lirismo burocrtico O ignbil defeito de todos O prvio silncio exigindo critica ao amor Esse que de corpo quase [eternidade!

5.

Estou explicito e aflijo-me sem contentamento Aceito o provvel O sentimento longnquo Que se convencionou chamar [convvio! 6. Invento-me em resoluto cuidado De arremedo e doura, Outras disperses e a lavoura de propsitos E uma s necessidade me envolve. 7. farto dizer Hoje as posies do corao caem pesadamente no papel Em minsculas setas Que jamais se atreve exausto. 8. Da janela pblica onde Assento meus dias Resplandeo a utopia dos olhos E chego etreo Confesso tratado de amizade ante a soberba. 9. Espalho-me por esse espao de semi-supresa! Os resmungos dessa idade so virtude. Inspirao e humano encontro O mesmo que tarda e a sede que apavora. 10. Parte de mim e toda a classe Toda a classe e o imprevisvel Quem ousou dizer amor e unidade na lrica Flor e vergonha no verso Ptria e tortura na carne Alegria em decasslabos nicos! 11. O retrato do homem Imponderavelmente responde

De simpatia responde em favor da alegria! 12. Novamente me invento desaprendendo... O que transito no dogma Nem feixe de imitaes. 13. Quando o que explica o homem a morte, imaturo direito Morro definitivamente simples! 14. A vida necessria Os medocres, no!
Rio de Janeiro Outubro de 2003 Santa Clara-Cuba Agosto de 2004

RESSOA OS VIVOS!
A Elde Monteiro

Ao p da rvore coloco toda sujeio dos versos No sei fragmentar-lhes os msculos Nem supor romantismo nas ptalas do dia. Algum cortou essa rvore e sua poltica Fez o assombro, os mveis da sala ingovernada Algum mesmo me disse A beleza est a ermo e sem aparncia. Ao p da rvore deixei os livros e suas maturaes E escuto um tom, quanta festividade tem a pele do palhao O estmago, os ps e a falncia? Ao p da rvore enterro os mortos que tremulam em meu peito Suas cincias porem continuam atadas ao sol, esquias a dor Morando neste endereo oblquo!

Marab Novembro de 2003

COMUNIDAR
A Acir Batista

Confio na sensibilidade do Acir Sua composio simples que leio e vivo desconhecidamente, Sua idia gasta e lcida de tudo que se recompem De po e existncia na ttica de saber ser homem [quase feito! material peso e assunto lhe divisam Abrigo nos seus olhos se me permitam condizer O ultimo pargrafo da amizade. A ternura desaprendida de egosmo Horizontal na inveno do gesto [incorruptvel. A ossatura do mundo ser poema, intenso e fundo. As coisas podem ter outro nome Outra meninice, o necessrio! assim a converso de tudo pura intuio de amor! Desarrumando o territrio da fadiga, a obrigao do medo. Dormente s vezes pela ausncia dos livros e gratido. De algum lugar ouso dizer, minha suficincia [organiza! Tenho por exemplo Um filho elaborado nos olhos, eminente e chora No posso despedir-me de sua enormidade Da sua enigma alegria! Ainda por razes de alegria Fiz com as mos seu corao Seus nervos ensolarados E quando dormia colei na sua pele um poema [e sua reserva Para se multiplicar, ser muitos. No seu primeiro ano dei-lhe um tempo indito funcionado Uma biblioteca de seis livros E o trabalho de brincar todas as manhs Ou o dia todo conforme ramos. Tenho comigo sua identidade de menino e a causa Sua infncia invisvel vasta de cor, o amanh ou o depois de amanh Seu nome de palavras transmutando.

Um gesto nascituro irrompe Arvore gratuita de mim O desejo e a vida presente, alimento imune. Com um sol espontneo infligindo o amargo da lrica Retiro-lhe da nostalgia! Arte trabalho e h trabalho na arte sua essa flor generosa Clara do ultimo instante, supresa desimpedida Do impasse que sofre o mistrio e a [radicalidade. Esteja de p para receber um grau de novidade Quem sem remorso vive? Quem de ns mortais de qualidades Pode inventar uma flor sem nome e blasfmia? Todas tm um nome e um lugar Para ser portadas em mos desconhecidas ou jardins ingnuos Que sangram escassos! Em razo lhe digo, em voc h sinais, h desenhos [h mesmo emoo! Vai se acontecendo... Na mo de artista infinitos mundos permanecem ritmos Abdica o sepultamento e a significao roda da poltica. Como faina vai algo inconteste, algo rebelde E o corao esse sopro de pacincia e superfcie. Evoh!

Havana-Cuba Agosto de 2004 Marab Outubro de 2004

POEMA A MEIA NOITE


A Eli

Que cincia tem a brincadeira da flor Em transformar-se em cor? Quem ter o corao frvido Quando esse instalo chegar? O mundo pela palavra te cheira A lngua pela circunstncia lambe o sol O que incide a vida esse segredo! Dei-me o corao dos fatos A rima faceira de tuas mos... Voar isso Cair de dentro do assunto do amor, o que se acumulou. Permiti o que vale e sobra e resulta a vida Que reportamos depressa.

Marab Abril de 2003

PERMANNCIA
A Javier

Expus-me a fila dos assuntos concntricos O gosto primrio da vida trmulo e s, libi impotente? Fermenta at o osso a indolncia de tudo Inclusive a indiferena verte me de angustia [angustia! A vida em estado comitente, insepulta... uma rua que leva-nos a confisso perene e habitada de arvores Dela estua mida intensidade, ei-la at brevemente! Hesitao ante o cupido retrico Lar em si mesmo, o estilo de mil gestos e sua ave [apressada! Nas mos j tenho cansaos que afoitos palpitam E no posso tocar as coisas, funerais! Temeridade ansiosa cheia de [armamento! Escavam na flor imensa fadiga! Na companhia e no impulso do homem Na sua espcie de amor e sua queixa suprflua!

Rio de Janeiro Outubro de 2003

AINDA OUTONO!
A Silas

Invisvel andei pelas ruas Doei a elas minha infncia e o trabalho da alma Exulto indiquei-me a vida e conservo! Crescemos pulando da ponte O riso aberto e infante ignorava a altura A solido no tinha esse nome verdadeiro. L embaixo o rio deixava isso acontecer... Recebia nossos corpos velozes e formulados de antigussima manh Quando tnhamos alegria! Um dia denominamos o mundo de mundo e sopramos razes E j no existe mais aquele rio Nem si quer o suspiro e a definio da amizade. Exista amigo Escavo nesse poema um pas Aquele ano de 1987 O futuro que contem nosso nome aberto inquietude!
Parauapebas Janeiro de 2003

ASSIM CHEGA A MADRUGADA

A Gorete Sousa

Ainda veno imperdovel ausncia que chega Indecifrvel e meiga preciso das coisas Perambulam em meu peito de carne [spero de razes! Essa profisso que sou tem a tua essncia O mundo que cabe o poeta e seus degraus hortos O murmrio. A inciso da flor espera sem recompensa Um ultimo e indelvel toque A existncia, a emoo Sem nojo e idias! Mim dispo e contabilizo, tenho maneiras de amar e morrer, como difcil desaprender E suportar o amor inchado de nfase, consideraes obliquas. Os homens j no se lembram, s se imitam tristemente A vida se comporta de pedra, Acumulam-se num planeta que malmente hoje terra E surpreendes que esqueamos Vai consagrada [a ausncia! Minha permanncia trabalha e rude suporta esse nome de homem.

Rio de Janeiro Outubro de 2003

VALENTEMENTE!
A Ayala

Quando perco a bondade das mos Alojo o sal do mar no verbo Incenso, o ar e o amor esse sujeito insepulto Bagunam-me o corpo Sua vontade afinada de livros! Poesia este ser astro que devora at ser lei, leitura! Quem cuida do til, Cuida de mim.

Marab Setembro de 2003

ARQUITETURA DA VONTADE
A Juara Abe

Quem saudavelmente atravessa silncios Cava na pedra fantasias E classifica homens? A flor!

Belm Abril de 2003

INCOMPLETUDE
A Idelma Santiago

Essa incompletude da alma Defesa e sentido O que cabe na reunio do tempo [ isso! A vida fulgor Triste no tela acesa e indubitvel Ponho nessa conciso de fatos Algo simples, minha astronomia! Caminho sem supor O termo amor Sua necessidade trmula! J dissertei certas razes! Deposito aos degraus de tudo este gesto ultimo Esta esperana e um livro A fantasia calma dos que armam idias... Diria algo pela guerra enquanto combato O ramo de felicidade [insiste!
BelmDezembro de 2003

LENDO UM LIVRO!
A Otvio Rodrigues

Sobre as plpebras do tempo transige-se. O tempo no esse quem Funciona e fenece o habitante dos seus olhos Corpo a corpo! Austral sucede-se em fantasias At feri-las com as mos. Ele a sociedade nascente e as mos da decorrncia Veemente algo O intuito e a respirao til at o brilho Dele castiga-se o vazio e a impacincia que chega! Ao fluir muito se repete, ao se tocar muito se separa! Ele conjuntural ante a flor Ferido de gesto abissal comea e no termina [o homem? Alheio congemina uma finalidade ou um detrito Uma sensibilidade!

Marab Dezembro de 2003

INCESSANTE, OU POEMA DE ADJETIVOS!


Tibirica

Cidade revolta

Que crua baila por noites e resinas Seria eu, mil anos indelveis Caduco de tuas lricas a te fundar na possibilidade? No, no aceito a frescura dos ditosos Atropelo a coisa que ademais nunca ser orgulho! Todo poeta imberbe a insinuar soluos E desce ao inferno apenas para criar rugas e [interpelaes. A dor ocupa at a ultima inveno dos rios Casca de injuria e riso debate. De maneira outra brincar de sutilezas a f Amassar a argila adolescente do silencio e de sbito Amarrar as madrugadas to enormes Educar-me de poemas [e decises. Como opo tumultuo a elegncia. Eis que fao tijolos com sombras verves Vou soberano Na varanda das manhs inscrevo a guerra Assas no amor galopo enternecido Amaro na pedra, no varal da alma uma ultima [teimosia clere! Planifico a caustica importncia de tudo. nessa exatido de sentidos Que pesco tua exatido burilada Voas no sal da polmica ignota A vida um tropeo na moblia do [mercado? Essa casa uma exatido devolvida ao grito Que sabia os olhos Instante de viver as avessas Que zumbia os dedos Criando o himem dos dias, que debutava [as palavras Hoje inflamada Exonera a ultima vertente das coisas Apraz de sensaes meu sobrenome isso. Viver uma angustia que copia Insuportvel supor que criamos

No genital dos livros Mecnica palavra surpreendida no ego Previso onrica de se [acontecer! Tudo igual Inatuais at no fim quando da vida E se necessrio vou burilar o pulmo bofetear o gosto Acender cada ingrediente no sol Verter girassis planos Mvel depoimento dos umbrais da guerra Varrem o cho que pisamos [triste seres vivos? Um dia ser hospede dessa belssima idia Bssola de vigor Opinar quando o favor for igual Repousar a beleza sabendo Sempre que ela uma lei Rir grandiosamente do que talvez [possamos ser! Deixo-me aos coraes luzir a quem deva!
Marab, Setembro de 2003

BENDITO O ALGO DITO! Na mesa todos colocam seus assuntos Ningum pede segredo Pedem gua! O caf est sem acar. Elias debate o cansao, Pedrinho argumenta sobre coisas nocivas e tcitas. Parazinho gesticula Para espantar o silencio dos olhos. Tot s reivindica!!! Por exemplo, um territrio novo. Guedson expem uma flor Nunca antes reconhecida pelo medo. Valdir esqueceu das horas e vive novamente aprendendo. Jandir no explica a performace do [horizonte. Bernadete a nica mulher Se importa com o amor!
Marab Outubro de 2004

NOTICIOSA
A Joyce Bunna

Afvel veio esculpida e sem nome Seu fluido de ao E o movimento frgil dos versos Como de nervos a palavra triste! Infiltrou-se no cardume de horas E l unidade O dever de desmorer Deixe-me a flor e a flor eu vos peo [nascer!

Marab Dezembro de 2003

UM INSTANTE!
A Di

H alguns dias plantei na alma o incenso da terra Planta e infncia debulhada sobre o sol De mos dadas e no tumulto brincavam Corriam descobertos at a perenidade! Da terra arrastei a gramtica e o p dos assuntos Pude mencionar seu grito e sua moenda torrencial A feio do instante que educa Que chega aflijo entre a caricia e o secreto! Fui sua ossatura intransitiva e no apenas oblquo Amei suscetvel at o amor Fatiguei-me do amor intrpido E nos ardis do mesmo amor S resta-nos a vida suspeita?
Rio de Janeiro Outubro de 2003

VISO DE UM DIA EM 2003!

O tempo de usurpao Como so de gesso suas motivaes Quem duvidou j sente pisadas no telhado E uma realidade plida. Redemoinhos no p de girassol A agulha da perplexidade na garganta Isso, e a arvore desgalhada pela [ignorncia! tempo de segredos e suspiro O que era comum tornou-se superficial A infncia est no passado enormemente e sem carinhos. A mo tornou-se objeto pattico e comove... Tudo que cheira a primavera no chega informe e cansao! Onde cabe um livro Cabe um homem e sua pressa? Quem comumente devolve-me os passos E a matria que sofre Desamor? Para que a chave, o ar e o alfazema dos sons Retorne vida a sua musculatura Ignore os ces da [rotina! tempo de desgovernos E governos no dizem amm. No desejo honorrios e nem rimo catstrofe S escrevo ante o sumio dos lrios ensaios de remisso, Recomponho-me em trmulos suspiros e cismo, Sim, sei que a dor ortodoxa e corri Possuo na pele o gro e a queimadura!
Rio de Janeiro Novembro,2003

EU QUE AINDA POSSO FALAR!


A Ligia e Cristina

Gravito nas interminveis sensaes de exlio Sou passo a passo ida Voltar um ato sofrvel? Indene permaneo Minha alma afoita est guardada No escuta rudos na parede! Todo dia abro a porta com essas formulaes Caminham sozinhas Nuas, universais e midas... Sou atemporal e outras mesmices? O hlito das coisas e dos livros me chama sem resignao! Meu corpo, minha nostalgia moral Minha perna ferida, minha espcie de sigilo. Gostaria de est em fuga ou criando filhos Mas o frio encolheu-me a isso Atar o p no mesmo lugar! Espero h uma semana o navio ingnuo E procuro antenomes na minha meninice Nele adormeo perante a noite e olho o mar sem horizontes Clido, apenas assunto!

Rio de Janeiro Novembro de 2003

DO QUANTO NECESSRIO SER!


A dos Anjos

E eu que servir po continuo inacabado Estou no tempo h anos e envelheci De tudo o que se diria no poema Tornei-me vasto e crtica a qual respondo! Como di a infrao desse tempo Seu estado de nostalgia e gripe Sua velhice ideal, seu empate na chegada! Como supresa essa falta de conspirao A reunio de mos eclodindo a vergonha Os olhos suados de todo lirismo O tempo, esse ramo sem nome! E da vida o que sobra seu gosto tcito? Impulses e charme, os que sofrem argutos Os que se amam num ultimo instante Os que se sentem atuais, e na alcova?

Rio de Janeiro Outubro de 2003

AULA DE ALEGRIA.
A Maria Raimunda

Eu conheo a Maria Ela no lava vazia No nasceu esquia. Permanentemente essa mulher, j adiou por tantas vezes substantiva [infelicidade. Embala nos braos a exclamao do mundo, se parece a muitos mundos e j nem dorme subitamente as noites. Noticias saem dos olhos, outros enigmas, e o amor esse sobrenome sutil. Permaneo feito de livros que jamais se afastam dos teus olhos. Deixe- me compreender a esttica da escola, a pele das letras, o p dos tumultos, a lareira da amizade! preciso perguntar a Maria Embebedar de rima a hipocrisia Inventar um tipo de alegria Que seja gil em chegar!
Marab Outubro/2004.

INCISO! A Zeca Tocantins Esta invicto o dia Cabe a onde o seu sentido funesto O delrio abissal dos olhos? Servir nele minha vida Sendo fabula e noite Aclamado num tempo profundo! Amormente Ningum viu nada Tudo em quase sono refletia!
Agosto de 2003

CAMINHO
A Sueli

Diante de mim urge um sim A vida remetente tudo, desgovernar, emoo povoada neste gesto O ato das manhs Essa que no espera remdios Nem odor dos fatos!
Setembro de 2003 Marab

DENOMIO SUTIL
A Evandro Medeiros

Estamos na masmorra somente Ou invisveis ao corte? Deixai-nos viver com este senso No so de barro As plpebras do gro? Permitiremos viver! O gesto pelo trabalho A intuio pelo favo genital O secreto pelo ardor do respiro A emoo pelo termo integral Fica quase permitido viver A estranheza de tudo!

Charles Trocate Outubro de 2003

INSTROSPEO
A Giselda Coelho

Caminho Incisivamente caminho Guardo resultados to enormes dos passos Caminho com o meu tumulto Toda obrigao Sntese e f Exulto na multido o corao aberto patamar, Estendo-me solidariamente j nem sei morrer Nem noticiar tristezas Exlio e precrias perguntas Meu grau de fantasia caminha Sem cansao circula e sentimenta alegria mida de realidade, poro de utopia discreta.

So Paulo Outubro de 2004

SINFONA DE NIMO
A Beta Moreira

noticia no jornal que a mulher ama. Um homem objetivo no entende esse acontecimento, Essa nota pblica de escandalosa alegria. As dirias paixes esto tumultuadas no jornal. noticia que a mulher se inventa abertamente, Debate cansaos e planeja astros de teimosia e carinho, Poder olhar sem separatismo a infncia e o tempo ignbil. Diz sem nfase de morte, Paralise a dor, recolham as tristezas, as alucinaes. Paciente explica a fantasia, a performace do prximo passo. vida bolina o espao, dana geografias inteiras, Duela a vspera do contentamento Debate poltica publica e escova o cabelo impaciente do medo. Estende-se a sacrifcios e comunga sem estereotipo O que no necessrio dizer, no est vil, sua mo acena palavras homogneas. Inscreve-se suscetvel Emoo e sentido nas tuas razes calmas De explicar solidariamente, te segredo de vida. De tudo que necessrio te abrao.

Marab Dezembro de 2004

O LUGAR DE NASCER!
A Bernardo, meu filho.

O que sei que a flor expira, a vida assim, A nave do amor no cochila, volve-me a v teus olhos de sol Buscar esses dias na lrica, que o presente voc Um menino flor mais que luz, e verdade que chega, Um menino amor que reluz e natural sorrir Voar Bolino este universo para beijar a tua pequena mo Que j sente o que diz meu corao. Marab Agosto de 2003

Anda mungkin juga menyukai