Anda di halaman 1dari 7

As 10 catstrofes atribudas ao aquecimento global

Enquanto as autoridades reunidas em Copenhague discutem como parar o avano da mudana climtica na Terra, muitos lugares j sentem o impacto dos fenmenos atribudos por ambientalistas ao aquecimento global. A seguir, os dez mais graves. Por Renata Honorato

1. Degelo nos plos, Andes e Himalaia


O derretimento do gelo nos plos, Andes e geleiras do Himalaia so algumas das principais consequncias das mudanas climticas que tm atingido todo o mundo nos ltimos anos. A neve do monte Quilca, na fronteira entre Peru e Bolvia, j desapareceu, enquanto na regio do oceano rtico a camada de gelo se tornou 40% mais fina. O degelo tambm responsvel pelo aumento do nvel do mar e pela alterao da temperatura dos oceanos, fenmenos que respondem por inmeros desastres naturais, como furaces, terremotos e tsunamis.

2. Furaco Katrina, em Nova Orleans


O furaco Katrina, que atingiu Nova Orleans, nos EUA, em 2005, alcanou a categoria 5 da Escala de Furaces de Saffir-Simpson, considerada catastrfica, e devastou o local, matando milhares de pessoas e deixando outras milhares desabrigadas. Cerca de 1 trilho de litros de gua foram bombeados para fora da cidade, no intuito de restabelecer condies favorveis s famlias que tiveram de abandonar a regio por conta dos alagamentos.

3. Inundaes e secas na China


A maior populao do mundo sofre com as mudanas climticas. Quando no so as chuvas torrenciais e as consequentes inundaes que deixam mortos, feridos e desabrigados, a seca que maltrata comunidades inteiras. Cerca de 7,5 milhes de chineses sofrem com a falta de chuva e com as altas temperaturas que superam os 40C. Por outro lado, um condado da provncia de Shanxi, ao norte do pas, j chegou a enfrentar chuvas contnuas de at 36 horas.

4. Epidemia de Malria
O clima mais quente, consequncia das alteraes climticas, encurta o ciclo reprodutivo do mosquito que transmite a malria e permite que eles se multipliquem mais rapidamente em regies atingidas por desastres naturais. Segundo a Agncia de Proteo do Meio Ambiente, o aquecimento tropical contribui para que as chuvas torrenciais alcancem latitudes maiores e insetos se aglomerem em reas sem saneamento bsico e assistncia mdica. Cerca de 1 milho de pessoas na frica morrem todos os anos por causa da doena.

5. Fauna em perigo
O derretimento do gelo e a elevao da temperatura das guas do mar de Berring, no Alasca, esto obrigando animais como morsas, ursos polares e aves marinhas locais a migrarem para o norte, onde a escassez de comida leva as espcies rumo extino.

Essas mudanas bruscas fazem com quem muitos filhotes se percam de seus pais e morram, antes mesmo de chegar fase adulta, por falta de alimentao.

6. Desaparecimento de ilhas
A elevao do nvel do mar j comea a fazer suas primeiras vtimas. Recentemente, a ilha de Lohachara, na ndia, foi inundada. O fato repercutiu no mundo todo e assustou os vizinhos de Ghoramara, onde dois teros de terra j foram invadidos pela gua. As Ilhas Carteret, em Papua Nova Guin, tambm correm o risco de desaparecer em breve. Segundo cientistas, cerca de 10 ilhas da regio do delta indiano esto ameaadas e podem ser tomadas pelo mar nos prximos anos.

7. Incndios na Austrlia e nos Estados Unidos


Incndios como os registrados nos estados de Victoria e California, localizados na Austrlia e Estados Unidos, respectivamente, so srias consequncias do aquecimento global. Por conta das mudanas nos padres de chuva, que causam secas e aumentam a temperatura, a madeira das rvores potencializa as queimadas, que por sua vez emitem substncias qumicas na atmosfera e partculas nocivas no ar.

8. Seca na Amaznia
O pulmo do mundo est ameaado pelas mudanas climticas e a seca que atingiu a regio em 2005 foi s o comeo de uma srie de fenmenos naturais previstos para o futuro, caso no ocorra um controle do aquecimento global. A Amaznia, que abriga mais da metade das reas de florestas tropicais do mundo, e uma em cada cinco espcies do planeta, pode sofrer novamente com a falta de chuva se as temperaturas do Atlntico Norte permaneceram mais altas do que a mdia.

9. Onda de calor na Europa


A onda de calor que atingiu o vero europeu em 2003 foi diretamente ligada ao aquecimento global. Milhares de pessoas morreram e em algumas regies a temperatura chegou aos 50C. Frana, Itlia, Gr-Bretanha, Portugal, Espanha, Alemanha e Sua foram os pases mais atingidos. A maior parte das mortes foi causada por desidratao, problemas circulatrios e distrbios metablicos.

10. Enchentes em Santa Catarina


O estado de Santa Catarina, principalmente a regio do Vale do Itaja, sofreu com chuvas intensas em 2008. As tempestades, consideradas fora do comum para a regio, alagaram vrias cidades prximas e deixaram muitas reas sem gua, luz e comida. Milhares de moradores ficaram desabrigados e foram atingidos por avalanches de lama. Todos os estados do Brasil se comoveram com a situao e enviaram s localidades mais afetadas doaes de alimentos, remdios, roupas e cobertores.

Apocalipse gourmet: coma antes que acabe


Estudos apontam 13 ingredientes que o aquecimento global e outras catstrofes naturais podem fazer desaparecer da mesa.
Aquecimento global, desmatamento e coleta predatria podem fazer que o prato fique vazio
Se a situao ambiental no for revertida, h rumores de que o aquecimento global vai provocar mudanas no cardpio mundial. E no s ele. Alm do aumento da temperatura e as modificaes climticas da Terra, a pesca predatria e o desmatamento tambm podero causar modificaes importantes no cardpio do homem. Nas prximas dcadas, alimentos que fazem parte do nosso cotidiano vo se transformar em artigos de luxos. Segundo os cientistas, a Terra deve apresentar uma elevao na temperatura de 2 a 3 graus at 2050 e o IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change) prev um aumento de 5,8C nos prximos 100 anos. Se no forem controladas as emisses de gs carbnico, as previses podem se tornar verdadeiras. Confira 13 ingredientes que vo sofrer com as mudanas e receitas para aproveit-los enquanto ainda d tempo. Chocolate O chocolate j foi bebida sagrada para as civilizaes pr-colombianas e se transformou em um grande hit mundial. Mas quem no vive sem chocolate prepare-se. Daqui a 40 anos, segundo estudo da fundao Bill & Melinda Gates, o hbito custar caro. As principais reas de cultivo do cacau, Gana e Costa do Marfim, podem sofrer danos definitivos. O problemo que esses dois pases africanos so responsveis por 2/3 da produo mundial do ingrediente. Para tentar fugir dessa realidade, fazendeiros comearam a procurar regies mais frias e limitadas para seu cultivo, que precisam de um alto investimento em tecnologia, segundo o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), na Colmbia. Salmo Os peixes so produtos sensveis que vo sofrer muito com as alteraes climticas e a mudana de acidez dos oceanos. Segundo a National Wild Federation, o salmo ter problemas para se alimentar com os moluscos, cada vez mais cidos, e tambm para se reproduzir, j que as ovas sero arrastadas pelos rios. Usque Os amantes da bebida podem sofrer com a falta de quantidade e tambm qualidade. A Esccia, maior produtor de usque, poder ter que enfrentar secas, enchentes e pragas nas reas de plantio de cereais usados na fabricao da bebida, como o malte. o que diz uma pesquisa encomendada pelo governo escocs em 2011. Atum e bacalhau O atum e o bacalhau tambm vo sofrer os impactos. Segundo a pesquisa coordenada por Stephen R. Palumbi, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o cenrio em 2050

no ser nada bom. O estudo aponta que at l nenhuma espcie marinha que usamos para fazer nossos pratos ser prpria para o consumo. Segundo os pesquisadores, algumas espcies j perderam 90% de sua populao total desde 1994. No caso do atum azul e dos peixes conservados como bacalhau, tidos como nobres, a populao caiu 92% nos ltimos 60 anos. Alm da temperatura, essas espcies tm problemas com a pesca predatria. Vinhos de Bordeaux A regio francesa de Bordeaux uma das mais respeitadas quando o assunto vinho. Nem ela, rea produtora das mais antigas e responsvel por 1/3 da produo da Frana, vai escapar. Alguns especialistas dizem que com as alteraes do aquecimento global, a rea se tornar imprpria para o cultivo das uvas em 2050. A sada deve ser o uso de espcies geneticamente modificadas, que vo deixar os frutos mais resistente s mudanas climticas. O preo, com certeza, vai subir junto com a temperatura. Arroz O arroz a base da alimentao de muitas culturas. Como falar para um japons que ele vai ficar sem sushi ou para um brasileiro que ele vai ter que fazer mudanas estruturais em seu PF? A colheita de arroz j tem mostrado quedas de at 20% no rendimento dos ltimos 25 anos. Uma pesquisa norte-americana realizada com 227 propriedades rurais das principais regies produtoras (Tailndia, Vietn, ndia e China) relaciona a reduo com o aumento de temperatura durante a noite. Para eles, as plantas esto gastando mais energia para respirar em noites quentes, afetando a fotossntese e o desenvolvimento da plantao. Mel As colnias de abelha na Europa, Amrica do Norte, frica e sia, comearam a dar os primeiros sinais de problemas. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, as populaes de abelha diminuram de 5,5 milhes, em 1950, para 2,5 milhes, em 2007. Os principais culpados so os agrotxicos e a poluio, mas uma corrente de cientistas no exclui o aquecimento do planeta que vem alterando a florao como uma das causas. Banana A situao para os que gostam de banana tambm no das melhores. O alerta sobre a banana-nanica que vinha sido atacada por parasitas, como o fungo sigatoka-negra, j foi dado h alguns anos. Ainda existe uma penca de tipos de banana por a, mas no futuro no h como prever se uma nova praga no far estrago maior. As bananas que consumimos hoje tm baixa variedade gentica e, por isso maior vulnerabilidade. Caf O caf tambm est na mira. Algumas regies produtoras na Amrica Latina j mostram indcios de queda na produo de seus melhores gros. Os cafezais precisam de temperatura e clima adequados, alm de um equilbrio entre dias secos e chuvosos e isso no est acontecendo. As chuvas fortes danificam as flores e o calor intenso acelera a proliferao de fungos. Segundo a Embrapa, se a situao continuar assim, a produo de caf no Brasil pode cair 92% at 2100.

Mandioca A mandioca pode no sumir totalmente do cardpio, mas com certeza a variedade de espcies diminuir, segundo estudo do bilogo Nagib Nassar, da Universidade de Braslia. Alguns tipos selvagens j comearam a sumir no cerrado brasileiro. As pesquisas que estudam a regio desde 1970 revelam que trs espcies j teriam sumido do mapa. Apesar de a mandioca que usamos em casa estar longe da extino, perdemos muitas oportunidades de fazer cruzamentos genticos com as espcies selvagens, que so mais ricas em protenas. O milho e o trigo tambm podem sofrer com esse problema. Um pesquisa da Embrapa, baseada na estimativa do aumento da temperatura do IPCC, mais pessimista em relao raiz. Para o rgo, a mandioca corre srio risco de desaparecer ainda em 2020 em reas cada vez mais quentes, como o semi-rido nordestino. Por outro lado, outras reas no tero temperatura suficiente para a produo. Pinho A associao internacional Slow Food criou uma lista de alimentos que correm o risco de desaparecer nas regies em que so nativos ou pratos tpicos com modo de fazer especfico tradicional. A lista brasileira conta com mais de 20 produtos, entre eles o pinho tradicional da regio sul e das serras. A principal ameaa do pinho a coleta no sustentvel. Palmito O palmito-juara outro que est na lista da Slow Food Brasil e pelo mesmo motivo: coleta no sustentvel. A planta quase sumiu de vez, at que seu consumo comeou a ser substitudo pelo do palmito pupunha, de cultivo mais fcil. Apesar dos esforos, o palmito-juara ainda corre riscos. Nativo da regio Sudeste do Brasil, essa espcie sofre com a extrao predatria h anos e tem conseguido se manter graas reservas indgenas guarani que mantm as palmeiras nativas e fazem uma coleta sustentvel.

Mudanas climticas esto ligadas ao aumento de catstrofes naturais, diz relatrio da ONU
Estudo feito por cientistas para o Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas atribui ao aquecimento global desastres naturais como secas, inundaes e furaes ocorridos nos ltimos anos. E alerta: situao vai piorar
Seca, inundaes, ciclones e incndios: os desastres climticos esto mais frequentes e intensos com o aquecimento global provocado por atividades humanas. A tendncia que esta situao se agrave, alerta um relatrio da ONU sobre o clima. Claro que o impacto do aquecimento climtico sobre os eventos depende de sua natureza e de sua distribuio, muito desigual, entre as diferentes regies do mundo. Alm disso, o nvel de certeza das previses formuladas por especialistas varia com a quantidade e a qualidade dos dados disponveis. Mas os centenas de cientistas que redigiram este relatrio para o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas) so contundentes: os eventos climticos

extremos sero, no geral, mais graves e mais frequentes nas prximas dcadas, um risco a mais para a maior parte dos habitantes de nosso planeta. "Este o maior esforo j realizado para avaliar o modo como as catstrofes esto mudando", afirmou Neville Nicholls, professor da Universidade Monash de Melbourne e coordenador de um dos captulos deste relatrio, que deve ser revisado pela ONU durante a reunio em Kampala, antes da publicao, programada para o dia 18 de novembro. Esta publicao coincide com uma srie de catstrofes naturais devastadoras que suscitaram muitas interrogaes e inquietaes. Em 2010, temperaturas recordes favoreceram incndios que destruram florestas da Sibria, enquanto o Paquisto e a ndia sofreram com inundaes sem precedentes. Neste ano, os Estados Unidos registraram um nmero recorde de desastres, desde o transbordamento do Mississippi e do Missouri at o furaco Irene, passando pela seca terrvel que afeta atualmente o Texas. Na China, regies inteiras sofrem com secas intensas, enquanto chuvas devastam a Amrica Central e a Tailndia. Ao humana Trata-se apenas de anormalidades climticas momentneas ou so consequncias, profundas e durveis, do aquecimento global? A maior parte destes eventos so consequncia do aquecimento climtico produzido por ao humana: aumento das temperaturas, do teor de gua na atmosfera e da temperatura dos oceanos, segundo o relatrio. Todos eles so fatores propcios para agravar e provocar eventos climticos extremos. De acordo com o relatrio, apoiado em centenas de estudos publicados nos ltimos anos, quase certo que, de 99% a 100%, a frequncia e a magnitude dos recordes dirios de calor vai aumentar em escala planetria neste sculo 21. E tambm muito provvel (90% a 100%) que a durao, a frequncia e a intensidade das ondas de calor continuaro a aumentar em quase todas as regies. Os picos de temperatura vo provavelmente (66% a 100% de certeza) aumentar em relao ao fim do sculo 20, at 3C em 2050 e 5C at 2100. Muitas reas, particularmente os trpicos e as latitudes elevadas, vo enfrentar chuvas e neves mais intensas. Paralelamente as secas vo se agravar em outros pontos do globo, em especial no Mediterrneo, na Europa Central, na Amrica do Norte, no nordeste do Brasil e na frica austral. O aumento do nvel dos mares e da temperatura das guas vai provocar ciclones mais destrutivos, enquanto o derretimento das geleiras e do permafrost, combinada com mais precipitaes, poder provocar mais deslizamentos, diz o IPCC.
PROTOCOLO DE KYOTO Em 16 de fevereiro de 2005, o Protocolo de Kyoto entrou em vigor, assinado por 141 pases. O documento estabeleceu as principais metas de reduo da emisso de gases poluentes no planeta, que esto ligados ao aquecimento global. Apenas 30 naes, consideradas industrializadas, sujeitaram-se obrigatoriamente s metas. Os Estados Unidos ratificaram o protocolo, porm, em 2001, retiraram-se das negociaes, alegando estarem preocupados em manter a economia estvel. Os pases em desenvolvimento, como o Brasil e a China (apesar de ser o segundo maior pas emissor de gases poluentes do mundo), ficaram livres de metas especficas.

O Brasil foi apontado pela ONU Organizao das Naes Unidas -, no dia posterior assinatura do tratado, como grande beneficirio de Kyoto, j que, atravs do MDL Mecanismo de Desenvolvimento Limpo -, poderia obter crditos de carbono para negociar com os demais signatrios ao protocolo. O pas, apesar de no ser obrigado a cumprir as metas, promoveu uma srie de encontros e eventos para debater medidas de reduo do lanamento de gases causadores do efeito estufa.

Assim como o Brasil, outros pases tomaram atitudes para uma menor emisso de CO2 na atmosfera, como a China, por exemplo. Apesar da recusa dos Estados Unidos em participar do protocolo, 28 dos 50 estados americanos e dezenas de empresas multinacionais sediadas no pas adotaram voluntariamente medidas de reduo de gases poluentes com o objetivo de combater o aquecimento global, no final de fevereiro. No ms seguinte, a Noruega inaugurou a primeira bolsa mundial para compra e venda de cotas de emisso de dixido de carbono.

Em julho, Estados Unidos e Austrlia elaboraram, em conjunto, uma espcie de alternativa ao Protocolo de Kyoto. China, ndia e Coria do Sul tambm participaram da negociao. A idia foi reunir os pass responsveis por 40% das emisses mundiais.

Previsto desde fevereiro deste ano, o Canad sediou, no final de novembro, a Dcima Primeira Conferncia das Partes da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre a Mudana do Clima (COP 11). O evento reuniu 190 pases para discutir o futuro da gesto do clima ps-Kyoto. A idia foi propor um segundo perodo de compromisso do protocolo, de 2013 a 2017 ou 2020. Quem encabeou as negociaes foi a Unio Europia, que pretende colocar pases do Terceiro Mundo, como o Brasil, a China e a ndia para cumprir as metas, alm de convencer os EUA a participar do protocolo.

Anda mungkin juga menyukai