Anda di halaman 1dari 18

Como Estudar Raciocinio Logico para Concursos As questes de Raciocnio Lgico sempre vo ser compostas por proposies que

provam, do suporte, do razo a algo, ou seja, so afirmaes que expressam um pensamento de sentindo completo. Essas proposies podem ter um sentindo positivo ou negativo. Exemplo 1: Joo anda de bicileta. Exemplo 2: Maria no gosta de banana. Tanto o exemplo 1 quanto o 2 caracterizam uma afirmao/proposio. A base das estruturas lgicas saber o que verdade ou mentira (verdadeiro/falso). Os resultados das proposies SEMPRE tem que dar verdadeiro. H alguns princpios bsicos: Contradio: Nenhuma proposio pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Terceiro Excludo: Dadas duas proposies lgicas contraditrias somente uma delas verdadeira. Uma proposio ou verdadeira ou falsa, no h um terceiro valor lgico (mais ou menos, meio verdade ou meio mentira). Ex. Estudar fcil. (o contrrio seria: Estudar difcil. No existe meio termo, ou estudar fcil ou estudar difcil). Para facilitar a resoluo das questes de lgica usam-se os Conectivos Lgicos, que so smbolos que comprovam a veracidade das informaes e unem as proposies uma a outra ou as transformam numa terceira proposio. Veja abaixo:

(~) no: negao () e: conjuno (V) ou: disjuno () se...ento: condicional () se e somente se: bicondicional
Agora, vejamos na prtica como funcionam estes conectivos: Temos as seguintes proposies: O Po barato. O Queijo no bom. A letra P, representa a primeira proposio e a letra Q, a segunda. Assim, temos: P: O Po barato. Q: O Queijo no bom. NEGAO (smbolo ~): Quando usamos a negao de uma proposio invertemos a afirmao que est sendo dada. Veja os exemplos: Ex1. : ~P (no P): O Po no barato. ( a negao lgica de P) ~Q (no Q): O Queijo bom. ( a negao lgica de Q) Se uma proposio verdadeira, quando usamos a negao vira falsa. Se uma proposio falsa, quando usamos a negao vira verdadeira. Regrinha para o conectivo de negao (~):

~P

V F

F V

CONJUNO (smbolo ): Este conectivo utilizado para unir duas proposies formando uma terceira. O resultado dessa unio somente ser verdadeiro se as duas proposies (P e Q) forem verdadeiras, ou seja, sendo pelo menos uma falsa, o resultado ser FALSO. Ex.2: P Q. (O Po barato e o Queijo no bom.) = e Regrinha para o conectivo de conjuno (): P Q PQ V V V VF F FV F F F F DISJUNO (smbolo V): Este conectivo tambm serve para unir duas proposies. O resultado ser verdadeiro se pelo menos uma das proposies for verdadeira. Ex3.: P V Q. (Ou o Po barato ou o Queijo no bom.) V = ou Regrinha para o conectivo de disjuno (V): P Q PVQ V V V V F V F V V F F F CONDICIONAL (smbolo ) Este conectivo d a idia de condio para que a outra proposio exista. P ser condio suficiente para Q e Q condio necessria para P. Ex4.: P Q. (Se o Po barato ento o Queijo no bom.) = se...ento Regrinha para o conectivo condicional (): P Q PQ V V V V F F F V V F F V BICONDICIONAL (smbolo ) O resultado dessas proposies ser verdadeiro se e somente se as duas forem iguais (as duas verdadeiras ou as duas falsas). P ser condio suficiente e necessria para Q Ex5.: P Q. (O Po barato se e somente se o Queijo no bom.) = se e somente se Regrinha para o conectivo bicondicional (): P Q PQ V V V V F F F V F F F V

Testes de Raciocinio Logico Teste seus conhecimentos! 1. Dizer que no verdade que Celina bonita ou Cristina no loira, logicamente equivalente a dizer que verdade que: a) Celina no bonita ou Cristina no loira b) Celina no bonita e Cristina loira c) Celina bonita ou Cristina loira d) Celina bonita e Cristina loira e) Celina no bonita e Cristina no loira

2. Ou Y = X, ou X = Z, mas no ambos. Se X = W, ento Y = W. Ora X = W. Logo: a) X Z b) X Y c) Z = Y d) Z = X e) W Y

3. Se Maria no anda sozinha, ento Pedro sabe costurar. Se Maria anda sozinha, ento ou Joana estuda ou Manoel trabalha. Se Manoel trabalha, Teresa faz ginstica. Mas Teresa faz ginstica se e somente se no for verdade que Ferdinando no tem uma camera. Ora, Ferdinando no tem uma camera e Joana no estuda. Logo: a) Maria no anda sozinha e Manoel trabalha b) Joana no estuda e Manoel trabalha c) Ferdinando no tem uma camera e Teresa faz ginstica d) Pedro no sabe costurar ou Maria anda sozinha e) Pedro sabe costurar e Manoel no trabalha.

4. Ou cozinhar facil, ou Beth no gosta de cozinhar. Por outro lado, se estudar no difcil, ento

cozinhar difcil. Da segue-se que, se Beth gosta de cozinhar, ento: a) Se estudar difcil, ento cozinhar difcil b) cozinhar fcil e estudar difcil c) cozinhar fcil e estudar fcil d) cozinhar difcil e estudar difcil e) cozinhar difcil ou estudar fcil

5. Toda vaca preta, e todo cavalo no preto, portanto: a) Algum animal preto cavalo. b) Nenhum animal preto cavalo. c) Nenhum animal preto vaca. d) Todo animal preto no vaca. e) Nenhuma vaca preta.

6. Ingls no difcil de se entender, ou Alemo difcil de se entender. Ingls fcil de se entender, ou Alemo difcil de se entender, o Italiano razovel de se entender. Italiano razovel de se entender, ou Alemo no difcil de se entender. Italiano no razovel de se entender, ou Ingls fcil de se entender. Logo, a) Italiano razovel de se entender, Ingls fcil de entender, Alemo no difcil de se entender. b) Italiano no razovel de se entender, Ingls fcil de se entender, Alemo no difcil de se entender. c) Italiano razovel de se entender, Ingls fcil de se entender, Alemo difcil de se entender. d) Italiano no razovel de se entender, Ingls no fcil de se entender, Alemo no difcil de se entender. e) Italiano no razovel de se entender, Ingls fcil de se entender, Alemo difcil de se entender.

7. Para que a afirmativa "todo sorvete gostoso" seja falsa, basta que: a) Todo sorvete seja gostoso. b) Todo sorvete no seja gostoso. c) Nenhum sorvete seja gostoso.

d) Algum sorvete no seja gostoso. e) Algum sorvete seja gostoso.

8. Slvia, Adriana e Raquel so trs amigas. Uma delas casada, outra divorciada e outra solteira, no necessariamente nessa ordem. Apenas uma das afirmaoes abaixo verdadeira:

Slvia divorciada. Raquel solteira. Adriana no casada.

Assim, possvel que Slvia, Adriana e Raquel sejam, respectivamente: a) solteira, casada, divorciada. b) divorciada, casada, solteira. c) solteira, divorciada, casada. d) casada, divorciada, solteira. e) divorciada, solteira, casada. 9. Trs amigos, Paulo, Jos e Ricardo, trocam afirmaes. "Jos mdico" - diz Paulo; "o Ricardo mdico" - Jos diz; "Paulo e Jos so mdicos" - diz Ricardo; Com base nestas trs informaes, pode-se afirmar que: a) apenas Paulo mdico. b) apenas Ricardo mdico. c) apenas Jos mdico. d) Paulo e Ricardo so mdicos. e) Paulo e Jos so mdicos. 10. Um discusso envolveu trs irmos. Cada um dos trs acusou um dos outros dois. Apenas um deles um culpado. O primeiro irmo foi o nico que disse a verdade. Se cada um deles (por acaso mudasse sua acusao) tivesse acusado algum diferente, mas no a si mesmo, o segundo irmo teria sido o nico a dizer a verdade. Conclui-se que: a) O primeiro irmo inocente e o segundo culpado. b) O primeiro irmo inocente e o terceiro culpado. c) O segundo irmo inocente e o primeiro culpado. d) O terceiro irmo inocente e o primeiro culpado. e) O terceiro irmo inocente e o segundo culpado.

Gabarito 1. B 2. A 3. E 4. B 5. B 6. C 7. D 8. D 9. C 10. B Raciocinio Logico Prova 1 MTE 2003 41 - Trs amigas encontram-se em uma festa. O vestido de uma delas azul, o de outra preto, e o da outra branco. Elas calam pares de sapatos destas mesmas trs cores, mas somente Ana est com vestido e sapatos de mesma cor. Nem o vestido nem os sapatos de Jlia so brancos. Marisa est com sapatos azuis. Desse modo, a) o vestido de Jlia azul e o de Ana preto. b) o vestido de Jlia branco e seus sapatos so pretos. c) os sapatos de Jlia so pretos e os de Ana so brancos. d) os sapatos de Ana so pretos e o vestido de Marisa branco. e) o vestido de Ana preto e os sapatos de Marisa so azuis.

42 - Pedro e Paulo saram de suas respectivas casas no mesmo instante, cada um com a inteno de visitar o outro. Ambos caminharam pelo mesmo percurso, mas o fizeram to distraidamente que no perceberam quando se cruzaram. Dez minutos aps haverem se cruzado, Pedro chegou casa de Paulo. J Paulo chegou casa de Pedro meia hora mais tarde (isto , meia hora aps Pedro ter chegado casa de Paulo). Sabendo que cada um deles caminhou a uma velocidade constante, o tempo total de caminhada de Paulo, de sua casa at a casa de Pedro, foi de a) 60 minutos b) 50 minutos c) 80 minutos d) 90 minutos e) 120 minutos 43 - Trs pessoas, Ana, Bia e Carla, tm idades (em nmero de anos) tais que a soma de quaisquer duas delas igual ao nmero obtido invertendose os algarismos que formam a terceira. Sabe-se, ainda, que a idade de cada uma delas inferior a 100 anos (cada idade, portanto, sendo indicada por um algarismo da dezena e um da unidade). Indicando o algarismo da unidade das idades de Ana, Bia e Carla, respectivamente, por A1, B1 e C1; e indicando o algarismo da dezena das idades de Ana, Bia e Carla, respectivamente, por A2, B2 e C2, a soma das idades destas trs pessoas igual a: a) 3 (A2+B2+C2) b) 10 (A2+B2+C2) c) 99 (A1+B1+C1) d) 11 (B2+B1) e) 3 (A1+B1+C1)

45 - Uma estranha clnica veterinria atende apenas ces e gatos. Dos ces hospedados, 90% agem como ces e 10% agem como gatos. Do mesmo modo, dos gatos hospedados 90% agem como gatos e 10% agem como ces. Observou-se que 20% de todos os animais hospedados nessa estranha clnica agem como gatos e que os 80% restantes agem como ces. Sabendo-se que na clnica veterinria esto hospedados 10 gatos, o nmero de ces hospedados nessa estranha clnica :

a) 50 b) 10 c) 20 d) 40 e) 70

47 - Investigando uma fraude bancria, um famoso Rascunho detetive colheu evidncias que o convenceram da verdade das seguintes afirmaes: a) Se Homero culpado, ento Joo culpado. b) Se Homero inocente, ento Joo ou Adolfo so culpados. c) Se Adolfo inocente, ento Joo inocente. d) Se Adolfo culpado, ento Homero culpado. As evidncias colhidas pelo famoso detetive indicam, portanto, que: a) Homero, Joo e Adolfo so inocentes. b) Homero, Joo e Adolfo so culpados. c) Homero culpado, mas Joo e Adolfo so inocentes. d) Homero e Joo so inocentes, mas Adolfo culpado. e) Homero e Adolfo so culpados, mas Joo inocente.

48 - Se no durmo, bebo. Se estou furioso, durmo. Se durmo, no estou furioso. Se no estou furioso, no bebo. Logo, a) no durmo, estou furioso e no bebo b) durmo, estou furioso e no bebo c) no durmo, estou furioso e bebo d) durmo, no estou furioso e no bebo e) no durmo, no estou furioso e bebo

49 - Fernando, Joo Guilherme e Bruno encontram-se perdidos, uns dos outros, no meio da floresta. Cada um est parado em um ponto, gritando o mais alto possvel, para que os outros possam localizlo. H um nico ponto em que possvel ouvir simultaneamente Fernando e Bruno, um outro nico ponto (diferente daquele) em que possvel ouvir simultaneamente Bruno e Joo Guilherme, e h ainda um outro nico ponto (diferente dos outros dois) em que possvel ouvir simultaneamente Joo Guilherme e Fernando. Bruno encontra-se, em linha reta, a 650 metros do ponto onde se encontra Fernando. Fernando, por sua vez, est a 350 metros, tambm em linha reta, do ponto onde est Joo Guilherme. Fernando grita o suficiente para que seja possvel ouvi-lo em qualquer ponto at uma distncia de 250 metros de onde ele se encontra. Portanto, a distncia em linha reta, em metros, entre os pontos em que se encontram Bruno e Joo Guilherme : a) 650 b) 600

c) 500 d) 700 e) 720

50 - Augusto, Vinicius e Romeu esto no mesmo vrtice de um polgono regular. Num dado momento, os trs comeam a caminhar na borda do polgono. Todos os trs caminham em velocidades constantes, sendo que a velocidade de Augusto o dobro da de Vinicius e o qudruplo da de Romeu. Augusto desloca-se em sentido oposto ao de Vinicius e ao de Romeu. Aps um certo tempo, Augusto e Vinicius encontram-se num determinado vrtice. Logo a seguir, exatamente dois vrtices depois, encontram-se Augusto e Romeu. O nmero de arestas do polgono : a) 10 b) 15 c) 12 d) 14 e) 11 Gabarito Raciocinio Logico Prova 1 MTE 2003 41 - C 42 - A 43 - D 45 - E 47 - B 48 - D 49 - C 50 - B Raciocinio Logico Prova 1 CGU 2004 31 - Ana prima de Bia, ou Carlos filho de Pedro. SeJorge irmo de Maria, ento Breno no neto de Beto. Se Carlos filho de Pedro, ento Breno neto de Beto. Ora, Jorge irmo de Maria. Logo: a) Carlos filho de Pedro ou Breno neto de Beto. b) Breno neto de Beto e Ana prima de Bia. c) Ana no prima de Bia e Carlos filho dePedro. d) Jorge irmo de Maria e Breno neto de Beto. e) Ana prima de Bia e Carlos no filho dePedro.

32 - Trs homens so levados presena de um jovem lgico. Sabe-se que um deles um honesto marceneiro, que sempre diz a verdade. Sabe-se, tambm, que um outro um pedreiro, igualmente honesto e trabalhador, mas que tem o estranho costume de sempre mentir, de jamais dizer a verdade. Sabe-se, ainda, que o restante um vulgar ladro que ora mente, ora diz a verdade. O problema que no se sabe quem, entre eles, quem. frente do jovem lgico, esses trs homens fazem,

ordenadamente, as seguintes declaraes:O primeiro diz: Eu sou o ladro.O segundo diz: verdade; ele, o que acabou de falar, o ladro.O terceiro diz: Eu sou o ladro.Com base nestas informaes, o jovem lgico pode, ento, concluir corretamente que: a) O ladro o primeiro e o marceneiro o terceiro. b) O ladro o primeiro e o marceneiro o segundo. c) O pedreiro o primeiro e o ladro o segundo. d) O pedreiro o primeiro e o ladro o terceiro. e) O marceneiro o primeiro e o ladro o segundo.

34 - Marco e Mauro costumam treinar natao na mesma piscina e no mesmo horrio. Eles iniciam os treinos simultaneamente, a partir de lados opostos da piscina, nadando um em direo ao outro. Marco vai de um lado a outro da piscina em 45 segundos, enquanto Mauro vai de um lado ao outro em 30 segundos. Durante 12 minutos, eles nadam de um lado para outro, sem perder qualquer tempo nas viradas. Durante esses 12 minutos, eles podem encontrar-se quer quando esto nadando no mesmo sentido, quer quando esto nadando em sentidos opostos, assim como podem encontrar-se quando ambos esto fazendo a virada no mesmo extremo da piscina. Dessa forma, o nmero de vezes que Marco e Mauro se encontram durante esses 12 minutos : a) 10 b) 12 c) 15 d) 18 e) 20

36 - Durante uma viagem para visitar familiares com Rascunhodiferentes hbitos alimentares, Alice apresentou sucessivas mudanas em seu peso. Primeiro, ao visitar uma tia vegetariana, Alice perdeu 20% de seu peso. A seguir, passou alguns dias na casa de um tio, dono de uma pizzaria, o que fez Alice ganhar 20% de peso. Aps, ela visitou uma sobrinha que estava fazendo um rgido regime de emagrecimento. Acompanhando a sobrinha em seu regime, Alice tambm emagreceu, perdendo 25% de peso. Finalmente, visitou um sobrinho, dono de uma renomada confeitaria, visita que acarretou, para Alice, um ganho de peso de 25%. O peso final de Alice, aps essas visitas a esses quatro familiares, com relao ao peso imediatamente anterior ao incio dessa seqncia de visitas, ficou: a) exatamente igual b) 5% maior c) 5% menor d) 10% menor e) 10% maior

37 - Genericamente, qualquer elemento de uma matriz M pode ser representado por mij, onde i representa a linha e j a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz X = xij, de terceira ordem, a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) eB=(bij). Sabendo-se que (aij) = i2 e que bij = (i-j)2,ento o produto dos elementos x31 e x13 igual a: a) 16 b) 18 c) 26

d) 65 e) 169

38 - Homero no honesto, ou Jlio justo. Homero honesto, ou Jlio justo, ou Beto bondoso. Beto bondoso, ou Jlio no justo. Beto no bondoso, ou Homero honesto. Logo, a) Beto bondoso, Homero honesto, Jlio no justo. b) Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio no justo. c) Beto bondoso, Homero honesto, Jlio justo. d) Beto no bondoso, Homero no honesto, Jlio no justo. e) Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio justo.

39 - Foi feita uma pesquisa de opinio para determinar o Rascunhonvel de aprovao popular a trs diferentes propostas de polticas governamentais para reduo da criminalidade. As propostas (referidas como A, B e C) no eram mutuamente excludentes, de modo que o entrevistado poderia se declarar ou contra todas elas, ou a favor de apenas uma, ou a favor de apenas duas, ou a favor de todas as trs. Dos entrevistados, 78% declararam-se favorveis a pelo menos uma delas. Ainda do total dos entrevistados, 50% declararam-se favorveis proposta A, 30% proposta B e 20% proposta C. Sabe-se, ainda, que 5% do total dos entrevistados se declararam favorveis a todas as trs propostas. Assim, a percentagem dos entrevistados que se declararam favorveis a mais de uma das trs propostas foi igual a: a) 17% b) 5% c) 10% d) 12% e) 22%

40 - Os ngulos de um tringulo encontram-se na razo 2:3:4. O ngulo maior do tringulo, portanto, iguala: a) 40 b) 70 c) 75 d) 80 e) 90 Gabarito Raciocinio Logico Prova 1 CGU 2004 31 E 32 B 34 E 36 D 37 D

38 C 39 A 40 D Raciocinio Logico Auditor Fiscal MG Prova 1 2005 31 - A, B e C so matrizes quadradas de mesma ordem, no singulares e diferentes da matriz identidade. A matriz C igual ao produto A Z B, onde Z tambm uma matriz quadrada. A matriz Z, portanto, igual a: a) A-1 B C b) A C-1 B-1 c) A-1 C B-1 d) A B C-1 e) C-1 B-1 A-1

32 - Sete modelos, entre elas Ana, Beatriz, Carla e Denise, vo participar de um desfile de modas. A promotora do desfile determinou que as modelos no desfilaro sozinhas, mas sempre em filas formadas por exatamente quatro das modelos. Alm disso, a ltima de cada fila s poder ser ou Ana, ou Beatriz, ou Carla ou Denise. Finalmente, Denise no poder ser a primeira da fila. Assim, o nmero de diferentes filas que podem ser formadas igual a: a) 420 b) 480 c) 360 d) 240 e) 60

33 - Ana precisa chegar ao aeroporto para buscar uma amiga. Ela pode escolher dois trajetos, A ou B. Devido ao intenso trfego, se Ana escolher o trajeto A, existe uma probabilidade de 0,4 de ela se atrasar. Se Ana escolher o trajeto B, essa probabilidade passa para 0,30. As probabilidades de Ana escolher os trajetos A ou B so, respectivamente, 0,6 e 0,4. Sabendo-se que Ana no se atrasou, ento a probabilidade de ela ter escolhido o trajeto B igual a: a) 6/25 b) 6/13 c) 7/13 d) 7/25 e) 7/16

34 - O reino est sendo atormentado por um terrvel drago. O mago diz ao rei: O drago desaparecer amanh se e somente se Aladim beijou a princesa ontem. O rei, tentando compreender melhor as palavras do mago, faz as seguintes perguntas ao lgico da corte: 1. Se a afirmao do mago falsa e se o drago desaparecer amanh, posso concluir corretamente que Aladim beijou a princesa ontem? 2. Se a afirmao do mago verdadeira e se o drago desaparecer amanh, posso concluir corretamente que

Aladim beijou a princesa ontem? 3. Se a afirmao do mago falsa e se Aladim no beijou a princesa ontem, posso concluir corretamente que o drago desaparecer amanh? O lgico da corte, ento, diz acertadamente que as respostas logicamente corretas para as trs perguntas so, respectivamente: a) No, sim, no b) No, no, sim c) Sim, sim, sim d) No, sim, sim e) Sim, no, sim

35 - Se Andr culpado, ento Bruno inocente. Se Andr inocente, ento Bruno culpado. Se Andr culpado, Leo inocente. Se Andr inocente, ento Leo culpado. Se Bruno inocente, ento Leo culpado. Logo, Andr, Bruno e Leo so, respectivamente: a) Culpado, culpado, culpado. b) Inocente, culpado, culpado. c) Inocente, culpado, inocente. d) Inocente, inocente, culpado. e) Culpado, culpado, inocente. Gabarito Raciocinio Logico Prova 1 AFRE MG 2005 31 - C 32 - A 33 - E 34 - D 35 - B Raciocinio Logico Prova 1 AFC 2002 51 - Ou Lgica fcil, ou Artur no gosta de Lgica. Por outro lado, se Geografia no difcil, ento Lgica difcil. Da segue-se que, se Artur gosta de Lgica, ento: a) Se Geografia difcil, ento Lgica difcil. b) Lgica fcil e Geografia difcil. c) Lgica fcil e Geografia fcil. d) Lgica difcil e Geografia difcil. e) Lgica difcil ou Geografia fcil.

53 - Um agente de viagens atende trs amigas. Uma delas loura, outra morena e a outra ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Bete, outra se chama Elza e a outra se chama Sara. Sabe, ainda, que cada uma delas far uma viagem a um pas diferente da Europa: uma delas ir Alemanha, outra ir Frana e a outra ir Espanha. Ao agente de viagens, que queria identificar o nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes informaes:A loura: No vou Frana nem Espanha. A

morena: Meu nome no Elza nem Sara. A ruiva: Nem eu nem Elza vamos Frana.O agente de viagens concluiu, ento, acertadamente, que: a) A loura Sara e vai Espanha. b) A ruiva Sara e vai Frana. c) A ruiva Bete e vai Espanha. d) A morena Bete e vai Espanha. e) A loura Elza e vai Alemanha.

54 - Dizer que no verdade que Pedro pobre e Alberto alto, logicamente equivalente a dizer que verdade que: a) Pedro no pobre ou Alberto no alto. b) Pedro no pobre e Alberto no alto. c) Pedro pobre ou Alberto no alto. d) se Pedro no pobre, ento Alberto alto. e) se Pedro no pobre, ento Alberto no alto.

55 - Se Carina amiga de Carol, ento Carmem cunhada de Carol. Carmem no cunhada de Carol. Se Carina no cunhada de Carol, ento Carina amiga de Carol. Logo, a) Carina cunhada de Carmem e amiga de Carol. b) Carina no amiga de Carol ou no cunhada de Carmem. c) Carina amiga de Carol ou no cunhada de Carol. d) Carina amiga de Carmem e amiga de Carol. e) Carina amiga de Carol e no cunhada de Carmem.

56 - Cinco aldees foram trazidos presena de um velho rei, acusados de haver roubado laranjas do pomar real. Abelim, o primeiro a falar, falou to baixo que o rei que era um pouco surdo no ouviu o que ele disse. Os outros quatro acusados disseram:Bebelim: Cebelim inocente.Cebelim: Dedelim inocente.Dedelim: Ebelim culpado.Ebelim: Abelim culpado.O mago Merlim, que vira o roubo das laranjas e ouvira as declaraes dos cinco acusados, disse ento ao rei: Majestade, apenas um dos cinco acusados culpado, e ele disse a verdade; os outros quatro so inocentes e todos os quatro mentiram. O velho rei, que embora um pouco surdo era muito sbio, logo concluiu corretamente que o culpado era: a) Abelim b) Bebelim c) Cebelim d) Dedelim e) Ebelim

57 - Pedro saiu de casa e fez compras em quatro lojas, cada uma num bairro diferente. Em cada uma gastou a metade do que possua e, ao sair de cada uma das lojas pagou R$ 2,00 de estacionamento. Se no final ainda tinha R$ 8,00, que quantia tinha Pedro ao sair de casa? a) R$ 220,00

b) R$ 204,00 c) R$ 196,00 d) R$ 188,00 e) R$ 180,00

60 - A expresso dada por y = 4 (cosseno x) + 4 definida para todo nmero x real. Assim, o intervalo de variao de y : a) -4 b) 0 < y <_8 c) -00 d) 0 <_y <4 e) 0

61 - Em um passeio de moto, um dos participantes vai de Curitiba a So Paulo a uma velocidade mdia de 50 Km por hora; aps, retorna de So Paulo para Curitiba a uma velocidade mdia de 75 Km/h. Considerando todo o percurso de ida e volta, a velocidade mdia, em Km/h foi de: a) 60 b) 62,5 c) 65 d) 70 e) 72,5

62 - Em um aqurio h peixes amarelos e vermelhos: 80% so amarelos e 20% so vermelhos. Uma misteriosa doena matou muitos peixes amarelos, mas nenhum vermelho. Depois que a doena foi controlada, verificou-se que 60% dos peixes vivos, no aqurio, eram amarelos. Sabendo que nenhuma outra alterao foi feita no aqurio, o percentual de peixes amarelos que morreram foi: a) 20 % b) 25 % c) 37,5 % d) 62,5 % e) 75 %

64 - De forma generalizada, qualquer elemento de uma matriz M pode ser representado por mij, onde i representa a linha e j a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz S = sij, de terceira ordem, a matriz resultante da soma entre as matrizes A = (aij) e B = (bij), ou seja, S = A + B.Sabendo-se que (aij) = i2 + j2 e que bij = (i + j)2,ento a soma dos elementos da primeira linha da matriz S igual a: a) 17 b) 29 c) 34 d) 46 e) 58

65 - A remunerao mensal dos funcionrios de uma empresa constituda de uma parte fixa igual a R$ 1.500,00 mais uma comisso de 3% sobre o total de vendas que exceder a R$ 8.000,00. Calcula-se em 10% o percentual de descontos diversos que incidem sobre seu salrio bruto (isto , sobre o total da parte fixa mais a comisso). Em dois meses consecutivos, um dos funcionrios dessa empresa recebeu, lquido, respectivamente, R$ 1.674,00 e R$ 1.782,00. Com esses dados, pode-se afirmar que as vendas realizadas por esse funcionrio no segundo ms foram superiores s do primeiro ms em: a) 8% b) 10% c) 14% d) 15% e) 20%

66 - Os nmeros A, B e C so inteiros positivos tais que A < B < C. Se B a mdia aritmtica simples entre A e C, ento necessariamente a razo (B - A) / (C - B) igual a: a) A / A b) A / B c) A / C d) B / C e) - (B/B)

67 - Em uma sala de aula esto 10 crianas sendo 6 meninas e 4 meninos. Trs das crianas so sorteadas para participarem de um jogo. A probabilidade de as trs crianas sorteadas serem do mesmo sexo : a) 15% b) 20% c) 25% d) 30% e) 35%

69 - A circunferncia uma figura constituda de infinitos pontos, que tem a seguinte propriedade: a distncia de qualquer ponto P(x,y),da circunferncia at o seu centro C(a,b) sempre igual ao seu raio R. A forma geral da circunferncia dada por: (x - a)2 + (y - b)2 = R2. Assim, a equao da circunferncia de centro na origem dos eixos e que passa pelo ponto (3,4) : a) x2 + y2 = 4 b) x2 + y2 = 9 c) x2 + y2 = 16 d) x2 + y2 = 25 e) x2 + y2 = 49 Gabarito Raciocinio Logico Prova 1 AFC 2002 51 - B

53 - E 54 - A 55 - B 56 - C 57 - D 60 - E 61 - A 62 - D 64 - D 65 - E 66 - A 67 - B 69 - D Raciocinio Logico Prova 1 STN 2005 34 - Considere dois conjuntos, A e B, onde A = {X1, X2, X3, X4} e B = {X1, X5, X6, X4}. Sabendo-se que a operao T definida por A T B = (A B) (B A ), ento a expresso (A T B ) 'V B dada por: a) { X1, X5, X4} b) { X1, X2} c) { X1, X2, X3, X4} d) {X4, X6, X5} e) { X1, X6}

36 - Uma grande empresa possui dois departamentos: um de artigos femininos e outro de artigos masculinos. Para o corrente ano fiscal, o diretor da empresa estima que as probabilidades de os departamentos de artigos femininos e masculinos obterem uma margem de lucro de 10% so iguais a 30 % e 20 %, respectivamente. Alm disso, ele estima em 5,1% a probabilidade de ambos os departamentos obterem uma margem de lucro de 10 %. No final do ano fiscal, o diretor verificou que o departamento de artigos femininos obteve uma margem de lucro de 10%. Desse modo, a probabilidade de o departamento de artigos masculinos ter atingido a margem de lucro de 10% igual a: a) 17% b) 20% c) 25 % d) 24 % e) 30 %

37 - Um grupo de dana folclrica formado por sete meninos e quatro meninas foi convidado a realizar

apresentaes de dana no exterior. Contudo, o grupo dispe de recursos para custear as passagens de apenas seis dessas crianas. Sabendo-se que nas apresentaes do programa de danas devem participar pelo menos duas meninas, o nmero de diferentes maneiras que as seis crianas podem ser escolhidas igual a: a) 286 b) 756 c) 468 d) 371 e) 752

38 - Se Marcos no estuda, Joo no passeia. Logo, a) Marcos estudar condio necessria para Joo no passear. b) Marcos estudar condio suficiente para Joo passear. c) Marcos no estudar condio necessria para Joo no passear. d) Marcos no estudar condio suficiente para Joo passear. e) Marcos estudar condio necessria para Joo passear.

39 - A afirmao Alda alta, ou Bino no baixo, ou Ciro calvo falsa. Segue-se, pois, que verdade que: a) se Bino baixo, Alda alta, e se Bino no baixo, Ciro no calvo. b) se Alda alta, Bino baixo, e se Bino baixo, Ciro calvo. c) se Alda alta, Bino baixo, e se Bino no baixo, Ciro no calvo. d) se Bino no baixo, Alda alta, e se Bino baixo, Ciro calvo. e) se Alda no alta, Bino no baixo, e se Ciro calvo, Bino no baixo.

40 - Se Pedro no bebe, ele visita Ana. Se Pedro bebe, ele l poesias. Se Pedro no visita Ana, ele no l poesias. Se Pedro l poesias, ele no visita Ana. Segue-se, portanto que, Pedro: a) bebe, visita Ana, no l poesias. b) no bebe, visita Ana, no l poesias. c) bebe, no visita Ana, l poesias. d) no bebe, no visita Ana, no l poesias. e) no bebe, no visita Ana, l poesias. Gabarito Raciocinio Logico Prova 1 STN 2005 34 - C 36 - A 37 - D 38 - E 39 - C

40 - B

Anda mungkin juga menyukai