Anda di halaman 1dari 69

FACAPE

FACULDADE DE CINCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA DISCIPLINA: PESQUISA MERCADOLGICA CURSO: ADMINISTRAO 8 PERODO MANH E NOITE PROFESSOR: INCIO LOYOLA

Material Didtico Para Estudo

ASSUNTOS COMPLEMENTARES - DIVERSOS

2008/2

ASSUNTOS DISPONVEIS

I Critrio de ABA/ABIPEME e Critrio de Almeida & Wickerhauser ........................................................................ Pg. 03

II Amostragem ............................................................................. Pg. 07

III Alguns Tipos de Projetos de Pesquisa ..................................... Pg. 13

IV Planejamento do Projeto e Formulao do Problema .............. Pg. 19

V Atividades Realizadas no Semestre e Mapa de Controle de Avaliao ................................................ Pg. 21

VI Informaes Diversas da Estatstica Descritiva e Indutiva ....... Pg. 33

VII Dados Sobre a Disciplina (Plano do Curso) ............................. Pg. 66

I CRITRIO DE ABA/ABIPEME E CRITRIO DE ALMEIDA & WICKERHAUSER

Critrio de Almeida & Wickerhauser de 1991.


Nmero de itens possudos Item Televisor em Cores Rdio Banheiro Automvel Empregada mensalista Posse de: Aspirador de p Mquina de lavar roupa VCR Vdeo cassete Geladeira Grau de instruo do chefe da famlia: Analfabeto ou primrio incompleto Primrio completo (4 srie do 1 Grau completo) Ginsio completo (1 Grau completo) Colegial completo (2 Grau completo) Superior Completo P o n t u a o 0 0 0 0 0 0 1 4 2 2 4 5 2 7 3 5 9 11 3 11 5 7 13 16 4 14 6 10 18 21 Pontos: 6 8 10 7 Pontos: 0 5 10 15 21 5 18 8 12 22 26 6e+ 22 9 15 26 32

Critrio ABA/ABIPEME de 1982.


Nmero de itens possudos Item Televisor em Cores Rdio Banheiro Automvel Empregada Posse de: Aspirador de p Mquina de lavar roupa Grau de instruo do chefe da famlia: Analfabeto ou primrio incompleto Primrio completo Ginsio completo Colegial completo Superior Completo P o n t u a o N 0 0 0 0 0 1 2 1 2 4 6 2 4 2 4 8 12 3 6 3 6 12 18 4 8 4 8 16 24 Pontos: 5 2 Pontos: 0 1 3 5 10 5 10 5 10 16 24 6e+ 12 6 12 16 24

Os pontos de corte que definem as classes.


Critrio ABA/ABIPEME de 1982 (N de pontos) Classe A Classe B Classe C Classe D Classe E 35+ 21-34 10-20 5-9 0-4 Critrio de Almeida & Wickerhauser (N de pontos) com 4 classes 78+ 51-77 27-50 0+26 com 5 classes 89+ 59-88 35-58 20-34 0-19

O mercado deve dispor de uma classificao scio-econmica do consumidor que seja de larga aceitao por todos os seus participantes (anunciantes, empresas, agncias de propaganda, agncias de pesquisa de marketing e veculos de comunicao), pois possibilita: quantificar segmentos scio-econmicos especficos do mercado; concentrar esforos em segmentos scio-econmicos especficos do mercado; comparar diferentes segmentos scio-econmicos de mercado em termos de potencial de compra e de necessidades e desejos diferenciados; acompanhar a evoluo do consumo e dos desejos e necessidades de diferentes segmentos scio-econmicos de mercado; comparar resultados de pesquisa feitas em diferentes regies do pas; que a referncia a determinado segmento scio-econmico seja reconhecida uniformemente por todos os envolvidos no processo de marketing, tanto internamente quanto externamente empresa.

II AMOSTRAGEM

AMOSTRAGEM
TERMOS INTERESSANTES: Populao de pesquisa o agregado de todos os casos que se enquadram num conjunto de especificaes previamente estabelecidos. Amostra qualquer parte de uma populao. Amostragem o processo de colher amostras de uma populao. Censo quando se estuda todos os seus elementos. Elemento de pesquisa a unidade sobre a qual procuramos obter os dados.

VANTAGENS DA AMOSTRAGEM economia de mo-de-obra, de dinheiro e de tempo; rapidez na obteno dos resultados; nica opo quando o estudo resulta em contaminao dos elementos pesquisados.

QUALIDADES DE UMA BOA AMOSTRA: Preciso refere-se exatido dos resultados de medies obtidas na amostra em relao aos resultados que seriam obtidos se medssemos toda populao, utilizando os mesmos mtodos, instrumentos, procedimentos, etc. Eficincia refere-se medida de comparao entre diversos projetos amostrais. Dizemos que um projeto mais eficiente do que outro se, sob condies especficas, trouxer resultados mais confiveis do que o outro, ou se, para um dado custo produzir resultados de maior preciso, ou se, ainda, resultados com a mesma preciso forem obtidos a um menor custo. Correo refere-se ao grau de ausncia de vieses no amostrais na amostra. Uma amostra dita correta se as medidas superestimadas e as subestimadas forem compensadas entre os membros da amostra.

PASSOS PARA A SELEO DE AMOSTRAS definir a populao de pesquisa; identificar uma lista de todas as unidades amostrais da populao; decidir o tamanho da amostra; selecionar um procedimento especfico atravs do qual a Amostra ser determinada; selecionar fisicamente a Amostra tendo por base os procedimentos dos passos anteriores.

TIPOS DE AMOSTRAGEM
A) PROBABILSTICA aquela em que cada elemento da populao tem uma chance conhecida e diferente de zero de ser selecionado para compor a amostra. B) NO PROBABILSTICA aquela em que a seleo dos elementos da populao para compor a amostra depende, ao menos em parte, do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo.

RAZES PARA O USO DE AMOSTRAGEM NO PROBABILSTICA no existir outra alternativa vivel; a amostragem probabilstica tecnicamente superior na teoria, porm na prtica ocorrem problemas em sua aplicao que enfraquecem essa superioridade; a obteno de uma amostra de dados que reflitam precisamente a populao no seja o propsito principal de pesquisa; o tempo e os recursos financeiros e materiais necessrios para a realizao de uma pesquisa com amostragem probabilstica.

TIPOS DE AMOSTRAGENS NO PROBABILSTICA


1. Por convenincia so selecionados, como o prprio nome diz, por alguma convenincia do pesquisador. 2. Intencionais a suposio bsica da Amostra intencional que com bom julgamento e estratgia adequada, podem ser escolhidos os casos a serem includos e, assim, chegar a amostras que sejam satisfatrias para as necessidades da pesquisa. 3. Por quotas ( ou proporcionais ) constituem um tipo especial de amostras intencionais. O pesquisador procura obter uma amostra que seja similar, sob alguns aspectos, populao. 4. Por trfego envolvem observar ou entrevistar pessoas que trafegam por determinado local, como por exemplo pessoas dentro de uma loja. 5. Auto-relato medida que se conseguem localizar alguns elementos (s vezes apenas um), solicita-se a eles que indiquem conhecidos que tambm faam parte da populao, e assim, sucessivamente, vai-se construindo a amostra. 6. Desproporcionais podem ser aplicadas a qualquer tipo de amostragem em que a proporo dos extratos na populao seja conhecida.

10

TIPOS DE AMOSTRAGENS PROBABILSTICA


1. ALEATRIA SIMPLES caracteriza-se pelo fato de cada elemento da populao ter probabilidade conhecida, diferente de zero, idntica dos outros elementos, de ser selecionado para fazer parte da Amostra. PROCEDIMENTOS PARA SELEO DE AMOSTRAS ALEATRIAS SIMPLES: Sorteios 2. ALEATRIA ESTRATIFICADA consiste no processo de subdividir uma populao em extratos, selecionar amostras aleatrias simples de cada extrato e, a seguir, combin-las em uma amostra nica para estimar os parmetros da populao. Elas podem ser: a) No proporcionais b) Por conglomerados

3. SISTEMTICA seleciona-se, aleatoriamente, para ser o primeiro elemento de uma Amostra de tamanho n, de uma populao de tamanho N, um dentre N/n primeiros elementos listados. Para a obteno dos demais elementos, vamos sucessivamente, acrescentando ao nmero de ordem do elemento anterior N/n para determinar o nmero de ordem do elemento seguinte, at esgotarmos toda a populao.

4. POR REA uma soluo engenhosa que dispensa a necessidade de listagens dos elementos da populao mas, em contrapartida, exige a utilizao de mapas detalhados de regies, estados, municpios, cidades, bairros.

11

COLETA E PROCESSAMENTO DOS DADOS


1. COLETA DOS DADOS a fase em que so efetuados os contatos com os respondentes, aplicados os instrumentos, registrados os dados, efetuados uma primeira verificao do preenchimento dos instrumentos e enviados os instrumentos preenchidos para o processamento. Planejamento da coleta de dados especifica quantas as operaes tero incio e trmino e descrevem todas a atividades. As atividades que precisam ser cronogramadas compreendem:

Ver Captulo IV
PLANEJAMENTO DO PROJETO E FORMULAO DO PROBLEMA
(PESQUISA NA PRTICA)

2. ORAMENTO DE DESPESAS E DE SADAS DE CAIXA o oramento de despesas, para uma pesquisa que utilize entrevistas pessoais, compreende a previso das despesas com: salrios dos supervisores e de pessoal administrativo; materiais e suprimentos; dirias e ajudas de custo; transporte, hospedagem e alimentao; telefone e outras comunicaes; reproduo de instrumentos de coleta de dados. 3. RECURSOS HUMANOS a escolha de entrevistadores inadequados pode introduzir uma infinidade de fontes vieses que podem comprometer completamente os resultados da pesquisa. 4. CONTROLE fundamental para se conseguir o cumprimento de prazos e oramentos.

12

III ALGUNS TIPOS DE PROJETO DE PESQUISA

13

TIPOS DE PESQUISA

CLASSIFICAO EXPLORATRIA DESCRITIVA CAUSAL EXPLORATRIAS CONCLUSIVAS: DESCRITIVAS CAUSAIS EXPLORATRIAS CONCLUSIVAS: DESCRITIVAS CAUSAIS PERFOMANCE - MONITORAO EXPLORATRIAS CONCLUSIVAS: ESTUDOS ESTATSTICOS CASOS ESTUDOS EXPERIMENTAIS MTODO HISTRICO ABORDAGEM INFERENCIAL ABORDAGEM EXPERIMENTAL MTODO QUANTITATIVO MTODO QUALITATIVO LEVANTAMENTO AMOSTRAIS ESTUDO DE CAMPO EXPERIMENTO NO CAMPO EXPERIMENTO EM LABORATRIO EXPLORATRIA DESCRITIVA EXPERIMENTAL EXPERIMENTAL EX-POST-FACT

AUTORES SELLTIZ E OUTROS (1959) CHURCHILL (1979) GREEN & TUL (1966) COX & GOOD (1967)

KINNEAR & TAYLOR (1979)

BOYD & WESTFALL (1973)

LUCK, WALES & TAYLOR (1974)

KIRK & MILLER (1968)

FESTINGER & KATZ (1959)

DRAKE & MILLER (1969)

KERLINGER (1973)

14

As pesquisas podem ainda ser classificadas quanto:


natureza das variveis pesquisadas: qualitativas e quantitativas; natureza do relacionamento entre as variveis estudadas: descritivas e causais; objetivo e ao grau em que o problema de pesquisa est cristalizado: exploratria e conclusiva; forma utilizada para a coleta de dados primrios: pesquisa por comunicao e pesquisa por observao; ao escopo da pesquisa em termos de amplitude e profundidade: estudo de casos, de campo e levantamento amostrais; dimenso da pesquisa no tempo: ocasionais e evolutivas; possibilidade de controle sobre as variveis em estudo: pesquisas experimentais de laboratrios, pesquisas experimentais de campo e pesquisas ex-post-fact; ao ambiente de pesquisa: de campo, de laboratrio e por simulao.

CARACTERIZANDO O PBLICO
sexo idade nvel de escolaridade classe de renda ocupao local de moradia

CARACTERIZANDO A PREFERNCIA
freqncia de compra imagem itens comprados fidelidade

15

ESCOLHENDO AS UNIDADES
residncias famlias indivduos

COLETANDO DOS DADOS


entrevistas pessoais por telefone correio preenchimento de questionrios

ESCOLHENDO A LOCALIDADE
lojas rua casa trabalho transporte faculdades bancos

16

A PESQUISA EXPLORATRIA PODE SER USADA PARA OS SEGUINTES OJETIVOS:


familiarizar e elevar o conhecimento e a compreenso de um problema de pesquisa em perspectiva; auxiliar a desenvolver a formulao mais precisa do problema de pesquisa; acumular a priori informaes disponveis relacionadas a um problema de pesquisa conclusiva a ser efetuadas ou em andamento; ajudar no desenvolvimento ou criao de questes de pesquisa relevantes para o objetivo pretendido; auxiliar na determinao de variveis relevantes a serem consideradas num problema de pesquisa; clarificar conceitos; ajudar no delineamento do projeto final da pesquisa; verificar se pesquisas semelhantes j foram realizadas, quais os mtodos utilizados e quais os resultados obtidos; estabelecer prioridades para futuras pesquisas.

MTODOS DE PESQUISA EXPLORATRIA


Levantamento em fontes secundrias; Levantamento de experincias; Estudos de casos selecionados; Observao informal.

17

FONTES DOS DADOS EM PESQUISAS DE MARKETING


O dado pode ser: Pesquisado (verbal, escrita ou observao) primrios secundrios Oriundo de situaes simulares naturais criadas pelo pesquisador

SIMULAO
Para a construo de um modelo de simulao necessrio: que o modelo seja simples para uma fcil compreenso e manipulao dos usurios; tenha representao razovel do domnio das implicaes existentes no sistema de marketing; seja complexo o suficiente para representar o funcionamento do mercado.

TIPOS DE MODELOS DE SIMULAO: Descritivos mostra como o sistema de marketing em estudo est funcionando;

18

IV PLANEJAMENTO DO PROJETO E FORMULAO DO PROBLEMA


(PESQUISA NA PRATICA)

19

PLANEJAMENTO DO PROJETO E FORMULAO DO PROBLEMA


(PESQUISA NA PRTICA)

1. FORMULAR O PROBLEMA. Tentar descobrir todos os por qus? 2. DETERMINAR AS FONTES DE INFORMAO. Faa uma lista de informao exigida pelos objetivos. O prximo passo verificar se as informaes necessrias j existem disponveis. Por fim a prpria natureza da informao desejada indicar ao pesquisador se necessrio pesquisa de campo e quem deve ser entrevistado. 3. PREPARAR OS FORMULRIOS DE COLETA DE DADOS. Se no houver informao no mercado, o pesquisador precisa planejar seu formulrio para coleta de informao. Esse formulrio deve conter as necessidades exigidas nos objetos da pesquisa. Essa lista um ponto de partida no planejamento desses formulrios. (Para questionrio ou observao). 4. PLANEJAR PROCESSO DE AMOSTRAGEM E O TAMANHO DA AMOSTRA. Muito cuidado ao selecionar os critrios conclusivos na definio da amostragem e amostra na consecuo de um determinado objetivo. 5. SELEO E TREINAMENTO PARA ENTREVISTADORES. Selecionar, treinar, simular, testar e avaliar as equipes de campo. A equipe de entrevistadores responde pelo xito e boa qualidade do trabalho. 6. COLETAR INFORMAO EM CAMPO. O processo deve ser acompanhado sistematicamente pela coordenao de campo. 7. DECODIFICAO E ANLISE DOS DADOS. Processo de digitao, tabulao e anlise prvia. 8. PREPARAR O RELATRIO DA PESQUISA. Seguir roteiro ABNT.

20

MODELOS

V ATIVIDADES REALIZADAS NO SEMESTRE E MAPA DE CONTROLE DE AVALIAO

21

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO S. FRANCISCO


Disciplina: PESQUISA MERCADOLGICA Curso: ADMINISTRAO Prof. INCIO LOYOLA 8 perodo Manh e Noite II Sem/2008. Atividade: QUESTIONAR E ANALISAR HIST. EMPRESARIAL Aluno(a) ____________________________________Cd.__________ Ttulo: PESQUISA DE ANLISE DE VENDAS
profundo conhecimento quanto aos registros de vendas, dando ao aluno uma melhor facilidade para elaborao de atividade com critrios tcnicos.

FACAPE

Objetivo: Com o objetivo de exercitar o aprendizado em Pesquisa, visando o

A soluo fica a critrio de cada aluno, por ser uma atividade que busca testar a criatividade e ampliar a viso mercadolgica de cada indivduo. A criao livre, podem ser analisados os dados de qualquer empresa de qualquer ramo ou segmento produtivo (produto ou servio) sendo que a avaliao consiste em verificar os registros e dados j existentes na empresa, que possibilitem o emprego dos mais diversos tipos de busca de informao, o empenho e direcionamento aplicado pelo aluno podem causar o destaque como um diferencial competitivo. Ao encontrar a empresa a ser pesquisada descubra as informaes solicitadas nas variveis abaixo e muitas outras ao seu critrio: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Qual o custo de um cliente novo para a empresa; Qual o custo de manter um cliente na empresa; Lote dos 20 melhores clientes da empresa (Relao Custo/Benefcio); Lote dos 20 maiores clientes da empresa; Custo do esforo em pesquisa por cliente e; Custo do esforo de marketing por cliente

Problema:

Disponibilizamos apenas 06 (seis) variveis para estudo, o aluno ser responsvel pela criao mnima de 14 (quatorze) outras variveis e a atividade final ter obrigatoriamente no mnimo 20 (vinte) variveis testadas e apresentada em relatrio com metodologia conforme o padro ABNT.

Esta atividade criativa deve obedecer a condies normais de exigibilidade do mercado: Para tal realizao necessrio efetuar essa atividade conforme metodologia cientfica obedecendo pelo menos a seguinte ordem:

O que?

1) Capa nas condies da ABNT, exceto efetuar nome da equipe na capa para facilitar identificao dos produtores; 2) Folha de Rosto conforme ABNT; 3) ndice com estruturao correta e numerao de pgina;

22

4) Apresentao: Deixar claro ao leitor o que ele vai ler no seu trabalho, se havia alguma hiptese, se foram tiradas as dvidas, quais objetivos levaram a produzir essa atividade, bem como, deixar claro ao leitor para que serve a pesquisa que voc realizou. 5) Introduo: a) Iniciar descrevendo sobre Pesquisa Mercadolgica, depois de um certo posicionamento, descreva alguns conceitos de pesquisa com as devidas citaes de autores. b) Em seguida, descrever sobre a evoluo da pesquisa em vrios aspectos. c) e por fim, introduzir comentrios sobre pesquisa de oportunidade de vendas - produto e mercado, onde voc fala de cada um deles e aprofunda o conhecimento em pesquisa de mercado para justificar o seu trabalho (nesse momento voc esta comeando a descrever a essncia da sua atividade), com a descoberta de importantes pontos que sejam relevantes demonstrar sua habilidade diferenciada, especfica etc. 6) Na pesquisa efetue detalhamento de sua atividade descrevendo bastante sobre cada ponto conforme solicitao. Crie uma planilha e apresente as variveis em estudo e descreva nas pginas seguintes sobre os nmeros que sua pesquisa apresentou. NB = Cada trabalho nico no efetuar plagio para evitar cancelamento duplo. 7) Concluso: Faca um resumo conclusivo do seu trabalho destacando tpicos que ao seu ver, so importantes. 8) Bibliografia: Efetuar citao de livros, autores, internet e outros no mnimo 10 (dez) citaes. 9) Observao: No buscar apenas um resumo de informaes e sim uma descrio consistente usando sempre o aprofundamento nos seguintes pontos: O que? Como? Quando? bom no esquecer que idia necessita de bastante senso crtico na busca de um entendimento profundo para colocar-se frente de todos seus competidores. Lembre-se: Os pontos mais relevantes desse trabalho devem atender principalmente seu grau de exigncia em suas prprias aes. Portanto, em marketing voc aprende que a melhor estratgia defensiva sua coragem de atacar. NB: A atividade com ttulo errado ter sua avaliao com conceito 0 (Zero); O trabalho s ser aceito e avaliado se estiver com o ttulo conforme solicitado; A data de apresentao e entrega dessa atividade ser no dia que acertarmos em sala de aula; A atividade concluda deve ser entregue a coordenao de equipe em sala.

Sucesso!!!

23

Disciplina: PESQUISA MERCADOLGICA Curso: ADMINISTRAO Prof. INCIO LOYOLA 8 perodo Manh e Noite II Sem/2008. Atividade: PESQUISA INDIVIDUAL/GRUPAL NA INTERNET Aluno(a) ___________________________________Cd.__________ Ttulo: PESQUISA NA INTERNET

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO S. FRANCISCO

FACAPE

Objetivo: Realizar um estudo individual pela internet procurando dados exploratrios, no sentido de efetuar comparaes entre sua cidade de origem com os municpios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Essa atividade busca exercitar o conhecimento e o aprendizado de uma forma rpida e objetiva de obter informaes. Problema:
O problema a ser solucionado depende de esforo e boa vontade para encontrar na INTERNET informaes diversas da cidade de origem do aluno, PRINCIPAL ATIVIDADE ECONMICA, POPULAO, SEXO, GRAU DE INSTRUO, IDH, FPM, PIB, VARIAO DO PIB nos perodos da tabela modelo. Os dados coletados individualmente devem ser apresentados como atividade nica do grupo atravs de uma planilha conforme modelo anexo. A atividade busca conhecimento, o aprendizado e ampliar a viso mercadolgica de cada indivduo.

O que?
Para realizao do mesmo deve-se escolher sites na internet tipo: IBGE, IPEA, UPB, UPM, STN, entre outros. Os dados comparativos sero da cidade de seu nascimento, comparando as cidades de Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco. Para quem nasceu em Juazeiro e Petrolina, somente um aluno dever apresentar a cidade, sendo a seleo do mesmo atravs de sorteio. Os demais alunos devero apresentar um municpio que tenha entre 150 a 300 mil habitantes de qualquer Estado da Federao que o nome do mesmo comece com a primeira letra do nome do aluno pesquisador. Aps realizao da coleta de informaes, de posse do material coletado, a coordenao organizar a planilha para entregar dentro do prazo preestabelecido.

Sucesso!!!

24

Disciplina: PESQUISA MERCADOLGICA Curso: ADMINISTRAO Prof. INCIO LOYOLA 8 perodo Manh e Noite II Sem/2008. Atividade: OBSERVAO POR INSTRUMENTOS DIGITAIS Aluno(a) ____________________________________Cd.__________ Ttulo: OBSERVAO DIGITAL

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO S. FRANCISCO

FACAPE

Objetivo: Efetuar um estudo de coleta de informao atravs da observao digital em uma empresa de qualquer segmento no mercado, para que seja explorado o conhecimento e exercitado o aprendizado, sendo que esta atividade individual, objetivada em alvo especifico de cada aluno. Problema:
Os problemas a serem levantados e a soluo ficam a critrio de cada aluno, por ser uma atividade que busca incentivar o aprendizado e ampliar a viso mercadolgica e a criatividade de cada individuo. A atividade livre, podendo ser estudado qualquer ramo, em qualquer segmento produtivo (produto ou servio) ainda no explorado.

O qu?
Para realizao do mesmo deve-se escolher uma empresa a ser pesquisada e em seguida quais objetivos devem ser estudados, aps a deciso dos objetivos, organizar da seguinte forma: 1 O QUE SER OBSERVADO NA EMPRESA? (Faa um esboo com essa definio). 2 COMO SER OBSERVADO E QUAL INSTRUMENTO A SER UTILIZADO? (Circuito fechado de vdeo, recursos da webcan, laser digital, etc). 3 EFETUAR A OBSERVAO CONFORME CONDIES DOS ITENS 1 E 2. Aps realizao da coleta de informaes, de posse do material coletado, efetuar o relatrio para entrega ao(s) coordenador(es) de sala dentro do prazo prestabelecido.
A data de entrega dessa atividade ser no dia que acertarmos em sala de aula; A atividade concluda deve ser entregue a coordenadora de equipe. O trabalho s ser recebido e avaliado se estiver na metodologia cientifica, segundo a ABNT.

Observaes:

Sucesso!!!

25

Disciplina: PESQUISA MERCADOLGICA Curso: ADMINISTRAO Prof. INCIO LOYOLA 8 perodo Manh e Noite II Sem/2008. Atividade: PROJETO DE PESQUISA EXPERIMENTAL Aluno(a) ___________________________________Cd.__________ Ttulo: ESTUDO EXPERIMENTAL
podendo at mesmo uma simulao no sentido de encontrar artifcios e solues para a hiptese a ser testada. Esta atividade individual, tendo que ser obrigatoriamente objetivada no alvo especfico do estudo elaborado por cada aluno.

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO S. FRANCISCO

FACAPE

Objetivo: Efetuar um estudo experimental sobre qualquer produto ou servio,

Problema:
As hipteses devem ocorrer em cenrio com empresas A/B, sendo que hiptese pode ser sobre qualquer ponto de um processo de mercadizao. O fato da justificativa que uma empresa no est vendendo bem tem relao direta com seu efeito por isso o resultado da mesma no alcana os nveis desejados, portanto as hipteses para esse caso devero ser centradas no ponto timo da causa que est levando a empresa e esse sacrifcio. A atividade livre, para encontrar soluo, pode ser estudado qualquer ramo, em qualquer segmento produtivo (produto ou servio) inclusive analisar fatos reais ou fazer uma simulao.

O qu?
Para realizao do mesmo deve-se escolher uma hiptese a ser testada e em seguida quais artifcios devem ser estudados para solucionar o caso. Esse estudo deve ocorrer em projetos experimentais antes-depois com grupo experimental e grupo de controle, o aluno deve efetuar uma pequena analise sobre EVE = Efeito da Varivel Experimental nos grupos A e B, de forma separada, assim como o EVE final (a-b) do projeto. Aps realizao do experimento, de posse do estudo concludo efetuar entrega ao(s) coordenador (es) de sala dentro do prazo prestabelecido.

NB:
A data de entrega dessa atividade ser no dia que acertarmos em sala de aula; A atividade concluda deve ser entregue e protocolada junto coordenao de equipe. O trabalho s ser recebido e avaliado se estiver na metodologia cientifica, segundo a ABNT.

Sucesso!!!
26

Disciplina: PESQUISA MERCADOLGICA Curso: ADMINISTRAO Prof. INCIO LOYOLA 8 perodo Manh e Noite II Sem/2008. Atividade: PESQUISA DE CAMPO SOBRE MOTOTAXI. Aluno(a) ____________________________________Cd.__________ Ttulo:
PESQUISA SOBRE MOTOTXI PETROLINA E JUAZEIRO

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO S. FRANCISCO

FACAPE

Instrues?
Algumas definies importantes para o xito da pesquisa: 1) Essa avaliao vale at 10,0 (dez) pontos e participa da formao geral do peso das avaliaes da segunda unidade. 2) Tamanho da amostra: n = 12 casos por aluno; 3) Cotas: M/F = 50%, FE (Faixa etria) = 1/3; 4) O material de coleta ser entregue pela coordenao no local, data e hora marcada e a devoluo ocorrer obrigatoriamente ainda no mesmo dia; 5) A unidade de analise ser nos domiclios dos entrevistados, sendo apenas uma coleta de informao por domiclio por rua do bairro sorteado; 6) Os alunos de Petrolina efetuam pesquisas em Juazeiro e os de Juazeiro em Petrolina, a no ser que haja numero excedente para completar a proporcionalidade metodolgica; 7) Nenhum aluno poder efetuar pesquisa no seu bairro, caso seja sorteado, ele deve providenciar substituio junto coordenao de equipe para evitar sua eliminao na atividade; 8) Assim como, em qualquer negligncia aos pontos acima haver sumaria eliminao para evitar vis no resultado.

Objetivo: Com o objetivo de conhecer a opinio dos diversos segmentos


sociais sobre o significado de grandes temas sociais importantes e seus impactos nas pessoas e na sociedade de modo geral, assim como, as demais variveis que tenham relao direta ou indireta com o seu processo mercadolgico.

Definio dos objetivos especficos;


Fica a critrio dos alunos definir os objetivos: 1. 2. 3. 4. 5. . . .

27

Problema:
Esta a atividade prtica que busca incentivar o aprendizado e ampliar o conhecimento em pesquisa. Ao efetuar essa tarefa haver ganhos para cada indivduo. A atividade nica e coletiva, inclusive, neste semestre com os grupos Manh e Noite do curso de ADM/FACAPE na busca de conhecimento e entendimento podendo ampliar a viso sobre os aspectos balizados nos objetivos que podem ser definidos pelo grupo. Ultimamente as pesquisas realizadas foram sobre temas de impactos como: Transgnicos, Clulas Tronco, ampliao da Ponte Presidente Dutra e Racismo. A nova pesquisa em pauta deve ter tambm um alto grau de importncia mercadolgica para a humanidade.

O que?
Para realizao da mesma deve-se estar antenado com os coordenadores da pesquisa sobre vrios aspectos levantados e definidos com o grupo geral. Exemplos: a) metodologia, b) amostragem, c) unidade da analise, d) material de coleta de dados, e) definio de cotas, f) perodo da pesquisa, entre outros. A elaborao do questionrio dever ser criada pelos alunos nas diretrizes objetivadas para a coleta definitiva da(s) entrevista(s). Aps realizao da coleta de informaes no campo e de posse do material coletado, a coordenao de equipe efetuar o relatrio para discusso do grupo e estratgia de apresentao pblica em sala de aula, em data prevista para o final do curso.

Sucesso!!!

28

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO S. FRANCISCO


Disciplina: PESQUISA MERCADOLGICA Curso: ADMINISTRAO Prof. INCIO LOYOLA 8 perodo Manh e Noite II Sem/2008. Atividade: (EXTRA) QUESTIONRIO COM ESTRUTURA/DISFARCE Aluno(a) ____________________________________Cd.__________ Ttulo: QUESTIONRIO ESTRUTURADO E DISFARADO
conhecimento quanto forma e objetivo de questionrios, dando ao aluno uma melhor facilidade para elaborao de atividade com critrios tcnicos.

FACAPE

Objetivo: Exercitar o aprendizado em questionamento, visando o profundo

Problema:
Esta a atividade prtica que busca incentivar o aprendizado e ampliar o conhecimento em pesquisa. Ao efetuar essa tarefa haver ganhos para cada aluno. A atividade nica e individual, inclusive, busca exercitar o conhecimento sobre formulao de questionrios estruturados e no estruturados, disfarados e no disfarados, dentro de aspectos balizados nos objetivos que cada aluno traar.

O qu?
Para realizao da mesma deve-se criar um objetivo para em seguida elaborar 12 (doze) questes estruturadas e disfaradas nas condies abaixo: 3 questes 3 questes 3 questes 3 questes Estruturadas No-estruturadas Estruturadas No-estruturadas No disfaradas No-disfaradas Disfaradas Disfaradas

Realizada a atividade dever ser apresentada ao Professor em sala de aula apenas para ajuste do conhecimento sobre o assunto em pauta.

Sucesso!!!

29

PESQUISA NA INTERNET NICA PARA O GRUPO


CD NOME DO ALUNO NATURALIDADE UF PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONMICAS SEXO POPULAO M F ANALF. ALFABET. 95 00 01/90 01/95 01/00 GRAU INSTRUO IDH FPM

BASE DO ESTUDO BASE DO ESTUDO FULANO DE TAL

PETROLINA JUAZEIRO C. GRANDE

PE BA PB

NB CADA ALUNO VAI COLOCAR AS INFORMAES DE SUA CIDADE NATAL BASE DE CLCULO DA VARIAO DO PIB = A= 80 1 x 100 70 B= 90 1 x 100 80 C= 00 1 x 100 90

30

INTERNET PESQUISA NA INTERNET NICA PARA O GRUPO


PIB CD NOME DO ALUNO NATURALIDADE UF 70 80 90 00 70/80 80/90 90/00 (%) VARIAO DO PIB

BASE DO ESTUDO BASE DO ESTUDO FULANO DE TAL

PETROLINA JUAZEIRO CAMP. GRANDE

PE BA PB

NB CADA ALUNO VAI COLOCAR AS INFORMAES DE SUA CIDADE NATAL BASE DE CLCULO DA VARIAO DO PIB = A= 80 1 x 100 70 B= 90 1 x 100 80 C= 00 1 x 100 90

31

FACAPE
Disciplina: PESQUISA MERCADOLGICA Professor: INCIO LOYOLA 8 Perodo - MANH/NOITE 2008/2 MAPA DE CONTROLE DE AVALIAES CD NOME DO ALUNDO
PESQ. ANLISE VENDAS

I UNIDADE
ESTUDO EXPERIMENTAL PESQUISA NA INTERNET OBSERVAO DIGITAL PESQUISA DE CAMPO

II UNIDADE

ASSINATURA

VISITA AO PETRAPE

_ R=

PAV . 2,7 + VP . 2,1 + PI . 1,1 + PR . 4,1

_ R = OD . 1,3 + EE . 1,4 + PC . 3,2 + PR . 4,1


10
32

10

PROVA FINAL

3 PROVA

FALTAS

FALTAS

PROVA

PROVA

MDIA

MDIA

VI INFORMAES DIVERSAS DA ESTATSTICA DESCRITIVA E INDUTIVA

33

1.1 ESTATSTICA DESCRITIVA E ESTATSTICA INDUTIVA

1.1.1 Estatstica Descritiva Principalmente em pesquisa social, o analista defronta-se amide com a situao de dispor de tantos dados que se torna difcil absorver completamente a informao que est procurando investigar. extremamente difcil captar intuitivamente todas as informaes que os dados contm. necessrio, portanto, que as informaes sejam reduzidas at o ponto em que se possa interpret-las mais claramente. Em outras palavras, indispensvel resumi-las, atravs do uso de certas medidas-snteses, mais comumente conhecidas como estatsticas descritivas ou simplesmente estatsticas. Por conseguinte, a estatstica descritiva um nmero que sozinho descreve uma caracterstica de um conjunto de dados. Trata-se, portanto, de um nmeroresumo que possibilita reduzir os dados a propores mais facilmente interpretveis. Evidentemente, ao resumir os dados atravs do uso de estatsticas descritivas, muita informao ir necessariamente se perder, alm de ser provvel a obteno de resultados distorcidos, a menos que eles sejam interpretados com muita precauo. Em um sentido mais amplo, a Estatstica Descritiva pode ser interpretada como uma funo cujo objetivo a observao de fenmenos de mesma natureza, a coleta de dados numricos referentes a esses fenmenos, a organizao e a classificao desses dados observados e a sua apresentao atravs de grficos e tabelas, alm do clculo de coeficientes (estatsticas) que permitem descrever resumidamente os fenmenos. Essa apostila dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da estatstica Descritiva. 1.1.2 Estatstica Indutiva ou Inferncia Estatstica A inferncia estatstica refere-se a um processo de generalizao, a partir de resultados particulares. Consiste em obter e generalizar concluses, ou seja, inferir propriedades para o todo com base na parte, no particular. A induo estatstica implica, pois, um raciocnio muito mais complexo do que o que preside a Estatstica Descritiva. Entretanto, bem compreendida e utilizada, pode converter-se em um instrumento muito importante para o desenvolvimento de uma disciplina cientfica. O processo de generalizao, que caracterstico do mtodo indutivo, est associado a uma margem de incerteza. A existncia da incerteza deve-se ao fato de que a concluso, que se pretende obter para o conjunto de todos os indivduos analisados quanto a determinadas caractersticas comuns, baseia-se em uma parcela do total de observaes. A medida da incerteza tratada mediante tcnicas e mtodos que se fundamentam na Teoria da Probabilidade. 1.2 O ESTATSTICO H diferentes acepes para a palavra estatstico. O estatstico pode ser alguma pessoa que desenvolva funes oficiais utilizando-se de dados oficiais. Por outro lado, o estatstico pode ser um analista especializado em metodologia estatstica, utilizando-se dela para desenvolver o trabalho de coleta, anlise e tabulao de dados numricos. Finalmente, o termo pode referir-se a um especialista que utiliza a matemtica superior para desenvolver novos e poderosos mtodos de anlise de dados quantitativos, como base para tomar decises. Os estatsticos so sempre necessrios, qualquer que seja o nvel em que desempenham suas atividades.

34

1.3 POPULAO E AMOSTRA Dois conceitos utilizados largamente em Estatstica so populao ou universo estatstico e amostra. 1.3.1 Populao ou Universo Estatstico O conjunto da totalidade dos indivduos sobre o qual se faz uma inferncia recebe o nome de populao ou universo. A populao congrega todas as observaes que sejam relevantes para o estudo de uma ou mais caractersticas dos indivduos, os quais podem ser concebidos tanto como seres animados ou inanimados. Em linguagem mais formal, a populao o conjunto constitudo por todos os indivduos que apresentem pelo menos uma caracterstica comum, cujo comportamento interessa analisar (inferir). Assim sendo, o objetivo das generalizaes estatsticas (induo estatstica) est em dizer-se algo acerca de diversas caractersticas da populao estudada, com base em fatos conhecidos. Essas caractersticas da populao so comumente chamadas de parmetros, os quais so valores fixos e ordinariamente desconhecidos. Se se quiser realizar um estudo censitrio das rendas das famlias, poderia existir uma observao para cada famlia do Brasil. Admitindo-se que cada uma dessas observaes mede, sem erro, a renda de uma famlia, nenhuma observao adicional concebvel esclareceria mais alguma coisa sobre as rendas das famlias. Este Conjunto, esta coleo de observaes, constituiria a populao, ou seja, representaria todas as observaes possveis relativas ao assunto, que a caracterstica que se pretende estudar. Poder-se-ia limitar a populao apenas ao Estado de So Paulo. Agora, o estudo censitrio das rendas das famlias abrangeria apenas aquele Estado. importante ficar bem claro que uma populao estudada em termos de observaes de caractersticas nos indivduos, e no em termos de pessoas ou objetos em si. Assim, por exemplo, as alturas dos cidados do Brasil constituem uma populao. Poderia haver uma populao correspondente aos pesos desses mesmos cidados. Quanto ao nmero de elementos, a populao pode ser finita ou infinita. A primeira aquela que apresenta um nmero limitado de indivduos. Muitas vezes, entretanto, o nmero de observaes infinito. A populao ser, ento, infinita. Esta ltima normalmente est associada a processos. Assim, se um tcnico de laboratrio quisesse pesar um certo material, por maior que fosse o cuidado na experimentao ele poderia, em cada pesagem, obter uma leitura de certo modo diferente. Qualquer nmero de observaes que ele realizasse no constituiria uma populao completa, pois os resultados poderiam no ser uniformes. O processo de pesagem poderia, desta forma, continuar indefinidamente, prevalecendo as condies bsicas do experimento. O nmero de tais medies (observaes) tenderia a ser infinito, dando origem a uma populao infinita. Uma populao infinita dever, ento, ser concebida apenas como um esquema conceitual e terico. 1.3.2 Amostra A amostra pode ser definida como um subconjunto, uma parte selecionada da totalidade de observaes abrangidas pela populao, atravs da qual se faz um juzo ou inferncia sobre as caractersticas da populao. As caractersticas da amostra so chamadas de estatsticas (descritivas), sendo simbolizadas por caracteres latinos, enquanto que os parmetros da populao tero como smbolos, via de regra, os caracteres gregos. Nesse texto, a preocupao ser, portanto, a de descrio da amostra atravs da comumente chamada Estatstica Descritiva.

35

Suponha-se, para exemplificar, que se pretenda conhecer o contedo de ferro natural a ser exportado por um navio. O agregado ou populao consiste em todo o minrio de ferro a ser exportado por esse navio. Parte do minrio examinada, a fim de determinar seu teor de ferro, com o objetivo de tirar uma concluso a respeito do teor de ferro natural do embarque completo. A parte mineral selecionado constitui a amostra do embarque. Uma vez que se far inferncia sobre todo o minrio embarcado a partir de apenas uma poro dele, a base do processo a informao incompleta ou de amostra. 1.4 FENMENOS ESTATSTICOS O fenmeno em estatstica relaciona-se com qualquer evento que se pretenda analisar, cujo estudo seja passvel da aplicao da tcnica estatstica. A Estatstica dedica-se ao estudo dos fenmenos de massa, que so resultantes do concurso de um grande nmero de causas, total ou parcialmente desconhecidas, que sero chamadas de fenmenos estatsticos. possvel no se conhecerem exatamente as causas subjacentes aos fenmenos, pois pode-se estud-los atravs de suas manifestaes, descobrindo-se neles alguns aspectos globais, sem remontar a essas causas. O que caracteriza tais fenmenos (sociais, biolgicos etc.) o fato de serem eles provenientes de um concurso de causas nem sempre totalmente conhecidas pelo analista. Os fenmenos classificam-se em trs tipos: 1.4.1 Fenmenos Coletivos ou Fenmenos de Massa Os fenmenos coletivos so aqueles que no podem ser definidos por uma simples observao. A natalidade, a mortalidade, a nupcialidade, o preo mdio de veculos usados, vendidos diariamente em uma grande cidade, so fenmenos coletivos. 1.4.2 Fenmenos Individuais ou Particulares Os fenmenos individuais so aqueles que iro compor os fenmenos coletivos. Cada nascimento, cada indivduo que morre, cada casamento que ocorre, cada veculo usado que se vende diariamente em uma grande cidade, so fenmenos individuais. 1.4.3 Fenmenos de Multido Os fenmenos de multido distinguem-se dos fenmenos coletivos pelo fato de as caractersticas observadas para a massa no se verificarem para o particular, para o indivduo isoladamente. De acordo com a forma como se manifestam, os fenmenos podem ser classificados sob dois aspectos: a) Fenmenos Tpicos Os fenmenos tpicos so aqueles que se manifestam de forma regular, revelando um comportamento definido. b) Fenmenos Atpicos Os fenmenos atpicos referem-se queles fenmenos cuja manifestao se d atravs de um comportamento irregular, no revelando uma tendncia definida.

36

1.5 ATRIBUTO E VARIVEL Embora na grande maioria dos problemas estatsticos os dados sejam de natureza quantitativa, isto nem sempre acontece. Os dados muitas vezes se apresentam sob o aspecto qualitativo. Por essa razo, costumam-se dividir os dados estatsticos segundo dois aspectos:

1.5.1 Presena ou Ausncia de um Atributo O observador poder limitar-se a notar a presena ou ausncia de um atributo em uma srie de indivduos, e contar o nmero dos que o possuem e o dos que dele carecem. Seria possvel, por exemplo, classificar indivduos segundo o sexo. Haveria, ento, duas classes distintas de dados observados: uma classe representando os indivduos de sexo masculino e outra os de sexo feminino. V-se claramente, atravs do exemplo, que a variao no quantitativa. Costuma-se estabelecer uma correspondncia entre os resultados possveis e nmeros, de modo a se ter sempre um carter numrico associado observao estatstica. Quando os dados estatsticos apresentam um carter qualitativo, o levantamento e os estudos necessrios ao tratamento desses dados so designados genericamente como estatstica de atributo. Considera-se um carter como qualitativo quando as modalidades que o compem formam um conjunto amorfo, no estruturado numericamente, ou seja, quando no h ligao entre essas modalidades, independentemente do fato de constiturem um conjunto completo. Os atributos admitem dois tipos de classificao: 1. Classificao Dicotmica ou Dicotomia Existe uma dicotomia quando cada classe em que o atributo considerado admite uma subdiviso em apenas duas subclasses. Por exemplo, a classificao dos indivduos de uma localidade quanto ao sexo. 2. Classificao Mltipla ou Policotmica Ocorre uma policotomia quando cada classe se subdivide em mais de duas subclasses. A classificao das pessoas segundo o estado civil uma policotomia.

1.5.2 Varivel O observador poder tambm anotar ou medir a intensidade efetiva de um carter varivel em cada um dos objetos ou pessoas observadas. Pode, por exemplo, registrar a idade das pessoas ao morrer, a estatura ou peso dos indivduos, o rendimento das famlias em uma grande cidade, o nmero de empregados dispensados, por ms, em uma grande empresa e assim por diante. Os resultados das observaes sero expressos sempre atravs de valores numricos. Os dados so de carter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numrica. Dir-se-, ento, que se trata de estatstica quantitativa ou estatstica de varivel.

37

1.6 VARIVEL DESCONTNUA OU DISCRETA E VARIVEL CONTNUA Tratando-se de estatstica de varivel, possvel distinguir duas categorias de varivel: discreta ou descontnua, e contnua. 1.6.1 Varivel Discreta ou Descontnua Suponha que uma instituio de ensino esteja interessada em saber qual o nmero de alunos presentes s aulas de um determinado professor, em certo perodo da vida escolar. Se X simboliza esse nmero, ento X ser uma varivel que s pode assumir valores inteiros, inclusive zero. Mais precisamente, diz-se que X ser uma varivel discreta quando a menor diferena no-nula entre dois valores possveis dessa varivel for finita. Deve-se notar que, teoricamente, X pode variar em todo o conjunto de nmeros inteiros racionais, e no apenas inteiros positivos de zero a infinito. Normalmente a varivel discreta resulta de contagem, razo pela qual seus valores so expressos atravs de nmeros inteiros no-negativos. 1.6.2 Varivel Contnua Se X apresentar, por exemplo, o nmero de metros percorridos por um atleta durante certo perodo de tempo em uma pista circular, X no ser certamente uma varivel discreta. Agora, X pode assumir o valor de qualquer nmero real positivo, uma vez que para o clculo do comprimento da circunferncia necessrio introduzir o nmero real . Formalmente, diz-se que X uma varivel contnua quando, ao passar de um valor real a para outro b, assume todos os valores intermedirios entre a e b. Assim sendo, pode-se dizer que a varivel contnua resulta normalmente de mensurao, e a escala numrica de seus possveis valores correspondente ao conjunto R dos nmeros reais. Para se fazer uma idia concreta da varivel contnua, basta pensar em um filete de mercrio de um termmetro com escala centgrada. Ao dilatar-se o filete da temperatura a da escala para a b, ele passar por todas as temperaturas intermedirias. 1.7 FASES DO MTODO ESTATSTICO (ESTATSTICA DESCRITIVA) Quando se pretende empreender um estudo estatstico completo, existem diversas fases do trabalho que devem ser desenvolvidas para se chegar aos resultados finais do estudo. Essas etapas ou operaes so chamadas fases do trabalho estatstico e so de mbito da Estatstica Descritiva. As fases principais so as seguintes: Definio do Problema Planejamento Coleta dos Dados Apurao dos Dados Apresentao dos Dados Anlise e Interpretao de Dados

38

1.7.1 Definio do Problema A primeira fase do trabalho estatstico consiste em uma definio ou formulao correta do problema a ser estudado. Alm de considerar detidamente o problema objeto do estudo, o analista dever examinar outros levantamentos realizados no mesmo campo e anlogos, uma vez que a parte da informao de que necessita pode, muitas vezes, ser encontrada nesses ltimos. Um fabricante de sabonete, que deseja lanar um produto novo no mercado, poderia estar interessado em um estudo sobre as caractersticas dos consumidores atuais. No havendo estudos semelhantes, ele dever formular o problema com base em sua prpria experincia. Uma lista de fatores relevantes dever resultar dessa investigao preliminar: nmero de unidades consumidas por famlia em cada ano, nmero mdio de pessoas que compe cada famlia, nmero de membros adultos da famlia, as marcas preferidas e assim por diante. Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar o mesmo que definir corretamente o problema. 1.7.2 Planejamento O passo seguinte, aps a definio do problema, compreende a fase do planejamento, que consiste em se determinar o procedimento necessrio para resolver o problema e, em especial, como levantar informaes sobre o assunto objeto do estudo. Que dados devero ser obtidos? Como se deve obt-los? preciso planejar o trabalho a ser realizado, tendo em vista o objetivo que se pretende atingir. Mais especificamente, na fase do planejamento a preocupao maior reside na escolha das perguntas, bem como sua correta formulao, qualquer que seja a modalidade de coleta de dados. nessa fase que ser escolhido o tipo de levantamento a ser utilizado. Sob esse aspecto, pode haver dois tipos de levantamento: 1) Levantamento censitrio, quando a contagem for completa, abrangendo todo o universo. 2) Levantamento por amostragem, quando a contagem for parcial. Outros elementos importantes que devem, ser tratados nessa mesma fase so o cronograma das atividades, atravs do qual so fixados aos prazos para as vrias fases, os custos envolvidos, o exame das informaes disponveis, o delineamento da amostra, a forma como sero escolhidos os dados e assim por diante. Os livros mais especficos sobre pesquisa de mercado podero ser consultados, caso o leitor tenha maior interesse nesse assunto. 1.7.3 Coleta de Dados O terceiro passo essencialmente operacional, compreendendo a coleta das informaes propriamente ditas. Formalmente, a coleta de dados se refere obteno, reunio e registro sistemtico de dados, com um objetivo determinado. Antes de se tecer qualquer outra considerao sobre esta fase do mtodo estatstico, convm estabelecer uma distino entre os dados estatsticos. Uma empresa, por exemplo, pode valer-se de diversas fontes ao utilizar os dados em seus trabalhos estatsticos. Assim, os seus registros contbeis podem conter muitas informaes teis para outros fins, que no meramente o da avaliao do ativo, do passivo e do patrimnio, e a determinao dos lucros e perdas. Os vrios departamentos de uma organizao, no curso de sua atividade normal, mantm igualmente registros de natureza estatstica.

39

Pode ocorrer, entretanto, que os registros da prpria empresa no proporcionem toda a informao necessria para resolver determinado problema. Por exemplo, para se saber se uma queda nas vendas est sendo experimentada tambm por outras empresas do mesmo setor industrial em que opera, a empresa no ir recorrer simplesmente a seus registros internos. Poder haver algum organismo especializado que rena os dados e os distribua em forma de publicaes ou de qualquer outra maneira. De qualquer modo, os registros internos no sero suficientes nesta situao, necessitando a empresa recorrer a fontes externas para obter as informaes desejadas. Se a empresa precisasse saber a opinio dos consumidores sobre algum aspecto particular do seu produto, um exame direto sobre eles seria recomendvel. possvel, pois, distinguir dois tipos de fontes externas, as quais daro origem a duas espcies de dados: dados primrios e dados secundrios. Dados Primrios Os dados so primrios quando so publicados ou comunicados pela prpria pessoa ou organizao que os haja recolhido. Dados Secundrios Os dados so secundrios quando so publicados ou comunicados por outra organizao. Um conjunto de dados , pois, primrio ou secundrio em relao a algum. As tabelas do Censo Demogrfico so fontes primrias. Quando determinado jornal publica estatsticas extradas de vrias fontes e relacionadas com diversos setores industriais, os dados so secundrios para quem desejar utilizar-se deles em alguma pesquisa que esteja desenvolvendo. Embora muitas vezes possa ser conveniente recorrer a fontes secundrias, mais seguro trabalhar com fontes primrias, por vrias razes: I. II. Uma fonte primria oferece, em geral, informao mais detalhada do que uma fonte secundria. mais provvel que as definies de termos e de unidades figurem somente nas fontes primrias.

III. O uso da fonte secundria traz o risco adicional de erros de transcrio. IV. Uma fonte primria poder vir acompanhada de cpias dos impressos utilizados para coletar as informaes, juntamente com o procedimento adotado na pesquisa, a metodologia seguida e o tipo e tamanho da amostra. Essas informaes proporcionam ao usurio uma idia do grau de garantia que os dados oferecem. A coleta de dados pode ser realizada de duas maneiras, direta ou indiretamente. Coleta Direta A coleta direta quando obtida diretamente da fonte, como no caso da empresa que realiza uma pesquisa para saber a preferncia dos consumidores pela sua marca. H trs tipos de coleta direta: (a) Coleta Contnua (b) Coleta Peridica (c) Coleta Ocasional

40

A coleta de dados contnua quando estes so obtidos ininterruptamente, automaticamente e na vigncia de um determinado perodo: um ano, por exemplo. Os registros de nascimento, de casamento, de bito podem ser considerados como uma forma de coleta direta contnua. A coleta de dados peridica quando realizada em perodos curtos, determinados, de tempos em tempos. O recenseamento demogrfico, a cada dez anos, e o censo industrial, anualmente, so exemplos de coleta peridica. A coleta de dados ocasional quando os dados forem colhidos esporadicamente, atendendo a uma conjuntura qualquer ou a uma emergncia. A coleta de casos fatais em um surto epidmico e o registro de pedidos de um determinado artigo que uma grande empresa recebe em um dia de greve so formas de coleta ocasional. Coleta Indireta A coleta de dados indireta quando inferida a partir dos elementos conseguidos pela coleta direta, ou atravs do conhecimento de outros fenmenos que, de algum modo, estejam relacionados com o fenmeno em questo. feita, portanto, por dedues e conjeturas, podendo ser realizada: A. B. C. D. Por analogia Por proporcionalizao Por indcios Por avaliao

A coleta de dados feita por analogia quando o conhecimento de um fenmeno induzido a partir de outro que com ele guarda relaes de casualidade. A coleta de dados feita por proporcionalizao, quando o conhecimento de um fato se induz das condies quantitativas de uma parte deles. A coleta por indcios se d quando so escolhidos fenmenos sintomticos para discutir um aspecto geral da vida social. A coleta feita por avaliao quando, atravs de informaes fidedignas ou estimativas cadastrais, se presume o estado quantitativo de um fenmeno. 1.7.4 Apurao dos Dados Antes de comear a analisar os dados, conveniente que lhes seja dado algum tratamento prvio, a fim de torn-los mais expressivos. A quarta etapa do processo , ento, a da apurao ou sumarizao, que consiste em resumir os dados, atravs de sua contagem e agrupamento. um trabalho de condensao e de tabulao dos dados, que chegam ao analista de forma desorganizada, tornando impossvel a tarefa de apreender todo o seu significado pela simples leitura. H vrias formas de se fazer a apurao, dependendo das necessidades e dos recursos disponveis do interessado: manual, mecnica, eletromecnica ou eletrnica. A apurao manual quando no ocorre a qualquer mquina para ser realizada. Quando a apurao for feita com o auxlio de mquinas mecnicas, como as de somar e de calcular, comuns em qualquer escritrio, ela ser mecnica.

41

A apurao eletromecnica realizada com mquinas que diferem das anteriores pelo fato de suas engrenagens internas serem movidas a energia eltrica. Finalmente, as mquinas eletrnicas do origem ao ltimo tipo de apurao. Essas mquinas efetuam as operaes atravs de impulsos eltricos, dispensando qualquer tipo de engrenagem, o que lhes confere uma velocidade infinitamente maior que a das anteriores. Por conseguinte, atravs da apurao, tem-se a oportunidade de condensar os dados, de modo a obter um conjunto compacto de nmeros, o qual possibilita distinguir melhor o comportamento do fenmeno na sua totalidade. Entretanto, a contrapartida da melhor apreciao dos dados em seu conjunto a perda correspondente de detalhes, uma vez que se trata de um processo de sintetizao. 1.7.5 Apresentao dos Dados A apresentao ou exposio dos dados observados constitui a quinta fase do mtodo estatstico. H duas formas de apresentao, que no se excluem mutuamente: I. Apresentao Tabular A apresentao tabular uma apresentao numrica dos dados. Consiste em dispor os dados em linhas e colunas distribudas de modo ordenado, segundo algumas regras prticas adotadas pelos diversos sistemas estatsticos. As regras que prevalecem no Brasil foram fixadas pelo Conselho Nacional de Estatstica. Tais regras acham-se publicadas e dispem sobre os elementos essenciais e complementares da tabela, a especificao dos dados e dos sinais convencionais, o procedimento correto a ser desenvolvido no preenchimento da tabela e outros dispositivos importantes. O leitor que estiver interessado poder adquirir essas normas junto a qualquer agncia do IBGE, uma vez que no o objetivo desse livro entrar nesses pormenores. As tabelas tm a vantagem de conseguir expor, sinteticamente e em um s local, os resultados sobre determinado assunto, de modo a se obter uma viso global mais rpida daquilo que se pretende analisar. De maneira mais formal, defini-se como tabela a disposio escrita que se obtm, fazendo-se referir uma coleo de dados numricos a uma determinada ordem de classificao. II. Apresentao Grfica A apresentao grfica dos dados numricos constitui uma apresentao geomtrica. Embora a apresentao tabular seja de extrema importncia, no sentido de facilitar a anlise numrica dos dados, no permite ao analista obter uma viso to rpida, fcil e clara do fenmeno e sua variao como a conseguida atravs de um grfico. No captulo 3, sero desenvolvidos os diversos tipos de grficos e sua utilizao. 1.7.6 Anlise e Interpretao dos Dados A ltima fase do trabalho estatstico a mais importante e tambm a mais delicada. Nesta etapa, o interesse maior reside em tirar concluses que auxiliem o pesquisador a resolver seu problema. A anlise dos dados estatsticos est ligada essencialmente ao clculo de medidas, cuja finalidade principal descrever o fenmeno. Assim, o conjunto de dados a ser analisado pode ser expresso por nmeros-resumos, as estatsticas, que evidenciam caractersticas particulares desse conjunto. O significado exato de cada um dos valores obtidos atravs do clculo das vrias medidas estatsticas disponveis deve ser bem interpretado. possvel mesmo, nesta fase, arriscar algumas generalizaes, as quais envolvero, naturalmente, algum
42

grau de incerteza, porque no se pode estar seguro de que o que foi constatado para aquele conjunto de dados (a amostra) se verificar igualmente para a populao. O processo de generalizao, como afirmado anteriormente, est alm do escopo deste livro, constituindo um campo mais avanado da Estatstica, que o da Estatstica Indutiva ou Inferncia Estatstica. 1.8 AS SRIES ESTATSTICAS Uma vez coletados os dados, no conveniente apresent-los para anlise, sob a forma a que se chegou pela simples apurao. Muitas vezes o conjunto de valores extenso e desorganizado, e seu exame requer maior ateno. Alm disso, como j foi salientado, h o perigo de se perder a viso global do fenmeno analisado, quando a lista de dados for extensa e desordenada. Por outro lado, se a lista original de valores puder ser apresentada de uma forma mais simples e compacta, haver menor dificuldade em interpretar os dados e trabalhar com eles. Reunindo, pois, os valores em tabelas compactas, consegue-se apresent-los e descrever-lhes a variao mais eficientemente. Essa condensao dos valores permite ainda a utilizao de representao grfica, que normalmente representa uma forma mais til e elegante de apresentao de caracterstica analisada. Enfim, qualquer processo de representao que contribua para proporcionar uma viso mais sinttica do fenmeno estudado, sem tirar-lhe a preciso primitiva, contribuir igualmente para facilitar e encaminhar qualquer desses estudos, quer seja o de caracterizao de um conjunto, o de comparao com outros semelhantes ou ainda o de previso de valores possveis. o caso, por exemplo, da srie estatstica. Uma srie estatstica define-se como toda e qualquer coleo de dados estatsticos referidos a uma mesma ordem de classificao: quantitativa. No sentido mais amplo, srie uma sucesso de nmeros referidos a qualquer varivel. Se os nmeros expressarem dados estatsticos, a srie ser chamada de srie estatstica. Em sentido mais estreito, pode-se dizer que uma srie estatstica uma sucesso de dados estatsticos referidos a caracteres qualitativos, ao passo que uma sucesso de dados estatsticos referidos a caracteres quantitativos configurar uma seriao. Em outros termos, a palavra srie usada normalmente para designar um conjunto de dados dispostos de acordo com um carter varivel, residindo a qualidade serial na disposio desses valores, e no em uma disposio temporal ou espacial de indivduos. Para diferenciar uma srie estatstica de outra, h que se levar em conta, ento, os trs caracteres presentes na tabela que as apresenta: A poca (fator temporal ou cronolgico) a que se refere o fenmeno analisado. O Local (fator espacial ou geogrfico) onde o fenmeno acontece. O Fenmeno (espcie do fato ou fator especificativo) que descrito. As sries estatsticas podem ser de quatro tipos, conforme varie um desses caracteres ou fatores. Embora seja a variao desses elementos a caracterstica diferenciadora das sries, costuma-se dividi-las em dois grupos: o das sries homgradas e o das hetergradas. 1.8.1 Srie Homgrada Srie homgrada aquela em que a varivel descrita apresenta variao discreta ou descontnua. So sries homgradas a srie temporal, a srie geogrfica e a srie especfica. 1.8.2 Srie Hetergrada A srie hetergrada aquela na qual o fenmeno ou o fato apresenta gradaes ou subdivises. Embora fixo, o fenmeno varia em intensidade. A distribuio de freqncias ou seriao uma srie hetergrada.
43

1.8.3 Os Quatro Tipos de Sries Estatsticas As sries estatsticas, conforme visto, diferenciam-se de acordo com a variao de um desses trs elementos: poca, local, fato. 1. Srie Temporal A srie temporal, igualmente chamada srie cronolgica, srie histrica, srie evolutiva ou marcha, identifica-se pelo carter varivel do fator cronolgico. Assim, deve-se ter: a) Elemento Varivel: poca (fator cronolgico) b) Elementos Fixos: local (fator geogrfico) fenmeno (fator especificativo) Exemplo: O diretor de marketing da empresa G.L.T. S.A., fabricante de componentes eletrnicos, deseja examinar a evoluo de suas vendas em 1975, ms a ms. Para tanto, solicitou ao Departamento de Anlise de Mercado a tabela da qual constam os valores de vendas no perodo desejado (Tabela 1.1). Como pode ser observado, o nico carter varivel o tempo, aqui representado pelos meses. Da mesma forma, os valores sucessivos apresentados pelo censo demogrfico de uma cidade formaro a marcha da populao dessa cidade. 2. Srie Geogrfica Tambm denominada srie territorial, srie espacial ou srie de localizao, a srie geogrfica apresenta como elemento ou carter varivel somente o fator geogrfico. Assim: a) Elemento Varivel: local (fator geogrfico) b) Elementos Fixos: poca (fator cronolgico) fenmeno (fator especificativo)
TABELA 1.1 G.L.T. S.A. INDSTRIA DE COMPONENTES ELETRNICOS
Vendas Mercado Interno 1975

Meses Janeiro .................................................... Fevereiro ................................................. Maro ...................................................... Abril ......................................................... Maio ........................................................ Junho ...................................................... Julho ....................................................... Agosto .................................................... Setembro ............................................... Outubro ................................................. Novembro .............................................. Dezembro .............................................. TOTAL ANUAL ........................................
Fonte: Departamento de Anlise de Mercado.

Vendas (em milhares de cruzeiros) 2.300 1.800 2.200 2.210 2.360 2.600 2.690 3.050 3.500 3.440 3.100 2.760 31.510

44

Se o diretor de marketing da empresa G.L.T. S.A., desejar saber, agora, o comportamento das vendas dessa empresa efetuadas nos vrios Estados do Brasil, durante o exerccio fiscal de 1975, o fator diferenciador das vendas seria o geogrfico. A tabela correspondente ficaria assim:
TABELA 1.2 G.L.T. S.A. INDSTRIA DE COMPONENTES ELETRNICOS
Vendas por Unidade da Federao 1975

Unidades da Federao Minas Gerais .......................................... Paran .................................................... Rio Grande do Sul .................................. Rio de Janeiro ........................................ So Paulo ............................................... Outros .................................................... TOTAL BRASIL ...................................
Fonte: Departamento de Anlise de Mercado.

Vendas (em milhares de cruzeiros) 4.000 2.230 6.470 8.300 10.090 420 31.510

3. Srie Especfica A srie especfica recebe tambm outras denominaes: srie categrica ou srie por categoria. Agora, o carter varivel o fenmeno. a) Elemento Varivel: fenmeno (fator especificativo) b) Elementos Fixos: poca (fator cronolgico) local (fator geogrfico) Suponha que o diretor de marketing esteja agora interessado em conhecer o comportamento das vendas de cada um de seus produtos, os quais foram agrupados em trs categorias ou linhas, dada a grande variedade de componentes fabricados pela empresa. A tabela contendo essas informaes representaria uma srie especfica. Os dados da Tabela 1.3 revelam que cinqenta por cento do faturamento da empresa G.L.T. S.A., so representados pelos produtos da linha C. Esse fato revela a importncia de uma tabela, como forma de apresentao sinttica e elegante dos valores representativos de um fenmeno qualquer. Os trs tipos de srie apresentados constituem exemplos de sries homgradas.
TABELA 1.3 G.L.T. S.A. INDSTRIA DE COMPONENTES ELETRNICOS
Vendas por Linha de Produto 1975

Linha do produto Linha A ................................................... Linha B .................................................... Linha C ................................................... TODOS OS PRODUTOS .......................
Fonte: Departamento de Anlise de Mercado.

Vendas (em milhares de cruzeiros) 6.450 9.310 15.750 31.510

45

4. Distribuio de Freqncias Seriao As distribuies de freqncias ou distribuies por freqncias so sries hetergradas. Neste caso, todos os elementos poca, local e fenmeno so fixos. Embora fixo, o fenmeno ou fator especificativo apresenta-se agora atravs de gradaes, isto , os dados referentes ao fenmeno que se est representando so reunidos de acordo com sua magnitude. Normalmente, os problemas de tabulao so enquadrados nesse tipo de srie. Nas distribuies de freqncias, os dados estatsticos so dispostos ordenadamente em linhas e colunas, de modo a permitir sua leitura nos sentidos horizontal e vertical. Na tabela resultante desse procedimento, so fixos a poca, o local e o fenmeno, estando os dados agrupados de acordo com a intensidade ou variao quantitativa do fenmeno.
TABELA 1.4
Nmero de Empregados das Vrias Classes de Salrios no Estado de So Paulo 1968 Classes de Salrios (Cr$) At 80 ...................................................... De 80 a 119 ............................................. De 120 a 159 ........................................... De 160 a 199 ........................................... De 200 a 399 ........................................... De 400 a 599 ........................................... De 600 a 799 ........................................... De 800 a 999 ........................................... 1.000 e mais ............................................ TOTAL ......................................................
Fonte: Servio de Estatstica da Previdncia e Trabalho.

Nmero de Empregados 41.326 123.236 428.904 324.437 787.304 266.002 102.375 56.170 103.788 2.233.542

Um exemplo de distribuio de freqncias encontra-se na Tabela 1.4, que descreve os salrios no estado de So Paulo em 1968, classificados e distribudos conforme o nmero de empregados. Esta tabela apresenta o nmero de empregados que percebiam, na poca, um salrio que estivesse includo em uma dessas classes ou faixas salariais. Da mesma forma, seria possvel agrupar as vendas de empresa G.L.T. S.A. em classes de faturamento e analisar o nmero de meses em que se verificam os vrios faturamentos includos nas diferentes classes (Tabela 1.5).
TABELA 1.5 G.L.T. S.A. INDSTRIA DE COMPONENTES ELETRNICOS
Nmero de Meses Segundo o Faturamento

Vendas (em milhares de cruzeiros) De 1.800 a 2.199 2.200 a 2.599 2.600 a 2.999 3.000 a 3.339 3.400 a 3.799 ................................... ................................... ................................... ................................... ...................................

Nmero de Meses 1 4 3 2 2 12

TOTAL DE MESES ..................................


Fonte: Departamento de Anlise de Mercado.

46

O processo de construo das tabelas representativas de uma distribuio de freqncias ser visto mais adiante.

1.8.4 Tabelas de Dupla Entrada As tabelas apresentadas at o presente so tabelas estatsticas simples, as quais so formadas por uma coluna indicadora (coluna matriz), onde so inscritos os valores ou as modalidades classificadas, e por outra coluna onde se inserem as ocorrncias ou as intensidades do fenmeno analisado. comum, todavia, haver necessidade de apresentar, em uma nica tabela, mais do que uma srie. Quando as sries aparecerem conjugadas, tem-se uma tabela de dupla entrada. Essa tabela apropriada, portanto, apresentao das distribuies a dois atributos, havendo duas ordens de classificao: uma horizontal (linha) e outra vertical (coluna). A Tabela 1.6 apresenta uma tabela de dupla entrada, onde esto conjugados dois tipos de srie: temporal e especfica.
TABELA 1.6
Populao Economicamente Ativa por Setor de Atividade Brasil Populao (1.000 hab.) 1940 Primrio .................................................... Secundrio ................................................ Tercirio ....................................................
Fonte: IPEA.

Setor

1950 10.255 2.347 4.516

1960 12.163 2.962 7.525

8.968 1.414 3.620

Cada linha, encabeada pela designao do setor primrio, secundrio e tercirio , constitui uma srie temporal. Por outro lado, cada coluna encabeada pelos anos 1940, 1950, 1960 representa uma srie especfica. O resultado uma srie especfico-temporal. J na Tabela 1.7 esto conjugadas as sries geogrfica e temporal, resultando na srie geogrfico-temporal.
TABELA 1.7
Produo Brasileira de Borracha Produo 1937 Acre ........................................................ Amazonas .............................................. Par ........................................................ Mato Grosso ........................................... Outros Estados .......................................
Fonte: Anurio Estatstico do Brasil IBGE.

Unidade de Produo

1938 4.765 5.998 4.223 1.285 539

1939 4.727 5.631 4.500 1.235 337

5.007 6.858 4.945 1.327 333

47

Finalmente, convm lembrar que nem sempre uma tabela representa uma srie estatstica. Por vezes, os dados reunidos no revelam uniformidade, sendo meramente um aglomerado de informaes gerais sobre determinado assunto, as quais, embora teis, no apresentam a consistncia necessria para se configurar uma srie estatstica. Veja-se, por exemplo, a Tabela 1.8.
TABELA 1.8
Situao dos Espetculos Cinematogrficos no Brasil 1967 Especificao Nmero de cinemas ....................................................... Lotao dos cinemas ...................................................... Sesses por dia .............................................................. Filmes de longa metragem ............................................. Meia entrada ..................................................................
Fonte: Anurio Estatstico do Brasil IBGE.

Dados Numricos 2.488 1.722.348 3.933 131.330.488 89.581.234

1.9 PROPORO, RAZO E PORCENTAGEM Apesar de as noes de proporo, razo e porcentagem serem mais propriamente alocadas em textos de matemtica, ser til discutir brevemente aqui estes termos e distino existente entre eles. Do ponto de vista estatstico, elas podem ser consideradas como medidas muito simples, mas que permitem estabelecer comparaes entre diversos grupos. 1.9.1 Proporo Um certo nmero de pessoas foi classificado em quatro categorias. Essas categorias so, naturalmente, mutuamente exclusivas e exaustivas. Em outras palavras: uma pessoa s poder est includa em uma nica categoria , e todas elas devero estar classificadas. Em termos simblicos, pode-se escrever: N1 = nmero de pessoas includas na categoria 1 N2 = nmero de pessoas includas na categoria 2 N3 = nmero de pessoas includas na categoria 3 N4 = nmero de pessoas includas na categoria 4 N = N1 + N2 + N3 + N4 = nmero total de pessoas consideradas. Neste caso, a proporo de pessoas pertencentes a primeira categoria determinada mediante o clculo do seguinte quociente: N1 ; para as demais categorias, a determinao N segue o mesmo procedimento: N2 , N3 , N4 . Parece bvio que o valor de uma proporo N N N no pode exceder a unidade, e que a soma de todas as propores ser sempre igual unidade. Assim, N1 + N N2 N

N3 + N

N4 N

N N

= 1

48

Dessa forma, a proporo de indivduos em uma dada categoria definida atravs do quociente entre o nmero de indivduos pertencentes a essa categoria e o nmero total de indivduos considerados, devendo as categorias ser mutuamente exclusivas e exaustivas. O emprego das propores ser ilustrado com os valores apresentados na Tabela 1.9.
TABELA 1.9
Nmero de Scios Praticantes e No-Praticantes de Futebol em Dois Clubes Hipotticos Scios Participantes (exclusivamente) de: Futebol de salo ..................................... Futebol de campo ................................... No-Praticantes ...................................... TOTAL ......................................................... Clube 1 580 430 4.810 5.820 Clube 2 680 1.369 10.811 12.860

No to simples, raciocinando-se em termos absolutos, dizer qual dos dois clubes conta com maior nmero de adeptos de futebol em suas duas modalidades, porque o nmero de associados difere muito de um clube para outro. Por outro lado, a comparao direta pode ser estabelecida rapidamente, se os dados forem expressos em propores. Veja-se, por exemplo, a Tabela 1.10. A proporo de praticantes de futebol de salo , no clube 1, de 580 , ou 0,100; no 5.820 clube 2, de 680 , ou 0,053. Se forem comparados, em termos relativos, os praticantes de 12.860 futebol, consideradas as duas modalidades, verificar-se- que os valores so muito prximos em ambos os clubes. Por outro lado, o segundo clube apresenta uma proporo inferior de adeptos de futebol de salo e superior de adeptos de futebol de campo (Tabela 1.11). Se o interesse estivesse em saber a proporo de praticantes de futebol de salo entre os associados adeptos de futebol, o denominador do quociente que forneceria essa informao deveria ser igual ao nmero total de praticantes de futebol.
TABELA 1.10
Proporo de Scios Praticantes e No-Praticantes de Futebol em Dois Clubes Hipotticos Scios Participantes (exclusivamente) de: Futebol de salo ..................................... Futebol de campo ................................... No-Praticantes ...................................... TOTAL ......................................................... Clube 1 0,100 0,074 0,826 1,000 Clube 2 0,053 0,106 0,841 1,000

49

TABELA 1.11
Clube 1 Proporo dos praticantes de: Futebol de salo ..................................... Futebol de campo ................................... TOTAL ......................................................... 0,100 0,074 0,174 0,053 0,106 0,159 Clube 2

TABELA 1.12
Clube 1 Praticantes de futebol ......................... Proporo de praticantes de futebol de Salo .................................................. TOTAL ......................................................... 1.010 580_ = 0,574 1.010 0,174 Clube 2 2.049 680_ = 0,332 2.049 0,159

1.9.2 Porcentagem As porcentagens so obtidas a partir do clculo das propores, simplesmente multiplicando-se o quociente obtido por 100. O raciocnio, em termos de porcentagem, dever ser conduzido como se estivesse calculando o nmero de indivduos que estaria includo em uma determinada categoria se o nmero total de indivduos fosse igual a 100. Porcentagem significa, portanto, por cem. A soma das propores igual a 1, e a soma das porcentagens sempre igual a 100, a menos que as categorias no sejam mutuamente exclusivas e exaustivas. As porcentagens so mais usadas do que as propores para reproduzir resultados. Os valores constantes da Tabela 1.10 poderiam perfeitamente ser expressos em porcentagem.
TABELA 1.13
Porcentagens de Scios Praticantes e No-Praticantes de Futebol em Dois Clubes Hipotticos Clube 1 Nmero Participantes (exclusivamente) de: Futebol de salo ................................ Futebol de campo .............................. No-Praticantes ...................................... TOTAL ................................................... 580 430 4.810 5.820 % 10,0 7,4 82,6 100,0 Clube 2 Nmero 680 1.369 10.811 12.860 % 5,3 10,6 84,1 100,0

Scios

Normalmente, as porcentagens so arredondadas at a primeira casa decimal, ajustando-se os ltimos dgitos, de modo que o total seja igual a 100. O emprego de porcentagens requer que o nmero total de casos seja suficientemente grande, evitando assim que sejam cometidas interpretaes equivocadas.

50

H algumas regras gerais importantes, que orientam o emprego das porcentagens e das propores: 1. Deve-se sempre indicar o nmero de casos juntamente com as porcentagens ou as propores. 2. No se deve calcular uma porcentagem a menos que o nmero que serve de base para o clculo esteja prximo a 50 ou mais. Se o nmero de casos for muito pequeno, prefervel indicar o nmero efetivo deles, sem recorrer s porcentagens. 3. Para determinar o nmero de indivduos pertencentes a uma determinada categoria a partir do total de indivduos, basta multiplicar esse total pela proporo dos indivduos na categoria. Assim, se o clube 1 tivesse 8.000 scios e fosse sabido que a proporo de praticantes de futebol de salo de 0,054, o nmero desses praticantes seria de 8.000 X 0,054 = 432. Empregando-se porcentagem, chegar-se-ia ao mesmo resultado: Total de Scios: 8.000 Porcentagem de praticantes de futebol de salo: 5,4% Nmero de praticantes de futebol de salo: 8.000 X 5,4 = 432 100 4. As porcentagens tm por finalidade principal, em Estatstica, estabelecer comparaes relativas. As vendas de duas empresas foram as seguintes nos dois anos comparados:
TABELA 1.14
Faturamento (1.000 cruzeiros) Empresas 1974 A B 2.000 20.000 1975 3.000 25.000 Aumento relativo (percentual) % 50 25

Aumento absoluto 1.000 5.000

Em termos absolutos, a empresa B teve um aumento de faturamento superior ao da empresa A. Entretanto, se a comparao for efetuada em termos relativos, a empresa A apresentar um desempenho bem superior: a porcentagem de aumento de faturamento da empresa A foi 50%, contra apenas 25% de aumento conseguidos pela empresa B.

51

1.9.3 Razo A razo de um nmero A em relao a outro nmero B defini-se como A dividido por B. A quantidade precedente colocada no numerador, enquanto que a seguinte ir para o denominador. Atravs de uma enquete realizada em determinada cidade, descobriu-se que, das pessoas entrevistadas, 300 se manifestaram favorveis a uma determinada medida adotada pela prefeitura local, 400 ficaram contra a medida e 70 eram indiferentes. Neste caso, a razo dos contrrios para os favorveis medida de 400 ; a dos favorveis e contra para os indife300 rentes de ( 300 + 400 ). Diferente da proporo, a razo pode ser superior unidade. 70 Por outro lado, possvel reduzir a razo a uma expresso mais simples, simplificando os fatores comuns do numerador e do denominador. Assim, por exemplo, a razo dos entrevistados contrrios medida para os favorveis poder ser expressa como 4 , ou, de forma 3 equivalente, 4 : 3. Em certas ocasies, conveniente expressar a razo em termos de um denominador representado pela unidade. Neste caso, pode-se afirmar que a razo dos contrrios para os favorveis de 1,33 para 1, e a dos favorveis e contrrios para os indiferentes de 10 para 1. As propores, na realidade, representam um tipo particular de razo, na qual o denominador constitui o nmero de casos e o numerador uma frao daquele. Entretanto, o termo razo usado, normalmente, quando A e B representam categorias separadas e distintas. Se houver apenas duas categorias, ser possvel calcular a proporo diretamente a partir da razo e vice-versa. Sabendo-se, por exemplo, que a razo dos para as mulheres entre os membros associados de um clube de 3 , pode-se concluir que em cada cinco associados 2 haver uma mdia de 3 homens e duas mulheres. A proporo dos homens ser, ento, de 3 , ou 0,6. 5 1.9.4 Taxa Taxa uma quantidade expressa em relao a outra quantidade, como 2 cruzeiros por quilograma, 40 quilmetros por hora, 3 cruzeiros de ativo por 1 cruzeiro de passivo, 2 por cento de juros. Dessa forma, os quilmetros por hora, por exemplo, so obtidos dividindo-se o total de quilmetros pelo nmero total de horas. Assim, tambm todos os demais exemplos constituem razes. Uma razo, expressa em relao a 100, uma porcentagem. Portanto, uma razo um caso particular da taxa, uma porcentagem uma razo expressa de uma certa forma e uma taxa pode, s vezes, ser uma mdia.

52

1.10 ARREDONDAMENTO DE NMEROS O arredondamento de um dado estatstico deve obedecer a algumas regras: 1) Arredondamento por Falta Quando o primeiro dgito, aquele situado mais esquerda entre os que iro ser eliminados, for igual ou menor que quatro, no dever ser alterado o dgito remanescente.
TABELA 1.15
Nmero a arredondar 12,489 20,733 35,992 Arredondamento para Inteiros Dcimos Centsimos Nmero arredondado 12 20,7 35,99

2) Arredondamento por Excesso Quando o primeiro dgito aps aquele que ser arredondado for maior ou igual a cinco seguido por dgitos maiores que zero, o dgito remanescente ser acrescido de uma unidade.
TABELA 1.16
Nmero a arredondar 15,504 16,561 17,578 Arredondamento para Inteiros Dcimos Centsimos Nmero arredondado 16 16,6 17,58

3) Arredondamento de Dgitos Seguidos do Cinco Quando o dgito situado mais esquerda dos que sero eliminados for um cinco ou um cinco seguido somente de zeros, o ltimo dgito remanescente, se for par, no se alterar, e se for mpar ser aumentado de uma unidade. (TABELA 1.17)
TABELA 1.17
Nmero a arredondar 215,500 216,500 216,750 216,705 Arredondamento para Inteiro Inteiro Dcimos Centsimos Nmero arredondado 216 216 216,8 216,70

53

4) Arredondamento de Soma Quando se trata de soma, deve-se arredondar primeiro o total, e posteriormente as parcelas. H aqui dois casos a considerar: a) Se a soma das parcelas da srie arredondada for superior ao total, deve-se retornar srie original, arredondando-se, por falta, tantas parcelas quantas forem as unidades excedentes. Sero escolhidas as parcelas anteriormente arredondadas por excesso e cujas fraes desprezadas representem o menor erro relativo. (TABELA 1.18)
TABELA 1.18
Srie original 6,51 7,50 14,63 20,10 24,73 26,52 99,99 * Arredondamentos refeitos. Srie arredondada 7 8 15 20 25 27 102 > 100 Srie corrigida 7 8 15 20 24 * 26 * 100

b) Se a soma das parcelas da srie arredondada for inferior ao total, retornar-se- srie original, arredondando-se, por excesso, tantas parcelas quantas forem as unidades em falta. Sero escolhidas aquelas parcelas anteriormente arredondadas por falta e cujas fraes representem o menor erro relativo.
TABELA 1.19
Srie original 5,34 7,45 18,50 19,90 22,37 26,43 99,99 * Arredondamentos refeitos. Srie arredondada 5 7 18 20 22 26 98 < 100 Srie corrigida 5 7 19 * 20 22 27 * 100

54

1.11 SOMATRIO A Matemtica fornece ainda outra noo de grande utilidade para a Estatstica: o Somatrio. O operador somatrio facilita sobremaneira a indicao e a formulao de medidas, bem como algumas operaes algbricas desenvolvidas pela Estatstica. por essa razo que o assunto ser apresentado nesta apostila como uma espcie de apndice ao Captulo 1. Para designar somatrio, utiliza-se a letra grega sigma maisculo: . O smbolo deve ser lido como somatrio de ou soma de. Assim, por exemplo, seja o seguinte conjunto de nmeros: X = {3, 6, 9, 12, 15}. A soma desses nmeros ser indicada por:
5

i=1

xi

= 3 + 6 + 9 + 12 + 15 = 4 5
5

A expresso 1 at 5.

i=1

x i deve ser lida da seguinte maneira: Somatrio de x i, i variando de

A letra i que aparece juntamente com o x um ndice, cuja finalidade indicar o nmero de ordem de cada parcela. A cada parcela dever, ento, corresponder um nmero de ordem, o qual indica a posio em que ela se encontra na lista de valores a serem somados. Assim, no exemplo:
X1 = 3 X2 = 6 X3 = 9 X 4 = 12 X 5 = 15

porque 3 o primeiro valor da lista porque 6 o segundo valor da lista porque 9 o terceiro valor da lista porque 12 o quarto valor da lista porque 15 o quinto valor da lista

Defini-se, genericamente:
n

xi
i=1

x 1 + x 2 + x 3 + ... + x n

(1)

O 1 e o n indicam, respectivamente, o limite inferior e o superior do somatrio, representando o nmero de ordem da primeira e da ltima parcela a serem somadas. Em um teste de Matemtica, aplicado em uma classe com 20 alunos, chegou-se aos seguintes resultados:
TABELA 1.20

6 3 1 6

10 7 9 9

9 4 7 6

2 6 10 6

8 5 8 9

55

Calcular:
20

a)

x i = 6 + 10 + 9 + 2 + 8 + 3 + 7 + 4 + 6 + 5 + 1 + 9 + 7 + 10 + 8 + 0 + 9 + 6 + 6 +
i =1 5

+ 9 = 125

b)

x i = 6 + 10 + 9 + 2 + 8
i =1 10

= 35

c)

xi = 3 + 7 + 4 + 6 + 5
i =6 18

= 25

d)

x i = 10 + 8 + 0 + 9 + 6
i = 14
5

= 33

e)

x i = 6 + 10 + 9 + 2 + 8
i =1 5

= 36 + 100 + 81 + 4 + 64 = 285

()
2

f)

xi

= (6+ 10 + 9 + 2 + 8) = 35 = 1.225

i =1

Observao: A expresso i = {1, 2, 3,..., n} indica os valores assumidos pelo ndice i, sendo lida da seguinte forma: i variando de 1 at n. 1.11.1 Propriedades dos Somatrios Operar com somatrios requer o conhecimento de algumas propriedades, regras e definies, as quais sero desenvolvidas aqui sob a designao genrica de propriedades dos somatrios. 1. O somatrio de uma constante igual ao produto do nmero de termos pela constante:
n

i =1

a = a + a + ... + a = n . a

(2)

Exemplo:

i =1

4 = 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 5 X 4 = 20

2. O somatrio do produto de uma constante por uma varivel que depende do somatrio igual ao produto da constante pelo somatrio da varivel.
n n

i =1

a x i == a a

i =1

xi
56

(3)

i =1

xi =
a

ax 1 + ax 2 + . . . + ax n = a ( x 1 +

x2

+ ... +

x n) = a

i =1

xi

Exemplo:
TABELA 1.21
Ordem do valor, i 1 2 3 4 5
5

Valor 3 6 9 12 15

xi

i =1

xi =

45

Seja a = 2.
n
5

ax i ==
i =1 i =1

2x i =

(2 X 3) + (2 X 6) + (2 X 9) + (2 X 12) + (2 X 15) = 6 + 12 + 18 + 24 + 30 = 90

Por outro lado,


5 5

2x i =
i =1

i =1

xi =

2 X 45 = 90

3.

Propriedade distributiva do somatrio em relao adio algbrica.


n n n

i =1

= ) (x i + y ia =

i =1

xi +

y
i =1

(4)

i=1

= ) (x i + y ia = (x 1 + y 1) + (x 2 + y 2) + . . . + (x n + y n) = (x 1 + x 2 + . . . + x n) + (y 1 + y 2 + . . . + y n)

= a=

i =1

xi +

i =1

yi

57

Exemplo:
TABELA 1.22
Ordem do valor i 1 2 3 4 5
5

xi
3 6 9 12 15
5

yi
2 4 6 8 10
5

xi + y i
5 10 15 20 25

i =1
5

x i = 45

i =1

y i = 30

i =1

(x i + y i) = 75

i =1
5

(x i + y i) = (3 + 2) + (6 + 4) + (9 + 6) + (12 + 8) + (15 + 10) = = 5 + 10 + 15 + 20 + 25 = 75


5 5

i =1

(x i + y i) =

i =1

xi +

i =1

y i = 45 + 30 = 75

4.

O quadrado da soma diferente da soma dos quadrados.

()
n

xi

x i
i =1

(5)

i =1

()
xi
i =1

= (x 1 + x 2 + x 3 + . . . + x n ) = (x 1 + x 2 + x 3 + . . . + x n ) + + (2x1 x2 + 2x 1 x3 + . . . + 2x1 xn + 2x2 x3 + 2x2 x 4 + . . . + 2x2 xn +


n n

+ . . . + 2xn 2xn 1 + 2xn 2xn + 2xn 1xn) =

xi
i =1

+ 2

x ixj

i<j i=1

Assim,

()
n

xi

x i + 2 x i x j
i =1 i < j i =1

(6)

i =1

58

Exemplo:
TABELA 1.23
Ordem i 1 2 3
3

xi
4 6 8
3

x i
16 36 64

i =1

x i = 18

i =1

x = 116 x ii = 116

()
3

xi
2

= 18 = 324

i =1

x i
i =1
3

= 16 + 36 + 64 = 116

x ix j
i<j i =1
3

= 2 [ (4 X 6) + (4 X 8) + (6 X 8) ] = 2 X 104 = 208

()
xi
=
i =1

3 2

xi
i =1

+ 2

x ix j
i<j i =1

= 116 + 208 = 324

5.

O produto de duas somas diferente da soma dos quadrados.

( )( )( ) () ) (
n n n

xi
n

yi

x iy i

(7)

i =1

i =1

i =1

xi

yi
i =1

i =1

= (x 1 + x 2 + . . . + x n) (y 1 + y 2 + . . . + y n) = (x 1 y 1 + x 2 y 2 + . . . + x n y n ) + (x 1 y 2 + x 1 y 3 + . . . + x1 yn + x2 y1 + x2 y3 + . . . + x2 yn + xn 1 yn 2 + xn 1 yn =
n n

x iy i + x iyj
i =1

ij

i =1

59

Exemplo:
TABELA 1.24
Ordem i 1 2 3 4 5
5

xi
3 6 9 12 15
5

yi
2 4 6 8 10
5

x iy i
6 24 54 96 150

i =1
5

x i = 45

i =1

x ii = 30 y = 116

i =1

x i y i = 330

x iy i = 330
i =1
5

x i = 45
i =1
5

y i = 30
i =1

O mesmo resultado seria obtido fazendo-se:


5 5 5 5

() ) ( ( )( )
5

xi

yi
i =1

= 45 X 30 = 1.350

i =1

xi
5

yi
i =1

xi yi
i =1

xi yj
i j i =1

i =1

i j i =1

x iy i =

[ (3 X 4) + (3 X 6) + (3 X 8) + (3 X 10) ] + [ (6 X 2) + (6 X 6) + + (6 X 8) + (6 X 10) ] + [(9 X 2) + (9 X 4) + (9 X 8) + (9 X 10) ] + + [ (12 X 2) + (12 X 4) + (12 X 6) + (12 X 10) ] + [ (15 X 2) + + (15 X 4) + (15 X 6) + (15 X 8) ] = = 84 + 156 + 216 + 264 + 300 = 1.020
5

( )( )
5

xi

yi

330 + 1.020 = 1.350

i =1

i =1

60

6.

Nmero de parcelas de um somatrio.


n

O nmero k de parcelas ou termos do somatrio

i =a

dado pela seguinte expresso:

k = n a + 1

(8)

Exemplos:
5

a)

x i = 2 + 4 + 6 + 8 + 10 = 30
i =1

k = n a + 1 = 51+1 = 5

Esta soma compe-se, portanto, de cinco parcelas.


8

b)

yi = y
i =3

+ y4 + y5 + y6 + y7 + y8

k = n a + 1 = 8 3 + 1 = 6 parcelas.

7.

Somatrios mltiplos (duplos).

O somatrio mltiplo (duplo) de um produto igual ao produto dos somatrios tomados separadamente. A formulao dessa propriedade ser feita em termos do somatrio duplo.

x iyi
i =1 j =1

( )( )
n m

xi

yj
j =1

(9)

i =1

Exemplo:
TABELA 1.25

xi
x1 = x2 = x3 = x4 = x5 =
5

yj
2 4 6 8 10
4

y1 y2 y3 y4

= = = =

1 3 5 7

n = 5 m = 4

x i = 30
i =1

y j = 16
j=1

61

( )()
5 4

xi

yj
j=1

= 30 X 16 = 480

i =1

x iyj
i =1 j =1

= (2 X 1) + (2 X 3) + (2 X 5) + (2 X 7) + (4 X 1) + (4 X 3) + (4 X 5) +
(4 X 7) + (6 X 1) + (6 X 3) + (6 X 5) + (6 X 7) + (8 X 1) + (8 X 3) + (8 X 5) + (8 X 7) + (10 X 1) + (10 X 3) + (10 X 5) + (10 X 7) =

= 32 + 64 + 96 + 128 + 160 = 480 8. Eliminao do ndice. a. Muitas vezes, por motivo de simplificao, elimina-se o ndice que acompanha a varivel. Esta prtica, entretanto, s dever ser aceita quando no houver dvidas a respeito dos valores que sero somados. Isto acontece principalmente em demonstraes onde o somatrio aparece com muita freqncia, ou na resoluo de exerccios. Assim, por exemplo, utilizando-se os dados da Tabela 1.25, poder-se-ia escrever:
5

x i = 30 ou, simplesmente, x = 30.


i =1

Da mesma forma,
4

y j = 16 ou, simplesmente, y = 16.


j =1

b. Outro procedimento costumeiro o de substituir o ndice pela prpria varivel representativa dos valores que devero ser somados. Exemplo:
TABELA 1.26
Valores de 4 5 6 7 8

x
x1 x2 x3 x4 x5

xi
= = = = =
4 5 6 7 8
8 5

igualmente correto escrever

x = 30
x
=4

ou

x i = 30.
i =1

62

EXERCCIOS RESOLVIDOS

1.1.

Os dados abaixo representam a populao por mil habitantes das regies administrativas do Estado.
TABELA 1.27
N. I II III IV V VI VII VIII IX X XI Regies Grande So Paulo Litoral Vale do Paraba Sorocaba Campinas Ribeiro Preto Bauru S. J. do Rio Preto Araatuba Presidente Prudente Marlia ESTADO Populao (1.000 hab.) 1970 8.143,2 841,5 797,8 1.110,8 2.114,5 1.427,7 554,4 942,2 543,2 719,3 691,2 17.885,8 1975 10.481,4 981,6 883,5 1.164,4 2.336,9 1.459,7 515,4 905,6 553,4 661,8 633,3 20.577,0

Fonte: Revista de Sade Pblica, vol. n. 10, junho de 1976, n. 2.

1.1.1. Expressar os valores da populao em termos relativos percentuais. 1.1.2. Determinar as taxas de crescimento aritmtico 1970/1975. Soluo: 1.1.1 Dividi-se a populao de cada regio pela do Estado em cada ano, multiplicando-se o quociente por 100. Os resultados esto na Tabela 1.28.
TABELA 1.28
N. I II III IV V VI VII VIII IX X XI Regies Grande So Paulo Litoral Vale do Paraba Sorocaba Campinas Ribeiro Preto Bauru S. J. do Rio Preto Araatuba Presidente Prudente Marlia ESTADO Populao (%) 1970 45,5 4,7 4,5 6,2 11,8 8,0 3,1 5,3 3,0 4,0 3,9 100,0 1975 50,9 4,8 4,3 5,7 11,4 7,1 2,5 4,4 2,7 3,2 3,1 100,0

63

1.1.2 Para determinar as taxas de crescimento em 5 anos, dividimos a populao de 1975 de uma certa regio pela populao em 1970 da mesma regio. Exemplo: Para a Grande So Paulo teremos: 10.481,4 = 1,287, ou seja, cresceu 8.143,2 28,7% em cinco anos. Para o Estado teremos: 20.557,0 = 1,150, ou seja, cresceu 17.885,8 15% em cinco anos. As demais esto na Tabela 1.29.
TABELA 1.29
N. I II III IV V VI VII VIII IX X XI Regies Grande So Paulo Litoral Vale do Paraba Sorocaba Campinas Ribeiro Preto Bauru S. J. do Rio Preto Araatuba Presidente Prudente Marlia ESTADO Taxa de crescimento 19701975 (%) 28,7 16,6 10,8 4,8 10,5 2,2 7,1 3,9 1,9 8,0 7,4 15,0 %

1.2

Calcular os seguintes somatrios:


4

1.2.1.

(x i +
i =1
4

2)

para

x = {2, 3, 4, 5}.

1.2.2. Soluo:

(x i +
i =1
4

2)

para

x = {1, 2, 3, 4}.

1.2.1.

i =1
4

xi +

2
i =1

i =1

x i + (4 X 2) =

i =1

xi + 8 =

= 2 + 3 + 4 + 5 + 8 = 22
4 4

1.2.2.

(x i +
i =1

4 x i + 4)

x i + 4 x i + 16) =
i =1 i =1

= 1 + 4 + 9 + 16 + 4 (1 + 2 + 3 + 4) + 16 = = 30 + 40 + 16 = 86

64

BIBLIOGRAFIA

Estatstica Bsica
GERALDO LUCIANO TOLEDO IVO IZIDORO OVALLE

SO PAULO EDITORA ATLAS S. A. 1994

CEM
Aaker, D. A. ; Kumar, V. & Day, G. S. Marketing Research 5th ed. Canad John Wiley & Sons, Inc. 1995. Breen, G. Edward & Blankenship, A. B. Traduo Barbara Theoto Lambert, Reviso tcnica Dilson Gabriel dos Santos So Paulo : Makron McGraw-Hill 1991. Deroo, M. et Dussaix, A . M. Pratique et analyse des enqutes par sondage: etudes de march tests de produits Paris Presses Universitaires de Frande 1980. Javeau, C. Lenqute par questionnaire: manuel Iusage du Praticien Bruxelles Editions de IIniversit de Bruxelles 1988. Samara, B. S. e Barros, J. C. de Pesquisa de Marketing: conceitos e metodologia So Paulo Makron Books 1994.

65

VII DADOS SOBRE A DISCIPLINA


(PLANO DO CURSO)

66

FACAPE
CURSO: ADMINISTRAO DE EMPRESAS DADOS SOBRE A DISCIPLINA
CDIGO 1011
CGA.HOR.ANUAL CGA.HOR.SEMESTRAL

DISCIPLINA PESQUISA MERCADOLGICA


CGA.HOR.SEMANAL TERMO LETIVO ANO/EXERCCIO

60

04

8 PERODO

2008/2

PR REQUISITO
2005 ESTATSTICA II

OBJETIVOS
Oferecer embasamento, para os procedimentos corretos, na busca de informao sobre todo o processo de mercadizao, visando facilitar tomadas de decises com menos riscos.

EMENTA
Introduo Pesquisa Mercadolgica. Diviso da Pesquisa Mercadolgica. Quem Faz e Quem Usa Pesquisa Mercadolgica em uma Empresa. Mtodo Cientfico. Projetos de Pesquisa. Mtodo Bsico de Coleta de Dados. Metodologia da Pesquisa. Planejamento do Projeto e Formulao do Problema. Tabulao de Dados/Apresentao dos Trabalhos. Documentrio Viso do Futuro (Experincia de Vida).

CONTEDO
1 . INTRODUO PESQUISA MERCADOLGICA Definio de Conceitos Objetivos da Pesquisa Mercadolgica 2 . DIVISO DA PESQUISA MERCADOLGICA 2.1. Estudo de Oportunidade de Negcios 2.2. Pesquisa de Oportunidade de vendas 2.2.1. Produto e Mercado 2.3. Pesquisa de Esforo de Vendas 2.3.1. Organizao de Vendas 2.3.2. Vias de Distribuio 2.2.3. Propaganda Atividades Prticas 3. QUEM FAZ E QUEM USA PESQUISA MERCADOLGICA 4. ORGANIZAO DO DEPARTAMENTO DE PESQUISA MERCADOLGICA EM UMA EMPRESA 5. MTODO CIENTFICO 5.1. Mtodo Cientfico nas Cincias Fsicas 5.2. Mtodo Cientfico em Mercadolgica 5.3. Diferena entre Mtodo Cientfico e No Cientfico 6. PESQUISA NA INTERNET 6.1. Pesquisa Individual 6.2. Pesquisa de Grupo 7. PROJETOS DE PESQUISA 7.1. Exploratrio 7.2. Descritivo 7.3. Experimental

67

8. MTODO BSICO DE COLETA DE DADOS 8.1. Observao 8.2. Questionrio 9. CLASSIFICAO SOCIO-ECONMICA 9.1. Critrio ABA/ABIPEME 10. AMOSTRAGEM 10.1. Tamanho da Amostra 10.2. Processo Amostral 11. METODOLOGIA DA PESQUISA 11.1. Pontos Metodolgicos e Alternativos 12. PLANEJAMENTO DO PROJETO E FORMULAO DO PROBLEMA 12.1. Reviso da Introduo da Estatstica Descritiva 12.2. Processo de Pesquisa na Prtica 13. RELATRIO DE PESQUISA 13.1. Redao de um Relatrio de Pesquisa 14. PESQUISA DE CAMPO 14.1. Individual 14.2. Grupo 14.3. Tabulao dos dados 15. DOCUMENTRIO VISO DO FUTURO (Experincia de Vida). 16. APRESENTAO DO RELATRIO DE PESQUISA 16.1. Apresentao Pblica da Pesquisa de Campo

METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas Expositivas Estudo Dirigido Debates Atividades Individuais e Grupais

CRITRIOS DE AVALIAO
Observao de Desempenho Realizao de Provas Escritas e Trabalhos Pesquisas Individuais Pesquisa de Campo Grupo

RECURSOS TELEMTICOS / LABORATRIOS


Vdeo Textos Quadro Branco (Pincel) Retroprojetor Data Show Computador

BIBLIOGRAFIA BSICA
1. HARPER, W. Boyd. Jr. E Ralph Westfall. Pesquisa Mercadolgica, 5. Ed. Rio de Janeiro. Fundao Getlio Vargas, 1982. 2. COTRIM, Srgio P. de Q. Pesquisa da Propaganda So Paulo. 3. APOSTILA com informaes complementares (Somente para 2003).

68

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA GUGLIELMO, Tagliacarne . Pesquisa de Mercado Tcnica e Prtica. 2. Ed. So Paulo, Atlas, 1978 Azevedo, Israel Belo de. O Prazer da Produo Cientfica. 2. Ed. Amp. Piracicaba: Ed. UNICAMP, 1993. Bastos L.R. et. Al. Manual para elaborao de Projetos, Relatrios de Pesquisa, Teses, Dissertaes e Monografias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995. Becker, Howard S. Mtodo de Pesquisa em Cincias Sociais. SP: Editora Nacional, 1993. Castro, Cludio de Moura. A Prtica da Pesquisa. SP: Mac Graw Hill, 1977. Castro, Cludio de Moura. Estruturao e Apresentao de Publicaes Cientficas, SP: Mac Graw Hill, 1978. CHIZZOTTI., Antnio. Pesquisas em Cincias Humanas e Sociais. SP Cortez, 1991. Galliano, A Guilherme. O Mtodo Cientfico: Teoria e Prtica. SP: Harbra, 1986 Lakatos, E. M. e Marconi, M. A. Fundamentos de Metodologia Cientfica. SP: Atlas 1994. Lakatos, E. M. e Marconi, M. A. Tcnicas de Pesquisa. SP: Atlas 1990. Morais, R. Cincia e Tecnologia. SP: Papirus, 1983. Munhoz, Drcio Garcia. Economia Aplicada: Tcnicas de Pesquisa e Anlise Econmica. Braslia: UnB. 1989. Salvador, A D. Mtodos e Tcnicas da Pesquisa Bibliogrfica. Porto Alegre: Liv. Sulina, 1973 Vera, Armando Asti. Metodologia da Pesquisa Cientfica. Porto Alegre: Globo, 1983.

69

Anda mungkin juga menyukai