Anda di halaman 1dari 4

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.

-Se oferecssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus prprios costumes, to convencidos esto de que estes so melhores do que todos os outros. (11p) -Montaigne (1533-1572) procurou no se espantar em demasia com os costumes dos Tupinambs, de quem teve notcias e chegou mesmo a ter contato com trs deles em Ruo, afirmando no ver nada de brbaro ou selvagem no que diziam a respeito deles, porque na verdade, cada qual considera brbaro o que no se pratica em sua terra. (13p) -A espcie humana se diferencia anatmica e fisiologicamente atravs do dimorfismo sexual, mas falso que as diferenas de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. A antropologia tem demonstrado que muitas atividades atribudas s mulheres em uma cultura podem ser atribudas aos homens em outra. (19p) -As diferenas existentes entre os homens, portanto, no podem ser explicadas em termos das limitaes que lhes so impostas pelo seu aparato biolgico ou pelo seu meio ambiente. A grande qualidade da espcie humana foi a de romper com suas prprias limitaes: um animal frgil, provido de insignificante fora fsica, dominou toda a natureza e se transformou no mais temvel dos predadores. Sem asas, dominou os ares; sem guelras ou membranas prprias, conquistou os mares. Tudo isto porque difere dos outros animais por ser o nico que possui cultura. (24p) -Possuidor de um tesouro de signos que tem a faculdade de multiplicar infinitamente, o homem capaz de assegurar a reteno de suas ideias eruditas, comunic-las para outros homens e transmiti-las para os seus descendentes corno uma herana sempre crescente. (2627p) -O homem o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experincia adquirida pelas numerosas geraes que o antecederam. A manipulao adequada e criativa desse patrimnio cultural permite as inovaes e as invenes. Estas no so, pois, o produto da ao isolada de um gnio, mas o resultado do esforo de toda uma comunidade. (45p) -... no basta a natureza criar indivduos altamente inteligentes, isto ela o faz com frequncia, mas necessrio que coloque ao alcance desses indivduos o material que lhes permita exercer a sua criatividade de uma maneira revolucionria.(46p) -Claude Lvi-Strauss, o mais destacado antroplogo francs, considera que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. (54p) -Leslie White, antroplogo norte-americano contemporneo, considera que a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando o crebro do homem foi capaz de gerar smbolos. (55p)

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001. -Ruth Benedict escreveu em seu livro O crisntemo e a espada que a cultura como uma lente atravs da qual o homem v o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, tm vises desencontradas das coisas.(67p) -A nossa herana cultural, desenvolvida atravs de inmeras geraes, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relao ao comportamento daqueles que agem fora dos padres aceitos pela maioria da comunidade. (67p) -Mas, qualquer que seja a sociedade, no existe a possibilidade de um indivduo dominar todos os aspectos de sua cultura. Isto porque, como afirmou Marion Levy Jr. "nenhum sistema de socializao idealmente perfeito, em nenhuma sociedade so todos os indivduos igualmente bem socializados, e ningum perfeitamente socializado. Um indivduo no pode ser igualmente familiarizado com todos os aspectos de sua sociedade; pelo contrrio, ele pode permanecer completamente ignorante a respeito de alguns aspectos". Exemplificando: Einstein era um gnio na fsica, um medocre violinista e, provavelmente, seria um completo desastre como pintor.(82p) -Todo sistema cultural tem a sua prpria lgica e no passa de um ato primrio de etnocentrismo tentar transferir a lgica de um sistema para outro. Infelizmente, a tendncia mais comum de considerar lgico apenas o prprio sistema e atribuir aos demais um alto grau de irracionalismo. (87p)

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001. -No livro Cultura: um conceito antropolgico, Roque de Barros Laraia abrange diversas questes relacionadas cultura. -No incio do livro o autor, depois de abordar diferentes exemplos de comportamento humano, chega a concluso de que o comportamento dos indivduos depende de um aprendizado diferenciado e no pelo determinismo biolgico como se acreditava. -Tambm cai por terra a crena no determinismo geogrfico que firma que as diferenas no ambiente fsico afetavam a diversidade cultural, quando o autor cita diversos exemplos de comunidades que habitam um mesmo ambiente fsico porm possuem culturas distintas, como no caso dos ndios Pueblo e Navajo, ambos ocupam essencialmente o mesmo habitat do sudoeste americano, porm os grupos Pueblo tem uma economia essencialmente agrcola baseada principalmente no milho, j os Navajo se alimentam de castanhas selvagens, sementes de capim e de caa. -Laraia mostra que a cultura nada mais que um processo acumulativo ao longo das geraes, sendo a cultura e a capacidade de fala que distinguem o homem do animal. Foi graas a sua capacidade de comunicao e adaptao ao meio em que vive que o homem conseguiu dominar todos os ambientes terrestres, como prprio autor fala: O "anjo cado" foi diferenciado dos demais animais por ter a seu dispor duas notveis propriedades: a possibilidade da comunicao oral e a capacidade de fabricao de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biolgico. Mas, estas duas propriedades permitem uma afirmao mais ampla: o homem o nico ser possuidor de cultura. Em suma, a nossa espcie tinha conseguido, no decorrer de sua evoluo, estabelecer uma distino de gnero e no apenas de grau em relao aos demais seres vivos.(28p) -O conceito de cultura entendido atualmente foi definido pela primeira vez por Edward Taylor como sendo todo o complexo de conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquirido pelo homem como membro de uma sociedade, porm Taylor acreditava na unidade psquica da humanidade o que constituiu e sua grande falha por no reconhecer os mltiplos caminho da cultura. -Locke ao escrever Ensaio do entendimento humano em 1690 demonstrou que a mente humana no mais do que uma caixa vazia na hora do nascimento dotada de capacidade ilimitada de obter conhecimento. -Santos Dumont (1873-1932) no teria sido o inventor do avio se no tivesse abandonado a sua pachorrenta Palmira, no final do sculo XIX, e se transferido em 1892 para Paris. Ali teve acesso a todo o conhecimento acumulado pela civilizao ocidental. Em Palmira, o seu crebro privilegiado poderia talvez realizar outras invenes, como por exemplo um eixo mais aperfeioado para carros de bois, mas jamais teria tido a oportunidade de proporcionar humanidade a capacidade da locomoo area.(46p).

-Neste trecho Laraia nos mostra que a natureza cria indivduos altamente inteligentes mas fazse necessrio lhes fornecer o material adequado para que possa exercer sua criatividade de maneira revolucionria. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001. -Laraia ao final de sua obra conclui que a cultura est em constante processo de dinamismo, e que entender essa dinmica importante para atenuar o choque entre geraes e evitar comportamentos preconceituosos. -Da mesma forma que fundamental para a humanidade a compreenso das diferenas entre povos de culturas diferentes, necessrio saber entender as diferenas que ocorrem dentro do mesmo sistema. Este o nico procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e admirvel mundo novo do porvir. (101p). -O livro de Laraia de extrema importncia porque nos mostra que cada cultura possuidora de uma lgica prpria sendo inadequado julgar o que certo ou errado em uma cultura distinta a nossa, pois ao fazer isso acabamos adotando uma viso etnocntrica e estabelecendo pr-conceitos em relao s demais culturas.

Anda mungkin juga menyukai