Anda di halaman 1dari 17

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06

Linux X Windows O que software livre? A diferena mais marcante entre Linux e Windows o fato do Linux ser um sistema de cdigo aberto, desenvolvido por programadores voluntrios espalhados por toda internet e distribudo sob a licena pblica GPL. Enquanto o Windows software proprietrio, no possui cdigo-fonte disponvel, e voc ainda precisa comprar uma licena pra ter o direito de us-lo. Voc no precisa pagar nada para usar o Linux. No crime fazer cpias para instalar em outros computadores. A vantagem de um sistema de cdigo aberto que ele se torna flexvel s necessidades do usurio, tornando assim suas adaptaes e "correes" muito mais rpidas. Lembre-se que ao nosso favor, temos milhes de programadores espalhados pelo mundo pensando apenas em fazer do Linux um sistema cada vez melhor. O cdigo fonte aberto permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona, corrija algum problema ou faa alguma sugesto sobre sua melhoria. Esse um dos motivos de seu rpido crescimento, assim como da compatibilidade com novos hardwares, sem falar de seu alto desempenho e de sua estabilidade. A histria do Linux O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operacional multitarefa e multiusurio que tem a vantagem de rodar em uma grande variedade de computadores. O Linux surgiu de forma muito interessante. Tudo comeou em 1991, quando um programador finlands de 21 anos, Linus Benedict Torvalds, enviou a seguinte mensagem para uma lista de discusso na Internet: "Ol para todos que esto usando Minix. Estou fazendo um sistema operacional free (como passatempo) para 386, 486, AT e clones". Minix era um limitado sistema operacional baseado em Unix que rodava em microcomputadores maquiavlicos como o AT. Linus pretendia desenvolver uma verso melhorada do Minix e mal sabia que seu suposto "passatempo" acabaria num sistema engenhosamente magnfico. Muitos acadmicos conceituados ficaram interessados na idia do Linus e, a partir da, programadores das mais variadas partes do mundo passaram a trabalhar em prol desse projeto. Cada melhoria desenvolvida por um programador era distribuda pela Internet e, imediatamente, integrada ao ncleo do Linux. No decorrer dos anos, este trabalho rduo e voluntrio de centenas de sonhadores tornou-se num sistema operacional bem amadurecido e que hoje est

No fcil definir o termo Software livre ou Software de Cdigo Aberto em poucas palavras, devido s mltiplas variantes que existem. Mas tambm no complicado, j que a idia em si prpria simples. No entanto, antes de usarmos definies exatas, dediquemos um momento a explicar, de um modo relativamente informal, o que que entendemos por software livre.

Idia geral de software livre H um verdadeiro problema quando falamos em ingls o termo Software Livre (Free Software) h uma perigosa ambigidade com relao ao termo FREE que significa, tanto livre quanto grtis por isso utiliza-se mais comumente o termo Cdigo Aberto (Open Source) que felizmente na nossa lngua no existe nenhuma segunda palavra para o mesmo termo. Portanto, ao se falar em Free Software pense em Software Livre e no grtis, pois existem empresas que j apostaram no crescimento do Linux e portou vrios dos seus aplicativos para o sistema e cobra-se taxar pela utilizao. Os principais traos que definem software livre so liberdade para: Usar o software como desejarem, para o que desejarem, em tantos computadores desejarem e em qualquer situao tecnicamente apropriada. Ter o software a sua disposio para o adequarem s suas necessidades. Com certeza, isso inclui melhor-lo, corrigir os seus erros, aumentar a sua funcionalidade e estudar o seu funcionamento. Redistribuir o software a outros utilizadores, que podero por sua vez utiliz-lo de acordo com as suas necessidades. Esta redistribuio pode ser gratuita, ou mediante contratao de prestao de servios. importante esclarecer que estamos falando de liberdade e no de obrigaes. Isto , os utilizadores de um programa livre podem modific-lo se achar necessidade. Para cumprir essas necessidades, existe ainda uma quarta condio bsica e derivada das anteriores.

Os utilizadores de uma parte do software devem ter acesso ao cdigo fonte. O cdigo fonte de um programa, geralmente escrito em uma linguagem de programao de alto nvel, absolutamente necessrio para poder entender a sua funcionabilidade, para melhorar e/ou modificar o programa.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


explodindo no mercado de servidores corporativos e PCs. Linus, que hoje coordena uma equipe de desenvolvedores do ncleo de seu sistema, foi eleito em pesquisa pblica a personalidade do ano de 1998 do mundo da informtica. O que Linux? Linux um sistema operacional, programa responsvel pelo funcionamento do computador, que faz a comunicao entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um Kernel e demais programas responsveis pela comunicao com este o que denominamos Distribuio de Sistema Operacional Linux. Uma Distribuio Linux nada mais que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num nico CD/DVD. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsvel por sua distribuio escolhe os aplicativos que devero estar includos em seu CD/DVD. Onde e como digitar os comandos? Se o Linux que voc utiliza entra direto no modo grfico ao ser inicializado, possvel inserir comandos no sistema atravs de uma aplicao de terminal. Esse recurso facilmente localizvel em qualquer distribuio. A imagem abaixo, por exemplo, mostra um terminal no Ubuntu Linux:

Terminal de comandos Ubuntu Linux Shell O termo Shell , normalmente, mais usado para se referir aos sistemas do tipo Unix que podem ser utilizados como meio de interao entre o usurio e o computador. Este um programa que recebe, interpreta e executa os comandos de usurio, a partir de linhas de comandos, representada por um prompt, que aguarda na tela os comandos do usurio. Portabilidade Embora Linus Torvalds no tenha tido como objetivo inicial tornar o Linux um sistema portvel, ele evoluiu nessa direo. Linux hoje, na verdade, um dos ncleos (kernels) de sistema operacional com mais portabilidade, correndo em sistemas desde o iPaq (um computador porttil) at o IBM S/390 (um denso e altamente custoso mainframe). De qualquer modo, importante notar que os esforos de Linus foram tambm dirigidos a um diferente tipo de portabilidade. Portabilidade, de acordo com Linus, era a habilidade de facilmente compilar aplicaes de uma variedade de fontes no seu sistema; portanto o Linux originalmente tornou-se popular em parte devido ao esforo para que as fontes GPL ou outras favoritas de todos rodassem em Linux. O Linux hoje funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes at um relgio de pulso, passando por vrias arquiteturas: x86 (Intel, AMD), x86-64 (Intel EM64T, AMD64), ARM, PowerPC, Alpha etc., com grande penetrao tambm em sistemas embarcados, como handhelds, PVR, videogames e media centers, entre outros. Pode se dizer que no h vrus no linux. Desde que se siga uma poltica de segurana correta no h riscos de infeco. Mesmo assim para que o vrus se instale preciso de privilgios de administrador de sistemas (root).

O Kernel Kernel de um sistema operacional entendido como o seu ncleo. Ele representa a camada de software mais prxima do hardware, sendo responsvel por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo. Por isso o kernel do Linux atualizado constantemente, acrescentando suporte a novas tecnologias. Usa mdulos para adicionar suporte ou para melhorar no suporte a itens j existentes. Linux e sua interface grfica O sistema X-Window, tambm chamado de X, fornece o ambiente grfico do Linux. Diferentemente do Macintosh e Windows, o X torna o gerenciador de janelas (a interface visual em si) um processo separado. Na verdade, a vantagem de separar o gerenciador de janelas que voc pode escolher entre uma variedade de gerenciadores existentes o que melhor lhe convm, tais como Gnome, KDE, XFCE dentre outros.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


Sistema de arquivos O Linux possui suporte de leitura e escrita, a vrios sistemas de arquivos, de diversos sistemas operacionais, alm de diversos sistemas nativos. Por isso em casos, em que o Linux instalado em dual boot, com outros sistemas, como Windows, por exemplo, ou mesmo funcionando como LiveCD, ele poder ler e escrever nas parties, formatadas em FAT e NTFS. Por isto, LiveCds Linux so muito utilizados na manuteno, e recuperao, de outros sistemas operacionais. Sistemas suportados: FAT JFS HPFS NTFS XFS

Sistemas de arquivos nativos: Ext2 ReiserFS LiveCD LiveCD um CD que contm um sistema operacional (GNU/Linux, BSD ou outro) que no precisa ser instalada no disco rgido do usurio uma vez que o sistema operacional completo executado diretamente a partir do CD e da memria RAM. A maioria dessas distribuies tambm permitem que se instale o sistema operacional no disco rgido com as mesmas configuraes do sistema que roda no CD, caso o usurio deseje. Entendendo os diretrios O primeiro choque para quem est chegando agora a estrutura de diretrios do Linux, que no lembra em nada o que temos no Windows. No Windows temos os arquivos do sistema concentrados nas pastas Windows e Arquivos de programas, e voc pode criar e organizar suas pastas da forma que quiser. No Linux basicamente o contrrio. O diretrio raiz est tomado pelas pastas do sistema e espera-se que voc armazene seus arquivos pessoais dentro da sua pasta no diretrio /home. A primeira coisa com que voc precisa se habituar que no Linux os discos e parties no aparecem necessariamente como unidades diferentes, como o C:, D:, E: do Windows. Tudo faz parte de um nico diretrio, chamado diretrio raiz ou simplesmente "/". Dentro deste diretrio temos no apenas todos arquivos e as parties de disco, mas tambm o CD-ROM, drive de disquete e outros dispositivos, formando a estrutura que voc v no gerenciador de arquivos. Ext3 Reiser4

Estrutura de diretrios no Linux O diretrio "/bin" armazena os executveis de alguns comandos bsicos do sistema, como o su, tar, cat, rm, pwd, etc. Geralmente isto soma de 5 a 7 MB, pouca coisa. O grosso dos programas ficam instalados dentro do diretrio /usr (de "Unix System Resources", ou recursos de sistema Unix). Este de longe o diretrio com mais arquivos em qualquer distribuio Linux, pois aqui que ficam os executveis e bibliotecas de todos os principais programas. A pasta "/usr/bin" (bin de binrio), por exemplo, armazena cerca de 2.000 programas e atalhos para programas em uma instalao tpica. Se voc tiver que chutar em que pasta est o executvel de um programa qualquer, o melhor chute seria justamente a pasta /usr/bin. Outro diretrio "povoado" o "/usr/lib", onde ficam armazenadas bibliotecas usadas pelos programas. A funo destas bibliotecas lembra um pouco a dos arquivos .dll no Windows. As bibliotecas com extenso ".a" so bibliotecas estticas, que fazem parte de um programa especfico, enquanto as terminadas em ".so.verso" (xxx.so.1, yyy.so.3, etc.) so bibliotecas compartilhadas, usadas por vrios programas. Subindo de novo, a pasta "/boot" armazena (como era de se esperar) o Kernel e alguns arquivos usados pelo Lilo (o gerenciador de boot do sistema), que so carregados na fase inicial do boot. Estes arquivos so pequenos, geralmente ocupam menos de 5 MB. Logo abaixo temos o diretrio "/dev", que de longe o exemplo mais extico de estrutura de diretrio no Linux. Todos os arquivos contidos aqui, como, por exemplo, "/dev/hda", "/dev/dsp", "/dev/modem", etc., no so arquivos armazenados no HD, mas sim ponteiros para dispositivos de hardware. Por exemplo, o "arquivo" "/dev/mouse" contm as informaes enviadas pelo mouse, enquanto o "/dev/dsp" permite acessar a placa de som. Esta organizao visa facilitar a vida dos programadores, que podem acessar o hardware do micro simplesmente fazendo seus programas lerem e gravarem em arquivos, deixando que o Kernel se encarregue da parte complicada.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


O diretrio "/etc" concentra os arquivos de configurao do sistema, substituindo de certa forma o registro do Windows. A vantagem que enquanto o registro uma espcie de caixa preta, os scripts do diretrio "/etc" so desenvolvidos justamente para facilitar a edio manual. verdade que na maioria dos casos isto no necessrio, graas aos vrios utilitrios de configurao disponveis, mas a possibilidade continua a. Os arquivos recebem o nome dos programas seguidos geralmente da extenso .conf. Por exemplo, o arquivo de configurao do servidor DHCP (que pode ser configurado para atribuir endereos IP aos outros micros da rede) o "/etc/dhcpd.conf", enquanto o do servidor FTP o "/etc/proftpd.conf". Claro, ao contrrio do registro do Windows, os arquivos do "/etc" no se corrompem sozinhos e fcil fazer cpias de segurana caso necessrio. O diretrio "/mnt" (de "mount") recebe este nome justamente por servir de ponto de montagem para o CDROM (/mnt/cdrom), drive de disquetes (/mnt/floppy), drives Zip e outros dispositivos de armazenamento. O uso do diretrio /mnt apenas uma conveno. Voc pode alterar o ponto de montagem do CD-ROM para /CD ou qualquer outro lugar se quiser. Isso configurvel atravs do arquivo "/etc/fstab", onde vai a lista de todos os dispositivos usados pelo sistema e as pastas em que cada um montado. Como obter o Linux Uma vez escolhida a distribuio que voc utilizar, o prximo passo fazer o download de uma imagem ISO para gravao e instalao em seu computador. extremamente recomendvel optar por uma distribuio Linux popular, bem testada e na qual voc encontrar documentao abundante na internet caso precise de ajuda. Distribuies Linux O Linux possui vrios sabores e estes so denominados distribuies. Uma distribuio Linux nada mais que um kernel acrescido de programas escolhidos a dedo pela equipe que a desenvolve. Cada distribuio possui suas particularidades, tais como forma de se instalar um pacote (ou software), interface de instalao do sistema operacional em si, interface grfica, suporte a hardware. Ento resta ao usurio definir que distribuio atende melhor suas necessidades. Vejamos algumas distribuies:

Desktop do Ubuntu Para maiores informaes, acesse o site do Ubuntu do Brasil, em www.ubuntu-br.org.

OpenSuSE a verso livre do belssimo sistema operacional Novell SuSE. Alm de se comportar de forma muito estvel e robusta como servidor, tambm muito poderoso quando o assunto desktop. Seu diferencial o famoso YaST (Yeah Another Setup Tool), um software que centraliza todo o processo de instalao, configurao e personalizao do sistema. Podemos dizer que esta uma das cartas-mestre do SuSE, pois pode se comparar ao painel de controle do Windows.

Ubuntu uma das distribuies Linux mais populares da atualidade e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o usurio final (desktop). Originalmente baseada no Debian, diferencia-se alm do foco no desktop, em sua forma de publicao de novas verses, que so lanadas semestralmente.

Desktop do OpenSuSE Visite o site oficial do OpenSuSE: www.opensuse.org. Para a comunidade brasileira, acesse www.susebr.org.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06

O Debian foi criado por um grupo de programadores voluntrios. um projeto inteiramente no-comercial, mas prov suporte para produtos comerciais em sua distribuio. uma distribuio relativamente fcil de instalar e traz a opo de instalador grfico. Para isso, veja as opes no menu inicial do boot de instalao, use a opo dada. Embora fcil de usar, uma das preferidas dos usurios mais experientes, sendo um dos motivos a inteireza no-comercial. Prov suporte para uma variedade de arquiteturas, como a Alpha, ARM, intel, PowerPC, amd64, todas disponvel pelo site www.debian.org.

Idealizada por Carlos Morimoto, o Kurumin uma das distribuies Linux mais usadas em territrio nacional. Originalmente baseada no Knoppix, que veio do Debian, esse sistema operacional se destacou por ser um desktop, fcil de instalar e agradvel de usar. Sua caracterstica mais marcante so os cones mgicos, que transformam tarefas relativamente complexas (hoje nem tanto) como configurar um modem ou instalar um codec de vdeo numa experincia NNF (next, next, finish), como no Windows.

Desktop do Debian

Desktop do Kurumin Para maiores informaes, visite o site oficial do Kurumin: www.gdhpress.com.br/kurumin.

Criada por Patrick Volkerding, a distribuio Slackware considerada uma distribuio expert do Linux. Desde o seu incio, em abril de 1993, busca ser o mais compatvel possvel com Unix. No entanto, por vezes considerada mais difcil de usar que outras distribuies. Inclui a maioria dos mesmos pacotes de outras distros. muito mais amigvel do que sua reputao indica, e pode ser encontrada em www.slackware.com.

At hoje alguns consideram como uma 'meta-distribuio' do Linux. Suporta caractersticas avanadas, como dependncias, gerenciamento de pacotes, e muito mais. As ferramentas do Gentoo permitem que voc instale o que realmente necessita para rodar seu sistema. Por exemplo, se voc no instalar o KDE, nenhum mdulo de suporte ao KDE ser instalado. Mas se voc selecionar o KDE, todos os mdulos necessrios sero instalados. Isto utilssimo para o controle de instalao de pacotes menos usados ou at mesmo desnecessrios. A distribuio est disponvel em www.gentoo.org.

Desktop do Slackware

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06

Desktop do Gentoo

Desktop do CentOS Site oficial: www.centos.org (ingls), CentOS Brasil: http://centosbr.org/.

Fedora, segundo o prprio site, " uma coleo de projetos moderados pela Red Hat e desenvolvido como uma parceria entre a comunidade open source e os engenheiros da Red Hat. O objetivo da Fedora o progresso rpido de software open source e free. Pode ser encontrado em www.fedoraproject.org.

Aplicativos para Linux O Linux possui uma riqueza incomparvel de aplicativos, oferecendo mais de uma soluo certas necessidades. A maior dificuldade est em encontrar um aplicativo que sirva s suas necessidades. Como h inmeros aplicativos para as mesmas funes, eles apresentam certas caractersticas, estas que se adaptam ou no ao gosto do usurio, por isto temos tanta variedade de aplicativos disponveis hoje em dia. O fato de quase 100% dos aplicativos Linux serem OpenSource ajuda para que esta lista cada vez mais venha crescer. Dentre outras coisas, os aplicativos Linux permitem ser alterados conforme as necessidades dos usurios, por termos acesso liberado ao cdigo-fonte deles.

Navegador Web Aqui onde a migrao mais simples. Duas das alternativas mais usadas no Linux tambm esto no Windows, tornando a migrao um pouco menos complicada. So os j bastante conhecidos Firefox e Opera. Alm dessas duas opes, existem navegadores especficos para o KDE (como o Konqueror) ou para o Gnome (Epiphany). Porm no se comparam ao Firefox ou Opera. Sute de Escritrios Quem est acostumado com o Microsoft Office no vai ter dificuldades em se adaptar ao OpenOffice.org. Ele tem um equivalente a cada aplicativo do MsOffice, como editor de texto, planilhas, slides, banco de dados, e compatvel com a sute da Microsoft. Isso significa que os documentos criados pelo Office podem ser abertos pelo OpenOffice.org.

Desktop do Fedora

CentOS uma distribuio Linux de classe Enterprise derivada de cdigos fonte gratuitamente distribudos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. Suporta tanto ambientes de servidores para aplicaes de misso crtica quanto ambientes de estaes de trabalho e ainda possui uma verso LiveCD. CentOS possui numerosas vantagens, incluindo: uma comunidade ativa e crescente, um rpido desenvolvimento e teste de pacotes, uma extensa rede para downloads, desenvolvedores acessveis, mltiplos canais de suporte incluindo suporte em portugus e suporte comercial atravs de parceiros.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


Leitor de E-Mails O Linux conta com algumas excelentes opes. Alm do Thunderbird (tambm presente no Windows), podemos usar o Evolution ou o Kontact. Ambos trazem funes presentes no Outlook (Windows), como agenda e calendrio. Mensagens Instantneas Hoje todo mundo usa Messenger. Seja para lazer ou para trabalho, sempre estamos conectados. No Windows o mais conhecido e usado o Windows Live Messenger, mas quem usa outras plataformas, faz o que? No Linux temos alguns aplicativos de mensagens instantneas. Alguns melhores, outros piores, mas cada um com suas caractersticas. Alguns exemplos: Emesene - O Emesene conecta somente a rede do MSN Messenger, e bastante simples. Apesar de ser escrito originalmente pra interfaces GTK ele rodou muito bem no KDE. A interface limpa, tanto na janela principal, como na janela de conversa. Pidgin - O Pidgin j famoso. um IM bastante conhecido tanto pelos usurios Linux quanto usurios Windows. Com ele possvel se conectar a vrias redes: MSN, ICQ, Gtalk, Irc, Aim, Yahoo Assim como o Emesene, o Pidgin bastante simples. aMSN - o aMSN o messenger para Linux que reproduz com maior fidelidade as funes (e at a aparncia) do WLM. Ele tem tudo o que o IM da Microsoft possui: Winks, Emoticons personalizados, suporte a webcam, mensagens de voz, suporte a celular enfim, toda a parafernalha que existe no Live Messenger. Players de udio Aqui a vantagem do Linux evidente. Eu nunca usei em nenhum sistema (seja Windows ou Mac OS X) um player de udio to bom quanto o Amarok. Alm dele tambm existem o Rhythmbox e Banshee. Apesar da enorme evoluo que o Windows Media Player sofreu na 11 verso, ele ainda no chega ao mesmo nvel de alguns players para Linux e at mesmo para Windows. Players de Vdeo No Windows o player mais comum , e sempre foi, o Windows Media Player. No Linux os usurios possuem algumas variedades de opes. Entre elas esto o Totem, Mplayer (tambm presente no Windows), Kaffeine e o Xine. Todos boas opes para o sistema do Pingim. Gravadores de CD/DVD O Nero bastante conhecido e usado no Windows. No Linux ele tambm est disponvel, mas no uma boa opo frente a outras alternativas (at porque ele pago). Entre elas est o K3B, que bastante poderoso. Alm dos aplicativos citados, existem outras opes em cada categoria, mas estes so certamente os mais conhecidos e usados pelos usurios do Linux. Aplicativos Linux para usurios domsticos O usurio domstico que est migrando para o Linux pode sofrer dificuldades em encontrar aplicativos que substituam os que est acostumado a usar no Windows. A seguir, uma pequena seleo de programas bastante usados no Linux por usurios domsticos, para que a migrao para o sistema seja menos dolorosa.

UTILITRIOS Microsoft Windows WinZip, WinRar

Linux File Roller, Ark Nautilus, Konqueror, Thunar, Windows Explorer Rox-Filer Gadgets, Google gDesklets, aDesklets, Desktop Gadgets SuperKaramba, Gkrellm Pesquisa Beagle Google Desktop Search, Google Desktop Search for busca inteligente do Linux Beta, Deskbar (Gnome) Windows Vista Aero Compiz-Fusion VMware, VirtualBox, Qemu, VMware, Virtual PC Bochs, Xen, DOSEMU, dosbox Adicionar e Remover Synaptic, Adept Programas Dr. Web, Trend ServerProtect, Norton Anti Vrus, AVG, RAV AntiVirus, F-Prot, Clam Avast, McAfee, Panda AntiVirus, Kaspersky, YAVR Vrus, Trojans, No h registros Spywares, Adwares Gparted, QTparted, Partition Image, Paragon Partition Partition Magic Manager, Acronis Partition Expert INTERNET Microsoft Windows

Linux Pidgin, aMSN, Mercury, Windows Live Messenger Kopete, Emesene ICQ, YIM, Jabber, Gtalk, Pidgin, Kopete, Empathy MSN Firefox, Swiftfox, Konqueror, Internet Explorer Opera, Epiphany Outlook Express, MicrosoftEvolution, Kontact, Outlook Thunderbird Skype Skype for Linux Gizmo Gizmo for Linux gTalk Tapioca, Gajim, Landell NetMeeting Ekiga, Xten Lite, Kphone TeamSpeak TeamSpeak Kazaa LimeWire, FrostWire Soulseek Nicotine eMule aMule Microsoft FrontPage, KompoZer, Quanta+, Bluefish Dreamweaver XChat, Ksirc, Konversation, mIRC Kvirc, Irssi

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


Google Earth Google Earth, Earth 3D Bittorrent, Gnome Torrent, Bittorrent, Azureus Azureus, Deluge, FrostWire, Ktorrent CuteFTP, Bullet Proof gFTP, Kbear, Nautilus, FTP, WSftp Konqueror, FileZilla Jigdo Jigdo GetRight Gwget, Downloader for X Zone Alarm, McAfee Firestarter, Kmyfirewall, Firewall, Norton Internet GuardDog, FireWall Builder Security 3D Max, XSI, Maya VueScan Picasa Maya, XSI, Blender Xsane, Kooka, Xvscan, VueScan Picasa for Linux (beta)

ESCRITRIO Microsoft Windows

Linux Acrobat Reader, Evince, Xpdf, Acrobat Reader Kpdf Bloco de Notas, Word Gedit, Kate, Leaf, Emacs, Pad Mousepad Microsoft Word Writer, AbiWord, KWord Microsoft Excel Calc, GnuMeric, KCalc Microsoft Power Point Impress, KPresenter Microsoft Access Base, Kexi Microsoft Money GnuCash, KMyMoney Microsoft Project Planner Microsoft Visio Dia, Kivio

JOGOS Microsoft Windows Linux Quake 4 Quake 4, Nexuiz, Tremulous Wolfenstein Enemy Wolfenstein Enemy Territory Territory Counter Strike Urban Terror, True Combat Flight Gear, Silent Wings, XFlight Simulator Plane Second Life Second Life Unreal Tournament 2004 Unreal Tournament 2004 Coelho Sabido Gcompris

MSICA E VDEO Microsoft Windows Linux Windows Media Player amaroK, Rhythmbox, (udio), iTunes Banshee, Listen, Exaile Windows media Player Totem, Kaffeine, Mplayer, (vdeo) Xine, Gxine, VLC Real Player Real Player Nautilus, Nero, K3B, Brasero, Nero, Easy CD Creator Gnome Baker Xdvdshrink, K9copy, Acidrip, DVD Shrink DVD::RIP, Thoggen XMMS, Beep-Media-Player, Winamp Audacious Sound Forge Audacity, Ardour Finale, Encore, Sibelius Rosegarden, MusE Avidemux, DIVA, Cinelerra, Adobe Premiere, Windows Lives, Kino, Kdenlive, Main Movie Maker Actor

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Microsoft Windows Linux Java Java Netbeans (Java) Netbeans (Java) Eclipse (Java) Eclipse (Java) Netbeans com C++ Pack, MSVC++, Netbeans com Eclipse/CDT, CodeBlocks, C++ Pack, Eclipse/CDT, KDevelop, Qt Designer, gcc, CodeBlocks Anjuta VisualBasic Gambas Delphi Lazarus C# - Visual Studio Monodevelop PLUGINS Microsoft Windows Linux Adobe Flash Player Adobe Flash Player, Gnash Java Java

PROGRAMAS CIENTFICOS Microsoft Windows Origin, Gnuplot Maple, Mathematica Matlab Minitab

Ubuntu Linux LabPlot, Gnuplot Mathematica, Axiom Octave, SciLab QtiPlot

wxMaxima,

GRFICOS E IMAGEM Microsoft Windows Linux Photoshop Lite, Picasa F-Spot, digiKam, Picasa Adobe Photoshop GIMP, Pixel Edit, Krita Adobe Illustrator, Inkscape, Xara Xtreme CorelDRAW! Adobe InDesign, Quark Scribus, OpenOffice.org Xpress, Page Maker Draw Adobe Flash Synfig, SWFTools GnuPaint, Tux Paint, Paint KolourPaint Pro Engineer, Qcad, AutoCad, Pro Engineer Varicad, Archimedes

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


Exerccios Propostos 1. Acerca do Internet Explorer e do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. 11. Um software livre considerado software de cdigo aberto quando o seu cdigo-fonte est disponvel em stio da Internet com designao .org, podendo, assim, ser continuamente atualizado, aperfeioado e estendido s necessidades dos usurios, que, para execut-lo, devem compil-lo em seus computadores pessoais. Essa caracterstica garante a superioridade do software livre em face dos seus concorrentes comerciais proprietrios. 12. Uma diferena marcante entre os software Windows e Linux o fato de este ltimo ser um sistema de cdigo aberto, desenvolvido por programadores voluntrios espalhados por toda a Internet e distribudo sob licena pblica. (UnB/Cespe) A respeito dos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens seguintes. 13. O BrOffice pode ser instalado em computadores que utilizam o sistema operacional Linux ou o Windows. 14. Acessibilidade um recurso do Windows XP usado para se estabelecer critrios de segurana de acesso ao sistema, como senha e criptografia. 15. O Linux foi projetado para fazer uso inteligente dos recursos de qualquer mquina, funcionando tanto em mquinas com vrios gigabytes de memria como em aparelhos celulares com poucos kilobytes de capacidade. 16. (UnB/Cespe) Com relao aos conceitos software livre, assinale a opo correta. de

a) Para conectar Internet um microcomputador que tenha instalado o sistema operacional Linux, necessria a utilizao de uma placa de rede especfica. b) A conexo, Internet, de um microcomputador que possui o sistema operacional Linux instalado mais lenta quando comparada com um que tenha instalado o Windows XP. c) Se um e-mail for criado a partir de algum aplicativo do sistema operacional Linux, ele no poder ser lido por destinatrio que usa o Windows XP. d) Com o Linux possvel acessar a Internet usando uma rede sem fio (wireless). Com relao a conceitos bsicos de informtica e sistema operacional Linux, julgue os itens a seguir. 2. O Linux, por ser um software livre, apresenta diversas vantagens em relao a outros sistemas operacionais, mas tem a desvantagem de no permitir a conexo de pendrive ao computador. O Linux um sistema operacional multitarefa que pode ser instalado em servidores ou em computadores pessoais. Em uma mesma mquina possvel instalar o Windows XP e o Linux e acessar arquivos gravados em ambos. Os notebooks atuais possuem funcionalidade de mouse sem fio, bastando que o usurio aproxime o mouse do equipamento para o reconhecimento automtico, sem necessidade de outros dispositivos. Quando comparado com o Windows, o Linux possibilita maior velocidade de processamento, por permitir o gerenciamento de discos com maiores capacidades de armazenamento de dados. Assim como o Windows, o Linux tambm disponibiliza o browser Internet Explorer na sua instalao. Por possuir gerenciador de memria, o Linux no possui gerenciador de arquivos.

3.

4.

5.

a) Atualmente, possvel encontrar software gratuito que realiza tarefas como edio de textos e de planilhas, e criao de apresentaes e de imagens, por exemplo, com funcionalidades equivalentes quelas disponveis em software comercial. b) O conceito de software livre limitado distribuio do software, que gratuita, ao passo que o desenvolvimento pago, pois realizado por empresas especializadas. c) O Linux e o Unix so sistemas compatveis com software livre que tm verses gratuitas apenas para usurios domsticos; as verses para usurios comerciais so pagas. d) As licenas comerciais do tipo GNU ou GPL, por serem facilmente burladas, tornaram-se ilegalmente gratuitas em todo mundo. e) Um software do tipo open-source pode ser utilizado por qualquer usurio, desde que no sejam feitas alteraes em seu cdigo-fonte. Gabarito 1. D 2. ERRADO 3. CERTO 4. CERTO 5. ERRADO 6. ERRADO 7. ERRADO 8. ERRADO 9. CERTO 10. CERTO 11. ERRADO 12. CERTO 13. CERTO 14. ERRADO 15. CERTO 16. A

6.

7.

8.

9.

comum, mediante o uso de programas de computador que utilizam o Windows XP como sistema operacional, o recebimento de mensagens de texto por meio de correio eletrnico. Entretanto, possvel a realizao dessa mesma tarefa por meio de programas de computador adequados que utilizam o sistema operacional Linux. 10. Existem diversas compilaes do Linux, como Red Hat, Kurumin e Suse.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


As diferenas do BrOffice Write e BrOffice Calc em relao ao Microsoft Word e Microsoft Excel

Esta a apresentao do BrOffice Pacote de aplicaes similares aos do Microsoft Office. BrOffice.org o nome adotado no Brasil da sute para escritrio OpenOffice.org. A mudana do nome surgiu em funo de um processo movido pela BWS Informtica, uma microempresa de comrcio de equipamentos e prestao de servios de informtica do Rio de Janeiro que anteriormente j havia registrado a marca Open Office, sob a alegao de que o nome OpenOffice.org, mesmo no sendo exatamente igual, poderia causar confuso aos usurios.

Roda em: Windows 98, NT, 2000, ME, XP, 2003, Vista, Windows 7. Idioma: Portugus Pas: EUA Verso: 3.2.0 ltima Atualizao: 06/03/2010 Tamanho: 142.80 MBytes (149738616 Bytes) Licena: Grtis Empresa: Sun Microsystems

Desta maneira, o pacote OpenOffice.org no mais distribudo oficialmente no Brasil, sendo em seu lugar disponibilizado o BrOffice.org.

A verso brasileira do OpenOffice, denominada BrOffice, inclui editor de texto, planilhas, banco de dados, apresentaes, frmulas matemticas e desenho de imagens. Com ele possvel abrir e trabalhar com documentos criados no Microsoft Word, Excel e Powerpoint, alm de muitos outros formatos. um pacote de programas excelentes e totalmente gratuito. Uma tima opo para usurios e empresas que no dispe de verba para comprar o Microsoft Office e no querem se atrelar a pirataria. Experimente!

Observao: AVISO! O OpenOffice no capaz de abrir documentos criados no Microsoft Office se estes estiverem protegidos por senha. Remova a senha desses arquivos utilizando o prprio Microsoft Office antes de tentar abri-los no OpenOffice.

Voc poder instalar a verso do BrOffice no Sistema operacional Windows, que rodar na sua mquina, sem nenhum problema de conflito com o Microsoft Office.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


No ter problemas no, o BrOffice utiliza extenses prprias para seus arquivos por padro, mas abre as extenses do Microsoft Office e permite salvar utilizandoas tambm. Voc poder tambm configurar para ficar como padro de salvamento as extenses do Microsoft Office. As extenses padro so: Writer (textos) - .odt Calc (planilha) - .ods Impress (apresentaes) - .odp Base (BD) - .odb Draw (desenhos) - .odd Match (Frmulas) odf O boto Salvar (disquete), aps o arquivo ser salvo o cone fica inativo, para informar que as ltimas alteraes foram salvas. Caso o usurio alterar algo no seu arquivo, o cone (disquete) ser habilitado. O boto Editar arquivo, representado pelo lpis sobre uma folha de papel. usado para colocar o arquivo somente leitura, ficando bloqueado at que voc clique no mesmo cone, liberando o mesmo. Existe tambm uma ferramenta que um boto usado para Exportar o arquivo diretamente no formato como PDF.

Algumas ferramentas tm funes diferenciadas do Microsoft, mas poderemos verificar cada uma delas como mostramos acima. O boto novo, tambm d acesso aos programas do pacote BrOffice. Como mostrado na imagem mostrada abaixo:

Neste exemplo podemos observar que o arquivo mostra no seu cabea que est no formato Somente Leitura.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


Neste outro, podemos observar que estamos gerando uma cpia no formato .pdf. Observem que no BrOffice Calc, a palavra checada antes de passar o corretor ortogrfico. Podemos corrigir automaticamente durante a digitao.

A Autoverificao ortogrfica faz a checagem em tempo real, no havendo a necessidade do Ortografia e Gramtica. No caso do Calc podemos verificar se palavra digitada est escrita corretamente.

O binculo para Localizar e Substituir. A bssola usada para navegar no documento, que no Word ou Excel, representa a opo Ir para. Tecla de atalho (F5). O quadro, para abrir a galeria de imagens. E o conjunto de discos para relacionar um banco de dados ao seu trabalho.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


Com o navegador voc poder acessar qualquer pgina, ttulo, tabelas, etc. As teclas de atalho no BrOffice so em Ingls.

A tecla de atalho F5, como tambm pode ser usado o Navegador atravs da barra de rolagem, entre a pgina anterior e pgina posterior. Similar ao Clipart do Microsotf, podemos criar o novos temas importando imagens de vrios locais, ou utilizar um dos seus exemplos.

O BrOffice Calc faz a sequncia lgica numrica, mesmo a partir de um nmero.

Esta ferramenta relaciona um documento com um banco de dados.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06

O Boto apenas Mesclar clulas e no mesclar e centralizar como no Excel.

Na lgica entre palavras reservadas, o funcionamento o mesmo do Excel, mas na lgica dos meses, ele no considera a distancia e passa h mostrar o ms subsequente. Este componente da Barra de Ferramentas, transforma as clulas selecionadas no formato padro.

Para inserir funes, poderemos utilizar o painel mostrado acima, igual ao Excel.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06

No BrOffice Calc, a funo arrred no exige que seja colocado o argumento que exibir o nmero de casas decimais.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


1. Writer apenas um, dos vrios programas constantes no pacote de aplicativos BrOffice.org 3.0/3.2, Dentre estes programas podemos citar o programa Photo (editorao eletrnica) usado para tratamento de imagens. Documentos do Microsoft Word (com extenso ".doc") podem ser abertos no BrOffice.org Writer. Tambm possvel criar documentos do Writer e salv-los com a extenso ".doc", porm, a extenso padro e oficial para documentos criados no BrOffice.org Writer, .odt. No BrOffice Writer, as teclas de atalho so "aes" constantes no menu Arquivo e suas respectivas "teclas de atalho", uma das mais utilizadas a Ctrl + A, para abrir um arquivo previamente salvo. A tecla de atalho F5 permite executar no Writer do BrOffice a Verificar a ortografia do documento. No BrOffice Writer, existe ferramentas que corresponde aos recursos para NEGRITO, ITLICO e SUBLINHADO, como tambm poderia ser feito atravs das teclas de atalho como Ctrl+B, Ctrl+I, Ctrl+U. 10. Em relao frmula, fazendo uso dos caracteres @ ou + antes da expresso, padro do prprio Calc se encarregar de substituir para o sinal de igual (=). 11. O boto encontrado na barra de ferramentas e apresentado usado para formatar valores em porcentagem para valores em Moeda .

2.

12. O boto Mesclar clulas, fica ativo mesmo que esteja selecionada apenas uma clula.

3.

13. O zoom do Calc acessado pelo cone representado por uma lupa , atinge um mximo de 400%, igualmente ao Excel, mas seu valor mnimo difere, sendo de 20%. 14. Na ferramenta BrOffice Calc, se escrevermos 50 na clula B1 e, clicando na Ala de Preenchimento, arrastamos o mouse, at a B10 obteremos como resposta na Clula B3, o valor 50. 15. No BrOffice.org Calc, as seguintes clulas esto preenchidas: A1=10, A2=40, A3=30, A4=50, A5=20. Se na clula B2 for digitada a seguinte frmula: =MDIA(A1:A5)-MXIMO(A1;A5), o resultado seria 20. 16. Em relao a este boto , encontrado na Barra de ferramentas do BrOffice Calc, podemos afirmar que utilizado sado para bloquear ou liberar a edio da planilha.

4. 5.

De acordo com a imagem do BrOffice Writer, julgue os itens a seguir:

6.

No BrOffice Writer, para inserir uma nova linha (4 linha) no final desta tabela, devemos pressionar a tecla Enter. Estando com esta tabela no topo da Primeira pgina, no BrOffice Writer, para inserir uma linha acima da tabela, estaria correto clicar na primeira clula (esquerda superior) e finalmente pressionar a tecla Enter. O Texto acima foi digitado no BrOffice Writer, e de acordo com o texto responda verdadeiro (V) ou falso (F) para as questes: 17. Sabendo-se que o texto exibido acima foi digitado na pgina 1 de 1 de um documento do Writer, ao posicionar o "sinal de intermitncia" (cursor do mouse) aps a palavra "corretamente" e optar por inserir uma "quebra de pgina" (Ctrl+Enter), todo o texto posicionado aps o sinal de intermitncia ir ser enviado para uma prxima pgina. 18. O boto , constante na "Barra de Ferramentas de Formatao" do Writer, caso utilizado em uma linha do texto, previamente selecionada, ir preencher com a cor escolhida todo o pargrafo da respectiva linha selecionada.

7.

Em relao ao BrOffice Calc, podemos afirmar que: 8. Existe um cone na barra de ferramentas Padro para que o usurio salve seu arquivo, e com o auxilio do teclado, poder fazer uso das teclas Ctrl+S. Entre as ferramentas, podemos encontrar uma opo para Exportar o arquivo diretamente como PDF.

9.

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Informtica para Concursos Software Livre Mdulo 06


22. Podemos observar que o cursor encontra-se no final do pargrafo, caso o usurio pressione as teclas de atalho CTRL+Shift+Backspace todo o pargrafo ser apagado. Com relao aos conceitos de informtica, ambientes operacionais e aplicativos usados para a criao de textos, planilhas eletrnicas e apresentaes, julgue os itens a seguir. 19. A numerao exibida ao lado do texto, que foi digitado no BrOffice Writer, indica a presena do recurso contagem de pargrafos. 23. O Calc um aplicativo includo na sute de pacote de software do BROffice e disponibilizado gratuitamente para uso a partir de um modelo de troca, no qual, se o usurio concordar em contribuir com adaptaes e mudanas nos programas, ele poder ento receber um conjunto de cpias assim que as mudanas forem aceitas. 24. O editor de texto Writer do BROffice, disponvel para download na Internet, tem a desvantagem de no permitir a gravao de dados em formatos comerciais, tal como o PDF, uma vez que no possvel integrar funcionalidades desse ambiente com outros softwares proprietrios. 25. No BrOffice Writer, a opo Salvar tudo permite salvar todos os arquivos correntemente abertos, e a opo Recarregar permite desfazer as alteraes feitas em um documento, recuperando o estado original de quando ele foi aberto.

20. Para selecionar o pargrafo, conforme mostrado na figura, podemos pressionar por quatro vezes o mouse sobre o pargrafo. Se pressionarmos o mouse cinco vezes estaremos selecionando todo documento.

Resp. 01 02 03 04 21. Podemos observar que o cursor encontra-se aps a palavra realizadas (l.10), caso o usurio pressione as teclas de atalho CTRL+Backspace a palavra inteira a esquerda do cursor ser apagada. 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17

Resp. 19 20 21 22 23 24 25

Resp.

GABARITO 18

Professor Marco Guimares

NUCE | Concursos Pblicos


Parte integrante deste Material do NUCE. Todos os direitos reservados ao Professor Marco Guimares Copyright. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

Anda mungkin juga menyukai