Anda di halaman 1dari 7

CONCEITO E EVOLUO DO ESTADO ORIGEM DO ESTADO O Estado (do latim status = estar firme) conhecido como ordem poltica

a da sociedade desde a Antiguidade, mas nem sempre teve essa denominao. Outros termos: polis dos gregos ou a civitas dos romanos (tambm utilizavam imperium e regnum) Maquiavel (1469-1527) Todos os Estados, todos os domnios que tm tido ou tm imprio sobre os homens so Estados, e so repblicas ou principados. MAS NO FOI ELE QUEM CRIOU O TERMO Conceitos fundamentais em Maquiavel: - virtude: qualidades pessoais do prncipe - fortuna: circunstncias com as quais o prncipe se defronta - razes de estado: em circunstncias extremamente graves, para garantir a segurana do Estado, lcito ao Governante violar normas jurdicas e morais. Origem do Estado, h 2 tipos de formaes: 1. Formao Originria: forma-se o Estado partindo-se de agrupamentos humanos ainda no integrados em qualquer outro Estado. H 2 tipos de teorias para essa formao: natural, onde o Estado teria se formado naturalmente, no por ato voluntrio e contratual, onde foi a vontade de alguns homens ou de todos, que levou criao do Estado. 2. Formao Derivada: forma-se o Estado a partir de outros preexistentes. Dallari resume em 3 posies bsicas as diversas teorias referentes ao momento do surgimento do Estado: 1. O Estado sempre existiu, porque o homem sempre viveu em grupos e sempre houve alguma organizao social dotada de poder e com autoridade para determinar o comportamento de todos 2. O Estado foi constitudo para atender s necessidades e convenincias do grupo social. 3. O Estado surgiu como sociedade poltica detentora de soberania, isto , de um poder que no seria ultrapassado por nenhum outro dentro dos limites de seu territrio. Paulo Bonavides: o Estado se forma quando o poder assenta numa INSTITUIO e no numa pessoa, pelo que esse Estado representa uma sujeio do poder ao direito, somente existindo onde for concebido como um poder independente da pessoa dos governantes. OUTRAS TEORIAS: A. Teoria da origem familiar do Estado: desenvolvimento e a ampliao da famlia. A sociedade civil seria o desdobramento lgico e necessrio da sociedade natural, pela ampliao sucessiva dos laos familiares. O Estado era visto como o apogeu de uma longa escala de grupos intermedirios naturais

(famlia, corporao, comuna), onde a autoridade surge no pai (ou no rei) e se delega aos escales inferiores, tendo como fonte de legitimao a ordem natural das coisas (Robert Filmer). Refutao: Sociedade humana diferente de sociedade poltica Autoridade poltica no tem sequer No tem confirmao alguma na experincia. Baseia-se numa concepo orgnica: era oriunda de Aristteles e defendida pelos doutores da Igreja. B. Teoria da origem contratual do Estado (provavelmente a mais influente no ocidente): Contratualistas

Baseiam-se no jusnaturalismo (defendem a existncia de um conjunto de direitos naturais). Valorizao da razo.

Estado de natureza (= situao sem Estado) Hobbes Hostil, em guerra efetiva. A vida do homem solitria, msera, repugnante, brutal, breve. O domnio das paixes, a guerra, o medo, a pobreza, a desdia, o isolamento, a barbrie, a ignorncia e a bestialidade so os elementos que governam a relao entre os indivduos. O homem o lobo do homem essa frase no do Falco. Pacfico, mas em guerra potencial. Os direitos dos homens so precrios e a harmonia frgil, pois nenhum poder superior assegura a aplicao ponderada do direito. Essencialmente positivo. Caracterizado pela igualdade e harmonia, mas pode se tornar negativo com o surgimento da propriedade privada, que gera conflitos;

Locke Roussea u

Com o contrato, forma-se a sociedade civil. O objeto do contrato seria a transferncia dos direitos naturais para o Estado. Todavia, a extenso dessa transferncia tambm distinta: Hobbes Locke A titularidade e o exerccio dos direitos naturais so transferidos ao soberano, com exceo da segurana da prpria vida. O soberano limitado somente pelo direito natural. O Poder absoluto. Os indivduos conservariam todos os direitos naturais, exceto o de fazer justia por si mesmos. Defende direito de insurreio quando as leis civis so violadas pelo soberano.

C. Teoria da Origem Violenta do Estado: (Jean Bodin) o Estado nasce da conveno ou da "violncia dos mais fortes". darwinismo poltico.

D. Teoria da origem em causas econmicas ou patrimoniais: Plato: Um Estado nasce das necessidades dos homens. O Estado teria se formado para se aproveitarem os benefcios da diviso do trabalho. E. Teoria da origem no desenvolvimento interno da sociedade: Quando as sociedades tornam-se complexas, sentem absoluta necessidade do Estado, e ento ele se constitui. Problema da leitura: Etnocntrica. ATUALMENTE, o processo mais comum de formao de Estados a formao derivada, ocasionada por duas formas distintas, a saber: - FRACIONAMENTO de ESTADOS - UNIO de ESTADOS CONCEITO DE ESTADO Jellinek: corporao formada por um povo, dotada de um poder de mando originrio e assente em determinado territrio. Kelsen: ordem coativa normativa da conduta humana, ou seja, para ele o Estado se resume no ordenamento jurdico que rege a vida de uma sociedade. Dallari: ordem jurdica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado territrio. Weber: comunidade humana que, dentro de determinado territrio, reivindica para si, de maneira bem sucedida, o monoplio da violncia fsica legtima. Del Vecchio: alm do povo e do territrio, o que existe o vnculo jurdico, que seria, na realidade, um sistema de vnculos, pelo qual uma multido de pessoas encontra a prpria unidade na forma do direito. Donato Donati: o terceiro elemento (alm do povo e do territrio) a pessoa estatal, dotada de capacidade para o exerccio de duas soberanias: uma pessoal, exercida sobre o povo, outra territorial, sobre o territrio. Groppali: surge a afirmao de um quarto elemento, que a finalidade. A compreenso moderna do termo Estado abrange, portanto, trs componentes: 1. Poder soberano: interna e externamente 2. Territrio: mais ou menos definido 3. Povo Groppali acrescenta a finalidade do bem comum do povo. Algumas diferenciaes importantes: ESTADO X NAO: Nao exprime a idia de uma comunidade poltica marcada por uma ascendncia comum, com pelo menos um elemento fundamental comum (lngua, religio, costumes, cultura, histria).

POPULAO X POVO: a primeira abrange todo mundo que est no territrio do Estado com inteno razoavelmente permanente (em algumas situaes, at turista conta). O ltimo s pode ser formado por aqueles que tm liame jurdico com o Estado e podem estar vivendo at fora de suas fronteiras.

EVOLUO DO ESTADO MODERNO 1. ESTADO ANTIGO: a forma de Estado mais recuada no tempo, onde a famlia, a religio, a organizao econmica e o Estado formavam um conjunto confuso. Caractersticas principais: Natureza Unitria Religiosidade (= Estado Teocrtico): o comportamento individual e coletivo eram expresses da vontade de um poder divino. 2. ESTADO GREGO = diversas polis (cidades-estado) auto-suficientes. 3. ESTADO ROMANO: Inicialmente, cidade-Estado = civitas unio das futuras famlias patrcias (gens). Grande extenso territorial + cristianismo = superao da cidade-Estado, promovendo o advento de novas formas de Estado (Estado Medieval). 4. ESTADO MEDIEVAL: o cristianismo, a invaso dos brbaros e o feudalismo foram os principais elementos que se fizeram presentes na sociedade poltica medieval. 4.1. PROTO-ESTADO FEUDAL Caratersiticas: Fragmentao do poder central Exerccio pulverizado da autoridade poltica = os feudos (pequenos agregados auto-suficientes) Existncia de uma entidade supranacional com o monoplio do conhecimento e da legitimao baseada na revelao (igreja) Predomnio do religioso sobre o secular Relaes de domnio puramente pessoais (base do patrimonialismo) Difcil desenvolvimento do comrcio Cristianismo = a base da aspirao universalidade O conflito entre o Papa e o Imperador (Carlos Magno) termina com o nascimento do Estado Moderno, quando se afirma a supremacia dos monarcas na ordem temporal.

5. ESTADO MODERNO ABSOLUTISTA

Completa os processos de: - concentrao confluncia dos instrumentos de gesto nas mos do soberano; - centralizao eliminao ou subordinao dos ordenamentos jurdicos inferiores; - despersonalizao passagem das relaes de comando e obedincia entre indivduos para relaes de comando e obedincia entre instituies. Nascido de uma estrutura absolutista, que propiciou, no continente europeu, a unidade jurdica e o poder do Estado, com seus rgos onipotentes: exrcito permanente, polcia, burocracia, clero e magistratura. O absolutismo, por meio da poltica mercantilista, transformou o Estado na mais forte entidade econmica capitalista. No mbito externo, o comrcio, a guerra e a diplomacia consolidavam a independncia e a hegemonia dos Estados em relao aos demais. Para Habermas, o Estado moderno tem 2 marcas constitutivas: soberania do poder estatal e diferenciao do Estado em relao sociedade. Foram os tratados de paz de Westflia que documentaram a existncia do Estado Moderno, com a caracterstica bsica de unidade territorial dotada de um poder soberano.

6. ESTADO LIBERAL:

Produto da Revoluo Gloriosa Inglesa (1688), da Revoluo Americana (1786) e da Revoluo Francesa (1789), tem como principal caracterstica um compromisso entre o poder do soberano e o poder dos representantes (fora dos parlamentos). Teve como base a classe burguesa, que desejava a nointerveno do Estado na economia e, na esfera poltica, a realizao de eleies, a formao de cmaras representativas, respeito oposio e a separao de poderes. Fundamentado no individualismo burgus, que desejava apenas a liberdade, a segurana jurdica e a garantia da propriedade. O aparelho estatal deveria atender apenas defesa externa, segurana pblica, diplomacia, administrao da justia, cunhagem de moedas e cobrana de tributos.

No havia previso de estender aos demais segmentos sociais os benefcios do novo sistema. Acabou desrespeitando as regras do mercado, eliminando a livre concorrncia e a livre iniciativa, concentrando riquezas e acentuando os desnveis sociais. O surgimento de segmentos proletrios = aparecimento de tenses sociais em diversas partes do mundo (principalmente com o advento e popularizao de idias socialistas de diversas matrizes). Por isso, o liberalismo tentou super-las com a incorporao de algumas reivindicaes do proletariado, com a cesso ao povo de restritos direitos econmicos e sociais.

7. ESTADO DE DIREITO Fruto do desgaste do Estado liberal e das presses das massas por uma maior participao no processo poltico. O Estado deve seguir seus fins somente de acordo com as formas e limites do Direito e so garantidas as liberdades fundamentais com aplicao da lei geral abstrata por juzes independentes. 8. ESTADO INTERVENTOR

O Estado torna-se provedor da infra-estrutura, criando e fomentando as condies materiais que assegurem o crescimento econmico. Defensor dos interesses das empresas nacionais no mercado internacional, aplicando polticas protecionistas e subsdios produo interna. Quebra da bolsa de Nova York em 1929, Sofre grande influncia das idias de Keynes (o Estado responsvel por manter altos ndices de crescimento e de emprego alm de estabilidade de preos = desafio).

8.1. ESTADO DESENVOLVIMENTISTA


o modelo de Estado intervencionista Recorrente na Amrica Latina e em pases perifricos do mundo capitalista, onde o Estado tem o papel de promotor principal do desenvolvimento econmico, intervindo, complementando ou mesmo substituindo o mercado (produtor de bens e servios). Ressalta a funo alocativa do Estado Pode apresentar regime poltico democrtico ou autoritrio, geralmente caracterizado pela instabilidade poltica e prticas governamentais patrimonialistas/clientelistas8. Adota o sistema de substituio de importaes, que se esgota com a crise econmica dos anos 70 e 80 e com a chamada Terceira Revoluo Industrial, a Revoluo Tecnolgica, que enfraqueceu ainda mais a posio desses pases no mercado internacional

9. ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL Tpico dos pases capitalistas desenvolvidos. Constitudo pela incorporao dos direitos sociais (trabalho, sade, educao, previdncia, assistncia social) ao conceito de cidadania, visando garantir a todos um padro mnimo de bem-estar econmico e social. Ter aula prpria. 10. ESTADO DEMOCRTICO Incluso das massas populares no processo poltico, por meio do sufrgio universal e o conseqente direito de participar da elaborao das leis e polticas governamentais, ainda que de forma indireta. So ampliados os mecanismos de controle que a sociedade tem sobre a Administrao Pblica. 11. ESTADO SOCIALISTA Baseado na apropriao coletiva dos meios de produo, substitui o mercado na alocao de recursos. Planificao econmica Tendncia para regime autoritrio. O processo de globalizao vem impondo limites e restries ao Estado nacional, entre os quais: - Desnacionalizao da produo econmica. - Menor influncia do governo sobre as empresas: - Altas taxas de desemprego e conseqncias sociais :

Anda mungkin juga menyukai