Anda di halaman 1dari 5

PROCESSO CIVIL

PARTE: aquele em juzo que formula um pedido ou contra quem se pede. Parte processual: aquele que figura no processo, mesmo que no seja o titular do direito afirmado. Parte material: o titular do direito. Capacidade de ser parte e capacidade processual, so os dois tipos de capacidade do CPC. Capacidade de ser parte: uma aptido para figurar no processo como autor ou como ru. Tem capacidade de ser parte aquele que tem capacidade de direito. Dessa forma, nasceu com vida tem capacidade de ser parte. Capacidade processual: uma aptido para agir em juzo por si s. Ou seja, sem representao ou assistncia. Tem capacidade processual aquele que tem capacidade de fato. Ou seja, aqueles que no so absolutamente nem relativamente incapaz tm capacidade processual. Integrao de capacidade: representao para o absolutamente incapaz e assistncia para o relativamente incapaz. Alm do representante e do assistente, o curador especial integra a capacidade. Os casos esto previstos no art. 9 do CPC e art. 1.042 e 1.179. Obs: h decises do STJ estabelecendo que o ru preso com advogado no precisa de curador especial. No direito civil existe a capacidade de direito e capacidade de fato. capacidade de direito: uma aptido para ser sujeito de direitos ou de obrigaes. Tem capacidade de direito todo aquele que nascer com vida. capacidade de fato: uma aptido para exercer por si s direitos e deveres. Tem capacidade de fato aqueles que no forem absolutamente nem relativamente incapaz. Citao por edital e por hora certa so modalidade de citaes conhecidas como fictas.

Smula 196: STJ: ao executado que, citado por edital ou por hora certa, permanecer revel, ser nomeado curador especial, com legitimidade para apresentao de embargos. O curador especial tem todos os poderes da parte. Por exemplo: opor defesa, recorrer etc. mas no pode praticar atos de disposio (transigir). Hoje compete defensoria publica exercer o papel de curador especial. Pessoas jurdicas. As pessoas jurdicas regularmente constitudas tem capacidade de ser parte e capacidade processual. Entes despersonalizados: Ex. ministrio da sade, esplio, massa falida. Os entes despersonalizados como regra no tem capacidade ser parte nem capacidade processual. Nesse caso, quem ter capacidade processual ser a Unio, estado ou municpio. Obs: prefeitura no tem capacidade processual. Nesse caso, que ser acionado dever ser o municpio. No entanto, a lei pode atribuir essas capacidade a determinados entes despersonalizados. Ex. esplio. Na jurisprudncia do STJ comum a seguinte posio: ente despersonalizado como ALEPE ou SENADO tem capacidade de ser parte ou capacidade processual para a defesa de seus interesses institucionais (relacionados ao funcionamento a autonomia e a independncia do rgo). Capacidade postulatria. H duas teses sobre esse tipo de capacidade. 1: tem capacidade postulatria os advogados. 2: tem capacidade postulatria a parte, desde que representada por um advogado. Porm a casos em que tem capacidade postulatria sem a necessidade de advogado. Ex. MP e juizado especial nas causas de at 20 salrios mnimos.

Em regra, se prova a capacidade postulatria pela procurao. Obs: o advogado pode atuar sem procurao desde que afirme urgncia, pelo perodo de 15 dias prorrogveis por igual perodo. No juizado especial o mandato pode ser verbal, exceto quanto as clusulas especiais. Sumulas: 644 STF: ao titular do cargo de procurador de autarquia no se exige a apresentao de instrumento de mandato para representla em juzo. STJ: 115: na instancia especial inexistente o recurso interposto por advogado sem procurao nos autos. FALTA DE CAPACIDADE OU IRREGULARIDADE DE REPRESENTAO. Se o vicio no for sanado a conseqncia ser a seguinte: A) Para o autor extino do processo; B) Para o ru, revelia;
C) Para o terceiro, excluso.

Sucesso processual e substituio processual. Sucesso processual: significa a substituio de uma parte em razo de uma mudana na titularidade do direito material afirmado em juzo. Ex. morte de uma das partes. Obs: o sucessor processual age em nome prprio na defesa de interesse prprio. Substituio processual: algum legitimado por lei a atuar como parte em nome prprio na defesa de interesse alheio. Ex. sindicato na defesa dos interesses da categoria. Alienao de bem ou cesso de crdito litigioso: Ex. A executa B e depois transmite seu crdito para C. Isso pode acontecer? Pode sim, desde que B consinta com tal cesso de crdito. Caos B no concorde, a continuar no processo, substituindo C. Porm C tambm pode ingressar no processo como assistente litisconsorcial ativo. Este tambm ser atingido pela coisa julgada, havendo ou no sucesso processual. Parte contrria concorda: sucesso processual.

Parte contrria discorda: substituio processual. Obs: esse instituto somente ocorre em sede de processo de conhecimento. Pois se o processo j se encontra em fase de execuo, a sucesso pode ocorrer sem a necessidade de anuncia da parte contrria. A regra acima s acontecer em processo de conhecimento. Entendimento pacifico do STJ. LITISCONSRCIO: Pluralidade de pessoas atuando como partes no mesmo plo da relao processual. Ou seja, mais de um autor ou mais de um ru. Testemunha terceiro que acompanha a cena, mas no participa dela. ESPCIES: 1 classificao: Litisconsrcio ativo, passivo ou misto. Ativo: quanto h mais de um autor. Passivo: quando h mais de um Ru. Misto: H mais de um autor e mais de um ru. 2 classificao: Inicial ou ulterior. Inicial: aquele que se forma com a propositura da ao. Ex. credor j na propositura da ao demanda contra devedores solidrios. Ulterior: aquele que se forma aps a propositura da ao. Ex. devedor demandado e chama ao processo outro devedor. 3 classificao. Divide o litisconsrcio simples ou unitrio. Simples: o juiz pode decidir de forma diferente para cada litisconsorte. Ex. duas pessoas so atropeladas e demandam contra o motorista em litisconsorte ativo. Nesse caso, o juiz pode decidir de maneira diferente sobre a indenizao de cada demandante. Mesmo o juiz decidindo de forma igual, no deixar de ser simples. Unitrio: o juiz deve decidir de forma igual para todos os litisconsortes. Ex. ao do MP ensejando anular casamento.

Litisconsrcio facultativo ou necessrio. Facultativo: aquele cuja formao no obrigatria (art. 46 cpc). A) Comunho de direitos ou obrigaes. Ex. credores ou devedores solidrios. B) Identidade de causas de pedir. Ex. mesma fundamentao de fato ou mesma fundamentao de direito. Ex. acidente areo. C) Conexo. Identidade de causas de pedir ou de pedidos. D) Afinidade de questes: a identidade parcial de causas de pedir ou de pedidos. Seria tambm uma proximidade entre as causas de pedir ou entre os pedidos. Necessrio: aquele cuja formao obrigatria. 1 aula. 2h 5

Anda mungkin juga menyukai