Anda di halaman 1dari 4

Aula 01 portugues. Bibliografia: a Virgula, Celso Pedro Luft.

COMPREENSO E INTERPRETAO DE TEXTO. Compreenso: a captao das informaes contidas no texto. Interpretao: modo como cada leitor entende as informaes contidas no texto. Texto escrito se divide em duas modalidades: 1) Poema: o texto escrito em versos uma linha embaixo da outra, podendo estar escritos com rima ou no, em estrofes ou no. 2) Prosa: texto escrito em pargrafos. Tipologias textuais(modos de organizao do discurso) A) Descrio: o ato de contar como . Descrever uma pessoa, um lugar. Para ficar perfeita ela precisa ter sequencia.

B) Narrao: ato de contar um fato. Para ficar perfeita precisa: personagem, tempo, espao, enredo, desfecho.

C) Dissertao:(provavelmente cai na prova). o ato de expor uma ideia. Pressupe uma argumentao, ou seja, comprovao da ideia. Em regra os textos no so puramente dissertativos, pois misturam tambm a narrao e a descrio. Obs: o CESP faz uma mistura das tipologias textuais, devendo ns, candidatos, ficarmos atentos a afirmao que a banca far. Normalmente o texto ter predominncia de uma das tipologias acima. Ex. o texto acima predominantemente argumentativo (dissertativo), narra a histria de Ana Raio e Z Trovo. (neste caso, a afirmativa est falsa, pois se predominantemente dissertativo, mas faz uma narrao, tal texto deveria ser predominantemente narrativo). Tautologia: repetio em textos que deve ser literalmente evitado. A INTERPRETAO DE TEXTO SE FAZ DE DUAS MANEIRAS: Subjetiva: ela pessoal, particular, individual. Objetiva: impessoal, comum, geral, consensual.

ETAPAS QUE DEVEM SER ULTRAPASSADAS PARA SE CHEGAR A INTERPRETAO OBJETIVA. A) Vocabulrio: saber interpretar as palavras inseridas no texto. Exemplo: navegar preciso, viver no preciso. Deve-se interpretar preciso como: necessrio ou exato. Nesse caso, tal interpretao nos levar a deduzir que, o ato de navegar exato, ou seja, do ponto A para o ponto B, os traos, as rotas so certas. J com relao vida no, pois viver imprevisvel. * Conotao: sentido figurado da palavra. Nesse caso a interpretao fica subjetiva. Ex: atanagildetina uma rosa. Neste caso rosa est no sentido figurado. * Denotativo: sentido real da palavra. Neste caso a interpretao passa a ser objetiva. D de dicionrio. Ex: atanagildetina plantou uma rosa. Neste caso, rosa est no sentido real. Ufanismo= nacionalismo exagerado. Levou ao cinema os pais o filho. Nesse caso, o sujeito ser filho. Ficando a frase da seguinte maneira: o filho levou ao cinema os pais. Enganou ao aluno o professor. Em lngua portuguesa no existe sujeito preposicionado. Nesse caso, o sujeito ser professor. Raciocnio lgico: verbal. Deve-se analisar o sentido das palavras postas no texto. Recrudescimento = aumento, no diminuio. Adequao semntica: usar a palavra certa no local certo. Ou seja, no contexto correto. Coerncia: unidade. O texto deve comear, continuar e terminar falando do mesmo assunto. Ela diz respeito totalidade do texto. Coeso: sustenta a unidade. Ou seja, sustenta a coerncia. nome, pronome e sujeito oculto. Eles so os elementos de coeso. Obs: existem textos coerentes, porm no tem coeso. DE ENCONTRO A INDICA OPOSIO. AO ENCONTRO DE INDICA HARMONIA. Conjuno pois expressa explicao. Ele no pode ser colocado na mesma frase que de encontro a. para ficar corretor a frase, deve-se

trocar o pois por uma conjuno adversativa: porm, e de encontro por ao encontro. Ex1. atanagildetina e eu vivemos em harmonia e felizes, pois as minhas idias vo de encontro s dela. Nesse caso a frase est incoerente pelos argumentos elencados acima. Porm caso queiramos deixar os dois na mesma frase, ficaria da seguinte forma: atanagildetina e eu NO vivemos em harmonia e felizes, pois as minhas idias vo de encontro s dela. Nesse caso a frase est incoerente pelos argumentos elencados acima. Ou: atanagildetina e eu vivemos em harmonia e felizes, pois as minhas idias NO vo de encontro s dela. Nesse caso a frase est incoerente pelos argumentos elencados acima. Em ambos os casos, mesmo apresentando pois e de encontro juntos, as frases estariam corretas, por haver a incluso do no como elemento de coeso. Ex. 2. Posto que no h alternativa meio certa ou meio errada, fica DIFCIL optar por uma ou outra. Nesse caso, verifica-se a incoerncia tendo em vista que se no existe meio certa ou meio errada, no ficar difcil, mas sim impossvel optar por uma ou por outra. (o adjetivo difcil deve obrigatoriamente ser substitudo por impossvel). No poderia impossvel ser substitudo por fica fcil, pois haveria o cometimento de erro por extrapolao. Pois em nenhum momento a alternativa falou em resposta totalmente certa ou errada. Ex. 3. Esta garantia cobre todos os defeitos de fabricao, exceto os causados pelo mau uso do aparelho. Nesse caso o texto tambm se encontra incoerente, pois s pode excetuar de um grupo algo que pertena a esse grupo. Ou seja, defeito causado pelo mau uso do aparelho no pertence ao conjunto de defeitos de fabricao. Para corrigir bastaria colocar a frase da seguinte forma: Esta garantia cobre todos os defeitos de fabricao. Ou ento: Esta garantia cobre todos os defeitos de fabricao, ela no cobre os causados pelo mau uso do aparelho. Comprar livros de sebo: site estante virtual. Conjunes concessivas: posto que, ainda que, embora. Porm na maioria das vezes o posto que usado como ideia de causa, ou seja, causal.

Anda mungkin juga menyukai