Anda di halaman 1dari 16

INSTRUES

Para a realizao destas provas, voc recebeu este Caderno de Questes e duas Folhas de Respostas. NO AMASSE, NO DOBRE, NO SUJE, NO RASURE ESTE MATERIAL. 1. Caderno de Questes Verifique se este Caderno de Questes contm as seguintes provas: HISTRIA 06 questes discursivas; GEOGRAFIA 06 questes discursivas. Registre seu nmero de inscrio no espao reservado para esse fim, na capa deste Caderno. Qualquer irregularidade constatada neste Caderno deve ser imediatamente comunicada ao fiscal de sala. Neste Caderno, voc encontra apenas um tipo de questo: Discursiva questo que permite ao candidato demonstrar sua capacidade de produzir, integrar e expressar ideias a partir de uma situao ou de um tema proposto e de analisar a interdependncia de fatos, fenmenos e elementos de um conjunto, explicitando a natureza dessas relaes. Leia cuidadosamente o enunciado de cada questo, formule suas respostas com objetividade e correo de linguagem, atendendo ao tema proposto. Em seguida, transcreva cada uma na respectiva Folha de Respostas. O rascunho deve ser feito nos espaos reservados junto das questes, neste Caderno.

2. Folhas de Respostas As Folhas de Respostas so pr-identificadas, isto , destinadas exclusivamente a um determinado candidato. Por isso, no podem ser substitudas, a no ser em situao excepcional, com autorizao expressa da Coordenao dos trabalhos. Confira os dados registrados nos cabealhos e assine-os com caneta esferogrfica de TINTA PRETA ou AZUL-ESCURA, sem ultrapassar o espao reservado para esse fim. Nessas Folhas de Respostas, voc deve observar a numerao das questes e UTILIZAR APENAS O ESPAO-LIMITE reservado resposta de cada uma.

3. ATENO! Ser ANULADA a prova que no seja respondida na Folha de Respostas correspondente ou que possibilite a identificao do candidato. Nas Folhas de Respostas, NO ESCREVA na Folha de Correo, reservada ao registro das notas das questes.

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AOS CURSOS DO GRUPO

C.

GRUPO C Administrao Arquivologia Biblioteconomia e Documentao Cincias Contbeis Cincias Econmicas Cincias Sociais Comunicao Jornalismo Comunicao Produo em Comunicao e Cultura Direito Estudos de Gnero e Diversidade Filosofia Geografia Histria Licenciatura em Educao Fsica Museologia Pedagogia Psicologia Secretariado Executivo Servio Social

Histria QUESTES de 01 a 06
LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE RESPOSTAS.

INSTRUES:
Responda s questes, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legvel. Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maisculas. O rascunho deve ser feito no espao reservado junto das questes. Na Folha de Respostas, identifique o nmero das questes e utilize APENAS o espao correspondente a cada uma. Ser atribuda pontuao ZERO questo cuja resposta no se atenha situao ou ao tema proposto; esteja escrita a lpis, ainda que parcialmente; apresente texto incompreensvel ou letra ilegvel. Ser ANULADA a prova que NO SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAO DO CANDIDATO.

Questo 01 (Valor:

10 pontos)

Despojados de suas terras, inmeros camponeses emigravam para a cidade, onde seriam clientes das famlias ricas ou iriam engrossar a massa de desocupados, pobres e famintos. (COTRIM, 1994, p. 99).

O texto se refere a um fenmeno social que se construiu na antiga Repblica Romana e cujo conceito clientelismo se estendeu a vrias situaes que relacionam poder e dependncia, ao longo da histria, inclusive na histria do Brasil. Com base nessas consideraes e nos conhecimentos sobre o assunto, indique um fator que favoreceu o florescimento do clientelismo na antiga Repblica Romana e outro que favoreceu sua prtica no Brasil. Fator referente Antiga Repblica Romana:

Fator referente ao Brasil:

UFBA 2011 2a Fase Histria 2

Questo 02 (Valor:

10 pontos)

A Idade Mdia, na Europa, foi caracterizada pelo aparecimento, apogeu e decadncia de um sistema econmico, poltico e social denominado feudalismo. Esse sistema comeou a se estruturar na Europa, ao final do Imprio Romano do Ocidente (sculo V), atingiu seu apogeu no sculo X e registrou-se o seu declnio ao final do sculo XV. (MELLO; COSTA, 1994, p. 235).

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o sistema econmico e poltico-administrativo que caracterizou o feudalismo na Europa, indique uma caracterstica do seu apogeu, no sculo X, e um fator responsvel pelo seu declnio no final do sculo XV. Sculo X apogeu:

Sculo XV declnio:

Questo 03 (Valor:

20 pontos)

O Renascimento, como expresso de concepes inovadoras de artistas, escritores e cientistas, marcou o campo cultural e o cientfico da civilizao europeia ocidental. Partindo dos conhecimentos sobre o movimento renascentista, indique uma concepo, relativa a cada grupo indicado, responsvel por modificaes na mentalidade da poca. Concepo inovadora de artistas:

escritores:

cientistas:

UFBA 2011 2a Fase Histria 3

Questo 04 (Valor:

20 pontos)

O processo eleitoral vigora no Brasil desde o primeiro sculo de sua histria, tendo sofrido modificaes, em razo das prprias conjunturas em que ocorreram. Com base nessa afirmao, indique uma caracterstica do processo eleitoral, nos perodos: Colonial:

Monrquico:

Repblica (1889 a 1930):

Repblica (1945 a 1964):

Questo 05 (Valor:

20 pontos)

Na histria da Repblica brasileira dois perodos foram marcados por governos militares 1891-1894 e 1964-l985 , cujas aes no mbito das organizaes institucionais apresentaram caractersticas especficas. A partir dessa afirmao, indique uma alterao sofrida pelas instituies polticas, em cada um desses perodos. Governo militar: 1o perodo (1891-1894):

2o perodo (1964-1985):

UFBA 2011 2a Fase Histria 4

Questo 06 (Valor:

20 pontos)

A contextualizao do momento histrico compreendido nas ltimas quatro dcadas do sculo XX explica a divulgao de duas teorias poltico-econmicas o neoliberalismo e a globalizao capitalista , que passaram a exercer grande influncia nas relaes internas e externas do mundo atual. Apresente o conceito de neoliberalismo e indique uma prtica resultante da sua aplicao. Conceito:

Prtica:

* * *

UFBA 2011 2a Fase Histria 5

Geografia QUESTES de 01 a 06
LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE RESPOSTAS.

INSTRUES:
Responda s questes, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legvel. Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maisculas. O rascunho deve ser feito no espao reservado junto das questes. Na Folha de Respostas, identifique o nmero das questes e utilize APENAS o espao correspondente a cada uma. Ser atribuda pontuao ZERO questo cuja resposta no se atenha situao apresentada ou ao tema proposto; esteja escrita a lpis, ainda que parcialmente; apresente texto incompreensvel ou letra ilegvel. Ser ANULADA a prova que NO SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAO DO CANDIDATO.
15 pontos)

Questo 01 (Valor:

Segundo uma importante organizao internacional, entre 1950 e 2000, o PIB mundial aumentou oito vezes, enquanto, no mesmo perodo, a populao mundial passou de 2,5 bilhes para 6,1 bilhes. Atualmente, cerca de 1,2 bilho de pessoas vivem em estado de extrema pobreza, ou seja, com menos de 1 dlar por dia, expostos fome, vulnerabilidade a doenas, analfabetismo, baixa expectativa de vida e enorme ndice de desnutrio. Alm disso, milhes de pessoas no podem satisfazer as necessidades bsicas de habitao, vesturio e alimentao. Entretanto, existem grandes diferenas na distribuio da renda ou PIB per capita, quando examinamos as vrias regies do planeta. A situao da pobreza envolve questes relacionadas renda, sade, educao e, sobretudo, a fome. Diante do fenmeno da pobreza, foram estabelecidos vrios ndices para determinar as desigualdades na qualidade de vida no mundo. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 225).

A partir das informaes do texto e dos conhecimentos sobre os ndices da pobreza no Brasil e no mundo,

indique a instituio responsvel pela criao do ndice de Desenvolvimento Humano


(IDH) e explique a importncia e a utilidade desse ndice;

explique a funo do ndice de Pobreza Humana (IPH);

cite os principais indicadores do IPH-1.


UFBA 2011 2a Fase Geografia 6

Questo 02 (Valor:

15 pontos)

Os transportes so fundamentais para que um pas tenha competitividade no mercado internacional. Na era dos blocos econmicos e da luta por mercados, preciso poder contar com uma rede de transportes bem estruturada. H muito tempo, nosso pas sofre perdas constantes nesse setor, em virtude do alto custo dos investimentos. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 500).

Considerando o texto e os conhecimentos sobre a articulao e a racionalizao dos meios de transportes, no Brasil,

justifique o porqu da necessidade de criao de uma rede de transportes adequada e


eficiente, em um pas de dimenses continentais, includo entre as grandes economias do mundo e que almeja crescer ainda mais;

relacione dois problemas ligados ao planejamento imprevidente das vias de transporte,


originados de projetos polticos que, muitas vezes, sobrepem os interesses individuais e econmicos aos coletivos.

UFBA 2011 2a Fase Geografia 7

Questo 03 (Valor:
I.

15 pontos)

II.

Os domnios morfoclimticos constituem grandes combinaes na associao entre os diversos elementos da paisagem, mas com uma maior influncia no relevo e no clima, gerando uma certa uniformidade em escala regional. Com base nas ilustraes e nos conhecimentos sobre os domnios morfoclimticos brasileiros, identifique

o domnio que est localizado latitudinalmente, abaixo do trpico de Capricrnio,


destacando dois dos seus aspectos geogrficos: domnio:

aspectos geogrficos:

o domnio morfoclimtico, marcado pelas maiores amplitudes trmicas anuais, que


recobre extensas superfcies planlticas, citando duas de suas caractersticas: domnio:

caractersticas:

os dois tipos de formaes vegetais que originalmente fazem a transio do domnio


I para o domnio II.

UFBA 2011 2a Fase Geografia 8

Questo 04 (Valor:

20 pontos)

Considerando o grfico e os conhecimentos sobre o comrcio brasileiro,

indique os elementos que se relacionam com a balana comercial e seus resultados;

descreva duas consequncias provocadas pela desacelerao da economia global


nas empresas brasileiras, destacando suas recentes relaes com a sia;

explique o que significa economia informal e indique onde se pratica a maior parte
das atividades das empresas informais.

UFBA 2011 2a Fase Geografia 9

Questo 05 (Valor:

15 pontos)

Marcha aparente do Sol sobre cidade nas latitudes extratropicais

Fundamentado na ilustrao, nos conhecimentos relativos questo da orientao sobre o espao geogrfico e na observao das diferentes posies do sol na linha do horizonte, em diferentes perodos do ano, sobre uma cidade localizada em latitudes mdias,

identifique em que hemisfrio se localiza a cidade mostrada na ilustrao, explicando o


motivo pelo qual o sol, ao meio dia, em 21 de junho, encontra-se posicionado no ponto mais alto da linha do horizonte.

identifique, na cidade apresentada na figura, as estaes do ano e os perodos de


solstcio ou equincio em 21 de maro: 23 de setembro: perodo: perodo:

cite duas consequncias geogrficas ligadas trajetria da luz do sol, na linha do


horizonte, ao se deslocar no sentido de I para II.

UFBA 2011 2a Fase Geografia 10

Questo 06 (Valor:

20 pontos)

Relevo terrestre parte importante do palco, onde o homem, como ser social, pratica o teatro da vida.

Nada existe de to concreto na natureza como o conjunto heterogneo das formas que compem a superfcie da Terra a que se denomina relevo. O modelado se concretiza pelas diferenciaes locais e regionais da silhueta da superfcie da Terra. Ao leigo, cabe apenas sentir as agruras do sobe e desce que a morfologia da superfcie do terreno impe, alm das desagradveis surpresas que a natureza reserva quando o homem a utiliza de modo inadequado. O relevo, como um dos componentes do meio natural, apresenta uma diversidade enorme de tipos de formas. Essas formas, por mais que possam parecer estticas e iguais, na realidade so dinmicas e se manifestam ao longo do tempo e do espao de modo diferenciado, em funo das combinaes e interferncias mltiplas dos demais componentes do meio ambiente. Fica evidenciado por uma simples colina ou uma exuberante serra, ou ainda uma plancie de um rio que tm sua histria evolutiva e, consequentemente, sua existncia encontra explicao; elas no ocorrem por acaso, mas porque uma srie de fatores naturais possibilitaram seu aparecimento e garantem sua evoluo contnua. O relevo no como a rocha, o solo, a vegetao, ou at mesmo a gua que se pode pegar; constitui-se eminentemente de formas com diversos arranjos geomtricos. O relevo terrestre assemelha-se a uma escultura em rocha, a qual, depois esculpida, deixa de ser rocha para ser uma pea ou obra de arte da natureza, produzida ao longo do tempo pelos processos endgenos e exgenos. (FILIZOLA, p. 68-69).

UFBA 2011 2a Fase Geografia 11

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os processos responsveis pelas diversas formas do relevo, no quadro ambiental,

indique um processo endgeno responsvel pela construo do relevo, exemplificando


duas formas de modelado dele resultantes;

identifique dois agentes da natureza responsveis pela esculturao do relevo em


ambientes quentes e midos;

explique de que maneira o assentamento de algumas cidades e povoados foram


influenciados, no passado, pelo relevo;

cite as consequncias das presses demogrficas sobre o relevo, na cidade de Salvador.

UFBA 2011 2a Fase Geografia 12

REFERNCIAS
ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T. B. Geografia: geografia geral e do Brasil. So Paulo: tica, 2005. Adaptado. COTRIM, G. Histria e conscincia do mundo. So Paulo: Saraiva, 1994. FILIZOLA, R. Geografia. So Paulo: IBEP, 2006. Adaptado. MELLO, L.; COSTA, L. C. Histria antiga e medieval. So Paulo: Scipione, 1994. Adaptado. VICENTINO, C. Histria geral. 8. ed. So Paulo: Scipione, 1997.

Fontes

das ilustraes

BIGARELLA, J. J.; BECKER, R; SANTOS, Q. Estrutura e propriedade das paisagens tropicais e subtropicais. Florianpolis: UFSC, 1994. p. 103-105. (Questo 03) CRISE atinge exportaes brasileiras. Atualidades & Vestibular + ENEM. So Paulo: Abril, ed. 12, 2011, p. 151. (Questo 04) FILIZOLA, R. Geografia para o ensino mdio. So Paulo: IBEP, 2006, p. 37. Adaptado. (Questo 05)

***

UFBA 2011 2a Fase Histria/Geografia 13

Anda mungkin juga menyukai