Anda di halaman 1dari 2

Gesto da enerGia

ISO 50001 a ferramenta que faltava


A gesto da energia pode ser descrita como uma ferramenta que ajuda a empresa a avaliar como a energia est sendo usada. A boa gesto, portanto, permite que sejam, de forma sistemtica, conhecidas as oportunidades e implementadas as medidas para a melhoria do desempenho energtico.
A Norma ISO 50001 surge para prover as organizaes de estratgias tcnicas e gerenciais para fazer essa gesto. Baseada na larga experincia em setores econmicos nacionais, a 50001 poder influenciar at 60% da demanda de energia mundial e, embora originalmente direcionada indstria, pode ser aplicada a todo tipo de organizao. Assim como ocorre com as normas ISO 9001 e ISO 14001, provavelmente o processo de certificao nos requisitos da ISO 50001 ser incentivado em todo o mundo. A norma comeou a nascer em maro de 2007, quando a United Nations Industrial Development Organization Unido, reconhecendo a necessidade da indstria de montar uma efetiva resposta para a mudana de clima e para a proliferao das normas nacionais de gesto de energia, solicitou Secretaria Central da ISO a elaborao de uma norma internacional de gesto de energia. Em fevereiro de 2008, a ISO aprovou a criao do comit de projeto para desenvolver a nova norma de Sistema de Gesto da Energia ISO 50001 e, em junho de 2011, aconteceu o seu lanamento internacional. No Brasil, a norma espelho nacional ABNT NBR ISO 50001 foi lanada no ms seguinte. A redao do documento foi feita pelo comit tcnico ISO/TC-242, composto de 33 pases participantes e quatro pases observadores, alm do apoio da Unido e da World Energy Council WEC. A ABNT pelo Brasil e a ANSI pelos Estados Unidos formam uma parceria para o secretariado do comit que atualmente trabalha na elaborao de seis novos documentos que nasceram da nova norma e que comporo a famlia de normas ISO 50000.

Norma cobre da aquisio ao uso da energia


A norma ISO 50001 estabelece uma estrutura internacional para plantas industriais ou outras organizaes gerirem todos os aspectos energticos, desde a aquisio at o uso da energia. O propsito da norma permitir que a organizao estabelea sistemas e processos para melhoria do desempenho energtico que conduzam a uma reduo de custos com energia, da emisso de gases de efeito estufa e de outros impactos. A norma especifica os requisitos para uma organizao desenvolver e implementar um Sistema de Gesto de Energia SGE, estabelecendo uma poltica energtica, indicadores energticos e linha de base, objetivos energticos, metas e planos de ao considerando as informaes relativas ao uso significativo da energia. Entende-se por uso significativo de energia o uso de forma intensa, que representa grande consumo e parcela considervel da energia consumida pela organizao.

A norma no estabelece requisitos absolutos para desempenho energtico alm dos compromissos da poltica energtica e da conformidade com requisitos legais. Poder ser usada para certificaes, registro e autodeclarao e prev a integrao com outros sistemas de gesto. Tem como base a estrutura de melhoria contnua do processo Planejar-Desenvolver-Conferir-Agir PDCA e incorpora a gesto de energia nas prticas dirias organizacionais.

Implementao no Brasil
No Brasil, o advento da norma pode ser visto com otimismo, pois poder cobrir grandes e antigas deficincias nos projetos de eficincia energtica e preencher as lacunas nos sistemas de gesto de energia. Um recente e amplo estudo conduzido pela Eletrobras/Procel, em parceria com a CNI, explorou as possibilidades de identificar experincias concretas de incremento da eficincia energtica no setor industrial. Uma das concluses do estudo apontou a necessidade da correta gesto dos recursos e sistemas energticos, chave para o sucesso efetivo de suas aes. Os resultados desse estudo nos permitem concluir que a norma est de fato alinhada s necessidades atuais e que sua implementao poder resolver os problemas de forma definitiva e padronizada. Fatores julgados importantes para o sucesso da gesto da energia, de acordo com os resultados do referido estudo e com outros relatos de que se tem notcia, esto preconizados na norma. Dentre eles podemos citar: O envolvimento da alta direo, nomeando um representante com autoridade para criar uma equipe, semelhante j conhecida Comisso Interna de Conservao de Energia Cice. A divulgao interna ou externa dos resultados sobre o seu desempenho energtico, mantendo inclusive um processo para que qualquer funcionrio possa emitir comentrios e sugestes de melhorias. Rentabilidade indicada dos projetos de eficincia energtica, sendo um dos objetivos da norma a reduo de custo com energia. Procedimentos bem definidos para Medio e Verificao. Gesto no pontual e descontinuada, mas dentro do escopo definido, pela qual so definidos planos de ao adotando o mtodo cclico do PDCA. Por fim, podemos concluir que, ao implantar a norma, a empresa estar colhendo mltiplos benefcios e criando uma nova cultura em que a gesto da eficincia energtica contribuir para a reduo dos custos com energia, maior competitividade e comprometimento com a sustentabilidade.

Assista entrevista em NEI.com.br com Carlos A. Martins, diretor da Metalplan, uma das empresas pioneiras na conquista da ISO 50001.

Crdito:
Este artigo foi escrito por Alvaro Braga Alves Pinto, engenheiro eltrico da Eletrobras, ps-graduado em uso racional de energia e membro da comisso brasileira de avaliao e modificao da norma ISO 50001.

Veja este e outros artigos no

NEI.com.br

Anda mungkin juga menyukai