Anda di halaman 1dari 44

Estado de Mato Grosso do Sul Prefeitura Municipal de Chapado do Sul Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria do PROCON Municipal

A Cartilha do Consumidor
2 edio eletrnica

Jovem Consumidor

Embora possa ser divertido passear em um shopping, olhar vitrines e at mesmo sentar na praa de alimentao para comer e bater papo - fazer compras no brincadeira - o momento certo de exercitar sua atitude como consumidor consciente.

Prefeito Municipal de Chapado do Sul Jocelito Krug

Vice Prefeito Alrio Jos Bacca

Secretria Municipal de Administrao


Analisar produtos, comparar preos, exigir qualidade e, acima de tudo comprar com responsabilidade um desafio para todos, porm com as dicas desta Cartilha, esperamos que voc poder se sair muito bem e ainda provar que sabe o que quer e, que no se deixa enganar. Coordenadoria do PROCON Municipal Elias Cardoso Santos

Luana Boff

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 2

ndice
5 Introduo 6 Publicidade
Voc o alvo

7 Fazendo compras
O que vale para qualquer tipo de compra Informao Promoes Ofertas Preo Pesquisa de preo Parcelamento ou financiamento Muitas vezes sem juros Garantia legal e contratual Ateno s condies de troca ou devoluo do produto Comprando roupas, calados e acessrios Produtos piratas Compras pela internet Alguns cuidados necessrios O fascinante mundo dos eletrnicos Telefone celular Cmera digital Computador As maravilhas e armadilhas da comunicao Internet Celular

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 3

19 Na escola, como consumidor


Cursos regulares De olho na matrcula Pagando a mensalidade Pedidos de transferncia e diplomas Material escolar Aulas particulares Formatura Cursos livres Cursos Tecnolgicos ou Seqenciais Cuidado com propostas falsas de emprego

28 Hora de se divertir
Hora do Lanche Organizando uma festa Para uma festa elaborada

36 Cuidando de sua sade e higiene


Sales de beleza Preservativo Esttica Administre seu Dinheiro

39 Voc e o planeta
Educao para toda hora Consumo e produo de lixo Descarte adequado de pilhas e baterias Economize o planeta

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 4

Introduo
Caro jovem voc muito importante no mercado de consumo. A publicidade, especialmente, tem buscado voc como alvo de um marketing elaborado, para despertar em voc os mais variados desejos de consumo.

Uma caracterstica de sua gerao, jovem, sua interatividade mais livre junto ao mundo (seja real ou virtual), e se torna importante, que voc esteja bem orientado, para que possa orientar suas escolhas, especialmente as de consumo.

Assim, somando a situao de crescente apelo para o consumo dirigido a voc jovem, e a necessidade de estar mais bem informado sobre seus direitos e deveres nas relaes de consumo, o PROCON Municipal entende ser importante a elaborao de um material especial para sua orientao.

Acreditamos que as informaes aqui reunidas, chamem sua ateno, para que voc possa tomar suas decises de forma mais madura e eficiente nas situaes de consumo no seu cotidiano.

Esta no uma informao que deve ser lida apenas uma vez, mas, esperamos que seja um manual para acompanhar seus leitores no seu dia a dia.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 5

Publicidade
Voc o alvo!
Vivemos em uma sociedade onde todos so consumidores. O consumo por sua vez acelerado, pois todos querem mais empregos e mais renda, a fim de garantir uma melhor

qualidade de vida. A publicidade de certa forma o intermedirio entre a necessidade de produzir pois e consumo, papel:

seu

promover a venda de produtos e servios.

Existem

publicidades que

interessantes,

apresentam o produto ressaltando suas qualidades e prestando informaes importantes que nos permitem optar entre comprar ou no. Por outro lado existem aquelas, que nos vendem mais do que produtos: vendem-nos emoes, nos seduzem ao consumo, como se comprar fosse sinnimo de ser feliz, ter status, ter amigos, etc.

Cabe a cada um, observar s publicidades e julgar, os apelos de venda, de forma crtica e consciente, analisando o produto ou servio somente por aquilo que ele realmente e no por aquilo que aparenta ser. Desta forma, voc se tornar um consumidor o que consciente, realmente

consumindo necessrio.
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

somente

Pgina 6

Caso contrrio, voc poder se transformar num consumista, gastando todo seu dinheiro em produtos que no traro o que realmente busca, e ainda criando problemas inesperados, como dvidas e doenas. E, pior ainda prejudicando o meio ambiente.

Fique ligado! Alm da publicidade normal, que nos envolve por sua apresentao de imagens e sons, existe outras que so consideradas enganosas, pois do informaes falsas ou omitem informaes que podem nos induzir ao erro, ou seja, nos leva a acreditar que o que est sendo vendido uma coisa que, de fato, somente depois de comprar, percebemos que outra.

E, tambm existem publicidades que so consideradas abusivas, pois exploram o medo ou a superstio, ou se aproveitam da inexperincia das crianas, desrespeitam valores ambientais, ou cometem outros abusos que podem levar o consumidor a se comportar de forma prejudicial sua sade ou segurana. Essas duas formas de publicidades, enganosa e abusiva, so proibidas e devem ser denunciadas

Fazendo compras
(O que vale para qualquer tipo de compra)
Fazer compras no brincadeira. Embora possa ser divertido passear por lojas ou em um shopping, olhar vitrines e at mesmo sentar na praa de alimentao

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 7

para comer e bater papo, esse o momento certo de exercitar sua atitude como consumidor consciente.

Analisar produtos, comparar preos, exigir qualidade e, acima de tudo, comprar com responsabilidade, um desafio para todos, mas com as dicas abaixo, voc pode se sair muito bem e ainda provar que sabe o que quer e no se deixa enganar.

Informao
Voc tem direito a todas as informaes sobre o produto que pretende adquirir: preo, caractersticas, funcionalidade, etc. Portanto, faa valer seu direito: pergunte, examine e cobre, se houver falta de informao.

Promoes
As promoes, so tentaes, no mesmo? Porm, fique esperto e no se perca fazendo compras desnecessrias, s porque achou uma tima oportunidade. Esta oportunidade realmente acontece quando voc j havia planejado uma compra e acaba encontrando uma boa oferta.

E tem mais: tome cuidado! Alguns produtos oferecidos em promoes podem apresentar pequenos defeitos ou mesmo estar danificados. Observe bem o produto, teste quando for o caso e, se notar que h, de fato, um pequeno defeito, e, ainda assim, vale pena comprar, solicite que este defeito seja especificado na nota fiscal, pois mesmo comprando em promoo seus direitos permanecem garantidos, no caso de troca do produto.

Oferta
Guarde todas as ofertas que o levaram a comprar um produto, tais como, folhetos, encartes de revista ou jornal, pois elas tm validade legal para exigir o
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 8

que foi prometido. Tudo que o vendedor oferecer verbalmente, pea que seja colocado por escrito e assinado, assim voc conseguir comprovar que a oferta foi feita. Promessa dvida, ou seja, tudo que foi oferecido deve ser cumprido, caso contrrio, voc ter o direito de exigir que o fornecedor lhe d outro produto ou oferea novo servio de mesma caracterstica. Alm disto, existe a possibilidade de cancelar o negcio e receber de volta o que j foi pago.

Preo
Os preos devem estar sempre visveis - se no for assim evite os estabelecimentos que tm essa prtica. Os preos devem estar diretamente no produto, nas gndolas, ou em tabelas onde voc consegue verificar facilmente o valor do cdigo do produto. O importante ficar vontade para anotar e fazer comparaes, sem precisar perguntar, a todo o momento, ao vendedor, quanto custa?

Pesquisa de preo
bom fazer uma pesquisa comparativa de preo, pois entre lojas distintas podemos encontrar o mesmo produto, com grandes diferenas de preo, que significam, na prtica, que pelo valor de um em uma loja, muitas vezes possvel comprar at trs produtos em outra. Fique esperto e faa sempre uma pesquisa de preos.

Parcelamento ou financiamento
Quando o preo for parcelado ou financiado, o vendedor deve informar: o preo do produto; a taxa de juros; a quantidade de parcelas e se h periodicidade; o total a pagar com e sem financiamento; as taxas e juros pelo atraso no pagamento

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 9

Muitas vezes sem juros


Saiba que, embora seja comum o anncio de venda de produtos com o preo parcelado em algumas vezes sem juros, isto no existe de verdade. Os juros esto l. O que acontece que o vendedor do produto calcula o preo j com juros, e divide em algumas vezes, dizendo que a parcela sem juros.

Por isto, ao comprar vista, insista para obter um desconto. O vendedor no obrigado a dar o desconto, mas se ele quiser mesmo fazer a venda, pode ceder aos seus apelos, tirar os juros que estavam escondidos nas parcelas, e vender por um preo vista, menor do que o anunciado.

Garantia legal
A garantia legal aquela prevista pela Lei (Cdigo de Defesa do Consumidor CDC) determina a todo produto. Isto significa que, mesmo se ningum lhe disser nada, qualquer produto no

durvel (alimento, sabonete, etc.) tem 30 dias de garantia, e qualquer produto durvel (televiso, armrio, etc.) tem 90 dias de garantia. Assim, se voc comprou um produto e ele apresentou defeito, existe esse prazo para solicitar que o fornecedor (loja, fabricante, importador, etc.) solucione o problema. Se o problema for devido quantidade do produto, o fornecedor deve, imediatamente, dar um desconto no preo, equivalente quantidade que faltar, complementar o peso ou a medida, trocar o produto por outro, sem o defeito, ou ainda, de acordo com o que voc escolher, devolver o seu dinheiro. Caso o problema seja outro, o fornecedor ter at 30 dias para consertar o produto.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 10

Se o prazo de conserto no for obedecido, voc poder exigir seu dinheiro de volta, ou a troca do produto por outro igualzinho, e claro, sem o defeito. Tambm possvel aceitar um desconto, caso considere que pode usar o produto mesmo assim. sempre voc que escolhe o que vai querer.

Olho

vivo

na

chamada

garantia

estendida

Essa garantia atualmente muito comum, trata-se de um contrato de aquisio, oferecido pelo vendedor, de um servio que estende por mais um ano ou dois anos, a garantia contratual dada pelos fabricantes de aparelhos, especialmente os eletroeletrnicos. Porm isso implica no acrscimo nos valores das prestaes. O que os consumidores no sabem que essa garantia mais limitada em relao garantia de fbrica. So tantas as limitaes, que muitas vezes, fica difcil para o consumidor identificar no contrato o que realmente essa garantia adicional cobre. Ao ser analisado alguns contratos de adeso assinado por consumidores, se constatou que esses documentos, em geral, so redigidos, de certa forma, de acordo com a legislao, o que dificulta que a seguradora seja acionada para esclarecimentos. Diante da frustrao que isso pode causar ao consumidor, o PROCON recomenda que, antes de assinar o contrato, as pessoas procurem se informar sobre a cobertura efetiva dessa garantia extra. H casos, em que clientes, que nem foram informados sobre essa garantia e seus custos, ao verificarem nos seus carns perceberam essa cobrana. Dessa forma, a orientao para que o consumidor tenha cincia que ele no pode ser obrigado a fazer adeso a esse tipo de contrato. E caso verifique que se essa garantia est sendo cobrada indevidamente, procure seus direitos.
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 11

Ateno s condies de troca ou devoluo do produto


Quem comprar um produto de cor ou modelo inadequado, no pode obrigar a loja a trocar, pois o CDC s d o direito troca por defeito do produto, e somente se o fornecedor no resolveu o problema no prazo.

Muitas lojas, porm, oferecem aos consumidores a possibilidade de troca imediata. Se houver essa oferta importante que voc verifique quais so as condies para isto, por exemplo, se necessrio apresentar alguma etiqueta do produto, qual o prazo e dia para troca, etc. E, no esquea: solicite que isto seja anotado na nota fiscal ou em outro documento!

Se sua compra for virtual (feita pela internet, pelo telefone ou por outra forma que no seja na loja) voc tem o direito de se arrepender, isto porque no voc no teve o contato direto com o produto quando comprou por esses meios. Assim, o que geralmente se ver apenas uma imagem ou descrio dele, e a, quando se recebe a mercadoria, percebe-se que no era bem aquilo que parecia ser.

Nestes casos, pode ser exercido o direito de arrependimento da compra. Para isto, deve-se entrar em contato com o fornecedor no prazo mximo de 7 (sete) dias, a contar do recebimento do produto, e pedir o cancelamento da compra e devoluo do que j foi pago. O produto deve ser devolvido e o pedido de cancelamento formalizado, ou seja, feito por escrito, acompanhado de um comprovante que atesta que o fornecedor recebeu a solicitao dentro do prazo (por exemplo, uma carta enviada pelo correio com Aviso de Recebimento - A.R., onde o que vale o dia da postagem, ou um recibo assinado pelo fornecedor, etc).

O direito de arrependimento vale, tambm, para contratao de servios. Mas no esquea: isto s vale para compras realizadas distncia, ou seja, se voc

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 12

comprou na loja e teve contato direto com o produto, no tem o direito de arrependimento.

Comprando roupas, calados e acessrios


Alm de buscar um visual diferente, importante fazer as compras, no s guiado pelo emocional, mas principalmente pelo racional, pois assim, voc garante a compra de produtos com qualidade e faz valer seus direitos e seu dinheiro!

Nas roupas, a escolha do modelo sua, mas voc deve se preocupar, tambm, com a composio do tecido, pois certos tipos de tecidos podem no ser compatveis com sua pele e lhe causar alergia. Isto vale especialmente quando for presentear algum. Na etiqueta do produto, voc deve encontrar informaes sobre a composio do tecido e outras que so obrigatrias, tais como, orientaes de como lavar, secar e passar a roupa, que devem ser seguidas para que sua roupa tenha maior durabilidade.

Lembre-se: as lojas no so obrigadas a trocar roupas e calados que foram comprados no tamanho errado ou porque voc, ao experimentar em casa, no gostou. Experimente antes e verifique se a loja oferece a possibilidade de troca.

Produtos piratas
Comprar produtos piratas parece ser uma oportunidade, pois permite o acesso a mercadorias iguais s originais, por um preo bem mais baixo, o que nos leva a comprar mais, e at presentear a turma!

Ento, qual o problema de comprar esses produtos? Bem, no h um problema e, sim, muitos.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 13

Os produtos piratas so comercializados sem autorizao, sonegam impostos e, muitas vezes, utilizam mo-de-obra ilegal (por exemplo, trabalho infantil, sob regime de escravido, etc). S assim possvel diminuir tanto o seu preo final. Se voc os adquire, est contribuindo para que todas essas aes ilegais continuem.

Alm disto, voc pode ser diretamente prejudicado, pois eles no so inspecionados, no passam por testes de qualidade e apresentam riscos sade e segurana de todos.

H vrios exemplos de danos que podem ser ocasionados por esses produtos:

Roupas e calados podem causar danos sade por conterem substncias txicas, nos tecidos, ou no terem amortecimento adequado para os ps;

Os CDs, DVDs e programas de computadores piratas podem danificar seus aparelhos de reproduo; Os brinquedos possuem substncias txicas que podem ser ingeridas; Peas que se soltam causando acidentes; Pouca durabilidade; E danos sade em geral (por exemplo, um simples par de culos de sol, por no ter tratamento adequado das lentes, pode at causar cegueira).

Compras pela internet


Comprar pela Internet parece mais fcil, pela comodidade e pela possibilidade de comparar preos e produtos sem sair de casa. Mas, esta forma de compra exige alguns cuidados especiais, j que voc no est cara a cara com o vendedor. Alm disto, o meio virtual permite que muitas vezes, mesmo sem voc se dar conta, que terceiros tenham acesso s nossas informaes.
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 14

Usufruir das facilidades da Internet, porm, requer alguns cuidados para evitar fraudes, golpes, uso indevido dos dados pessoais, alm, de falta de entrega de produtos, dentre outros problemas.

Alguns cuidados necessrios:


Identifique o fornecedor: procure no site a identificao da loja (razo social, CNPJ, endereo, telefone e outras formas de contato alm do email). Redobre seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam tambm estabelecimentos fixos ou conhecidos. Caso ocorra algum problema, localizar a empresa ser fundamental para a soluo da questo;

Verifique a segurana do site: para contratar, efetuar compras ou transaes bancrias pela Internet, usualmente necessrio o envio de dados pessoais, nmero de telefone, endereo para entrega, nmero do carto de crdito, senha, etc. Para evitar que esses dados sejam interceptados e utilizados de forma indevida, somente os fornea em sites com endereo eletrnico iniciado pela sigla HTTPS e que exiba no canto direto inferior da tela um cone em forma de cadeado, o qual indica que o fornecedor possui mecanismos de proteo do cadastro;

Proteja seus dados pessoais: leia a poltica de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto o armazenamento e manipulao de seus dados.

Prazo e taxa de entrega: a data e o turno de entrega devem ser especificados. Muitas vezes o preo exibido no anncio do produto no contm o custo do envio do produto at sua casa. Assim, antes de fechar o pedido, verifique o valor do frete.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 15

Sites de compra e venda: so aqueles que oferecem espao para o anncio de produtos. Verifique com outros usurios do site o histrico de negociaes do anunciante. Negocie a possibilidade de pagar aps ou no ato da entrega, evitando transtornos caso o produto no chegue. Pea um nmero de telefone fixo para contato alm do email. No deixe de verificar o prazo e a taxa de entrega, a forma de pagamento, o fornecimento de nota fiscal, tempo de garantia do produto etc.

E, lembre-se: segundo o CDC (art.49) o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato do recebimento do produto ou servio, sempre que a contratao de fornecimento de produtos e servios ocorrer fora do estabelecimento comercial. Para tanto o consumidor deve formalizar o cancelamento, devolver o produto caso j tenha recebido, e solicitar a devoluo de qualquer quantia eventualmente paga.

O fascinante mundo dos eletrnicos


Devido grande variedade de produtos oferecidos no mercado, muitos consumidores acabam comprando errado porque no tomaram alguns cuidados bsicos, tais como, definir o que quer comprar; verificar e comparar todas as caractersticas dos modelos

disponveis; sanar todas as suas dvidas sobre o produto; saber qual o tipo de voltagem (110v ou 220v), entre outros.

Para ajud-lo, apresentamos algumas dicas teis sobre os produtos mais comprados atualmente pela galera:

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 16

Telefone celular
O celular um timo meio de comunicao, mas voc precisa saber utiliz-lo. Isto no significa dominar o uso de todas as funes, mas justamente, na hora da compra, pensar bem se voc realmente precisa do ltimo modelo com todas as novidades. Certamente o modelo mais caro e em pouco tempo estar desatualizado, pois hoje em dia, o lanamento de novos celulares constante, por ser produto que passa por mudanas e dispe de novidades todos os dias. Seja esperto e no se deixe levar por modismos. Pense que somente um aparelho que deve servir para aes bem especficas. Guarde toda e qualquer publicidade e comprovantes de compra, para poder reclamar se houver algum problema.

Cmera digital
Observe os acessrios que acompanha o produto, como baterias, carregador, carto de memria e outros. E no se esquea: experimente a cmera antes de comprar, avaliando a facilidade de utilizao de seus comandos.

Computador
Voc pode comprar um computador pronto, que contenha todos os acessrios necessrios para a sua utilizao, ou voc mesmo pode montar um computador, adquirindo componentes separadamente. Seja qual for a opo, primeiro procure definir quais sero as suas necessidades (comunicar-se por Internet, utilizar jogos, utilizar mdias...), pois so elas que apontaro qual o processador adequado, a quantidade de memria (espao), os melhores acessrios (monitor, teclado, mouse). O importante se informar, pesquisar, comparar preo e qualidade.

Nem sempre voc precisar de um computador de ltima gerao que normalmente so os mais caros, por terem tecnologia mais avanada. Um computador muito antigo tambm pode fazer com que voc tenha dificuldade
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 17

de acessar programas mais recentes, mas possvel trocar alguns componentes e turbin-lo, tornando-o to eficiente quanto os mais novos.

As maravilhas e armadilhas da comunicao


No mundo atual, parece que no existem barreiras na comunicao entre as pessoas. Tempo e espao foram encurtados e podemos ter contato com pessoas do mundo todo, informaes e notcias de lugares que nem imaginvamos existir.

Tudo que as novas tecnologias nos apresentam encantador, mas tambm pode esconder algumas armadilhas e temos que estar atentos.

Internet
Bater-papo, e, conhecer novos amigos sempre bom. Mas, na internet podemos ter srios problemas, se no tomarmos cuidados com nossas alguns cuidados com o que dizemos online. Pessoas mal intencionadas entram em salas de bate-papo e se fazem passar por crianas ou adolescentes em busca de informaes. Essas informaes podem gerar, desde uma compra indevida, utilizando o seu nome ou de um parente, a at um seqestro. Portanto, nunca informe o local onde reside, o nome de seus pais, a escola onde estuda ou qualquer outro dado pessoal.

Lembre-se que, assim como no passamos nossas informaes pessoais a desconhecidos na vida real, no podemos pass-los a estranhos na internet. No mundo virtual, qualquer um pode fingir ser o que no , e, ocultar suas reais intenes. (veja tambm o item compras pela internet).

Ao utilizar seu e-mail, no abra mensagens de remetentes desconhecidos, pois isto pode ser vrus. Cuidado com anexos e links, pois podem conter programas que capturam suas informaes. Desconfie de mensagens que prometem
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 18

prmios, que enviem fotos, mensagens de amor ou amizade, com cartes virtuais, etc.

Celular
Alm de definir as caractersticas do produto que lhe interessa, avalie entre as opes de contratos, pr-pago ou ps-pago, qual o que melhor atende s suas necessidades. Alguns pacotes de servios oferecidos pelas operadoras incluem o aparelho com preos menores ou at de graa - mas podem ser apenas um atrativo para aquisio de um plano caro - que est muito alm das suas reais necessidades.

Verifique qual o melhor servio a contratar, considerando sempre como pretende usar o telefone e quanto pode realmente gastar com isto. Muitas vezes, o que voc gasta com celular poderia ser utilizado para reunir vrios amigos e ter um timo bate-papo, ao vivo.

Fique ligado! Guarde toda e qualquer publicidade, comprovantes de compra e contratos, se houver, para poder reclamar, caso haja algum problema, pois o fornecedor deve cumprir tudo que prometeu.

Na escola, como consumidor


Os pais e estudantes devem ter cincia de que ao ingressar numa instituio particular, como escola ou faculdade, passa a existir uma relao de consumo, e, por isso os estudantes devem ser tidos como consumidores.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 19

Alm do Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC) existe outra lei federal que trata especificamente das mensalidades escolares a Lei n 9.870 de 23 de novembro de 1999, portanto, as instituies particulares devem conhec-la e a cumprir plenamente. Entre outras regras, esta lei determina que: As escolas e cursos de graduao so obrigados a informar aos alunos, afixando nas suas dependncias, em local de fcil acesso, de forma clara, os valores das mensalidades, com antecedncia mnima de 45 dias, antes da data final para a matrcula; Os valores das mensalidades somente podem ser aumentados uma vez por ano; O aluno em dbito com a escola no poder ser desligado antes do final do ano letivo; Se o aluno estiver com as mensalidades atrasadas, no poder ser humilhado e nem ameaado; proibida a reteno de documentos escolares ou a aplicao de qualquer outra penalidade pedaggica, por motivo de atraso no pagamento das mensalidades. Dicas para antes da matricula: Observe as normas contidas no regimento da escola, tais como horrio, reposio de aulas, recuperao, penalidades aplicveis (advertncia, suspenso, expulso) etc.

Outros servios oferecidos pela escola, tais como cursos livres, viagens e excurses, bem como contribuies para a APM (Associao de Pais e Mestres), no so obrigatrios e, por isso, no devem ser inclusas no valor da anuidade. Nestes casos, os valores de boleto devem ser encaminhados em separado ao da mensalidade escolar.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 20

Para evitar aborrecimentos, fundamental a leitura atenta do regimento, antes de assinar o contrato e a verificao antecipada da programao dos cursos e servios extras pode evitar surpresas e possibilitar a programao do oramento.

Cursos regulares
De olho na matrcula
H escolas que promovem a reserva de matrcula j a partir do ms de outubro. Pode ser cobrado um sinal para a reserva, porm, esse valor deve ser descontado do valor da matrcula ou da primeira mensalidade.

Normalmente, as escolas estabelecem um prazo para a desistncia da reserva e a devoluo dos valores pagos, portanto, fique atento. Se o cancelamento for antes do incio das aulas, a escola deve devolver todo valor pago, podendo descontar apenas despesas administrativas, desde que se comprove que existiram de fato e que j tenha informado esta condio no dia da reserva. Se o cancelamento ocorrer depois do incio das aulas, voc poder perder o valor pago.

Tanto para quem vai entrar em uma nova escola, quanto para os alunos que vo somente se matricular no prximo ano, a escola deve divulgar o qu prope seu contrato, o valor da anuidade e o nmero de vagas por sala, isso, pelo menos 45 dias antes da data final da matrcula.

Pagando a mensalidade
O contrato com a escola deve informar o valor total a ser pago (anuidade ou semestralidade) e o valor de mensalidade correspondente a cada plano de pagamento ofertado. Geralmente, as escolas parcelam as anuidades em 12 ou 13 mensalidades. Ateno: o valor da matrcula e da reserva fazer parte deste total. Depois de assinado o contrato, a escola no pode fazer nenhum reajuste
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 21

de valor. A multa por atraso no pagamento no pode ser maior que 2% do valor total da mensalidade.

Quem estiver com a mensalidade em atraso poder receber cobrana, mas nunca sofrer qualquer tipo de ameaa ou constrangimento. Alm disto, o aluno no pode ser impedido de freqentar aulas, fazer provas, ter documentos retidos ou qualquer outro castigo ou punio.

O PROCON entende que, por se tratar de prestao de servio envolvendo educao, a escola no pode incluir o aluno ou pai devedor no cadastro de inadimplentes do sistema financeiro (SPC ou SERASA). No entanto, isso no significa que algum possa tirar vantagem indevida entrando em uma escola j com o propsito de no pagar.

Fique ligado: Ficar devendo s admissvel por circunstncias no esperadas, pois, do contrrio, praticar ato que prejudica a todos ou desonestidade (professores que no recebem seus salrios, escola que deixa de investir, etc).

Pedidos de transferncias e diplomas


Sempre que voc precisar de um histrico escolar ou documento de transferncia, formalize o pedido por escrito e guarde uma cpia. No pode ser cobrada taxa para a expedio destes documentos. O mesmo ocorre para a confeco, emisso e registro de diplomas. O certificado de concluso de curso um direito seu e este documento deve ser expedido gratuitamente.

Material escolar
A escola deve fornecer uma lista do material escolar e no pode exigir que a compra seja feita em local indicado por ela, se, os produtos podem ser encontrados em qualquer loja ou livraria. Alm disto, a escola tambm no pode exigir produtos de marca especfica, nem solicitar materiais para uso
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 22

comum da escola, tais como, papel para provas e avisos internos, material para atividades de laboratrio, biblioteca, etc. No caso das escolas que trabalham com o sistema de apostilas, ela poder vender diretamente esse material ou indicar o local da compra.

O mesmo ocorre com o uniforme escolar: somente a escola que possui uma marca registrada poder exigir que a compra seja efetuada em determinado revendedor.

Aulas particulares
A aula particular uma prestao de servio: voc contrata o servio de um professor. Assim, sempre bom firmar um contrato, mesmo que simples, estabelecendo as obrigaes de cada um, como por exemplo, horrio das aulas, durao, valor, data e modo de pagamento, alm de clusulas sobre reposio, contedo das aulas e resciso.

Formatura
Depois de tanto nada esforo mais e tanta que dedicao, justo

promover uma bela festa de formatura com os amigos. Mas como fazer isso? Os preparativos comeam com meses de antecedncia e vocs podem

contratar uma empresa especializada para providenciar tudo. No entanto, muitos cuidados devem ser tomados para que o momento seja realmente uma festa e no um grande pesadelo.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 23

Fique ligado! O primeiro passo eleger uma Comisso de Formatura para gerenciar o planejamento e organizao do evento, garantindo que as decises sejam coletivas.

Na contratao de uma empresa, a comisso deve pesquisar vrias propostas, comparando os preos e servios oferecidos.

Sempre que possvel, aconselhvel vistoriar os locais pretendidos para o evento, provar cardpios, ou at mesmo comparecer em outro evento promovido pela empresa.

No contrato, que coletivo, devem constar: as datas, horrios e locais da colao de grau e do baile, o que ser servido, a quantos convites e mesas cada formando ter direito, se a msica ao vivo ou no e qual o repertrio, dentre outros detalhes.

Quanto ao preo, alm do total, cada item deve estar especificado separadamente, indicando a forma de pagamento, o nmero de parcelas e os encargos por atraso.

Cada aluno participante dever ficar com uma cpia do contrato e estar ciente da importncia de manter os pagamentos em dia. Neste documento, devem estar claro quais so os critrios para quem quiser desistir e como ser a restituio da quantia paga.

claro que todos vo querer registrar o momento, com fotos ou filmagem, por isto, importante verificar se o servio j est incluso. Em caso afirmativo, observe qual a quantidade mnima de fotos estipulada no contrato. Caso considere a quantidade elevada, negocie uma diminuio que atenda aos interesses da turma, de forma geral.
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 24

Tambm sempre bom verificar, antes, se os familiares tero permisso para utilizar mquinas fotogrficas e filmadoras prprias, evitando problemas no dia da festa.

Cursos livres
Ao contratar um curso livre (lnguas, informtica, desenho, natao, etc.) leia atentamente o contrato e verifique se tudo que foi oferecido seja verbalmente ou por folhetos publicitrios (que devem ser guardados), consta da mesma maneira. O contrato deve descrever, alm de outras informaes:

Qual a programao do curso; Qual o tempo de durao (mdulo, sries, etc); Quantas aulas por semana, qual a sua durao e em que dias ocorrero; Datas de incio e trmino do curso; forma de pagamento; Local das aulas; Material a ser utilizado; Se existe possibilidade de reposio das aulas; Condies para o cancelamento.

Solicite assistir uma aula teste e observe a qualidade dos profissionais e a infra-estrutura do curso. H ofertas que informam que o curso gratuito e que o aluno s paga o material didtico. O que ocorre, na prtica, que o custo do material didtico o custo de um curso normal, s que, se voc desiste do curso, normalmente eles querem receber o valor total do contrato, afirmando que este valor refere-se somente ao material que foi fornecido.

Portanto, fique atento a este e outros tipos de ofertas que oferecem vantagens exageradas, porque elas podem na verdade, encobrir muitas desvantagens.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 25

Se voc vai fazer um curso profissionalizante, certamente espera receber um certificado no final. Estes cursos somente emitiro certificado com alguma validade, se estiverem inscritos e registrados em rgos competentes, por isto, verifique isso antes da contratao.

Cursos Tecnolgicos ou Seqenciais


So cursos de formao superior, alternativos, com vis profissionalizante. Sua concluso lhe dar atualizao ou ampliao de qualificao tcnica, acadmica ou profissional, conferindo um atestado ou diploma no campo estudado. Diferem dos cursos de graduao tradicional, ps-graduao ou extenso. Os cursos seqenciais no podem ser vistos como uma abreviao da graduao, mas como uma alternativa de profissionalizao. Os cuidados na hora da contratao so os mesmos para qualquer contrato de educao.

Cuidado com propostas falsas de emprego


Uma prtica ludibriante vem crescendo nos ltimos anos, fazendo a cada dia mais e mais vtimas. O pior de tudo que a explorao atinge diretamente quem menos pode perder dinheiro, ou seja, o desempregado. A empresa, geralmente desconhecida na regio oferece cursos de capacitao, fazendo contatos via telefone, panfletagem ou Internet com pessoas que estejam desempregadas (ou mesmo empregadas), lhes oferecendo inclusive vagas interessantes no mercado de trabalho, dentro do perfil do seu currculo e oferecendo uma capacitao para melhorar sua situao financeira. Eles sempre ofertam uma vaga, s vezes com um salrio muito atraente, justamente para seduzir a vtima.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 26

Geralmente, eles sempre enfatizam que VOC foi selecionado de alguma forma por ELES, at mesmo chegam a alegar que voc tem as qualificaes que a vaga exige. Pura seduo, ou melhor, INDUO. Entretanto, para que voc possa se candidatar vaga, voc dever fazer um curso com eles, (com a Escola Agncia que est intermediando suposta vaga), devendo pagar pelo servio de colocao, que segundo eles a nica forma de voc poder participar deste suposto processo seletivo.

Mas, no s isso...
O servio de recolocao deles talvez oferea a remodelagem do seu currculo (para que ele fique mais profissional) e garante que, caso voc aps fazer o curso no seja escolhido para alguma suposta vaga, a agncia se empenhar em tentar achar uma vaga para o candidato, por um determinado perodo, o qual consta no contrato. O candidato, seduzido pela oferta da vaga, desesperado para achar um emprego, e sem alternativa para participar do processo seletivo da vaga acaba aceitando o contrato e paga para se candidatar a uma vaga que de fato no existe. Essas pessoas so boas de marketing, e sempre conseguem seduzir alguns candidatos. Em fim, o candidato no consegue o suposto emprego, pois a vaga no existia. Fica sem o dinheiro, e muito provavelmente no haver nenhum empenho da empresa em buscar uma nova oportunidade para o candidato. No mximo, e s s vezes, o candidato ganhar um currculo reformulado. O problema que voc s cai na real dias depois, mas a j tarde. Agora tarde. Voc foi induzido, e pior, voc gastou o dinheiro que no poderia gastar, pois qualquer um que esteja desempregado no sai por a esbanjando dinheiro sem saber quando ter um novo emprego. Os valores cobrados variam de R$ 900,00 at R$ 5.000,00 (ou mais). Tudo depende da suposta vaga que est sendo oferecida e do perfil do candidato.
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 27

Eles tambm parcelam o valor do contrato em 3 ou 6 vezes, mediante entrega de cheques.

Hora de se divertir
Na hora de se divertir, as opes so muitas: desde organizar uma festa, sair para uma balada, tomar um lanche durante as compras, ou simplesmente assistir a um filme. Para cada atividade, importante estar ligado em algumas questes. Observando as dicas listadas aqui, sua turma logo vai perceber o quanto bom andar com algum como voc, que no vacila e aproveita os momentos sem se esquecer de seus direitos e obrigaes.

Hora do Lanche
comum sairmos para fazer compras e darmos uma paradinha para um lanche. Por opo ou mesmo necessidade, fazer uma refeio fora de casa requer alguns cuidados. Ficar atento s condies gerais do local escolhido para o lanche, principalmente quanto higiene, fundamental para prevenir o consumo de alimentos contaminados e, portanto, nocivos nossa sade.

Alimentos vendidos na rua devem ter ateno especial, pois esto, muitas vezes, em contato com a poluio urbana, expostos contaminao de microorganismos, insetos e animais. Pode ser que os alimentos no estejam devidamente protegidos, refrigerados ou no manuseados com higiene. Se voc verificar falta de condies adequadas, no consuma o alimento.

Em bares, lanchonetes e similares, observe as condies de higiene, no s do local, mas tambm dos funcionrios (muitos, por exemplo, manuseiam
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 28

alimentos e dinheiro ao mesmo tempo). No tenha medo de devolver qualquer alimento que esteja mal cozido, com cheiro estranho ou aparncia de pouca higiene.

Organizando uma festa


Uma festa pode nascer da vontade de comemorar alguma data especial, ou simplesmente reunir os amigos. Assim, algumas festas podem ser mais simples e informais, enquanto outras mais elaboradas e formais.

Para qualquer tipo de festa existem algumas observaes importantes, a fim de que esse evento no se torne uma dor de cabea, nem para voc, nem para os convidados.

Inicialmente, sempre pondere sobre a convenincia do evento e sua possibilidade financeira, ou de quem vai custear a festa (pais, parentes ou outros). Divertir-se por um dia e se preocupar com dvidas pelo resto do ano, no parece ser uma boa opo.

Planejar com antecedncia sempre melhor do que improvisar. Se a comemorao for de ltima hora, opte por alternativas mais simples e baratas, onde todos possam se reunir e dividir os gastos. No caso de ocasies especiais, o planejamento inclui guardar dinheiro para a festa e depois escolher todos os detalhes, de acordo com o que se tem disponvel.

Para uma festa elaborada


Neste caso, os convites so importantes, pois passam aos convidados uma idia de como ser a festa. Escolha o modelo. As empresas, normalmente, apresentam catlogos onde possvel verificar o tamanho do convite, o seu contedo informativo, tipo de papel e letra, e outras opes. Antes de decidir, pea oramentos para comparar propostas, analisar preos, condies de
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 29

pagamento e qualidade. Veja se possvel efetuar o pagamento no momento da entrega do material e, se no for, oferea apenas uma parte como sinal, deixando o restante para depois. No se esquea de indicar o tipo de festa e com qual traje o convidado deve comparecer.

Voc pode contratar um salo de festa, uma chcara recreativa ou apenas um servio de Buffet. Se for alugar um local, visite-o primeiro e verifique todas as instalaes, principalmente os banheiros, a cozinha e se h estacionamento disponvel para os convidados. Na contratao do Buffet, verifique se consta, no contrato, tudo que foi combinado: data do evento, horrio, tipo e quantidade de comidas e bebidas que sero servidas, como ser o servio, enfim, tudo corretamente especificado e com o preo de cada item. Alm disto, importante definir o nmero de convidados, como ser o controle de entrada e se h adicional a ser pago por convidado extra. Depois de tudo acertado e assinado, fique com uma cpia do contrato.

E se a festa for simples e em casa


Tome cuidado na hora de comprar bebidas e alimentos. A compra de alimentos deve considerar especialmente as condies de higiene e armazenamento destes produtos, por questes de sade. Alimento estragado sinnimo de doenas, e voc no vai querer que seus convidados passem mal e tenham pssimas lembranas de sua festa.

Verifique a cor, o cheiro dos alimentos e sua embalagem, e no compre produtos com data de validade vencida, que estejam amassados ou com o lacre aberto. Pes e doces devem ser adequadamente embalados. Quanto s bebidas, verifique se esto bem fechadas e no compre se houver algum vazamento ou rachadura.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 30

Voc sabe a diferena entre diet e light?


O termo diet indica que se trata de um alimento que foi modificado para atender a determinado tipo de dieta onde excludo algum tipo de componente, tal como, acar, sdio, protena, etc. assim, no podemos associar alimentos diet a alimentos para pessoas que precisam ou desejam emagrecer, pois podem, por exemplo, no conter acar, mas nem por isto deixam de ter uma grande quantidade de gorduras e calorias.

O termo light significa que o produto tem uma reduo de, no mnimo 25%, em determinado nutriente ou caloria, quando comparado ao produto convencional, como, por exemplo, iogurte light, margarina light, etc.

Alguns alimentos, por substiturem o acar por adoante, podem ser considerados diet e light ao mesmo tempo. Mas, o fato de ser light no indica necessariamente que seja diet e vice-versa.

O importante verificar, no rtulo desses alimentos, o nmero de calorias que cada um contm e se atendem ou no s suas necessidades.

Freqentando bares, restaurantes e casas noturnas


Nos bares, restaurantes e casas noturnas, alm de verificar as condies de higiene e limpeza, todo consumidor deve estar atento s seguintes regras:

Consumao mnima
A cobrana de consumao mnima uma prtica que obriga o consumo, o que contraria o CDC (Cdigo de Defesa do Consumidor).

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 31

Cardpio
Na entrada do estabelecimento deve estar afixado um cardpio ou um cartaz que informe os servios de refeies oferecidos e seus valores, bem como quaisquer outras cobranas.

Couvert
Chama-se couvert as variedades (petiscos, pes, pats e outras gostosuras) oferecidas, como tira-gosto, pelo estabelecimento ao consumidor, enquanto este espera pelo prato solicitado. Geralmente, o garom coloca na mesa sem nada perguntar, e muitos acham que uma cortesia. Fique atento, e saiba que o preo do couvert deve constar no cardpio, alm de estar afixado na tabela de preos exposta na porta do estabelecimento. Se voc no tiver interesse, mas for servido, recuse imediatamente, pois se no dispens-lo, ainda que no consumir, ele ser cobrado.

Couvert artstico
Se no local houver apresentaes de msica ao vivo ou qualquer outra manifestao artstica que cobre couvert artstico, obrigao do

estabelecimento informar no cardpio e em cartazes, o valor cobrado por pessoa, e os dias e horrios das apresentaes. Somente nos dias e horrios indicados que pode haver a cobrana.

Venda de cigarros e bebidas para menores


As bebidas alcolicas e o cigarro podem causar dependncia fsica ou psquica. Portanto, o Estatuto da Criana e do Adolescente declara que crime a venda, fornecimento ou entrega, de qualquer forma, destes e outros produtos que possam causar dependncia, a crianas ou adolescentes.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 32

Gorjeta
A gorjeta no obrigatria. Normalmente, ela cobrada junto com a conta final. Verifique se este valor est includo e, se no concordar com o valor cobrado, no desejar pagar, ou quiser oferecer outro valor, um direito seu.

Indo ao cinema, teatro, shows e outros eventos


O preo do ingresso deve ser divulgado e exposto de forma bem visvel. Ele pode variar conforme o tipo de acomodao e distncia do local da apresentao. Em locais onde existem setores diferenciados, a bilheteria deve apresentar mapas com a localizao exata das poltronas em relao ao palco. Como garantia, guarde anncios de promoes do evento, bem como o canhoto do ingresso para o caso de problemas posteriores.

O estabelecimento deve informar quantos lugares so disponveis, e no pode vender mais ingressos do que a lotao total. Quando no houver mais ingressos, deve colocar um cartaz bem visvel informando que a lotao est esgotada. Alguns locais oferecem a opo de reservar a entrada por telefone. Se fizer isto, questione a forma de pagamento e onde os ingressos devem ser retirados. No caso de entrega em domiclio, condicione o pagamento entrega dos ingressos e solicite a identificao do entregador.

Quando o espetculo ou jogo for cancelado, sua data de realizao alterada, ou sua lotao estiver esgotada e voc j comprou o ingresso, ter direito devoluo do dinheiro.

Quem compra ingressos pela Internet tem os mesmos direitos de quem compra ingressos na bilheteria, e deve ter os mesmos cuidados.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 33

No compre ingressos de cambista, pois alm de pagar mais caro, voc corre o risco de comprar um ingresso falso e no entrar no evento. Comprar ingresso assim incentivar uma prtica nociva a todos.

Meia-entrada
Faz parte da rotina de todo bom estudante, freqentar estabelecimentos de diverso, eventos culturais, esportivos e de lazer. Afinal, cultura importante na obteno de conhecimento. Para tanto, preciso alertar aos estudantes que o procedimento adotado por estes estabelecimentos de cobrar deste pblico apenas meia-entrada sofreu algumas alteraes. Tal direito assegurado pela Medida Provisria N 2.208/2001, que dispe sobre a comprovao da qualidade de estudante e de menor de dezoito anos em algumas situaes.

A citada Medida Provisria estabelece em seu artigo primeiro que: A qualificao da situao jurdica de estudante, para efeito de obteno de eventuais descontos concedidos sobre o valor efetivamente cobrado para o ingresso em estabelecimentos de diverso e eventos culturais, esportivos e de lazer, ser feita pela exibio de documento de identificao estudantil expedido pelos correspondentes estabelecimentos de ensino ou pela associao ou agremiao estudantil a que pertena, inclusive pelos que j sejam utilizados, vedada a exclusividade de qualquer deles.

Porm, o PROCON entende que deve permanecer o estabelecido pela Medida Provisria citada que para o estudante comprovar sua situao, para fins da meia-entrada, a carteirinha de estudante o nico documento necessrio. Ou seja, o estudante dever portar sua carteirinha vlida sendo esta expedida pelos correspondentes estabelecimentos de ensino ou pela associao ou agremiao estudantil a que pertena. Entende o PROCON, ainda, que casos de carteirinhas falsificadas, para garantir o direito de meia-entrada para no-alunos, devem ser

denunciados autoridade policial competente.


A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 34

Viagens
claro que em uma viagem de frias ou fim de semana, o que menos queremos ter so problemas. Portanto, seguindo algumas dicas bsicas, voc vai, se diverte e volta tranqilo. Se for viajar por meio de uma agncia de viagem, procure referncias com pessoas conhecidas, bom sempre verificar e comparar os preos de vrias agncias, sem deixar de considerar os valores cobrados pelo transporte areo, terrestre, navio, misto, e buscar saber qual o tipo de acomodao do pacote, se ser em hotel, pousada, quarto individual, duplo, quantas e quais refeies esto inclusas, alm do nmero exato de dias da viagem, valor e condies de pagamento, despesas extras, enfim, tudo que for importante para voc escolher o que mais se encaixa s suas expectativas!

Definido o destino e a empresa a ser contratada, fique atento ao contrato e guarde todos os anncios e folhetos, pois serviro como prova do que foi oferecido pela empresa. Siga sempre as orientaes e respeite os horrios de entrada e sada do hotel, e demais regras.

Bagagem
Identifique sempre sua mala, por dentro e por fora, com endereo de origem e de destino; se estiver transportando presentes, leve consigo as notas fiscais de compra; carregue sempre com voc seus documentos pessoais e objetos de valor. Quando a viagem for de avio, informe-se o que permitido ou no levar, pois as exigncias podem variar, dependendo do seu destino.

Lembre-se: no preciso levar a casa toda junto com voc. Verifique quais as condies climticas do local, e escolha suas roupas e acessrios de acordo, lembrando que se o passeio estiver bom, voc nem ter tempo pra ficar trocando de roupa ou se arrumando muito.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 35

Cuidando de sua sade e higiene


Cuidar da prpria sade um dever de todos ns. Geralmente, temos auxlio de parentes ou amigos, mas o que podem fazer apenas orientar, proporcionar acesso a um mdico e fornecer medicamentos. Na hora de prevenir doenas, somos ns que temos que agir. Caso no conseguirmos evitar e adoecermos, no podemos nos deixar enganar por promessas de curas ou tratamentos milagrosos. Mesmo a sade sendo um assunto to srio, alguns no hesitam em tentar vender um produto ou servio sem eficcia, apenas para ganhar dinheiro, sem se preocupar com o reais problemas do consumidor. Por isso, devemos estar atentos.

Sales de beleza
Atualmente a esttica tem crescido em importncia e at em necessidade, mesmo os homens tem cada vez mais freqentado algum tipo de salo de beleza, quer seja ao menos para cortar o cabelo. Vale lembrar que essa uma prestao de servio que tambm est sujeita s regras do CDC (Cdigo de Defesa do Consumidor). Os sales devem manter uma tabela com os servios prestados e seus preos, em local visvel. E, claro essa uma atividade onde no pode ser desprezada a higiene.

Fique atento, vale observar se os instrumentos, tais como escovas, pentes e tesouras, so higienizados antes do atendimento de cada cliente.

Alicates, lixas de unhas e ps, esptulas e palitos, so instrumentos de manicure que podem ser fonte de doenas virais, como a hepatite C, bactrias e fungos, em vista disso muitos consumidores tm tido a boa prtica de levar esses itens de casa.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 36

Mesmo assim, os sales devem utilizar produtos descartveis e, para os produtos de metal, fazer uma esterilizao adequada, em estufas prprias para este procedimento. Mas, se voc quiser ter maior segurana, leve seu prprio kit de instrumentos.

Medicamentos
Ateno: somente um mdico est habilitado a identificar o remdio correto para cada doena e para cada pessoa. Nem sempre o que bom para um, bom para outro! Por isto, no compre ou tome remdios por conta prpria, por indicao de amigos, balconistas de farmcia ou anncios publicitrios. A maioria dos remdios tem efeitos colaterais e, assim podem provocar srios danos sade, como alergias, intoxicaes, hemorragias, at dependncia, alm de outras complicaes. Outros, podem at aliviar sintomas, mas por no estarem tratando as causas da doena, dificultam o diagnstico correto ou agravam o problema. Fique ligado: Antes de usar um medicamento, leia com ateno a bula, observando, inclusive, as reaes adversas e contra-indicaes e, em caso de dvida, procure novamente o mdico que receitou. E nunca utilize medicamento com prazo de validade vencido.

Preservativo
A utilizao de um preservativo como a camisinha (seja masculina ou feminina), uma questo de sade. Ao comprar ou ganhar um preservativo, verifique sempre se a embalagem no est rasgada, arranhada ou amassada. Leia atentamente as instrues de uso, a validade do produto e confira se tem o selo de inspeo do INMETRO, que garante a qualidade e procedncia do produto. Evite guardar o preservativo em lugares abafados, como bolsos de
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 37

cala, carteiras, porta-luvas do carro, ou outro local que no o proteja do calor ou umidade excessiva, pois estes fatores podem ressecar o produto e comprometer sua qualidade. Outra dica importante evitar o uso de dois preservativos (um em cima do outro), pois h o atrito, que pode causar o rompimento, ou mesmo a soltara ou o enrolamento.

Esttica
Lembre-se, voc ainda est em fase de crescimento. Seu corpo ainda est sujeito a muitas modificaes e, assim, em alguns momentos natural voc olhar no espelho e achar que tem alguma coisa errada. So apenas alteraes naturais. Bons hbitos alimentares, exerccios regulares e descanso, vo ajudar voc a se desenvolver de uma forma saudvel.

Administre seu dinheiro


Hoje em dia, todos ns temos que aprender a administrar nosso dinheiro. No importa a origem de nossa renda (mesada, trabalho, penso), nem a quantidade de dinheiro que ganhamos: sempre necessrio saber gastar. A primeira coisa que devemos fazer planejar nossos gastos.

Diante do que dispomos (sem contar com nenhuma renda extra), temos que verificar quais as nossas prioridades: o que realmente precisamos e o que pode aguardar um pouco. Lembre-se sempre que querer, desejar, diferente de precisar. Procure adquirir sempre o que, de fato, seja necessrio.

Fique atento: Usar um carto de crdito ou fazer emprstimos no uma forma de conseguir dinheiro, apenas de obter crdito, ou seja, de pedir dinheiro emprestado. Utilizar um carto pode ser arriscado quando no se consegue controlar os impulsos, pois na hora da compra no se sente que est gastando, e quando chega a fatura, se voc comprou sem fazer as contas, provavelmente
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 38

no ter como pagar o valor total e ser obrigado a pagar somente uma parte. Quem faz isso, deixa o restante da dvida para o ms seguinte e paga juros muito altos. O mesmo ocorre com um emprstimo ou parcelamento de uma compra. Quem recorre a estes recursos porque no pode aguardar para comprar. Isto tem um preo: juros e outras taxas. Por isto, recorra a estes recursos somente em caso de extrema necessidade e, mesmo assim, faa um controle de seus gastos, coloque tudo no papel e, lembra-se sempre que no prximo ms uma parte de sua renda j est comprometida.

Seja criativo, ao invs de procurar novos meios para gastar, procure novas formas de aumentar sua renda e fazer uma poupana.

Voc e o planeta
As geraes passadas maltrataram muito o nosso planeta. Hoje, percebemos que aes de desrespeito natureza, que ainda continuam a acontecer, esto trazendo conseqncias trgicas, que podem at se agravar se cada um de ns no mudar a forma de se relacionar com o meio ambiente.

Educao para toda hora


Ajude o meio ambiente por reutilizar os materiais do ano anterior que ainda tenham condies de uso, como lpis, borrachas, canetas e outros. No desperdice papel!

Voc sabia? Para produzir uma tonelada de papel so necessrias de duas a trs toneladas de madeira, uma grande quantidade de gua e muita energia? Alm disto, para separar e branquear a celulose (matria base do papel) so utilizados produtos
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 39

qumicos altamente txicos, que representam riscos sade humana e ao meio ambiente.

possvel colaborar com simples aes como utilizar os dois lados do papel, ao imprimir ou escrever, revisando os textos na tela do computador, e s imprimir quando for realmente necessrio.

D preferncia ao papel reciclado e doe seus livros didticos usados.

Consumo e produo de lixo


Voc j deve ter ouvido falar sobre a enorme quantidade de lixo produzida todos os dias e os grandes problemas por ele causados ao meio ambiente: enchente, doenas, etc.

Certamente importncia

tambm do lixo

j ser

ouviu

falar

sobre ou

reciclado,

seja,

reaproveitado. Mas, antes de pensarmos em reciclar o lixo, necessrio praticar algumas aes no momento da compra que ajudaro a reduzir a produo desse lixo.

Com pequenas atitudes e mudanas de hbitos, voc estar colaborando para a preservao do mundo em que vive. Ento, se ligue nestas dicas:

Adquira produtos que tenham menos embalagens e prefira produtos com embalagens retornveis;

Compre o suficiente para o consumo, evitando o desperdcio de produtos e alimentos;

Promova a troca de produtos usados na sua escola ou bairro;


A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 40

Crie um estilo e varie apenas os acessrios, conserte produtos e roupas ao invs de adquirir novos, e questione se se precisa mesmo de muitas roupas e , questione-se sapatos;

Evite sacolas e sacos descartveis para guardar suas compras, utilizando ao ir ao supermercado, sua prpria sacola sacola.

Voc j deve ter ouvido falar do buraco na camada de oznio, do efeito estufa, das alteraes climticas que esto ocorrendo por toda parte. Isto tudo conseqncia da forma como nos relacionamos com a natureza: sempre extraindo muito, transformando tudo e devolvendo para o meio ambie ambiente muito lixo e poluio.

Descarte adequado de pilhas e baterias


As pilhas e baterias, de qualquer formato, ou para qualquer so de perigosos

utilidade, compostas materiais

sade e ao meio ambiente, tais como, mercrio, ltio, etc. chumbo,

Assim, sempre que possvel, adquira produtos que utilizem baterias recarregveis. Isto diminui a quantidade de descarte destes elementos e ajuda a reduzir o impacto que causam quando lanados no meio ambiente. Siga corretamente as instrues de uso destes produtos e nunca os jogue no lixo s comum, busque sempre um local de coleta apropriado!
A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 41

Economize o planeta
Se voc ainda no se ligou nessa, corra! Faa a sua parte! Pea a colaborao de seus amigos e familiares e ajude o planeta!

Comece com aes simples no seu dia a dia, evitando sempre o desperdcio. Colabore, economizando gua: diminua o tempo de seu banho, utilize pouca gua ao fazer qualquer limpeza, mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, etc.

Faa tambm o uso racional de energia eltrica: apague a luz ao sair do ambiente, desligue aparelhos que no esto sendo utilizados e compre aparelhos econmicos, verificando na etiqueta do produto o consumo de energia.

Veja o quanto voc colabora com pequenas mudanas de hbitos:

Fechar uma torneira pingando evita o desperdcio de 46 litros de gua por dia.

Fechar a torneira enquanto escova os dentes, significa utilizar somente 1 litro de gua para a escovao. Com a torneira aberta voc gasta em 1 minuto, cerca de 7 litros. Num banho de ducha de 10 minutos voc gasta 160 litros de gua, ou seja, a cada minuto a menos, voc economiza 16 litros de gua.

Reduzindo o tempo de seu banho de 12 para 6 minutos, voc pode economizar energia suficiente para manter uma lmpada acesa por 7 horas. Isto pode ser feito somente fechando o chuveiro enquanto se ensaboa.

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 42

No consuma mais do que o necessrio e reutilize tudo que puder. Tambm pratique boas aes doando materiais, promovendo coleta seletiva de lixo. Cuide dos animais, plantas, respeite crianas e idosos. Cuide de sua alimentao, pratique esporte, curta a natureza e exija dos fornecedores que tambm se comprometam com essa atitude.

Reclame seus direitos, pea informaes sobre a origem dos produtos, envie sugestes, denuncie, faa a diferena! Experimente mudanas positivas de hbitos, elas nos tornam cada vez mais seres independentes e capazes de participar da construo coletiva de um futuro melhor.

A renovao nos permite ser jovens por muito mais tempo.

PROCON Municipal de Chapado do Sul - MS Atendimento ao consumidor (67) 3562-6638 Home Page: www.chapadaodosul.ms.gov.br E-mail: procon.chapadaodosulms@hotmail.com

A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor

Pgina 43

Referncia bibliogrfica:
Manual do Jovem Consumidor - Fundao PROCON de So Paulo Home Page: www.procon.sp.gov.br

Crdito Imagem-pgina 41:


Stio comdep.com.br

A Cartilha do Consumidor 2 edio eletrnica Jovem Consumidor

Pesquisa, elaborao e diagramao: Elias Cardoso Santos Coordenador do PROCON de Chapado do Sul - MS E-mail: elias.chapadao@hotmail.com

Chapado do Sul (MS), Setembro de 2010


A Cartilha do Consumidor - Jovem Consumidor Pgina 44

Anda mungkin juga menyukai