Anda di halaman 1dari 20

APOSTILA DE JUD

SENSEI TACIANA PINTO

2011

INTRODUO

SENSEI TACIANA PINTO

Existem duas lendas que foram transmitidas boca a boca durante milnios. Conta uma delas que, certa vez, um menino observou assustado como as grandes arvores eram arrancadas e seus galhos mais grossos dobrados durante uma forte tempestade. Salvou-se apenas uma pequena rvore que tinha simplesmente inclinado sua copa at o cho. Quando a tempestade passou, parando de arrasar tudo a sua frente, a arvorezinha levantou a copa e l estava ela, como antes. Outra lenda de tradio japonesa fala de um salgueiro e de uma cerejeira durante o inverno. Os galhos da cerejeira quebravam como se fossem palitos de fsforo sob o peso da neve, enquanto o salgueiro, flexvel, cedia, fazendo a neve escorregar, no lhe dando chance de pression-lo. (...) (...)Com a revoluo dos costumes que abalou o Japo, de 1868 em diante, Jigoro Kano dedicou-se a viver o ju-jutsu . A partir das antigas escolas e de antigos mestres, ele reuniu em sua tcninca o que neles encontrava de melhor. Acabou lanando um mtodo prprio ao qual chamou jud -, que eliminava os golpes mais lesivos ( socos e pontaps), pois a finalidade j no era mais formar guerreiros, mas cidados pacficos; ao contrrio do jujutsu antigo, que visava o combate e podia ser usado em batalhas. Ju, em japons, significa suavidade, delicadeza, e Do quer dizer caminho. Assim jud significa o caminho da suavidade, o caminho da gentileza. Ou seja, a idia de Kano era desenvolver um treinamento para que as pessoas aprendessem a resolver seus conflitos de maneira harmnica e suave, exatamente como outros DO japoneses que buscavam o conceito de WA ( paz e harmonia). O caminho percorrido desde o ju-jutsu, uma antiga arte marcial combativa do Japo, at o judo moderno significou uma reviravolta que envolveu o desenvolvimento dos aspectos educacional e espiritual. E esse fecho situava-se nos dois enunciados: o uso da energia para o bem e para o progresso, prprio e dos outros; e a sabedoria do lema Mxma eficincia com um mnimo esforo. Sendo assim ,o jud da Kodokan nasceu para ser um grande caminho educacional em todo o mundo, de modo a torn-lo um mundo mais pacfico e harmnico. O jud recebeu forte apoio oficial, tendo sido introduzido nas escolas pblicas do Japo como matria obrigatria na prtica de educao fsica. Jamais devemos esquecer este aspecto, pois h uma tendncia de esportivisar o jud e esquecer suas razes, que o que ele oferece de mais belo e profundo para a humanidade. O jud esportivo atual resultou da incrementao das competies (shiai), que existiam na fase inicial do jud, mas que eram apenas para testare verificar o avano tcnico. As competies deram ao jud um grande impulso em termos de nmeros de adeptos. Mas, ao meu ver, custou-lhe um preo excessivo, pois a nfase em ganhar medalhas pode, em muitos casos como nas mentes e coraoes competitivos preocupados apenas com vitrias -, deturpar os princpios espirituais para os quais esta arte foi idealizada.
Wagner Bull ( Jud Kodokan So Paulo, 2008) 2

OUTROS PRINCPIOS DE JIGORO KANO

[1] Conhecer-se dominar-se, dominar-se triunfar. [2] Quem teme perder j est vencido. [3] Somente aproxima-se da perfeio quem procura com constncia, sabedoria e sobretudo humildade. [4] Quando verificares, com tristeza, que nada sabes, ter feito seu primeiro progresso no aprendizado. [5] Nunca se orgulhe de haver vencido um adversrio, pois ao que venceste hoje pode lhe derrotar amanh. A nica vitria que perdura a que se conquista sobre a prpria ignorncia. [6] O judoca no se aperfeioa para lutar, luta para se aperfeioar. [7] O judoca aquele que possui inteligncia para compreender aquilo que ensinam e pacincia para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes. [8] Saber cada dia um pouco mais, utilizando o saber para o bem, o caminho do verdadeiro judoca. [9] Praticar Jud educar a mente a pensar com velocidade e exatido, bem como o corpo a obedecer com presteza. O corpo uma arma cuja eficincia depende da preciso com que se usa a inteligncia. (Jigoro Kano)

GRADUAO A ordem de graduao em faixas decrescente e conhecida como KYU. A ordem oficial no Brasil :
Faixa Branca 8 KYU Mukyu Faixa Cinza 7 KYU Shitikyu Faixa Azul 6 KYU Rokyu
SENSEI TACIANA PINTO

Faixa Verde 3 KYU Sankyu Faixa Roxa 2 KYU Nikyu Faixa Marrom 1 KYU Ikyu Faixa Preta 1 DAN Shodan

Faixa Amarela 5 KYU Gokyu

Faixa Laranja 4 KYU Yonkyu

TERMOS EM JAPONS
Significado de algumas palavras usadas no Jud:
DOJ Salo de Concentrao Tatami de treinamento REI-H Saudao (Maneira de Cumprimento) REI Cumprimento KIOTUSKE- Ateno MOKUS Meditao ZA-REI Cumprimento ajoelhado RITSU-REI Cumprimento em p SHI-HAN Mestre SENSEI Professor SEIT Aluno SAYONARA At Logo GOMEM Perdo , desculpe-me ONEGAI-SHIMASU Por Favor ARIGAT-GOZAIMASU Obrigado KIAI Grito TORI = Ataque UKE = Defesa HAJIM = Iniciar SOREMAD = Terminar MAT = Pare SONO-MAM A = Pare do Jeito que est YOSHI = Continuar OSAE-KOMI = Comando de Imobilizao TOKETA = Comando de Desimobilizao IPPON = Pontuao Completa

UKEMI- AMORTECIMENTO DE QUEDA:


ZENP-KAITEN-UKEMI = Queda com giro frontal. MAE-UKEMI = Queda frontal. YOK-UKEMI = Queda ao lado. USHIRO-UKEMI = Queda de costas.

NMEROS:
1 - Ichi 2 Ni 3 San 4 Shi 5 Go 6 Roku 7 Shichi 8 Hachi 9 - Ku 10 - Ju

SHISEI POSTURAS:
ZEI-Z = Ajoelhado. TYOKU-RITSU = Posio de sentido.
SENSEI TACIANA PINTO

OBJETOS PARA O JUD:


TATAMI = Acolchoado. ZRI = Chinelo. KIMONO (ou JUDOGUI) = Roupa de Jud. OBI = Faixa ZUBON (SHITABAKI) = Cala 4

- SHIZEI ( Postura)
Shizentai (postura natural)
Shizen Hon Tai Migui Shizen Tai Hidari Shizen Tai

Jigotai (Postura de defesa)

Jigo Hon Tai

Migui Jigo Tai

Hidari JigoTai

SENSEI TACIANA PINTO

REI-HO (Saudao)

Ritsu-Rei - Em Tyoku-Ritsu (calcanhares juntos, pontas dos ps ligeiramente afastadas e corpo ereto) posicione as mos junto lateral do corpo. Incline o corpo partir da cintura com as costas retas deslizando as mos em direo aos joelhos (na frente do corpo) soltando a respirao. O olhar deve ser fixado em um ponto imaginrio no solo a cerca de dois metros sua frente. Aps tocar a linha dos joelhos com a ponta dos dedos, volte vagarosamente posio inicial com as mos posicionadas ao lado do corpo, junto s pernas. O Ritsu-Rei normalmente usado quando se entra no Dojo, quando se sobe no Tatami e no incio ou encerramento de algum treinamento com um companheiro. Alm disso, tambm deve ser usado para cumprimentar os professores, faixas pretas e colegas que j esto sobre o tatame.

Za-Rei - Em Tyoku-Ritsu, flexione o membro inferior direito lentamente de modo a ajoelhar-se com a perna esquerda. O joelho esquerdo dever tocar o tatami na mesma linha do p direito. Em seguida, coloque o joelho direito ao lado do esquerdo. As palmas das mos devero repousar sobre as pernas. Depois do comando, elas devero deslizar at que toquem o tatami cerca de um palmo frente dos joelhos. Soltando lentamente o ar, esse movimento dever ser feito de maneira que os quadris permaneam em contato com os ps e que o corpo se dobre somente na linha da cintura. A cabea dever ser mantida a uma distncia aproximada de um palmo do tatami. Volte vagarosamente posio inicial mantendo o tronco ereto.

SENSEI TACIANA PINTO

UKEMI (forma de cair)

Ushiro-ukemi Apartir do Shizen Hontai, deve-se elevar os membros superiores (antebrao + brao) altura dos ombros, com as mos unidas. Aps deve-se flexionar os joelhos, como se fosse sentar, e ento projetar o corpo para trs, batendo as mos no tatami ao mesmo tempo, formando um s som. O pescoo deve estar fletido de forma que o queixo encoste na regio peitoral.

Mae-ukemi: Apartir da posio Shizen Hontai, deve-se projetar o corpo para frente, de forma a apoiar os antebraos e as palmas das mos, assim como os dedos dos ps. As pernas devem se afastar enquanto o corpo se projeta para o cho. obs: na primeira fase da aprendizagem os alunos devem partir da posio ajoelhada.

SENSEI TACIANA PINTO

UKEMI (forma de cair) Yoko-ukemi: Apartir da posio Shizen Hontai, deve-se abduzir um membro superior (brao+antebrao) na altura dos ombros e projetar o membro inferior (coxa+perna) do mesmo lado para frente, flexionando o joelho oposto para assim deitar-se lateralmente. Os membros inferiores e superiores antes estendidos, devem se manter assim, e a mo deve bater no tatami. A outra mo deve ser posicionada sobre a faixa, e a outra perna dobrada. obs: na primeira fase da aprendizagem os alunos devem partir da posio agachada

Zenpo-Kaiten-Ukemi.: A partir da posio Shizen Hontai, avance um passo com o p direito, curve-se e coloque a mo esquerda no cho ( com os dedos virados para dentro), de modo a formar um triangulo com seus ps. Ponha ento a mo direita no cho, entre a mo esquerda e o p direito. Dobre o brao direito at formar um arco, encoste o queixo no peito e empurre forte com os ps, rolando atravs do brao direito, do ombro e das costas, como se formassem uma roda. Quando as pernas descerem, bata no tatami com o brao esquerdo.

SENSEI TACIANA PINTO

NAGUE WAZA (Tcnica de Projeo) TE WAZA (Tcnica de Brao) Ippon-seoi-nage :

Tai Otoshi

SENSEI TACIANA PINTO

NAGUE WAZA (Tcnica de Projeo) TE WAZA (Tcnica de Brao) Morote seoi nage

Eri seoi nage

SENSEI TACIANA PINTO

10

NAGUE WAZA (Tcnica de Projeo) KOSHI WAZA (Tcnica de Quadris) Koshi guruma :

Ogoshi

SENSEI TACIANA PINTO

11

NAGUE WAZA (Tcnica de Projeo) KOSHI WAZA (Tcnica de Quadris) Harai goshi

Ushiro Goshi

SENSEI TACIANA PINTO

12

NAGUE WAZA (Tcnica de Projeo) ASHI WAZA (Tcnica de Perna) Osoto gari:

Ouchi gari

SENSEI TACIANA PINTO

13

NAGUE WAZA (Tcnica de Projeo) ASHI WAZA (Tcnica de Perna) Kouchi gari:

Sasae tsurikomi ashi

SENSEI TACIANA PINTO

14

NAGUE WAZA (Tcnica de Projeo) ASHI WAZA (Tcnica de Perna) Osoto otoshi

Osoto guruma

SENSEI TACIANA PINTO

15

NAGUE WAZA (Tcnica de Projeo) ASHI WAZA (Tcnica de Perna) De ashi harai

Hiza Guruma

SENSEI TACIANA PINTO

16

NAGUE WAZA (Tcnica de Projeo) ASHI WAZA (Tcnica de Perna) Okuri Ashi Harai

SUTEMI WAZA (Tcnica de Sacrifcio) Tani Otoshi

SENSEI TACIANA PINTO

17

KATAME WAZA (Tcnica de cho) OSAE WAZA (Tcnica de Cho) Tate shiho gatame

Hon kesa gatame

Yoko shiho gatame

SENSEI TACIANA PINTO

18

KATAME WAZA (Tcnica de cho) OSAE WAZA (Tcnica de Cho) Kami Shiho gatame

Kata gatame

KANSETSU WAZA (Tcnica de Luxao) Ude-garami

SENSEI TACIANA PINTO

19

KATAME WAZA (Tcnica de cho) KANSETSU WAZA( tcnica de luxao) Ude hishigi juji gatame

KATAME WAZA (Tcnica de cho)

SHIME WAZA ( tcnica de estrangulamento)


Koshi jime

Sankaku Jime

SENSEI TACIANA PINTO

20

Anda mungkin juga menyukai