Anda di halaman 1dari 14

Por Que Nos Reunimos

Palestra proferida por: R. Gill em uma conferncia em Chicago, Estados Unidos, no ano de 1926.

J.R.Gill

Tenho o desejo, amados amigos cristos, de tratar de um certo assunto que j conquistou a ateno de alguns de ns em uma ou duas reunies recente mente, e gostaria de pedira compreenso de algum aqui que porventura j nos tenha ouvido tratar do mesmo assunto. H aqui outras pessoas para as quais o assunto novo e creio ter a mente do Senhor ao voltar a tratar disso. O assunto que tenho em mente este: Por que ns, que estamos reunidos ao nome do Senhor, nos reunimos desta maneira? Por que o fazemos? Fui criado naquilo que creio ser a verdade, e naquilo a que normalmente se referem coma "a verdade". Posso me lembrar de meus tempos de infncia quando meus pais costumavam me levar para um lugar diferente deste. Posso recordar com bastante clareza coma costumvamos ir juntos Igreja Episcopal - a Igreja da Inglaterra, coma era chamada - e me lembro do efeito que aquilo produzia em minha mente juvenil; o tapete vermelho sobre o piso, os bancos de carvalho entalhados e os vitrais coloridos das janelas; o canto do coral, as majestosas entonaes do rgo e outras coisas semelhantes. Eu aprovava tudo aquilo demo da medida de compreenso de qualquer menino. Depois de algum tempo fui levado a uma capela Batista, e aquela capela j era alga que eu no aprovava com a mesma facilidade. Parecia ser um lugar muito inferior comparado com Igreja da Inglaterra. No tinha nada alm das paredes caiadas, no h avia vitrais coloridos e, que me lembre, nem mesmo um rgo e muito menos algum pregador eloqente. No sabia a razo daquilo tudo; s que havia sido levado para ali. Passou-se um intervalo de tempo depois daquilo, e acabei sendo encaminhado a um terceiro lugar. Tratava-se de uma sala no segundo andar de uma rua comercial na cidade de West Hartlepool, Inglaterra. Ali descobri umas vinte pessoas sentadas em bancos, com uma mesa no centro da sala. Para minha mente juvenil, aquilo parecia ser um estranho quebra-cabea. Tudo ma to simples, to primitivo. No havia qualquer atrativo; e nem eu conseguia entendera razo de meus pais terem me levado ali.

De acordo com a bblia

Passaram-se alguns anos e, no devido tempo, acabei tomando meu lugar entre aquelas pessoas, crendo ser aquele o lugar certo para se estar. Mas mesmo ento, se algum tivesse me perguntado por que eu estava ali, eu teria tido uma grande dificuldade em dar uma resposta inteligente. Oh, se me interrogassem sobre o assunto, bem capaz que eu dissesse que freqentava aquele lugar porque cria estar de acordo com a Bblia. Mas isso no iria significar muito, no mesmo? Quase todo mundo teria dado a mesma resposta. Um Presbiteriano, um Episcopal ou Metodista teria falado o mesmo; um Batista teria dito isto, e at mesmo um Adventista e os membros da, assim chamada, Cincia Crist. Precisamos ter algo mais definido do que uma resposta como esta, como a razo para ocuparmos o lugar que ocupamos. Ns que estamos reunidos ao nome do Senhor Jesus nem sempre somos capazes de dar uma explicao inteligente e bblica do assunto. Eu descobri que assim sucede. Ser que suficiente dizer: "Ns nos reunimos de uma maneira simples, como faziam os cristos em Pentecostes"? Ser que isto j explicaria tudo? Talvez, se no se dispusesse de muito tempo para explicar; mas para o bem de nossas almas, bom que saibamos qual o fundamento doutrinrio sobre o qual nos apoiamos. Quais so os princpios das Escrituras - as doutrinas envolvidas- as verdades de Deus ligadas posio que ocupamos? No creio que tenha que pedir desculpas por tratar deste assunto, j que vivemos numa poca em que tudo se encontra sob ataque. No existe uma nica coisa que no esteja sendo atacada - cada fundamento da f - e bom que ns que amamos o Senhor, e que procuramos conhecer qual a vontade do Senhor, estejamos fortalecidos e edificados em nossa "santssima f" (Jd 20). Creio que, medida que o Senhor me capacitar, gostaria de tratar deste assunto em trs partes nesta tarde, conforme se seguem: Em primeiro lugar, gostaria de sugerir que ns nos reunimos assim por causa da dignidade do nome do Senhor Jesus. Segundo: Ns nos reunimos assim porque desejamos dar ao Esprito Santo o lugar que Lhe pertence. Terceiro: Ns nos reunimos assim porque queremos obedecer a ordem das Escrituras que dizem, "Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vituprio" (Hb 13:13). Quarto: Porque entendemos ser bblico estar no terreno do um s corpo. So estes os quatro subttulos sob os quais desejo fazer algumas observaes nesta tarde.

Que nome levamos?

Quanto ao primeiro - o nome para o qual nos reunimos: Que nome levamos? Se as pessoas perguntassem a voc a que "igreja" voc est ligado, o que responderia? Creio que alguns aqui j se sentiram embaraados para responder a esta pergunta. No h dvida de que existem vrias maneiras como esta pergunta poderia ser feita, mas porventura no bom sermos bem claros sobre isto, ou seja, que reconhecemos somente o nome do Senhor Jesus Cristo? Nenhum ou no nome. Alguns diro: "Vocs so chamados irmos de Plymouth', no so?" O que voc diria diante disto? Creio que algum poderia dizer: "Sim; sim, somos chamados assim, mas no nos chamamos assim". No podemos evitar que nos chamem desta maneira. O nome pelo qual nos chamamos de santos de Deus, reconhecendo a dignidade do nome do Senhor Jesus Cristo, e reunidos a este nome. Poderamos ler algumas passagens das Escrituras que tratam deste ponto, comeando, talvez, com Filipenses 2, versculos 8 ao 11: "E, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente at morte, e morte de cruz. Por isso, tambm Deus O exaltou soberanamente, e Lhe deu um nome que sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor, para glria de Deus Pai."

Vamos ver tambm o primeiro captulo de Colossenses, versculos 1 5 a 18: "O qual imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao; porque nEle foram criadas todas as coisas que h nos cus e na Terra, visveis e invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele. E Ele a cabea do corpo, da igreja; o princpio e o primognito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminncia." Podemos tambm voltar para o primeiro captulo de Efsios enquanto tratamos desta linha de pensamento, nos versculos 20 e 21. "Que manifestou em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos, e pondo-O Sua direita nos cus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domnio, e de todo o nome que se nomeia, no s neste sculo, mas tambm no vindouro."

O nome do Senhor Jesus

Este nome, portanto, conforme descobrimos, nico nos pensamentos de Deus. No existe, na estima de Deus, nenhum outro nome como este. Ele permanece nico, tanto agora como para sempre. Se abrirmos no livro de Apocalipse, iremos descobrir que no existe nenhum nome no cu maior do que este nome. As hostes angelicais so vistas ali se prostrando e adorando diante dAquele mesmo Ser bendito cujo nome to exaltado. O nome do Senhor Jesus, devo admitir, digno de ser aceito como o centro de reunio. Trata-se de algo bendito estar em harmonia com o pensamento do cu a este respeito. Os primeiros cristos estavam reunidos nesse nome. Foi assim que passaram a ser chamados de "cristos". Os crentes foram chamados cristos pela primeira vez em Antioquia. O que significa o termo "cristo"? Significa um seguidor de Cristo. Porventura eles tinham outros nomes? No, pois no existiam Batistas ou Presbiterianos ou Congregacionais naquele tempo. Eles eram chamados "os de Cristo" ou "seguidores de Cristo". Este era o nico nome que estava associado a eles. E eles no adotaram nenhum outro nome e, queridos santos, trata-se de algo bendito no termos nenhum outro nome hoje.

Todavia, nossas convices a este respeito so tanto positivas como negativas. Vamos abrir, por exemplo, em 1 Corntios, onde vemos o outro lado da questo. "Porque a respeito de vs, irmos meus, me foi comunicado pelos da famlia de Clo que h contendas entre vs. Quero dizer com isto, que cada um de vs diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Est Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vs? Ou fostes vs batizados em nome de Paulo?" (1 Co 1:11-13). Nenhum nome deve ser tomado como base para o sectarismo. At mesmo o nome de Cristo no para ser desvirtuado deste modo.

Nenhum outro nome

Podemos olhar tambm o terceiro captulo desta mesma epstola, versculos 4 ao 7: "Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura no sois carnais? Pois quem Paulo, e quem Apolo, seno ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que d o crescimento". Estes versculos confirmam aquilo com que, creio eu, todos aqui esto de acordo; ou seja, Que no existe autorizao, segundo o pensamento de Deus, para se adotar qualquer outro nome alm do nome de Cristo, e que no existe qualquer base bblica para se adotar qualquer outro nome. Alm do mais, se voc adota um outro nome, um dia ter que deix-lo. Suponha que voc adote para si qualquer nome que venha ao seu pensamento - por exemplo, um Irmo Plymouth. Voc no poder levar este nome para o cu. Por que? Porque no

existe l nenhum espao reservado para os Irmos Plymouth. Suponha que voc se denomine um Congregacional. Ter que deixar isto tambm. No existe uma vaga reservada para os Congregacionais, e quando chegarmos ao cu e conversarmos com os redimidos, como certamente o faremos, no iremos achar l um sequer que se faa diferente dos outros por meio de algum nome sectrio. L s haver um nome: O nome do Senhor Jesus, o Centro de todos- o Centro do trono - o Cordeiro que um dia foi morto. Aquela Pessoa, e o Seu nome, ir representar tudo o que glorioso e bendito ali; o Centro que ir atrair todos os olhares, e o Centro das afeies de cada corao ser aquele Ser bendito. Se esta a vontade de Deus agora com respeito ao Seu Filho, e se esta a vontade de todo o cu em um dia vindouro no que diz respeito ao Filho de Deus, no deveramos ns tambm estar concordes com a estima que assim depositada nEle, e renegarmos todos os outros nomes? Queridos santos de Deus, so estes os pensamentos que tm estado diante de ns.

Reunidos ao Seu Nome

Gostaria de abrir tambm no captulo 18 de Mateus, versculo 20. "Porque, onde estiverem dois ou trs re unidos em Meu nome, a estou Eu no meio deles". Este versculo diz respeito ao assunto que estamos tratando. Fala do povo do Senhor estar reunido ao (ou para) o Seu nome. Que lugar bendito este. Repare, todavia, que existe uma responsabilidade associada a levar o nome do Senhor. Vamos voltar a Deuteronmio onde encontramos este pensamento apresentado de uma forma simples. Leia o captulo 5, versculo 11 - apenas a primeira parte: "No tomars o nome do Senhor teu Deus em vo". Estar reunido ao nome do Senhor Jesus no simplesmente uma questo de usar tecnicamente o Seu nome. Acredito que exista o reconhecimento do que este nome envolve. Voc no pensa o mesmo? Estar reunido para o Seu nome, envolve o reconhecimento do que este nome implica - o nome do Senhor Jesus Cristo - o reconhecimento do Seu Senhorio. Se algum segue naquilo que contrrio Sua Palavra e Sua vontade, dificilmente se poderia chamar a isso de estar reunido ao nome do Senhor Jesus Cristo! Estar reunido para o Seu nome envolve mais do que atuar mecanicamente. Existe nisto algo que atinge nossos coraes e nossas conscincias tambm. Deve existir o reconhecimento, na prtica, do Senhorio de Cristo, a fim de que a verdade possa ser acompanhada do contedo que a torna vlida. Nenhuma passagem das Escrituras nos autoriza a adotarmos qualquer outro nome alm do nome do Senhor Jesus como o Centro para o Seu povo. O segundo ponto de que falamos foi: Nos reunimos assim porque concedemos ao Esprito de Deus o lugar que Lhe pertence. Parece um modo estranho de se falar, no mesmo? Algo de muito srio deve estar faltando para justificar o use da expresso "conceder ao Esprito de Deus o Seu lugar"l Quem o Esprito de Deus? A terceira

Pessoa da Divindade. O fato de Ele ser normalmente mencionado como a terceira Pessoa da Divindade, no traz consigo nenhuma idia de inferioridade. O Esprito de Deus Deus. No existe diferena de importncia entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Esprito Santo. O fato de cada uma destas Pessoas divinas ser divina, de cada uma delas ser Deus, traz consigo a impossibilidade de qualquer grau de comparao entre elas. Cada uma uma Pessoa infinita. O Esprito de Deus est aqui na Terra. Em nossas reunies de estudo vimos algumas passagens relacionadas ao Esprito de Deus. Podemos voltar outra vez ao captulo 14 do Evangelho de Joo, versculos 1 6 e 17:"E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dar outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Esprito de verdade, que o mundo no pode receber, porque no O v nem O conhece; mas vs O conheceis, porque habita convosco, e estar em vs".

Ele me glorificar

Agora podemos ler o captulo 15, versculo 26: "Quando vier o Consolador, que Eu da pane do Pai vos hei de enviar, Aquele Esprito de verdade, que procede do Pai, Ele testificar de Mim". Tambm no captulo 16, versculos 13 a 14: "Mas quando vier Aquele Esprito de verdade, Ele vos guiar em toda a verdade; porque no falar de Si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar o que h de vir. Ele Me glorificar, porque h de receber do que Meu, e vo-lo h de anunciar". Estes versculos, e muitos outros que poderamos ler, nos mostram que o Esprito de Deus est aqui na Terra. O peso que isto tem no suficientemente compreendido entre ns. Uma Pessoa Divina est aqui na Terra. Deus est aqui na Pessoa do Esprito Santo. Esta uma verdade maravilhosa! Trata-se de uma verdade fundamental! Deus habita na Terra na forma do Esprito. Como tal Ele est aqui na Terra e para um propsito determinado. Que propsito este? "Bem", talvez voc diga, "Ele est aqui para convencer pecadores". Isto verdade, sem dvida nenhuma. Mas naquilo que diz respeito ao nosso tema nesta tarde, Ele est aqui para outro propsito. E qual ? Ele est aqui para tomar das coisas que so de Cristo, e mostr-las para ns. Ele est aqui para glorificar a Cristo. por esta razo que Ele est aqui. este o Seu ofcio. Amados amigos cristos, aqui vemos algo estranho a respeito da Bblia. No Antigo Testamento podem ser encontradas as mais amplas instrues quanto a todos os cultos do povo terrenal de Deus. Cada ritual foi previsto. Tudo estava ligado aos sacrifcios; at as vestimentas dos sacerdotes; todos os vasos do santurio; tudo minuciosamente previsto de modo a no haver qualquer possibilidade de algum cometer um erro, a menos que fosse por falta de cuidado.

O Esprito de Deus est aqui para guiar

Mas j que o Esprito Santo encontra-Se na Terra, voc ir reparar como so poucas as instrues que temos quanto s cerimnias a serem celebradas pela Igreja. Onde que encontramos instrues minuciosas quanto maneira da assemblia proceder quando se rene? Veja, por exemplo, a reunio que to preciosa aos nossos coraes - o partimento do po - e recordao da morte do Senhor. Onde est o captulo que nos diz como devemos proceder? No existe um tal capitulo. No existe um versculo que nos diga que a reunio do partimento do po deveria comear com um hino e que depois disso um irmo deveria se levantar e orar ao Senhor ou louv-lo, e que ento outro hino deveria ser dado, e que no final de trinta ou quarenta minutos os smbolos deveriam ser distribudos, ou por quanto tempo mais a reunio deveria continuar. Por que razo no existe nenhuma passagem das Escrituras cobrindo estes pontos? Porque o Esprito de Deus est aqui para reger e conduzir tudo da maneira que Lhe agrade. (Estou apenas assinalando que no existem instrues escritas para estes detalhes. No estou criticando o modo como feito.) O Esprito de Deus est aqui para guiar e reger na Igreja, e Sua direo e regncia na Igreja feita com a finalidade de que Cristo seja glorificado. este o Seu propsito - o objetivo que Ele tem em vista. Bem, isto coloca diante de ns uma grande, importante e solene verdade. Na cristandade, de um modo geral, recusa-se conceder ao Esprito de Deus o Seu lugar. Onde na cristandade, nas denominaes, encontro que esteja sendo concedido ao Esprito de Deus o lugar que Lhe devido? Onde que Ele pode guiar, dirigir ou reger (e este o Seu gracioso ofcio) se algum homem est guiando e dirigindo e tem um programa j elaborado com antecedncia? Se este j decidiu quais os hinos que sero cantado e quem dever orar- onde entra, ento, o Esprito de Deus nisso tudo? Isto o que normalmente se faz, no mesmo? Sim, . Que lugar dado para o Esprito de Deus? Nenhum. Nos credos das igrejas ortodoxas - das igrejas evanglicas - h muitos cristos (graas a Deus por eles), mas, no entanto, embora seus credos reconheam a presena do Esprito Santo, na prtica eles negam a Sua presena, pois suas cerimnias so efetuadas como se no existisse tal Pessoa. Seu credo O reconhece, mas na prtica O negam. Esta realmente uma condio triste. Mais do que isto. Algo est radicalmente errado nisso tudo. Amados santos de Deus, existe uma razo para nos reunirmos como fazemos. Desejamos dar ao Esprito de Deus o lugar que Lhe pertence.

Como o Esprito de Deus quer

Agora, com relao a estes ltimos comentrios, vamos abrir em 1 Corntios 12:4: "Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo". Versculo 7: "Mas a manifestao do

Esprito dada a cada um, para o que for til". Versculo 11: "Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer". No como o ministro quer, mas como o Esprito de Deus quer. Vamos abrir tambm em 1 Corntios 14:28-33: "Mas, se no houver intrprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem dois ou trs profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, calese o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espritos dos profetas esto sujeitos aos profetas. Porque Deus no Deus de confuso, seno de paz, como em todas as igrejas dos santos", e assim por diante. No tenho tempo para falar aqui das manifestaes sobrenaturais, mas quero declarar que creio que elas cessaram e no tm lugar hoje na Igreja. Na Igreja o Esprito Aquele que guia e rege. a Sua vontade que deve ser obedecida, no a vontade do homem. Esta uma das razes de nos reunirmos assim. Quando nos reunimos como uma assemblia, nos reunimos de maneira que o Esprito de Deus tenha espao para agir por meio de quem Ele quiser.

Nenhum programa estabelecido

Quando nos reunimos, por exemplo, para recordar o Senhor na Sua morte, no temos qualquer programa estabelecido. Se algum irmo estiver selecionando um hino em sua casa, estar cometendo um erro. No tem base bblica para faz-lo. E se outro irmo escolher de antemo algo que acha bonito para ler no final da reunio, estar cometendo um erro. No se deve fazer assim. O Esprito de Deus deve ter a direo nestas coisas. No sabemos quem ir distribuir os smbolos [o po e o vinho]. No sabemos quem ir sugerir um hino, ou quem ir se levantar e louvar a Deus. No temos um programa. No seria correto se o tivssemos. O Esprito de Deus deve ser Aquele a dirigir conforme a Sua vontade na reunio da assemblia. adequado que nos reunamos e nos comportemos de um modo tal que o Esprito de Deus possa ter liberdade para agir por meio de quem Ele quiser. Na reunio de orao, no conveniente que se convide um irmo a orar ou que se pea a outro que d um determinado hino. No; o Esprito de Deus Quem deve faz-lo. No estou dizendo que tudo acontece com perfeio em nossas assemblias, pois somos falhos, e podemos ser lembrados disto de vez em quando, mas o terreno sobre o qual estamos, e os princpios que sustentamos so de Deus. Nos reunimos assim para dar espao ao Seu Esprito. Em Wales, h muitos anos, Evan Roberts reuniu, em um grande salo pblico, alguns milhares de pessoas que haviam sido salvas. Eles estavam ali para uma cerimnia especial naquele dia. O que havia de peculiar naquela ocasio era o fato de no ter sido preparado nenhum programa de antemo. Alm disso, quando a congregao chegou e

todos os assentos estavam ocupados e havia pessoas em p at nos corredores e portas, todos observaram que no centro do salo havia uma cadeira vazia. Ningum poderia se sentar naquela cadeira. Ela estava reservada, como um smbolo - um lembrete - de que o Esprito de Deus estava presente. Naquele dia o desejo de Evans Roberts, e creio que de outros fiis tambm, era que no tivessem nenhum programa estabelecido, mas que o Esprito de Deus pudesse ter liberdade para dirigir e reger. Aquilo gerou muitos comentrios. Houve at uma notcia no jornal sobre aquela experincia extraordinria - uma cerimnia sem um programa preestabelecido e sem um ministro! O dia passou alegremente, e com uma clara evidncia da direo do Esprito. Podemos agradecer a Deus pelas convices de f de Evans Roberts e outros cristos, mas porque no continuou sendo assim depois? isto que nos d o segundo motivo para nos reunirmos do modo como nos reunimos. Queremos dar ao Esprito de Deus o Seu lugar e ofcio em nosso meio.

Sair a Ele fora do arraial

A terceira razo da qual falei foi esta: A questo de se sair a Ele fora do arraial. Abra no ltimo captulo de Hebreus para encontrar isto, versculos 10 a 14: "Temos um altar, de que no tm direito de comer os que servem ao tabernculo. Porque os corpos dos animais cujo sangue , pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santurio, so queimados fora do arraial. E por isso tambm Jesus, para santificar o povo pelo Seu prprio sangue, padeceu fora da porta. Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vituprio. Porque no temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura." Observe que estes versculos fazem parte da epistola aos Hebreus. Isto sugere que existe uma esfera judaica ligada ao que estamos observando. Jerusalm est diante de ns. Foi daquela cidade -daquela cidade religiosa - que o Senhor da glria foi expulso. Seu sangue foi derramado fora daquela cidade. Um novo centro foi estabelecido. A cruz de Cristo se torna agora um centro para a f. Aquele lugar fora de Jerusalm, fora da organizao religiosa, fala agora aos nossos coraes que O conhecem. Porque assim como Ele, em Quem todo o padro judaico foi expresso e cumprido, morreu fora da cidade, fora tambm que estabelecido o altar do cristianismo. No existe hoje nenhum outro altar. Estabelecer um altar em uma igreja ridculo! uma abominao! Estabelecer um altar em uma igreja hoje sugerir que o nico sacrifcio de Cristo no suficiente. "Temos um altar". A poderosa obra foi completada. Uma oferenda foi feita. A obra est terminada. Nada mais h para se acrescentar. O Calvrio, aquele lugar onde o Rejeitado sangrou e morreu - aquele lugar cancela todos os altares terrenos.

O que significa "o arraial"?

Falamos com freqncia do "arraial", e talvez sem compreendermos completamente o que significa. Sem dvida alguma, o "arraial", em sua aplicao estrita, nos fala do tabernculo, e da condio dos filhos de Israel no deserto, embora aqui ele seja claramente aplicado a Jerusalm. Ele coloca diante de ns a religio organizada e terrena. Jerusalm e seu templo, o lugar divino de adorao, durante muito tempo levou o selo do favor de Deus, e os cristos judeus tinham sido vagarosos em se desligarem daquele sistema no qual haviam sido criados desde a infncia. Todavia, agora eles so exortados a sair. Vocs j repararam, amados amigos cristos, quo singular era o estado de coisas que existia aqui no final de Hebreus? Repare a data que dada na traduo King James [verso inglesa da Bblia]: 64 d.C. Trinta anos ou mais aps o princpio do cristianismo, eles ainda so encontrados em Jerusalm crentes - seguindo adiante com o judasmo, seguindo adiante ainda com o templo e os sacrifcios que eram oferecidos no templo. Voc h de concordar que aquilo era algo muito estranho! evidente que sim, e talvez se eu e voc tivssemos vivido naquela poca, no teramos tido a pacincia que Deus teve, mas Ele os suportou. Aqui j se haviam passado trinta anos e ns os vemos prosseguindo da mesma maneira, mantendo uma doutrina que misturava a graa e as obras. Isso no era nada diferente de se misturar gua com leo. Eles foram exortados a sair "...a Ele fora do arraial, levando o Seu vituprio". H certos pontos associados a este sistema que eu gostaria de tratar por alguns momentos. As caractersticas do arraial eram quatro. Primeiro, ele tinha um santurio terreno. (Originalmente era o tabernculo; mais tarde foi o templo.) Em segundo lugar, ele tinha uma ordem estabelecida de sacerdcio que se colocava entre Deus e os adoradores. Terceiro, ele tinha uma congregao de adoradores composta de salvos e no salvos. Quarto, todos eles juntos e coletivamente, estavam sob a lei para justia. Estas quatro caractersticas marcavam o arraial.

O santurio terreno

"Bem", algum poder dizer, "isso tudo judasmo e j terminou, e Jerusalm foi destruda". Sim, sem dvida isto verdade, mas os princpios aqui estabelecidos continuam a existir. Uma condio paralela quela ainda se apresenta para ns. O que quero dizer que o santurio terreno ainda existe - grandes estruturas dedicadas ao, assim chamado, culto a Deus - mas Deus no habita em templos feitos por mos humanas. Algumas destas estruturas so muito bonitas no que diz respeito sua arquitetura e decorao. Mas so coisas que no tm valor aos olhos de Deus. Cristo

est rejeita do e estamos no lugar da Sua rejeio, e somos chamados a seguir as Suas pegadas. A ostentao e a aparncia exterior no o que conta hoje. Quanto ao sacerdcio, do mesmo modo como os judeus tinham um sistema de sacerdcio ordenado com o propsito de se colocar entre o povo e Deus, tambm em nossos dias no deixa de ser verdadeiro que a cristandade estabeleceu um sistema de sacerdcio ligado ao culto professo a Deus - homens ordenados por mos humanas, para permanecerem entre os adoradores e Deus. No preciso irmos muito longe para encontrar isto. Trata-se de uma cara caracterstica bem estabelecida nesta poca da cristandade, como todos sabemos. Quanto ao terceiro ponto - uma congregao mista de adoradores:no precisamos andar muito para encontrar isto. Ser que difcil encontrar uma congregao mista, com posta por pessoas salvas e no salvas que professadamente se renem juntas para adorara Deus? No teramos que it muito longe para encontrar isto. algo caracterstico de nossa poca. Quanto ao quarto ponto - permanecer sob a lei para justia, ser que difcil encontrarmos tal coisa? No, no . Isto tambm comum ao nosso redor hoje em dia. Em muitas igrejas voc descobrir os dez mandamentos escritos sobre a parede, e as almas so ensinadas que para poderem chegar ao cu no basta crerem no Senhor Jesus, mas devem tambm guardar os dez mandamentos.

custoso deixar o arraial

Encontramos estas quatro coisas hoje e, em princpio, elas nos revelam o arraial. A Palavra de Deus : "Saiamos, pois, a Ele fora do arraial". No devemos pensar que este "saiamos" seja sempre uma questo fcil para aqueles que esto no arraial. custoso deixar o arraial. Trinta anos depois de terem recebido o cristianismo encontramos os cristos hebreus sendo exortados a sarem do arraial. Voc no acha que deve ter sido difcil para eles - o rompimento com os muitos vnculos e com amizades antigas? Todavia, por mais duro que fosse, a Palavra de Deus para eles era: "Saiamos, pois, a Ele fora do arraial". Procuremos nos solidarizar com aqueles que procedem assim hoje. Para alguns fcil; para outros no, mas trata-se de uma senda de dificuldades e provaes. As afeies naturais e os vnculos antigos prendem muitos ao sistema. Em relao a isto, veja 2 Pedro 1:5-7: "E... piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal e caridade" - divino amor. No basta ir s at o amor fraternal. O amor divino deve ser o poder propulsor. "Levando o Seu vituprio". O vituprio est ligado ao lugar fora. Voc j descobriu isto? Pergunte a um catlico a que ele est ligado e ele lhe dir que est ligado Igreja Catlica. Ele no se envergonha de dizer isto. Ele est no arraial e numa de suas partes

maiores e principais. Suponha que eu esteja reunido ao nome do Senhor e algum me pergunte a que estou ligado. Creio que no sou o nico que sente uma certa medida de embarao. Digo: - Estou ligado a uma pequena reunio. - Que tipo de reunio? - Bem, uma reunio bem simples. - Que nome vocs tm? - Ora, no temos nenhum nome. - Nenhum nome? - Nenhum; bem, ns nos reunimos ao nome de Cristo. - Mas vocs devem ter algum outro nome... - No, no temos. Bem, ele ir pensar que sou um excntrico, e depois de seguir por algum tempo falando acabar se convencendo de que isto mesmo. "Aquele sujeito deve ser algum tipo de fantico religioso", sair ele dizendo. Existe vituprio ligado a isto. Nos faz cair no nvel de estima dos que nos cercam. Isto faz parte de nossa herana. Trata-se de algo bendito - algo para se dar valor e apreciar - algo que trar consigo um galardo peculiar. Voc no encontra este vituprio dentro do arraial, mas fora dele.

Um s corpo

Quarto. Cremos que bblico estar reunido sobre o terreno do um s corpo. Este um assunto muito vasto para ser tratado em poucos minutos. Efsios 4:4. "H um s corpo." Esta uma tremenda verdade!Uma verdade muito profunda!Uma verdade imensamente bendita! "Um s corpo". No duzentos, como poderia apontar o relatrio do censo dos Estados Unidos. Deus olha l do cu e de todos os grupos de crentes sobre a Terra, nas vrias associaes e lugares que so encontrados, Ele no pode reconhec-los, mas s dizer: "H um s corpo". Quaisquer que sejam as associaes em que estejam, todos os crentes constituem o um s corpo. Eles podem querer se denominara si mesmos usando diferentes nomes. Muitos crentes podem ser encontrados entre os Presbiterianos, Batistas, Metodistas, Congregacionais,

Episcopais, e no h dvidas de que muitos so encontrados em outros lugares tambm, mas esses nomes no tm valor algum para Deus. A nica coisa que Ele reconhece que esses crentes so membros do um s corpo. Pertencem a este corpo. Esta uma grande, uma enorme verdade, no mesmo? A verdade de que ns, que por graa somos dEle, pertencemos a este um s corpo, e ao nico corpo que existe. Nenhum outro h. No cu isto ser perfeitamente manifestado. Aqui no muito bem manifestado. Somente o olho de Deus pode ver este um s corpo. Todavia, assim . H um s corpo. Os cristos no princpio se reuniam simplesmente por pertencerem ao um s corpo. Se eu e voc tivssemos estado em feso na manh do dia do Senhor e procurssemos por aqueles que reconheciam o nome e a autoridade do Senhor Jesus, iramos descobrir que as condies para que participssemos da comunho estariam baseadas nica e to somente no fato de sermos ou no membros do um s corpo. Eles no nos levariam para um canto para perguntar qual seria nossa opinio sobre o batismo, sobre a verdade dispensacional, sobre a interpretao da profecia ou um monte de outras coisas sobre as quais os homens disputam, mas estariam ansiosos por saber se poderamos distinta e definitivamente demonstrar que ramos membros do um s corpo - se ramos idneos quanto Pessoa e obra de Cristo. Se pudssemos mostrar que ramos idneos, seria somente com base nisto que seramos recebidos entre eles, e somente com base nisto que tomaramos dos smbolos [o po e o vinho], pois esta mesma verdade que os smbolos apresentam diante de nossos olhos. (Estou supondo, evidentemente, que nossa profisso verbal no estivesse em contradio com nossa vida.)

Um po

O po sobre a mesa do Senhor nos fala no apenas da morte do Senhor Jesus, mas antes de ser partido ele fala da verdade de que somos um s corpo. Partimos aquele po como membros do um s corpo e de nenhum outro modo. Nosso tempo j se esgotou e no podemos falar muito mais sobre este assunto to abrangente, mas apenas expressar em palavras que continua coerente com o ensino das Escrituras estar reunido sobre este amplo terreno, reconhecendo cada membro do corpo de Cristo sobre a Terra como um irmo ou irm, e reconhecendo o direito, ou melhor dizendo, privilgio, de cada um como tal de recordar o Senhor conosco - de tomar daquele um s po. necessrio que se acrescente isto: Embora no princpio estes assuntos fossem bastante simples, hoje no so to simples pois existem aqueles que se denominam cristos masque no so cristos, e j no suficiente aceitar apenas a palavra humana a este respeito. Hoje em dia todo tipo de pessoa se denomina cristo. nosso dever descobrir se realmente assim. Somos responsveis por aqueles que recebemos, e esta responsabilidade no pode ser deixada sobre eles.

Creio que o que foi falado est em conformidade com a verdade, e se assim for, o Senhor ir tomar isto uma bno aos nossos coraes. Why Do We Meet As We Do? J.R.Gill

Anda mungkin juga menyukai