Anda di halaman 1dari 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente

Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Resp. Elaborao: Resp. Aprovao: Abrangncia: Resumo Reviso:

Gerncia de QSSMA Danielle Senatore Diretoria Dnio Cidreira Envolve todas as reas e contratos da Cetrel Lumina Reviso da Poltica de QSSMA, incluso de anexos, maior detalhamento dos requisitos de entrada e sada de cada processo, reviso da Macroestrutura da Cetrel Lumina, incluso da Matriz de Responsabilidades, incluso dos anexos.

Pgina: 1 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

1. APRESENTAO DA EMPRESA A Cetrel Lumina Tecnologia e Engenharia Ambiental Ltda uma empresa do Grupo Odebrecht, cujo negcio est em prover solues ambientais atravs de pessoas e tecnologias de excelncia, de forma a ser a escolha preferencial do cliente, criando valores para os acionistas, orgulho para seus integrantes e conquistando o respeito da sociedade. A Cetrel Lumina acredita que o aprimoramento contnuo do desempenho ambiental e a adoo de tecnologias ambientais com nfase na preveno da poluio so condies indispensveis para o desenvolvimento sustentvel da indstria. A Odebrecht uma organizao empresarial brasileira com padres globais de qualidade, presente em pases da Amrica do Sul, Amrica Central e Caribe, Amrica do Norte, frica, Oriente Mdio e Europa. Lder nos negcios de Engenharia e Construo e Qumica e Petroqumica na Amrica Latina, participa tambm de empreendimentos nos setores de infra-estrutura, servios pblicos, minerao e petrleo. A Cetrel S.A. - Empresa de Proteo Ambiental comeou a operar em 1978, juntamente com as demais indstrias do Plo Industrial de Camaari, sendo responsvel, desde ento, pelo tratamento e disposio final dos efluentes e resduos industriais, bem como pelo monitoramento ambiental do complexo industrial e de toda a sua rea de influncia. A Cetrel Lumina agrega a capacidade empreendedora da Odebrecht experincia e qualificao tecnolgica da Cetrel. Nascida de duas das melhores e mais experientes e conceituadas empresas do Brasil, a Cetrel Lumina tem na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) sua referncia tica e cultural. A TEO tem orientado, ao longo dos anos, as aes de todos os integrantes da Organizao. Constitui-se em um conhecimento empresarial formado por princpios, conceitos e critrios, construdo na prtica cotidiana de servir a clientes e de produzir riquezas econmicas e sociais. Diferencial que qualifica o trabalho da Odebrecht, a TEO o principal patrimnio intangvel da Organizao. A equipe multidisciplinar da Cetrel Lumina composta de profissionais qualificados com slida experincia no mercado, dos quais destacam-se: Gelogos, Qumicos, Engenheiros Mecnicos, Engenheiros Qumicos, Engenheiros Sanitaristas e Ambientais, Tcnicos Agrimensores, Ambientais, entre outros. A viso da Cetrel Lumina ser uma empresa de classe mundial, lder na Amrica Latina, oferecendo as melhores tecnologias ambientalmente sustentveis, tendo como compromisso: focar objetivos e necessidades de seus clientes, de forma competente e responsvel, atendendo-os com o melhor padro de qualidade e preo do mercado global, com respeito ao Meio Ambiente.
Pgina: 2 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

2. SISTEMA DE GERENCIAMENTO INTEGRADO EM QSSMA DA CETREL LUMINA O Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA da Cetrel Lumina o resultado da unio de princpios e prticas de gesto de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente, implementados de forma a atender os requisitos dos clientes, garantir a conformidade com os requisitos legais (e outros voluntrios) aplicveis, assegurar a preveno e o controle dos impactos ambientais e dos riscos sade e segurana dos integrantes, parceiros e outras partes interessadas. O SGI da Cetrel Lumina foi desenvolvido tendo por base as seguintes normas e diretrizes:

Normas Internacionais ISO 9001:2000 e ISO 14001:2004 - voltadas para o gerenciamento da Qualidade e Meio Ambiente. OHSAS 18001:1999 - voltada para o gerenciamento da Sade e Segurana no trabalho. Programa Atuao Responsvel (Responsible Care), da Abiquim. Escopo Incinerao de resduos Co-processamento de resduos Valorizao de materiais e resduos Inertizao de resduos Tratamento biolgico de resduos Aterros industriais Tratamento de efluentes e reuso de gua Diagnstico ambiental e remediao de solos e guas contaminados Monitoramento de ar Outros servios ambientais customizados

2.1

Prestao dos seguintes servios em engenharia ambiental:

Esses servios podem ser executados atravs de instalaes prprias, do uso de instalaes de parceiros ou nas instalaes dos clientes. Atualmente, a Cetrel Lumina conta com instalaes prprias em Camaari-BA. A Empresa possui tambm um escritrio em Salvador-BA e outro em So Paulo-SP.

Pgina: 3 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

3. O MANUAL DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE QSSMA O Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA representa a base da sistematizao da gesto da Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente na Cetrel Lumina. Ele suportado e complementado por procedimentos e instrues, que detalham os processos e garantem o seu funcionamento em conformidade com as expectativas e necessidades das partes interessadas e com a legislao pertinente. 3.1 Requisitos Gerais

A Cetrel Lumina estabeleceu e mantm documentado e implementado seu Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA (SGI), garantindo o atendimento s necessidades dos clientes e das demais partes interessadas, atravs dos processos operacionais. So adotadas aes que visam melhoria contnua desse SGI. Os processos (bem como suas interaes) que compem o Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA da Cetrel Lumina so apresentados a seguir, e esto detalhados nos procedimentos e instrues:

Pgina: 4 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Dentro da Tecnologia Empresarial Odebrecht, o Cliente e os Acionistas so as reais fontes de poder na Empresa, e cabe aos integrantes da Cetrel Lumina compatibilizar os interesses entre essas fontes de poder, por meio de uma via de uma mo dupla, pela qual flui o Esprito de Servir dos Acionistas em direo ao Cliente; e refluem os resultados, no sentido do Cliente aos Acionistas. Os processos Planejamento, Gesto de Pessoas, Gesto de Recursos, Gesto de Tecnologia, Prestao de Servios - Solues Ambientais e Melhoria Contnua relacionam-se com a finalidade de formar um contnuo ciclo de melhoria. No processo Planejamento so definidas as diretrizes para conduo do negcio da Cetrel Lumina: Ciclo de Planejamento, identificao e avaliao da legislao e outros requisitos aplicveis, identificao e avaliao de aspectos, impactos perigos e danos a SSMA e desenvolvimento de mercado. Essas diretrizes alimentam o processo de Solues Ambientais, que compreende todas as prticas para a prestao de servios aos clientes da Cetrel Lumina. Atuando como apoio ao processo de Solues Ambientais esto os processos de Gesto de Recursos, Gesto de Pessoas e Gesto de Tecnologia. Os resultados obtidos das prticas operacionais alimentam o processo de Melhoria Contnua, que compreende a avaliao do desempenho em QSSMA, o registro e tratamento de no conformidades e desvios, a realizao de auditorias internas. As oportunidades de melhoria identificadas nesse processo so as bases para a anlise crtica do SGI e a implementao de aes que visem a melhoria contnua do sistema. O Anexo 3 apresenta a interao entre os processos e o Anexo 2 apresenta o desdobramento de cada processo em procedimentos. 3.2 Documentao

Os critrios para elaborar, emitir, aprovar, revisar, cancelar e distribuir documentos pertinentes ao SGI da Cetrel Lumina, bem como os critrios para identificao, guarda, proteo, reteno e descarte dos registros do SGI esto definidos no procedimento PR-CP-001. A documentao do sistema possui a seguinte configurao:

Pgina: 5 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

MGI Manual de Gerenciamento Integrado MGI Manual de Gerenciamento Integrado

PR - Procedimento PR - Procedimento

IT Instruo de Trabalho IT Instruo de Trabalho

RG - Registro RG - Registro

4. RESPONSABILIDADE DA DIREO 4.1 Comprometimento da Direo

O comprometimento da direo com o desenvolvimento, implementao e melhoria contnua do Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA evidenciado:

pela comunicao aos integrantes deste Manual e da Poltica de QSSMA. Esses documentos, bem como os demais pertencentes aos SGI da Cetrel Lumina, destacam a importncia de atender as expectativas e necessidades das partes interessadas, e os requisitos legais, outros requisitos compulsrios e voluntrios aplicveis; pelo acompanhamento do planejamento oramentrio e aplicao dos recursos necessrios para a manuteno e melhoria do SGI; pela anlise crtica do desempenho do SGI; pelo acompanhamento peridico dos objetivos e metas estabelecidos.

Pgina: 6 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

4.2

Foco nas Partes Interessadas Foco no Cliente: As necessidades atuais e futuras dos clientes da Cetrel Lumina so monitoradas atravs de contatos rotineiros ou especficos, seja de iniciativa da Empresa ou dos prprios clientes. Aspectos Relacionados Sade, Segurana e Meio Ambiente: o procedimento PR-CP-002 foi estabelecido para a identificao, avaliao e atualizao dos aspectos e impactos ambientais, perigos e danos Segurana e Sade Ocupacional oriundos dos processos, atividades e servios da Cetrel Lumina. Esse procedimento tambm orienta a definio e implementao de aes de preveno, controle, e mitigao desses impactos e danos. Requisitos Legais e Voluntrios: os requisitos legais, outros requisitos mandatrios e os requisitos voluntrios aplicveis aos processos, atividades e servios no que tange a aspectos ambientais, sade e segurana so identificados e avaliados, conforme descrito no procedimento PR-CP-003. conduzida tambm uma verificao peridica do atendimento a esses requisitos. Poltica de QSSMA

4.3

A Poltica de Qualidade, Sade Segurana e Meio Ambiente da Cetrel Lumina analisada criticamente pela Direo e pelas Gerncias, de modo a estar sempre atualizada e adequada ao escopo das atividades da Empresa. A divulgao da Poltica faz parte do programa de treinamento dos novos integrantes. A verificao de seu entendimento realizada nas Auditorias Internas, e o monitoramento de sua implementao conduzido atravs do desdobramento dos objetivos e metas do SGI. A poltica est assim definida: A Cetrel Lumina, empresa brasileira provedora de solues ambientais, acredita que o aprimoramento contnuo do desempenho ambiental e a adoo de tecnologias ambientais com nfase na preveno da poluio so condies indispensveis para o desenvolvimento sustentvel da indstria. Com a finalidade de transformar essas crenas em aes dentro do escopo de seu negcio, a Cetrel Lumina assume os seguintes compromissos: Atender as expectativas dos clientes, buscando ser sua escolha preferencial. Melhorar continuamente seus profissionais, tecnologias, prticas e servios, atendendo e superando a legislao vigente, os requisitos do Sistema de Gesto Integrada e outros requisitos subscritos pela Empresa, e buscando a excelncia na oferta de tecnologias ambientalmente sustentveis.

Pgina: 7 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Assegurar cooperao e parceria na relao com os fornecedores. Respeitar, ser transparente e inspirar confiana a todas as comunidades com as quais se relaciona. Atuar preventivamente em questes ligadas sade e segurana das pessoas, segurana dos processos, informaes e patrimnio, poluio e aos aspectos ambientais decorrentes de suas atividades.

Esses compromissos so transformados em objetivos e metas mensurveis dentro do ciclo anual de planejamento das atividades da Cetrel Lumina. 4.4 Planejamento

O planejamento da qualidade, sade, segurana e meio ambiente da Cetrel Lumina (documentado no procedimento PR-CP-004) est inserido no ciclo de planejamento anual da Empresa. Quaisquer inseres, modificaes e atualizaes no SGI so feitas de forma a manter a integridade do sistema. O ciclo de planejamento anual conduzido atravs do estabelecimento, implantao e re-ratificao do plano de ao do Diretor e dos programas de ao dos integrantes, assegurando o estabelecimento de objetivos e metas compatveis com a Poltica de QSSMA, que atendam os requisitos das partes interessadas e promovam a melhoria contnua dos processos. dentro do Ciclo de Planejamento que esto definidos, medidos e acompanhados os objetivos e metas de QSSMA, que devem ser desdobrados dentro dos Programas de Ao de cada responsvel. 4.5 Responsabilidade, Autoridade e Comunicao

O lder de cada rea, processo ou atividade deve garantir que sua equipe est adequadamente preparada para exercer suas responsabilidades. So estabelecidas e divulgadas as competncias requeridas para cada funo. A responsabilidade e autoridade do pessoal que executa, administra e verifica as atividades que influem na qualidade, sade, segurana e meio ambiente est detalhada nos procedimentos e instrues que compem o Sistema de Gerenciamento Integrado. O Anexo 1 apresenta as responsabilidades dos Integrantes dentro do SGI. A Macroestrutura da Cetrel Lumina foi definida como segue. A Alta Direo da Cetrel Lumina composta por seu Diretor e pelos Gerentes de Segmento e de Apoio.

Pgina: 8 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

GER. FINANCEIRO Jorge Melo

GER. DESENV. NEGCIOS Sinval Andrade

GER. SIDER. / MINERAO Luiz Sampaio

CETREL Ney Silva


GER. PETRLEO Mauricio Prado

ACIONISTAS

CNO Fernando Reis

GER. QUMICA / PETROQUMICA Manoel Neiva GER. PLANEJ. / QSSMA Danielle Senatore

GER. OPERAES Artur Passos

Centro Tcnico

Centro Operacional

4.5.1. Representante da Direo O Representante da Direo da Cetrel Lumina, em se tratando de requisitos da qualidade a Gerente de Planejamento e QSSMA, com autoridade e responsabilidade para definir diretrizes, padres e estratgias para: assegurar que os processos necessrios para o Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA sejam estabelecidos, implementados e mantidos; relatar alta administrao o desempenho do Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA para anlise crtica e qualquer necessidade de melhoria; assegurar a promoo da conscientizao sobre os requisitos do cliente e das demais partes interessadas, legais e voluntrios em toda a organizao; assegurar a manuteno e a melhoria contnua do Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA; estabelecer, acompanhar e participar das auditorias internas e externas;

Pgina: 9 / 31

CLIENTES

DIRETOR Dnio Cidreira

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

acompanhar a implementao de aes corretivas e preventivas no SGI.

4.5.2. Comunicao A comunicao interna relativa a assuntos relevantes em QSSMA feita atravs de eventos agendados especificamente com esse fim, dos seminrios de planejamento, de e-mails, da divulgao de indicadores de desempenho. A divulgao externa do Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA feita atravs do site da Cetrel Lumina na Internet, e-mails, relatrios para entidades de classe e rgos ambientais, bem como a manuteno de canais de comunicao com partes interessadas para ouvir e responder questes relacionadas a QSSMA. A comunicao (detalhada no PR-CP-036) envolve:

Perigos e riscos associados s atividades, processos e servios; Aspectos e impactos ambientais significativos; Possveis conseqncias a sade, segurana e ao meio ambiente, em caso de desvios dos procedimentos estabelecidos; Desempenho das operaes quanto a QSSMA; Compromissos pblicos assumidos quanto a QSSMA; Eventuais acidentes que possam ser utilizados como instrumento de aprendizado para situaes similares; Programas e eventos que tratam de questes de SSMA.

A comunicao pode ser reativa, envolvendo a resposta a demandas de qualquer parte interessada. 4.6 Anlise Crtica pela Direo

O Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA analisado criticamente pelo menos uma vez a cada ano. Esse evento pode ser especfico ou pode acontecer dentro de alguma reunio planejada de acompanhamento de PA, no Ciclo de Planejamento da Empresa. Nessa anlise, so considerados: Os resultados de auditorias internas e externas de QSSMA; Histrico e tratamento de reclamaes de clientes, acidentes, incidentes, registros de comunicao com a comunidade; Conformidade do servio prestado com as especificaes dos clientes; Indicadores de desempenho de processos;
Pgina: 10 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Pendncias de anlises crticas anteriores; Atendimento aos objetivos e metas do sistema; Atendimento aos requisitos legais, outros requisitos mandatrios e requisitos voluntrios; Avaliao de oportunidades de melhoria no SGI; Avaliao de mudanas que possam impactar no SGI.

Como resultado dessa anlise crtica, so definidas melhorias e novas prticas de QSSMA a serem implementadas no SGI.

5. GESTO DE RECURSOS 5.1. Proviso de Recursos Os recursos necessrios implementao e manuteno do Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA da Cetrel Lumina e o aumento da satisfao do cliente so dimensionados e providos anualmente e registrados no oramento anual. Sua realizao acompanhada mensalmente por meio das reunies de Acompanhamento de PA. 5.2. Recursos Humanos A Cetrel Lumina assegura que o pessoal (integrantes e contratados) que executa atividades que afetam a qualidade do servio, meio ambiente, sade e segurana das pessoas competente tanto com base em educao e treinamento quanto em habilidade e experincia comprovadas. Cabe aos lderes a adequada gesto das suas equipes visando alto desempenho em QSSMA. A seleo de profissionais atende s exigncias de experincia e escolaridade e que melhor atendam ao cargo, priorizando pessoas que valorizem as questes de qualidade, sade, segurana e meio ambiente. O procedimento PR-CP005 detalha a gesto de pessoas na Cetrel Lumina. 5.2.1. Competncia, Conscientizao e Treinamento So determinadas as competncias necessrias para os integrantes da Cetrel Lumina, lastreando as aes para seu aprimoramento contnuo. O Plano de Treinamento Anual, gerido a partir das necessidades levantadas nas avaliaes individuais, detalha os treinamentos e outras aes para satisfazer essas necessidades de competncia. medida a eficcia das aes executadas. So
Pgina: 11 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

realizadas periodicamente, reunies, campanhas e palestras, bem como utilizados os meios de comunicao da organizao para divulgar e conscientizar integrantes e parceiros com relao a observncia e atendimento s questes de qualidade, sade, segurana e meio ambiente. 5.3. Infra-estrutura A Cetrel Lumina gerencia seus processos de apoio de forma a prover e manter a infra-estrutura necessria para alcanar a conformidade com os requisitos dos servios prestados, e atendimento a requisitos legais e voluntrios. Destacam-se os seguintes processos: a) Sistemas e Infra-estrutura de TI e Telecomunicaes: visa a integridade dos sistemas e a preservao dos registros eletrnicos. b) Instalaes e servios administrativos: atividades envolvendo transporte, alimentao, servios de manuteno predial, segurana patrimonial e housekeeping so conduzidas de forma planejada e controlada de modo a prevenir ocorrncia de acidentes e impactos ambientais. Quando a avaliao dos aspectos e perigos decorrentes dessas atividades indicar impactos e/ou danos significativos para Sade, Segurana e Meio Ambiente, devem ser implementadas aes de controle e essas aes devem ser documentadas. c) Manuteno de equipamentos e instalaes: atividades envolvendo manutenes corretiva e preventiva de equipamentos crticos de modo a garantir a continuidade operacional, a qualidade do servio prestado, o bom desempenho ambiental, a sade e segurana. 5.4. Ambiente de Trabalho Condies ambientais tais como: iluminao, calor, umidade, vibrao, poeira e rudo, que possam afetar a qualidade do servio prestado ao cliente esto identificadas, documentadas e controladas, onde necessrio. 6. REALIZAO DO SERVIO 6.1. Planejamento da Realizao do Servio Para cada novo servio a ser contratado pelo cliente, so identificados todos os requisitos para sua realizao: especificaes tcnicas do servio, tecnologia e mtodos a serem aplicados, quantidades / volumes envolvidos, cronogramas / prazos para execuo, testes e ensaios laboratoriais necessrios, documentao legal e condies de aceitao da qualidade do servio prestado. Esses dados so registrados nas propostas tcnica e comercial a serem apresentadas ao cliente.
Pgina: 12 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Esses documentos so considerados como o plano para a realizao do servio, e todas as atividades, produtos, processos e documentos envolvidos devem estar conformes com os requisitos do SGI da Cetrel Lumina. Nesse processo de planejamento, so avaliados os aspectos e impactos ambientais e perigos e danos sade e segurana. 6.2. Processos Relacionados a Clientes 6.2.1 Determinao dos Requisitos Relacionados ao Servio As necessidades dos clientes so identificadas, com o cuidado de se confirmar que as mesmas esto claras no que tange a execuo do servio contratado. Os aspectos e impactos ambientais, perigos e dados, requisitos estatutrios e regulamentares especficos para cada contrato tambm so identificados e avaliados. 6.2.2 Anlise Crtica dos Requisitos Relacionados ao Servio Antes de se assumir o compromisso de realizao do servio ao cliente, feita uma verificao se a Empresa pode atender s necessidades do cliente tanto com relao a requisitos comerciais e requisitos legais de SSMA quanto aos de prazo de execuo do servio. O acordo contratual firmado com o cliente aps a conformao de que a Cetrel Lumina tem capacidade de atender a todos os requisitos especificados. Alm disso, quando ocorrem quaisquer modificaes nos requisitos, estas so registradas, discutidas com o cliente e informadas a todos os envolvidos. 6.2.3 Comunicao com o Cliente A comunicao com o cliente realizada de forma a mant-lo atualizado do andamento dos servios contratados, a redimir quaisquer dvidas tcnicas ou comerciais que o mesmo possa ter, a atualizar / modificar as condies estabelecidas no contrato (quando necessrio), e a realimentar o cliente, incluindo suas reclamaes. 6.3. Projeto e Desenvolvimento Projetos de melhoria de ativos em operao ou de implantao novos ativos (sejam esses de propriedade da Cetrel Lumina, ou do cliente) seguem a seguinte sistemtica: anlise de viabilidade, projeto, construo e partida. Podem ser realizados testes em escala piloto. Os aspectos de projeto, operao, manuteno, sade, segurana, meio ambiente, prazo e validade tcnica/econmica so avaliados ao final de cada uma das etapas.
Pgina: 13 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Ao final de cada etapa, realizada uma anlise crtica, com o objetivo de mensurar a capacidade do projeto de atender aos seus objetivos e definir aes necessrias para manter o projeto no curso correto. So avaliados dados de entrada dos projetos, como: requisitos de desempenho tcnico, requisitos estatutrios e regulamentares aplicveis, dados de projetos semelhantes implementados no mercado, entre outros. Os dados de sada dos projetos so apresentados de forma a ser possvel verificar a adequao do projeto aos requisitos de operao. 6.4. Aquisio 6.4.1 Processo de Aquisio A aquisio de produtos crticos e a contratao de servios estratgicos so feitas em conformidade com os requisitos especificados de aquisio. Para isso, so utilizados fornecedores qualificados e periodicamente monitorados, e so definidos e comunicados aos fornecedores os parmetros de SSMA, no que tange a impactos ambientais e riscos identificados em mercadorias, equipamentos e servios. 6.4.2 Informaes de Aquisio So definidos os critrios para aquisio e aceitao de materiais e servios estratgicos, incluindo: requisitos tcnicos, qualificao de pessoal e requisitos de QSSMA. 6.4.3 Verificao do Produto Adquirido Os materiais, equipamentos insumos adquiridos e servios contratados so inspecionados no seu recebimento quanto adequao aos requisitos tcnicos, comerciais e de QSSMA. 6.5. Fornecimento de Servio 6.5.1 Controle de Fornecimento de Servio Os servios prestados pela Cetrel Lumina so conduzidos sob condies controladas, que incluem as seguintes prticas:

Disponibilidade de informaes que descrevam o escopo e as condies de contorno do servio. Documentos normativos que contm o detalhamento das atividades crticas para a conduo do servio, sempre que sua ausncia possa impactar na qualidade do servio, em danos sade, segurana e ao meio ambiente. Uso de equipamentos e tecnologia adequados ao escopo do servio prestado. A disponibilidade e uso de dispositivos para monitoramento e medio.

Pgina: 14 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Medio e monitoramento de variveis de processo, de caractersticas de produtos e materiais, das etapas da conduo do servio. Controle dos aspectos/impactos ambientais e perigos/danos sade e segurana das pessoas, decorrentes das atividades, processos e servios da Cetrel Lumina. Monitoramento dos processos sob a tica ambiental. Controle dos resduos, efluentes e emisses decorrentes das atividades, produtos e servios da Cetrel Lumina. Monitoramento das variveis de sade e segurana. Controle do uso de Equipamentos de Proteo Individual (EPIs). Controle de atividades no rotineiras, atravs de Permisso para Trabalho. Planos para abordar emergncias de processo de forma a mitigar eventuais perdas.

Os equipamentos utilizados so devidamente conservados e mantidos. Ateno especial dada a equipamentos e instrumentos que garantem a proteo das instalaes (intertravamentos, vlvulas de segurana, bombas de incndio, etc.) ou ao meio ambiente (bacias de conteno, sistemas de drenagem, emisses e efluentes). A manuteno dos equipamentos de maior criticidade para aspectos de QSSMA fazem parte das atividades de manuteno e/ou inspeo de modo a garantir sua integridade mecnica e sua funcionalidade. Sempre que solicitado pelo cliente, a Cetrel Lumina pode prestar assessoria, consultoria e realizar algum tipo de acompanhamento da eficcia dos servios prestados, aps a concluso do acordo contratual firmado com o cliente. 6.5.2 Validao dos Processos de Fornecimento de Servio O fornecimento de servios tem seu desempenho verificado, ou seja, sua capacidade de atingir os resultados planejados. Esse processo deve fazer uso de equipamentos, ensaios, pessoal, mtodos e/ou procedimentos qualificados e devidamente dimensionados para isso. 6.5.3 Identificao e Rastreabilidade Todas as etapas da prestao dos servios que requeiram um registro e uma pronta recuperao de dados relevantes devem ser documentadas e devidamente monitoradas.

Pgina: 15 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Informaes ambientais e de segurana so tambm mantidas de forma a complementar a identificao de produtos / resduos manipulados e minimizar riscos (FISPQ Fichas de Informao de Segurana e Produtos Qumicos). 6.5.4 Propriedade do Cliente A operao de ativos de clientes feita em condies controladas, com prticas devidamente alinhadas com os clientes, e sempre buscando o atendimento aos requisitos operacionais e de QSSMA. Podem ser implementadas prticas especficas para o cliente, se esse assim o desejar. Essas prticas devem ser documentadas e registradas. 6.5.5 Preservao do Produto Os produtos (resduos / efluentes, insumos) manuseados durante a prestao dos servios aos clientes so devidamente identificados, armazenados e manuseados, de forma a no incorrer em no conformidades, acidentes ou eventos de impacto ambiental relevante. O carregamento, descarregamento, transporte e armazenamento de resduos / efluentes so ser controlados de forma a manter os produtos em condies seguras e com mnimo impacto ambiental e a sade dos integrantes e terceiros. Os aspectos ambientais e perigos relativos a essas atividades devem ser conhecidos, sendo utilizado para estabelecimento das condies de operao de parques de armazenamento, equipamentos e transporte. Essas condies so documentadas em procedimentos para estabelecimento de limites de controle. 6.6. Controle de Dispositivos de Medio e Monitoramento Os equipamentos e instrumentos de medio so periodicamente mantidos, ajustados e calibrados, com a finalidade de verificar a adequao das medies e monitoramento necessrios para evidenciar a conformidade com os requisitos determinados e que possam trazer impacto significativo qualidade, sade, segurana e meio ambiente. 7. MEDIO, ANLISE E MELHORIA 7.2.1. Satisfao dos Clientes A satisfao dos clientes da Cetrel Lumina em relao aos servios prestados periodicamente avaliada e registrada. 7.2 2 Auditoria Interna A Cetrel Lumina planeja e executa auditorias internas conduzidas no mnimo uma vez ao ano, por pessoal independente, imparcial e devidamente qualificado. So avaliados os contratos, atividades e processos da Cetrel Lumina, com a finalidade de verificar se os mesmos esto conformes com as polticas e diretrizes deste
Pgina: 16 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Manual, demais procedimentos e objetivos e metas estabelecidos, de modo a garantir a eficcia do Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA. Os resultados so registrados e levados ao conhecimento do responsvel pela rea auditada para implementao das aes corretivas e/ou preventivas correspondentes e para anlise crtica. 7.2.3 Medio e Monitoramento de Processos Os processos Planejamento, Gesto de Clientes, Prestao de Servios, Gesto de Pessoas, Gesto de Recursos, Gesto de Tecnologia e Melhoria Contnua so monitorados e avaliados atravs de indicadores de desempenho, da implementao de objetivos e metas de melhoria e de auditorias internas, com a finalidade de se verificar se os mesmos so capazes de alcanar os resultados planejados. Esse monitoramento acontece dentro do Ciclo de Planejamento da Cetrel Lumina. 7.2.4 Medio e Monitoramento de Produto As variveis de processo, produtos, atividades e servios que possam trazer impacto significativo qualidade, sade, segurana e meio ambiente, so inspecionadas, medidas periodicamente e acompanhadas estatisticamente, conforme instrues estabelecidas. 7.3 Controle de Produto No-conforme Os produtos utilizados nas atividades necessrias para prestao dos servios aos clientes, em caso de no conformidade, so segregados e podem ser reprocessados ou descartados / dispostos. Todas as decises tomadas a respeito dos produtos no conformes so registradas, para manter a rastreabilidade das informaes disponveis. 7.3.1. Preparao e Atendimento a Emergncias O processo de identificao de aspectos e impactos, perigos e danos identifica situaes de risco que possam provocar acidentes relevantes. Para cada uma delas um plano de emergncia definido e comunicado aos envolvidos. Cada plano deve ser testado no mnimo uma vez a cada trs anos, na forma de exerccios simulados. Aps a ocorrncia do exerccio simulado ou da ocorrncia de uma emergncia real, o plano deve ser avaliado quanto a sua capacidade de reduzir as perdas e mitigar eventuais impactos. 7.4 Anlise de Dados A Cetrel Lumina coleta e analisa os dados apropriados para demonstrar a adequao e eficcia do Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA e para avaliar onde as melhorias contnuas podem ser implementadas. As responsabilidades e a forma de realizao destas anlises so descritas nos
Pgina: 17 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

procedimentos especficos relativos a cada atividade ou processo. Os resultados relevantes so avaliados na Anlise Crtica do SGI. 7.5 Melhorias 7.5.1 Melhoria Contnua A Cetrel Lumina melhora continuamente a eficcia do Sistema de Gerenciamento Integrado de QSSMA dentro do Ciclo de Planejamento Estratgico, da anlise crtica peridica da Poltica e dos Objetivos e metas de QSSMA, indicadores de desempenho dos processos, resultados de auditorias internas e externas, acompanhamento dos Programas de Ao, avaliao de satisfao de clientes e pela implementao de aes corretivas e preventivas. 7.5.2 Ao Corretiva A Empresa elaborou e implementou um procedimento para identificao, registro e tratamento de no conformidades a QSSMA (tais como, reclamaes de clientes, no conformidades de auditorias acidentes, reclamaes da comunidade, etc), incluindo a anlise das causas que levaram no conformidade e aes a serem implementadas para eliminar estas causas de forma que no voltem a ocorrer. Todas as aes adotadas so registradas e realizada uma anlise crtica das aes corretivas implementadas, com a finalidade de verificar sua eficcia do tratamento do problema. 7.5.3 Ao Preventiva A Cetrel Lumina avalia periodicamente, com base nos dados levantados, causas potenciais de no conformidade e as correspondentes aes preventivas para elimin-las, definindo os prazos e os responsveis pela implementao.

Pgina: 18 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

ANEXO 1 Responsabilidades no SGI

Programa
Diretor Gerentes de Segmento, Financeiro e Desenvolvimento de Negcios

Responsabilidades
Fornecer recursos para a implementao, manuteno e melhoria contnua do SGI. Participar da Anlise Crtica pela Direo, do SGI, e contribuir para a melhoria contnua do sistema. Utilizar o SGI como ferramenta estratgica de gesto do Negcio da Cetrel Lumina. Garantir o atendimento legislao aplicvel aos contratos sob sua responsabilidade; Acompanhar e promover a capacitao tcnica de sua equipe; Garantir o cumprimento dos requisitos do SGI (procedimentos e instrues de trabalho) pertinentes aos seu contratos; Buscar a excelncia no relacionamento com os Clientes. Garantir a operao dos ativos da Cetrel Lumina atendendo legislao aplicvel e outros requisitos; Garantir a operao sob condies controladas, buscando a reduo dos impactos ambientais e danos sade e segurana, priorizando aes preventivas ( poluio, e danos sade e segurana) Garantir a implementao, manuteno e melhoria contnua do SGI. Garantir o atendimento legislao aplicvel aos contratos sob sua responsabilidade; Acompanhar e promover a capacitao tcnica de sua equipe; Garantir o cumprimento dos requisitos do SGI (procedimentos e instrues de trabalho) pertinentes aos seu contratos; Apoiar a implementao e manuteno do SGI; Prospectar tecnologias, parceiros, e solues ambientais que visem prioritariamente a preveno da poluio, a proteo dos Integrantes e Parceiros da Cetrel Lumina. Cumprir os requisitos estabelecidos em legislao e no SGI da Cetrel Lumina. Observar, apontar e participar na implementao de aes de melhoria e preventivas no SGI.

Gerente de Operaes

Gerente de Planejamento e QSSMA Gestores de Contrato

Centro Tcnico

Centro Operacional

Pgina: 19 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

ANEXO 2 Interao entre os Processos do SGI

Processo PLANEJAMENTO

Entradas
Diretrizes estratgicas da Organizao Odebrecht Diretrizes Oramentrias Dados de Seminrio de Planejamento Dados dos contratos em execuo Estudos de mercado

Sadas
Objetivos e Metas de QSSMA Anlises de Riscos das atividades, processos, produtos e servios Legislao aplicvel

Relaciona-se com
Alimenta o processo GESTO DE TECNOLOGIA com Alimenta o processo GESTO DE PESSOAS com as demandas necessrias para o cumprimento dos requisitos leais e outros aplicveis, bem como para o crescimento da Empresa Alimenta o processo PRESTAO DE SERVIOS com requisitos de QSSMA que devem ser atendidos ao longo da execuo dos contratos Recebe do processo MELHORIA CONTNUA a realimentao das oportunidades de melhoria de desempenho

GESTO DE PESSOAS

Demandas de qualificao dos contratos Estudos de Mercado

Integrantes treinados e capacitados para atendimento das demandas atuais e futuras

Recebe do processo PRESTAO DE SERVIOS as demandas necessrias para atendimento aos contratos Recebe do processo de PLANEJAMENTO inputs que podem indicar uma futura necessidade de qualificao dos integrantes Alimenta o processo PRESTAO DE SERVIOS com profissionais qualificados para atender as demandas dos clientes

Pgina: 20 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

GESTO DE RECURSOS

Equipe de profissionais tcnicos qualificados Equipamentos e materiais do Centro Operacional disponveis Demandas de compras de insumos, materiais, equipamentos e de contratao de servios

Otimizao de tempo de integrantes e de recursos do Centro Operacional dentro dos contratos Fornecedores qualificados Insumos, materiais, equipamentos adquiridos conforme especificado Servios adquiridos dentro do especificado

Alimenta o processo PRESTAO DE SERVIOS com insumos, materiais, equipamentos confiveis Alimenta o processo PRESTAO DE SERVIOS com profissionais devidamente alocados e disponveis para a execuo dos contratos Recebe do processo GESTO DE PESSOAS profissionais capacitados tecnicamente para atender s demandas dos clientes Recebe do processo GESTO DE PESSOAS profissionais qualificados para o desenvolvimento de projetos Alimenta o processo PRESTAO DE SERVIOS com solues mais limpas e que atendam s demandas dos clientes

GESTO DE TECNOLOGIA

Demandas de Clientes Pesquisas de Mercado Dados de Seminrio de Planejamento

Solues desenvolvidas para atender demandas especficas de clientes

GESTO DE CLIENTES

Demandas de Clientes atuais Estudos de Mercado Dados do Seminrio de Planejamento

Contratos de prestao de servios executados dentro das especificaes dos clientes e atendendo a requisitos legais e outros aplicveis Avaliao da satisfao dos clientes atuais com a qualidade dos servios prestados pela Cetrel Lumina

Recebe do processo PLANEJAMENTO as demandas atuais e futuras do mercado ambiental Alimenta o processo MELHORIA CONTNUA com a percepo dos clientes a respeito dos servios prestados pela Cetrel Lumina

Pgina: 21 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

PRESTAO DE SERVIOS

Demandas de Clientes Pesquisas de Mercado Dados de Seminrio de Planejamento Requisitos legais e outros aplicveis Anlises de riscos das atividades, processos, produtos e servios

Contratos executados dentro das demandas dos clientes Contratos executados dentro dos requisitos legais e outros aplicveis Conquista de contratos

Recebe do processo GESTO DE PESSOAS os profissionais adequados e capacitados para os servios contratados Recebe do processo GESTO DE CLIENTES as demandas a serem atendidas Recebe do processo PLANEJAMENTO as tendncias de servios a serem adotados pelos clientes Alimenta o processo MELHORIA CONTNUA com servios de qualidade e bem executados

MELHORIA CONTNUA

Auditorias internas e externas Desvios e no conformidades no sistema Oportunidades de melhoria no sistema Resultado de pesquisas de satisfao de clientes

Fotografias do grau de maturidade e excelncia do SGI Desvios e no conformidades tratados Planos de melhoria de desempenho implantados

Recebe do processo PRESTAO DE SERVIOS os resultados operacionais e de QSSMA decorrentes dos contratos em vigor Recebe do processo GESTO DE CLIENTES a percepo dos clientes a respeito dos servios prestados Alimenta o processo PLANEJAMENTO com dados a serem utilizados para a melhoria contnua dos demais processos

Pgina: 22 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

ANEXO 3 Processos e Procedimentos Relacionados

Processo
Planejamento

Procedimento
PR-CP-004: Ciclo de Planejamento PR-CP-002: Identificao e Avaliao de aspectos e impactos ao Meio Ambiente e de perigos e danos Sade e Segurana PR-CP-003: Identificao, Avaliao e Atendimento a Requisitos Legais e Voluntrios Aplicveis

Gesto de Clientes

PR-CP-006: Gesto de Contratos PR-CP-034: Avaliao da Satisfao dos Clientes

Prestao de Servios

PR-CP-012: Incinerao de Resduos PR-CP-013: Recebimento, Armazenagem, Preservao e Movimentao de Resduos PR-CP-014: Blending de Resduos PR-CP-015: Coprocessamento de Resduos PR-CP-016: Desenvolvimento de Projeto de Conservao e Reuso de gua PR-CP-017: Metodologia para Elaborao de Projeto Conceitual de ETEs PR-CP-018: Tratamento de Efluentes PR-CP-019: Diagnstico Ambiental de reas Contaminadas PR-CP-020: Remediao de reas Contaminadas PR-CP-021: Monitoramento do Ar PR-CP-022: Valorizao de Materiais e Resduos PR-CP-023: Gerenciamento de Resduos - TWM PR-CP-024: Transporte de Resduos PR-CP-026: Controle do Uso de EPIs PR-CP-027: Elaborao de Relatrios Tcnicos PR-CP-028: Manuteno PR-CP-029: Calibrao de Instrumentos PR-CP-032: Permisso de Trabalho PR-CP-033: Preparao e Atendimento a Emergncias PR-CP-036: Comunicao PR-CP-037: Controle de Produto No Conforme

Pgina: 23 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Gesto de Pessoas

PR-CP-005: Gesto de Pessoas PR-CP-035: Gesto da Sade e Higiene Ocupacional

Gesto de Recursos

PR-CP-001: Controle de Documentos Normativos PR-CP-008: Aquisio de Insumos, Materiais e Equipamentos PR-CP-009: Contratao de Servios PR-CP-010: Desenvolvimento e Gesto de Fornecedores PR-CP-011: Recebimento, Armazenagem, Conservao e Preservao de Insumos e Materiais Indiretos PR-CP-025: Gesto do Centro Operacional

Gesto de Tecnologia Melhoria Contnua

PR-CP-007: Desenvolvimento de Projetos PR-CP-030: Registro, Avaliao e Tratamento de No Conformidades e Desvios PR-CP-031: Auditoria Interna

Pgina: 24 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

ANEXO 4 Correlao entre os Requisitos da ISO 9001:2000 e os Procedimentos da Cetrel Lumina


Item ISO 9001 4.1 Requisitos Gerais 4.2.1 Generalidades 4.2.2 Manual da Qualidade 4.2.3 Controle de Documentos 4.2.4 Controle de Registros 5.1 Comprometimento da Direo 5.2 Foco no Cliente 5.3 Poltica da Qualidade 5.4.1 Objetivos da Qualidade 5.4.2 Planejamento do Sistema de Gesto da Qualidade 5.5.1 Responsabilidade e Autoridade 5.5.2 Representante da Direo 5.5.3 Comunicao Interna 5.6.1 - Generalidades 5.6.2 Entradas para a Anlise Crtica 5.6.3 Sadas da Anlise Crtica 6.1 Proviso de Recursos 6.2 Recursos Humanos 6.2.1 Generalidades 6.2.2 Competncia, Conscientizao e Treinamento 6.3 Infra-estrutura 6-4 Ambiente de Trabalho 7.1 Planejamento da realizao do produto 7.2.1 Determinao de requisitos relacionados ao produto 7.2.2 Anlise crtica dos requisitos relacionados ao produto 7.2.3 Comunicao com o cliente 7.3.1 Planejamento do Projeto e Desenvolvimento 7.3.2 Entradas de Projeto e Desenvolvimento 7.3.3 Sadas de Projeto e Desenvolvimento 7.3.4 Anlise Crtica de Projeto e Procedimento MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-001 Controle de Documentos Normativos PR-CP-001 Controle de Documentos Normativos MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-004 Ciclo de Planejamento MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-036 - Comunicao MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-005 Gesto de Pessoas MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-005 Gesto de Pessoas MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-006 Gesto de Contratos PR-CP-006 Gesto de Contratos PR-CP-006 Gesto de Contratos PR-CP-006 Gesto de Contratos PR-CP-007 Desenvolvimento de Projetos PR-CP-007 Desenvolvimento de Projetos PR-CP-007 Desenvolvimento de Projetos PR-CP-007 Desenvolvimento de Projetos

Pgina: 25 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

Desenvolvimento 7.3.5 Verificao de Projeto e Desenvolvimento 7.3.6 Validao de Projeto e Desenvolvimento 7.3.7 Controle de Alteraes de Projeto e Desenvolvimento 7.4.1 Processo de Aquisio

PR-CP-007 Desenvolvimento de Projetos PR-CP-007 Desenvolvimento de Projetos PR-CP-007 Desenvolvimento de Projetos PR-CP-008 Aquisio de Insumos, Materiais e Equipamentos PR-CP-009 Contratao de Servios PR-CP-010 Desenvolvimento e Gesto de Fornecedores PR-CP-008 Aquisio de Insumos, Materiais e Equipamentos PR-CP-009 Contratao de Servios PR-CP-010 Desenvolvimento e Gesto de Fornecedores PR-CP-008 Aquisio de Insumos, Materiais e Equipamentos PR-CP-009 Contratao de Servios PR-CP-010 Desenvolvimento e Gesto de Fornecedores PR-CP-012 - Incinerao de Resduos PR-CP-013 - Recebimento, Armazenagem, Preservao e Movimentao de Resduos PR-CP-014 - Blending de Resduos PR-CP-015 - Coprocessamento de Resduos PR-CP-016 - Desenvolvimento de Projeto de Conservao e Reuso de gua PR-CP-017 - Metodologia para Elaborao de Projeto Conceitual de ETEs PR-CP-018 - Tratamento de Efluentes PR-CP-019 - Diagnstico Ambiental de reas Contaminadas PR-CP-020 - Remediao de reas Contaminadas PR-CP-021 - Monitoramento do Ar PR-CP-022 - Valorizao de Materiais e Resduos PR-CP-023 - Gerenciamento de Resduos - TWM PR-CP-024 - Transporte de Resduos PR-CP-025 - Gesto do Centro Operacional PR-CP-026 - Controle do Uso de EPIs PR-CP-027 - Elaborao de Relatrios Tcnicos PR-CP-028 Manuteno MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-034 Avaliao da Satisfao dos Clientes PR-CP-031 - Auditoria Interna MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-004 Ciclo de Planejamentp PR-CP-012 - Incinerao de Resduos PR-CP-013 - Recebimento, Armazenagem, Preservao e Movimentao de Resduos PR-CP-014 - Blending de Resduos PR-CP-015 - Coprocessamento de Resduos PR-CP-016 - Desenvolvimento de Projeto de Conservao e Reuso de gua PR-CP-017 - Metodologia para Elaborao de Projeto Conceitual Pgina: 26 / 31

7.4.2 Informaes de Aquisio

7.4.3 Verificao do Produto Adquirido

7.5.1 Controle de produo e fornecimento de servio 7.5.2 Validao dos processos de produo e fornecimento de servio 7.5.3 Identificao e Rastreabilidade 7.5.4 Propriedade do Cliente 7.5.5 Preservao de produto

7.6 Controle de Dispositivos de Medio e Monitoramento 8.1 - Generalidades 8.2.1 Satisfao dos Clientes 8.2.2 Auditoria interna 8.2.3 Medio e monitoramento de processos 8.2.4 Medio e monitoramento de produto

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

8.3 Controle de produto no conforme 8.4 Anlise de Dados

8.5.1 Melhoria Contnua 8.5.2. Ao Corretiva 8.5.3 Ao Preventiva

de ETEs PR-CP-018 - Tratamento de Efluentes PR-CP-019 - Diagnstico Ambiental de reas Contaminadas PR-CP-020 - Remediao de reas Contaminadas PR-CP-021 - Monitoramento do Ar PR-CP-022 - Valorizao de Materiais e Resduos PR-CP-023 - Gerenciamento de Resduos - TWM PR-CP-024 - Transporte de Resduos PR-CP-025 - Gesto do Centro Operacional PR-CP-026 - Controle do Uso de EPIs PR-CP-027 - Elaborao de Relatrios Tcnicos PR-CP-037 Controle de Produto No Conforme PR-CP-030 Registro, Avaliao e Tratamento de No Conformidades e Desvios PR-CP-031 - Auditoria Interna PR-CP-012 - Incinerao de Resduos PR-CP-013 - Recebimento, Armazenagem, Preservao e Movimentao de Resduos PR-CP-014 - Blending de Resduos PR-CP-015 - Coprocessamento de Resduos PR-CP-016 - Desenvolvimento de Projeto de Conservao e Reuso de gua PR-CP-017 - Metodologia para Elaborao de Projeto Conceitual de ETEs PR-CP-018 - Tratamento de Efluentes PR-CP-019 - Diagnstico Ambiental de reas Contaminadas PR-CP-020 - Remediao de reas Contaminadas PR-CP-021 - Monitoramento do Ar PR-CP-022 - Valorizao de Materiais e Resduos PR-CP-023 - Gerenciamento de Resduos - TWM PR-CP-024 - Transporte de Resduos PR-CP-025 - Gesto do Centro Operacional PR-CP-026 - Controle do Uso de EPIs PR-CP-027 - Elaborao de Relatrios Tcnicos MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-030 Registro, Avaliao e Tratamento de No Conformidades e Desvios PR-CP-030 Registro, Avaliao e Tratamento de No Conformidades e Desvios

Pgina: 27 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

ANEXO 5 Correlao entre os Requisitos da ISO 14001:2004 e os Procedimentos da Cetrel Lumina

Item ISO 14001 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Poltica Ambiental 4.6 Anlise pela administrao 4.3.1- Aspectos Ambientais

Procedimento MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-002 - Identificao e Avaliao de aspectos e impactos ao Meio Ambiente e de perigos e danos Sade e Segurana PR-CP-003 - Identificao, Avaliao e Atendimento a Requisitos Legais e Voluntrios Aplicveis PR-CP-004 Ciclo de Planejamento MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-005 Gesto de Pessoas PR-CP-036 - Comunicao MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-001 Controle de Documentos Normativos PR-CP-030 Registro, Avaliao e Tratamento de No Conformidades e Desvios PR-CP-031 - Auditoria Interna PR-CP-012 - Incinerao de Resduos PR-CP-013 - Recebimento, Armazenagem, Preservao e Movimentao de Resduos PR-CP-014 - Blending de Resduos PR-CP-015 - Coprocessamento de Resduos PR-CP-016 - Desenvolvimento de Projeto de Conservao e Reuso de gua PR-CP-017 - Metodologia para Elaborao de Projeto Conceitual de ETEs PR-CP-018 - Tratamento de Efluentes PR-CP-019 - Diagnstico Ambiental de reas Contaminadas PR-CP-020 - Remediao de reas Contaminadas PR-CP-021 - Monitoramento do Ar PR-CP-022 - Valorizao de Materiais e Resduos PR-CP-023 - Gerenciamento de Resduos - TWM PR-CP-024 - Transporte de Resduos PR-CP-025 - Gesto do Centro Operacional PR-CP-026 - Controle do Uso de EPIs PR-CP-027 - Elaborao de Relatrios Tcnicos PR-CP-033: Preparao e Atendimento a Emergncias PR-CP-003 - Identificao, Avaliao e Atendimento a Requisitos Legais e Voluntrios Aplicveis PR-CP-030 Registro, Avaliao e Tratamento de No

4.3.2- Requisitos Legais e Outros 4.3.3 Objetivos, metas e programas 4.4.1 Recursos, funes, responsabilidades e autoridades 4.4.2 Competncia, Treinamento e Conscientizao 4.4.3 Comunicao 4.4.4 Documentao 4.4.5 Controle de Documentos 4.4.6 Controle Operacional 4.4.7 Preparao e Resposta a Emergncia 4.5.1- Monitoramento e Medio

4.5.2 Avaliao do atendimento a requisitos legais e outros 4.5.3 No conformidade, ao corretiva e ao

Pgina: 28 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

preventiva 4.5.4 Controle de Registros 4.5.5 Auditoria Interna 4.6 Anlise pela Administrao

Conformidades e Desvios PR-CP-001 Controle de Documentos Normativos PR-CP-031 - Auditoria Interna MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-004 Ciclo de Planejamento

Pgina: 29 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

ANEXO 6 Correlao entre os Requisitos da OHSAS 18001:1999 e os Procedimentos da Cetrel Lumina


Item OHSAS 18001 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Poltica de SST 4.3.1 Planejamento para identificao de perigos e avaliao e controle de riscos 4.3.2- Requisitos Legais e Outros 4.3.3 Objetivo 4.4.1 Estrutura e responsabilidade 4.4.2 Competncia, Treinamento e Conscientizao 4.4.3 Consulta e Comunicao 4.4.4 Documentao 4.4.5 Controle de Documentos e Dados 4.4.6 Controle Operacional 4.5.1- Monitoramento e Medio 4.4.7 Preparao e Resposta a Emergncia 4.5.1- Monitoramento e Medio Procedimento MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-004 Ciclo de Planejamento PR-CP-003 - Identificao, Avaliao e Atendimento a Requisitos Legais e Voluntrios Aplicveis MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-005 Gesto de Pessoas PR-CP-036 - Comunicao MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-001 Controle de Documentos Normativos PR-CP-030 Registro, Avaliao e Tratamento de No Conformidades e Desvios PR-CP-031 - Auditoria Interna PR-CP-012 - Incinerao de Resduos PR-CP-013 Recebimento, Armazenagem, Preservao e Movimentao de Resduos PR-CP-014 - Blending de Resduos PR-CP-015 - Coprocessamento de Resduos PR-CP-016 - Desenvolvimento de Projeto de Conservao e Reuso de gua PR-CP-017 - Metodologia para Elaborao de Projeto Conceitual de ETEs PR-CP-018 - Tratamento de Efluentes PR-CP-019 - Diagnstico Ambiental de reas Contaminadas PR-CP-020 - Remediao de reas Contaminadas PR-CP-021 - Monitoramento do Ar PR-CP-022 - Valorizao de Materiais e Resduos PR-CP-023 - Gerenciamento de Resduos - TWM PR-CP-024 - Transporte de Resduos PR-CP-025 - Gesto do Centro Operacional PR-CP-026 - Controle do Uso de EPIs PR-CP-027 - Elaborao de Relatrios Tcnicos PR-CP-032: Permisso de Trabalho PR-CP-033: Preparao e Atendimento a Emergncias PR-CP-035: Gesto da Sade e Higiene Ocupacional PR-CP-030 Registro, Avaliao e Tratamento de No Conformidades e Desvios

4.5.2 Acidentes, incidentes, no conformidades e aes corretivas e preventivas

Pgina: 30 / 31

Manual de Gerenciamento Integrado de Qualidade, Sade, Segurana e Meio Ambiente


Tipo: Manual Cdigo: MGI N Reviso: 01 Data Reviso: 18/01/2008

4.5.3 Registros e Gesto de Registros 4.5.4 - Auditoria 4.6 Anlise Crtica pela Administrao

PR-CP-001 Controle de Documentos Normativos PR-CP-031 - Auditoria Interna MGI Manual de Gerenciamento Integrado de QSSMA PR-CP-004 Ciclo de Planejamento

Pgina: 31 / 31

Anda mungkin juga menyukai