Anda di halaman 1dari 3

A histria dos sistemas operacionais

Atualmente, os sistemas operacionais (SO) esto cada vez mais fceis de usar, possuindo interfaces muito simples e bonitas. Contudo, todas estas funcionalidades no surgiram do nada, foram evoluindo com o tempo. Por exemplo, a bela interface grfica do Windows Vista resultado de mais de 20 anos de desenvolvimento, desde as primeiras verses deste SO. Por isso, criamos este artigo que conta a histria dos sistemas operacionais, incluindo os principais representantes de cada poca. Sistema operacional no a maquina Atualmente, ainda so comuns alguns equvocos em relao ao sistema operacional. Por exemplo, todos alguma vez j ouviram um dilogo como este: - Que computador voc ir comprar? - Vou comprar o Windows. O dilogo acima demonstra um erro muito comum no mundo da informtica: pensar que o sistema operacional a mquina em si. Basicamente, o computador composto por duas grandes categorias: hardware e software. A primeira delas se refere parte fsica da mquina, ou seja, o que pode ser tocado fisicamente. J a segunda abrange a parte lgica responsvel por realizar tarefas, utilizando-se do hardware para a realizao de suas tarefas. Por isso, sistemas operacionais como o Windows, Linux ou o MAC OS, so apenas softwares que gerenciam toda a atividade do hardware, mas no o computador em si. Consequentemente, em um PC que contenha um dos SOs citados acima, quase sempre possvel instalar outro. Sistemas operacionais primitivos Primeiramente, vamos tratar sobre a gnese dos sistema operacionais, abordando a forma como eram desenvolvidos nas dcadas de cinquenta, sessenta e setenta. Mquinas que no usavam SO A primeira gerao da computao moderna (1945-1955) no trabalhava com o conceito de sistema operacional propriamente dito, visto que as operaes eram setadas atravs de hardware. Por exemplo, chaves, quilmetros de fios e luzes de aviso, como na foto abaixo do Eniac. Nesse perodo, era muito comum que a mesma pessoa projetasse, programasse e utilizasse os computadores. A principal implicao desta abordagem o fato de que era muito difcil criar rotinas programveis, exigindo trabalho intenso dos operadores de mquinas.

Programao em Batch O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda gerao da computao moderna (1955 - 1965), atravs da programao em Batch. Assim, vrios comandos j poderiam ser executados em sequncia atravs de cartes perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal. Normalmente, um programa era composto por um conjunto de cartes inseridos pelo usurio do sistema, na ordem correta. Sistemas especficos Em meados da dcada de 60, os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos conforme a evoluo da tecnologia da poca. Contudo, cada mquina possua seu prprio SO especfico, o que implicava na incompatibilidade de mainframes distintos. Um dos maiores representantes foi o CTSS, criado pela MIT, sendo lanado em 1961 para o computador IBM 7090.

Unix, o primeiro sistema operacional moderno Visando ao problema da incompatibilidade de SOs de mquinas distintas, um grupo de desenvolvedores da AT&T ciaram o Unix em 1969, sendo o primeiro sistema operacional moderno da computao. possvel afirmar que mais de 90 porcento dos SOs atuais foram influenciados de alguma maneira pelo Unix. Sua primeira verso foi escrita em linguagem assembly, sendo posteriormente reescrito em C no ano de 1973, linguagem utilizada at os dias de hoje. Este sistema introduziu conceitos muito importantes para a computao: portabilidade, multi-usurio, multi-tarefas e compartilhamento de tarefas. Durante a dcada de 70, o Unix foi distribudo gratuitamente (incluindo seu cdigo fonte) para universidades e rgos governamentais norteamericanos, o que conferiu muita popularidade a este sistema. Sua interface era totalmente em modo texto sem interface grfica Em 1977 foi lanado o BSD, sistema operacional fortemente baseado no Unix, focado principalmente para a execuo em mquinas especficas de alto desempenho, como o famoso computador VAX, o qual foi uma referncia de hardware na poca.

Sistemas Operacionais para computadores pessoais Tanto o Unix quanto o BSD, em suas primeiras verses, foram desenvolvidos para o uso de computadores de grande porte, normalmente

em universidades. Contudo, alguns jovens programadores possuam uma ideia absurda para poca: criar sistemas operacionais para o uso de pessoas comuns. Steve Jobs e a Apple Um dos primeiros a pensar desta forma foi Steve Jobs, fundador da Apple. Desde a criao de sua empresa, seu principal foco foi a criao de computadores para o dia-a-dia, incluindo sistemas operacionais fceis de serem operados. O lanamento do Apple I em 1976, um dos primeiros computadores pessoais, foi um marco na histria da computao.

Pela primeira vez, um PC continha um teclado fcil de ser utilizado, com uma mini-televiso adaptada como monitor. Assim, conhecimentos avanados de computao j no eram mais requisitos para se operar um PC. Jobs fez questo de criar o seu sistema operacional do zero, sem se basear inicialmente no Unix. Nos anos seguintes, os modelos Apple II e Apple III foram lanados no mercado, um sucesso de vendas. Suas interfaces grficas eram muito primitivas comparadas com o padro usado atualmente, mas avanadssimas para a poca. Em meados de 1979, Steve Jobs tomou conhecimento sobre o desenvolvimento de um computador totalmente inovador pela Xerox Parc. Em uma vista a esta empresa, ele ficou deslumbrado com Xerox Alto, um PC que possua uma interface grfica (GUI) totalmente revolucionria. Pouco tempo depois, a Apple lanou o Lisa, aproveitando todas as ideias grficas do computador. No nem preciso dizer que o sucesso foi estrondoso. Cada verso do Apple possua um sistema operacional distinto. Como se no bastasse, o Apple Machintosh foi lanado em 1984, introduzindo o conceito de desktop, utilizando cones e pastas para representar programas e arquivos do modo como conhecemos hoje. Esta mquina acompanhava o revolucionrio e inovador sistema chamado MAC OS. Seu sucesso foi estrondoso em todo EUA, principalmente pela vinculao de seu comercial durante a final do Superbowl do mesmo ano.

Com o passar dos anos, as novas verses do Macintosh e o do MAC OS j no eram mais populares como antes, o que fez com que a Apple perdesse bastante mercado para a Microsoft. No final dos anos 90, o cdigo do Macintosh apresentava muitos problemas, o que obrigou que um novo plano fosse traado. Em 2001, a Apple surpreendeu o mundo da informtica, abandonando o seu prprio cdigo e reescrevendo todo o seu sistema operacional usando o Unix como base. A partir da, ele passou a se chamar MAC OSX, sistema que continua forte at os dias de hoje.

Anda mungkin juga menyukai