Anda di halaman 1dari 1

REDAO EM LNGUA PORTUGUESA

ATENO: Nesta prova, faa o que se pede, utilizando, caso deseje, o espao indicado para rascunho neste caderno. Em seguida, escreva o texto na folha de texto definitivo da prova de redao em lngua portuguesa, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Respeite o limite mximo de linhas disponibilizado. Qualquer fragmento de texto alm desse limite ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo da prova de redao em lngua portuguesa, utilize apenas caneta esferogrfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Hum, mitos na sociedade contempornea... as definies anteriores no parecem convincentes no contexto da sociedade ps-industrial, ps-capitalista, ps-moderna em que vivemos. o que Walter Benjamin quer dizer, no? "A humanidade, que, um dia, com Homero, foi objeto de contemplao para os deuses olmpicos, hoje, o para si mesma. Sua alienao de si prpria atinge um grau que a faz viver sua prpria destruio como uma sensao esttica de primeira ordem."
Walter Benjamin. Apud T. M. Chinellato. Mitologia no imaginrio da publicidade. Communicare: revista de pesquisa. Centro Interdisciplinar de Pesquisa, Faculdade Csper Lbero, v. 6, n. 2, p. 97. So Paulo: Faculdade Csper Lbero, 2006.

Hoje, preciso construir outra persona, ilusria. Tatuagens e plsticas so bem-vindas em cima de msculos foradamente desenvolvidos em sesses excessivas de academia, no raro, dirias. So combinaes perfeitas para os silicones e anabolizantes dos que consomem, narcisisticamente, sua incluso no novo mundo do prazer.
Lzaro Freire. Neonarcisismo ps-hedonista: silicone e negao. Internet: <www.voadores.com.br>.

O corpo da moda, miragem da onipotncia ertica, encontra-se no mundo, exposto nas vitrinas, nas pginas de revistas, nas telas de cinema e na televiso. Mas, como o reflexo do Narciso grego, est l para ser visto, cobiado e nunca para ser apropriado. Ao ser tocado ele some, desfaz-se. Maurenilson. Correio Braziliense, 20/8/2005. O Narciso moderno no um Narciso. Ele no ama a imagem de si mesmo; pelo contrrio, a odeia. Esta relao de dio ao prprio corpo, e dio e inveja do corpo desejado motor do interesse narcsico, presente na sociedade de consumo. a relao de Dorian Gray com seu retrato e a de Gustav Aschenbach com Tadzio, por quem era apaixonado, que fornece o modelo espiritual do ego consumans do homem urbano contemporneo.
Jurandir Freire Costa. Violncia e psicanlise. Rio de Janeiro: Graal Edies, 2003, p. 241 e 248 (com adaptaes).

Na obra O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, o conflito da narrativa surge quando Gray, ao ver seu retrato pintado por um amigo, adquire a conscincia de sua perfeio fsica. Dorian Gray conserva, durante a narrativa, que se passa ao longo de dezoito anos, a face lisa e angelical dos vinte anos, enquanto o quadro incorpora os sinais fsicos de uma vida de excessos e decrepitude moral. Essa obra evoca o mito de Narciso, o heri que se apaixona pela prpria imagem refletida nas guas e termina por se afogar na tentativa de alcan-la. Gray sabe perfeitamente que observa o prprio retrato, ao passo que Narciso no se d conta de que a imagem que o fascina a de si mesmo.
Mente crebro, dez./2011, p. 69. Mente crebro, dez./2011, p. 68-70 (com adaptaes).

Considerando os textos da prova e os fragmentos de textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo, na variante padro da lngua portuguesa, acerca do seguinte questionamento. O mundo do espelho de Narciso um desafio ao homo sapiens?

Anda mungkin juga menyukai