Anda di halaman 1dari 4

A LUDICIDADE COMO FACILITADOR E MOTIVADOR NO TRABALHO COM ADOLESCENTES E ADULTOS Larissa de Oliveira Pedra1 Resumo A ludicidade tida como

o um dos fatores mais importantes para tornar a aprendizagem significativa. Entretanto, por ter seu conceito entendido de forma restrita, acaba muitas vezes no sendo aplicada em turmas de adolescentes e adultos. Este trabalho pretende mostrar a importncia do professor entender com mais profundidade este conceito, a fim de poder fazer uso do mesmo em toda e qualquer sala de aula, independentemente da faixa etria dos alunos. Palavras-chave Ludicidade; Ensino; Aprendizagem; Educao; Crianas; Jovens e Adultos. Repensando a ludicidade Sabemos muito bem a importncia de trabalhar com o ldico, o que muitas vezes esquecemos que o conceito de ludicidade vai muito alm de trabalhar com jogos e brincadeiras, como a prpria etimologia da palavra supe. A palavra ldico vem do latim ludus, que significa jogo ou diverso. Quando nos deparamos com situaes diferentes das esperadas para o trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental, acabamos tendo a oportunidade de refletir: sim, necessrio trabalhar com o que ldico, mas ser que o que ldico para uma criana de 8 anos ldico para um adolescente de 18 anos? Em classes com altos ndices de repetncia e com caractersticas prprias e diferenciadas, fica clara a necessidade de compreendermos de forma mais ampla o sentido dessa ideia, que precisa ainda sair do discurso e entrar na prtica dos professores. E nos outros adiantamentos da educao bsica: como fica este conceito? Como precisa ser entendido e aplicado? A ludicidade precisa ser entendida como uma dimenso diferenciada de cada pessoa. Como aponta ALMEIDA (2009):

Estudante do 4 ano do Curso Normal com Habilitao em Anos Iniciais do Colgio Municipal Pelotense que conviveu durante seu pr-estgio com uma turma de adolescentes, e precisou entender como aplicar com eles os conceitos aprendidos em sua formao para trabalhar com crianas.

A evoluo semntica da palavra "ldico", entretanto, no parou apenas nas suas origens e acompanhou as pesquisas de Psicomotricidade. O ldico passou a ser reconhecido como trao essencial de psicofisiologia2 do comportamento humano. De modo que a definio deixou de ser o simples sinnimo de jogo. As implicaes da necessidade ldica extrapolaram as demarcaes do brincar espontneo.

Tambm necessrio compreender que no so apenas as crianas pequenas que passam por esse fenmeno psicolgico atravs da ludicidade, mas que da essncia humana, como indica S (2004):
O ldico refere-se a uma dimenso humana que evoca os sentimentos de liberdade e espontaneidade de ao.

Aplicar esse conceito pedaggico com turmas de adolescentes e adultos faz-se necessrio se tivermos conscincia do contexto em que essa pessoa est inserida.

Ludicidade para adolescentes e adultos As turmas de adolescentes e adultos tm caractersticas diferenciadas que devem ser observadas e respeitadas pelo professor. Na tentativa de aplicar o conceito de ludicidade, muitos acabam tratando-os como se fossem crianas. de extrema importncia que possamos proporcionar um ambiente favorvel aprendizagem, descontrado e prazeroso, que gere aprendizagens significativas. Mas para isso precisamos conhecer nossos alunos, e ter conscincia de que a sensao de ludicidade depende de cada pessoa, buscando dessa forma, um trabalho ldico e eficaz. Ludicidade , de forma genrica, um trabalho que estimule o aluno, que o motive a aprender, que o envolva na proposta, que mova a vontade atravs do que prazeroso. Uma necessidade ainda maior em turmas de adolescentes e adultos, onde o principal desafio motiv-los. Pondere-se que em uma turma temos diferentes personalidades, necessidades, desejos, caractersticas e por consequncia, diferentes sensaes e percepes de ludicidade. desafio do professor organizar o seu trabalho a partir da diversidade que possui em sua sala de aula.
2

Estudo das relaes entre os fenmenos fisiolgicos e psicolgicos.

Tratando de uma forma mais prtica, a ludicidade na sala de aula se expressa em atividades que envolvam o aluno, que se configurem como motivadoras, prazerosas e significativas. Na recente experincia do pr-estgio que realizei na turma 53-9 da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, com faixa etria entre 12 e 17 anos, pude vivenciar de forma bastante intensa o que trato neste artigo. Tive experincias positivas e negativas, entre as quais destaco: os alunos tm vergonha de assumir que gostam de algumas coisas, como por exemplo jogos e dinmicas, porm, sentem-se muito atrados pelos mesmos; a pluralidade de culturas na sala de aula, hora facilita, hora dificulta o trabalho ldico, portanto, necessrio saber explorar de forma positiva esse fator, o que muitas vezes um desafio bem complicado; a manifestao de ludicidade que consegue contemplar de forma mais ampla o grupo de alunos o uso da tecnologia. Aceitar esse desafio comprometer-se com uma educao de qualidade, que realmente transforme a vida e o comportamento dos alunos. Que realmente contribua para seu desenvolvimento intelectual, cognitivo e social. Trata-se de um comprometimento transformador, no qual a mudana parte do professor e se reflete em sua sala de aula.

Consideraes Finais preciso entender que a ludicidade uma necessidade dos alunos, independentemente da faixa etria, do adiantamento e do nvel intelectual. Considerar ainda que a ludicidade pessoal, mas que pode ser instigada externamente. O professor tem ainda a responsabilidade de ponderar as mudanas que acontecem a todo instante e a diversidade cada vez mais forte. Adaptando-se elas e aproveitando as mesmas como possibilidade de qualificar o trabalho pedaggico. Entender ainda que as mudanas so naturais e que vivemos em um mundo em transformao e devemos saber interferir neste mundo em evoluo, como aponta FREIRE (1996):
Meu papel no mundo no s o de quem constata o que ocorre, mas tambm o de quem intervm como sujeito de ocorrncias.

Trabalhar pela ludicidade trabalhar pela mudana, pela aprendizagem significativa, pela transformao. Mas s possvel com dedicao e empenho, estudo, ateno s novidades, s ideias reconsideradas a cada olhar sobre cada situao. Isso precisa ser feito com paixo, tornando a prtica pedaggica inspiradora e em constante evoluo. Referncias ALMEIDA, Anne. Ludicidade como Instrumento Pedaggico, 2009. Disponvel em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm Acesso em 04 de Dezembro de 2012, 22h. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1997. S, NEUSA M.C. O ldico na ciranda da vida adulta. So Leopoldo-RS, 2004. Dissertao de mestrado, Programa de ps graduao em educao, Unisinos. http://ludicidade-e-educao.blogspot.com.br/ Acesso em 04 de Dezembro de 2012, 22h. http://origemdapalavra.com.br/palavras/ludico/ Acesso em 05 de Dezembro de 2012, 08h. http://proavirtualg42.pbworks.com/w/page/18673064/Vygotsky%20e%20a%20Educa%C3 %A7%C3%A3o Acesso em 04 de Dezembro de 2012, 22h. http://www.cdof.com.br/recrea22.htm Acesso em 04 de Dezembro de 2012, 22h.

Anda mungkin juga menyukai