Anda di halaman 1dari 3

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DOS BARREIROS - PE n 03 - ANO II BINIO 2011/2012 Dezembro/2012 Tiragem: 500 CPIAS

Desfile Cvico acontece


com presena de diversas escolas
A Secretaria Municipal de Educao e a Prefeitura Municipal dos Barreiros, realizaram, no dia 7 de Setembro de 2012, mais um desfile cvico em nossa cidade, um marco que vem se tornando cada vez mais forte e parte da histria do nosso municpio. Estiveram presentes no desfile, personalidades como o Prefeito Antnio Vicente, a Secretria de Educao Amarina Freitas, o Gestor da GRE Litoral Sul, Jorge Beltro e o Gestor do Instituto Federal de Educao (IFPE) campus Barreiros, Prof. Jorge Carvalho. Esse ano o desfile contou com a temtica do Rei do Baio: Luiz Gonzaga e com representaes das escolas municipais, particulares, estaduais e federal, que desfilaram em plena avenida. As escolas encheram a avenida de cores, alegria, informao e um grande esprito de patriotismo, atravs de diversas alas, promovendo assim uma enorme festa que alegrou a manh dos presentes no desfile e manteve acesa a chama do Patriotismo e amor do povo ao Brasil.

Escolas

municipais

so Plano de Aes Articuladas:

equipadas com laboratrios PAR 2012-2014 O processo de diagnstico e elaborao do de informtica em 2012 Plano de aes Articuladas - PAR, etapa II,
Atravs do PROINFO (Programa de Informtica nas Escolas) e pelo SIGETEC (Sistema de Gesto Tecnolgica), geridos pela Diretoria de Gesto da Secretaria de Educao foram conveniados em 8 escolas com a aquisio e implantao de 140 computadores e 8 impressoras, at 2011, na rea Urbana, e mais 50 computadores e 3 impressoras para 2013 na rea Rural (Pr-Rural), com recursos avaliados na ordem de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) investidos pelo Governo Federal atravs de projeto idealizado pela equipe tcnica da Secretaria Municipal de Educao. O intuito do projeto favorecer o aprendizado atravs dos recursos tecnolgicos, alm de combater a excluso digital do Ensino Fundamental I e II, dessa maneira todos os alunos tero acesso as mesmas ferramentas de ensino. Com a implantao de um Laboratrio de Informtica nestas unidades escolares, temos o objetivo de tornar as atividades didticas mais dinmicas e atraentes, beneficiando a comunidade escolar e, posteriormente, a populao prxima a escola, relatou o Prof. lison Davi Crispim Ramos, especialista em Tecnologia em Educao e gestor municipal do sistema de adeses PROINFO/SIGETEC.
Maiores Informaes: www.mec.gov.br/proinfo teve incio no segundo semestre de 2011 pela Equipe Local e Comit Local do municpio. Alm dos Tcnicos da Secretaria da Educao, o municpio recebeu a visita de dois Consultores do PAR/PE, para esclarecimentos de dvidas e realizao de uma srie de discusses acerca do Plano que foi elaborado. Dentro do Plano foram geradas vrias aes de apoio tcnico e financeiro administrao municipal. Dentre as principais se destacam: aquisio de nibus escolares, climatizao das salas de aulas, implantao de laboratrios de informtica e reforma e construo de escolas. Para auxiliar na elaborao e monitoramento do PAR, o Ministrio da Educao utiliza o sistema do SIMEC Mdulo PAR Plano de Metas, integrado aos sistemas que j possua, totalmente on-line, representando uma importante evoluo tecnolgica, com agilidade e transparncia nos processos de elaborao, anlise e apresentao de resultados do PAR. Com metas claras, passveis de acompanhamento pblico e controle social, o MEC pode disponibilizar, para consulta pblica, os relatrios dos Planos de Aes Articuladas elaborados pelos municpios, atualmente administrados pelos Secretria de Educao Amarina Freitas e pelos professores lison Davi e Marcus Vincius.

Cursos de Informtica para estudantes e comunidade na Secretaria de Educao


A Secretaria de Educao, formou entre 2010 e 2012 cerca de quatrocentos e dois (402) cursistas, atravs do cursos bsicos de informtica destinados a estudantes da Rede Municipal e a comunidade, tendo como professores Ivaldo Silva, Anderson Bruno, lison Davi e Marcones Fbio. Os cursos tiveram durao mdia de 120 horas, semanalmente, sem custos. O Projeto foi destinado aos alunos da rede municipal de ensino, pais, professores e comunidade. Para a Secretria de Educao, Amarina Freitas, o objetivo desta parceria colocar a informtica ao alcance de todos, o projeto uma oportunidade de facilitar o aprendizado oferecendo condies para os educandos ingressarem no mercado de trabalho, atravs desse projeto, damos condies aos nossos educandos de fazer a diferena, proporcionando qualidade e conhecimento e contribuindo para extinguir o analfabetismo digital em nosso municpio.

PGINA 01

Dvidas/Sugestes: secme@yahoo.com.br www.barreiros.pe.gov.br/educacao - Fone/Fax: (81) 3675-1619

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DOS BARREIROS - PE n 03 - ANO II BINIO 2011/2012 Dezembro/2012 Tiragem: 500 CPIAS

Curso Gestar II na Rede Municipal dos Barreiros


A Secretaria Municipal de Educao dos Barreiros entregar os certificados do GESTAR II aos professores da Rede Municipal dos Barreiros que participaram das formaes nos meses de fevereiro a dezembro de 2011 nas reas de Lngua Portuguesa e Matemtica. O Gestar II - Programa Gesto da Aprendizagem Escolar um programa de formao continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores que trabalham com as disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica da rede municipal em parceria com o MEC e a UFPE. A Secretria de Educao Amarina Freitas e a Diretora de Ensino Edeilda Oliveira elogiaram os professores e colaboradores do curso e tambm todos os formandos que por sua vez se esforaram para sempre aprenderem mais. Parabns aos cursistas e aos formadores professores Marcus Vincius da Silva e lison Davi, coordenados pelo professor Ricardo Medeiros, pelo Excelente trabalho.

Professores da rede municipal se entusiasmam com curso Pr-Letramento


Desde o ms de fevereiro de 2011, professores da Rede Municipal de ensino esto participando do curso de formao Pr-Letramento de Lngua Portuguesa. O curso, nesta fase, foi ministrado em quatro turmas com cerca de 80 professores cursistas, sendo duas turmas em 2011 e duas turmas em 2012, tendo como formadores os professores lison Davi, Janaina Ctia (Lngua Portuguesa) e Marcus Vincius (Matemtica), e foi desenvolvido em parceria com o Ministrio da Educao e a Universidade Federal de Pernambuco.

Projeto Mais Conhecimento promove egresso no IFPE


A Secretaria Municipal de Educao visando proporcionar oportunidade de incluso de nossos alunos no Instituto Federal de Educao Campus Barreiros, proporcional nos anos de 2010, 2011 e 2012 aulas de reforo aos alunos focando os contedos das avaliaes do IFPE e das avaliaes do SAEPE e Prova Brasil. As aulas foram ministradas aos sbados, pelos Educadores lison Davi, Marcus Vincius e Carlos Gomes. Sendo vivenciados contedos diversos, visando atender s necessidades dos alunos, de modo, a criar condies favorveis para que os mesmos consigam melhor rendimento nas avaliaes de larga escala e ingresso no Instituto Federal, alm de minimizar e evitar a repetncia e a evaso escolar.

Uma das propostas do programa estabelecer, na rotina de sala de aula com as crianas, a leitura coletiva em voz alta, a escrita de cartas e correspondncias entre escolas e ida frequente biblioteca, procurando no reduzir o cotidiano da sala de aula em exerccios ou lies de leitura e descrita que no sejam contextualizadas. O Pr Letramento tem o objetivo de dos Barreiros subsidiar alternativas diversificadas para Educadores aes didticas criativas, dinmicas e participam do curso Jogos significativas, buscando o ensino de qualidade, afirmou o professor lison Davi, Matemticos um dos formadores do municpio. Com a implantao do Curso Jogos Projeto Escola Ativa Matemticos, promovidos pelo MEC em parceria com a Universidade Federal de desenvolve formaes Pernambuco (UFPE), diversos educadores Visando melhorar o ensino das escolas do das escolas municipais dos Barreiros, campo (zona rural) do municpio, foi que a tiveram acesso a propostas didticas de Secretaria de Educao dos Barreiros, ensino da Matemtica atravs de jogos. desde 2010, aderiu ao Programa Escola Segundo o formador municipal, Prof. Ativa (PEA), do Governo Federal. Marcus Vincius, O programa tem como Implementado em diversas escolas da rea foco o uso de jogos visando tornar significativa a educao matemtica, com a rural. Tendo como coordenador e formador o utilizao tambm de recursos tecnolgicos Prof. Alusio Aldo, o programa objetiva no aprendizado da disciplina. Com o auxlio melhorar a qualidade do desempenho dos jogos, a proposta tornar a atividade escolar em classes multisseriadas, ao matemtica significativa e contextual, por implantar nas escolas recursos meio da integrao de atividades ldicas pedaggicos que estimulem a construo concretas, objetivando a inovao das do conhecimento do aluno; propiciar a prticas pedaggicas do educador. relatou. formao continuada dos professores e Segundo a Secretria de Educao, contribuir para uma gesto democrtica Amarina Freitas, que acompanhou o projeto, As aulas do curso de formao aliando comunidade escola. Cada escola participante recebeu kits foram muito interessantes, dinmicas e pedaggicos, incluindo materiais para as motivadoras devido, principalmente, s atividades prticas. diversas disciplinas.

Formao Continuada de Educadores contribuem para aumento nos ndices educacionais


Aconteceram no decorrer do ano 2009, 2010, 2011 e 2012 diversos momentos de formao continuada nas reas de Lngua Portuguesa e Matemtica, visando aperfeioamento de nossos educadores, maior qualidade nas aes didticas desenvolvidas pelo municpio e elevao nos ndices educacionais atuais. Foram responsveis pelas formaes os professores Ricardo Lins, Alusio Aldo, Ana Flvia, Janaina Ctia, Vanda Garcez (foto), Marcus Vincius, Carlos Gomes e lison Davi. Para Diretora de Ensino, Edeilda Oliveira, esse um programa necessrio para o municpio. "Nossos funcionrios e professores receberam orientaes que, certamente, ajudam na realizao das tarefas de cada um. Agradeo ao Prefeito Antnio Vicente e a secretria de educao, Amarina Freitas, pelo apoio e incentivo na realizao dessas formaes, declarou. Todo esse processo contribuiu para o aumento dos ndices educacionais do nosso municpio. PAGINA 02

Dvidas/Sugestes: secme@yahoo.com.br www.barreiros.pe.gov.br/educacao - Fone/Fax: (81) 3675-1619

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DOS BARREIROS - PE n 03 - ANO II BINIO 2011/2012 Dezembro/2012 Tiragem: 500 CPIAS

Profuncionrio: servidores da educao em formao aperfeioamento


O Profuncionrio um curso tcnico de formao para funcionrios no docentes efetivos que atuam nos sistemas de ensino das redes estadual e municipal e tem o intuito de resgatar a histria dos funcionrios da educao bsica pblica num contexto de valorizao profissional, tem como formadores os professores Nilson Bezerra e Genilda Neves destinado aos funcionrios de apoio que atuam nas instituies de ensino como merendeiras, assistentes de aluno, pessoal de limpeza, secretaria escolar, auxiliar administrativo porteiros e vigias e leva em considerao que todos estes profissionais tambm tm responsabilidade no processo de ensino aprendizagem. Com o curso, os servidores podero atuar em bibliotecas, videotecas, laboratrios de informtica, secretarias de escola, na preparao, manipulao e distribuio de alimentos, na organizao do espao geogrfico e na administrao de espaos escolares.

Conselho do FUNDEB plenamente regularizado


Barreiros foi primeira cidade da Mata Sul a ter o Conselho Municipal do Fundo de Desenvolvimento da Educao Bsica FUNDEB regularizado junto ao Ministrio da Educao atravs do sistema novo sistema do FNDE classificado como CACS. O Conselho do FUNDEB dos Barreiros organizado na forma de rgo colegiado e tem como finalidade acompanhar a repartio, transferncia e aplicao dos recursos financeiros do FUNDEB do municpio dos Barreiros, tendo com presidente a Professora Lucila Carvalho. O mandato do atual, de dois (2) anos, iniciou em 19/12/2011 e terminar em 19/12/2013, em conformidade com a atual Legislao.

municipal alm de se comprometer em alfabetizar as crianas at os 8 anos de idade, ainda aceita participar das avaliaes promovidas pelo Ministrio da Educao, como a Provinha Brasil. As Aes do Pacto so um conjunto integrado de programas, materiais e referncias curriculares e pedaggicas que sero disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetizao e o letramento, tendo como eixo principal a formao continuada dos professores alfabetizadores. Todas as aes, iniciativas e adeso do Pacto visam investir na alfabetizao para que o aluno seja capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situaes. Este projeto significa ler e produzir textos para atender os diferentes propsitos, tambm na rea de matemtica, na resoluo de operaes simples aos oito anos de idade., explica a Secretria Municipal de Educao, Amarina Freitas.

Cursos de Especializao UFPE

Participao nos eventos Barreiros adere ao Pacto pela Alfabetizao na nacionais e estaduais Idade Certa Nos ltimos anos
Barreiros tem marcado presena nos principais eventos e programas educacionais no mbito Nacional, Estadual, Regional e Municipal, tais com Olimpadas Nacional de Lngua Portuguesa, Matemtica e Astronomia, Olimpada Regional GRE Litoral Sul Barreiros, inclusive com a premiao no ano de 2012 do aluno Ilson Pedro da Silva Nascimento da Escola Municipal Luiz Bezerra de Mello na Olimpada Nacional de Matemtica 2012. PAGINA 03

Parabenizamos a Professora Maria Auxiliadora Monteiro pela concluso do curso de Gesto Escolar, atravs do Programa Escola de Gestores, nvel de especializao, pela UFPE. Tambm parabenizamos os diversos professores que esto concluindo o curso de Especializao em Coordenao Pedaggica e Mdias na Educao pela A Secretaria Municipal de Educao dos UFPE atravs da SME. Barreiros acaba de aderir ao Pacto Nacional AGRADECIMENTO pela Alfabetizao na Idade Certa, programa do Ministrio da Educao que Agradeo a todos que fazem a Educao firma um compromisso de assegurar que Municipal dos Barreiros, pais, estudantes, todas as crianas estejam alfabetizadas em professores e demais profissionais da Lngua Portuguesa e Matemtica at os 8 educao que colaboraram para o anos de idade, ao final do 3 ano do ensino desenvolvimento contnuo da educao em fundamental. O trabalho na SME para nosso municpio. alcanar este objetivo, comeou com a Que Deus continue abenoando nossos implementao das formaes continuadas caminhos em busca de uma educao de com os professores e equipes diretivas, qualidade para todos. coordenado pela Professora Janaina Ctia. Feliz Natal e Prspero Ano Novo! Ao aderir ao Pacto Nacional pela Amarina Freitas Pereira Alves SECRETRIA DE EDUCAO Alfabetizao na Idade Certa, a rede

Dvidas/Sugestes: secme@yahoo.com.br www.barreiros.pe.gov.br/educacao - Fone/Fax: (81) 3675-1619

Anda mungkin juga menyukai