Anda di halaman 1dari 12

Resumo Direito Civil

Fato Jurdico
1 Fato Jurdico Lato Sensu: Podemos definir Fato como qualquer acontecimento da vida, que tenha ou no repercusso jurdica, ou seja, que interessa ou no ao mundo do Direito. um conceito bastante amplo, donde se extrai a concluso de que um Fato pode ser: a) Fato No Jurdico: uma ocorrncia da vida que no produz qualquer efeito jurdico e que, por isso, no constitui objeto de estudo do Direito; b) Fato Jurdico: uma ocorrncia com repercusso no mundo jurdico. Na lio do Professor Silvio Venosa, so fatos jurdicos todos os acontecimentos que, de forma direta ou indireta, ocasionam efeito jurdico. Nesse contexto, admitimos a existncia de fatos jurdicos em geral, em sentido amplo, que compreendem tanto os fatos naturais, sem interferncia do homem, como os fatos humanos, relacionados com a vontade humana. Dessa forma, complementando o conceito acima com a criao do Ato-fato jurdico pelo mestre Pontes de Miranda, temos que o Fato Jurdico Lato sensu se divide em: a) Fato Jurdico stricto sensu (Acontecimento da natureza); b) Ato-Fato c) Ato Jurdico lato sensu (Aes Humanas). Por sua vez, o Fato Jurdico stricto sensu, que todo acontecimento natural que produz efeito jurdico, pode ser ordinrio ou extraordinrio. Fato Jurdico stricto sensu ordinrio: o evento natural previsvel e comum (Ex: nascimento, morte, decurso do prazo, prescrio, decadncia); Fato Jurdico stricto sensu extraordinrio: o evento da natureza imprevisvel e incomum (Ex: furaco em Braslia, caso fortuito e fora maior).

2 Ao Humana: As Aes Humanas podem ser Lcitas e Ilcitas. Aes Humanas Lcitas devem ser denominadas Ato Jurdico, enquanto as Aes Humanas Ilcitas so denominadas Ato Ilcito. OBS: Pela sistemtica do Cdigo Civil, que trata separadamente o Ato Ilcito, tem-se que tal modalidade no constituiu espcie de Ato Jurdico. Entretanto, existe na doutrina quem entenda o Ato Ilcito como espcie de Ato Jurdico (Machado Neto, Moreira

Alves, Pontes de Miranda e Silvio Venosa). Entretanto, perfilhamos tese diversa no sentido de reservar a expresso Ato Ilcito ao humana antijurdica, inclusive pelo fato de o seu tratamento ser autnomo no Cdigo Civil ( Vicente Ro, Zeno Veloso, Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona, Flvio Tartuce). questo eminentemente filosfica em que no h posio certa ou errada. OBS: O tema Ato Ilcito, assim como o Abuso de Direito, ser visto na grade de Responsabilidade Civil. 3 Ato Jurdico Lato Sensu: Prosseguindo, o Ato Jurdico Lato Sensu, tambm denominado pela doutrina de fato humano ou fato jurgeno, o fato praticado volitivamente (elemento volitivo) por meio de uma ao humana lcita. Sendo assim, o Ato Jurdico Lato Sensu subdivide-se em: a) Ato Jurdico Stricto Sensu; b) Negcio Jurdico. 4 - Ato Jurdico Stricto Sensu: Ato Jurdico em Sentido Estrito, tambm chamado de Ato no negocial, traduz um comportamento humano voluntrio e consciente cujos efeitos jurdicos so previamente determinados por lei. No Ato em Sentido Estrito, no existe liberdade na escolha dos efeitos jurdicos do ato que se realiza. So exemplos de Ato Jurdicos: ocupao de um imvel, o pagamento de uma obrigao, o reconhecimento de um filho. Pablo Stolze menciona tambm como exemplos de Ato Jurdico Stricto Sensu os atos materiais meros comportamentos voluntrios (aquisio da propriedade pela pesca) e as participaes atos de comunicao, especialmente os processuais (notificao, intimao, protesto, interpelao). O Ato Jurdico Stricto Sensu disciplinado to-somente no art. 185 do Cdigo Civil, que dispe: Aos atos jurdicos lcitos, que no sejam negcios jurdicos, aplicam-se,no que couber as disposies do Titulo anterior. Ou seja, as regras relativas ao Negcio Jurdico (Ttulo I do Livro III) devem ser aplicadas tambm ao Ato Jurdico Stricto Sensu. (Ex: anulabilidade do pagamento efetuado com vcio de consentimento) 5 Negcio Jurdico: O Negcio Jurdico, por sua vez, categoria desenvolvida pela escola Alem, de profundidade filosfica muito maior. Isso porque consiste em uma declarao de vontade, emitida segundo o princpio da autonomia privada, pela qual o agente visa a realizar e atingir determinados efeitos escolhidos, nos limites dos princpios da funo social e da boa-f objetiva. So exemplos de negcio o contrato e o testamento. OBS: Por conta da diagnose diferencial entre Ato Jurdico em Sentido Estrito e Negcio Jurdico, podemos observar que o Cdigo de 2002 adota a Teoria Dualista regulando o Negcio Jurdico nos arts. 104 e seguintes e o Ato em Sentido Estrito apenas no art. 185.

OBS: Dada a sua importncia, o tema, que o ncleo da parte geral do Cdigo Civil, ser desenvolvimento completamente no captulo seguinte, exclusivo do Negcio Jurdico. 6 Ato-Fato Jurdico: O Ato-Fato Jurdico, categoria no expressamente regulada no Cdigo Civil, desenvolvida pelo inigualvel mestre Pontes de Miranda, traduz um comportamento que, posto derive do homem, desprovido de vontade consciente na sua realizao ou na projeo do resultado jurdico alcanado. Exemplos: segundo o professor Jorge Ferreira, um perfeito exemplo de Ato-Fato a compra de um doce por uma criana em tenra idade (absolutamente incapaz), por conta da ausncia de uma vontade consciente que justificasse o complexo processo formativo de um contrato. Outro exemplo clssico o achado despropositado de um tesouro, o que geraria a posse como Ato-Fato Jurdico.

Negcio Jurdico

1 Teorias Explicativas do Negcio Jurdico: Fundamentalmente existem duas teorias acerca do Negcio Jurdico: a) Teoria da Vontade (partiu da Willenstheorie); b) Teoria da declarao (partiu da Erklrunestheorie). Os adeptos da Teoria da Vontade explicavam o negcio jurdico traduzindo-o como a simples vontade interna ou a inteno do declarante. OBS: Essa primeira teoria muito influenciou o Cdigo Civil conforme podemos ver da leitura do art. 112, que preceitua: Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. Os defensores da Teoria da Declarao, por sua vez, traduziam o negcio jurdico como a vontade externa ou declarada. OBS: O que seria Teoria da Pressuposio? Elaborada por Winclscheid em meados do Sculo XIX, para esta doutrina o negcio jurdico somente seria considerado vlido e eficaz se a certeza subjetiva do declarante no se modificasse depois. Atualmente, esta teoria est superada, porm, foi um degrau importante para o alcance da Teoria da Impreviso. 2 Conceito: Negcio Jurdico, espcie do gnero Ato Jurdico Lato Sensu (portanto, caracterizado tambm como fato jurdico e fato jurgeno), consiste na ao humana voluntria, consciente e lcita, derivada essencialmente da autonomia privada, por meio da qual os particulares regulam por si s os seus interesses com ajuste de vontades. Nos dizeres de Flvio Tartuce, constitui um ato destinado produo de efeitos jurdicos desejados pelos envolvidos e tutelados pela norma jurdica. 3 As trs perspectivas do Negcio Jurdico (Escalada Ponteana): a) Plano de Existncia; b) Plano de Validade; c) Plano de Eficcia. OBS: O CC de 2002 no aborda o Plano de Existncia, comeado o regramento do negcio jurdico j no Plano de Validade. 3-1 Plano de Existncia: Constitui a anlise dos pressupostos existenciais do negcio jurdico, sem os quais ele no existir. So pressupostos existenciais do negcio jurdico: a) manifestao de vontade (vontade interna + vontade externa); b) agente; c) Objeto; d) Forma. Conjugando esses quatro elementos o negcio juridicamente existente. Como bem explica Flvio Tartuce, no Plano de Existncia esto os pressupostos para um negcio jurdico, ou seja, os seus elementos mnimos, constituindo o suporte ftico de existncia do negcio jurdico. Nesse plano, os elementos so apenas os substantivos, sem qualquer qualificao.

OBS: Sabemos que a vontade pressuposto existencial do negcio. Todavia, perguntase: o silncio traduz manifestao de vontade? O Professor Caio Mrio da Silva Pereira afirma que, em regra, o silencio ausncia de manifestao de vontade, de maneira que no produziria efeitos. Contudo, em situaes excepcionais, o nosso direito (art. 111 do CC) na linha dos sistemas belga e francs, admite que o silncio possa traduzir manifestao de vontade e produzir efeitos (Ex: nos termos do art. 539 do CC, o silncio pode traduzir aceitao na doao pura). OBS: O negcio para existir, em regra, pressupe uma forma ou um meio pelo qual a vontade se manifeste: verbal, escrita, mmica. A forma um elemento autnomo que no se confunde com a vontade externa. 3.2 Plano de Validade: O art. 104 do CC cuida dos pressupostos de validade do negcio jurdico, porm, ele no completo. Os pressupostos de validade so os pressupostos de existncia adjetivados ou qualificados. Aqui h substantivos + adjetivos. So eles: a) Manifestao de vontade livre e de boa-f; b) Agente capaz e legitimado; c) Objeto lcito, possvel e determinado (ou determinvel); d) Forma livre ou prescrita em Lei. a) Vontade Livre e de Boa-f: Para a validade do negcio jurdico, diferentemente da sua existncia, no suficiente a simples manifestao de vontade, preciso, ainda, que essa manifestao seja livre, isenta de vcios e atenda aos ditames da boa-f objetiva. Quanto reserva mental (ou reticncia essencial), o art. 110 do Cdigo Civil dispe que a manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento. A reserva mental a emisso intencional de uma declarao no querida em seu contedo. Se o destinatrio no tinha conhecimento da reserva mental do autor da manifestao de vontade, tal reserva ser irrelevante e o negcio ser vlido e subsistir nos termos da declarao externada. Porm, se o destinatrio tem conhecimento da reserva mental, o negcio ser nulo, pois estariam agindo com o vcio da simulao (a ser estudado na prxima aula). Com relao interpretao das declaraes de vontade, importante observar as disposies dos art. 112, 113 e 114 do Cdigo Civil, que trazem trs regras basilares de hermenutica dos negcios jurdicos e, por conseguinte, aplicadas aos contratos. Devese ater mais inteno consubstancia na declarao do que ao sentido literal da linguagem. Os negcios jurdicos devem ser interpretados segundo a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao. E, por fim, os negcios jurdicos benficos e a renncia devem ser interpretados restritivamente. b) Agente Capaz e Legitimado: O negcio praticado pelo absolutamente incapaz (art. 3 do CC) sem a devida representao nulo, conforme estabelece o art. 166, I, do CC. O realizado pelo relativamente incapaz sem a correspondente assistncia anulvel (art. 171, I, do CC).

A respeito da capacidade das partes, importante observar que a incapacidade relativa de uma das partes no pode ser invocada pela outra em benefcio prprio, nem aproveita aos cointeressados capazes, salvo se, neste ltimo caso, for indivisvel o objeto do direito ou da obrigao comum (art. 105 do CC). Portanto, os credores ou os devedores solidrios no podem ser privilegiados pela alegao de incapacidade relativa de um dos agentes, posto que tal alegao constitui exceo pessoal, ou seja, uma forma de defesa que somente pode ser alegada por determinada pessoa. Outrossim, o menor relativamente incapaz no pode, para eximir-se de uma obrigao, invocar a sua idade se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte, ou se, no ato de obrigar-se, declarou-se maior. (art. 180 do CC). c) Objeto Lcito, Possvel e Determinado (ou determinvel): Objeto Lcito aquele definido nos limites impostos pela lei, no sendo contrrio aos bons costumes, ordem pblica, boa-f e funo social ou econmica. O objeto ilcito torna nulo o negcio jurdico (art. 166, II, CC). O objeto do negcio jurdico tambm no pode ser impossvel. Essa impossibilidade pode ser fsica ou jurdica. A impossibilidade fsica ocorre quando o objeto no pode ser apropriado ou por alguma limitao ftica a prestao no pode ser cumprida. Por outro lado, a limitao jurdica verifica-se quando a lei veda o contedo do objeto. A impossibilidade do objeto ainda pode ser absoluta ou relativa. Se for absoluta, o negcio jurdico ser nulo (art. 166, II, CC). Entretanto, a impossibilidade relativa do objeto, a depender da sua extenso, pode no afetar a validade do negcio, em homenagem ao princpio da conservao negocial ou contratual. Nesse sentido, o art. 106 do CC estabelece que a impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se for relativa. d) Forma livre ou prescrita em lei: Clvis Bevilqua nos d a noo exata do que vem a ser Forma, quando diz que o conjunto de solenidades, que se devem observar, para que a declarao da vontade tenha eficcia jurdica. o revestimento jurdico, a exteriorizar a declarao de vontade. Esta a substncia do ato, que a forma revela. No Brasil, vigora o princpio da liberdade da forma, nos termos do art. 107 do CC, ou seja, como regra, a validade da declarao de vontade no depende de forma especial, salvo quando a lei a exigir expressamente ou as partes assim convencionarem. Sobre a forma convencionada pelas partes, o art. 109 do CC estabelece que, no negcio jurdico celebrado com a clusula de no valer sem instrumento pblico, este da substncia do ato. Sobre o tema, importante observar o comando do art. 108 do CC, segundo o qual, no dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos

reais sobre imveis de valor superior a 30 vezes o maior salrio mnimo vigente do Pas. Atentem-se para o fato de que este dispositivo dispensa apenas a lavratura de escritura pblica, de modo que tais contratos devem ter um mnimo de formalidade e serem celebrados por escrito, de modo, inclusive, a viabilizar o seu registro no cartrio imobiliria competente, registro do qual, frise-se, no esto dispensados. OBS: Segundo Pablo Stolze, em determinadas situaes, a forma do negcio pode ser exigida ou para efeito de prova em juzo art. 227 do CC (negcio ad probationem) ou ento a forma exigida como pressuposto de validade do prprio negcio art. 108 do CC (negcio ad solemnitatem). 3.3 Plano da Eficcia: Elementos acidentais do negcio jurdico: a) condio; b) termo; c) modo ou encargo. O plano de eficcia do negcio jurdico ser objeto de estudo em captulo prprio.

Planos do Negcio Jurdico:

O primeiro plano que esta plantada no mundo dos fatos (logo, no requer qualquer qualificativo jurdico), o plano da existncia. Neste plano deve se identificar o VOA (presena de Vontade, Objeto e Agente). Se houver uma vontade manifestada, que tenha interesse sobre um objeto (material ou imaterial, no importa) e que de tudo envolva agentes, pessoas, acorrer a plena satisfao deste plano. No importa, deve-se gravar, que o objeto seja ou no lcito, que as pessoas tenham ou no capacidade ou que a vontade no tenha seguido uma formula aceita pelo sistema, pois aqui no h, ainda sistema jurdico. Ainda se esta no plano da existncia, no plano dos fatos. Para que no exista basta que o objeto seja completamente indeterminvel, que no exista agente envolvido ou que no se tenha a manifestao da vontade. Se um terceiro (no a noiva) manifesta o sim em uma cerimnia de casamento, no se trata de ato nulo ou anulvel, mas sim de casamento inexistente (essa situao remete ao exemplo do filme Robin Hood: O Prncipe dos Ladres com Kevin Costner 1991-, em que ocorre exatamente isto em uma cena de casamento, pois o noiva fala sim no lugar da noiva). Uma vez reunidos os elementos de existncia, deve-se passar ao segundo momento. Agora, o acordo ou acontecimento dever passar pelo portal do mundo jurdico, onde ser ou no recebido. So os requisitos de validade, qualificao dos elementos de existncia. A vontade dever ter a forma prescrita ou no proibida em lei; o agente dever ser capaz; o objeto dever ser lcito, possvel e determinado ( ou ao menos determinvel). Importante observar que se le no for recebido ser destrudo, para que se evitem atos sem efeitos da muitos acharem ao requisitos de validade se confundem com elementos da existncia. Se os requisitos de validade forem satisfeitos, o negocio jurdico estar apto produo de efeitos. Estes efeitos, contudo, podem no ocorrer se houver um fator que interfira na eficcia, modulando os efeitos do negcio jurdico. Estes fatores de eficcia so muitos, mas no universo de estudos para a prova da OAB e demais concursos que cobram conhecimentos de Direito Civil deve-se ter em mente as modalidades do negcio jurdico. Aqui, modalidade, no sinnimo de classes ou espcies, mas de mdulos de efeitos. Estas modalidades so conhecidas opor suas trs formas mais famosas, as condies, os termos e os encargos. Condies so fatores de eficcia que podem suspender ou destruir os efeitos de um negcio jurdico em razo de um evento futuro e incerto. Note que a incerteza sempre recai sobre a existncia da do evento, no de quando ir ocorrer. Com os termos acontece o contrrio, pois o termo deve ser de existncia certa, mesmo que ocorra no momento incerto (o que a doutrina chama de termo incerto o melhor exemplo a morte).

? QUESTO: A legitimidade a causa de validade ou de eficcia? Resposta: Veja que boa parte da doutrina moderna classifica a legitimidade como parte dos requisitos de validade. Logo, se no legitimo o agente (por exemplo, no proprietrio do bem) o negocio seria nulo ou anulvel. Ocorre que, de acordo com o Cdigo Civil, se observados os artigos 104 e os que se referem venda a non domino ( como art. 1.268,1 CC) pode-se ver que a ausncia de legitimidade tratada como fator de ineficcia. Patologia do negcio jurdico: deve-se agora estudar todos os efeitos que podem prejudicar o negcio jurdico. Eis a patologia ou vcio do negcio jurdico. Tem-se, assim: Devendo ser escusvel e essencial (recair sobre Erro: percepo falsa do elementos fundamentais realizao do negcio que real. jurdico como caractersticas do objeto, das partes envolvidas ou desconhecimento/compreenso errnea da lei) O falso motivo somente vicia o ato se for declarado como determinante. No gerar vcio no negcio o erro que puder ser sanado atravs dos termos e dados informados, do mesmo modo no haver prejuzo validade do ato se a parte quem se dirige a manifestao de vontade aceitar realizar o ato em conformidade com as perspectivas da parte em erro. Vale destacar que o Exame Unificado 2011.1 tratou do erro em uma de suas questes, trazendo uma das falsas alternativas o erro de clculo, pois no autoriza a anulao do negcio, apenas possibilitando a reviso da declarao (em relao aos valores). Dolo: induo a falsa Para viciar o negcio jurdico, deve ser essencial, percepo da realidade visto que o dolo acidental somente possibilita a soluo da controvrsia em perdas e danos. Deve-se atentar que tanto dolo induzir, quanto permanecer em silncio diante de claro e evidente erro da outra parte (omisso dolosa). O dolo de terceiro somente macula o negcio jurdico (gerando sua anulabilidade) se a outa parte sabia ou devia saber da conduta alheia. Se no for anulado, o prejudicado ter ao de perdas e danos em face do terceiro-agressor. Em se tratando de dolo do representante, vale a regra simples: representante legal ( o representado subsidiariamente responsvel at o limite do proveito que obteve) e do representante convencional ( o representando solidariamente responsvel pelos prejuzos causados responsabilidade in elegendo).

Coao: imposio sobre a vontade alheia, de modo que ela no seja livre.

Leso: distoro do equilbrio econmico da relao.

Para viciar o negcio jurdico deve gerar um termo que rena trs caractersticas: fundado; seja oriundo de um mal iminente e de um mal considervel a pessoa da famlia da parte coacta (se no fizer parte da famlia, o juiz dever apreciar se houve ou no influncia sobre a parte). No caracterizam coao a simples ameaa de exerccio de um direito ou baseado no temor reverencial (casar-se para agradar o pai e a me). Se houver coao de terceiro, segue-se a mesma regra do dolo, inquinando de vcio o negcio se a parte no coagida sabia ou devia saber da coao. Caso contrrio, a parte vitimada ter ao de perdas e danos em face do coator. Sempre que a pessoa realizar um negcio jurdico em razo de forte necessidade patrimonial (estando, por exemplo, em dificuldades financeiras), poder o ato ser viciado. Se houver complementao de valores pela parte beneficiada com leso, no haver anulao do negcio. A fraude presumida em atos de disposio gratuita (tanto liberalidades quanto perdes de dvidas), mas pode alcanar negcio onerosos desde que se trata de insolvncia notria ou outro motivo de eu clara falta de higidez patrimonial. Somente o credor que no possuir garantia real ou pessoal especfica sobre o patrimnio do devedor ter direito a manejar a ao pauliana, que tem por objetivo desconstituir os negcios fraudulentos realizados. Deve-se atentar que no tem este tipo de garantia o credor quirografrio, como tambm o credor cuja a garantia no for suficiente para assegurar a satisfao integral do crdito. O credor deve j o ser ao tempo da atuao em fraude, lembrando-se que somente o ato fraudulento maculado (se foi uma garantia de um credor, em fraude ao demais, o negcio jurdico est mantido, sendo anulvel apenas o acessrio garantia). Nesta patologia a parte ou sua famlia podem estar pessoalmente ameaados (como em uma internao de urgncia, por exemplo), podendo o juiz estender esta proteo em razo de pessoas prximas que no seja familiares do prejudicado.

Fraude contra credores: atitude que visa prejudicar a garantia patrimonial dos credores.

Estado de perigo: situao de perigo pessoal que provoca assuno de condies prejudiciais no negcio jurdico.

Todas estas situaes geram a anulabilidade do negcio jurdico.

QUESTO: E a simulao? Porque no se encontra nesta lista?? Resposta: A simulao, na sistemtica adotada pelo Cdigo Civil de 2002, passou a ser causa de NULIDADE, no mais se apresentando como defeitos do negcio jurdico. Invalidade do negcio jurdico: as diferentes espcies de efeitos e vcios do negcio jurdico (gerando o que os autores chamam de patologia do negcio jurdico) podem provocar, doutrinariamente, trs nveis de efeitos nos negcios. So eles: Inexistncia Em um primeiro nvel, criado pela doutrina (pois no est claro no Cdigo Civil), o negocio se quer chega a existir, pois lhe faltam elementos que provocam a sua inexistncia. Como exemplos, podemos ter o casamento com total ausncia da vontade (algum pega a cabea da noiva e faz um sinal de positivo) ou do contrato de compra e venda em que no se determina o que esta comprando. O casamento entre pessoas do mesmo sexo, por atual entendimento do STF acerca da unio estvel homoafetiva, est sendo aceito ( ao menos atravs da converso de uma unio estvel), no mais serve de exemplo para negocio jurdico inexistente. Negcio jurdico nulo o que agride de forma ampla o sistema jurdico, deixando de considerar o interesse social do ato. Vale frisar que cada negcio jurdico pode possuir causas especificas de nulidade, mas, em todos os casos elas devero estar apresentadas na lei, uma vez que no existe nulidade sem texto expresso. Negcio jurdico anulvel Por fim, vicio pode ser leve, apenas atingindo interesse pessoal, da a possibilidade de que o que anulvel perder esta caracterstica e ser confirmado pelas partes. Ainda, este negcio anulvel pode convalescer, sanar o defeito que possui, passando a ser plenamente vlido. Isso ocorre se, dentro do prazo de ao de anulabilidade, nada for proposto. Aqui uma dica sempre! Sempre que o Cdigo afirmar que um determinado ato anulvel e no fixar prazo para ao, este prazo ser de 2 (dois) anos.

mbito de alcance Qual interesse envolvido? Opera de pleno direito? Quem tem legitimidade para arguir? Alcance tempora da sentena Prazo para propositura da ao

Em resumo: Nulidades Nulidade Pblico Sim Partes, terceiros, Ministrio Pblico e o Juiz (ex officio) Ex tunc No h prazo. O negcio jurdico nulo no convalesce com o tempo. Da se afirmar que ele acaba provocando a inexistncia do ato (pois ele nunca poder produzir efeitos juridicamente aceitos) Arts. 166 e ss. (alm do que estiver disposto na parte especial). No Sim

Anulabilidade Particular No Somente os interessados Ex nunc Sujeita-se a prazo. 4 anos erro, dolo, coao, fraude contra credores, lesa e estado de perigo.

causas

Art. 171 (alm do que estiver disposto na parte especial) Sim No

Pode ser ratificado ( confirmado) pelas partes? Pode ser aproveitado como outro negcio Teoria da converso art. 170 do CC?

Anda mungkin juga menyukai