Anda di halaman 1dari 6

Esta velha angstia, Esta angstia que trago h sculos em mim, Transbordou da vasilha, Em lgrimas, em grandes imaginaes, Em sonhos

em estilo de pesadelo sem terror, Em grandes emoes sbitas sem sentido nenhum. velha angstia sentimento que h muito o acompanha h sculos hiprbole transbordou da vasilha a angstia aumentou de tal forma que se v obrigado a revel-la, no consegue mais conter-se Forma como se revelou a angstia: Em lgrimas Sonhos (pesadelo sem terror) grandes emoes sbitas sem sentido nenhum Grandes imaginaes Anfora - intensifica a dimenso da angstia.

Todo o texto se desenvolve em torno da expresso da angstia do poeta "Esta velha angstia" - a temtica principal. O poeta pretende comunicar que a angstia que o consome real e se vem a desenvolver na profundidade da sua alma:

"a fazer-me pregas na alma!" - v. 9; "que trago h sculos em mim" - v. 2; notar a hiprbole, para mostrar convico, enraizamento da angustia). E infere-se que tal acontece desde a idade da razo, desde quando ele tomou conscincia de si, em termos racionais, pelo modo como o poeta se refere infncia (fase da vida anterior aquisio da conscincia, do acto reflexivo; estado de felicidade e ausncia de pensamento). ______________________________________________________________

Transbordou. Mal sei como conduzir-me na vida Com este mal-estar a fazer-me pregas na alma!

Se ao menos endoidecesse deveras! Mas no: este estar entre, Este quase, Este poder ser que..., Isto. Transbordou A angstia atingiu o ponto mximo

Desorientao do sujeito potico: Mal sei como conduzir-me na vida pregas na alma metfora: a prega uma dobra, sinal de incmodo, significa que algo inverteu o seu estado normal. Desejo de ser inconsciente: Se ao menos endoidecesse deveras! Est quase doido, mas ainda est consciente, o que lhe causa dor.

Repare-se no tom gradativo, na disposio anafrica, na insistncia nos demonstrativos este... Este... Este... Isto (vv. 11 a 14) - e note-se como o ltimo pronome tem valor indefinido, exprimindo a dificuldade que o poeta sente em exteriorizar o seu estado de alma), nas frases por completar, exprimindo hesitao, incerteza, ansiedade (repare-se nas reticncias).

Um internado num manicmio , ao menos, algum, Eu sou um internado num manicmio sem manicmio. Estou doido a frio, Estou lcido e louco, Estou alheio a tudo e igual a todos: Estou dormindo desperto com sonhos que so loucura Porque no so sonhos Estou assim... Comparao com um doente internado num manicmio (2 primeiros versos): Sente que o mundo para ele um manicmio, por isso diz que um internado num manicmio. Mas para os outros no um doente. Alis, para os outros ele no ningum, pois o seu mal de alma no motiva a ateno dos outros, porque para os outros ele no doente (Um internado num manicmio , ao menos, algum,). Estou Estou Estou (anfora) tentativas de definir o seu estado Estou assim - Uso da palavra assim mostra a incapacidade de definir de forma correcta o seu estado. Grande confuso interior

Considera-se possudo de um estado de loucura que o faz sofrer. Da desejar endoidecer deveras (v. 10) ser um louco com direito a manicmio, reconhecido por todos como louco (como algum - v. 15) j que sua loucura ningum atribui o estatuto de loucura. Ele louco mas consciente, quando a loucura pressupor a inconscincia por que o poeta anseia.

Pobre velha casa da minha infncia perdida! Quem te diria que eu me desacolhesse tanto! Que do teu menino? Est maluco. Que de quem dormia sossegado sob o teu tecto provinciano? Est maluco. Quem de quem fui? Est maluco. Hoje quem eu sou. Regresso infncia, a idade da inconscincia, em que foi feliz (infncia perdida) Exclamaes Estado emotivo Interrogao retrica: Que do teu menino? Ou seja, onde est o menino feliz e inconsciente de outrora? Interrogao retrica: Onde est a paz de outrora? (Que de quem dormia sossegado sob o teu tecto provinciano? ) Interrogao retrica: Onde est aquele que fui? (Quem de quem fui? ) Repetio da resposta Est maluco refora a ideia de desorientao, de caos interior.

Uso da terceira pessoa: Mostra que o eu presente j no o eu de antigamente

A conscincia que o domina e faz sofrer leva-o a ansiar uma outra soluo para o seu caso mas isso e impossvel porque ele j no mais a inconscincia da infncia, fase da vida anterior idade da razo.

Se ao menos eu tivesse uma religio qualquer! Por exemplo, por aquele manipanso Que havia em casa, l nessa, trazido de frica. Era feissimo, era grotesco, Mas havia nele a divindade de tudo em que se cr. Se eu pudesse crer num manipanso qualquer Jpiter, Jeov, a Humanidade Qualquer serviria, Pois o que tudo seno o que pensamos de tudo? Exclamao no verso inicia: desejo intenso de possuir f. Se tivesse f no sofreria tanto: Se ao menos eu tivesse uma religio qualquer! F em qualquer coisa, ainda que fosse no manipanso / que havia l em casa Jpiter, Jeov, a Humanidade (enumerao) qualquer crena serviria para aliviar a dor Quem tem f suporta melhor as contrariedades de vida, pois consegue encontrar uma justificao para viver. Interrogao retrica final As coisas so aquilo que fazemos delas; ns construmos as nossas crenas, os nossos significados

A religio "Se ao menos eu tivesse uma religio qualquer" (v. 29) seria uma possibilidade de soluo para o seu caso, mas no ser vivel. As coisas tm para cada um o valor que por cada um lhes atribudo (v. 37).

Estala, corao de vidro pintado! Uso do verbo no imperativo (Estala) Os sentimentos (corao) estavam encobertos pelo vido pintado Chegou a hora de os revelar, de libertar a angstia estala uma forma de aliviar a dor. Metforas: vidro pintado, estala

Para o seu corao de vidro pintado (frgil mas pintado, de transparncia oculta) nenhuma possibilidade seria mais natural do que estalar, partir-se, destruir-se, desaparecer.

Anda mungkin juga menyukai