Anda di halaman 1dari 6

Histria do Budismo Original

O Budismo tem como origem e fundamento os ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buddha (circa sculo VI a.C.). Sua base de argumentao filosfica e psicolgica, deu origem a vrias correntes e escolas. Ainda que nem todas seguindo completamente o sentido original de Buddha, as escolas tradicionais se caracterizam por uma natureza no-violenta, pragmtica em relao s tcnicas de conscientizao e sempre fundamentadas nos trs princpios fundamentais preconizados por Sidharta: - O princpio de Impermanncia (Anitya) - O princpio da Insubstancialidade (da forma: Rupa, agregados: Panca Skanda, percepes: Vedana, idias: Samja, vontade ou volio: Samskara, Conscincia: Vijana), ou no-eu, ou Vazio (Sunyata). - O princpio do Incondicionado, ou Nirvana. Buddha sempre evitou o excesso de intelectualismos e teorias de fundo metafsico, limitando-se a argumentar sobre as caractersticas transitrias e impermanentes dos fenmenos condicionados, e a apontar para o caminho libertrio dos apegos, averses e indiferenas que levam o homem ao sofrimento (Dukkha), caminho esse trilhado individualmente e em conformidade com o sentido do Dharma.

O Theravada (errneamente chamada Hinayana):


Literalmente "O Mais Velho Discurso", caracterizadas pelas escolas do Sudeste Asitico. So escolas de tendncia monstica, cujas bases argumentativas se fundamentam nos textos mais originais do pensamento de Buddha, escritos aps cerca de 700 sculos de transmisso oral. Adendo: de se notar que o primeiro texto impresso encontrado no mundo, ainda antes mesmo da inveno da impresso tipogrfica, foi um texto buddhista: o Sutra do Diamante, achado em Tunghuang e datando do sculo 868. A linha Theravada vem a ser uma escola profundamente associada pratica, e sua natureza muito pouco devocional (se que tal aspecto existe), e despojada de ritos complexos. Possui uma tendncia argumentativa que, se no for vista com cuidado, pode levar a excessos racionais, mas seus conceitos so de extrema pertinncia e importncia. Considero tal linha a mais original ao discurso de Buddha. Dentre os textos da tradio Theravada podemos destacar os Trs Pitakas: Vinaygua Pitaka, o Abhidhamma Pitaka e o Sutta Nipatha (neste, temos dentro de seus Nikaya - as cinco partes em que se divide - o Dharmapada - ou em Pli, Dhammapada - e o Atthaka). No theravada, os textos mantm a lngua em que provavelmente Buddha usou em suas pregaes: o Pli.

O Mahayana:
O formalismo de algumas linhas Theravada, e a tendncia lamentavelmente humana em se prender aos aspectos rgidos e/ou excessivamente dogmticos nas filosofias espirituais levou no Budismo ao desenvolvimento das linhas Mahayana, cujos objetivos - pelo menos em teoria - eram ampliar o sentido dos ensinamentos de Buddha. Para realizar isso o Mahayana se caracteriza em desenvolver o conceito da Compaixo,

fundamentando sua argumentao na transmisso do Dharma para todos, leigos ou no. A partir disso o Mahayana desenvolve toda uma mstica sagrada de natureza eminentemente devocional, onde um grande nmero de Buddhas e Bodhisattvas, todos de natureza mtica sagrada, e um panteo de divindades sobre-humanas vieram a compor estas linhas, difundidas em vrias partes do Norte e extremo Leste da sia. Ao contrrio do sentido Theravada, as linhas Mahayana possuem um sem-nmero de msticas, metafsicas e ritos baseados na devoo aos Buddhas e Bodhisattvas, tais como os Buddhas Amitabha, Maitreya, Bhaisajya-Guru, Avalokiteshvara, e Bodhisattvas como o Ksitigarbha. Logo, em funo da natureza extremamente complexa desta mtica sagrada, a figura de Gautama Buddha torna-se um tanto eclipsada. Se no Budismo mais antigo do Theravada a figura de Shakyamuni Buddha se mantm em sua posio como fundador do Budismo, nas linhas Mahayana ele to-somente mais um dos Buddhas, ainda que em posio destacada e s vezes de "liderana" de todos os seres sagrados. Os primeiros textos/Sutras do Mahayana so os Praja: destaco como exemplo os importantssimos Maha Prajnaparamita Hrdaya Sutra (Sutra do Corao) e o Vajracchedika (Sutra do Diamante). Dos Sutras secundrios destaco o Sadharma Pundarika Sutra (Sutra do Ltus da Boa Lei), sutra introduzido na China e importante nas escolas Tien-tai (Tendai), Ch'an (Zen) e na escola posterior japonesa Nichiren. Outro texto importante o Vimalakirti-Nirdesa, e tambm o da Terra Pura (Sukhavati). Podemos organizar da seguinte forma as linhas Mahayana:

Budismo Tntrico e Tntrico Tibetano:


o Vajrayana (Sc. VI), desenvolvido na ndia. De forte base tntrica, de prticas de magia e frmulas mntricas. Foi levada no Sculo VII ao Tibet, onde se mesclou com as seitas Bn-po Tibetanas, dando origem ao Budismo Tntrico Tibetano, hoje em voga. No sculo XIII o Budismo tntrico, assim como o Budismo como um todo, foi praticamente destrudo na ndia com o advento das invases muulmanas na regio.

Budismo Chins:
Escola do Ltus - Ou Tien-Tai, a Escola Devocional de Terra Pura e a Escola dos Mistrios, uma forma Chinesa do Budismo Tntrico. Escola Ch'an - Ou Zen, a mais destacada das escolas chinesas, chegando China trazida pelo patriarca Bodhidharma (circa 500 d.C.). Sua figura objeto de controvrsias (se existiu ou no), mas claro que o Ch'an surgiu na poca datada como associada a este monge indiano, do cl dos Kshatryas. Ao contrrio das escolas msticas mahayana, podemos dizer que o Zen a linha Mahayana que mais procura retornar aos ensinamentos originais de Buddha - pelo menos na sua origem. Bodhidharma pretendeu estabelecer uma prtica e filosofia buddhista fundamentada no Dhyana ou meditao, mas tal prtica era bem menos enfatizada do que no Zen mais moderno, j preso a um rgido cdigo de conduta. Sua base era puramente reflexiva e voltada para o descondicionamento quase radical com os aspectos intelectuais de estudo e compreenso da Vida. Ele no se preocupou em "criar" uma escola, mas seus ensinamentos - como natural na tendncia institucional humana - foram aos poucos se fundindo em uma organizao chamada de Ch'an, aps sua morte.

O Zen original era extremamente ligado filosofia Taosta (no confundir com a religio de mesmo nome), e portanto sua argumentao muito despojada de aspectos rgidos e dogmticos. Os primeiros patriarcas aps o semi-mtico Bodhidharma (Seng-Ts'an, Hui-Neng, Shen-Hui, Ma-tsu, e mesmo Lin-Chi) raramente enfatizavam o Zazen, chegando mesmo a descart-lo como no to necessrio. O enfoque era no insight intuitivo, resultante do Wen-ta ou em "perguntas e respostas" visando perplexidade no intelecto, da racionalidade, com o objetivo de levar a mente ao estado de tranqilidade. Suas mais importantes divises so Soto e Rinzai. Outra diviso menor a Obaku.

Budismo Japons:
Escola Tendai - Introduzida por Denkyo Daishi (767-822). Originria da China, possui como caracterstica o ecletismo entre a linha Tien-Tai, baseada no Sutra do Ltus, a linha Zen, a Terra Pura e o Budismo Tntrico. Escola Shingon - Introduzida por Kukai (774-835). o Budismo tntrico ou esotrico. Kukai foi tambm um educador e poeta, assim como filsofo e pintor. Escola Zen - J analisada antes, o Zen japons inicialmente produziu grandes pensadores e mestres, profundamente fecundos nos aspectos no-dualistas (Advaita) originais do Zen. As linhas Soto(esta tipicamente japonesa), Rinzai e Obaku so as representadas na cultura japonesa. No Japo o Zen Soto assume, em poca mais recente, com mais nfase uma organizao rgida e pouco afeita aos aspectos advaita que caracterizou o Ch'an original, o que leva hoje em dia a muitas crticas. Linhas devocionais - Aqui temos, pela primeira vez no Budismo, o surgimento de doutrinas baseadas na "F Devocional", portanto diversas ao discurso original buddhista que preconiza a realizao atravs da conscincia pessoal baseada no "Ato". Escola Devocional da Terra Pura - Fundada por Honen (1133-1212). Honen afirmava que o caminho para a "salvao" era a recitao devota do nome de Amitabha (Amito-fo) atravs da frmula "Namu Amida Butsu", ou Nembutsu. Verdadeira Escola Devocional da Terra Pura - Fundada por Shinran (1173-1262). Este afirmava que o homem era originalmente mesquinho e corrompido, incapaz de atingir a sabedoria por si mesmo. Devia portanto ter completa f na "graa salvadora" do Buddha Amida. Um texto importante desta linha o Tannisho. Escola Nichiren - Fundada por Nichiren (1222-1282), um monge que preconizava a reforma da escola Tendai, expurgando-lhe todo o sincretismo e levando-a a uma doutrina de "salvao" atravs da f na recitao do Sutra do Ltus, que a posteriori foi resumida na frmula "Namu MyoHo Rengue Kyo", ou MyoHo Rengue Kyo" (algo como "louvamos o Sutra do Ltus"). Infelizmente, a doutrina de Nichiren era impregnada de ardor nacionalista japons e muito presa aos aspectos rgidos da cultura japonesa. Isso resultou em graves distrbios na poca, e esta escola hoje em dia pode ser considerada a de grande rigor devocional.

Etica Budista

1. No idolatrar nenhuma doutrina, teoria ou ideologia, seja qual for, incluindo o Budismo. Os sistemas de pensamento budistas deveriam ser considerados como guias para a prtica e no como a verdade absoluta.

2. No imaginar-se possuidor de um saber imutvel ou da verdade absoluta. Deve-se evitar a estreiteza mental e o apego aos prprios pontos de vista. Aprender e praticar a estrada do desapego com o propsito de permanecer aberto aos pontos de vista dos outros. A verdade s pode ser encontrada na vida e no nos conceitos. fundamental estar disposto a continuar aprendendo durante toda vida e observar a vida em si mesmo no mundo.

3. No forar os outros, incluindo as crianas, a adotar nossos pontos de vista por quaisquer meios sejam quais forem: autoridade, ameaa, dinheiro, propaganda ou educao. Respeitar as diferenas entre os seres humanos e a liberdade de opinio de cada um. Saber, porm, usar o dilogo para ajudar aos outros a renunciar ao fanatismo e estreiteza de esprito.

4. No evitar o contato com o sofrimento nem fechar os olhos ante ele. No perder a plena conscincia da existncia do sofrimento no mundo. Encontrar meios de aproximao dos que sofrem, seja por contatos pessoais, visitas, imagens, sons... Despertar em si e nos demais a conscincia da realidade do sofrimento no mundo.

5. No acumular dinheiro nem nenhum bem quando milhes de seres sofrem fome. No converter a glria, o lucro, a riqueza ou os prazeres sensuais em metas de vida. Viver simplesmente e compartilhar o tempo, a energia e seus recursos pessoais com aqueles que esto na necessidade.

6. No conservar a raiva ou o dio em si. Aprender a examinar e a transformar a raiva e o dio quando eles ainda no so nada mais que sementes nas profundezas da conscincia. Quando a raiva e o dio se manifestarem, devemos enfocar a ateno na respirao e observar de maneira intensa com o propsito de ver e compreender a natureza desta raiva ou dio, assim como tambm a natureza das pessoas que supostamente so a sua causa. Aprender a olhar os seres com os olhos da compaixo.

7. No perder-se deixando-se levar pela distrao ou pelos acontecimentos externos. Praticar a respirao consciente e enfocar a ateno no que est acontecendo neste momento presente. Entrar em contato tudo aquilo que seja maravilhoso, pleno de vigor e de frescor. Semear em a si as sementes da paz, de felicidade e da compreenso com o propsito de ajudar o processo de transformao nas profundezas da conscincia.

8. No pronunciar palavras que possam semear a discrdia e causar a desarmonia da comunidade. Por palavras serenas e com atos apaziguadores, fazer todo o esforo possvel para reconciliar e resolver todos os conflitos, por menores que sejam.

9. No dizer falsidades para preservar o prprio interesse ou impressionar a outrem. No pronunciar palavras que semeiem a diviso e o dio. No difundir notcias sem a segurana de que elas esto certas. No criticar nem condenar aquilo sobre o que no se est seguro. Sempre falar com honestidade e de um modo construtivo. Ter a coragem de dizer a verdade sobre as situaes injustas mesmo que nossa prpria segurana esteja ameaada.

10. No usar a comunidade religiosa para o interesse pessoal nem transform-la em partido poltico. A comunidade em que se vive deve sem embargo ter uma posio clara contra a opresso e a injustia e esforar-se para alterar a situao sem comprometer-se em conflitos partidrios.

11. No exercer profisses que podem causar dano para os seres humanos ou natureza. No investir nas companhias que exploram os seres humanos. Escolher uma ocupao que ajude a realizar o prprio ideal de vida com compaixo.

12. No matar. No permitir que outros matem. Procurar todos os meios possveis para proteger a vida e prevenir a guerra. Trabalhar para o estabelecimento da paz.

13. No querer possuir qualquer coisa que pertena a outrem. Respeitar os bem dos outros, mas procurar impedir qualquer enriquecimento custa do sofrimento de outros seres vivos.

14. No maltratar o corpo. Aprender a respeit-lo. No consider-lo unicamente como um instrumento. Preservar a energia vital (sexual, respiratria e do sistema nervoso) pela prtica do Caminho. A expresso sexual no se justifica sem amor profundo e sem compromisso. Concernente s relaes sexuais, tomar conscincia do sofrimento que pode ser causado a outras pessoas no futuro. Para preservar a felicidade dos outros necessrio respeitar seus direitos e compromissos. Ser completamente consciente da prpria responsabilidade no momento de decidir trazer para o mundo novos seres. Meditar sobre o mundo para o qual ns trazemos estes seres.

Treinamento Budista
O Primeiro Treinamento da Plena Conscincia:
Atento ao sofrimento causado pela destruio da vida, eu me comprometo a cultivar a compaixo e aprender modos de proteger as vidas das pessoas, animais, plantas e minerais. Eu estou empenhado em no matar, no permitir que outros matem, e no tolerar qualquer ato de matana no mundo, seja em meus pensamentos, seja em meu modo de vida.

O Segundo Treinamento da Plena Conscincia:


Atento ao sofrimento causado pela explorao, injustia social, roubo e opresso, eu me comprometo a cultivar o amor pleno e aprender modos de trabalhar pelo bem estar das pessoas, animais, plantas e minerais. Eu me comprometo a praticar a generosidade compartilhando meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que esto em real necessidade. Estou empenhado em no roubar e no possuir nada que deveria pertencer a outros. Eu respeitarei a

propriedade alheia, mas procurarei impedir que outros lucrem com o sofrimento humano ou com o sofrimento de outras espcies na Terra.

O Terceiro Treinamento da Plena Conscincia:


Atento ao sofrimento causado pela m conduta sexual, eu me comprometo a cultivar a responsabilidade, e aprender modos de proteger a segurana e integridade de indivduos, casais, famlias e da sociedade. Eu estou empenhado a no me envolver em relaes sexuais sem amor e sem um compromisso duradouro. Para preservar a felicidade de mim mesmo e de outros, estou determinado a respeitar meus compromissos e os compromissos alheios. Farei tudo em meu poder para proteger as crianas do abuso sexual, e para impedir que casais e famlias sejam separados devido m conduta sexual.

O Quarto Treinamento da Plena Conscincia:


Atento ao sofrimento causado pela fala imprpria e pela inabilidade de escutar aos outros, eu me comprometo a cultivar a fala amorosa e a escuta atenciosa, de modo a trazer alegria e felicidade para os outros e assim alivi-los de seu sofrimento. Sabendo que as palavras podem criar tanto felicidade como sofrimento, eu prometo aprender a falar sinceramente, com palavras que inspirem autoconfiana, alegria e esperana. Estou empenhando a no divulgar notcias que eu no saiba serem corretas e a no criticar ou condenar coisas das quais no estou seguro. Eu me absterei de articular palavras que possam causar diviso ou discrdia, ou que possam causar danos s famlias ou comunidade. Eu farei todos os esforos para reconciliar e solucionar todos os conflitos, mesmo os insignificantes.

O Quinto Treinamento da Plena Conscincia:


Atento ao sofrimento causado pelo consumo imprprio, eu me comprometo a cultivar a boa sade fsica e mental para mim, minha famlia, e minha sociedade, praticando os atos de comer, beber e consumir coisas de forma consciente. Eu me comprometo a ingerir apenas aquilo que preserve a paz, o bem-estar e o prazer em meu corpo, em minha conscincia, e no corpo e conscincia coletivos de minha famlia e da sociedade. Eu estou empenhado em no usar lcool ou qualquer outro intoxicante, e no consumir alimentos ou outros produtos que contenham venenos, tais como certos programas de televiso, revistas, livros, filmes e tipos de conversa. Eu estou consciente de que danificar meu corpo ou minha conscincia com estes venenos como trair meus antepassados, meus pais, minha sociedade e as geraes futuras. Eu trabalharei para transformar a violncia, o medo, a raiva e a confuso em mim e na sociedade praticando um regime de vida em meu benefcio e em prol da sociedade. Eu entendo que um regime de vida correto vem a ser crucial para a auto-transformao e para a transformao da sociedade.

Anda mungkin juga menyukai