Anda di halaman 1dari 14

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 1 of 14

PESQUISAR BLOG

SINALIZAR BLOG

Prximo blog

Criar um blog | Login

A Fsica se Move
Artigos sobre as ltimas descobertas da fsica numa linguagem acessvel a no-fsicos, intercalados com notas sobre fsica em geral, incluindo assuntos relacionados, como impactos da fsica na sociedade, na poltica, nas relaes internacionais etc.

SBADO, 7 DE MARO DE 2009

Quem sou eu
Roberto Belisrio

O que mecnica quntica?


A mecnica quntica revolucionou nossas noes de energia, matria e causalidade. O que pensvamos ser partculas no so partculas nem ondas, mas comportam-se ora como uns, ora como outros. A natureza parece ser intrinsecamente indeterminista e s nos possvel prever mdias e probabilidades. No entanto, ao nosso redor h inmeras tecnologias baseadas na mecnica quntica, como computadores, DVDs e CDs. No final do sculo XIX, vrios fenmenos fsicos pareciam no poder ser explicados pela fsica da poca, hoje chamada fsica clssica ou newtoniana. Relacionavam-se com a luz, o calor, os tomos etc. Para dar conta desses fenmenos, toda a fsica newtoniana teve que ser substituda. O resultado foi o que se chama hoje fsica moderna. Inicialmente, ela era constituda pelas teorias da relatividade (especial e geral) e pela mecnica quntica. A revoluo da fsica moderna foi muito profunda. Conceitos caros como os de espao, tempo, matria e causalidade tiveram que ser revistos. H muitas caractersticas importantes da mecnica quntica diferentes da fsica clssica, mas vou ater-me aqui a apenas quatro, que talvez possam resumir a essncia do seu contedo: 1. 2. 3. 4. a quantizao da energia o salto quntico a dualidade onda-partcula o indeterminismo

Tenho formao em fsica, com doutorado pela Unicamp na rea de Fsica Atmica e Molecular, e especializao em jornalismo cientfico pelo Labjor. Tambm me interesso por histria e relaes internacionais. Visualizar meu perfil completo

Temas (B) e Assuntos (C)


A - ndice (1) B - Artigos (4) B - Cooperao cientfica internacional (3) B - Crtica/Opinio (2) B - Filosofia e mtodos da cincia (2) B - O que ... (2) B - Pesquisas recentes (3) B - Poltica de C e T (4) B - Relaes internacionais (3) C - Computao quntica (1) C - Emaranhamento quntico (1) C - Energia elica (1) C - Energia nuclear (2) C - Fsica quntica (1) C - Microeletrnica (1) C - Mudanas climticas (3) C - Partculas elementares (1) C - Relatividade (1) C - Temperaturas ultra-baixas (1)

1. A quantizao da energia Na histria da mecnica quntica, esta foi a primeira de suas caracterstica a ser abordada teoricamente. A quantizao da energia diz simplesmente que, em certas situaes, a energia s pode ter certos valores digamos, 10, 20 e 30 calorias estando proibidos os valores intermedirios. Sabemos hoje que isso acontece em casos onde h partculas presas, ou ligadas como os eltrons em um tomo. Eltrons livres podem ter qualquer energia. Veja a figura abaixo:

Links Interessantes
Blog da Scientific American Brasil Biblioteca de Cincias Mrio Schenberg Curiofsica - A Fsica para no-fsicos Ciencialist (Lista de discusso sobre

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 2 of 14

cincia) Livro Fsica Moderna Experimental (Vdeos de experimentos) Feira de Cincias (Experimentos com materiais simples) Ponto Cincia (Experimentos com materiais simples) FsicaNet (Foco no contedo educacional) Pion (timo site de divulgao da Sociedade Brasileira de Fsica)

Outros blogs interessantes


Divulgar CIncia (metablog) Podcast da palestra Dinossauros e outros fsseis como testemunhos de evoluo
3 horas atrs

esquerda, energias para um eltron livre: todos os valores so permitidos. direita, energias para um eltron ligado: s alguns valores so permitidos.

O exemplo dado acima, das 10, 20 e 30 calorias, irreal, porque as diferenas entre os nveis de energia so muito pequenas, prximas das energias tpicas de tomos e partculas subatmicas. Por isso, no mundo macroscpico, parece que a energia sempre contnua, sem valores proibidos. Mas, no mundo atmico e subatmico, a quantizao da energia algo a ser levado em conta sempre. Alm disso, as distncias entre os diversos nveis no so sempre os mesmos. Dependem da situao. As energias permitidas para um eltron em uma molcula de hidrognio so diferentes das para um eltron em uma molcula de oxignio apesar dos dois eltrons serem idnticos. A diferena entre dois nveis energticos chamada quantum. O plural quanta, pois uma palavra do latim. Como se chegou a essas concluses A origem desse conhecimento est nos estudos de Planck de 1900 sobre a emisso de luz por corpos aquecidos (melhor dizendo, um tipo especial dela, cujo curioso nome tcnico radiao de corpo negro). Isso algo que vemos todos os dias (pense num metal incandescente, como o filamento da lmpada acesa ao lado), mas o problema que Planck atacou era bastante dramtico: feitas as contas com a fsica clssica, a energia da luz emitida dava infinita! Isso no poderia ser possvel caso contrrio, qualquer metalzinho incandescente seria capaz de fritar todo o Universo... O problema foi resolvido quando Planck sups que a luz no era emitida continuamente, mas em pacotes de energia. Esses quanta de luz vieram, depois, a serem chamados ftons. Mais tarde, mostrou-se que a luz em si era constituda de ftons, e no quando era emitida pelos tomos. Outras pessoas passaram a aplicar conceitos semelhantes em outros problemas at ento insolveis, como Niels Bohr, que em 1913 fez uma nova teoria sobre a estrutura atmica e mostrou que a energia dos eltrons nos tomos tambm est quantizada. Posteriormente, mostrouse que a quantizao da energia acontece com qualquer partcula ligada.

Glon /blog Einstein - History Channel


2 dias atrs

2Physics Multipolar Post Minkowskian and Post Newtonian Toolkits for Gravitational Radiation
2 dias atrs

Em Sntese (sobre qumica) Guia dos elementos qumicos


5 dias atrs

100nexos Darwinspeak
1 semana atrs

Arquivo do blog
2009 (16) Maro (7) A volta da energia nuclear Reino Unido e Brasil: parceria para inovao anti-... A megafsica mega-internacional e o estranho mundo... O que mecnica quntica? Quem no inova, se trumbica ndice das matrias Aquecimento global: verdade ou mentira? Fevereiro (9)

Seguidores

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 3 of 14

Tudo isso interessante, mas no parece ser suficiente para alterar toda a fsica clssica. Porm, os desdobramentos da hiptese quntica de Planck foram tremendos e atingiram a fsica quase toda. Por um quarto de sculo, os cientistas exploraram esses desdobramentos at que, em 1924, conseguiu-se formular uma teoria quntica completa no s da luz ou dos tomos, mas uma fsica nova inteira. No resto deste texto, mostrarei alguns dos principais desdobramentos da teoria dos quanta e como eles levam a alteraes radicais na nossa maneira de ver o mundo. Usarei como guia cinco perguntas que aparecem naturalmente por causa da teoria de Planck. 2. O salto quntico Primeira pergunta: se h tantos casos em que valores intermedirios de energia no so permitidos, como ento possvel aumentar a energia de qualquer coisa? Acontece que ela pode ir de um nvel para outro sem passar pelos valores intermedirios. Usando nosso exemplo irreal, vai de 10 para 20 calorias sem passar por 11, 12, por nenhum deles. A isto se chama salto quntico. O salto quntico foi estabelecido como hiptese em 1913 por Niel Bohr para os eltrons de um tomo de hidrognio, mas as previses de sua teoria conseguiam descrever aspectos da luz emitida por esses tomos que eram inexplicveis pela fsica clssica. Mais tarde, mostrou-se que estados ligados em qualquer situao funcionam assim. A figura abaixo esquematiza um eltron em um tomo que absorve luz. Um exemplo comum acontece no interruptor de luz, que feito de um material fluorescente ou seja, que absorve luz, mantm-na durante algum tempo e depois a reemite. Por isso ele parece brilhar no escuro: ele continua reemitindo luz at acabar a que absorvia enquanto o ambiente estava iluminado.

Seguir ou Fazer login


Seguidores (2)

Participe e conecte-se aos seus amigos!

Visitantes

Ora, quando absorvem luz, o que os eltrons absorvem energia luminosa e, assim, aumentam sua energia. Por isso, o eltron s absorve a luz se o fton que chegar tiver energia suficiente para que esse eltron possa saltar de um nvel energtico para outro. Seno, ele no absorve e o fton passa inclume. O mesmo acontece quando emite luz: s emite a energia necessria para passar de um nvel energtico para outro de menor energia. Emite a luz, portanto, em pacotes: os ftons que Planck estudou. Nada disso acontecia na fsica clssica: o eltron poderia absorver ou emitir

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 4 of 14

qualquer quantidade de energia. 3. A dualidade onda-partcula Segunda pergunta: na poca de Planck, j havia uma teoria sobre a luz, que dizia que ela era constituda de ondas. Isso era conhecido desde a virada do sculo XVIII para o XIX e j havia sido fartamente confirmado por observaes cuidadosas. Mas a teoria quntica diz que a energia luminosa se distribui em pequenos pacotes. Como compatibilizar as duas vises? Nos anos seguintes descoberta de Planck, essa pergunta foi adquirindo tons muito mais dramticos, pois havia indicaes de que os ftons se comportavam como partculas de fato! Isso foi cabalmente demonstrado em 1923 por um experimento de Arthur Compton sobre colises entre ftons e eltrons. Os eltrons eram desviados de suas trajetrias como se tivessem sido atingidos por corpsculos como em choques de bolas de bilhar. Ora, eu disse acima que j se sabia que a luz era constituda de ondas. Agora, eis que essa viso no funciona mais e a suposio de que ela constituda por um fluxo de partculas que passa a funcionar... Como pode ser possvel? No faz sentido alguma coisa ser onda e partcula ao mesmo tempo...! A soluo para isso no foi fcil. Hoje sabemos que a luz no onda nem um fluxo de partculas: ela alguma outra coisa, que exibe algumas caractersticas de um fluxo de partculas em certas situaes e de ondas em outras. A esse comportamento d-se o nome de dualidade ondapartcula. Em geral, a luz se comporta como onda enquanto est em trnsito e apresenta caractersticas de partculas quando interage com a matria (como quando absorvida por tomos). O site do Wikipedia em espanhol teve uma idia muito interessante para explicar a dualidade onda-partcula. Ilustrou com a figura abaixo como o mesmo objeto pode se manifestar de uma forma se visto sob um certo ngulo e de outra se visto sob outro ngulo. Um cilindro produz uma sombra quadrada em uma parede e circular na outra. Se vemos s a sombra, parecer uma contradio: como algo pode ser redondo e quadrado ao mesmo tempo? No um crculo nem um quadrado: ele uma outra entidade (um cilindro), mas que se manifesta como um quadrado ou como um crculo, dependendo da situao. Mas cuidado: isto apenas uma analogia. Tanto as ondas como as partculas e as entidades nem-ondas-nem-partculas esto no espao tridimensional comum.

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 5 of 14

Ondas de matria Terceira pergunta: Bem, uma coisa que se pensava que era onda, a luz, era uma entidade dual. E quanto s coisas que se pensava que eram partculas, como os eltrons? Pois bem: logo descobriu-se que essa dualidade era uma caracterstica geral. Todas as partculas no so propriamente corpsculos no sentido tradicional, mas entidades que se comportam como ondas em certas situaes e como partculas em outras. Jamais como ambas simultaneamente. Quanto maior a massa da partcula, mais pronunciado o comportamento de corpsculo e menos o comportamento de onda. Para um eltron que to pequeno que um dos constituintes dos tomos j foi muito difcil detectar seu comportamento ondulatrio, observado pela primeira vez em 1927 pelos fsicos Clinton Davisson e Lester Germer. Em 1999, conseguiu-se observar fenmenos ondulatrios na molcula de fulereno, que tem 60 tomos de carbono. Dito assim, pode parecer que a todos os eltrons corresponde uma onda e essa onda seria sempre a mesma. Afinal, todos os eltrons so idnticos. Mas no assim. O tipo de onda no depende apenas da partcula em si, mas tambm da situao em que se encontra. Por exemplo, a freqncia da onda se relaciona com a velocidade do eltron. Eltrons velozes tm ondas associadas com freqncia mais alta que eltrons mais lentos. Num caso mais geral, as ondas associadas s partculas identificam no s a partcula, mas tambm o estado em que se encontra. Veja a figura abaixo:

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 6 of 14

Esse significado dessas ondas s foi esclarecido depois que Werner Heisenberg e Erwin Schrdinger conseguiram construir uma teoria final da mecnica quntica, em 1924 e 1925, aps um quarto de sculo em que vrios grandes fsicos tatearam e tentaram construir toda uma nova mecnica a partir de alguns poucos dados experimentais. Na verdade, foram duas teorias finais, uma de cada autor, mas mostrouse logo que eram equivalentes. Elas foram construdas a partir de um conjunto de suposies fsicas e matemticas que foram parecendo mais plausveis medida que foram sendo feitas as pesquisas anteriores. A relao entre onda e estados fsicos vem dessa teoria final. Atualmente, usa-se uma mistura das duas, e isso o que se chama hoje de mecnica quntica. Ela vem sendo usada para inmeras situaes fsicas com enorme sucesso. O experimento das duas fendas: quando partcula e onda se encontram Eu disse que a luz e as partculas subatmicas sempre se comportam ou como onda ou como corpsculo, nunca como ambos ao mesmo tempo. Mas difcil resistir a imaginar uma situao onde os dois comportamentos se encontram de alguma forma, para ver o que pode acontecer! Seria possvel fazer com que os dois comportamentos apaream na mesma partcula e no mesmo experimento, ainda que em momentos diferentes? O que acontece numa situao dessas? Isso possvel. Vejamos uma situao assim: o experimento das duas fendas. Neste momento, melhor falar mais por figuras do que por palavras. No experimento, joga-se luz sobre um anteparo com duas fendas estreitas, como na figura abaixo. A luz que passa pelos dois orifcios incide sobre uma placa fotogrfica. Aqui, uma vela produz a luz, que passa por um primeira fenda num primeiro anteparo para tornar-se mais uniforme (a luz provinda de uma fonte com forma de ponto mais uniforme que a vinda de um objeto extenso e de formato complicado). Depois, esta luz mais uniforme passa sobre as tais duas fendas.

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 7 of 14

Bem, ento, depois das fendas, temos duas ondas luminosas que se encontram no espao. Acontece que, quando duas ondas se encontram, elas interferem. Podem somar-se ou cancelar-se, como mostra a figura abaixo:

esquerda, duas ondas que se encontram se somam e produzem uma onda mais intensa. direita, as duas ondas se encontram defasadas, de modo que se cancelam.

A interferncia que acontece com as ondas depois dos dois orifcios e antes da placa est esquematizada nesta outra figura:

Como se pode ver, em certas regies, as ondas se somam. Essas regies aparecem mais claras Em outras, elas se subtraem. Essas aparecem mais escuras O resultado que, na placa fotogrfica, aparecero faixas claras e escuras, como na figura:

At a, tudo bem. Isso um fenmeno que s acontece com ondas.

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 8 of 14

Acontece que eu disse acima que a luz composta de pequenos pacotes de energia chamados ftons. Ento, quando colocamos um filme fotogrfico com sensibilidade suficiente, podemos ver como essas faixas so formadas com o tempo. Veja esta figura, que mostra cinco momentos diferentes da formao dessas faixas:

A coisa extraordinria aqui que, se as faixas existem, que houve interferncia depois dos dois orifcios e, assim, a luz comportou-se como onda. Porm, se ela aparece como pontos na placa fotogrfica, que comportou-se de forma localizada, como se fosse corpsculos! J existe tecnologia para fazer isso com um fton de cada vez. O mesmo fton se comporta como ondas em um momento e como partcula em outro! (No h contradio porque ele no faz as duas coisas ao mesmo tempo.) 4. O indeterminismo: uma teoria probabilista Quarta pergunta: H um paradoxo interessante no experimento das duas fendas. A onda luminosa ocupa uma regio do espao, como mostrado nas primeiras figuras. Porm, um fton manifesta-se como um ponto na placa fotogrfica, que ocupa uma pequena regio do espao em certo local especfico. Se a luz se comportava como onda antes de atingir a placa, o que determinou que ela escolhesse um ponto especfico para se manifestar como partcula e no um outro qualquer? Pode-se imaginar que, com a teoria da mecnica quntica, seria possvel calcular em que ponto o fton apareceria. Porm, no o caso! No h nenhuma indicao nas equaes que permita tal tipo de previso. Apesar disso, a teoria prev mdias com grande sucesso, e tambm probabilidades. Tome-se um conjunto grande de ftons (ou de eltrons ou de prtons etc.) e seu comportamento mdio ser previsto muito bem pela teoria, ainda que, sobre seus comportamentos individuais, ela s fornea probabilidades. Isso bem diferente do que acontece com a fsica clssica. Se supusermos que um eltron est, em certo momento, viajando no espao vazio a 100 km/h e tambm que sua velocidade constante, ento a fsica clssica nos diz que dali a uma hora ele estar a exatamente 100 quilmetros de distncia de onde estava antes. Mas a fsica quntica no produz afirmaes assim. Ela diz algo como: h probabilidade de 80% de o eltron dever estar entre 90 e 110 km de onde estava. Esses nmeros dependem da situao, mas podem acontecer exatamente esses que eu citei. Essas probabilidades esto diretamente relacionadas com as ondas associadas s partculas. Quando as ondas-partculas interagem com a matria, elas se manifestam (como corpsculos) mais provavelmente nas regies onde as ondas so mais intensas. E vice-versa.

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 9 of 14

Nem todas as ondas qunticas tm forma de "cobrinhas". Acima, as ondas correspondentes ao eltron de um tomo de hidrognio para diferentes energias deste eltron. Nas partes mais claras maior a probabilidade de esse eltron ser encontrado, caso algum decida detect-lo.

Tudo isso pode no parecer to estranho, pois, afinal, estamos acostumados com situaes onde s conseguimos prever mdias. Se jogarmos uma moeda vrias vezes, a tendncia cair cara 50% das vezes e coroa 50% das vezes, com alguma variaozinha. No podemos prever, porm, se uma jogada individual produzir cara ou coroa. A diferena com a situao quntica que, no caso da moeda, a teoria a mecnica clssica tem instrumentos tericos para se fazer previses exatas sobre uma jogada individual. Se soubermos com bastante preciso a velocidade inicial da moeda, a rapidez com que gira, sua posio inicial e a direo inicial do seu movimento, podemos prever com exatido qual lado sair para cima. No podemos na prtica porque no conhecemos essas condies iniciais todas com preciso suficiente e no porque a teoria no contenha instrumentos para faz-lo. Tanto que, se algum jogar a moeda com cuidado, pode fazer com que ela d duas voltas exatas enquanto cai e, assim, prever se dar cara ou cora e ganhar desonestamente. Nesse caso, ele foi capaz de fazer uma previso exata a partir do conhecimento preciso da situao inicial da moeda e da fora com que foi jogada. J a mecnica quntica no produz resultados exatos nem mesmo quando se sabe com preciso a situao inicial de uma partcula subatmica. Voltando ao exemplo do experimento das duas fendas, com os ftons atingindo a placa fotogrfica: a mecnica quntica consegue prever com grande preciso o padro de listras na placa, mas no onde aparecer cada ponto que vai formando as listas com o tempo (veja a ltima figura do experimento das duas fendas). Deus joga dados? Quinta pergunta: A coisa extraordinria que, apesar de a mecnica quntica no ter instrumentos para prever com preciso eventos individuais, ela consegue prever mdias e probabilidades com grande preciso! Como isso possvel? Afinal, a teoria est tirando mdia do que, se ela sequer considera os eventos individuais?

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 10 of 14

Esta figura esquematiza as faixas feitas de pontos da ltima figura sobre o experimento das duas fendas mais acima. A mecnica quntica consegue prever a luminosidade das faixas com perfeio, mas no diz nada sobre a posio de cada ponto individual.

Essa situao j era evidente mesmo antes das teorias de Heisenberg e Schrdinger. Por isso, alguns fsicos achavam que a mecnica quntica estava incompleta e que, no futuro, seria descoberto um aperfeioamento que lhe daria instrumentos para fazer previses tericas de eventos individuais, como a fsica clssica consegue (em teoria) para jogos de moedas ou de dados. No entanto, a mecnica quntica parecia saber antecipadamente que aperfeioamento seria esse, pois ela conseguia prever as mdias! O caso era to grave que no houve consenso. A pequena comunidade de grandes fsicos que lutava tateando no escuro para construir uma teoria quntica, na primeira metade do sculo, cindiu-se. Um grupo, liderado por Albert Einstein, acreditava que a mecnica quntica estava incompleta. Desse grupo tambm fazia parte ningum menos que Erwin Schrdinger, um dos dois autores da forma final da teoria O outro grupo, liderado por Niels Bohr, achava que a mecnica quntica no podia prever casos individuais porque a natureza era assim. O indeterminismo seria uma caracterstica intrnseca da prpria natureza. Foram famosos os debates entre Einstein e Bohr sobre isso, nos anos 1920 e 1930. Ao lado, os dois (Bohr esquerda) na casa do fsico Paul Ehrenfest, na Holanda, em 1925. Voltando ao experimento das duas fendas, com os ftons aparecendo em pontos especficos da placa fotogrfica: a interpretao indeterminista diz que no h modo de se prever em qual ponto da tela o fton se manifestar, porque a prpria natureza se comportava de modo intrinsecamente indeterminista nessa escolha. Foi ao criticar essas idias que Einstein cunhou a famosa frase Deus no joga dados. O veredicto Algumas tentativas de se completar a mecnica quntica foram feitas, mas, em 1965, John Bell descobriu um teorema muito geral que praticamente destruiu as possibilidades da recuperao do determinismo! A partir da anlise terica de um experimento simples com duas partculas distantes, ele mostrou que qualquer teoria que: 1. reproduza os resultados da mecnica quntica (isso necessrio, pois a quntica concorda com as observaes) e que pretenda recuperar o determinismo

2.

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 11 of 14

dever necessariamente envolver velocidades infinitas. Acontece que velocidades infinitas contradizem a teoria da relatividade especial, que est bem fundamentada e foi fartamente verificada em laboratrios. Mesmo assim, Bell incluiu no seu teorema um teste experimental que serviria de tira-teima, baseado na mesma experincia com duas partculas. Ironicamente, essa experincia foi imaginada por Einstein em 1935 (junto com Podolski e Rosen) para provar que a mecnica quntica, como estava formulada, levava a consequncias filosoficamente inaceitveis. Bem, a partir de 1981, com o trabalho de Alain Aspect, conseguiu-se realizar esse experimento e o tira-teima foi... favorvel ao indeterminismo quntico! Ao que tudo indica, parece que a natureza mesmo indeterminista. Mas isso no implica em que qualquer coisa possa acontecer. No mundo cotidiano, como h enorme quantidade de partculas, as mdias qunticas so indistinguveis das certezas previstas pela fsica clssica da mesma forma que, se uma moeda jogada para o alto cada vez mais vezes, podemos prever com cada vez mais certeza de que o nmero de caras ser exatamente 50% do total. Mas, para situaes que envolvam o comportamento de tomos, molculas e partculas subatmicas, a mecnica quntica consegue fazer previses mais precisas que a fsica clssica! (Lembre-se do sucesso da teoria de Planck.) O quantum ao nosso redor Tudo isso pode parecer muito estratosfrico. Afinal, tomos e partculas subatmicas so muito pequenas e, no mundo real, e superposies qunticas so inobservveis em objetos macroscpicos... No entanto, muitos fenmenos fsicos importantes para a tecnologia moderna envolvem o comportamento dos tomos e, assim, so afetados pelos fenmenos qunticos descobertos a partir de 1900. Correntes eltricas, por exemplo. Foi com a teoria quntica que John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley inventaram o transistor em 1947. Esse dispositivo causou uma revoluo na eletrnica e permitiu o aparecimento dos microcomputadores modernos. Tudo que usa chip, de telefones celulares a registros eletrnicos em contra-capas de livros, baseiam-se na teoria quntica. Os lasers tambm so explicados e projetados com base nessa teoria logo, sempre que usamos um CD, um DVD ou um blu-ray, estamos usando tecnologia projetada com base quntica. O mesmo para as usinas nucleares (que usam a quntica junto com a relatividade), tecnologias que usam materiais que emitem calor e luz, como resistncias eltricas e filamentos de lmpadas incandescentes (usam a frmula de Planck para radiao trmica), e tambm clulas fotoeltricas e lmpadas fluorescentes. Alm disso, a teoria quntica usada para explicar o funcionamento do Sol, para determinar a composio qumica das estrelas distantes a partir de sua luz e muitas outras coisas. Enquanto isso, novas tecnologias esto sendo nascendo, como o computador quntico. Com o advento da tecnologia moderna, a humanidade passou a viver num mundo cercado de manifestaes dos quanta. A fsica se move

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 12 of 14

Se todas as partculas exibem fenmeno qunticos, ento toda a fsica teve que ser alterada. Assim, alm de uma mecnica quntica, existe hoje um a teoria quntica da eletricidade, do magnetismo, das foras nucleares e assim por diante. Mas isto ainda no terminou. No existe ainda uma teoria quntica da gravidade. Esta uma das principais fronteiras da fsica terica atualmente. H apenas algumas teorias hipotticas (como a das supercordas), esperando pelos testes experimentais em laboratrio. Uma das coisas que o famoso acelerador de partculas em Genebra, o LHC, dever fazer ajudar a testar essas teorias. Dificilmente haver um teste tira-teima, pois isto exigiria um aparelho muitssimo maior. Mas, se tivermos sorte, poderemos avanar muito neste conhecimento.

Um dos detectores de partculas do LHC. Repare o tamanho do homem perto dele.

Para saber mais - O livro de John Gribbin, "Fique por dentro da fsica moderna", contm informaes muito acessveis e didticas sobre a mecnica quntica e o resto da fsica moderna (e um pouco de fsica clssica, tambm). Muito bom. Resumo A quantizao da energia diz que a energia no sempre contnua; h casos em que apenas alguns valores especficos so permitidos. Para passar de um nvel permitido para outro, a partcula no pode passar pelas energias intermedirias, "proibidas", ento deve dar um "salto quntico". Partculas (incluindo ftons de luz) tm comportamento dual: comportam-se como ondas enquanto esto transitando pelo espao, mas podem comportar-se como corpsculos quando interagem com a matria.

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 13 of 14

A mecnica quntica indeterminista: s prev probabilidade e mdias, no tendo instrumentos tericos para fazer previses precisas sobre eventos individuais. Alguns cientistas, como Albert Einstein, acreditavam que o determinismo poderia ser recuperado se se completasse a mecnica quntica de alguma forma. O teorema de Bell, entretanto, sepultou essas esperanas. Muitas tecnologias modernas esto baseadas na mecnica quntica, dos chips aos lasers.
Postado por Roberto Belisrio s 10:36 Temas: B - O que ..., C - Fsica quntica

1 comentrios:
Annimo disse... Ol Novamente, parabns pelo texto, bastante elucidativo. Venho acompanhando o teu Site a algum tempo e gosto bastante da forma como vc expressa as teorias. Apenas uma sugesto: se pudesse acrescentar aquelas animaes em flash ( eu vi na NET mas no lembro onde) teu site ficaria perfeito!! um abrao!!! 7 de Maro de 2009 18:31

Postar um comentrio
5

Comentar como: Selecionar perfil... 6

Postar comentrio

Visualizar

Postagem mais recente

Incio

Postagem mais antiga

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

A Fsica se Move: O que mecnica quntica?

Page 14 of 14

Assinar: Postar comentrios (Atom)

http://afisicasemove.blogspot.com/2009/03/o-que-e-mecanica-quantica.html

24/3/2009

Anda mungkin juga menyukai