Anda di halaman 1dari 81

NADIMIR QUADROS

Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade mostra a preocupao da Igreja no Brasil em criar condies para que o Evangelho seja melhor vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais indiferente aos problemas humanos.
2

NADIMIR QUADROS

Campanhas que mais trabalharam o tema do meio ambiente


2002 2004 2007

NDIOS
3

GUA

AMAZNIA

NADIMIR QUADROS

Apresentao
Quaresma tempo de escuta da Palavra, de orao, de jejum, e da prtica da caridade como caminho de converso, tendo como horizonte a celebrao do Mistrio Pascal de nosso Senhor Jesus Cristo; Este ano a CNBB prope que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebem como as mos humanas esto contribuindo para o fenmeno do aquecimento global e as mudanas climticas, com srias ameaas para a vida em geral, e a vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulnerveis.
4

NADIMIR QUADROS

Introduo
O tema do aquecimento global e das mudanas climticas esto assolando as populaes; Polmica entre dois grupos: O aquecimento global oriundo de processos naturais, ou, devido s grandes emisses de gases de efeito estufa? Contudo, inevitvel negar que as alteraes, como derrubadas de florestas e emisso de gases no contribuam para as mudanas climticas; As mudanas climticas exigiro mais sacrifcios dos mais pobres e desprotegidos; A identificao das aes um passo importante na busca de alternativas.
5

NADIMIR QUADROS

A problemtica do aquecimento global, suas consequncias em nosso planeta e as atividades do ser humano que esto ocasionando ou contribuindo para esta situao.
6

VER
NADIMIR QUADROS

Primeira PARTE

Introduo

Se no passado as mudanas ocorreram por causas naturais (variaes da rbita da terra, queda de meteoritos, erupes vulcnicas), hoje grande parcela as relaciona com as atividades empreendidas pelo ser humano aps a implantao do sistema de produo.

NADIMIR QUADROS

1. O aquecimento global
O aquecimento global uma mudana climtica com aumento ou diminuio dos valores mdios da temperatura da superfcie do planeta que hoje gira em torno de 15C h cem anos era de 14,5C o que tem provocado uma srie de mudanas denominado de efeito estufa. O efeito estufa um processo natural, sem o qual a temperatura na superfcie terrestre seria, durante o dia, muito quente e, noite, muito fria. Assim sendo, pode-se dizer que o efeito estufa uma espcie de instrumento, mediante o qual a Terra oferece uma temperatura mdia constante, oferecendo as condies para o desenvolvimento da biodiversidade do planeta. Portanto ele importante.
8

NADIMIR QUADROS

Efeito de Estufa

NADIMIR QUADROS

A superfcie da Terra no atingida pela totalidade dos raios cujos principais so os infravermelhos e os ultravioletas: 40% so destes so refletidos para o espao; 43% atingem a superfcie, contudo 10% desta carga irradiada para fora do planeta; Os 17% restantes so absorvidos pelas camadas inferiores; Os raios infravermelhos so absorvidos pelo dixido de carbono (CO) e por vapores dgua, impostante para o EE; Os ultravioletas so absorvidos pelo oznio; Estes ao absorver calor dos raios solares, provocam o EE.
10

NADIMIR QUADROS

O dixido da carbono importante para o ciclo da vida estando a maior parte armazenada nos combustveis fsseis, nos oceanos, na matria viva e na atmosfera; O que emitido pelos processos vitais de alguns seres absorvido por outros, sendo o caso da fotossntese na relao plantas/ser humano; O desequilbrio inicia quando acontecem queima de combustveis, queimadas de florestas, carvo, gs e petrleo; Ao lado dos oceanos, as florestas so detentoras de imensa capacidade de trocar o CO por oxignio na atmosfera; A partir de 1750 o aumento de dixido de carbono passou para 40% na atmosfera.
11

NADIMIR QUADROS

Efeito Estufa

12

NADIMIR QUADROS

1.2. Relao entre aquecimento global e atividades humanas


Os estudos do IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change - mostram detalhadamente a variao da temperatura da Terra coincidindo com a implantao do sistema industrial - 1750; O relatrio do IPCC de 2007 mostra que as concentraes de CO vem aumentando cada vez mais desde 1750, sendo o maior responsvel as atividades humanas donde provm da queima de combustveis fsseis; Cientistas mediram nas geleiras da Groenlndia e Antrtida a quantidade de gases de EE presentes na atmosfera e descobriram que emisses destes gases implicam em aquecimento mdio da temperatura do planeta.
13

NADIMIR QUADROS

A temperatura do nosso planeta vai depender do nosso modo de produzir e consumir; Desde 1995 o mundo teve os 12 anos mais quentes j registrados; O nvel do mar continua subindo; as secas esto mais longas afetando reas maiores; A temperatura deve subir de 2,4C a 4C, com elevao de 60 cm do nvel do mar, causando levas de migrao; Os padres climticos sero auterados com furaces, enchentes cada vez mais intensas e secas cada vez mais amplas e prolongadas.
14

NADIMIR QUADROS

Enchente no Rio de Janeiro

15

NADIMIR QUADROS

1.3 Atividades do ser humano que mudaram o planeta


Antropoceno; Indstria de consumo que cresceu 40 %; Populao quadriplicou no sc. XX com estimativa de 9 bi em 2050; Demanda energtica do setor em 16 vezes; Aumento do uso da gua em 9 vezes; Dixido de Carbono passou de 275 ppm para 380 ppm;

16

NADIMIR QUADROS

As erupes vulcnicas liberam 100 mi de dixido de enxofre, contudo a queima de combustveis fosseis responsvel pelo dobro, e a emisso deste gs em contato com o dixido de azoto um dos causadores da chuva cida; 2/3 do que emitido proveem da ao humana, sendo o gs metano na base dos 60%.

17

NADIMIR QUADROS

As atividades humanas

18

NADIMIR QUADROS

Produzido pela combusto da madeira e de combustveis fsseis, pela decomposio de fertilizantes qumicos e por micrbios.

Originado atravs da poluio dos solos provocadas pelas fbricas, refinarias de petrleo e automveis.

Combusto de combustveis fsseis: petrleo, gs natural, carvo, desflorestao (liberam CO quando queimadas ou cortadas). Diariamente so enviados cerca de 6 milhes de toneladas de CO para a atmosfera. Tem um tempo de durao de 50 a 200 anos.

Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. Seu tempo de durao de 15 anos.

Usados em sprays, motores de avies, plsticos e solventes utilizados na indstria eletrnica. Responsvel pela destruio da camada de oznio. Tempo de durao de 50 a 1700 anos
19

NADIMIR QUADROS

1.5 Energia, tema central nas discusses sobre emisso de gases EE.
O Protocolo de Kioto definiu para os pases mais industrializados metas de reduo de gases de EE em 5,2% em relao a 1990. A maioria das energias renovveis no emite gases de EE, com exceo da energia obtida com queima da biomassa.

20

Combustveis fsseis: carvo, petrleo e gs natural. Urnio: que obtem energia por processos de fisso ou fuso nuclear. Energias sujas, energias convencionais

Energia solar; Energia elica; Energia geotrmica; Energia dos oceanos; Energia hidreltrica; Energia de biomassa;

NADIMIR QUADROS

1.5.2 A questo energtica, crucial na questo do aquecimento global


A economia e a vida social capitalista foram alavancados pelas energias no renovveis; A demanda aponta para um crescimento de 1,5% at 2030 e no a diminuio de 50% recomendada pelo IPCC, at mesma data; O perigo no a escassez, mas a abundncia de oferta dos produtos fsseis, mesmo que as renovveis cresam 7,2% ao ano; No ser possvel a meta de limitao do CO em 450 ppm, ou voltar aos 350 ppm para que a temperatura no aumente 2C tendo em vista os interesses de mercado.
21

NADIMIR QUADROS

O mercado gerenciador e a indstria que opera na produo destas energias no pretendem perder esta fonte de lucro

22

NADIMIR QUADROS

1.5.3 A questo energtica e o neodesenvolvimento das polticas pblicas A regio Amaznica palco de grandes projetos hidreltrico sem ver os riscos a biodiversidade; O governos praticamente ignora o potencial territorial para a implantao de energia solar e elica; O PAC (Programa de Acelerao do Crescimento) acontece a qualquer custo com clara ausncia de preocupaes ambientais; O Pr-sal exige fortunas, ainda podendo incorrer em desastre ambientais incalculveis; Formao do etanol em commodity faz sua produo para substituir os combustveis fsseis entrar em detrimento a produo de alimentos devido a presso por mais terras.
23

NADIMIR QUADROS

1.6. O desmatamento da Floresta Amaznica, uma afronta crise global do clima

O desmatamento responsvel por 50% EE; O PNMC (Plano Nacional sobre Mudanas do Clima) afirma que , os planos de implantao de infraestrutura, somado a legalizao de grandes reas de terras antes da ilegalidade, apontam para o crescimento do desmatamento; Se somarmos a concesso oficial para o desmate no perodo entre 2009-2017, chega-se a cifra de 80.112 km de floresta derrubada; H brechas na legislao atual que, manipuladas, permitem derrubadas de at 80% das reas das propriedades legalizadas em solo amaznico.
24

NADIMIR QUADROS

1.7. O agronegcio, estratgico para o neodesenvolvimentismo


Os alimentos so gerenciados por commodities, causando monoplio no mercado internacional e desequilbrio sobre os pequenos produtores; O agronegcio no se preocupa com o meio ambiente: consome 70% da gua doce, uso indiscriminado de fertilizantes; Este setor tem sido beneficiado pelos governos com polticas de financiamentos baixssimos, cancelamentos de dvidas e condescendncia para com os crimes ambientais. O projeto ainda inclui o perdo para infraes cometidas no passado; Tais medidas dificultam o compromisso com a reduo de gases EE.
25

NADIMIR QUADROS

3. O modelo de desenvolvimento atual e suas consequncias


A humanidade consome um quarto a mais do que o planeta pode efetivamente disponibilizar; H um consumo excessivo por parte de 20% da humanidade, e o produtivismo acaba esbanjando os recursos do mundo; Existe uma confiana excessiva nas cincias e na tecnologia, e entrega-se o futuro a estas foras, observando-se apenas as desigualdades; As multinacionais visam preservar os investimentos considerando onerosa a ideia da sustentabilidade do planeta; necessria a diminuio do alto consumo das elites e planeta no pode mais ser visto como mero fornecedor de matria prima
26

NADIMIR QUADROS

4. A vida e suas dores no contexto do aquecimento global 4.1. Biodiversidade ameaada

A biodiversidade a diversidade biolgica em todas as suas formas: ecossistemas, espcies e genes, salvaguardando uma srie de processos vitais para o planeta e a humanidade; Os problemas do meio ambiente, a sensibilidade da mdia e de grande parte das pessoas est sendo fragmentado, pois, se d ateno para certa floresta, ou para aquele animal; A preservao da biodiversidade deve ser como um todo, um complexo vital sustentvel que inclui at os micro-organismos.
NADIMIR QUADROS

27

4.2 O escndalo da misria e o esquecimento global


6,5 bi = populao mundial, sendo 1 bi passando fome; Solues torpes: organismos chegam a nvel internacional pedir a reduo das taxas de crescimento; O palprrimo muitas vezes somente conta com o que advm da natureza, que est afetada pela avidez de pessoas por terras; No Brasil 70% do consumo da agricultura vem de agricultura familiar e no pelo agronegcio.
28

NADIMIR QUADROS

4.3 O xodo rural, xodo da natureza


O fomento da vida urbana um dos grandes traos da industrializao; Quando uma leva muito grande de pessoas migram para determinada regio originam degradao ao meio ambiente e tornam crticas as condies de vida; Tambm quando h ocupao de lugares para moradias em reas no urbanas; foi o que aconteceu com as pessoas dos desmoronamentos do Rio e So Paulo; As pessoas mudam e a natureza tambm.
29

NADIMIR QUADROS

4.4 A gua
Na Amrica Latina 85 mi no tem gua potvel e 115 mi vivem sem saneamento bsico, o que responsvel direto pela morte de 1,5 mi de crianas com menos de 5 anos vtimas de diarria; Existe uma tendncia ao monoplio por uma eventual crise de oferta de gua potvel num futuro prximo; Os oceanos absorvem 1/3 dos gases emitidos pela atividade humana: diminuio de peixes, guas corrosivas, desequilbrio na cadeia alimentar; At o final do sculo, o rtico pode ficar sem gelo.
30

NADIMIR QUADROS

5. A comunidade mundial e as mudanas climticas


A ONU promove esforos no sentido de que a ordem mundial seja educada; Conf. e Estocolmo (1972): As relaes entre o meio ambiente e o ser humano. Protocolo de Montreal (1987): Substncias que empobrecem a camada de oznio (CFC). Eco 92 Brasil (1992): Consagrou o conceito de desenvolvimento sustentvel. Protocolo de Kyoto (1997): Reduo das emisses de CO e dos gases de EE. EUA, Canad e Austrlia no assinaram.
31

NADIMIR QUADROS

Bali, Indonsia (2007): Um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto; Bonn, Alemanha (2009): sobre a meta global de reduo de emisses para os pases industrializados, juntamente com as metas individuais para cada pas; Copenhague, Alemanha (2009): Como reagir s mudanas climticas. Mas n atingiu os planos de discusso almejados; A FALTA DE CONCENSO NAS MESMAS REVELA A DIFICULDADE POLTICA DE SE CHEGAR A UM ACORDO. A GRANDE DIFICULDADE ENCONTRA-SE NO MODELO LIBERAL DESENVOLVIMENTISTA INCOMPATVEL COM A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA.
32

NADIMIR QUADROS

6. Sustentabilidade, novo paradigma civilizacional


Dificuldade no conceito desenvolvimento sustentvel, diante de uma civilizao que no soube harmonizar com a natureza; A sustentabilidade pretende harmonizar 3 vertentes: economia, meio ambiente e bem estar social; Necessidade da diminuio do consumo suprfluo, assim deve haver uma mudana de hbito nos padres de consumo; O excesso de pegada ecolgica torna uma dvida impossvel de ser paga; Gandhi: O mundo tem recursos suficientes para atender as necessidades de todos, mas no ambio de todos.
33

NADIMIR QUADROS

7. Da tica do egosmo tica do cuidado


O atual sistema desenvolvimentista exilou a tica da responsabilidade e do cuidado de vrias dimenses da vida, e fez que a estruturao e justificao de tudo que constitui o arcabouo de civilizao atual tenha como ncora o imperativo do lucro e coloque as cincias e a prpria vida a seu servio; H a necessidade de se recolocar no centro da pauta da humanidade o cuidado com o mundo vital, juntamente com aes de cunho social.
34

NADIMIR QUADROS

Segunda PARTE

JULGAR
O projeto de Deus nosso criador para este mundo e para o ser humano
35

NADIMIR QUADROS

Introduo
A Igreja, em suas comunidades, que se espera propulsora do Reino, precisa estar consciente e saber conscientizar para a problemtica do planeta; preciso converso no comportamento com o meio ambiente; Olhando para a Palavra de Deus e para a Teologia devemos buscar inspirao para uma mudana de atitude no cuidado da vida; A figura de So Francisco de Assis se apresenta como profunda sensibilidade em relao aos elementos criados, considerandoos todos como irmos.
36

NADIMIR QUADROS

1. Apontamentos bblicos sobre a preservao da natureza

37

NADIMIR QUADROS

1.1 O nosso Deus o Deus da vida


Deus organizou o cosmos e viu que era bom;Deus cria desde a luz at o ser humano para mostrar que existe uma unidade formada de coisas distintas que se interrelacionam (Gn 1-2,4a); O termo dominar foi deturpado (Gn1,28) e perdeu-se o sentido de senhorio, uma atitude prpria de Deus; Dominar (Hebraico - radah) = cultivar, organizar e cuidar. (Gn 2,15) Submeter (Heb - kabash) = culturalmente significa cuidar da terra e seu cultivo.
38

NADIMIR QUADROS

1.2. O lugar do ser humano na criao


O homem segundo o CVII, est no centro da criao entendido como um ser de relaes chamado cooperao e solidariedade para com seus irmos e os seres da natureza; dom do homem trabalhar em prol da manuteno da obra do Criador e dar continuidade ela; Mashal = governar, presidir: singularidade da sua imagem e semelhana (Gn 1,16-18); Joo Paulo II: Crescem nos homens o amor social ou os egosmos?
39

NADIMIR QUADROS

1.3. A atualidade da advertncia aos primeiros pais no paraso (Gn 3,1-14) Os frutos da rvore da vida se mostram cada vez mais fascinantes e ameaadores, mas no vem diretamente das cincias e sim das ideologias e do esprito de dominao; embora a palavra cientfico transformou-se num dolo em que se deve dobrar os joelhos; Conhecer o bem e o mal assumir prerrogativas divinas e dominar o mundo subjugando os demais, mas em certo momento constatam que esto nus; O princpio de responsabilidade que implica limites: Mas da rvore do conhecimento bem e do mal no deves comer;
40

NADIMIR QUADROS

1.4. O descanso e o sentido autntico da criao


Atravs da influncia da filosofia moderna (Bacon, Descartes, Galileu, Newton), iniciou-se uma viso mecanicista do universo em que o planeta para a ser visto como uma espcie de mquina, relgio; a valorizao do trabalho e da produo; Quando Deus coloca um tempo para o descanso significa se recolher para contemplar o que foi trabalhado; Com o descanso se inicia a histria de Deus com as suas criaturas, com o mundo e do mundo com Deus, assim como um pai que descansa em casa contemplando sua famlia atravs da convivncia afetiva, da relao amorosa e no trabalhando.
41

NADIMIR QUADROS

1.4.2. O dia do descanso e a ressurreio de Cristo


Ns cristos entendemos que o sentido original do dia festivo est na celebrao da ressurreio de Jesus; O domingo cristo deve ser visto como a expanso messinica do sbado de Israel; Se o lugar do paraso era externo agora com a ressurreio de Cristo o Novo Jardim do den a pessoa, por isso uma recriao; Esse mundo sem o descanso de Deus, corre o risco de converter-se num mercado gerador de morte, principalmente nas relaes que passam a ser comercializadas.
42

NADIMIR QUADROS

1.5. O cuidado com a vida e suas fontes


Dt 22,6-7 : Preocupao com a fonte da vida Livre deixars a me; Dt 20,19-20 : Refrear o desmatamento do lugar que foi conquistado, uma preocupao inexistente s potncias imperialistas da poca; Dt 23,13-15 : preocupao com o saneamento bsico a poluio e o lixo que inundam nossos rios e matas afetam o nosso acampamento (nossa cidade); Quem no cuida da natureza hoje comete o pecado de Caim, assassino de Abel, pois, significa que no se importa com toda uma gerao que vir no futuro.
43

NADIMIR QUADROS

1.6. No deserto, uma lio de consumo responvel


No deserto haviam normas e uma deles era de no recolher o man que no se iria consumir, mas quando se guardava para o dia seguinte o man apodrecia; Deus havia planejado tudo para que a necessidade bsica fosse atendida; Apodrecer consequncia do acmulo; hoje gastamos recursos do planeta que ultrapassam a sua capacidade de se manter sustentvel; o consumo suprfluo de uma elite ir apodrecer o planeta.
44

NADIMIR QUADROS

1.7. Entrando na Terra Prometida


O objetivo o bem comum, no o enriquecimento dos mais afoitos; Assim como a doutrina do descanso, se prev tambm um descanso para a terra no ano sabtico (de 7 em 7 anos) e ainda um ano jubilar (a cada 50 anos) no qual a terra deveria voltar s famlias de origem, impedindo que os empobrecidos percam tudo; A lgica que, quanto mais capital algum dispuser e maior for a capacidade produtiva e a distributiva, mais condies de sobrevivncia e lucro ter.
45

NADIMIR QUADROS

1.8. Jesus vence tentaes


Manda que estas pedras se tornem pes: tentao de querer mudar a natureza das coisas; a natureza no pode ser toda transformada para servir ao nosso consumo; Se s filho de Deus atira-te: querer transformar Deus num servial para satisfazer desejos e ambies (teologia da prosperidade); Mostrou-lhe os reinos do mundo e sua riqueza: ter o conhecimento sobre o mundo e suas riquezas no implica em ter que se aproveitar de tudo que ele pode oferecer.
46

NADIMIR QUADROS

1.9. O que pode nos afastar de Deus

Jesus muitas vezes ir falar da escolha que precisa ser feita: Deus ou o dinheiro que manda em nossa vida? preciso identificar o que realmente mais importante em nossa vida: onde estiver o teu tesouro, a estar tambm o teu corao (Mt 6,21).

47

NADIMIR QUADROS

2. A participao das Igrejas neste processo

48

NADIMIR QUADROS

2.1. Igreja Catlica


Gaudium et Spes: Deus destinou a terra, com tudo que ela contm, para o uso de todos os homens e povos (GS 69); Paulo VI: o homem deve respeitar as leis que regulam o impulso vital e a capacidade de regenerao da natureza. J Paulo II: A necessidade de respeitar a integridade e os ritmos da natureza e de t-los em conta na programao do desenvolvimento (SRS); J Paulo II: Centesimus annus: fala de ecologia humana e ecologia social, relacionando a questo ambiental com a demografia, sem argumentar em prol do controle de natalidade; J Paulo II: Exortao ps-sinodal de 2003 H necessidade de converso ecolgica.
49

NADIMIR QUADROS

Bento XVI: Conf. Aparecida com muita frequncia se subordina a preservao da natureza ao desenvolvimento econmico, com danos biodiversidade; Aparecida: as questes ecolgicas so um dos novos arepagos da evangelizao; Caritas in Veritate: O meio ambiente foi dado por Deus a todos, constituindo uma responsabilidade para com os pobres, as geraes futuras e a humanidade inteira; Caritas in Veritate: necessrio uma redistribuio mundial dos recursos energticos, pois, seu destino no pode ser deixado nas mos do primeiro a chegar, nem estar sujeito lgica do mais forte; Caritas in Veritate: Os deveres que temos com o meio ambiente esto ligados aos deveres que temos para com a pessoa.
50

NADIMIR QUADROS

2.2. Igrejas-membro do CONIC


Assembleia Ecumnica Mundial (Seoul-Coreia): Rumo solidariedade da aliana pela justia, a paz e a proteo da criao. Objetivo de traar projetos para uma ao ecumnica que possibilite superar os problemas causados pela injustia, pela violncia e pela degradao do meio ambiente; A ASSEMBLEIA CONCLUIU 3 COISAS: Uma afirmao: Todas as coisas possuem uma integridade intrnseca; preciso opor resistncia pretenso de utilizar sem critrios cada elemento da criao; Assumir o compromisso de ser membro da comunidade vivente da criao.
51

NADIMIR QUADROS

3. Consideraes acerca da criao

52

NADIMIR QUADROS

3.1. A abordagem teolgica


O ser humano vem formulando as suas respostas , muitas das quais em narrativas mticas: cosmogonias, teogonias; E teologia faz reflexes aos temas a partir da f, orientada pela f, em funo da f; O telogo quando reflete sobre uma realidade, o faz crendo para compreender e compreendendo para crer melhor; Santo Agostinho afirma que a f e a razo interligadas possibilitam o entendimento da f e a f possibilita o entendimento; Santo Anselmo: A f procura a inteligncia numa contnua e sutil meditao racional sobre as razes da f que so alcanadas com a razo que reflete as verdades da f.
53

NADIMIR QUADROS

3.2. A Trindade e a criao

Deus descrito de forma familiar, pois o seu relacionamento com o universo significativamente de uma intimidade vital, o que confere plenitude existncia de todo o ser criado e de toda a criao.

54

NADIMIR QUADROS

3.3. A criao e o dom do Pai


O termo criao indica um ato de gratuidade de Deus ao chamar as coisas existncia; o criador se revela numa atitude de dilogo e comunho O dilogo pode se manifestar de 3 maneiras: No mago da interioridade; Nos acontecimentos da histria; Na contemplao da prpria obra da criao. O dom da existncia criada expresso de um querer amoroso do criador como Pai;
55

NADIMIR QUADROS

3.4. A criao em Cristo


O horizonte se descortinou pela Encarnao daquele que a imagem do Deus invisvel (Cl1,15), pois, nele, por ele e para ele, todas as coisas foram criadas; Primognito indica a relao filial de Jesus com o Pai desde toda a eternidade; Mas, Cristo no somente o modelo, ele participou ativamente da criao, E continua participando, para manter essa criao na existncia.
56

NADIMIR QUADROS

3.5. A criao no Esprito Santo


Deus no s tudo criou, mas tambm se faz presente e pode ser contemplado na criao; Pelo esprito que todas as coisas comungam umas com as outras, o elo e lao, unio da biodiversidade do universo; Teillard de Chardin: No existe nada de profano no universo; O Esprito opera a obra de reconciliao no mbito de toda a criao, agindo misteriosamente no interior de cada ser humano para que este aos poucos, se configure a Cristo.
57

NADIMIR QUADROS

3.6. A criao e a Igreja


Cristo apresentado como seu esposo, pois na entrega amorosa e pelo cuidado, tem a finalidade de purific-la e santific-la (Ef 5,2527); A Igreja o lugar privilegiado em que Cristo vai operando a reconciliao e unificao; A unidade em Cristo insere a sua misso no mbito de todo o mundo criado; Cabe Igreja viver e se estruturar de modo a contribuir para que os seres criados sejam renovados em Cristo.
58

NADIMIR QUADROS

3.7. A criao e a Eucaristia


Ecclesia de Eucharistia: fala da dimenso csmica da Eucaristia, que se realiza sobre o altar do mundo em que toda a criao impregnada por aquele ato; De Eucaristia em Eucaristia se realiza o plano de Deus de tudo recriar no seu filho; para que o Reino de Deus se realize na histria e no cosmos; Dos que se renem para celebrar a Eucaristia, se espera que possam assumir atitudes em prol do cuidado para com o planeta em todas as suas dimenses.
59

NADIMIR QUADROS

4. O pecado e sua dimenso ecolgica


Viver num estado de autonomia implica separao de Deus, o que acarreta em conhecer a degradao cada vez maior, como podemos ver no livro do Genesis; Tal pecado o mesmo poder mortfero cristalizado em estruturas sociais injustas e em modos de produo-consumo destruidores do meio ambiente; A libertao da natureza est includa na libertao do pecado humano para a vivncia da liberdade concretizada no amr-servio.

60

NADIMIR QUADROS

5. O cuidado
O projeto do criador pode ser entendido sob o prisma do cuidado para com as criaturas; caracterstica do cuidado, no criar dependncia, mas respeitar a identidade dos demais, como a peculiar maneira de ser e de existir de cada um dos demais seres; Fundamental a apario do rosto a ser cuidado, ou da alteridade e sua interpelao a responsabilidade; se coloca um rosto atualssimo, o do prprio planeta, pois, a criao geme em dores de parto.
61

NADIMIR QUADROS

6. So Francisco e a criao
O detentor de poder desqualifica o significado ou identidade dos seres em geral; O problema est no uso indiscriminado, na gastana desmedida, no consumismo desenfreado de coisa suprfluas; So Francisco soube cultivar essa sobriedade no uso das criaturas quando manda o lenhador cortar somente os galhos secos das rvores; So Francisco renunciou a posse e a dominao. Um respeito impressionante por todos os seres criados e soube viver de modo perfeitamente integrado a este universo, numa grande fraternidade.
62

NADIMIR QUADROS

Terceira PARTE

Agir
Cada um deve perceber que tambm tem sua contribuio e parte do problema.
63

NADIMIR QUADROS

Introduo
A reflexo da CF 2011 deve nos conduzir a aes concretas para que ao menos seja contido o aquecimento global dentro de patamares suportveis; Conscientizar as empresas para que aja uma diminuio do apetite por inovaes que permitam uma pegada ecolgica menos; Temos que nos revestir da atitude do Bom Samaritano e se reclinar sobre os sofredores, e nos empenhando nesta causa sejamos testemunhas da vontade de Deus.
64

NADIMIR QUADROS

Propostas para o agir

65

NADIMIR QUADROS

1. Resgatar o sentido proftico do domingo


O domingo desrespeitado justamente por causa das exigncias de produo capitalista; A medicina j reconheceu que a pessoa que no observa tempos de descanso, adoece mais e em geral morre mais cedo; Observar um tempo de pausa um investimento para a prpria vida; Dessa experincia de pausa h que brotar um legtimo agradecimento pelo dom imenso da vida, o que a Igreja o faz especialmente na celebrao da Eucaristia.
66

NADIMIR QUADROS

2. Para voc saber sobre o seu consumo ecolgico


Existem sites que apresentam exerccios que permitem quantificar o consumo e a emisso de gases EE de uma pessoa: http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegad_ecologia/ calculadora/ : para medir a pegada ecolgica pessoal; www.myfootprint.org :Para medir o rastro ecolgico, a quantidade de energia despendida pelo consumo humano globale, em seguida, prope a medio da cota de participao pessoal; www.vidassostenible.org/ciudadanos/a1.asp : Para a medio dos gastos energticos se faz mediante cotas de energia, gua, transporte, resduos e materiais.
67

NADIMIR QUADROS

3. Propostas para se diminuir o consumo pessoal


No use sacolas plsticas; Consuma produtos locais; Diminua a temperatura da geladeira, ar condicionado e estufas no inverno e aumente no vero; Desligue totalmente os eletrodomsticos que no esto em uso; Utilize energia solar; Prefira os carros a gs ou etanol; Os avies provocam 10% do efeito estufa; Consuma produtos orgnicos, e carnes de ovinos e bovinos so responsveis por 18%;
68

NADIMIR QUADROS

Use fraudas ecocompatveis, as comuns levam 500 anos para se decompor; Na conservao de alimentos use vidro, no use alumnio ou plstico; Visite sites que falem sobre sustentabilidade; No uso papel, utilize a tecnologia digital; No escove os dentes com a torneira aberta; Use lmpadas econmicas; Coma de forma sadia (orgnicos); No coma produtos industralizados; No tome banhos demorados (5min); Se utilize ao mximo dos objetos antes de jogar fora, pois ir se tornar lixo; Usar e jogar fora, no! Use pilhas recarregveis, p. exemplo; Faa coleta seletiva
69

NADIMIR QUADROS

4. As cidades e o meio ambiente no Brasil


Saneamento bsico: Apenas 4 em 10 famlias tem acesso a rede geral de esgoto; 90% dos esgotos domsticos e 70% dos industriais no tratados, so despejados diretamente nos corpos dgua; A produo de lixo chega a 1,52 kg/dia por pessoa nas cidades brasileiras e somente 56,6% possuem coleta seletiva do lixo; Priorizar os meios de transporte de massa e que utilizem fontes limpas de energia, a construo de ciclovias e favorecer as relaes entre os pequenos produtores em feiras que atinjam os bairros.
70

NADIMIR QUADROS

As cidade precisam favorecer e dar manuteno em parques de lazer para as suas populaes; A importncia de se traar um Plano Diretor para fazer levantamentos e atender as necessidades ecolgicas; Que haja incentivo s iniciativas existentes e que se revertam em proveito do meio ambiente e da sua conscientizao; Criao de Conselhos Municipais para o Meio Ambiente.
71

NADIMIR QUADROS

5. Nas comunidades paroquiais e Dioceses


A reflexo abordada no pode ficar ausente em nossas comunidades; a. Trabalho de conscientizao dos membros da comunidade, promovendo cursos; b. As Dioceses deveriam pensar num programa de controle de corte de emisso de gases EE, procurando diminuir os gastos energticos de igrejas, seminrios e casas; c. Todas as parquias poderiam instalar painis solares para aquecimento de gua e produo de energia;
72

NADIMIR QUADROS

d. Que sejam promovidos plantio de rvores nos terrenos disponveis das parquias e dioceses; e. Deve-se cooperar em programas confiveis em andamento na sociedade, denunciar descasos de empresas e mesmo do poder pblico; f. Promover grandes mobilizaes em vista da causa do meio ambiente; g. Reafirmar o sentido do domingo, e rever a atual dinmica em que se organiza o trabalho, revendo tambm o problema do individualismo, do consumismo e do desperdcio a que so levadas as pessoas da sociedade.
73

NADIMIR QUADROS

6. Aes em nvel mais amplo

74

NADIMIR QUADROS

6.1. A questo energtica


Devemos procurar utilizar a energia limpa; A energia solar poderia ser utilizada mais no cotidiano das casas, para isso necessrio pressionar os governos para o subsdio dos componentes (BNDES), no pode haver falta de iniciativas populares; A poltica neodesenvolvimentista adotada no contempla o meio ambiente: Explorao do Pr-sal: dispendiosa, graves acidentes ambientais, energia que emite gases EE; Pr-lcool: expanso das terras cultivaveis, aumento do desmatamento, queimadas; Expanso da matriz atmica.
75

NADIMIR QUADROS

6.2. Diante do desmatamento


Todos os nossos biomas esto ameaados: a. Temos que corrigir aqueles que etentam contra a natureza; b. Pressionar o governo para no efetivar as alteraes do Cdigo Florestal, que prope o conceito de matas descontinuadas e das alteraes aos limites das matas ciliares; c. Mobilizar a populao em favor de recriao de reas de floresta, com toda a biodiversidade caracterstica em cada bioma; isso para contestar as empresas que classificam as monoculturas de eucalpto e pnus como florestas, que no passam de uso intensivo e predador.
76

NADIMIR QUADROS

6.3. O agronegcio
O agronegcio embora produza alimentos, gere empregos e divisas para suprir nosso dficit, se baseia na monocultura e no se articula com a biodiversidade, e a destri; Podemos questionar sua qualidade: elementos qumicos, transgnicos, fertilizantes com excesso de fsforo e nitrognio que acabam afetando as guas; Privilegiar a produo camponesa; Propor aos que ainda tem espao, para que voltem a cultivar seus canteiros, inclusive para melhorar os indices de captao de gua.
77

NADIMIR QUADROS

Desenvolver polticas pblicas preventivas e de superao de situaes de risco

Construes em encostas, reas com riscos de alagamento ou correntes de vento; Remover as famlias depois que tudo se desintegrou no resolve o problema; Construir um projeto civil com controle social a partir de um organismo social que exera o controle sobre o projeto no seu planejamento, realizao e avaliao.
78

NADIMIR QUADROS

Reflexes finais
Os seres humano so elos de uma rede csmica maior; O respeito ao meio ambiente uma resposta de amor ao Criador; Juntamente com Criador devemos salvaguardar o direito e a dignidade de vida das futuras geraes; Se cremos em Deus precisamos entender que todos os elos da criao tm dignidade; A concepo antropocntrica vem caindo; O cultivar o produzir e o guardar o exerccio da responsabilidade e cuidado; Responsabilidade o elemento principal da tica.
79

NADIMIR QUADROS

Que as nossa aes vislumbrem a bela imagem bblica oferecida pela expresso novos cus e nova terra (Ap 21,1)

80

NADIMIR QUADROS

GESTO CONCRETO
DIA NACIONAL DA COLETA DA SOLIDARIEDADE

Domingo de Ramos 17 de abril de 2011


40% da coleta constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) 60% da coleta ficam nas dioceses, formando um Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS)
81

NADIMIR QUADROS

Anda mungkin juga menyukai