Anda di halaman 1dari 36

POTENCIAL GEOTURSTICO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE

INTRODUO
A atividade turstica tende a estender seu campo de atuao, na busca de inovar suas exploraes, podendo ser motivada inicialmente, por uma das suas principais caractersticas que diz respeito a sua interdisciplinaridade, onde atravs dela pode-se interagir com diversas disciplinas, possibilitando o uso de inmeras ferramentas que dinamizam a atividade. Alm disso, conta-se com o fato de que existem pessoas que se comportam de maneiras diferentes, possuem anseios e razes de viagem distintas, objetivando fins que se divergem dos de lazer e de recreao. O turismo, contudo, passou agregar na sua premissa de lazer, uma noo maior do espao visitado, incorporando novas formas e formulas para satisfazer o turista cada vez mais exigente e experiente, favorecendo o surgimento de novas modalidades, na busca de atender a necessidade de uma demanda que tem inteno de vivenciar o ambiente sob diversos aspectos, tais como o cultural, geogrfico, histrico entre outros. O Geoturismo surge, como uma nova modalidade do turismo, vertente que vem crescendo no mundo e despertando interesses. Esse novo segmento oferece ao visitante uma maior interao e vivncia com o ambiente, proporcionando uma interpretao atravs de seus atrativos geolgicos e geogrficos, fenmenos e processos geradores de paisagens, rochas, minerais, fossis e solos, alm de apreciar sua beleza cnica. Esse tipo de atividade possui aspectos singulares no que se diz respeito ao meio fsico que define as caractersticas geogrficas e geolgicas, havendo apenas em alguns casos similaridades quanto a caracterizao. Este trabalho faz uma abordagem sobre a avaliao do potencial geoturstico, do Municpio do Cabo de Santo Agostinho, litoral Sul de Pernambuco. Identificando-o como uma rea que possui estruturas geolgicas e geogrficas passveis de serem trabalhadas turisticamente, com o interesse de propor a fomentao da atividade geoturstica na localidade em questo. Congregando com o desejo de difundir atrativos geolgicos, distante dos outros atrativos j explorados no istmo Cabo do Santo Agostinho. Atrativos que emergem em profuso do patrimnio geolgico, revelando os meios necessrios para atingir o objetivo proposto no intuito de mostrar esse novo segmento como uma atividade que poder aumentar o crescimento turstico da regio, juntamente com uma maior oferta de opes. Para tanto tornou-se imprescindvel um levantamento das fundamentais estruturas geolgicas passveis de serem trabalhadas dentro da tica turstica, to quanto um delineamento do perfil do turista. Por outro lado buscou-se identificar a percepo e o interesse do poder pblico e o trade local para uma possvel fomentao do segmento. Por fim foi elencado proposta de um roteiro geoturistico e

uso de painis interpretativos, evidenciando a conservao e desenvolvimento sustentvel de todo meio abitico, propiciando a divulgao da geocincia. 1.1 Contextualizao do Problema 1.1.1 Caracterizao do Objeto Pesquisado Municpio litorneo, pertencente a regio metropolitana do Recife, o Cabo de Santo Agostinho foi criado em 27 de julho de 1811.Envolvendo uma de suas particularidades, o nome advm de um acidente geogrfico (consistente na formao grantica do terreno nesta regio) e em homenagem ao santo padroeiro da cidade. Esta localizado no extremo norte do setor sul, integra a regio metropolitana do recife (RMR) e a microrregio geogrfica de Suape, limitando-se ao norte com os municpios Jaboato dos Guararapes e Moreno; ao sul com os municpios de Ipojuca e Escada; e leste com o Oceano Atlntico; e a oeste com o municpio de Vitoria de Santo Anto. Dista cerca de 33 km da capital do estado e tem como principal livre acesso a BR 101. A sua economia baseada na indstria comercio e turismo, em face de sua beleza cnica, contendo 24 praias, a regio alcana nveis de desenvolvimento diante da atividade turstica consolidada. Com um leque de diversidade, fomentado pela historia, geografia, cultura e geologia, o Cabo de Santo Agostinho assume destaque no litoral sul de Pernambuco. A pesquisa foi desenvolvida pelo Ncleo de Planejamento Turstico (NPTUR) uma entidade de carter acadmico e cientifico, vinculada ao curso de Turismo da Faculdade Metropolitana da Grande Recife (FMGR), onde so desenvolvidos trabalhos tcnicos e pesquisas por docentes e discentes referentes rea de turismo. As atividades realizadas pelo NPTUR servem para a formao de um banco de temas, iniciando um processo de modelo em consultoria acadmica, abrangendo todas as interfaces integrantes do setor turstico. Seu objetivo oferecer aos alunos um espao onde eles possam, com superviso acadmica, pesquisar e desenvolver atividades ligadas a todas as reas de turismo, alm de desenvolver trabalhos concernentes aos contedos das disciplinas aprendidas com o ajustamento do conhecimento terico prtica operacional. Figura 1 Mapa de Localizao do Cabo de Santo Agostinho

Fonte: www.litoralverde.com.br 8

Figura 2 Litoral www.cabo.pe.gov.br

do

Cabo

de

Santo

Agostinho

Fonte:

1.1.2 Definio do Problema As estruturas geolgicas e geogrficas do Cabo de Santo Agostinho so passveis de serem organizadas turisticamente? 1.1.3 Objetivo Geral Identificar as potencialidades geotursticas da rea selecionada. 1.1.4 Objetivo Especfico Sublevar as estruturas geolgicas sugerindo a sua fomentao.

Identificar o perfil do turista da rea de estudo. Avaliar a possibilidade de interesse do poder pblico no mbito municipal em desenvolver a nova turstica. Propor roteiros geotursticos e instalaes de placas interpretativa com fins de conservao e preservao da geodiversidade.

1.1.5 Justificativa O turismo vem crescendo nos ltimos anos e com isso possibilitando aos profissionais um estudo apurado e minucioso das potencialidades que seus espaos oferecem frente as necessidades da demanda. Sendo assim, de certo, tornar-se compreensvel entender o fenmeno turstico atravs de uma abordagem multidisciplinar, devido seu campo de estudo estar voltado para diversas reas significativas, que possivelmente fazem do turismo um segmento capaz de mover os mais variados setores que estejam ligados aos seus propsitos. Embasados nesta abordagem multidisciplinar, tomou-se como referencial as questes geogrficas e geolgicas, devido o turismo pertencer a um vasto campo de estudo onde as discusses apontam para certa amplitude das potencialidades que possuem determinadas cidades ou localidades. O tema proposto tem como interesse avaliar e identificar as potencialidades geolgicas e geogrficas, no municpio do Cabo de Santo Agostinho passiveis de serem trabalhadas turisticamente, uma vez que corresponde aos principais elementos que constituem um novo segmento do turismo, denominado de Geoturismo. Como possvel perceber, o litoral sul de Pernambuco recortado por praias e um conjunto paisagstico natural, das mais isoladas at aquelas dotadas de uma moderna infra-estrutura, com caractersticas comuns entre elas tais como guas claras, areias finas e temperaturas amenas, facilidades de acesso e boas condies climticas. Outro ponto em comum entre elas o fato de agrupar servios tursticos que convergem para um nico fim, turismo de sol e praia. Entretanto, observa-se que a potencialidade do municpio vai muito alm do que hoje explorado, pois quando destacamos os aspectos geolgicos e geogrficos criam-se condies para a fomentao do Geoturismo. Atravs da segmentao, possvel entender a importncia em avaliar suas potencialidades partindo do pressuposto de que o turismo pode dimensionar aes sistmicas e coerentes que tratem da importncia dos aspectos geogrficos e geolgicos de um espao de provvel inexistncia exploratria. Sendo assim, refletindo as prticas do turismo oferecidas a um dado espao, convencionou-se estudar o determinado local para que, dentro das possibilidades a que se dispe a pesquisa, introduzirem conceitos aos quais convergem para uma prtica

racional dos recursos disponveis, fornecendo subsdios de maneira que possam vir a serem mais bem trabalhados na referida localidade.

2. BASE TERICA 2.1. Turismo e a segmentao do mercado


Entende-se o turismo como sendo uma atividade empreendedora compreendida por uma prtica social que implica no deslocamento de pessoas na busca de finalidades que se divergem, no se limitando assim, apenas a finalidades de lazer ou recreativas. Na viso de Beni (2003, p.37):
Tenho conceituado turismo como elaborado e complexo processo de deciso sobre o que visitar, onde, como e a que preo. Nesse processo intervm inmeros fatores de realizao pessoal e social, de natureza motivacional, econmica, cultural, ecolgica e cientfica que ditam a escolha dos destinos, a permanncia, os meios de transporte e o alojamento, bem como o objetivo da viagem em si para fruio tanto material como subjetiva dos contedos dos sonhos, desejos, de imaginao projetiva, de enriquecimento da existncia histrica, profissional, e de expanso de negcios. Esse consumo feito por meios de roteiros interativos espontneos ou dirigidos, compreendendo a compra de bens e servios da oferta original e diferencial das atraes e dos equipamentos a ela agregados em mercado globais com produtos de qualidade e competitivos.

Para expressar ainda mais a razo desse desenvolvimento destaca Lockwoord (2003, p.251):
Atualmente, as viagens de lazer tornaram-se uma necessidade bsica e uma mercadoria. O desejo e a necessidade de viagem, de ir a algum lugar, so hoje vistos como parte do cotidiano. Podemos dizer de forma geral que, no importa quais as circunstncias, as pessoas faro de tudo para ter tempo e capital disponvel para viajar. Podem fazer uma viagem curta ou tirar frias curtas ou mais longas em algum outro momento, variar o padro etc. elas vo viajar de qualquer jeito.

O turismo um caminho eficiente para promover uma localidade, atravs da demanda que vem atrada pela atividade e seus valores naturais, proporcionado a uma localidade desenvolvimento e integrao entre povos distintos. Trigueiro complementa (2001, p.6):
A atividade turstica tambm tem um papel importante no impacto sociocultural, quer sobre os visitantes quer no nvel das populaes dos destinos tursticos. Tal atividade tem estimulado uma maior integrao entre os povos de nacionalidade e culturas diferentes.

Este fenmeno vem otimizando nveis de desenvolvimento satisfatrio. Para Ignarra (1999, p.35):
Um fator explicativo do desenvolvimento turstico intenso, relaciona-se com processo de urbanizao pelo qual passa a humanidade. O surgimento das grandes conturbaes, criando metrpoles com mais de um milho de habitantes, acarretou um modo de via mais estafante. O tempo despendido nos transportes urbanos, a poluio, a violncia urbana, levam seus habitantes a buscarem outros ambientes para recuperao de suas energias. Os habitantes das grandes cidades nos finais de semana e nos feriados prolongados fogem para as praias, para as montanhas, para o verde.

As pessoas passaram a ir de encontro com ambientes que as desprendem da rotina, um lugar com cenrio diferente do habitual, onde pudesse reunir um bem estar, um ambiente natural, ambiente este que se distancia do seu dia a dia (outro fator para a construo do desenvolvimento turstico). Com isso o turismo passa a ser uma fonte rentvel e oportunista quando se refere a otimizao do espao, bem como a valorizao das potencialidades disponveis na regio. Conforme Braum (2005, p.8):
medida que o homem moderno evolui tecnologicamente, ele foi paralelamente perdendo contato com a sua essncia natural, vivendo mais e mais nos grandes centros urbanos e longe da natureza, longe de onde tudo se originou, de sua base, de seu ponto de equilbrio.

Alm desse fator que impulsiona o desenvolvimento, destaca-se a vertente econmica da atividade, razo de interesse para diversos setores. Para Barros (2002,p.15): o turismo constitui uma das atividades econmicas mais importantes da atualidade. Ocupa milhes de pessoas, injetando, assim, uma massa expressiva de recursos na economia mundial, revalorizando e requalificando espaos. consenso que o turismo aquece a economia, visto como uma fora econmica das mais importantes no mundo, nele ocorrem fenmenos de consumo, origina-se rendas, criam-se mercados onde a oferta e a procura integram-se. O dinheiro que entra atravs da atividade multiplica-se na economia traduzindo-se em: Aumento da urbanizao; Incremento das indstrias associadas atividade; Incremento da demanda de mo-de-obra para servios; Incremento da indstria de construo; Aumento da demanda dos hortifrutigranjeiros at artesanato; produtos locais desde

Incremento da entrada de divisas para equilibrar a balana comercial; Maior arrecadao de impostos e taxas.

O efeito multiplicador produzido pela sucesso de despesas que tem origem no gasto do turista e que beneficia os setores. A atividade como ferramenta de desenvolvimento econmico acaba tendo efeito direto e indireto na economia de uma localidade ou regio. O turismo ocorre em distintos campos de estudo, sendo multidisciplinar, agindo diante de uma confluncia de diversas reas. tido como uma cadeia produtiva, envolvendo uma diversidade de insumos e servios.

Afirma Cooper (2007, p. 40):


O turismo uma atividade multidimensional, multifacetada que influncia muitas vidas e muitas atividades econmicas diferentes. Essa influncia age diretamente, traduzindo experincia atravs de uma nova vivncia de um turista e de uma comunidade.

Alm disso, segundo Beni (1998, p. 212):


A atividade turstica, por sua prpria natureza, coadjuvante no deslocamento de pessoas de seus lugares habituais de residncia a outras destinaes e reas geogrficas, criando, portanto, uma espcie de tenso entre ambos os espaos: o cotidiano, perfeitamente conhecido e o correspondente a rea visitada, possuidora de novas atraes e capaz de provocar sensaes inditas ou menos no-rotineiras. Nesse sentido, pode-se dizer que o turismo responde a necessidade do homem de buscar novos espaos, de ampliar seu campo de ao e de alguma maneira conquistar lugares desconhecidos.

Diante da ampliao desse campo de ao citado por Beni, circundam necessidades variveis onde o turismo polariza suas reas e aes na busca de suprir tais necessidades. Para uma maior compreenso, a segmentao pode ser uma premissa importante neste processo, decompondo e organizando o turismo para fim de planejamento, gesto e mercado em relao a demanda, reunindo condies especificas para atingir diversos pblicos. 15 Ainda segundo Beni (1998, p. 149):
O motivo da viagem o principal meio disponvel para se segmentar o mercado. Os maiores segmentos desse mercado por afluncia de turistas so: de descanso ou frias, de negcios e compras, desportivo, ecolgico rural, de aventura, religioso, cultural, cientfico, gastronmico, estudantil, de congresso, convenes. A segmentao traz enormes vantagens, como economia de escala para as empresas tursticas, aumento da concorrncia no mercado, criao de polticas de preos e de propagandas especializadas, e promoo de maior nmero de pesquisas cientficas.

Aliado a essas vantagens, a segmentao tambm funciona como uma arma de combate contra a sazonalidade. Como comenta Milio Balanz (2003 p 59): ... Se a oferta e a demanda forem segmentadas, pode-se conseguir um turismo muito especializado... o que permite muitas coisas, mas uma das mais importantes a possibilidade de lutar melhor contra a sazonalidade.

2.2. Motivao X atrao turstica


Dentro da atividade turstica, a demanda surge na busca de uma oferta que pode ser colocada a sua disposio e essa atividade caracterizada por um crescimento constante, que se deve a uma srie de diversas necessidades do ser humano, que vem buscando, e no de agora, lazer, movimento, repouso, bem-estar, longe das tarefas vivenciadas no seu cotidiano. Conforme a OMT-Organizao Mundial do Turismo (apud Castro 2001, p. 63): Normalmente quando as pessoas viajam por algum motivo que implica na existncia de uma causa, o que pressupe alcanar um fim determinado. Toda ao voluntria envolve motivao e finalidade.

A motivao em grande maioria, responde o porque da viagem? O motivo que induz a pessoa a prtica da viagem. Swabrooke (2002, p. 88) reconheceu que: muito provvel que nenhum turista v se influenciar por uma nica motivao. mais provvel que ele seja afetado sempre por um conjunto de motivaes em um dado momento. Contudo a motivao depende de uma srie de fatores diretos e indiretos desde a personalidade e estilo de vida, transpondo at as caractersticas e a imagem de um destino junto a seus atrativos. Para Cooper (2007, p. 88):
Essa imagem tem uma importncia crucial para a preferncia, a motivao e o comportamento do individuo em relao aos produtos e os destinos tursticos, pois ira proporcionar um efeito de atrao cujo resultado ser diferentes prognsticos de demanda.

Trabalhar bem a imagem de um destino um meio relevante e otimizador para atrair uma demanda turstica considervel. Somado a esse contexto surge atrao que pode resultar caractersticas geogrficas e culturais do lugar de destino ou de alguma funo permanente ou temporria exercida por algum lugar. Inmeros so os atrativos tursticos, que muitas vezes, so o potencial de um destino: eventos e festas, praias, conjuntos arquitetnicos, arquitetura religiosa, setores histricos, cachoeiras, reservas ecolgicas, mirantes, acidentes geogrfico e arqueolgicos, gastronomia tpica entre outros. A imagem bem trabalhada e difundida, junto com a atrao, direciona o visitante para a localidade, induz o seu desejo de visualizar, concretizar e usufruir daquilo que lhe atraiu e o fez decidir, diante de um leque de opes. O turismo litorneo, fenmeno que envolve o deslocamento provisrio de pessoas para reas costeiras, tende a assumir relevncia quando se menciona motivos para a realizao de uma viagem. Assume destaque e apresenta-se com um suscetvel fluxo turstico, que surge com uma significativa valorizao social de recursos naturais existentes, principalmente praias, estes acabam influenciando o turista. So tipos de localidades e atrativos que esto intimamente ligados a satisfao e prazer de boa parte dos turistas. Essa inclinao e desejo j se manifestavam a longnquos anos. Comenta Swabrooke (2002, p. 66):
O desejo de observar um cenrio natural e espetacular tem estimulado os turistas desde tempos remotos. Contudo talvez ele tenha realmente marcado poca, no sculo XIX com a influncia do movimento romntico nas artes. Artistas e escritores inspiravam-se no meio ambiente natural e fizeram nascer um interesse popular por paisagens.

Os turistas passaram a viajar para observar aquelas mesmas paisagens ao vivo, seguindo passos dos artistas.

Nessas reas naturais majoritariamente existe um turismo de massa, onde este sai em busca desse chamado prazer ao sol. Esse tipo de prazer segundo Pearse (apud Gray 2003, p. 64) uma necessidade de atributos especiais, naturais (particularmente climticos). No Brasil h uma incidncia de desenvolvimento do turismo em regies contempladas por belas praias, de guas transparentes e paisagens singulares, onde o sol o termmetro constante de lazer, para um grande fluxo turstico nacional e internacional. inegvel o nmero de turistas em regies brasileiras em busca dessa imensa variedade de cenrios naturais. Evidencia Lockwood (2003, p. 198):
O Brasil foi um dos primeiros pases sub-americanos a competir no mercado interregional com seu produto sol e praia. No incio dos anos 1970 sries de complexo turstico de praia foi desenvolvido para o turismo domstico e internacional.

Na faixa litornea do nordeste existe um destaque e vocao ainda maior por apresentar um litoral bastante recortado, ecossistemas, clima favorvel, entre outros, o que contribui e motiva a busca incessante por essa prtica.

2.3. Potencialidades tursticas do municpio


Na faixa costeira do estado de Pernambuco, percebe-se amplamente o desenvolvimento do turismo tendo como um dos destaques o litoral sul, regio onde a atividade j consolidada. Nesta extremidade fica localizado o municpio do Cabo de Santo Agostinho. Dados obtidos no CPRH- Companhia Pernambucana do Meio Ambiente (2006, p.11) informa que: A regio possui 21,83km de litoral bastante recortado, guarnecido de arrecifes, promontrio e pontes rochosos intercalados com plancies e manguezais. Dentre seus principais atrativos tursticos destaca-se suas praias e ecossistemas litorneos construdo por matas e manguezais, acidentes geogrfico e mirantes naturais. Somado aos stios histrico, eventuais festas, gastronomia tpica e o artesanato local. Dentre as praias vale destacar Calhetas, Paraso, Gaibu e Suape. Todas essas paisagens estimulam o interesse turstico dos fluxos, no s pela beleza cnica, mas tambm pela facilidade de acesso, infraestrutura constitundo-se de um numero expressivo de hotis, pousadas, restaurantes e lares alem de locadoras de veculos e meios de comunicao como reconhece o CPRH, tudo em meio a boas condies climticas, que incitam turistas de todo o mundo tornando efetiva a pratica da atividade turstica. O plo da regio distribudo, conforme CPRH (2006, p.13): Em ordem crescente de importncia no municpio: Gaibu - Enseada dos corais Nazar Calhetas Itapuama Paiva Suape - Paraso. Em particular, o litoral integra um aspecto do turismo em sua essncia, o que condiz com a sua interdisciplinaridade, abrangendo campos de geografia,

geologia e historia. Ela privilegiada por feies geolgicas e geogrficas, delimitadas por falhas ao longo dos quais ocorrem deslocamentos laterais e ou vertical que podem oferecer aos seus visitantes uma vivncia e acepes do ambiente visitado, alm de uma beleza singular. Em relao a essas feies geolgicas, afirma Alves e Nascimento (1994, p.7): Feies geolgicas contam a histria do meio fsico, possibilitando a anlise dinmica do meio ambiente, a qual reflete a complexa interao atmosfera hidrosfera litosfera biosfera homem. Na verdade, todo esse conjunto apresenta um interesse para diversos tipos de turistas na segmentao de mercado. Muitos deles desejam bem mais de uma localidade do que um bonito visual uso de praia, condies de puro lazer. Comentam sobre esse novo turista Incio e Patulia (2008, p.92): O turista est cada vez, mas experiente, informado e culto, designando as suas escolhas no pela quantidade, mas pela qualidade, originalidade e diferena. Turistas passam a ter um olhar mais crtico em relao ao entorno, so movidos pelo desejo de vivenciar, conhecer, aprender, evoluir e participar, definindo-se como turismo moderno com anseios e focos diversos em contrapartida com o que podemos chamar de turismo clssico. Conforme Liccardo (2007, p.3):
At a dcada de 80 o turismo clssico era de visitas a destinos, com planejamento todo voltado para hotelaria e pacotes para lazer litorneo. O turismo moderno no mais somente o turismo de destino, mas tambm o turismo de experincia ou experimentao. Novas variantes como o turismo gastronmico, turismo de aventura ou o turismo cultural vem ao encontro do novo turista, mais exigente e mais informado.

Desejam uma noo do espao visitado. Ainda conforme Alves e Assis (1994, p.7) Seja por uma mera curiosidade natural do homem em desvendar os mistrios da natureza ou por vontade de aprimorar os conhecimentos cientficos (...). Completa Dencker (2004, p.14): O turismo est mudando. Percebe-se a formao de um novo perfil de turista mais interessado em vivenciar outras realidades, em participar e conhecer em profundidade pessoas e localidades. Trata-se de uma mudana positiva... Frente a essa mudana positiva o Cabo de Santo Agostinho, responde ao turista positivamente, com um potencial revelado na historia, cultura e infra-estrutura. Concatinados a esse potencial e maximizando as novas variantes e o desejo de maior vivncia do turista, a rea selecionada, oferta um grande potencial geolgico e geogrfico, podendo traduzir para os visitantes uma vasta experincia, diversas acepes, traduzindo desta forma a geodiversidade do local visitado, muitas delas at ento, limitadas ao mundo cientfico. A CPRH constata que as caractersticas geolgicas, sobre saem na paisagem do espao em que se localizam, revestindo de um particular

interesse para o turismo, o que significaria mais um apelo turstico para a regio. Dados da SIGEP Stios Geolgicos e Paleontolgicos do Brasil revelam (2005, p.5): Que o Cabo de Santo Agostinho representa a nica regio onde afloram rochas granticas de idade cretcea em todo Brasil. Onde ocorreu um importante vulcanismo, formando a denominada provncia magmtica do Cabo, ou seja, a regio que compe a bacia sedimentar de Pernambuco era palco de intensa atividade. Um fato que precisa ser enaltecido, no qual originou muita das feies geolgicas do municpio, diz respeito a ruptura dos continentes americano e africano a mais de 100 milhes de anos atrs, no perodo cretceo inferior, que deu origem a varias rochas como basaltos, riolitos e o prprio granito do Cabo, essas rochas so objetos de varias pesquisas geocientificos. Informaes do FIDEM- Fundao de Desenvolvimento da Regio Metropolitana do Recife (2004, p. 14) atesta que fato mencionado assegura: O Cabo de Santo Agostinho a condio de mais notvel acidente geogrfico litorneo da Amrica do Sul. Para exemplificar uma das feies geolgicas que veio decorrente da separao dos continentes explica Nascimento (apud Seal 2005, p.4) O granito do Cabo de Santo Agostinho estaria relacionado aos ltimos estagio da separao continental entre Amrica do Sul e frica. Esse granito forma um verdadeiro promontrio, que definido por Guerra (1997, p.504) Uma denominao dada aos cabos quando terminados por afloramento rochoso escarpado. O granito de acordo com o Nascimento (2004, p.2) Faz parte das rochas gneas da provncia magmtica do Cabo que se distribuem ao longo da bacia segmentar de Pernambuco. Esse granito constitui-se como sendo o principal atrativo geolgico da localidade, representa em profundidade uma intruso de uma rocha cristalizada. Praticamente todo processo tectnico de alamento desse corpo grantico foi responsvel pela eroso de metros e metros de sedimentos que recobriam o granito. formada por rocha que tem a mesma composio das rochas da Nigria, sendo a nica intruso grantica que atinge a idade de 100 milhes de anos no Brasil, comprovados por estudos atravs dos testemunhos geolgicos. Em seus arredores ficam localizado as praias mas visitadas deste litoral: Paraso, Suape, Calheitas e Gaibu. Na regio podem ser visto evidencias de um cataclismo associado ao um vulcanismo. Ainda de acordo com Guerra (1997, p.129) Podemos entender o cataclismo como sendo as diferentes formas de relevo que aparecem na superfcie do globo devido as transformaes sbitas. Esses por vez so alguns dos destaques das enumeras feies geolgicas que existem na regio. Sobre o aspecto geolgico histrico tem-se a Vila de Nazar atualmente o Parque Metropolitano de Holanda

Cavalcante, muitos dos monumentos revelando a historia e cultura do parque foram edificados sobre o granito. Sobre o parque comenta Nascimento (2005, p.5)
Este parque criado em 1979, tombado como sitio histrico em 1993, formado pela igreja de Nazar, sendo um dos monumentos mais importantes da regio... Neste parque, encontra-se ainda as runas do forte castelo do mar ou forte Nazar, uma edificao Portuguesa, erguida em pedra e cal em 1631 pelo Conde Bagnoli. Dentre todos estes pode-se perceber as riquezas histrica do Cabo de Santo Agostinho.

Quanto aos aspectos geogrficos o litoral do Cabo de Santo Agostinho apresenta-se muito bem recortado, contendo uma rica geomorfologia, envolvendo arrecifes, pontos rochosos com plancies costeiras, a exemplo temos a praia de Gaibu que protegida por um afloramento de rochas. Traos e testemunhos que caracterizam a cincia geolgica. Desta forma ficam evidentes as potencialidades tursticas que podem vir a serem trabalhadas na regio. Por vez o litoral sul do estado, rene dentre vrios aspectos geologia, geografia, historia. Onde atravs da geologia (caracterstica relevante seguida a geografia) formam atrativos estratgicos para o surgimento de uma nova categoria do turismo denominada de Geoturismo.

2.4. Geoturismo
Na verdade essa modalidade j vem sendo desenvolvida timidamente, h bastante tempo em pases como Estados Unidos, no Atlntico e se estendeu a algumas regies europias. Mas o que vem a ser Geoturismo? A etimologia da palavra provm da juno dos termos geo e turismo. O termo geo se refere diretamente a terra ou ao planeta terra. turismo implica no gosto ou vontade pela realizao de viagem. Portanto o geoturismo ressaltar a visualizao e a compreenso do meio fsico do planeta atravs de visitas de um pblico especifica, leigo ou especializado. Esse segmento a oferta de informaes sobre processos de formao e ambientes decorridos em pontos de visitao paisagstica, ostentado em base geocientificas e sustentveis. Para esclarecer define Nascimento (apud Hose 2005, p.2):
Tal atividade utiliza feies geolgicas e geogrficas como atrativo turstico, tendo um potencial como ferramenta para assegurar a conservao e o desenvolvimento sustentvel do local visitado. Nesta atividade utiliza-se como recurso e/ ou produto toda geodiversidade da regio, buscando-se sempre a sua geoconservao. A proviso de servios e facilidades interpretativas que permitam aos turistas adquirirem conhecimentos e entendimentos da geologia e geomorfologia de um sitio (incluindo sua contribuio para o desenvolvimento das cincias da terra), alm de mera apreciao esttica.

Diante dessa definio nota-se nitidamente, que a prioridade desta atividade so os recursos geolgicos e geogrficos. Ainda sobre geoturismo Azevedo (2005, p.83)

Um segmento da atividade turstica que tem o patrimnio geolgico como seu principal atrativo e busca sua proteo por meio da conservao de seus recursos e da sensibilizao do turista, utilizando para isto, a interpretao deste patrimnio tornando-o acessvel ao publico leigo, alem de promover a sua divulgao e o desenvolvimento das cincias da Terra.

Sendo a geologia uma cincia da observao e da interpretao que estuda a terra e os processos de evoluo, o geoturismo forma uma proposta de um novo olhar turstico sobre aquilo que nos rodeia. Esta atividade lana um consumo do espao, no momento em que o espao interpretado atravs do entendimento geolgico. Oferecendo um espao de significaes e aprendizagem. Salienta Incio e Patulia (2008, p. 97): O geoturismo origina interao turista /meio envolvente, prope ao mesmo tempo uma novidade e um novo olhar, promove a identidade dos lugares, aquilo que os torna realmente nicos. Quando categorizamos fatores de desenvolvimentos, conscientizao, educao e divulgao pases desenvolvidos tem a atividade geoturistica bem mais difundida, colocando em relevo a sua conservao. Salienta Ruchkys (2007, p. 46): A promoo da conservao do patrimnio geolgico (a geoconservao) um dos maiores desafios da comunidade de geocincias neste sculo XXI. Pode-se menciona como exemplo cabal de desenvolvimento e geoconservao, tem-se os geoparques na rede europia. Para esclarecer geoparques Liccardo (2007,p.4): So territrios que compreendem um ou mais stios de importncia cientifica, no somente pelo valor geolgico, mas tambm pelo arqueolgico, ecolgico ou cultural. De acordo com a UNESCO, um geoparque deve preservar o patrimnio geolgico para futuras geraes (conservao); assegurar o desenvolvimento sustentvel (turismo); educar e ensinar o grande publico sobre temas relativos a paisagens geolgicas e matrias ambientais (educao); relacionar as pessoas com seu ambiente geologico e providenciar meios de pesquisa para a geocincia. A rede europia de geoparques tem interesse em dinamizar e desenvolver o geoturismo na Europa. Alem disso Liccardo (2007 p.6): O parque abrange um certo numero de locais de importncia geolgica, raridade, apelo esttico ou valor educacional. A rede Europia foi criada em junho 2002, a partir da sesso dedicada ao patrimnio geolgico no congresso internacional de geologia em 1996. Como exemplos tm a Frana, com a reserva geolgica da provncia de Haute, onde pode se conhecer a historia da evoluo a milhes de anos, a Grcia com o museu da floresta petrificada, com caractersticas paleontologicas e geologicas e Alemanha, possuindo um geoparque com 67 crateras vulcnicas de 400 milhes de anos atrs.

No Brasil essa atividade comeou a surgir recentemente, por volta do ano 2000, assumindo posturas tmidas e sem muita dimenso,porem alguns territrios j foram selecionados pela UNESCO, onde sero designados como geoparques. Logo a provncia magmtica do Cabo de Santo Agostinho apresenta para UNESCO um potencial para possivelmente no futuro torna-se um geoparque. No pas diversas atraes j so identificadas como geoturstica. Sob os aspectos de locais geoturisticos no Brasil afirma Nascimento (2005, p.4):
Tem-se sem duvida muitos exemplos clssicos e evidentes de locais de interesse geoturisticos a rigor, muitas atraes j so, sem que tenham conscincia disso, atraes geotursticas como Cataratas de Iguau, Po de Acar, Chapada dos Guimares, Pico Vulcnico do Cabuge, Granito do Cabo de Santo Agostinho.

Esses atrativos precisam ser desenvolvidos sob a tica do geoturismo, podendo oferecer maiores acepes, uma divulgao, educao e valorizao do ambiente relacionando as pessoas com o espao geolgico desenvolvendo como conseqncia, maiores condies de preservao, uma vez que o geoturismo aborda em sua gnese e aplicao, interesses de conservao e preservao de todo o patrimnio que utilizado na sua pratica. Isso advm do fato de ser o turismo uma atividade que oferece impactos. Segundo Cooper et al (1998, p. 184):
No possvel desenvolver o turismo sem que ocorram impactos, mas possvel, com planejamento correto gerenciar o desenvolvimento turstico com o objetivo de minimizar os impactos negativos ao mesmo tempo em que se estimulam os impactos positivos.

O objetivo de minimizar os impactos na busca de uma geoconservao tem-se como sendo a premissa maior do geoturismo. Do contrario esses impactos, afirma Lage (2000, p.130): Podem desenvolver mudanas adicionais sobre o meio, que alteram o carter bsico, a integridade e imparcialidade de uma rea. Esses impactos levam a uma degradao do ambiente, destruindo assim a atrao turstica. O segmento tenta sensibilizar o turista, mostrado-o a importncia dos atrativos geotursticos, revelados na diversidade de ambientes, processos e fenmenos naturais, relevos, rochas, sedimentos entre outros, em uma associao com os meios biticos ( fauna e flora). Outrossim, acaba evidenciando a divulgao da geocincia, e demonstrando para a comunidade e visitante que a geodiversidade e to importante quanto a biodiversidade. Diante de tudo o que foi exposto, turistas visitam e usufruem de toda rea sem imaginar o potencial geoturstico contido no municpio, esse tipo de questo chega a ser estendido at mesmo, a populao e o trade turstico local. Logo destacar essa regio costeira com esse diferencial,

tende a um estabelecimento de estratgias, oferecimento de produtos, alem do sol e mar ao visitante, induzindo a pratica do novo segmento ou concretizando o seu desejo de experimentar outras correntes, traduzindo tambm, como mais um importante apelo turstico para a regio. Dinamizando a atividade turstica, podendo abrir espaos para um novo mercado turstico e aumentando os nmeros de atraes. As atraes tursticas tem papel importante a ser desempenhado no turismo, a medida que, geralmente, so o elemento que mais motiva o viajante ativando, portanto os vrios componentes da industria do turismo. Contudo o atrativo pode ser visto como uma premissa relevante no processo de deciso de compra de um turista, neste caso os atrativos geotursticos podem levantar interesse de pblicos diversos e serem decisivos no processo de escolha de uma localidade turstica a ser visitada. Alm de que estes atrativos podem funcionar na rea costeira do estado, como um verdadeiro diferencial dentro do mercado competitivo ligado principalmente ao fator de qualidade e diversidade, se diferenciando e se impondo no mercado. Maximizando o incentivo as novas tendncias e perspectivas para o turismo deste novo milnio. No entanto para que isso ocorra se faz necessrio o surgimento de estratgias inteligentes mediante a elaborao de um plano de marketing destacando a diversidade do local quanto aos seus atrativos e aes de gesto desenvolvidas no mbito do patrimnio geolgico (reunio de aspectos e exemplos concretos da geodiversidade). Para Lickorish (2000, p. 180): O plano de ao de marketing engloba os recursos disponveis para influenciar e estimular os consumidores do mercado alvo e seus componentes em relao a bens e servios especficos, alm de outros objetivos desejados.Onde o governo local, trade turstico e comunidade se interajam de forma a favorecer uma fomentao desse turismo. O desenvolvimento de roteiros geoturisticos pode funcionar como proposta de divulgao, onde o visitante possam a ter uma melhor utilizao do espao, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo, podendo dar nfase a educao ambiental que favorece a preservao do meio abitico. Os roteiros desenvolvidos na rea se voltam apenas para as praias, com contemplao atravs de mirantes e visitao ao Parque Metropolitano de Holanda Cavalcante entre outros, mas no focam as caractersticas geolgicas, mesmo que de uma forma parcial. Como afirma Assis e Alves (1994, p.6):
Roteiros tursticos de tal natureza que posiciona o individuo no espao e proporciona uma viagem no tempo, levando ao passado longnquo, h milhes de anos onde ocorreram transformaes na terra que o homem no acompanhou, pois s apareceu muito recentemente, dentro da historia geolgica.

Esse roteiro se utiliza de feies geolgicas bem preservadas na rea, permitindo que o turista contemple uma geodiversidade impar, com vrios tipos de rochas, diferentes formas de relevos que contam a historia da evoluo da terra entre outros.

2.5. Roteiro Geoturistico


Reconhecendo os testemunhos geolgicos, a geodiversidade impar do Cabo de Santo Agostinho, o CECINE-Coordenadoria de Ensino de Cincias e Tecnologias do Nordeste coordenado pelo professor Claudio de Castro da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) desde 2001, elaborou um roteiro geocientifico, colocando em relevo a regio como sendo vulcano-sedimentar. O roteiro oferece uma leitura da paisagem, com interpretao critica dos diferentes aspectos das paisagens, anlise de determinados registros geolgicos que se encontram bem preservados na regio, compreenso dos cataclimas e demais eventos provenientes da separao dos continentes Americano e Africano, juntamente com uma analise das principais aes antrpicas (interferncia do homem sobre o meio ambiente). Os pontos de parada iniciam-se na BR-101, prximo a fabrica da AmBev, onde esto rochas vulcnicas, provenientes do vulcanismo do Cabo h 100 milhes de anos, onde pode ser visto uma ocupao da paisagem com rodovia, indstria e monocultura de cana-de-acar (uma ao antrpica). Seguindo para rea do conglomerado polimtico do Cabo, com sua historia geolgica, partindo at os pontos de cataclimas associados ao vulcanismo e sua relao com a separao dos continentes Sul-Americano e Africano, (aspecto atual da paisagem e sua ocupao pelo homem), observao dos solos vermelhos formados pela alterao de lavas vulcnicas de natureza basltica (a importncia desse solo para a atividade agrcola local). A diante prximo a praia de Itapuama verificao da atividade extrativa mineral para a obteno da argila caolnica (seu impacto sobre a paisagem). Na praia de Itapoama ver a elevao formada por rochas vulcnicas de natureza traquitica bastante alterada (aspecto do ambiente marinho local, seu uso e ocupao) mar x rochas vulcnicas. A ltima parada o na praia de Gaibu, com uma paisagem natural formada pelo mar e elevaes de rochas granticas que constituem na fisiografia local um Cabo (a relao da gnese desse granito com a separao dos continentes). Esse tipo de roteiro poderia vir a ser aplicado na regio eou associado a roteiros j desenvolvidos.

2.6. Painis Interpretativos


Outra forma para explorar e difundir a geodiversidade como atrativo a utilizao de painis interpretativos ou explicativos, nos pontos de interesse geolgico, sintetizando numa explicao de fcil entendimento, os aspectos e fenmenos, principalmente sobre a ruptura dos continentes, isto tudo podendo ser combinado com um material escrito ou ilustrativo como folders, folhetos, para serem utilizados durante o

percurso. Esses painis oferecem ao pblico uma idia de onde esto, qual a relevncia do ponto de vista geolgico da localidade. Esse tipo de ao j versa como incentivo geoturistico no Brasil, um dos exemplos cabais mais recentes, promovido em 2006. Segundo a Global Tourism (2008) o projeto Caminhos Geolgicos do estado do Rio de janeiro, por meio do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ Servio Geolgico Estadual), pioneiro nesta temtica e iniciada em 2001, representa o programa mais desenvolvido e evoludo. O objetivo principal do projeto divulgar o conhecimento geolgico do referido estado, com base na conservao de seus monumentos naturais, atravs da implantao de painis explicativos sobre a evoluo geolgica do local. Assim a sociedade tem acesso a esse conhecimento, fazendo com que, atravs da percepo da complexidade e do tempo que a natureza leva para construir a paisagem que hoje habitada, o planeta seja mais respeitado. At setembro de 2007 j haviam implantados 63 painis com informaes geolgicas em 22 municpios do Rio de Janeiro. Todo o patrimnio geolgico visto no municpio torna-se um eixo norteador para que o turismo ramifique suas aes, podendo contribuir consideravelmente para um maior progresso da pratica geoturstica na regio, associando a uma explorao racional da atividade.

2.7 Aspectos geolgicos


Conhecer a estrutura geolgica de uma regio implica inicialmente classificar o terreno, de acordo com a sua composio rochosa, idade e transformao sofridas ao longo das eras e perodos geolgicos. Muitas das feies presentes no municpio em lide foram provenientes da fragmentao de uma imensa massa continente denominada, pelo cientista alemo Wegner em 1912, de Gondwana. Iniciando no perodo jurssico superior at cretceo inferior a aproximadamente 100 milhes de anos, este perodo contou com o desaparecimento dos dinossauros. Dessa fragmentao surgiu, o que hoje forma, os continentes do Sul Americano e Africano onde o ltimo ponto de ligao final entre eles, foi no municpio do Cabo de Santo Agostinho. Os aspectos geolgicos encontrados no local surgiram diante do vulcanismo, falhamentos e terremotos que com o decorrer do tempo foram modelados por aes do mar, ventos, rios e variaes do clima e hoje por aes antrpicas (aes do homem). Na regio encontram-se rifts, que so denominadas de feies geolgicas delimitadas por falhas, estas surgem de processos geolgicos. de interesse destacar que um rift por pouco no modificou o modelado da parte do nordeste brasileiro, se acaso tivesse totalmente evoludo, hoje entre Salvador e Recife, incluindo Sergipe e Alagoas, constituiria uma ilha que estaria para a Amrica do Sul assim como Madagascar esta para a frica.

Diversas rochas so encontradas na Regio Metropolitana do Recife e em maior nmero no municpio do Cabo de Santo Agostinho, que surgiram da ruptura dos continentes, tais como traquitos (formado por fidelpasto-alcalino e minerais), vrios rioliotos (rochas vulcnicas com pequenos cristais de quartzo e fraturas em forma de conchas e juntas colunares), ignimbrito (rocha formada por vulcanismo explosivo), basaltos (rochas vulcnica com desenvolvimento de juntas colunares) com destaque para a rocha gnea intrusiva definida por Jatoba e Caldas (2003, p.53): Aquelas que se formaram pela solidificao produzida pelo resfriamento de solues quentes conhecidas por magma. Este seria o granito, representando a cicatriz do momento final da diviso dos continentes. Ainda conforme Jatob e Caldas (2003, p.54): a mais comum das rochas intrusivas (plutnicas) encontradas em formas de batlitos, stocks e outras massas muito grande de rochas. Mostrando-se como um corpo semi-circular de 4km de rea aflorante entre Gaibu e Suape. Nascimento (2004): A sua borda oeste parcialmente coberta por rochas sedimentares das formaes algodais e Barreiras, enquanto que as margens norte, leste e sul limitam-se com Oceano Atlntico. O granito contm em suas fceis cristais de quartzo e turmalina preta sendo formado por uma principal rocha chamada de lcali-feldspatogranito, de mesma composio das rochas da Nigria, na frica. Este promontrio reconhecido com sendo nica intruso grantica com essa idade no Brasil. Do granito pode se observar uma das mais belas paisagens do litoral sul. Ao seu redor ficam as principais praias da regio, entre elas temos: Gaibu, correspondendo a um trecho arqueado, com um dos extremos cncavos e protegido pelo afloramento de rochas granticas (o granito), no seu trecho mediano a orla vulnervel a ao de ondas fortes, que se confrontam com o granito. A Praia de Calhetas equivale a uma pequena baia se estendendo apenas cerca de 700m, formada de afloramentos rochosos do granito, com um pequeno segmento de areias de 100m. Considerada como um dos mais belos cartes postais do Brasil, alvo de mergulhos e pesca submarina. A praia de Santo Agostinho tida como uma costo rochoso diante do afloramento granticos destaca-se a pratica da pesca. A praia do Paraso tem um quilometro de extenso, completa de afloramento rochoso, com trecho numa enseada com proteo externa da linha de arrecifes. Por fim a praia de Suape, ltima praia que se associa com o granito. abrigada por arrecifes existentes sofre a influncia do rio Massangana.

Figura 3 Modelo simplificado da quebra do continente Fonte: www.projetoscaminhogeologicos.com.br Colocar figura Godwana/Laurasia

H 180 milhes de anos H 135 milhes de anos

H 135 milhes de anos Final do Jurssico

H 65 milhes de anos Final do Cretceo

Hoje

Figura 4 - Evoluo dos Continentes Fonte: ASSIS, Hortncia Barbosa; ALVES, Marinho. Turismo Geocientifico: uma viagem no tempo. Recife: CPRM, 1994. 36

3. METODOLOGIA

Para a realizao deste trabalho foi necessrio um delineamento metodolgico do turismo, pertinente a segmentao e aos atrativos existentes na rea de estudo. Foi desenvolvida uma avaliao, embasada em um estudo exploratrio, visando como objetivo a compreenso do problema enfrentado. A esta primeira fase fez-se o uso de uma pesquisa bibliogrfica existente que traduzisse os principais conceitos sobre uma demanda com inclinao para o turismo litorneo, geoturismo e seus aspectos geolgicos e geogrficos, reunindo fontes primarias e secundarias para construo racional e sistemtica da pesquisa. Desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa para uma maior apurao das opinies dos entrevistados, utilizando instrumentos padronizados com uma observao informal. Para tanto foi realizada duas visitas tcnicas a regio, para uma maior compreenso do espao, onde verificou-se as estruturas necessrias para fomentao de um roteiro geolgico, a participao da comunidade e a dinmica da atividade turstica. Na obteno de informaes no prprio local, onde geradas, a pesquisa de campo foi uma premissa relevante, com a coleta de dados atravs de questionrio, estruturado com perguntas fechadas e objetivas aplicados a turistas, conduzindo assim as variveis para identificao do publico alvo, sua possvel satisfao e necessidade juntamente ao nvel de conhecimento sob outros aspectos da localidade. Com os dados dessa observao direta (extensiva) foi elaborada uma analise dando uma viso geral dos resultados, onde pode-se perceber as relaes dos dados obtidos e constatar os fatos. O projeto contar com fotos ilustrativas para maiorveracidade das informaes. Foram usados grficos para a ilustrao dos resultados alcanados. 38

4. APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS


Para nvel de anlise foram aplicados 220 questionrios a turistas e a comunidade receptora, esta por vez se fez necessrio diante do pressuposto de avaliar o nvel de conhecimento, a satisfao e aspectos que poderiam ser explorados na regio, tudo isso atravs de interpretaes fundamentadas. Buscou-se congregar subsdios que pudessem identificar o perfil do turista, os seus interesses por aspectos, alm do natural, to quanto sua satisfao diante dos atrativos e opes tursticas e nvel de conhecimento sob um dos aspectos geolgicos cientificamente atestado, tanto dos visitantes quanto de moradores. Desta forma pode se evidenciar atravs da pesquisa o nvel de insatisfao da comunidade, que no curso das entrevistas, deixou claro a preocupao quanto localidade e sua estrutura turstica. Muitos destacaram saber, mesmo que de uma maneira parcial ou sem explorar o lugar de origem, a riqueza do istmo Cabo de Santo Agostinho, que no tem tido uma devida ateno e sofre de uma carncia financeira, poltica e de uma divulgao promocional rudemente planejada, que pudesse

direcionar a um aumento do fluxo turstico. Hoje de acordo com a tica apresentada pelos moradores, o local esta sendo mal explorado e ficando sempre atrs da Menina dos Olhos: Porto de Galinhas, o prprio poder pblico do municpio no edificou meios mais eficazes e ostensivos para voltar a ateno que dada a Porto de Galinha. Diante das discusses a cerca do interesse do poder publico quanto a uma melhor explorao do turismo no Cabo de Santo Agostinho, os entrevistados, principalmente, a comunidade receptora, lanaram afirmaes nas quais concluiu-se que a mesma sabe do real retorno da atividade, mais no entanto, no se manifesta com aes mais eficazes e produtivas que venham a aumentar consideravelmente o fluxo do destino, sendo assim tambm no demonstram um real interesse ou uma ateno merecedora a novas modalidades tursticas, como o geoturismo, alm das j vistas como o turismo nutico e ecoturismo. Um grande percentual aponta a m administrao poltica do municpio convergindo para as conseqncias mencionadas. O cerne da maior parte desses entrevistados no aceitarem que muito dos holofotes volta-se para Porto de Galinha, onde o Cabo em meio a uma profuso de atrativos se resume quase a esteretipos citados, em funo da carncia configurada. Na verificao dos dados deste trabalho, turistas e moradores manifestaram real interesse na pratica turstica e explorao de outros aspectos, como a exemplo o geogrfico e histrico, ambos puderam levar a concluso de que relevante trabalhar e colocar em maior destaque os aspectos culturais, geogrficos e histricos. importante destacar que ante a esses aspectos, foram observados, que as caractersticas histricas so mais aparentes na regio, o que no implica dizer que so mais exploradas turisticamente. O Cabo de Santo Agostinho se enaltece com o titulo, no qual se julga, de que o Brasil nascera na localidade por mrito dado ao descobridor Vicente de Yaes de Pinzon, em 26 de Janeiro de 1500, trs meses antes de Pedro lvares Cabral haver chegado Bahia. visvel na cidade muitas menes ao descobridor. Em face aos aspectos vistos no municpio, as caracteristicas geolgicas, so colocadas em relevo diante da sua grande geodiversidade. Este aspecto vai ao encontro do desejo de maior explorao do turista, ele vem a diversificar a oferta do produto, respondendo assim a expectativas e oferecendo um maior leque de atrativos. Para a veracidade de uma das hipteses deste trabalho, foi questionado o conhecimento dos entrevistados, quanto a um fator geolgico da regio, o resultado constatou que a hiptese edificada tem fundamento, sendo alarmante o numero de turistas que se referem ao maior testemunho geolgico da rea, o promontrio, como um conjunto de pedras, sem nenhum tipo de importncia.

O perfil do turista visto, respondeu ao desejo de novos segmentos e anseios, diferente daquele que se limitava ao puro turismo de sol e mar. Este se revelou com acepes diferenciadas, desejam uma maior noo do espao visitado. Os visitantes afirmaram que a rea em estudo poderia ser bem mais trabalhada e apresentada turisticamente, oferecendo maior conhecimento e informaes de diversas caractersticas da localidade, no que podemos considerar em termos culturais, histricos e geogrficos e geolgicos, j que a rea tem riquezas neste contedo. Alguns dos turistas disseram ter tido maiores informaes do lugar, no perodo que se despertaram a conhecer, por intermdio de meios como a Internet e chegando ao destino no confrontaram as suas informaes, simplesmente porque no lhe foram apresentadas, neste caso os turistas tiveram expectativas, que no foram respondidas. Mas apesar de tudo estes no declaram alto nvel de insatisfao, concordando que o entorno precisa de, mas sadas e formas tursticas diferenciadas. Por fim importante ressaltar que o perodo de aplicao destes questionrios foi o de alta estao, no entanto os turistas no apresentaram - se em nmeros elevados bem menos foram os turistas estrangeiros, o que julga-se, no ser to normal j que neste perodo revelam-se em maior nmero, boa parte da totalidade de visitantes eram da capital pernambucana e regies circunvizinhas, regio sul e Europa. Outro fato observado na visitao para estudo foram pequenos grupos explorando pontos tursticos, guiados pelas placas sinalizadoras de pontos de visitao, tais como : mirantes, o forte castelo mar, casa do faroleiro. No entanto estes grupos no tinham nenhum tipo de assistncia, para uma maior explanao e significado, estes permaneciam pouco tempo no local, uma vez que revelava insegurana, podendo ficarem vulnerveis a assaltos. 4.1 Perfil do entrevistado da rea litornea

SEXO

39%

61% Masculino

Feminino

Grfico 1 Faixa Etria 10% 35% 13% 5% 37% 15 a 19 anos 20 a 29 anos 30 a 49 anos 50 a 59 anos Acima de 60 anos.

Grfico 2

Os dados acima expressam que dos 220 entrevistados para analise da pesquisa 61% so do sexo masculino. O que condiz claramente com o maior percentual, seguido de 39% do sexo feminino. Denota-se no item de faixa etria que 37% dos questionados tem idade entre 30 a 49 anos, ou seja, os que mais viajam esto dentro dessa faixa. Seguido de 35% de idade jovem, destaque para a concentrao de entrevistados com 50 a 59 anos, que manifestaram enorme satisfao considerando itens de sol e praia, razes de lazer prazeroso, apesar de ser bem mais regrado o seu uso. Em contrapartida tem com 15 a 19 anos adolescente com 10% dos resultados, por ultimo que configura-se 5% os idosos que demonstraram no se identificar o tanto diante da limitao de idade. Grfico 3 Grau de Instruno 28%15% 22% 35% 1 Grau completo 2 Grau completo Superior Completo Superior imcompleto

Esclarecendo a escolaridade pode-se afirmar que 35% tm ensino completo ou esta cursando, dentre este destaque para um tendencioso numero que atua no comercio e tem alguns com uma boa renda sem almejar um curso superior. J o superior completo foi constatado com 28% um quantitativo considerado at interessante, com muitos ps-graduados ou com mestrado. Por outro lado o grfico mostra 22% dos que no conseguiram obter um diploma ou os que esto ainda cursando. Os que no tem uma boa instruo ficam com 10%. 4.2 Locais de origem dos entrevistados Localidade 8% 17% 9% 3% 53% 10% Norte Nordeste Sul Sudeste Centro- oeste Estrangeiro Grfico 4 44 Este resultado indica que h uma grande incidncia de turistas da prpria regio nordeste, o que apresenta duas faces: a primeira que o turista da regio nordeste passa a conhecer mais o seu prprio produto e em contraposto outras regies brasileiras esto comprando menos esse destino, onde por vez o prprio destino acaba se promovendo de uma maneira limitada. Os visitantes em numero so da capital pernambucana e regies circunvizinhas que vem a localidade como opo de lazer cmoda. Sobressaem turistas de Alagoas, Joo Pessoa e Natal. A grande maioria dos moradores partiu de outras cidades pernambucanas, do territrio sul e sudeste atrados por oportunidade do plo turstico e industrial. O sudeste segue aps com 17% e o sul com o correspondente a 8%, ambos quando indagados responderam com certo grau de positividade aos itens de satisfao. As outras reas brasileiras alcanaram um percentual pequeno como identificado no grfico. O perodo da pesquisa no foi o de baixa estao, mas para tanto quando avaliamos o percentual de estrangeiros que tendencioso neste perodo, verificou-se um quantitativo irrisrio. 4.3 Motivaes pelo destino O que influenciou a busca pelo destino? 43% 6% 5% 4% 5% 37% Televiso Jornal Internet Amigos Agencia de Viagem Outros Grfico 5 45 Tentando levantar o item que motivou os entrevistados a escolher o destino as respostas so expressas pelo grfico acima. Pode-se afirmar que a opo outros assume liderana, este quesito parte principalmente da oportunidade de trabalho. A influncia de amigos que j visitaram ou residem no municpio litorneo, pela propaganda boca a boca assume relevncia. Os meios de comunicao, fatores que propagam o destino turstico, demonstraram um nmero bastante inferior seguido das agencias de viagem, poucos foram os grupos trazidos por estas, o que revela que agncias esto vendendo bem menos o destino.

4.4 Aspectos a serem explorados Alm do aspecto natural, qual outro lhe seria interessante? 14% 20% 24% 18%24% Gastronomia Cultura Historia Geografia Curiosidade Local Grfico 6 Os percentuais acima divulgam o interesse dos entrevistados por uma maior explorao da localidade, visto diante da profuso de atrativos. Este desejo alcanou salincia com os turistas, que almejam voltarem para seus lugares de origem com uma maior bagagem de informaes e vivncia. Este perfil identificado na rea de estudo vem cada vez mais aumentando, eles querem acepes diferentes do ambiente visitado, no se limitando apenas ao uso da paisagem como de costume. O desejo dos entrevistados vem a gerar importncia para a localidade turstica, onde o este representa um meio de atrair o pblico para outros aspectos tursticos, outros segmentos, a exemplo o Geoturismo, maior dinamismo da atividade atrelada a um diferencial no mercado, maior divulgao do entorno e um apelo turstico diferenciado. 4.5 Aspecto explorado na visitao Em sua visitao teve contato com algum dos aspectos anteriores? 60% 40% Sim No Grfico 7 Perguntado ao pblico do contato estabelecido com aspectos que se divergem do natural, 40% afirmaram que no tiveram, simplesmente pelo fato de no ter sido os apresentado ou no maximo foi observado algum indicativo de um fato histrico ou cultural. J os 60% tiveram contato, entretanto destaque para a historia, muitos mencionaram sobre o descobrimento do Brasil, com Vicente Pinzon antes de Pedro lvares Cabral um fator histrico com relevncia em todo municpio, mas que no chega a ser utilizado fortemente, como um atrativo turstico. A gastronomia bastante expressa, a base de pescados e frutas tpicas, destaque para aratuzada, ouriadae moqueca de polvo. Outros aspectos geogrficos, geolgicos e culturais foram expressos pelos entrevistados como tmidos e mal explorados. 4.6 Nvel de satisfao Satisfao quanto aos atrativos e opes da localidade turistica. 28% 6% 45%21% Otimo Bom Regular Ruim Grfico 8 Como pode ser visto a satisfao alcanou um ndice favorvel com 45% isso tudo no que condiz principalmente quanto a beleza cnica junto ao uso dos atrativos naturais, mesmo assim eles no deixaram de apontar a necessidade de diversificar os atrativos e opes da localidade. Outrora

esta mesma localidade tem condies para chegar a ndices otimizadores mais expressivos. O percentual dito como regular e ruim congregaram para uma insatisfao, aqui foi tambm mencionado a falta de segurana e saneamento. 4.7 Conhecimento continentes dos entrevistados sob a ruptura dos

Voc sabia que a regio foi palco da diviso dos continentes americano e africano? 46% 24% 30% Nunca ouvi falar Soube na propria regio Escutei comentarios a respeito Grfico 9 Testando o conhecimento sob um dos aspetos geolgicos de grande importncia e veracidade no istmo do Cabo de Santo para verificao mais fundamentada da pesquisa, de que a regio no explorar todo o seu potencial e possivelmente no trabalha apresentando caractersticas que a faam partirem com diferencial a rigor, os resultados foram os que seguem acima. Nota-se que foi alarmante o numero de 46% dos que disseram nunca ter ouvido falar do fator geolgico e geogrfico, no deixando de lembrar que aqui incluem moradores. Os 30% afirmaram ter conhecido a respeito atravs da internet, televiso, jornais e revistas. O restante tomou conhecimento na regio, atravs de vagas informaes, nada muito elucidadas. 4.8. Optaria mais vezes pelo destino Voltaria mais vezes ao Cabo de Santo Agostinho? 7% 93% Sim No Grfico 10 Foi unnime com uma representao de 93% os que disseram voltar mais vezes ao Cabo de Santo Agostinho, mesmo os que se manifestaram com nveis de insatisfao, estes acreditam em mudanas benficas. Os bons nmeros s oferecem condies para que a localidade entre num processo de expanso tursticas por intermdio de novas variantes do turismo.

5. CONCLUSO
O turismo interpretado como alicerce de oportunidades, agente multiplicador de divisas, entre outros feitos, surge diante das conurbaes urbanas que vem na pratica da atividade uma vlvula para se desprender do cotidiano, do ambiente de estresse, renovar atravs de um novo espao, suas foras, seu esprito e seu bem-estar. O Brasil apresenta um grande potencial e permeia sonhos de muitos turistas, no entanto em meio a uma profuso de atrativos apenas uma

minoria e cincuncrista parte explorada. Onde para muitos o produto que aqui se encontra apenas o turismo de sol e mar at internamente essa viso vem a ser enaltecida. O que em relevo no desenvolvimento deste trabalho, pode ser identificado atravs da falta de consolidao de outros segmentos tursticos. Onde por vez, pelo que foi exposto, estes novos atrativos motivam um representativo nmero no mercado, mas, que mesmo assim no conseguem ter uma otimizao. Seja por razes que traduzem a falta de incentivo, por desconhecimento das potencialidades, ausncia de planejamento por parte poder publico entre outras, fundamentados no decorrer de todo trabalho. Onde passam como conseqncia, a facultar limitaes para o desenvolvimento de outras atraes tursticas. A difuso de que o Brasil explora de uma maneira limitada os seus recursos precisam em carter emergencial se modificado, se bem alguns passos so tomados, mas no de uma maneira satisfatria. Isto precisa ser bem mais arraigada, quando a segmentao responde a diversas formas de turismo, anseios e acepes que vo bem mais alm do uso de praias ou apreciao de um belo cenrio. Turistas querem uma maior bagagem, maiores experincias e se inquietam com indagaes que no so respondidas, so mais instrudos. J no se deslocam apenas em busca de belas fotos ou uma deliciosa gastronomia ou outros interesses comumente apontados. A demanda torna-se hoje cada vez mais exigente, almejam espaos que abriguem aspectos e atrativos diversificados. O municpio do Cabo de Santo Agostinho privilegiado por responde estes requisitos. Litoral Pernambucano, a regio selecionada tem o turismo como uma fonte rentvel e oportunista, possui um conjunto de belos stios e paisagens naturais, onde alm de cones de sol e mar, rene em opulncia uma vasta geologia, que congrega para definio de um recente segmento que alcana destaque considervel: O geoturismo. Contudo esta modalidade ainda no explorada na regio (o que foi elucido na construo da analise de dados). No tocante verificou-se que no so condensados meios para a implementao e propagao da pratica. Deste modo, pelo exposto, fica evidente a ausncia de estratgia e reconhecimento de uma modalidade que viria a aumentar o dinamismo da atividade turstica no Cabo de Santo Agostinho. Atividade esta, que faz uso de feies geolgicas evidncia a geodiversidade e o registro da evoluo do planeta terra ao longo dos anos, podendo influenciar tantos estudiosos, quanto o publico leigo, onde alm de uma contemplao, podem interpretar os cenrios, to quanto medidas de preservao e conservao do patrimnio geoturstico, que uma vez deteriorado, torna-se irrecupervel. Sintetizando este patrimnio com a mesma importncia que o patrimnio biolgico, suscitando aes de desenvolvimento para o geoturismo.

Em contrapartida ao que foi expresso, quando menciona-se a ausncia de uma fomentao da atividade alguns pases e localidades brasileiras j comearam a enveredar aes que passam a promover o geoturismo, a exemplo cabal, temos evidncias geolgicas atravs painis interpretativos em pontos onde ocorreram feies geolgicas, na cidade do Rio de Janeiro (projetos e modelos elucidados em anexo). Diante de todo o panorama elencado, ressalta-se a necessidade de um planejamento estratgico para a fomentao do geoturismo no referido municpio. preciso tambm, em carter emergencial, medidas legais de proteo para o patrimnio geolgico que se encontra ameaado, do contrario geraes vindouras no podero usufruir de tal riqueza. necessrio que se perceba que este patrimnio no menos importante que o patrimnio biolgico, onde atravs dele se tem uma traduo e ensinamento sobre o modo que se processaram o dinamismo do planeta. Logo torna-se primordial, que a bio e a geodiversidade adquiram uma importncia intrnseca. Se bem empregado, o geoturismo ir possibilitar ao visitante, novas opes tursticas, diferencial revitalizado no mercado competitivo.

REFERNCIAS
Agncia Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hdricos. Diagnstico do Turismo nos Municpios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e So Jos da Coroa Grande. Recife: CPRH, 2005. 80p. ANTONIO, Liccardo. Geoturismo Brasil. Net Recife, 2008. Disponvelhttp://www.geoturismobrasil.com/contato.htm em 16 de maro de 2008. ASSIS, Hortncia Barbosa ; Alves, Marinho. Turismo Geocientifico: uma viagem no tempo. Recife: CPRM, 1994. AZEVEDO,U.R. Patrimnio geolgico e geoconservao do quadriltero ferrifero, 2005. Qualificao de doutorado-Universidade Federal de Minas Gerais, 83p. BALANZA, Isabel Melio; Nadal, Monica Cabo. Marketing e comercializao de produtos tursticos. So Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2003. BARROS JUNIOR, NOBERTO F. A dinmica espacial e a reogarnizao do litoral de Ipojuca- PE: Porto de Galinhas- Recife, 2002.152p. BENI, M.A. Anlise estrutural do turismo. 2 Ed. So Paulo: SENAC, 1998. BRAUN, Ricardo. Novos paradigmas ambientais: desenvolvimento do ponto de vista sustentvel. 2 Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

CASTRO, Cludio de. Excurso Geocientfica. CECINE Coordenadoria de Ensino de Cincias do Nordeste. CASTRO, Claudio Moura. A prtica de pesquisa. So Paulo: McGrawHill do Brasil, 1977. COOPER, C. et AL. Turismo princpios e praticas. 2 ed. Porto Alegre: Bookmam, 2001. DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Mtodos e tcnicas de pesquisa em turismo. So Paulo: Futura, 1999. 54 DENCKER, Ada de Freitas Maneti, (coordenao). Planejamento e gesto em turismo e hospitalidade. So Paulo: Pioneira Thosom Learning, 2004. FIDEM Fundao de Desenvolvimento Municipal. Governo do Estado de Pernambuco. Plano Estratgico do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti. Abril/2000. GUERRA. A.T. Novo dicionrio geolgico-geomorflogico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. IGNARA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. 2ed. So Paulo: Thonson, 2003. INCIO, Ana Isabel; Patulia, Mafalda. Geoturismo, uma forma de interpretao do espao turstico: do natural ao urbano in Revista Turismo e desenvolvimento. Universidade de Aveiro, 2008. LAGE, Helena Gelas; Milone, Paulo Cesar. Turismo: teoria e pratica. So Paulo: Atlas, 2000. LICKORISCH, Leonardo; Jenkins, Carsonl. Introduo ao turismo. Rio de Janeiro: Campus, 2000. LOOCKWOOD, A. ; Medilik, S. Turismo e hospitalidade no sculo XXI. So Paulo: Manole, 2003. JATOB, Lucivnio; Lins, Rachel Caldas. Introduo geomorfologia. Recife: Bargao, 2003. NASCIMENTO, M.A. Potencialidade geotursticas na regio do granito do Cabo de Santo Agostinho. In: Simpsio de Geologia. 2005, Recife. Anais. Pernambuco: UFPE, 2005.P.3-14. _______________. Granito do Cabo de Santo Agostinho Pernambuco, Brasil. Net Recife, 2004. Disponvel em: <htpp://www.geobrasil.net/cabo/granitodocabo.htm> acesso em 10 de mar. de 2006.

_______________. Geoturismo: um novo segmento do turismo no Brasil. Disponvel em: <http://www.periodicodeturismo.com.br.htm> NASCIMENTO, Marcos Antnio Leite do; SOUZA, Zorano Srgio de. nico granito conhecido de idade cretcea do Brasil. SIGEP Stios Geolgicos e Paleontolgicos. Acesso em: http://www.unb.br/ig/sigep, em setembro 2008. 55 OLIVEIRA, Maria de. Como fazer, Projetos, Relatrios, Monografias, Dissertao e Teses. Pernambuco: Editora Bagao, 2003. PEARC. D.G. Geografia do turismo: Fluxo e regies no mercado e viagens. So Paulo: Aleph, 2003. RUCHKYS, U.A. (2007). Patrimnio geolgico e geoconservao no Quadriltero Ferrfero, Minas Gerais: potencial para a criao de um geoparque da UNESCO. Instituto de Geocincias, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Tese de Doutorado, 211p. SWABROOKE, J. Turismo sustentvel: conceitos e impactos ambiental. Vol.1. So Paulo: Aleph, 2000. TRIGUEIRO, Carlos Meira. Marketing e turismo: Como planejar e administrar o marketing turstico para uma localidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed, 2001. 56

ANEXOS 57
GEOPOESIA Meu nome Riolito Sei que parece esquisito Mas assim que me chamam Desde que chegou o homem Nas terras onde eu vivia Em plena e quente alegria Sou uma rocha, verdade E digo com sinceridade Das mais novas do Brasil. Nasci quase de repente Quando um enorme continente Com um nome muito bacana

Era um tal de Gondwana Decidiu fragmentar Dando origem ao mar Pois afirmo e no me engano Nasci junto com um oceano Nesta poca singular Entre Brasil e frica Ainda no havia mar Eu conto sem embarao A minha idade no engano Confuso eu nunca fao Este fato aconteceu H 102 milhes de anos Na praia de Gaib Que bonita ao cu azul Tenho um primo plutnico 58 Formado em profundidade o Granito do Cabo Que empresta sua beleza Suas areias grossas e pretas Pra Gaib e Calhetas A famlia tem mais membros Com alguns nomes esquisitos Dentre estes quero ressaltar Os Basaltos e Traquitos Mas, de longe, em beleza Estou eu, o Riolito Pode vir me visitar Conhecer mais minha histria

Se no tiver tempo agora No me incomoda esperar Estou as margens do rio Sou rocha no sinto frio E adoro este lugar. Gorki Mariano 59 Figura 1: Cabo de Santo Agostinho Fonte: www.asantosfilho.blog.uol.com.br Figura 2: Vista frontal da vegetao da Vila de Nazar Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 60 Figura 3: Vista da vegetao da Vila de Nazar Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 Figura 4: Vista lateral do Granito Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 61 Figura 5: Escalada ao Granito Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 Figura 6: Vista da praia de Gaibu alcanada atravs do Granito Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 62 Figura 7: Acesso a formaes rochosas Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 Figura 8: Trilha de acesso a formaes rochosas Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 63 Figura 9: Trilha em meio vegetao Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 Figura 10: Casa do Faroleiro Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 64 Figura 11: Forte Castelo Mar Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008

Figura 12: Praia de rochosos do Granito

Calhetas

composta

por

afloramentos

Fonte: www.banco.agenciaoglobo.com.br/imagens 65 Figura 13: Praia de Suape ltima praia associada ao granito Cabo de Santo Agostinho/PE - 2008 66 QUESTIONARIO PARA ANALISE DE NOVOS TURISTICOS NO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE ATRATIVOS

Com interesse de explorar novos atrativos tursticos na regio, solicitamos a sua fundamental colaborao, para o desenvolvimento deste projeto. 1. SEXO:

( ) FEMININO ( ) MASCULINO 2. FAIXA ETARIA:

( ) 15 A 19 ANOS ( ) 20 A 29 ANOS ( ) 30 A 49 ANOS ( ) 50 A 59 ANOS ( ) ACIMA DE 60 ANOS 3. GRAU DE INSTRUO:

( ) 1 GRAU COMPLETO ( ) 2 GRAU COMLETO ( ) SUPERIOR COMPLETO ( ) SUPERIOR IMCOMPLETO 4. QUAL A SUA LOCALIDADE?

............................................................................................................... 5. O QUE INFLUENCIOU A BUSCA PELO DESTINO?

( ) TELEVIO ( ) AMIGOS ( ) JORNAL ( ) AGENCIA DE VIAGEM ( ) INTERNET ( ) OUTROS 6. ALM DO ASPECTO INTERESSANTE? NATURAL, QUAL OUTRO LHE SERIA

( ) GASTRONOMIA ( ) GEOGRAFIA ( ) CULTURA ( ) CURIOSIDADE LOCAL ( ) HISTORIA 67

7. EM SUA VISITAAO TEVE CONTATO COM ALGUNS DOS ASPECTOS ANTERIORES?

( ) NO ( ) SIM QUAL? ................................................................................................ 8. QUAL O GRAU DE SUA SATISFAO QUANTOS AOS ATRATIVOS E OPES DA LOCALIDADE TURISTICA?

( ) OTIMA ( ) BOA ( ) REGULAR ( ) RUIM 9. VOC SABIA QUE A REGIO FOI PALCO DA DIVISO DOS CONTINENTES AMERICANO E AFRICANO?

( ) NUNCA OUVI FALAR ( ) SOUBE NA PROPRIA REGIO ( ) J ESCUTEI COMENTARIOS A RESPEITO 10. VOC VOLTARIA MAIS VEZES AO CABO DE SANTO AGOSTINHO?

( ) NO ( ) SIM

Anda mungkin juga menyukai