Anda di halaman 1dari 8

www.dahliadesign.com.

br

DIGA NO S QUEIMADAS!
No queime seu lme,

nem o da natureza.

www.br101nordeste.com.br

Cartilha Educativa

Diga NO s queimadas! No queime seu lme, nem o da natureza!

Cartilha Educativa da Gesto Ambiental BR-101/NE

SUMRIO

APRESENTAO

03 04 06

APRESENTAO O FOGO A QUEIMADA INCNDIO FLORESTAL FOGO EM PLANTAES E PASTOS O QU NO FAZER ALTERNATIVAS PARA O USO DO FOGO SE PRECISAR FAZER QUEIMADAS, PROCURE O IBAMA CONTATOS TEIS LEGISLAO FEDERAL QUE REGULAMENTA AS QUEIMADAS

08 09 10

11 12

O Programa de Educao Ambiental da BR-101/NE tem como objetivo contribuir para a melhoria socioambiental na regio do empreendimento, promovendo aes comunicativas e educativas acerca de temticas ambientais voltadas para a populao e usurios da rodovia. Esta cartilha educativa visa informar a respeito dos cuidados que o cidado deve ter ao manusear o fogo, bem como as medidas preventivas sobre procedimentos e posturas necessrias contra o mal das queimadas.

13 14

03

Diga NO s queimadas! No queime seu lme, nem o da natureza!

O FOGO

O fogo foi uma grande descoberta na pr-histria, o homem o utilizava para se aquecer, cozinhar os alimentos e fabricar ferramentas para caar. No muito diferente, hoje a maioria dos produtos industrializados depende do aproveitamento do fogo. Porm, deve-se ter muito cuidado ao usar o fogo. Se usado de maneira incorreta pode provocar queimadas e danos natureza, colocando em risco tanto a sade e a vida dos animais quanto a do ser humano.

04

05

Diga NO s queimadas! No queime seu lme, nem o da natureza!

Cartilha Educativa da Gesto Ambiental BR-101/NE

A QUEIMADA

Consequncias
As queimadas trazem grandes danos tanto para a mata como para as comunidades prximas.

As queimadas podem ser legais quando realizadas aps um diagnstico cuidadoso, quando garantido que seu uso ser mais seguro, barato, eficiente e prtico que outros tratamentos. Porm a forma mais comum de queimadas a clandestina e ilegal. Todos os anos, o Brasil sofre por causa das queimadas ilegais. As causas desse mal so as mais diversas e quase sempre o homem o responsvel.

Elas podem causar:


Prejuzos, quando queimam plantao,

pastagens, podendo atingir galpes, casas, instalaes rurais ou at mesmo atingir cidade;
Danos ambientais, quando atingem reas de

florestas, e matam animais;


Ferimentos e problemas de sade na

populao como doenas respiratrias, nos olhos e intoxicao, podendo ser fatal;
Empobrecimento do solo devido queima de

matria orgnica;
Eroso do solo em consequncia da falta de

cobertura vegetal, podendo at mesmo assorear os recursos hdricos, levando a terra para dentro dos riachos e rios.

Quando o fogo atinge reas de vegetao conservadas o prejuzo muito maior, pois alm dos danos causados ao solo h a perda da fauna e da flora, o que significa drstica reduo da biodiversidade local!

06

07

Diga NO s queimadas! No queime seu lme, nem o da natureza!

Cartilha Educativa da Gesto Ambiental BR-101/NE

INCNDIO FLORESTAL

FOGO EM PLANTAES E PASTOS

Incndio florestal um tipo de queimada fora de controle, em qualquer tipo de vegetao como plantaes, pastos ou reas de florestas (Braslia Ambiental Ibram). Ele pode ocorrer de forma acidental (fascas de mquinas agrcolas, raios, etc.) ou de forma intencional e suas probabilidades aumentam quando as condies climticas so propcias:
Seca

O fogo empregado para diversos fins na agropecuria. uma alternativa geralmente eficiente, rpida e de baixo custo quando comparada a outras tcnicas que podem ser utilizadas para o mesmo fim. Entretanto, ele pode se tornar o principal vilo dos incndios florestais quando utilizado em atividades como:
Renovao de

reas de pastagem;
Remoo de

prolongada;
Baixa

umidade do ar;
Aumento

restos de vegetao proveniente do desmatamento;


Preparo do corte

significativo da temperatura.

manual em plantaes de cana-de-acar e outras culturas.

08

09

Diga NO s queimadas! No queime seu lme, nem o da natureza!

Cartilha Educativa da Gesto Ambiental BR-101/NE

O QUE NO FAZER

ALTERNATIVAS PARA USO DO FOGO

Algumas prticas de manejo de queimadas so INCORRETAS e deveriam ser evitadas, como:


Colocar fogo em rea de

pastagem para rebrota;


Colocar fogo para baratear

Como vimos, existem vrias causas e consequncias derivadas das queimadas ilegais, mas essa realidade pode mudar se cada um de ns seguirmos as seguintes orientaes:
Roagem manual ou

a plantao;
Crianas brincando com fogo perto

com mquinas costais;


Uso do plantio direto; Reciclar e

de reas verdes;
Utilizar velas em rituais

religiosos promovidos perto de vegetaes;


Fogueiras que soltam

reaproveitar o lixo;
No jogar pontas

fascas que so levadas pelo vento;


Soltura de bales; Queima de lixo perto de

de cigarro acesas prximos vegetao;


Fazer aceiros; Plantar rvores

reas verdes;
Jogar vidro na mata

(garrafas e estilhaos).

que no pegam fogo, formando uma proteo em volta das reas habitadas.

10

11

Diga NO s queimadas! No queime seu lme, nem o da natureza!

Cartilha Educativa da Gesto Ambiental BR-101/NE

SE PRECISAR FAZER QUEIMADAS, PROCURE O IBAMA

Ao receber a autorizao para a queimada, o proprietrio da rea instrudo sobre a melhor maneira de executar o trabalho. O IBAMA tambm distribui material educativo sobre as queimadas em regies onde essa prtica usual. Em situaes especiais, o IBAMA pode proibir as queimadas, o que no impede que elas ocorram de forma ilegal, provocando incndios florestais.

Queimadas s com a permisso e orientao do rgo Ambiental responsvel!

CONTATOS TEIS

Centro Nacional de Preveno e Combate aos Incndios Florestais Prevfogo/IBAMA


O Prevfogo um centro do IBAMA e tem como misso promover, apoiar, coordenar e executar atividades de educao, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, preveno e combate aos incndios florestais no Brasil, avaliando seus efeitos sobre os ecossistemas, a sade pblica e a atmosfera. http://www.ibama.gov.br/prevfogo

Como vimos as queimadas podem trazer graves consequncias aos seres humanos e ao seu meio. Abaixo esto alguns contatos que podem ajudar a voc cidado, na orientao e no atendimento de acidentes com o fogo descontrolado.
CORPO DE BOMBEIROS IBAMA

193
PREVFOGO

0800-618080

prevfogo.sede@ibama.gov.br
13

12

Diga NO s queimadas! No queime seu lme, nem o da natureza!

Cartilha Educativa da Gesto Ambiental BR-101/NE

do rgo ambiental competente do Sisnama.

LEGISLAO FEDERAL
1 Na situao prevista no inciso I, o rgo estadual ambiental competente do Sisnama exigir que os estudos demandados para o licenciamento da atividade rural contenham planejamento especfico sobre o emprego do fogo e o controle dos incndios. 2 Excetuam-se da proibio constante no caput as prticas de preveno e combate aos incndios e as de agricultura de subsistncia exercidas pelas populaes tradicionais e indgenas. 3 Na apurao da responsabilidade pelo uso irregular do fogo em terras pblicas ou particulares, a autoridade competente para fiscalizao e autuao dever comprovar o nexo de causalidade entre a ao do proprietrio ou qualquer preposto e o dano efetivamente causado. 4 necessrio o estabelecimento de nexo causal na verificao das responsabilidades por infrao pelo uso irregular do fogo em terras pblicas ou particulares. Art. 39. Os rgos ambientais do Sisnama, bem como todo e qualquer rgo pblico ou privado responsvel pela gesto de reas com vegetao nativa ou plantios florestais devero elaborar, atualizar e implantar planos de contingncia para o combate aos incndios florestais.

Conforme a Lei N 12.651, de 25 de maio de 2012 (Novo Cdigo Florestal), a prtica de queimadas regulamentada da seguinte forma: Art. 38. proibido o uso de fogo na vegetao, exceto nas seguintes situaes: I - em locais ou regies cujas peculiaridades justifiquem o emprego do fogo em prtica agropastoril ou florestal, mediante prvia aprovao do rgo estadual ambiental competente do Sisnama, para cada imvel rural ou de forma regionalizada, que estabelecer os critrios de monitoramento e controle; II - emprego da queima controlada em Unidades de Conservao, em conformidade com o respectivo plano de manejo e mediante prvia aprovao do rgo gestor da Unidade de Conservao, visando ao manejo conservacionista da vegetao nativa, cujas caractersticas ecolgicas estejam associadas evolutivamente ocorrncia do fogo; III - atividades de pesquisa cientfica vinculada a projeto de pesquisa devidamente aprovado pelos rgos competentes e realizada por instituio de pesquisa reconhecida, mediante prvia aprovao

14

15

Anda mungkin juga menyukai