Anda di halaman 1dari 7

Ponto Missionrio Anglicano de Santo Estevo Mrtir

Diocese Anglicana do Recife


Ofcio Litrgico segundo o LOC Livro de Orao Comum 350 anos do Livro de Orao Comum

1 Domingo depois do Natal (Sagrada Famlia) Preldio Instrumental Palavras de boas vindas (saudao e breve histrico do Anglicanismo) Cntico de Entrada: O Primeiro Natal Hinrio Novo Cntico (Mateus 2:2) Eis que um anjo proclamou o primeiro Natal, A uns pobres pastores ao p de Belm Que, nos campos, a guardar seu rebanho, afinal, Suportavam, da noite, o frio tambm. Natal! Natal! Natal! Natal! vindo ao mundo o Rei divinal! De repente, l no cu, linda estrela surgiu, E no oriente brilhou com estranho fulgor. Veio terra forte luz que do cu lhe caiu Muitas noites, ainda, em fulgente esplendor. Tal estrela apareceu e os magos guiou Pela estrada a Belm, rumo certo os conduz E chegando ali, por fim, a estrela parou, Mesmo acima da casa em que estava Jesus. E os magos, com af e sublime temor, Os joelhos dobraram naquele lugar Para ofertas liberais, e de raro valor Qual incenso, ouro e mirra, ao Menino entregar. E como eles, vimos ns, com intenso fervor, Dar louvores sinceros a quem nos amou; Adorar de corao o Supremo Senhor Que, morrendo na cruz, nossas almas salvou!

Convite Adorao Oficiante: Estamos reunidos, como famlia de Deus, na presena de nosso Pai, para Lhe oferecer louvor e aes de graas, escutar e acolher a sua santa Palavra, apresentar-Lhe as carncias do mundo, implorarLhe o perdo dos nossos pecados e pedir a sua graa, a fim de que, mediante seu Filho, Jesus Cristo, nos entreguemos ao seu servio. Saudao Trinitria, voto e sentenas prprias Oficiante: Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Povo: Amm! Oficiante: Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vir o socorro? (Sl. 121:1) Povo: O nosso socorro est em o nome do Senhor, criador dos cus e da terra. (Sl. 124:8) Oficiante: Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unignito, para que todo o que nele crer no perea, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16) Povo: Aquele que a Palavra tornou-se carne e viveu entre ns. Vimos a sua glria, glria como do Unignito vindo do Pai, cheio de graa e de verdade (Jo 1.14)

Coleta por pureza e Doxologia Oficiante: Oremos: Deus Todo-Poderoso, para quem todos os coraes esto abertos, todos os desejos so conhecidos e para quem nada est em segredo; purifica os pensamentos de nossos coraes pela inspirao de teu Santo Esprito, para que possamos te amar perfeitamente, e dignamente engrandecer teu nome. Por Cristo Jesus, Nosso Senhor. Povo: Amm. Doxologia (Hinrio Novo Cntico) Justo o Senhor em seus santos caminhos, Benigno em todas as suas obras. Perto est o Senhor, perto est dos que o invocam, De todos que o invocam Em verdade. Aleluia! Aleluia!

Ritos Penitenciais O Sumrio da Lei

(chamada confisso)

Oficiante: Ouvi o que diz Nosso Senhor Jesus Cristo: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Convite Confisso Ministro: Amados irmos, as Escrituras nos recomendam reconhecermos e confessarmos nossos pecados e ofensas e que ns no deveramos escond-los diante do Todo-poderoso Deus, nosso Pai Celestial, mas humildemente confessar, tendo um corao penitente e obediente a fim de que possamos obter perdo por sua imensa misericrdia e bondade. E que devemos, em todo o tempo, humildemente reconhecer os nossos pecados diante do Senhor. Devemos fazer isso, principalmente, quando nos congregamos e nos encontramos para a ao de graas pelos grandes benefcios que recebemos de suas mos, para orar, ouvir sua santa palavra e aprender todas as coisas necessrias para o bem do nosso corpo e alma. Portanto, eu oro e peo ao Senhor, como muitos que esto aqui presentes, que me acompanhem com puro corao e com voz humilde at o trono da graa, dizendo depois de mim: (Momento de Silncio: oraes individuais) (Orao audvel) Todos: Deus eterno, em quem vivemos, nos movemos e existimos, cujo rosto est longe de ns por causa do nosso pecado e de cuja misericrdia temos nos afastado por causa da corrupo dos nossos coraes, limpa-nos, te rogamos, de todas as nossas transgresses e livra-nos de pensamentos orgulhosos, de intrigas e desejos vos, pois com humildade e mansido nos aproximamos de ti, confiando somente em tua graa e encontrando em ti a nossa esperana e a nossa salvao. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amm. Responso: Kyrie Eleison Tem piedade de ns, Senhor! Tem piedade de ns, Jesus! Tem piedade de ns, Senhor! (da liturgia luterana)

Absolvio O oficiante: Senhor, suplicamos que escutes compassivo as nossas oraes e perdoes a todos os que a ti confessam os seus pecados, para que aqueles que so acusados por suas conscincias sejam absolvidos por teu perdo. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus agora e sempre. Amm.

Invitatrio Oficiante: Senhor, abre os nossos lbios. Todos: E a nossa boca proclamar o teu louvor. Oficiante: Adoremos o Senhor. Todos: Bendigamos a Deus. Oficiante: Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo.

(Sl 51.15)

Todos: Como era no princpio, agora e ser sempre, por todos os sculos. Amm.

Hino de Louvor: NC 298 Pedra Fundamental 1. Da Igreja o fundamento Cristo, o Salvador! Em seu poder descansa E forte em seu amor. Pois nele, alicerada, Segura e firme est E sobre a Rocha Eterna Jamais se abalar. 2. A pedra preciosa Que Deus predestinou Sustenta pedras vivas Que a graa trabalhou. E quando o monumento Surgir em plena luz, A glria do edifcio Ser do Rei Jesus!

(Samuel John Stone, 1866)

3. Neste edifcio santo Que visa ao teu louvor, Esteja a tua bno, Rogamos-te, Senhor! Que muitos pecadores Aqui, em contrio, Se tornem templos santos De tua habitao.

(Sentados) Coleta (orao) do Dia Ministro: O Senhor esteja convosco. Povo: Seja tambm contigo. Ministro: Onipotente Deus, que derramaste sobre ns a nova luz do Teu Verbo feito carne; concede que essa mesma luz, acesa em nossos coraes, brilhe em nossas vidas; por Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina conTigo, na unidade do Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre, Amm.

Liturgia da Palavra Leitura do Antigo Testamento (Is 61:10; 62:3) Ns nos alegraremos e cantaremos um hino de louvor por causa daquilo que o SENHOR, nosso Deus, fez. Ele nos vestiu com a roupa da salvao e com a capa da vitria. Somos como um noivo que pe um turbante de festa na cabea, como uma noiva enfeitada com jias. 62:3 Voc ser como uma bela coroa que pertence ao SENHOR, seu Deus.
61:10

Leitor: Palavra do Senhor. Povo: Graas a Deus. Salmo Responsorial: Salmo 148 (leitura responsiva) 1 Aleluia! Todos os que esto nos cus, louvem o SENHOR Deus nas alturas! 2 Louvem o SENHOR, todos os seus anjos, todos os seus exrcitos celestiais! 3 Sol e lua, louvem o SENHOR! Todas as estrelas brilhantes, louvem a Deus! 4 Que os mais altos cus o louvem e tambm as guas que esto acima do cu! 5 Que todos eles louvem o SENHOR, pois ele deu uma ordem, e eles foram criados! 6 Ele mandou, e foram firmados para sempre nos seus lugares; eles no podem desobedecer. 7 Louve o SENHOR, tudo o que existe na terra: monstros do mar e todas as profundezas do oceano! 8 Louvem o SENHOR, relmpagos e chuva de pedra, neve e nuvens, e ventos fortes, que obedecem sua ordem! 9 Louvem o SENHOR, colinas e montanhas, florestas e rvores que do frutas! 10 Louvem o SENHOR, todos os animais, mansos e selvagens! Louvem o SENHOR, passarinhos e animais que se arrastam pelo cho! 11 Louvem o SENHOR, reis e todos os povos, governantes e todas as outras autoridades! 12 Louvem o SENHOR, moos e moas, velhos e crianas! 13 Que todos louvem a Deus, o SENHOR, porque ele superior a todos os outros deuses! A sua glria est acima da terra e do cu. 14 Ele fez com que a sua nao ficasse cada vez mais forte, e por isso o louvam todos os seus servos fiis, o povo de Israel, a quem ele tanto ama. Aleluia!

Leitura da Epstola (Gl 4:4-7) Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu prprio Filho, que veio como filho de me humana e viveu debaixo da lei 5 para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que ns pudssemos nos tornar filhos de Deus. 6 E, para mostrar que vocs so seus filhos, Deus enviou o Esprito do seu Filho ao nosso corao, o Esprito que exclama: "Pai, meu Pai." 7 Assim vocs no so mais escravos; vocs so filhos. E, j que so filhos, Deus lhes dar tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.
4

Leitor: Palavra do Senhor. Povo: Graas a Deus (De p)

Aclamao do Evangelho: Aleluia

(Hinrio Litrgico CNBB)

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! Jesus Cristo veio servir, Cristo veio dar sua vida. Aleluia... Jesus Cristo veio salvar, Viva Cristo, Cristo viva! Leitura do Evangelho Ministro: Proclamao do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o relato de Lucas captulo 2, versos de 22 a 40. Chegou o dia de Maria e Jos cumprirem a cerimnia da purificao, conforme manda a Lei de Moiss. Ento eles levaram a criana para Jerusalm a fim de apresent-la ao Senhor. 23 Pois est escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho ser separado e dedicado ao Senhor." 24 Eles foram l tambm para oferecer em sacrifcio duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda. 25 Em Jerusalm morava um homem chamado Simeo. Ele era bom e piedoso e esperava a salvao do povo de Israel. O Esprito Santo estava com ele, 26 e o prprio Esprito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor 27 Guiado pelo Esprito, Simeo foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda 28 Simeo pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse: 29 - Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e j podes deixar este teu servo partir em paz. 30 Pois eu j vi com os meus prprios olhos a tua salvao, 31 que preparaste na presena de todos os povos: 32 uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que no so judeus e para dar glria ao teu povo de Israel. O pai e a me do menino ficaram admirados com o que Simeo disse a respeito dele. 34 Simeo os abenoou e disse a Maria, a me de Jesus: - Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruio como para a salvao de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falaro contra ele, 35 e assim os pensamentos secretos delas sero conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortar o seu corao, Maria. 36 Havia ali tambm uma profetisa chamada Ana, que era viva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu 37 Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saa do ptio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo oraes. 38 Naquele momento ela chegou e comeou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertao de Jerusalm. 39 Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, Jos e Maria voltaram para a Galilia, para a casa deles na cidade de Nazar. 40 O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abenoado por Deus.
22

Ministro: Este o Evangelho do Senhor! Povo: Louvores a Cristo, nosso Senhor! Sermo Confisso de f: Credo Apostlico Oficiante: Em resposta Palavra de Deus que foi proclamada, confessemos ao Senhor a f que ele mesmo nos d, nas palavras do Credo Apostlico. Todos: Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do cu e da terra;

E em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Esprito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades, ressuscitou ao terceiro dia ,subiu ao cu e est sentado direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde h de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo, na santa igreja catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio do corpo, na vida eterna. Amm. Cntico de Louvor: Ele Exaltado (Ademar de Campos) Ele exaltado, O Rei exaltado nos cus Eu o louvarei Ele exaltado, Pra sempre exaltado O Seu nome louvarei Ele o Senhor Sua verdade vai sempre reinar Terra e cus Glorificam seu Santo nome Ele exaltado, O Rei exaltado nos cus Ele exaltado, O Rei exaltado nos cus Eu o louvarei Ele exaltado, Pra sempre exaltado O Seu nome louvarei Ele o Senhor Sua verdade vai sempre reinar Grande Litania da Paz
Oficiante: Em paz, oremos ao Senhor. Todos: Senhor, tende piedade de ns! Pela paz do mundo inteiro, pela estabilidade das santas Igrejas de Deus e pela unio de todos, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Por este local de culto e por aqueles que nele entram com f, piedade e temor a Deus, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Pelo arcebispo de Canturia Rowan Williams, pelo nosso bispo Miguel Uchoa de Andrade Cavalcanti, pelos rumos da Diocese do Recife, por todos os presbteros, pelo diaconato em Cristo, por todo o clero e por todas verdadeiras igrejas de Deus, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Pelo nosso pas e pelos que o governam, e em particular pela presidente Dilma Roussef e pelos seus ministros e assessores, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Por esta nossa cidade, por todas as cidades e bairros e

Terra e cus Glorificam seu Santo nome Ele exaltado, O Rei exaltado nos cus Ele o Senhor Sua verdade vai sempre reinar Terra e cus Glorificam seu Santo nome Ele exaltado, O Rei exaltado nos cus Ele exaltado, O Rei exaltado nos cus Ele exaltado, O Rei exaltado nos cus

(Adaptado da Liturgia de So Joo Crisstomo sec. IV)


pelos fiis que nelas residem, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Pela vinda de um tempo favorvel, pela abundncia dos frutos da terra e por dias de paz, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns Pelos que andam e trabalham no mar ou nos ares, pelos viajantes, pelos doentes, pelos aflitos, pelos que esto detidos, por todos os que sofrem e pela salvao de todos, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Para que sejamos libertos de todas as aflies, da ira, do perigo e da necessidade, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Pela paz que vem do alto e pela salvao das nossas almas, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Socorre-nos, salva-nos, tem piedade de ns e protegenos, Senhor, com a Tua graa. Senhor, tende piedade de ns! [...]

Oficiante (Trisgio) Deus santo, santo e forte, santo e imortal, tem misericrdia de ns. Orao do Senhor (Mateus 6:9-13; Lucas 11:2-4)
Pai nosso, que ests nos cus, santificado seja o teu Nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos d hoje; perdoa-nos as nossas ofensas, assim corno ns perdoamos a quem nos tem ofendido; no nos deixes cair em tentao; e livra-nos do mal. Porque teu o reino, o poder e a glria agora e para sempre. Amm.

Hino de Comunho e Saudao da Paz! Oficiante: Enquanto cantamos, saudemo-nos uns aos outros com a Paz de Cristo! Corpo e Famlia Recebi um novo corao do Pai, Corao regenerado, corao transformado Corao que inspirado por Jesus. Como fruto desse novo corao Eu declaro a paz de Cristo Te abenoo meu irmo Preciosa a nossa comunho Refro: Somos corpo E assim bem ajustado Totalmente ligados, unidos, Vivendo em amor. Uma famlia Sem qualquer falsidade, Vivendo a verdade, Expressando a glria do Senhor. Uma famlia vivendo o compromisso Do grande amor de Cristo Eu preciso de ti Querido irmo Precioso s para mim Querido irmo. Eu preciso de ti Querido irmo Precioso s para mim Querido irmo.

Oficiante: Agora vo na paz de Cristo e sejam fortes e corajosos no testemunho do Evangelho, anunciando a todos a vinda do Senhor, que , que era e que h de vir. Povo: Maranata! Ora, vem, Senhor Jesus!

Anda mungkin juga menyukai