Anda di halaman 1dari 9

Teste Intermdio de Matemtica

Teste Intermdio

Matemtica

Durao do Teste: 90 minutos | 31.01.2008 3. Ciclo do Ensino Bsico


Decreto-Lei n. 6/2001, de 18 de Janeiro

Identifica claramente, na folha de respostas, os nmeros dos itens a que respondes. Apresenta uma nica resposta a cada item.

Podes utilizar a mquina de calcular com que habitualmente trabalhas.

O teste inclui quatro itens de escolha mltipla. Em cada um deles, so indicadas quatro alternativas de resposta, das quais s uma est correcta. Deves escrever, na folha de respostas, o nmero do item e a letra da alternativa que seleccionares para responder ao item. No apresentes clculos nem justificaes. Se apresentares mais do que uma letra, a resposta ser classificada com zero pontos, o mesmo acontecendo se a letra e/ou o nmero do item forem ilegveis.

As cotaes do teste encontram-se na pgina 9. O teste inclui, na pgina 2, um formulrio.

Teste Intermdio de Matemtica 3. Ciclo do Ensino Bsico Pgina 1

Formulrio
Nmeros
Valor aproximado de 1 (pi): $,"%"&*

Geometria
Permetro do crculo: # 1 <, sendo < o raio do crculo.

reas Paralelogramo: base altura

Losango:

diagonal maior diagonal menor # base maior base menor

Trapzio:

altura

Crculo: 1 <# , sendo < o raio do crculo

Volumes Prisma e cilindro: rea da base altura Pirmide e cone:


" $

rea da base altura

Teste Intermdio de Matemtica 3. Ciclo do Ensino Bsico Pgina 2

1.

O Pedro e a Maria fazem anos no ms de Maro. Sabendo que a Maria faz anos no primeiro dia do ms, qual a probabilidade de o Pedro fazer anos no mesmo dia? Apresenta o resultado na forma de fraco. No justifiques a tua resposta.

2.

O Andr, o Bruno e o Carlos vo oferecer uma prenda Maria e resolveram tirar sorte quem vai entreg-la. Como tinham apenas uma moeda, decidiram atir-la ao ar duas vezes e registar, em cada lanamento, a face que ficava voltada para cima. Na figura que se segue, podes ver as duas faces dessa moeda.

Face europeia Combinaram que:

Face nacional

se registassem face europeia em ambos os lanamentos, seria o Andr a entregar a prenda; se registassem face nacional em ambos os lanamentos, seria o Bruno a entregar a prenda; se registassem face europeia num dos lanamentos e face nacional no outro, seria o Carlos a entregar a prenda.

Ter cada um dos rapazes a mesma probabilidade de vir a entregar a prenda Maria? Mostra como obtiveste a tua resposta.

Teste Intermdio de Matemtica 3. Ciclo do Ensino Bsico Pgina 3

3.

A pedido da Maria, todas as pessoas convidadas para a sua festa de aniversrio vo levar, pelo menos, um CD de msica. A Maria perguntou a todos os convidados quantos CD tencionava cada um deles levar, e fez uma lista onde escreveu todas as respostas. Depois de ordenadas, todas as respostas, por ordem crescente, as primeiras "% so as seguintes: ", ", ", ", #, #, #, #, #, $, $, $, %, &. Sabendo que a mediana de todas as respostas dadas %, quantas pessoas foram convidadas para a festa de aniversrio da Maria? No justifiques a tua resposta.

4.

Apenas um dos quatro nmeros que se seguem um nmero irracional. Qual?

" (A) "'

(B) ! "'
" (C) "'

(D) ",'

5.

Considera o conjunto

; $,"%"

#, 1

Escreve o conjunto E na forma de um intervalo de nmeros reais. No justifiques a tua resposta.

Teste Intermdio de Matemtica 3. Ciclo do Ensino Bsico Pgina 4

6.

O grfico que se segue mostra como o preo, em cntimos, a pagar pelo envio de correspondncia, em correio normal, para o territrio nacional, est relacionado com o peso, em gramas, dessa correspondncia.

6.1.

Para enviar um envelope por correio, com o convite para a sua festa de aniversrio, a Maria teve de pagar $! cntimos. Escreve um valor possvel para o peso, em gramas, desta correspondncia. No justifiques a tua resposta.

6.2.

As duas primas gmeas da Maria vo enviar-lhe, cada uma, um carto de aniversrio por correio. O carto que uma delas escolheu pesa "' g, e o carto que a outra escolheu pesa "* g. Cada uma tem um envelope que pesa # g, oferecido na compra do respectivo carto. Para economizar dinheiro, no envio desta correspondncia, devero as gmeas enviar os dois cartes de aniversrio em envelopes separados, ou num nico envelope? Mostra como obtiveste a tua resposta.

Teste Intermdio de Matemtica 3. Ciclo do Ensino Bsico Pgina 5

7.

Considera o seguinte sistema de equaes:

C$ B C #C $
Qual o par ordenado

B, C que a soluo deste sistema?

Mostra como obtiveste a tua resposta.

8.

Os convites de aniversrio da Maria tm a forma de um rectngulo com "!! cm# de rea. Qual dos grficos seguintes poder representar a relao entre a base e a altura de rectngulos com "!! cm# de rea?

(A) Grfico A

(B)

Grfico B

(C)

Grfico C

(D)

Grfico D

Teste Intermdio de Matemtica 3. Ciclo do Ensino Bsico Pgina 6

9.

Considera o seguinte problema: Para a festa de aniversrio da Maria, gastaram-se &% euros na compra de pacotes de leite e de pacotes de sumo. Cada pacote de leite custou (! cntimos e cada pacote de sumo custou '! cntimos. O nmero de pacotes de leite comprados o triplo do nmero de pacotes de sumo. Quantos pacotes de leite e quantos pacotes de sumo se compraram? Escreve um sistema de duas equaes do 1. grau que traduza este problema, representando por 6 o nmero de pacotes de leite e por = o nmero de pacotes de sumo. No resolvas o sistema.

10.

Algumas pessoas da classe de dana da Maria combinaram oferecer-lhe, em conjunto, uma prenda, dividindo igualmente o seu preo por todos. Inicialmente, apenas $ pessoas quiseram participar nesta iniciativa. Cada uma delas contribua com #! euros

10.1.

Passado algum tempo, o nmero de participantes duplicou. O valor com que cada pessoa ter de contribuir...

(A) ... aumenta para o dobro. (B) ... aumenta # euros. (C) ... diminui para metade. (D) ... diminui # euros.

10.2.

No final desta iniciativa, cada um dos participantes contribuiu com ( euros e &! cntimos. Quantas pessoas participaram na compra da prenda? Apresenta todos os clculos que efectuares.

Teste Intermdio de Matemtica 3. Ciclo do Ensino Bsico Pgina 7

11.

Considera a figura ao lado, onde: EFJ K um quadrado de rea $'; FGHI um quadrado de rea '%; J um ponto do segmento de recta FI.

11.1. Qual a rea total das zonas sombreadas da figura?

(A) '% (B) '' (C) ') (D) (!


11.2. Determina o valor exacto de IK
Apresenta todos os clculos que efectuares.

FIM

Teste Intermdio de Matemtica 3. Ciclo do Ensino Bsico Pgina 8

COTAES

1. ........................................................................................ 7 pontos 2. ........................................................................................ 8 pontos 3. ........................................................................................ 7 pontos 4. ........................................................................................ 5 pontos 5. ........................................................................................ 7 pontos 6.1. ..................................................................................... 7 pontos 6.2. ..................................................................................... 8 pontos 7. ...................................................................................... 10 pontos 8. ........................................................................................ 5 pontos 9. ...................................................................................... 10 pontos 10.1. ................................................................................... 5 pontos 10.2. ................................................................................... 8 pontos 11.1. ................................................................................... 5 pontos 11.2. ................................................................................... 8 pontos

TOTAL ............................................................ 100 pontos

Teste Intermdio de Matemtica 3. Ciclo do Ensino Bsico Pgina 9

Anda mungkin juga menyukai