Anda di halaman 1dari 32

INTRODUO As drogas que agem nos tbulos renais so teis em diversas condies clnicas que envolvem o metabolismo hdrico

e eletroltico. Como os segmentos anatmicos do nfron tem uma funo altamente especializada, as aes de cada frmaco desse grupo podem ser melhor compreendidas fazendo-se uma relao com o seu local de ao no nfron e com a fisiologia normal daquele segmento. Quase todos os diurticos exercem os seus efeitos na superfcie luminal das clulas tubulares renais. Os mecanismos de ao incluem interaes estereosseletivas com protenas plasmticas especficas de transporte (tiazdas, furosemida, amilorida) efeitos osmticos que previnem que os segmentos hidropermeveis do nfron absorvam gua (manitol) e interaes especficas com enzimas (acetazolamida) ou receptores hormonais nas clulas epiteliais renais (espironolactona).

Tbulo Proximais

O bicarbonato de sdio, glicose, aminocidos e outros solutos orgnicos so reabsorvidos preferencialmente no incio do tbulo proximal. As concentraes luminais desses solutos diminuem ao longo do comprimento do tbulo proximal. Por causa da alta permeabilidade hdrica do tbulo proximal, a osmolaridade hdrica luminal e a concentrao de sdio permanecem relativamente as mesmas ao longo do seu comprimento. A concentrao luminal de cloreto eleva-se ao longo do comprimento do tbulo proximal ao contrrio da concentrao do bicarbonato, que diminui. Assim, o bicarbonato reabsorvido preferencialmente no incio do tbulo proximal, pelo menos em comparao ao cloreto. A reabsoro do bicarbonato pelo tbuloproximal conhecida como dependente criticamente da atividade da anidrase carbnica. Nas pores mais distais do tbulo proximal, o lquido luminal se assemelha muito a uma simples soluo de NaCl. O processo de reabsoro na parte final do tbulo proximal, portanto, consiste em reabsoro de NaCl isotnico.

O principal mecanismo de transporte no tbulo proximal um trocador de Na+/H+ localizado na membrana apical (luminal). Inicialmente no tbulo proximal, esse trocador capta o sdio e secreta prtons para a luz. A disponibilidade e a presena de anidrase carbnica tornam possvel a absoro ativa de bicarbonato. Tal como em todas as pores do nfron, a Na+, K+ ATPase na membrana basolateral mantm a concentrao intracelular de

sdio baixa. Nos segmentos mais distais do tbulo proximal, os processos de troca aninica paralela realizam a absoro de cloreto, sendo que o efeito final a reabsoro de NaCl. Sistemas secretores de cido orgnicos esto localizados no tero mdio do tbulo proximal. Esses sistemas secretam diversos cidos orgnicos (rico, pamino-hiprico, diurticos, antibiticos, etc.) para o interior do lquido luminal, provenientes da corrente sangunea. Sistemas secretores de bases orgnicas (creatinina, procainamida, colina, etc.) esto localizados nos segmentos iniciais e mdios do tbulo proximal. Esses sistemas secretores orgnicos so determinantes importantes no transporte de diurticos aos seus locais ativos nas partes luminais dos segmentos tubulares ao longo de todo o nfron. Alm disso, esses locais so responsveis por vrias interaes entre os diurticos e o cido rico ou outros compostos orgnicos exgenos (por ex., interaes entre os diurticos e a probenecida).

Ala de Henle

A gua extrada da poro delgada descendente da ala de Henle atravs de foras osmticas geradas no interstcio medular hipertnico. A entrada de soluto (por ex., NaCl, uria) pode ocorrer em algumas espcies, mas a remoo de gua parece ser o processo dominante dos rins da maioria dos mamferos. Qualquer soluto impermevel na luz ir fazer oposio extrao de gua e aumentar o transporte de sal e gua para os locais mais distais. Exemplos importantes de solutos impermeveis incluem diurticos osmticos, glicose (na glicosria), e bicarbonato (que pode estar presente se a reabsoro proximal de bicarbonato tiver sido inibida).

A poro espessa ascendente da ala de Henle o local de um sistema ativo de reabsoro do NaCl que remove o sal da luz e o leva ao interstcio circunjacente. Esse segmento extremamente impermevel a gua e pode, portanto, ser considerado como um segmento diluidor. As pores medulares da poro espessa ascendente contribuem para a hipertonicidade medular e desartetembm exercem importante papel na concentrao da urina. Por outro lado, o NaCl reabsorvido das pores corticais da parte espessa ascendente no constitui uma fora de impulso para a retirada de gua de estruturas medulares e, assim, no participa da concentrao de urina. O sistema de transporte do NaCl na membrana luminal da poro espessa ascendente um mecanismo de co-transporte de sdio/potssio/2-cloreto. Um potencial eltrico positivo luminal presente nesse segmento fornece importante fora de impulso para a reabsoro de ction divalentes ((Mg+, Ca+) e de K+. A inibio da poro espessa ascendente por diurticos de ala causa um aumento da excreo urinria desses ctions alm de NaCl. O potencial transepitelial resulta principalmentedo potencial de difuso do potssio atravs da membrana luminal das clulas da poro espessa ascendente. Uma pequena contribuio ao potencial transepitelial dada pelo potencial de difuso do cloreto atravs da membrana basolateral. Alm disso, um co-transportador neutro e KCl pode funcionar na membrana basolateral.

Tbulo Contorcido Distal

O tbulo contorcido distal pode ser considerado um segmento cortical diluidor que reabsorve o NaCl e parece ser impermevel a gua. Ao contrrio dos locais mais distais, esse segmento no parece responder aldosterona ou ao hormnio anti-diurtico (ADH). Esse segmento no tem receptores para o hormnio paratireodiano (PTH) e um local de reabsoro ativa de Ca+. A reabsoro do NaCl nesse segmeno ocorre em ritmo mais lento do que a poro espessa ascendente e realizada por um co-transportador neutro de NaCl que funcional e farmacologicamente distinto do co-transportador de Na+/K+/2Cl-) na poro espessa ascendente. Sistemas de transporte ativo de clcio (Ca+ -ATPase e trocador de Na+/Ca+) deslocam o clcio para fora dessas clulas atravs da membrana basolateral.
3

Tbulos Coletores

O NaCl reabsorvido nos tbulos coletores , e este sistema de transporte regulado pelos hormnios mineralocorticoides. Alm disso, K+ e H+ so secretados ara dentro da luz, especialmente em condies que aumentam a reabsoro de Na+. Parece que as clulas principais so os locais importantes de transporte do Na+, K+ e H2O e que as clulas intercalares so os locais principais de secreo de prtons. Em certas circunstncias, a polaridade das clulas intercalares pode ser revertida funcionalmente, de tal modo que a secreo de bicarbonato em vez de secreo de prton pode ser observada nesse segmento. O acoplamento entre a reabsoro de Na+ e a secreo de K+ (e H+) pode envolver vrios mecanismos indiretos, estando s vezes completamente dissociado em certas situaes experimentais em suma, no uma simples troca. Seja qual for o mecanismo, parece haver uma relao direta entre o transporte de Na+. Essas relaes so acentuadas durante condies em que h aumento dos mineralocorticoides e quando o transporte distal de Na+ est acompanhado de um nion impermevel como o bicarbonato, fosfato ou sulfato. Na presena de ADH, o tbulo coletor (e o ducto) torna-se muito permevel gua. Os nveis de ADH so elevados durante a antidiurese, e uma urina concentrada excretada. Por outro lado, a secreo de ADH deprimida durante expanso hipotnica de volume e por certas drogas, e volumes relativamente grandes de urina diluda so excretados. A membrana luminal impermevel gua na ausncia do ADH. Com estimulao hormonal, o que envolve a gerao de AMPc, vesculas intracelulares contendo canais especficos pr-formados de gua se fundem com as membranas apicais das clulas principais, inserem os cais de gua, e aumentam a permeabilidade da membrana gua. Esse processo controlado pela atividade dos microtbulos, sendo rapidamente revertido quando o ADH retirado.

DIURTICO TIAZIDICOS Foram sintetizados como conseqncia de estudos sobre inibidores da anidrase carbnica. No exame de certas benzenodissulfonamidas, verificou-se que havia um fechamento do anel entre um grupo acilamino e o grupo sulfamil em posio orto. Isto alterava caractersticas fundamentais da diurese. A urina eliminada continha quantidade maior de cloro, resposta esta significativamente diferente daquela evocada pelos compostos originais. Estudos posteriores indicaram que as benzotiadiazidas exercem efeito direto sobre o transporte tubular renal de sdio e cloro independente de qualquer efeito sobre a anidrase carbnica.

Qumica: As drogas pertencentes a este grupo so chamadas de tiazidas, ou mais corretamente, de benzotiadiazidas. As substituies e a natureza dos anis heterocclicos variam entre os diferentes congneres, mas todos eles retm, em comum com inibidores da anidrase carbnica, um grupo sulfamdico no substitudo. As relaes entre estrutura e atividade das tiazidas so complexas. Existe uma ampla faixa de potncia no que se refere inibio da anidrase carbnica. Contudo a eficcia diurtica est claramente dissociada da capacidade de inibir a atividade da anidrase carbnica. Alguns membros deste grupo tem atividade hiperglicmica, mas exigncias estruturais para esse efeito diferem daquelas para a diurese. Todos os membros deste grupo tm curvas de resposta dosediurtica paralelas e efeitos mximos similares sobre a excreo de cloreto. H alguns outros diurticos sulfonamdicos que diferem quimicamente dos tiazdicos pela natureza do anel heterocclico. No entanto, sua ao farmacolgica indistinguvel daquela dos tiazdicos. Eles tm as seguintes estruturas:

Figura 1-Hidroclorotiazida e frmacos relacionados

Mecanismo de ao renal: Os tiazdicos agem diretamente sobre o rim, aumentando a excreo de cloreto de sdio e de volume associado de gua; tambm aumentam sua excreo de potssio.O principal local de ao dos tiazdicos, se no o exclusivo, o tbulo distal.

Figura 2-Locais de ao dos diurticos -vide n 4 (tiazdicos) http://www.ebah.com.br/content/ABAAAejogAA/farmaco-basica-clinica-15

O mecanismo de reabsoro do sdio no incio do tbulo distal obscuro e, assim, tambm o o mecanismo de ao detalhado dos tiazdicos. A taxa mxima de excreo de sdio induzida pelos tiazdicos modesta, em relao aquela que se pode obter com outros tipos de diurticos. Isso deve-se ao fato de que cerca de 90% sdio filtrado so reabsorvidos antes que o lquido tubular chegue ao local de ao dos tiazdicos. A taxa de filtrao glomerular pode ser reduzida pelos tiazdicos especialmente aps administrao intravenosa. possvel que isso resulte de ao direta sobre os vasos renais. Ela tem pouco significado na interpretao da ao primria da droga, mas pode ter importncia clnica, especialmente em pacientes com reserva renal reduzida. Os tiazdicos podem aumentar a concentrao de urato no plasma. Dois fatores esto envolvidos. O primeiro o aumento da reabsoro de urato no tbulo proximal; isso secundrio reabsoro maior de lquido causada pela contrao induzida pelo diurtico no volume do lquido extracelular. Segundo,
6

os tiazdicos, podem inibir a excreo tubular de urato. O aumento na concentrao de cido rico pode ser pouco significativo, pois a incidncia de ataques agudos de gota est relacionada principalmente concentrao de cido rico no plasma antes do tratamento com algum tiazdico. Ao contrrio de alguns outros natriurticos, os tiazdicos reduzem a excreo renal de clcio. Isso resulta de ao direta sobre o tbulo distal. Os tiazdicos aumentam a excreo de magnsio, ocasionando hipomagnesemia. O iodo e o bromo so excretadospor mecanismos renais qualitativamente semelhantes ao do cloro. Os diurticos que produzem clorurese no modificam a funo discriminadora do tbulo em relao aos diferentes halgenos. Assim, todas as drogas clorurticas podem ser teis no tratamento da intoxicao por brometos. Alm disso, a maior excreo de iodo, especialmente numa terapia diurtica prolongada, pode produzir leve carncia de iodo.

Absoro, destino e distribuio: A clorotiazida mal absorvida pelo trato gastrointestinal, at cerca de 10%. As outras drogas dessa classe que foram estudadas tm muito maior disponibilidade. As resinas que se ligam a cido biliares (colestipol e colestiramina) podem dificultar a absoro dos tiazdicos. A maioria dessas drogas causa efeito diurtico demonstrvel uma hora aps sua administrao oral. No entanto, a persistncia das drogas no corpo varia muito; por exemplo, a meia-vida da clorotiazida no plasma de uma hora e meia, enquanto a da clortadiona de 44 horas. as diferenas devem-se as variaes na secreo tubular e na depurao renal, no metabolismo e na circulao ntero-heptica. A faixa de volumes de distribuio tambm grande. Sabe-se que varias das drogas dessa classe esto altamente concentradas nos eritrcitos,

provavelmente em consequncia de ligao anidrase carbnica. A ligao com protenas plasmticas varia consideravelmente entre essas drogas; no h correlao desse fator com a meia-vida delas.

Durao de ao dos tiazdicos e drogas correlatadas

Indicaes clnicas e dosagem: A. Hipertenso e insuficincia cardaca congestiva: Estas principais indicaes para o uso de tiazdicos so condies crnicas que exigem a mobilizao de sal e gua dos compartimentos intersticiais e reduo do volume circulatrio "efetivo". Doses menores de tiazidas so usadas no tratamento de hipertenso sangunea do que as necessrias para mobilizar edema. Isso pode refletir um efeito vasodilatador das tiazidas sobre o msculo liso vascular. O efeito especialmente notvel com a indapamina. Os diurticos tiazdicos muitas vezes constituem a escolha apropiada por causa de seu efeito diurtico discreto e de natureza sustentada. Frmacos mais eficazes - ou assiciaes de frmacos - podem ser necessrios se a resposta teraputica aos tiazdicos no for adequada. B. Hipercalciria idioptica: O tratamento tiazdico pode reduzir a excreo urinria de clcio e o grau em que a urina se encontra saturada de sais de clcio. Este efeito benfico em pacientes que tendem a formar clculo de clcio; uma acentuada reduo da incidncia de nova formao de clculos geralmente obtida. A reduo da excreo urinria de clcio pode ser explicada pelo aumento relativo da reabsoro de clcio induzida pela tiazida ao nvel do tbulo contorcido distal. Este efeito pode ser sobrepujado pelo
8

excesso de sal na dieta, o que pode suprimir a reabsoro tubular proximal e aumentar a excreo urinria tanto de Na+ quanto de Ca2+. C. Diabete inspido nefrognico: Os diurticos tiazdicos podem produzir uma poliria e uma polidipsia nos pacientes que no respondem ao ADH. O efeito benfico mediado atravs da reduo do volume plasmtico, com consequente queda da taxa de filtrao glomerular e aumento da reabsoro proximal de NaCl. A restrio de sal da dieta pode potencializar os efeitos benficos das tiazidas sobre o volume urinrio nesta situao. O diabete inspido nefrognico induzido pelo ltio pode causar poliria complicada. As tiazidas podem ser teis, mas os nveis sricos de Li+ tm de ser monitorizados cuidadosamente, pois que esses diurticos podem reduzir a depurao do Li +. Relao de dosagens Dose oral diria Bendroflumetazina Benzotiazida Ciclotiazida Clortalidona
1

Frequncia da dosagem Em dose nica Em 2 doses divididas Em dose nica Em 2 doses divididas Em dose nica Em dose nica Em 2 doses nicas Em dose nica Em dose nica Em dose nica Em dose nica Em dose nica

2,5-10 mg 25-100 mg 1-2 mg 0,5-1 mg 50-100 mg 25-100 mg 25-100 mg 2,5-10 mg 2,5-10 mg 1-4 mg 50-100 mg 2-8 mg

Hidroclorotiazida Hidroflumetiazida Indapamina1 Meticlotiazida Metolazona1 Politiazida Quinetazona1 Triclormetiazida


1

No um tiazdico, mas uma sulfonamida qualitativamente semelhante s

tiazidas

Toxicidade: A. Fraqueza, fadiga, parestesias: Estes efeitos txicos dose-

relacionados so semelhantes queles dos inibidores da anidrase carbnica. A impotncia tem sido descrita como efeito adverso no tratamento tiazdico.
9

B. Depleo de potssio e alcalose metablica: Estes efeitos acompanham a contrao de volume e hiperaldosteronismo secundrio que ocorrem com o tratamento diurtico. C. Distrbio da tolerncia glicose: A hiperglicemia e glicosria podem ocorrer em pacientes suscetveis que sejam francamente diabticos ou tenham testes anormais de tolerncia glicose. O efeito dose-relacionado e resulta da liberao pancretica alterada de insulina ou de um bloqueio da utilizao perifrica de glicose. D. Hiperuricemia e hiperlipidemia: Os nveis plasmticos do cido rico elevam-se quando os pacientes so tratados com diurticos tiazdicos. Grande parte dos pacientes permanece assintomtica e no necessita de tratamento para diminuir seus nveis de cido rico. A gota pode ser precipitada ou intensificada em pacientes suscetveis. Altas doses de diurticos causam hiperlipidemia. Contudo, o tratamento anti-hipertensivo eficaz tem reduzido a incidncia de graves sequelas em pacientes hipertensos. E. Hiponatremia: A hiponatremia com ameaa de vida tem ocorrido em um nmero bastante pequeno de pacientes que recentemente iniciaram um tratamento diurtico. Tal efeito pode estar relacionado com a reduo da capacidade diluidora do rim ou liberao sustentada de ADH. A polidipsia e a depleo de K+ podem ter papis importantes no desenvolvimento da hiponatremia. F. Reaes alrgicas: Rubores cutneos ocasionalmente ocorrem. Graves reaes alrgicas so extremamente raras mas podem incluir anemia hemoltica, trombocitopenia, pancreatite aguda, ictercia obstrutiva e edema pulmonar agudo.

Contra-Indicaes: As tiazidas devem ser usadas cautelosamente em pacientes com cirrose heptica para evitar a depleo de K+ e a encefalopatia heptica. A insuficincia renal pode ser intensificada pelo uso inescrupuloso de diurticos em pacientes com insuficincia renal estabelecida. A toxicidade digitlica pode tornar-se manifesta ou intensificar-se em decorrncia da depleo de K+ induzida pelo diurtico.
10

Preparaes e posologia:

Os tiazdicos so disponveis como comprimidos para administrao oral. Em alguns casos, h preparaes de um sal sdico para administrao intravenosa, quando essa via necessria. Os tiazdicos de ao mais curta costumam ser administrados em doses dirias fraciondas. Os compostos de ao mais prolongada tm durao de ao de 24 horas ou mais e s precisam ser dados uma vez ao dia. Uma dose diria nica muitas vezes prefervel, para aumentar a obedincia do paciente ao regime do tratamento anti-hipertensivo. Preparaes em doses fixa com um tiazdico e um antagonista da aldosterona ou outro diurtico poupador de potssio so disponveis comercialmente e podem ser empregadas com vantagem quando a manuteno do equilbrio do potssio constitui problema.

Usos teraputicos: Os tiazdicos so os diurticos de escolha no tratamento de edema devido insuficincia cardaca congestiva leve e moderada. O edema devido a doena heptica ou renal crnica tambm pode responder favoravelmente.O uso de tiazdicos pode tambm tratar doena hipertensiva. Usos incluem o tratamento do diabetes inspido e o controle de hipercalciria em pacientes que tm clculos urinrios recidivantes compostos de sais de clcio.

Medicamentos de referncia:

Hidroclorotiazida: Conhecido como clorana, apresenta-se com dosagens de 25 mg e 50 mg.

Fonte: http://drogariaprecobom.hd1.com.br/eticosc2.html
11

Clortalidona: Conhecido como higroton de uso oral podendo apresentar comprimidos com dosagens de 12,5mg, 25mg e 50 mg.

DIURTICOS POUPADORES DE POTSSIO

Os membros deste grupo antagonizam o efeito da aldesterona no tbulo coletor cortical. A inibio pode ocorrer por antagonismo direto ao nvel receptores de mineralocorticides citoplasmticos, (espironolactonas, inclusive espironolactono e prorenona), pela supresso da gerao de renina e angiotensina II (frmacos anti inflamatrios no esterides da enzima de converso), ou diretamente inibindo o transporte de sdio pelo tbulo coletor (triatereno e amilorida). Estes frmacos so usados em estado de excesso mineralocorticide, devido a hipersecreo primaria (sindromme de

Conn,produo ectpica de ACTH), hiperaldosteronismo secundrio. O hiperaldosteronismo secundariodecorre da insuficincia cardaca congestiva, cirrose heptica, sndrome nefrtica, e outros distrbios relacionados com reteno renal de sal e diminuio do volume extracelular efetivo. O uso de tiazidicos ou dos agentes de ala ainda mais para a contrao do volume, desse modo intensificando o hiperaldosteronismo0 secundrio. Num quadro de aumento da secreo mineralcorticde e transporte contnuo de Na+ aos locais distais dos nefrons a perda renal de K+ ocorre devido a secreo de K+ ao nvel do tbulo coletor. Os diurticos poupadores de potssio, antagonistas diretos ou indiretos da aldosterona, so usado nesse quadro para amortecer a resposta secretora de K+ e evitar a depleo das reservas intracelulares de K+.

12

Espironolactona

Farmacocintica Aps administrao oral bem absorvida; a presena de alimento intensifica a absoro. Sofre biotransformao heptica extensa e rapida, dando 25 a 30% de carenona, metabolito ativo; durante administrao prolongada este metabolito pode chegar a 79%. A carenona liga se extensamente (98%) s protenas plasmticas. Meia vida da carenona: 13 a 24 horas (mdia de 19 horas) quando administrada uma a duas vezes por dia; 9 a 16 horas (mdia de 12,5 horas0) quando administrada quatro vezes ao dia. Durao da ao diurtica: dois a trs dias. Excretada no leite. Ela e seus metabolitos podem atravessar a barreira placentria. Eliminada na forma de metabolitos, principalmente pela urina (menos de 10% na forma integra) e pela via biliar/fecal.

Qumica Farmacutica

Espironolactona, promerona e outras espironolactona so esterides sintticos que se combinam com receptores mineralocorticides

citoplasmticos e evitam a translocao do complexo receptor para o ncleo da clula alvo. Eles tambm podem inibir a formao intracelular de metabolitos ativos de aldosterona pela inibio da atividade das 5 redutase. Estes frmacos agem como na tagonistas competitivos da aldosterona O seu inicio e durao de ao so, portanto, determinado pela cintica da resposta aldosternica na clula alvo. Alm disso, a inativao substancial desses frmacos ocorre no fgado. O resultado final um inicio muito lento da ao, exigindovarios dias at ocorrer o amplo efeito teraputico. Corresponde a lactona de um esteride estruturalmente anlogo a aldesterona. Atua por antagonismo competitivo a aldesterona , potente mineralocorticide endgeno.

13

Exerce efeitos diurticos, anti hipertensivo, adjuvantes diagnostico, antihipopotassmico. E utilizado me associao a outros diurticos, para diminuir a excreo de potssio.

Estrutura da Espironolactona

Medicamento de referncia: Espironolactona: conhecida como aldactone, de uso oral podendo apresentar comprimidos com dosagens de 25mg, 50 mg e 100mg.

Triantereno

Farmacocintica

mas incompletamente ( 30 a 70%) absorvida do trato gastrointestinal. A ligao as protenas moderada (67%). Sofre biotransformao heptica. Meia vida: nos pacientes normais, 90 a120 minutos; nos pacientes anuricos, 10 horas. Alguns metabolitos ativos tem meia vida terminal de cinco a sete horas.

Aitinge a concentralo mxima em duas a quatro horas.


14

Inicio da ao diurtica: duas a quatro hora com dose nica. Atinge feito diurtico Maximo em a vrios dias, com doses mltiplas. A ao diurtica dura sete a nove horas, com dose nica eliminado primeiramente pala vida biliar fecal; a via secundaria a renal.

Qumica Farmacutica

O triantereno metabolizado no fgado, mas a excreo renal, mesmo no sendo a principal, uma via muito importante de elimenao da forma ativa e dos metabolitos. Muito pouco se sabe acerca dos efeitos diurticos dos metabolitos. fenilpteridinotriamina. Portanto, aparentado ao acido flico. Interfere com a absoro de sdio e potssio e secreo de on hidrognio no tbulo coletor cortical por ao direta. administrado em associao com tiazidicos e diurticos de ala.

Medicamento de referencia:

Amilorida Farmacocintica

Incompletamente absorvida, 15 a 20%, do trato gastrointestinal, a velocidade de absoro aumentada aps quatro horas de jejum. Liga se fracamente s protenas. No sofre biotransformao, Meia vida de seis a nove horas, Inicia a sua ao diurtica dentro de duas horas, Atinge sua concentrao mxima em trs a quatro horas, O efeito diurtico mximo manisfesta se em seis a dez horas,
15

Sua ao diurtica dura vinte quatro horas. iliminado pela a urina, entorno de vinte a cinqenta por cento, na forma inalterada, e pelas fezes entorno de quarenta por cento, na forma integra.

Qumica Farmacutica

Corresponde a um derivado aminado da cloropirazinamida. Exerce um efeito diurtico poupador de potssio, anti hipopotassamico e anti hipertensivo, com baixa potencia razo pela qual quase sempre associado com outros diurticos, como hidroclorotiazida e furosemida. Da mesma forma como espironolactona, empregado para reduo do edema em pacientes com cirrose heptica. No antagonista da aldesterona. Sua ao se d diretamente no transporte tubular renal, impedindo a entrada de sdio nas clulas do tbulo distal coletor. Como conseqncia, diminui a excreo de potssio, tornando a urina levemente alcalina, excretado inalterada na urina

Estrutura Amilorida

Farmacodinmica

A homeostasia global do K controlada ao nvel de segmentos que respondem aldosterona no nfron distal (tbulos e ductos coletores). A qualquer transporte de Na, a taxa de secreo distal de K fortemente influenciada pelos nveis por altos nveis de aldosterona. Parece haver um efeito direto dos mineralocorticides sobre a secreo do K (ou inibio da absoro do K), bem como do efeito secundrio sobre o transporte de Na. A
16

absoro do sdio no tbulo coletor gera um potencial eltrico luminal que negativo. Esta fora eltrica facilita a secreo do K. Os antagonistas da aldosterona diminuem o componente da secreo de K acoplado reabsoro no Na podendo tambm inibir quaisquer efeitos diretos da aldosterona sobre a movimentao do K. Efeitos similares parecem envolver a movimentao do H pelo tbulo coletor. A aldosterona estimula a secreo de H atravs de um efeito direto e tambm de um efeito secundrio resultante dos efeitos da aldosterona sobre o transporte de Na neste segmento.

Medicamento de referencia:

Interao medicamentosa

Diurticos poupadores de potssio ou hipercalemiantes:

Associado com captopril e enalapril, efeito hipercalemia potencialmente letal, sobretudo em casos de insuficincia renal. A importncia clinica associao desaconselhada, nunca usar hipercalemiantes com inibidores da enzima de converso, a no ser em caso de hipercalemia. Provvel mecanismo, efeito aditivo. Associado com diurticos hipercalemiantes, efeito hipercalemia

potencialmente letal, sobretudo em casos de insuficincia renal. Importncia clnica associao contra-indicada, no usa. Provvel mecanismo, efeito aditivo. Associado com diurtico hipocalemiantes, efeito os diurticos

hipercalemiantes compensam o potssio perdido pelos hipocalemiantes. Importncia clnica associao til em teraputica. No exclui o

acompanhamento da hipocalemia, ou, principalmente na insuficincia renal e diabetes, hipercalemia. Associado com Potssio e sais, efeito hipercalemia, potencialmente letal, principalmente em casos de insuficincia renal. Importncia clinica associao contra-indicada. No usar, a no ser que exista hipocalemia. Provvel mecanismo, efeito, aditivo.
17

OUTROS FRMACOS POUPADORES DE POTESSIO

Os inibidores da enzima de converso. Embora no sejam usados terapeuticamente como diurticos poupadores de potssio, estes frmacos de fato antagonizam os efeitos da aldosterona por interferirem com sua secreo. Seus efeitos renais podem ser compreendidos a luz das toxidades clinicas dos antagonistas da aldosteronas.

Toxicidade

Estes frmacos inibem os sistemas renais secretores de K+ e H+. A hipercalemia so doses relacionadas que ocorre quando os antagonistas da aldosterona so usados como nico agente diurtico. Com combinaes de dosagens fixas de diurticos poupadores de potssio e tiazidicos so minimizados pelo antagonista de aldosterona. Contudo, devido a variao de biodisponibilidade dos componentes de algumas formas de dosagens fixa, os efeitos adversos associados aos tiazidicos podem predominar ( por ex: alcalose metablica, hiponatremia). O valor clinico dessas associaes nunca foi adequadamente documentado. Os frmacos esterides sintticos podem causar anormalidade endcrinas atravs dos efeitos antagonistas de outros receptores esterides. A ginecomastia e outros efeitos adeversos ( por ex: a impotncia) foram relatados com a espirolactona. Uma possvel interao do triatereno coma indometacina, resultando em insuficincia rena aguda, foi descrito em alguns pacientes. Este efeito ainda no foi relatado ainda com outros frmacos poupadores de potssio.

Contra indicao

Estes frmacos podem causar grave hipercalemia, at mesmo fatal, em pacientes suscetveis. A administrao oral de K+ deve ser interrompida se antagonistas de aldosterona forem administrados. Os pacientes com insuficincia renal crnica parecem especialmente vulnerveis e no devem ser
18

tratados com antagonistas da aldesterona. Os pacientes com hepatopatias podem ter um distrbios do metabolismo do triantereno ou espironolactona, e a dosagem deve ser cuidadosamente ajustadas. Como o triantereno e a amilorida inibem direto a transporte de Na+ no tbulo coletor, observa se que a resposta diurtica pode ser vista mesmo na ausncia de atividade mineralocorticide endgena.

DIURTICOS OSMTICOS: Os diurticos osmticos so substncias farmacologicamente inertes, que so filtradas no glomrulo, mas reabsorvidas incompletamente ou no reabsorvidas de forma alguma pelo nfron. Eles podem ser administrados em quantidades suficientemente grandes para constiturem uma frao aprecivel de osmolaridade plasmtica. Dentro do nfron, seu efeito principal exercido sobre as partes do nfron que so livremente permeveis gua o tbulo proximal, o ramo descendente da ala e os tbulos coletores. A reabsoro passiva gua reduzida pela presena do soluto no-reabsorvvel dentro do tbulo; em particular, um volume maior de lquido permanece dentro do tbulo proximal. Isso exerce o efeito secundrio de reduzir a reabsoro de sdio, pois a concentrao de sdio dentro do tbulo proximal mais baixa do que deveria ser, e isso altera o gradiente eletroqumico para a reabsoro. Portanto, o principal efeito dos diurticos osmticos consiste em aumentar a quantidade de excretada, com um aumento relativamente menor na excreo de sdio. Consequentemente, eles no so teis no tratamento das condies associadas reteno de sdio, mas apresentam aplicaes teraputicas muito mais limitadas. Estas incluem a elevao aguda da presso intracraniana ou intra-ocular e a preveno da insuficincia renal aguda. Nesta ltima condio, a taxa de filtrao glomerular reduzida, e a absoro de sal e gua no tbulo proximal torna-se quase completa, de forma que as partes mais distais do nfron praticamente secam, e o fluxo de urina cessa. A reteno de lquido dentro do tbulo proximal pela administrao de um diurtico osmtico limita esses efeitos. O tratamento da elevao aguda da presso intracraniana (edema cerebral) e da presso intra-ocular elevada (glaucoma) baseia-se no aumento da
19

osmolaridade plasmtica induzido por solutos que no penetram no crebro nem no olho; h, em consequncia, extravasamento da gua a partir desses compartimentos. Isso no tem nada a ver com o rim; em verdade, o efeito perdido logo que o diurtico osmtico aparece na urina. Os diurticos osmticos em geral so administrados na veia. Os efeitos indesejados incluem uma expanso transitria do volume lquido extracelular e uma hiponatremia devida absoro de gua a partir do compartimento intracelular. Nos pacientes totalmente incapazes de formar urina, isso poderia causar insuficincia cardaca ou edema pulmonar, ou ambos. Podem ocorrer cefalia, nuseas e vmitos.

Medicamentos:

As substncias empregadas como diurticos osmticos so o manitol, a uria e o sulfato de sdio. A glicose, como outros hidratos de carbono, age da mesma maneira quando em concentraes plasmticas elevadas, sendo filtrada pelos glomrulos e atingindo uma concentrao intratubular acima da capacidade mxima de transporte. A via de administrao do manitol a venosa, com distribuio pelo compartimento extracelular sendo eliminada pelo rim.

Interaes:

O uso simultneo com glicosdeos digitlicos pode potencializar a possibilidade de toxicidade digitlica associada com hipopotassemia. Os efeitos diurticos em associao com outros diurticos podem ser potencializados, incluindo os inibidores da anidrase carbnica.

Reaes adversas:

A mais grave o desequilbrio de lquidos e eletrlitos. A administrao rpida de grandes doses pode ocasionar acmulo de manitol, sobre-expanso de lquido extracelular, hiponatremia por diluio e hiperpotassemia ocasional e sobrecarga circulatria. O extravasamento pode ocasionar edema e necrose da
20

pele. Podem ocorrer taquicardia, confuso, cibras, dores musculares, cansao ou debilidade no habituais e dispnia. Manitol

Farmacodinmica:

Dos diurticos osmticos o mais utilizado em clnica. um hidrato de carbono com seis tomos de C e peso molecular 182. Inerte metabolicamente, distribui-se principalmente no espao extracelular. Filtrado pelos glomrulos, pouco reabsorvido (5 a 10%) pelos tbulos renais. Efeitos sobre a composio inica da urina. Administrado por via venosa, o manitol provoca diversos efeitos: aumenta o volume urinrio e a concentrao de NaCl proporcional carga filtrada do diurtico, diminui a osmolaridade urinria quando alta e, na vigncia de osmolaridade urinria inferior plasmtica, a mesma aumentada e desta se aproxima, aumenta a excreo urinria de clcio, fosfato e magnsio, porm estas perdas so pequenas e no ocasionam em geral alteraes clnicas importantes, exerce pouca influncia na excreo urinria de hidrognio e no altera o equilbrio cido-bsico do organismo, mas, em altas doses, aumenta a excreo de bicarbonato, aumenta a excreo urinria de potssio. Em condies normais o manitol pode reduzir discretamente o ritmo de filtrao glomerular pela depleo de NaCl e aumento da presso intratubular. J em doses altas em estados de reduzido volume plasmtico efetivo, o manitol pode fazer crescer o fluxo sanguneo renal e o fluxo glomerular, aumentando o ritmo de filtrao glomerular. Efeitos sobre a composio inica do organismo. A presena de manitol e outros diurticos osmticos em altas concentraes no fluido extracelular influenciam a distribuio de gua e sdio nos vrios compartimentos do organismo. O manitol aumenta a osmolaridade do fluido extracelular, determinando sada de gua das clulas para o espao extracelular at que um novo estado de equilbrio osmtico se estabelea. Este movimento da gua leva a um aumento do volume extracelular com reduo da concentrao de sdio neste compartimento.

21

Farmacocintica:

A glicose e o manitol so administrados exclusivamente IV. A glicose metabolizada pelo fgado e seu excesso excretado atravs da urina. O manitol completamente excretado pela urina, no sofre biotransformao nem reabsoro. A administrao do manitol provoca diurese em poucos minutos atingindo um fluxo urinrio de 8 a 10 ml por minuto na primeira hora.

Mecanismo de Ao:

A presena de soluto no absorvvel na luz tubular diminui a reabsoro sdio promovendo a diurese osmtica.

Fonte: http://www.equiplex.com.br/NetManager/imagens/upload/frasco_manitol.jpg

22

DIURTICOS DE ALA

Alguns diurticos agem diretamente sobre as clulas do nfron, causando a perda global de sal pela sua ao sobre as clulas que afetam as partes do nfron, onde se processa a maior parte da reabsoro ativa e seletiva dos solutos. Entre os tipos de diurticos existentes o mais poderoso de todos eles o de ala. Atua na ala de Henle, na poro ascendente do rim.

http://www.infoescola.com/anatomia-humana/nefron/

Eles so capazes de remover uma grande quantidade de sdio existente no filtrado, cerca de 15 a 25%, produzindo o aumento do fluxo urinrio considerados diuretcos de teto alto e so mais poderosos do que os tiazdicos. O principal exemplo para esta classe a Furosemida, entre outros como a bumetanida, piretanida, torasemida e o cido etacrinico. Estes medicamentos agem na inibio do transporte de cloreto de sdio para fora do tbulo e para dentro do tecido intersticial atravs da inibio dos transportadores de Na+/K+/2Cl- na membrana luminal, que reabsorve sal e gua do filtrado. Os mesmos exercem um efeito inibidor direto sobre o
23

transportador, agindo sobre o local fixador de cloreto; menos o cido etacrnico que forma um complexo com cisteina sendo a forma ativa do medicamento. Na reabsoro do soluto nesse local constitui a capacidade do rim em concentrar a urina, criando uma rea intersticial hipertonica na medula, o que proporciona a fora osmtica atravs da qual a gua reabsorvida dos tubos coletores na influncia dos hormnios antidiurticos. Onde a ao dos de ala comporta o efeito adicional de que mais soluto chega nas pores distais do nfron na onde a sua presso reduz mais a reabsoro de gua. Uma parte do soluto que normalmente penetra no interstcio medular empurra a gua para fora dos tubos coletores, que agora permanecem no lquido tubular retendo a gua. A quantidade de filtrado glomerular que pode sair do nfron de at 25% que resulta em uma diurese profunda (mico). Podem exercer uma ao venodilatadora direta ou indiretamente atravs de um fator renal.

Indicao Clinicas dos diurticos de Ala:

Os medicamentos diurticos de Ala so utilizados para pacientes que possuem uma sobrecarga de sal e gua devido:

Edema pulmonar agudo Insuficincia cardaca crnica Sndrome nefrtica Cirrose heptica complicada por ascite Insuficincia renal Pacientes que fazem tratamento de hipercalcemia aguda Na hipertenso, quando acompanhada por deteriorao renal ou em acasos de emergncias hipertensivas.

Efeitos Adversos:

So comuns ocorrerem casos de efeitos adversos nos diurticos de ala por estarem relacionados diretamente com as aes renais. Com a perda do Potssio, ocasiona no individuo o baixo nivl plasmatico de

potssio(hipocalemia), outro problema provvel que ocorra a alcalose metbolica devido a excreo de ons de hidrognio.
24

Para realizar a preveno ou tratamento da hipocalcemia deve-se realizar a administrao com diurticos que poupam potssio ou por suplementos do mesmo. comum ocorrer a depleo de magnsio e clcio em pacientes idosos e tambm a hipovolemia e a hipotenso devido a grande perda no volume do lquido extracelular, podendo ser acompanhada pela diurese profusa que produzida por essses agentes. Efeitos que no esto relacionados com aes renais dos medicamentos so raros, mas podem ocorrer na pessoa naseas, reaes alrgicas e raramente a surdez decorrente do uso concominante de um antibitico aminoglicosdico. Acarretando o uso do cido etacrnico que possui uma maior probabilidade de causar problemas no trato gastrintestinal e a surdez, como j mencionados e sendo os menos utilizados.

Aspectos Farmacocintica:

A absoro dos diurticos de ala ocorrem a partir do trato gastrintestinal, podendo haver a administrao por via oral que agem dentro de 1 hora ou pela via parenteral, produzindo um efeito mximo dentro de 30 minutos. Se fixando nas protinas plasmticas , no conseguindo penetrar de forma alguma no filtrado glomerular. Conseguem alcanar o seu local de ao na membrana luminal das clulas da ala ascendente espessa, que ser secretado no tbulo contorcidoproximal pelo mecanismo de transporte dos cidos orgnicos; obtendo uma frao secretada que penetra na urina e outra que no secretada que ser metabolizada pelo fgado (sendo a BUMETANIDA e a TORASEMIDA metabolizadas pela via do citocromo P-450 e a FUROSEMIDA conjugada com cido glicurnico). Os diurticos de ala possuem uma meia-vida de aproximadamente 90 minutos que podem ser mais longas em casos de insuficincia renal. A sua durao de ao pode ser de 3 a 6 horas, exceto a TORASEMIDA. Assim, possuir uma meia-vida mais longa e duradoura ao, podendo ser administrada apenas uma vez ao dia.

25

Aspectos Farmacodinmicos:

A ao dos diurticos na ala de Henle sobre a reabsoro de NaCl ocorre de forma distinta, sendo divida em trs segmentos no tbulo: PORO FINA DESCENDENTE sendo curta ou inexistente nos nfrons superficiais, j nos nfrons profundos longa e se inicia na pars reta do tbulo proximal se prolongando at a papila renal. Tendo neste segmento uma alta permeabilidade a Na, Cl e outros solutos. A poro fina da ala est em contato com o interstcio medular tendo uma molaridade elevada no sentido da regio medular externa para interna, o fluido que entra em equilibrio osmtico com o interstcio hiperetnico causada

devido a sada de gua do tbulo para o interstcio ocorrendo uma elevao progressiva da osmolaridade e da concentrao de Na e Cl. Para haver uma diminuio de reabsoro de gua preciso que haja uma menor tonicidade. PORO FINA ASCENDENTE apresenta caracteristicas fisiologicas opostas, sendo permeavl ao Na e Cl, relativo a uria e impermeavl a gua, fazendo com que tenha o equilibrio osmtico neste segmento com a sada de NaCl e entrada da uria, determinando assim a formao de um fluido hipotnico em relao ao interstcio medular e sem gasto de energia. Se diminuir a tonicidade medular haver ,menor reabsoro de gua ao nvel da poro fina descendente e o fluido que atinge a poro ascendente ser menos hipertnico e menos concentrado de Na e Cl, acarretando a menor reabsoro do mesmo na poro fina ascendente. PORO ESPESSA ASCENDENTE ocorre neste segmento a reabsoro de cerca de 15% do NaCl filtrado pelos glomrulos. A reabsoro deste se d pelo transporte ativo de cloro que origina um gradiente eltrico transtubular, determinando a sada passiva de Na do tbulo para o interstcio. Ela impermevel a gua e acarreta a formao de um fludo tubular hipotnico. Com a eliminao da urina hipotnica depende da formao na regio da poro espessa da ala e da ausncia da reabsoro de gua nos segmentos tubulares que seguem a poro ascendente. Em condioes de diureia aquosa, por uma sobrecarga de agua ou soluo hipotonica ocorre a inibiao da produao de hormonios antidiureticos com a diminuio na reabsoro de agua
26

do tubulo coletor e a eliminao de urina hiposmtica, ou seja, a eliminio maior de agua do que de solutos em relao ao plasma. Os diurticos que agem na poro espessa da ala de Henle, como furosemida, cido etacrnico e os mercuriais inibem o transporte de cloro, o que acarreta a diminuio da reabsoro do sdio, acumulando cloreto de sdio na luz tubular e dissipando a formao hipotonica e formao de H2O livre. J os diurticos que diminuem a absoro do cloreto de sdio nos segmentos anteriores da ala, como o manitol e a acetazolamina promovem a passagem de uma quantidade maior de NaCl e H2O para a poro espessa, originando um volume maior hipotonico em condies de diurese aquosa. Com a eliminao da urina hipertonica ocorre a perda de gua dos solutos e a reabsoro de gua livre. A permeabilidade do tubulo aumenta o equilibrio osmotico devido a maior secreo de hormonios antidiureticos. Na reabsoro de NaCl ocorre a hipertonicidade com aumento de agua reabsorvida pelo tubulo coletor que se multiplica pelo sistema de

contracorrente, fazendo com que seja eliminado com uma maior quantidade de soluto do que do plasma (hipertonico). Os diurticos que inibem o transporte de NaCl na poro espessa da ala diminuem a tonicidade medular e a reabsoro da gua livre, entretanto os diurticos que diminuem a reabsoro de NaCl e gua no tubulo proximal na poro fina acarretam o aumento da carga de NaCl na poro espessa, obtendo um maior transporte do mesmo para o interstcio e consequentemente aumento na reabsoro da gua no tubulo, elevando a quantidade de gua reabsorvida livre.

Medicamentos de referncia:

Lasix - FUROSEMIDA BURINAX - BUMETANIDA PIRETANIDA CIDO ETACRNICO

27

O medicamento mais usado entre os diurticos de Ala:

FUROSEMIDA

cido 4-cloro-2-(2-furilmetilamino)-5-sulfamoil-benzico

Apresentao Comercial

A furosemida, conhecida tambm

pelo nome comercial Lasix,

considerado um dos mais importantes da classe dos diurticos da ala que atua diretamente na Ala de Henle ascendente espessa inibindo o cotrasportador Sodio,Potssio e Cloro, onde aumentam a perda Potassio e de Clcio. Acarretando uma excreo de at 15-20% do Sdio filtrado, com uma produo torrencial de urina. Apresentao comercial deste medicamento de 40mg por comprimidos, j os de preparos magistrais pode variar de uma dosagem minima at a

dosagem 80mg que recomendado por uso dirio, que podem sofrer modificaes dependendo da resposta do paciente ao tratamento e da prescrio do mdico.
28

Sua principal indicao esta relacionado no combate ao edema (pulmonar) ou associados a diversas patologias, como a insuficincia cardaca,para a correo da hipertenso arterial,embora seja preferido pelo uso dos diurticos tiazdicos. Entre outras doenas que estejam relacionados a problemas renais como a insuficincia renal, para doenas hepticas e na correo urgente da hipercalcmica.

Interaes Medicamentosas

Pode

ocorrer

quando

um

glicosdeo

cardaco

for

administrado

concomitantemente, devendo-se lembrar que a deficincia de potssio ou magnsio aumenta a sensibilidade do miocrdio aos digitlicos. A furosemida pode potencializar os efeitos nefrotxicos de certos antibiticos (ex.: aminoglicosdeos e polimixinas). Deve ser lembrado que a ototoxicidade dos antibiticos aminoglicosdeos pode ser potencializada quando a furosemida for usada concomitantemente. Os efeitos resultantes sobre a audio podem ser irreversveis. Agentes antiinflamatrios no-esterides (ex.: indometacina, cido acetilsaliclico) podem atenuar a ao da furosemida e sua administrao junta pode causar insuficincia renal aguda, no caso de hipovolmica ou desidratao preexistente. A toxicidade do salicilato pode ser aumentada pela furosemida. A administrao conjunta da furosemida e sucralfato devem ser evitadas, pois o sucralfato reduz a absoro de furosemida e,

conseqentemente, seu efeito. A probenecida e o metotrexato, so excretados significativamente por via tubular renais e podem reduzir o efeito da furosemida. Por outro lado, a furosemida pode diminuir a eliminao renal destas drogas. Os efeitos dos antidiabticos e medicamentos hipertensores (ex.: epinefrina, norepinefrina) podem ficar reduzidos, enquanto que aqueles da teofilina ou relaxantes musculares do tipo curare podem aumentar. A furosemida diminui a excreo de sais de ltio e pode causar aumento dos nveis sricos de ltio, aumentando sua toxicidade.

INIBIDORES DA ANIDRASE CARBNICA


29

A anidrase carbnica uma enzima portadora de um tomo de zinco por molcula cujo papel importante no transporte do dixido de carbono e no controle do pH do sangue. Esta enzima catalisa a rpida converso de dixido de carbono e gua em cido carbnico, prtons e ons bicarbonato. Concentraes elevadas so encontradas nas clulas do tbulo proximal renal, processos ciliares dos olhos, nos eritrcitos, intestino, no pncreas e em plexos corides. Inibindo a ao desta enzima reduzido a secreo de H+ para o tbulo proximal do rim, evitando a reabsoro de sdio. Este fato justifica-se pela existncia de um transporte ativo (antiporte) que ocorre entre o H+ (em direo ao tbulo) e o Na+ (em direo clula). O sdio vai ser mais excretado e, uma vez que a reabsoro de gua est diretamente dependente da de sdio, aumenta tambm a excreo de gua. As substncias que pertencem a este grupo so: brinzolamida e a dorzolamida. A acetazolamida, o prottipo dos inibidores da anidrase carbnica, apresenta uso limitado como diurtico, quase nem usada como pertencente a este grupo; empregada para diminuir a presso intra-ocular no glaucoma. A acetazolamida administrada por via oral ou por via IV (a via IM de evitar por ser bastante dolorosa pelo pH alcalino da soluo). O efeito sistmico mais importante uma diurese ligeira com espoliao de potssio. Quando indispensvel o seu uso prolongado, as alteraes do equilbrio hidroeletroltico e a acidose devem ser compensadas com a administrao de acetazolamida,

hidrogenocarbonato de potssio. Apresenta uma alta incidncia de efeitos adversos, o que condiciona a manuteno da teraputica. J o brinzolamida e a dorzolamida so inibidores da anidrase carbnica usados exclusivamente em administrao tpica, no glaucoma. So usadas como adjuvantes dos antagonistas adrenrgicos beta, em doentes refratrio ao tratamento com antagonistas adrenrgicos beta ou quando os antagonistas beta esto contra-indicados.

30

Existem cinco isoenzimas principais nos tecidos dos mamferos. A anidrase carbnica catalisa a hidratao do dixido de carbono e a desidratao do cido carbnico de acordo com a seguinte equao:
H2O + CO2 -> H2CO3 -> HCO3- + H

A direo prevalente da reao estabelecida pelo pH, normalmente ocorre hidratao do dixido de carbono, resultando em produo de H+. O ultimo trocado pelo sdio, que penetra na clula tubular renal. A inibio da enzima pela acetazolamida reduz a concentrao de on de hidrognio na luz tubular e diminui a disponibilidade de H+ para a troca de H+/Na+. Em consequncia h aumento no bicarbonato na poro proximal da luz tubular juntamente com o sdio. Cerca de 50% do bicarbonato reabsorvido em outros stios tubulares eliminado na urina. Os compostos do tipo sulfanilamida como a acetazolamida, a metazolamida e a diclorfenamida inibem reversivelmente a anidrase carbnica, resultando em fluxo urinrio aumentando a elevao da excreo de bicarbonato de sdio.

Farmacocintica A acetazolamida bem absorvida a partir do trato gastrintestinal (TGI). Mais de 90% deste tipo de droga se ligam a protenas plasmticas em seu processo de distribuio. Essa droga no absorvida prontamente pelas membranas celulares porque ela insolvel a lipdeos. A acetazolamidas encontrada em maior concentrao em tecidos que contem maior quantidade de anidrase carbnica como j foi dito (em eritrcitos, crtex renal). Os efeitos renais so perceptveis dentro de 30 minutos e em geral, alcanam o mximo em 2 horas. A acetazolamida no metabolizada, mas rapidamente excretada por filtrao glomerular e secreo tubular proximal.

31

Sua meia vida plasmtica de aproximadamente 5 horas e a excreo renal quase completa em 24 horas. O efeito diurtico da acetazolamida decorrente de sua ao sobre os rins, na reao reversvel envolvendo a hidratao do dixido de carbono e a desidratao do cido carbnico. O resultado a perda renal do on HCO3, que carrega sdio, gua e potssio. Dessa forma, obtm-se a alcalinizao da urina e a promoo da diurese. A metazolamida absorvida do modo mais lento a partir do tatro gastrointestinal, sendo que a sua durao de ao longa, com meia vida de 13 a 14 horas.

Medicamento de referencia:

Diamox = acetazolamida

Efeitos Colaterais com os inibidores da Anidrase Carbnica Entre os efeitos colaterais esto a acidose metablica, sonolncia, fadiga, depresso do Sistema Nervoso Central (SNC) e parestesias. As reaes de hipersensibilidade so raras.

32

Anda mungkin juga menyukai