Anda di halaman 1dari 17

SIGNIFICADO DAS CARTAS O Baralho Cigano formado por 36 cartas, separadas em quatro grupos de 9 com os mesmos naipes do Baralho

o Tradicional. Cada um dos naipes corresponde a um dos quatro elementos da natureza: - Copas relacionadas gua (vida afetiva e emoes); - Ouro relacionado terra (dinheiro e bens materiais); - Paus relacionados ao fogo (criatividade e imaginao); - Espadas relacionadas ao ar (mente). 1 - Cavaleiro Diz respeito a tudo que vem pela porta da rua, ou seja, tudo o que est fora do nosso campo de ao, embora tenha relao conosco. Indica boas notcias e boa sorte. Diz respeito a parte afetiva do consulente, caminhos abertos, materializa e concretiza o que o consulente quer. sinnimo de xito, concretizao, alegrias intensas. Encha-se de coragem e lute por seus prprios ideais. Simbologia: Esta figura significa o homem em ao, em busca da sabedoria, da autoconfiana e do conhecimento interior. Tambm a criatividade presente no ser humano. Representa as aes, A capacidade de mudar o rumo das coisas. Mensagem: Alcanar seus objetivos. Se estiver rodeada de cartas negativas, sua sorte est ameaada. Indica boas notcias, porm um pouco ao longe, podendo referir-se a morada da pessoa. Esta carta traz boa sorte consigo enquanto no estiver rodeada de cartas infaustas. 2 - O trevo Os Obstculos Anuncia um perodo de obstculos e dificuldades. Sinal de alerta, revela impedimentos e um perodo para parar e aguardar, o atraso e no se deve comentar com ningum nossos planos. Esta carta nos revela que estas coisas so passageiras, so os paus c pedras no nosso caminho, para atrasar qualquer rea da nossa vida. Feche a boca que no h mal que sempre dure. Cortes sbitos e coisas passageiras. Acredite na sua fora interior e s pea ajuda algum de sua confiana. Simbologia: Este arcano representado por troncos de arvores cortados e jogados a esmo. Significam os tropeos da vida, as desorientaes, mas que no trazem muitas preocupaes, porque so problemas passageiros, de fcil soluo. Mensagem: As dificuldades sero passageiras, se acreditar que possui a fora infinita da sabedoria.

Paus trazem aventura. Cercados de nuvens anunciam grande desgosto. Se esta carta estiver perto daquele que designa a pessoa, este desgosto no durar muito tempo e ter bom xito. 3 - O mar O Navio A mensagem desta carta a busca por novos caminhos e bons negcios. Mudanas podem acontecer na vida do consulente, seja no setor financeiro, emocional ou profissional. Depende das cartas vizinhas para saber se a mudana positiva ou no. Pode indicar viagem, mudana de um lugar para

outro, mesmo que temporariamente. Significa tambm vitria com lutas. Simbologia: representado pela figura de um navio em guas revoltas. Estas guas significam a segurana na perigosa viagem da vida. Esta carta enfatiza a importncia de todos os sentimentos. Mensagem: Mudanas positivas em todos os aspectos: fsico, espiritual e material. Se vier perto da carta que significa voc, sinal de viagem breve.

Navio anuncia riqueza, que alcanar-se- no comrcio ou com uma herana; achando-se muito perto da pessoa denota uma viagem. 4 - A casa Representa a nossa casa e famlia, suas afinidades, seus anseios e seus problemas. Refere-se tanto a imveis quanto s pessoas que nele vivam ou trabalhem. Pode ser casa, igreja, local de trabalho ou qualquer outro imvel que o consulente tenha ligao. Significa o equilbrio, harmonia, proteo. Rodeada de cartas ruins: fracasso e perdas materiais, insegurana emocional. Simbologia: representada pela figura de uma casa que mostra seu prprio lar e todos que dele participam. Indica a confiana, a prosperidade, o amor e o apoio familiar. Tambm significa o equilbrio csmico. Mensagem: Quando estiver localizada abaixo do que designa voc, melhor ficar alerta com as pessoas ao seu redor. Do contrrio, ter sorte.

Significa prosperidade e feliz sucesso no quanto se empreender. Ainda que a situao da pessoa for infeliz pode-se esperar melhor sorte para o futuro. Quando esta carta est no meio do jogo, embaixo da pessoa, isto lhe serve de advertncia der acautelar-se das que a rodeiam. 5 - As rvores sempre positiva. So smbolos de progresso, fertilidade e vitalidade. Pode tambm significar progresso material e sade. o meu p no cho e minha estabilidade, nossas razes profundas. sempre uma carta positiva, pois traz sorte. Se ela aparecer prepare-se para colher os frutos das sementes que plantou. Simbologia: Tal como o elemento que representa, esta lmina demonstra a fertilidade permanente na vida do ser humano, a troca de energias positivas e tambm a fora da vitalidade que existe em cada um. Mensagem: Quando esta carta aparece longe de que indica voc, sinal de boa sade. Quando aparece perto, indica sorte e progresso.

Longe da pessoa sinal de boa sade, perto desfaz qualquer dvida sobre o cumprimento dos seus desejos e sobre a futura felicidade. 6 Nuvens Os Ventos E a tristeza, perodo de instabilidade, perdas materiais de vulto, emprego ameaado e o perigo de se tomar atitudes erradas. Confuso de sentimentos, intrigas c instabilidade familiar. Deve-se parar, meditar, analisar tudo muito bem antes de tomar qualquer deciso. Depresso, desiluso, desespero.

Voc no est conseguindo analisar os problemas com clareza, mas no se preocupe: com jogo de cintura e inteligncia voc vai afastar o mau tempo que vem com as nuvens. Simbologia: simbolizada por um cu cinzento e assustador. Significa a instabilidade emocional, sensao de incapacidade em resolver os problemas. Tambm sinal de mudanas lentas, tristeza. Mensagem: As mudanas de sua vida devero ser vagarosas, de acordo com as necessidades. Os momentos de tristeza sero passageiros.

Nuvens so sinais de boa sorte, quando os lados claros olham para a pessoa, quando os lados escuros encaram a pessoa, no tardar em vir qualquer desgosto. 7 - A serpente A Cobra Sempre uma carta negativa. Esta carta pede ateno com pessoas prximas. a traio premeditada, pensada e estudada, inveja e falsidade. Quando surgir esta carta ela lhe diz: Olhe bem sua volta e afaste-se das pessoas de carter duvidoso. Simbologia: Nesta carta, aparece a figura de uma serpente venenosa. Esta lmina que tem muita carga negativa, significa que traies e foras externas ocultas esto agindo em seu campo astral. Mensagem: Se este arcano estiver perto da carta que representa voc, sinal que poder passar por alguns riscos como traies.

Cobra, denota desgraa, conforme esta carta se achar perto ou longe da pessoa. Ela traz sempre consigo hipocrisia, traio e perdas. 8 - A morte A Vela (O caixo ou a coroa funerria) A morte como Renascimento, transformaes radicais, morte fsica, morte de um projeto, doena grave, fim de um romance, so grandes e profundas perdas podendo ser tanto no plano material como emocional. No deve ser encarada como um fim, mas como um renascimento ou recomeo. O consulente pode ter perdido tudo, mas tem a chance de comear de novo, com novas idias e muita experincia. Necessidade de evoluo espiritual. Simbologia: simbolizada pela figura de uma vela que representa momentos de ruptura. Por outro lado, refere-se s foras ocultas do inconsciente que podem levar destruio, mas tambm a evoluo. Mensagem: Se estiver afastado da figura que representa voc, sinal de mudanas benficas. O contrrio, significa acontecimentos ruins.

Caixo do Defunto, quando perto da pessoa, denota infalivelmente grave doena, morte ou perda total da fortuna. menos perigosa esta carta quando se achar longe da pessoa. 9 - O buqu A chuva (Sempre positiva) Representa sentimentos verdadeiros, o amor universal, o entendimento entre as pessoas, o altrusmo, a fraternidade, a generosidade, alegria e felicidade. Coisas boas que vm. Se junto de cartas ruins significa lgrimas. Para o casal, felicidade conjugal, para o doente, cura e para o

comerciante, lucros. Simbologia: A chuva caindo sobre o campo simboliza a vida na sua plenitude, alegria e beleza, a fraternidade e a unio das pessoas. Tambm indica a realizao de todas as possibilidades e sonhos. Mensagem: Esta carta representa a felicidade em todos os aspectos da vida. um arcano ligado alegria, realizao em todos os setores da vida.

Ramalhete significa muita felicidade em todos os aspectos. 10 - A foice Cortes, rompimentos, perdas. Voc precisa desistir de algo no seu caminho para seguir novos rumos. Transformaes precedidas de uma situao delicada. Ter que abrir mo de alguma coisa importante. Porm este corte, embora brusco, para o seu crescimento, faz parte de sua evoluo pessoal. Talvez voc tenha que renunciar alguma coisa muito apegada. Simbologia: Uma foice ceifando o trigo representa a destruio do tempo, a morte. a perda dolorosa no momento certo, o perigo, a transformao e o desprendimento. Mensagem: Esta lmina traz perigo de ruptura e separao. Mas se esta carta estiver rodeada de outras positivas, indica a possibilidade, uma nova chance que surge.

Mensageiro de grande perigo, de que pode salvar-se quando rodeada de cartas boas. 11 - O chicote Smbolo de opresso. Traz confuso, rivalidade, torturas mentais. smbolo de poder e agresso, representam nosso lado mstico, nossas foras ocultas. Voc possui uma fora superior intuitiva que deve ser canalizada para o bem. Voc pode estar se sentindo oprimido com a interferncia de energia malfica de pessoas ao seu redor. Faa voc mesmo seu ritual de magia, usando sua intuio, dirigindo seu poder mental para a sua evoluo. Cuidado para no agredir o prximo. Simbologia: Tem o smbolo de um grande chicote que representa a fora, o poder Mental. Tambm pode indicar o poder judicirio e a chance de um acordo em famlia. Mensagem: De acordo com a situao, este arcano representa o uso abusivo da fora, quando seria melhor uma conversa. Indica o emprego necessrio da sabedoria e da intuio.

Verga, significa discrdia na famlia, cuidados domsticos, desavenas entre conjugues, febres e molstias prolongadas. 12 - Pssaros Associada alegria e felicidade, o lado cor de rosa da vida. So os sonhos de amor, a paquera e o namoro. Encontro casual pode ser muito bom. Casamento, harmonizao, sorte nos negcios, lucros e associaes lucrativas relacionada ao tempo. Mensagem: "alegre-se e cante, deixe sua alma feliz e tenha confiana no tempo, pois os planos mais difceis podem ser realizados no tempo certo". Neutralize os maus fludos. Algum acontecimento prximo mudar sua vida. Simbologia: A imagem de um casal de pssaros juntinhos num galho de rvore representa o amor. Indica uma vida sentimental feliz. Este arcano quando aparece perto da carta A

SERPENTE tem toda sua negatividade neutralizada. Mensagem: Indica respeito pelo par. Tambm um aviso para no sufocar o companheiro de cime.

Significa fadigas que se ter que vencer, porm de curta durao. Longe da pessoa predizem uma viagem feliz. 13 -A criana Otimismo, alegria de viver, sem medo, sem preconceito. Inocncia. o comeo de tudo que existe. a vida, () incio, a carta da ingenuidade, bondade c esperana. Seja como criana: siga seu passeio contente e feliz, porm no perca de vista seus objetivos, nem perca a noo dos acontecimentos ao seu redor. No fale demais dos seus planos. Tenha cuidado, pois pode estar rodeada de pessoas no confiveis. Simbologia: a figura de uma criana inocente que representa a alegria, a prpria inocncia, a naturalidade e a espontaneidade ainda presente no corao das pessoas. Mensagem: Esta carta traz um conselho: voc deve ficar bastante atenta com atitudes impensadas, repentinas e infantis. Estas aes podem mago-lo(a) profundamente.

Denota que a pessoa s anda em boa companhia, e que bondosa com o mundo. 14 - A raposa Deslealdades, armadilhas, falsidades, mentiras, espertezas. Voc poder ser vtima de algum que est pronto para envolve-lo em uma situao complicada. Ardilosa como uma raposa, voc pode ser enganado com galanteios c falsas propostas. Fique esperto, pois poder sofrer um grande prejuzo. Avalie melhor sua intuio c veja se voc no est sendo envolvido por sua prpria iluso. Obstculos superveis, cuidados e cautela. Uma grande dvida deve ser sanada, seno ter perdas materiais. Simbologia: Uma raposa esperando sua caa o que traz este arcano. Com esta figura, ele simboliza as armadilhas da vida, as traies, a deslealdade e a salvao pela astcia. Mensagem: Se aparecer perto da que representa voc, porque muito invejado(a). J se aparecer longe, sinal de que est se prejudicando com sua inveja e cobia.

Quando se achar perto da pessoa, esta deve precautelar-se das pessoas com quem tem relaes, porque algumas delas querem nos enganar. N caso contrrio no haver perigo. 15 - O urso Inveja, cime e despeito. No confie em ningum neste momento. Alimente-se s de pensamentos positivos que a melhor maneira de livrar-se das cargas negativas que lhe mandam. Cuidado com pessoa prxima, amigo ou parente que ao seu redor no so sinceros, podendo minar seus slidos projetos. Pessoas negativas no nosso caminho. Simbologia: Nesta carta, aparece a figura ameaadora de um grande urso. Ela representa a falsidade dos amigos. Tambm mostra a inveja de pessoas prximas e queridas. Mensagem: Voc deve ter cuidado com falsos amigos, do tipo "amigo-urso". Sentimentos ruins como inveja, a cobia podem interferir nas energias do seu campo astral.

Designa felicidade, tambm avisa que se deve evitar a companhia e conversa com os que nos tiverem inveja. 16 - A estrela A Sorte Sorte, xito e cuidado com sua prpria imagem. Novas oportunidades. o estar em paz consigo mesmo e com o mundo. a confiana em novos mestres espirituais, a Luz que nos norteia na escurido, mostrando-nos o caminho a ser seguido. Tenha sempre em mente que tanto nos momentos felizes como nos obstculos, mais importante conservar seu brilho pessoal e confiar na sua boa estrela. Vitria em todos os sentidos da vida. Simbologia: Esta grande estrela cintilante o smbolo de sua fora espiritual e da sua intuio, energias que devem vir tona nos momentos difceis de sua jornada. Mensagem: um sinal para que tenha f em suas intuies. Quando o arcano Os Ventos estiver por perto. Ela indica desequilbrio na vida amorosa.

Estrela confirma o bom xito de todas as empresas. Estando porm rodeada de nuvens, denota uma longa srie de acidentes infelizes. 17-A cegonha Imprevistos, novidades, surpresas, situaes inesperadas. Algo novo est para acontecer, bom ou ruim, dependendo das outras cartas ao redor. Simboliza nossa necessidade de no cair na rotina. Mudana na vida do consulente, ou vontade de mudar. Simbologia: Nesta carta, aparece uma cegonha levando um galho no bico. Este arcano representa novidades, em muitos setores de sua vida. Mensagem: Simboliza o incio de um novo ciclo em sua vida. Este arcano tambm indica que seus caminhos esto abertos a novas experincias e a prsperos empreendimentos principalmente no campo pessoal.

Quando perto da pessoa, significa mudana de domiclio. Estando longe, permite prever que esta mudana ser retardada. 18 - Cachorro Fidelidade, amizade, companheirismo, vida social. O cachorro lhe avisa que voc est rodeado de pessoas realmente amigas e leais, que voc pode confiar, pois jamais lhe pediro algo em troca, e que pode pedir ajuda em qualquer momento. Sentimentos verdadeiros. Simbologia: representada por um cachorro em posio de guarda. Esta carta simboliza a amizade leal, sincera, a fora, o apoio e o carinho das pessoas amigas. Mensagem: Significa que pode confiar nas pessoas com quem convive. sinal para ficar alerta se a carta Os Ventos estiver por perto. Ela indica desequilbrio na vida amorosa.

Co, muito perto assegura uma amizade fiel. Quando bem longe, significa traio, circundado de nuvens adverte que no podemos fiar-nos naqueles que se dizem os nossos amigos. 19 - Torre o isolamento voluntrio, a intimidade, a introspeco, o fechamento em si mesmo. A solido que precisamos de vez em quando. Em alguns casos pode ser internao hospitalar ou at recluso forada

(priso). Tristezas ocultas, depresso. As respostas que queremos no esto no mundo a nossa volta e sim dentro de ns mesmos. Esta carta est ligada ao nosso mundo interior, nossa elevao espiritual. preciso dar mais ateno s coisas do esprito do que da matria. A proteo que voc precisa est dentro de voc. o ermito. Voc deve exteriorizar seus sentimentos para a sua felicidade plena. Simbologia: Esta torre alta e com aspecto sbrio representa o "eu" verdadeiro. Tambm mostra que voc passa por uma fase de busca de seu auto-conhecimento. Mensagem: Este arcano mostra a voc que as respostas que tanto espera esto dentro de voc mesmo(a). s procurar as solues que deseja em seu interior.

Torre alta permite esperar uma velhice longa e feliz; rodeada de nuvens pressagia uma doena e mesmo a morte, conforme as circunstncias. 20 - O Jardim Simboliza a mo do homem que cuida da natureza, e ao mesmo tempo o lugar encantado em que encontramos paz. O jardim faz voc refletir sobre suas aes, ou seja, pensar se est plantando f1ores ou deixando crescer ervas daninhas no jardim de sua vida. O jardim se refere pessoas de nossa famlia e do nosso convvio mais ntimo. Diz que o consulente sozinho no ser capaz de suportar seus problemas. Mas unido famlia o fardo se torna menos pesado. Tristezas divididas e alegrias multiplicadas. Simbologia: Esta carta representada pela paisagem de um jardim bastante frtil e pacfico, envolvido por uma aura de energia. Mensagem: O Jardim um arcano que traz um conselho a voc; hora de colher tudo o que plantou, pois o momento de paz. Aproveite a tranqilidade para refletir sobre todas as suas aes.

Florestas anunciam uma boa e grande companhia em que participaremos. Quando muito perto da pessoa assegura uma amizade duradoura. Estando longe, avisa que devemos resguardar-nos dos amigos falsos. 21- Montanha Fora, equilbrio, justia, firmeza e perseverana ajudaro voc a resolver os mais diversos problemas. Tenha conscincia de seus limites e tome as atitudes na hora certa. Pode enfrentar adversidade c confronto com inimigos ou rivais. Escalar uma montanha penoso. A soluo contorn-la passando nos desfiladeiros, assim como o rio. Significa que os inimigos devem ser evitados. Tambm indicam questes ligadas documentos ou papis com interferncia judicial. Simbologia: Representada por uma montanha rochosa, esta carta simboliza a fora, o equilbrio, a perseverana, a justia e tambm o alerta para o perigo prximo. Mensagem: Se aparecer perto da carta que representa voc, mostra o alcance de seus objetivos. Longe, sinal de perda do que j foi conquistado em sua vida.

Perto da pessoa faz nos recear um inimigo poderoso, achando-se longe, podemos contar com amigos fortes. 22 - Caminho Fora de vontade para conseguir o que deseja. Persistncia, livre arbtrio, certeza de que h uma sada

para tudo na vida. A deciso de prosseguir por um atalho ou voltar para traz quando aparece um obstculo s sua. a nossa estrada, o nosso caminho. um momento de escolha. Simbologia: representada pela paisagem de uma de uma estrada larga, comprida e sem qualquer obstculo. Esta carta mostra que seus caminhos esto abertos e que poder existir uma sada para todos os problemas que surgirem. Mensagem: Voc est no rumo certo e realizar os seus sonhos. Acredite mais na sua felicidade.

Rodeados de nuvens so sinais de desventura, mas se estiver longe da pessoa meio que encontramos de nos livrar do perigo. 23 - O rato Cuide de sua sade e proteja seus bens materiais. Prev roubos e doenas (stress). Afaste-se de pessoas que possam roub-lo ou que sugam sua energia. Desnimo, desgastes, perdas, furtos morais, dependncia extrema de terceiros no sentido negativo. Pode ser perda espiritual (vampirismo espiritual). Simbologia: Um grande rato comendo um pedao de queijo indica que algo importante de sua vida est sendo roubado. Voc precisa de proteo na sade e no setor material. Mensagem: H a possibilidade de contrair doenas sem gravidade. Se a carta As Estrelas aparecer prxima a esta, sinal de que poder recuperar o que foi roubado.

Ratinho sinal de furto. Estando perto da pessoa, recuperaremos o perdido. Quando longe ser irreparvel a perda. 24 -O corao Os Sentimentos Carta do amor, emoo, entrega, paixo, seja por uma pessoa ou uma atividade. O corao transmite o sentimento mais verdadeiro e lembra que podemos modificar o mundo a nossa volta, os relacionamentos, por meio de troca de afeto e calor humano. dentro do corao que se esconde o verdadeiro sentimento. Tratando-se de sade e rodeada de cartas negativas, pode indicar problemas circulatrios. Emoes profundas, expanso de sentimentos, ondas de emoes. Simbologia: representada pela figura de um grande corao e simboliza o amor fraternal, a solidariedade universal, a paixo forte e a felicidade que est presente neste momento de sua vida. Mensagem: Voc viver uma grande paixo em breve. Tambm indica que dever ajudar as pessoas que pedirem o seu auxlio.

Corao sinal de alegria, felicidade e concrdia. 25 - Anel Unio, realizao de desejos. Pessoas ligadas ao consulente por meio de um relacionamento afetivo, profissional ou familiar. . Seu significado depende das outras cartas do jogo, se forem positivas conte com o apoio dessas pessoas prximas. Se forem negativas, no confie em ningum. O anel representa laos afetivos e smbolo de unies conjugais, amizades e associaes comerciais. Para os namorados representa concretizaes de unio, e para empresrios uma aliana compensadora.

Simbologia: Este arcano traz a figura de um par de alianas de ouro entrelaadas e simboliza uma reunia duradoura ou mesmo a possibilidade de um relacionamento amoroso firme. Mensagem: Se aparecer ao lado direito da carta que representa voc, sinal de casamento feliz. Do lado esquerdo, indica instabilidade no relacionamento conjugal.

Do lado direito indica um casamento feliz com um dote esplndido. Longe e do lado esquerdo significa o rompimento de um enlace ou separao de dois amantes. 26 - O livro Associada aos estudos e ao trabalho. Indica necessidade de crescimento pessoal, de aprimoramento intelectual e profissional. Pode tambm anunciar que voc vai desvendar segredos importantes, relacionados a questes do jogo, ou que algum segredo seu ser descoberto e poder provocar uma tempestade. Esta carta do conhecimento que desvenda segredos. Simbologia: Traz a figura de uma pilha de livros sobre uma escrivaninha. Esta carta simboliza a necessidade de aquisio de conhecimento e cultura. Mensagem: Os estudos ou em qualquer teste a que for submetido(a) ser um sucesso absoluto. Por isso, o momento ideal para se testar. No tenha medo de colocar a sua capacidade e a sua felicidade prova.

Comunica um segredo. Da sua posio podemos inferir em que sentido. Devemos porm proceder com cautela na sua interpretao. 27 - A carta Significa que a consulente est preste a receber notcias importantes aguardadas. tambm a palavra amiga que podemos levar algum. Notcia de pessoa distante, papis importantes, documentos e convites para festas. Dependendo das cartas vizinhas podem ser boas ou ms notcias. Marca um momento cm que voc deve usar sua capacidade de comunicao para ampliar seus conhecimentos. Palavra amiga que devemos levar algum. Simbologia: representada pela figura de um envelope. Indica comunicao, informao e tambm um aviso para guardar seus segredos. Mensagem: Se este arcano vier seguido da carta Os Ventos, sinal de notcias boas. Mas se esta carta estiver perto da que representa voc, sinal que as notcias podero causar sofrimento.

Carta sem nuvens indica uma boa sorte que h de vir por meio de boas notcias de longe. Havendo, porm nuvens escuras perto da pessoa, estas lhe causaro muita aflio. 28 -O homem O Cigano Representa o homem de mais importncia no jogo. O esposo, o namorado, patro, o amante, o companheiro, o pai, o outro homem muito importante em sua vida, no caso do consulente mulher. Se o consulente for homem, representa ele mesmo. Simbologia: Traz a figura de um cigano forte e bonito, destemido, empunhando uma espada, que corta os males e protege a pessoa que o procura. Simboliza o homem ideal e honesto para as mulheres.

Mensagem: Este arcano voc, se quem consulta homem. Tambm representa a chegada de uma mulher ideal em sua vida.

Cavalheiro a carta dominante do baralho, bem como a seguinte carta 29, denotando-nos a boa ou m sorte da pessoa que consulta as cartas sobre o futuro. 29 - A mulher A Cigana Se a consulente for mulher representa ela mesma e se for homem refere-se a companheira que ele sonha, ou que j tem, ou ento uma mulher importante de sua vida; Sua me, noiva, namorada, esposa, etc... Simbologia: representada pela figura de uma cigana jovem, bonita e cheia de vida. Ela olha para as cartas como quem consegue desvendar o futuro. Este arcano representa a amada para os homens. Mensagem: Se quem consulta uma mulher, esta carta representa voc e indica a chegada de um homem ideal em sua vida.

Dama da mesma importncia. Da sua posio no jogo depende tudo, apesar dos manejos e da perspiccia da pessoa que abre as cartas. 30 - Os lrios O Rio Paz e tranqilidade, pureza e virtude. Perodo excelente. Honradez e estabilidade emocional. Fase muito auspiciosa. Transmite seus poderes benficos s outras cartas do jogo, neutralizando os efeitos negativos de outras cartas. Simbologia: a figura que significa paz interior, harmonia, enfim, uma vida feliz. Mensagem: Se esta carta aparecer perto do arcano que representa voc, sinal que uma pessoa honesta. Caso aparea abaixo deste arcano porque voc tem carter duvidoso. Se a carta Os Ventos vier perto deste arcano, sinal de grande sofrimento em famlia.

Lrios denotam uma vida feliz. Quando rodeado de nuvens significam algum desgosto domstico. Encontrando-se esta carta acima da pessoa denota virtude. Abaixo dela pem em dvida a honestidade dos seus princpios. 31 - O sol Transmite energia positiva e espalha todo o seu brilho para as cartas que esto ao seu redor no jogo. Representa a fora divina e prev um futuro brilhante, uma fase de crescimento e muita prosperidade. Cri atividade, sucesso em todos os setores. Planos materiais bem sucedidos. Lucros e ganhos certos, novos amores, gravidez, criao de novos projetos. Crescimento material, mental, intelectual. Fora criativa e criadora. Simbologia: A imagem da paisagem de um sol ardente significa a plenitude da vida, a energia e o positivismo. Esta uma carta alto-astral. Mensagem: Quando este arcano estiver perto da carta que representa voc, sinal de fortuna e sade. Se aparecer longe, indica sentimentos como desnimo, fraqueza e tristeza diante dos obstculos.

Estando perto, alumia com os seus raios e faz nascer a fortuna. Quando se achar longe resfria, traz

desnimo em todas as empresas e d tristeza. 32 - A lua Ligada ao lado mstico e s coisas ocultas. Indica glria e reconhecimento, intuio e poderes mentais. Dons msticos medinicos e intuitivos. Indica que a glria pode ser precedida de provaes e dores. Como as fases da lua, os humores se tornam ansiosos e aflitos. Recomenda-se que o consulente preste ateno. sua sensibilidade e a sua intuio. Conhea-se melhor e respeite suas vontades. Representa a inteligncia que recebemos no plano astral. Significa tambm a compensao de nossos esforos, as lutas, batalhas, tudo que nos empenhamos em favor de uma meta ou de alguma pessoa. So nossas honrarias e nossos merecimentos reconhecidos. Simbologia: representada pela figura de uma Lua Crescente e tem como significado a inconstncia, a dvida, o elemento ocultos. Mensagem: Quando esta carta estiver ao lado direito da que representa voc, sinal de que ter reconhecimento por tudo o que faz. Se tiver do esquerdo, indica que passar por momentos de aflio.

Sinal de grandes honras, quando esta carta estiver ao lado da pessoa. Afastada dela, porm designa aflies. 33 - A chave Representam sada, a soluo de todos os problemas. O sucesso. Com ela voc pode abrir a porta que o impedia de seguir em frente. O xito vir s se voc prosseguir o caminho sem medo, confiante e com muita vontade de cumprir os objetivos traados. A chave abre muitas portas, principalmente dos sentimentos mais profundos do consulente. Ao abrir a porta o consulente vai adentrar no sucesso. Representa profundas solues novas que resolvam a questo pendente de que trata o jogo. Simbologia: A figura chave que aparece neste arcano representa o sucesso, a chave que abre as portas para os dias melhores que esto chegando. Mensagem: Quando este arcano aparece prximo a carta que indica voc, sinal de que momentos de realizao o(a) aguardam. Se aparecer longe, indica obstculos e que seus caminhos podero estar fechados. Quando perto anuncia bom xito de algum negcio. Longe significa o contrrio. 34 - O peixe Esta carta est ligada aos bens materiais, ao dinheiro, fortuna e fartura, enfim s coisas concretas. sinal de que os lucros esto para chegar. Sucesso em empreendimentos, porm o seu significado vai depender das outras cartas do jogo. Smbolo de fartura e bem material, que se converte em bem espiritual. Portanto, tem que se ter cuidado ao lidar com o dinheiro e dar-lhe o seu devido valor. Se rodeada de cartas malficas pode significar perdas e projetos que no se concretizam. Simbologia: Peixes nadando prximos a uma arca cheia de tesouros simbolizam bens materiais, negcios e tambm sinal de lucros que vo aparecer na sua vida. Mensagem: Perto de sua carta indica sucesso e bons negcios. Longe, exatamente o contrrio, indica crise financeira em seus empreendimentos futuros.

Trazem uma fortuna no mar e uma srie de empresas felizes. Achando-se longes, so tristes novas de

que malogram os melhores projetos. 35 - A ncora Refere-se a estabilidade financeira do consulente c anuncia uma fase de mais segurana em que estar mais tranqilo para fazer novos investimentos na sua vida pessoal ou material. hora de arquitetar novos planos. Anuncia que o consulente vai encontrar um porto seguro onde poder jogar sua ncora e desfrutar de bons momentos em terra firme. Entrada de dinheiro inesperado. No sentido negativo, significa estagnao, projetos que no frutificam, coisas emperradas e difceis de se desenvolverem, com razes espirituais ou resqucios crmicos. Simbologia: Mostra uma grande ncora no fundo do mar e representa segurana material e financeira. Mensagem: Para os negcios, segurana e estabilidade. Para o amor, depende da localizao da carta: perto da que indica voc, sinal de um relacionamento slido. Longe, quer dizer que este amor poder passar por perodos de inconstncia.

sinal de alguma feliz empresa por mar. Grandes lucros nos negcios e amor fiel. Longe significa iluso completa de idias e amor de borboleta. 36- Crucifixo Representam o carma do consulente, as provaes que tem que passar para chegar felicidade. Deus sua fora interior. Sofrimento, dor e fracasso pessoal. O consulente dever abrir mo de algo valioso. Anuncia prejuzos srios que voc vencer. Se rodeada de cartas benficas significa que o perodo de dor passar com brevidade. Esta carta indica sempre que o consulente vai vencer, por mais complicada que seja a situao. Se ela aparecer, tenha certeza que ter foras para superar com sucesso os momentos de cabea erguida. Simbologia: representada por uma grande cruz e simboliza a vitria em todos os sentidos, no importando os obstculos que estejam em seu caminho. A cruz poder. Mensagem: Perto da carta que representa voc, sinal de vitria e proteo em todos os setores; longe, indica que energias negativas esto tentando influenciar sua vida.

Cruz anuncia sempre algum mal. Quando prxima da pessoa torna-se provvel que a desgraa seja de pouca durao. MAGNETIZAAO DAS CARTAS E DO AMBIENTE Seu baralho s seu. No empreste ningum. Isto tambm uma magia. Cobrir a mesa com uma toalha de tecido natural, (algodo ou seda) e colocar direita uma taa ou um copo transparente de cristal ou vidro, onde ser colocada gua filtrada. Ao lado da taa coloca-se a vela e diante dela. Uma turmalina negra imantada. O punhal deve ficar direita da cartomante. esquerda o incensrio. Antes de a leitura passar as cartas em um incenso de alecrim ou cnfora (ou de seu agrado). Se tiver mais cristais devem ser colocados ao lado do incensrio,

em um pires de loua ou metal. Magnetizao da taa, o incensrio, a vela, o punhal com essncia de jasmin. Incensar o ambiente antes do jogo. Algumas ciganas costumam ter na mesa ou quarto de jogo, imagens de Santos de sua devoo: comum ter Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita de Cssia, Santa Sarah, Santa Luzia, Nossa Senhora da Rosa Mstica, ou de outra devoo. Antes de se abrir o jogo, deve-se fazer uma orao para o Anjo da Guarda do consulente pedindo ao Nosso Anjo Guardio ou ao Santo ou Santa de nossa devoo para que nos clareie as imagens do jogo. Devemos embaralhar as cartas no mnimo 9 vezes, rezando em silncio para que Deus nos abenoe.

As cartas devem ser consultadas num espao mnimo de 28 dias porque este o curso da lua. Segundo a tradio cigana a ferradura est associada lua e deve ser colocada com as pontas para cima. smbolo para atrair positividade e energia. As figas so amuletos tradicionais usados pelos ciganos, considerados smbolos de fertilidade e tm fama de afastar negatividade. O punhal usado nas rituais ciganos com grandes poderes tanto para eliminar, como para aumentar sua fora. No esquecer de agradecer a ajuda espiritual recebida aps o encerramento da consulta.

TIRAGENS BSICAS

SEQUNCIA DE TRES CARTAS: embaralhar as cartas e pedir consulente que realize um corte com a mo direita. Olhar a carta do fundo (ltima) e tirar as trs de cima do baralho, dispondo-as da esquerda para a direita e procedendo a leitura.

A ltima carta revela o motivo que o trouxe leitura. JOGADA DAS SETE CARTAS: Igual a superior retirando sete cartas;

12 3 4 5 6 7
JOGADA DO DESTINO: Passado, presente e futuro da esquerda para a direita.

1
Passado

2
Presente

3
Futuro

1. Mostra situaes do passado que estej am relacionadas pergunta feita Jogo. 2. Momento presente, fatores que interferem. 3. O que revela o futuro.
MANDALA CIGANA

para

Aconselhamento bsico - tirar cinco cartas e disp-las da seguinte maneira:

4
1. 2. 3. 4. 5.

2 1 3

Resumo da leitura e carta da sntese. O que est interferindo na resoluo, e a carta das influncias externas do problema. Pessoas ou fatos que esto atrapalhando, (obstculos). Fatos ou pessoas favor, que podem ajudar, a carta do favorecimento. Atitude a ser tomada para a soluo do problema, carta do resultado.

MANDALA ASTROLGICA

HISTRIA DO BARALHO CIGANO

Mile. Lenormand - deixou em muitas almas uma reputao muito alta, e uma recordao to viva do seu raro talento que julgamos prestar um servio aos admiradores de seu sistema, publicando as cartas de jogar que foram encontradas com ela depois de sua morte. Este o mesmo baralho por meio do qual ela profetizou a grandeza do Imperador Napoleo e a queda a muitos fidalgos de sua corte. J em vida os seus talentos foram reconhecidos por milhares de cavalheiros que confessavam ser verdadeiro e exato o mtodo dela. Sybilla.

FRUTAS CIGANAS Doces e suculentas, espalham-se generosamente sobre toalhas vermelhas, em festas alegres e heias de msica. Apaixonados por frutas, os ciganos as usam em todas as ocasies, alm de empreg-las em chs, banhos e mgicas poes. Para os ciganos, a frase "tornar a vida mais doce" muito mais do que uma simples expresso. Eles acreditam sinceramente que a docilidade de um bom destino pode ser atrada por meio de um ato fsico concreto, como comer alimentos adocicados, beber vinhos licorosos ou tomar banhos regados a acar e mel. Por isso, as frutas doces e maduras no faltam em sua vida. Elas so a base de seus rituais mgicos, festas e comemoraes. Em princpio, s valem mesmo as frutas muito doces - os ciganos passam ao largo das cidas e olham com desconfiana para limes, cajus ou abacaxis azedos.

Mas, diante de pras tenras, figos maduros e cachos de uvas moscatel, eles so capazes de se derreterem. So sucesso absoluto tambm as frutas vermelhas: mas, morangos, cerejas e amoras. Isso porque os ciganos amam essa cor, que simboliza o amor e a alegria. A QUALIDADE DA FRUTA TEM A VER COM A COR DA CASCA Cromoterapeutas intuitivos, os ciganos associam as qualidades de cada fruta de acordo com a cor da sua casca. O amarelo dos meles, por exemplo, est ligado prosperidade, pois a cor do ouro. J o verde do abacate est associado sade, pois a cor bsica da natureza. Duas descendentes de ciganos, Leila Basevic, autora do livro Tarot Cigano: Revelando a Vida (ed. Limiar da Prosperidade), e a tarloga Tnia Gori revelam os segredos das frutas nessa antiga tradio, que vive principalmente no Egito, na ndia e no Leste Europeu. Liane Camargo de Almeida Alves CONHEA O SIMBOLISMO DE ALGUMAS FRUTAS Ma: ela aparece em todos os rituais ciganos e usada como base de perfumes, banhos, leos e poes. Nas festas de casamento, as mesas com toalhas vermelhas e enfeites dourados tambm devem ser forradas com essa fruta, pois ela simboliza o amor e a paixo. Mais: casamentos sem mas significam que o amor no durar para sempre. Pras: so as frutas preferidas dos ciganos, junto com as mas. Entre os persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava at depois da morte. Por isso a pra tambm est ligada imortalidade e boa sade, alm, claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta. Melancia: muito presente na decorao das festas, significa prosperidade (pela abundncia de sementes) e fertilidade (pela cor vermelha do seu interior). Morango: mais uma fruta vermelha empregada em poes de amor. A cor vermelha e o sabor da fruta do a energia necessria para conquistar o ser amado. utilizada tambm para curar desiluses amorosas, em chs e poes. Abacates: os ciganos no tm dvida em adotar frutas de outros pases, desde que sejam doces. o caso do abacate, originrio do Mxico. Uvas: se um cigano lhe der um cacho de uvas rosadas bem doces, saiba que ele quer se aproximar de voc e ser seu amigo - ou talvez algo mais do que isso. Para eles, uvas e amizade andam sempre junto. Como em outras culturas, elas tambm so sinnimos de prosperidade. Os ciganos afirmam, convictos, que o costume de comer doze uvas no reveillon - uma para cada ms - uma tradio originada entre eles, assim como o hbito de ter frutas secas na mesa de Natal. Figo: outro estimulante sexual (aberto, assemelha-se ao rgo genital feminino). Usado tambm como remdio para combater a depresso, a ansiedade e a falta de memria. Rom: uma fruta muito antiga. empregada em chs e essncias, como atrativo de dinheiro e felicidade. Em banhos ou talisms, garantia de fertilidade.

Damasco: a fruta afrodisaca por excelncia, vinda dos pases mediterrneos. A sua cor, o laranja, traz vitalidade, fortalecendo a energia sexual. Os ciganos transformam os damascos em leos aromatizantes, para envolver o casal apaixonado com o seu perfume. Amoras e framboesas: pela cor, significam paixes arrebatadoras. As folhas de framboesa so usadas sobre o corpo da mulher, para proporcionar um bom parto. Essas frutinhas tambm so utilizadas como ingredientes em poes afrodisacas. Cereja: uma das frutas fundamentais na decorao das mesas de noivado e casamento, pois significa o amor. Em poes e banhos, tem a funo de atrair um parceiro. Os ciganos afirmam que as cerejas so diurticas e calmantes. Melo: pode significar prosperidade e um casamento rico pela frente. A fruta veio da sia e faz parte da cultura cigana h muito tempo, muitas vezes substituindo a pra. usada na magia cigana para garantir a unio da famlia. Amndoas e castanhas: no ano-novo, as amndoas so colocadas na carteira para atrair dinheiro. As castanhas so comidas para garantir o vigor sexual. "Que o caminho seja brando a teus ps, O vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe clido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E at que eu de novo te veja, que os Deuses te guardem nas palmas de Suas mos".

Anda mungkin juga menyukai