Anda di halaman 1dari 45

Desenvolvido por: Wellington Dantas NETSide-Sistemas e Informtica .

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

APRESENTAO

Essa apostila do Curso Terico do Windows Me destina-se a quem tiver vontade de aprender a trabalhar com essa verso do Windows. Desde j esclareo que, quem desejar poder fazer quantas cpias quiser desse material, pois o que eu desejo que o meu trabalho se espalhe e que todos possam usufruir dele. A nica recomendao que eu fao que ao fazer uma cpia desse material ela seja acompanhada por essa pgina.e a de contatos no final dessa apostila. Tambm peo que o nome da Empresa seja mantido. Espero que esse material seja muito til a voc e a quem vier a fazer uma cpia. Caso voc tenha alguma dvida, uma sugesto ou reclamao a fazer entre em contato conosco. Os meios de contatos esto no final dessa apostila.

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

INTRODUO

Ao iniciarmos o nosso curso de Informtica, indispensvel uma conversa inicial. Acreditamos que voc esteja ansioso para comear a trabalhar, no computador propriamente dito, isto , entrar e sair dos programas, digitar texto, jogar e outros. Isso, no entanto, no ser possvel de imediato. Vamos apresentar nessa apostila a parte terica do nosso curso, fazendo com que voc v acumulando conhecimentos gradativamente, at chegarmos na operao dos programas. Essa apostila comea apresentando os componentes dos computadores at chegar no Sistema Operacional Grfico Windows Millennium Editon (Me). Bom curso para voc e que voc possa aprender o mximo possvel.

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

COMPUTADORES Os primeiros computadores surgiram por volta da 2 Guerra Mundial, mas no foi inventado da noite para o dia, pois teve suas razes nos inventos de pessoas como Blaise Pascal, inventor da Mquina de Calcular no Sculo XVII. Os primeiros computadores eram mquinas gigantes que custavam muito dinheiro, tinham que ser operados por tcnicos especializados e apenas o Governo e as grandes empresas podiam possu-los. Com o desenvolvimento da tecnologia eletrnica, as peas foram diminuindo de tamanho e de preo. Com isso os computadores tornaram-se bem menores. Hoje qualquer pessoa pode operar um computador, pois a tecnologia nos proporcionou isso. Com o passar do tempo o computador deixou de ser apenas uma mquina que auxilia o homem a manusear dados para se tornar um meio de comunicao com o mundo (INTERNET), um meio de diverso e lazer (JOGOS), pois nas grandes cidades j no possvel ir a um campo de futebol ou em um fliperama com segurana devido criminalidade. O computador tambm substituiu a mquina de escrever que s oferecia um tipo de fonte e teclas muito difceis de se teclar, pois era uma mquina mecnica e o computador uma mquina eletrnica. OS TIPOS DE COMPUTADORES Atualmente existem dois tipos mais conhecidos de computadores. possvel encontrarmos os Lap Tops (Notebooks), ou seja, computadores portteis. Tambm mais comum ainda encontrarmos os computadores domsticos, ou seja, os computadores usados em lojas ou at mesmo em residncias, tambm conhecidos como PC (Personal Computer ou Computador Pessoal).

O COMPUTADOR E SEUS EQUIPAMENTOS PERIFRICOS O computador pode ser considerado o melhor amigo do homem, depois do cachorro claro! O computador formado por duas partes distintas que so o Hardware e Software.

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

HARDWARE Hardware a parte fsica do computador, ou seja, a mquina propriamente dita. O Hardware dividido basicamente em duas partes principais: Parte Central e Parte Perifrica. PARTE CENTRAL a responsvel pelo processamento das informaes e constituda basicamente por um gabinete metlico que pode ser tanto horizontal como vertical. Dentro desse gabinete encontram-se os seguintes componentes: Transformador de Voltagem (Fonte) nele que passa a energia responsvel pela alimentao dos vrios componentes do micro, sendo esta com duas voltagens: 110 ou 220 volts. Micro-ventiladores (Coolers) Existem dois micro-ventiladores no computador. Um refrigera o transformador de voltagem ou fonte. O outro refrigera o processador que a pea mais importante do computador, pois ele o responsvel pela velocidade do seu micro e pelo processamento dos dados. Drive de Disquete Serve para ler e gravar informaes contidas em disquetes, informaes essas feitas em computador. Disco Rgido, HD (Hard Disk) ou Winshester uma unidade de disco que contm vrios discos em um s. Ele revestido de material magntico. nele que so gravados todos os programas do computador. Suas principais vantagens so a grande capacidade de armazenamento muito maior que os disquetes e a velocidade com que as informaes so gravadas ou visualizadas. Placa Me ou Mother Board a parte mais importante que contm os principais componentes: CPU e Memria Principal. CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) As principais funes da CPU so as seguintes: * Leitura dos componentes de entrada e sada de dados.

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

* A execuo de funo aritmtica (soma, diviso, multiplicao, etc.). Memria RAM um dos componentes do computador que ajudam na agilidade dos aplicativos (programas), mas se o computador for desligado o seu contedo ser apagado. Por isso conhecida como memria temporria, ou seja, s funciona enquanto o computador est ligado. Memria ROM um chip que no aceita gravaes. Geralmente serve para mostrar informaes sobre o fabricante da placa me do micro. Fax Modem Devido ao avano tecnolgico, o computador pode ser usado para se comunicar com vrias partes do mundo, mas para isso necessrio ter uma placa FAX MODEM, que serve para enviar e receber informaes via computador. No entanto, tambm necessria uma linha telefnica. PARTE PERIFRICA DO COMPUTADOR (ACESSRIOS) Perifricos so acessrios que facilitam o trabalho do operador do microcomputador. Conhea os principais perifricos do micro e saiba para que serve cada um. Teclado atravs dele que ns fornecemos os comandos para que o computador realize uma determinada tarefa, seja para escrever um texto, executar um programa ou anular uma operao. O teclado do computador muito parecido ao de uma mquina de escrever, mas com algumas diferenas. O teclado de divide em trs partes distintas que so: Teclado Alfanumrico uma subdiviso do teclado onde encontramos letras, nmeros e smbolos. Teclado Numrico o teclado que se parece com o de uma calculadora, ou seja, so as teclas que contm os nmeros e ficam direita do teclado.

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Teclas de Funes So as teclas que ficam no lado superior da maioria dos teclados e que servem de atalho ou que executam algumas funes. Exemplos: ESC, F1, F2, F3 e o restante. Mouse O mouse de computador rato serve para substituir o teclado em aplicaes de deslocamento na tela do vdeo, na execuo de alguns aplicativos e s vezes at em jogos. CD-ROM utilizado no trabalho com msicas, textos, som e imagem. um dos principais componentes do kit multimdia. Monitor de Vdeo (Tela) nele que podemos ver tudo o que est ocorrendo no computador. Estabilizador ele que protege o computador de variaes de energia na rede eltrica. Nobreak Possui o mesmo funcionamento do Estabilizador, mas com uma diferena, se a energia eltrica vir a faltar ele possui uma bateria interna que possibilita ao usurio salvar os arquivos abertos e desligar o computador com segurana. Scanner O Scanner serve para transferir figuras, textos, cdigos de barras e desenhos para o computador. Existem dois tipos de Scanner que so muito utilizados na nossa vida diria, em bancos, grficas, papelarias, escolas de informtica, lotricas, lojas e supermercados. Scanner de Mo o mais usado para leitura de cdigos de barra. Scanner de Mesa o mais utilizado para se copiar fotografias, textos, desenhos, etc., para o computador. Tambm bem maior que o de mo.

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Impressoras As impressoras de computador servem para imprimir qualquer documento que seja criado no computador. Existem trs tipos de impressoras mais utilizados na atualidade. So elas: Impressora Matricial (Impacto), Impressora DeskJet (Jato de Tinta) e a Impressora Laser. Impressora de Impacto ou Matricial a de impresso menos ntida. muito utilizada pelo comrcio e para se fazer impresso com papel carbono, pois para escrever utiliza agulhas. Impressora de Jato de Tinta (colorida) uma impressora de uma impresso muito melhor do que a matricial, primeiro porque imprime utilizando jato de tinta que imprime preto e/ou colorido. Impressora a Laser (l-se leiser) Apresenta a melhor impresso de todas, mas seu preo ainda muito mais elevado do que as demais, por causa de sua melhor tecnologia para impresso. O QUE O COMPUTADOR NECESSITA PARA FUNCIONAR Para que o computador funcionar, ou seja, realizar alguma tarefa especfica so necessrias trs coisas bsicas. 1 O computador 2 Os programas 3 O operador Obs.: Quando dissemos o computador entenda que o mesmo contm os perifricos necessrios para que possa funcionar normalmente. LIGANDO O COMPUTADOR Para ligarmos o computador devemos proceder da seguinte forma: 12345Ligar o cabo de fora do Estabilizador na tomada; Ligar a chave do Estabilizador; Ligar a chave Power do Gabinete; Ligar o Monitor de Vdeo; Ligar as caixinhas de som caso o computador s tenha. DESLIGANDO O COMPUTADOR Para desligar o computador um pouquinho mais complicado:

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

1- Feche todos os programas abertos; 2- Clique no Boto Iniciar, clique em Desligar...; 3- Feito isso, aparecer uma janela de dilogo perguntando o que o usurio deseja fazer; 4- Logo aps clique em OK e o seu computador ser desligado; 5- Aps aparecer uma mensagem dizendo que o Seu Computador j pode ser desligado com segurana, desligue as caixinhas de som caso tenha; 6- Desligue o Monitor de Vdeo; 7- Desligue o Estabilizador ou o Nobreak, dependendo do qual voc est usando; 8- Desligue o Cabo de Fora.

Como voc pode observar na figura acima nesse momento que o usurio escolhe de deseja Desligar o computador. Caso o usurio no deseje realizar essa operao basta clicar no boto Cancelar.

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Depois dessa tela que o usurio dar incio ao desligamento das caixinhas de som e dos demais acessrios. O WINDOWS MILLENNIUM EDITION - ME um Sistema Operacional Grfico que veio para substituir o Windows 98, mas que tambm foi substitudo pelo Windows XP (2002), mas no totalmente. No nosso caso iremos estudar apenas o Windows 98 e Windows Me, pois ambos no se diferenciam muito um do outro e nem do Windows 95. O Windows Me um Sistema Operacional que no necessita do MS-DOS para funcionar como era o caso dos seus antecessores. O Windows Me tornou-se um sucesso mundial devido sua interface grfica e por causa de sua utilizao simplificada, tornando a operao de microcomputadores algo fcil e divertido de se fazer. Independente de sua verso o Windows (Janelas) est instalado em cerca de 90% dos computadores do mundo. Como nos antecessores, o Windows Me tambm ns permite executar vrios aplicativos ao mesmo tempo utilizando o teclado ou o mouse. O QUE H DE NOVO NO WINDOWS ME? O que se nota logo de incio a sua interface grfica, ou seja, o Windows Me basicamente um Windows 98 ainda mais moderno. Apesar das melhorias, ele ainda baseia-se na arquitetura do antecessor. O Windows Me surgiu para facilitar ainda mais o trabalho dos usurios iniciantes ou no, oferecendo melhor suporte ao gerenciamento de arquivos e do prprio sistema. Ele indicado tanto para PCs domsticos quanto para PCs comerciais.

10

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Assim como o Windows 98 ele tambm permite a integrao entre o Desktop e a Web (Internet). A sensao de navegar no computador local ou na Web ser a mesma. Alm desses novos recursos, o Windows tambm iniciado mais rapidamente do que seus antecessores, pois no necessita do Sistema Operacional MS-DOS para funcionar. QUEM PODE USAR O WINDOWS MILLENNIUM EDITION? Qualquer usurio de computador, ou pessoa que tenha feito um curso do Windows 95 ou Windows 98 est apto a usar o Windows Me no que diz respeito quase todas as operaes. evidente que por ser mais avanado o Windows Me conta com novos recursos que devero ser estudados pelo usurio, mas isso no ser obstculo para que o usurio possa desfrutar desse Sistema Operacional com tranqilidade e segurana. CONHECENDO O WINDOWS ME Quando o usurio liga o computador ele se depara com uma grande tela e alguns cones (Figurinhas). Essa grande tela denominada rea de Trabalho ou Desktop.

Desktop

cones

Menu Iniciar Menu Iniciar Rapidamente

Relgio do Sistema Barra de Tarefas

(A rea de Trabalho ou Desktop do Windows Me)

11

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

WINDOWS EXPLORER O Windows Explorer um Gerenciador de Arquivos e Pastas. Ele muito til para mover, copiar ou excluir arquivos localizados no seu computador. Para encontrar o Windows Explorer no Windows 98, clique no boto Iniciar; em seguida, aponte para Programas, observe o menu que se abre e clique com o mouse sobre o cone do Windows Explorer. Para encontrar o Windows Explorer no Windows Me, clique no boto Iniciar; em seguida, aponte para Programas e aponte para Acessrios, observe o menu que se abre e clique com o mouse sobre o cone do Windows Explorer.

Esse o cone do Windows Explorer. Na maioria das vezes ele pode ser encontrado na rea de Trabalho (Desktop).

(A Aparncia do Windows Explorer) Do lado esquerdo do Windows Explorer ficam as unidades de disco e as pastas do computador. J do lado direito ficam os arquivos. CRIANDO UMA NOVA PASTA No Windows Explorer aponte para o menu Arquivo, coloque o mouse sobre a opo Novo e, em seguida, clique em Pasta. A nova pasta aparece com

12

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

um nome temporrio de NOVA PASTA. Digite um nome de sua preferncia para a nova pasta criada; em seguida, pressione ENTER para terminar. RENOMEANDO ARQUIVOS OU PASTAS Para renomear um arquivo ou pasta, entre no Windows Explorer, selecione o arquivo ou pasta que deseja renomear, clique no menu Arquivo, depois clique na opo Renomear, digite um nome de sua preferncia para o arquivo ou pasta. O nome pode conter at 255 caracteres, mas no pode conter nenhum dos seguintes caracteres: \ ? : * < > I Observao: As funes apresentadas no item Windows Explorer tambm podem ser utilizadas no item Meu Computador. MEU COMPUTADOR Esse o cone do item Meu Computador. Ele sempre ser encontrado na rea de Trabalho (Desktop) do Windows. O item Meu Computador se localiza na rea de Trabalho do Windows (Desktop) e representado pelo cone de um computador. Para acionlo, ou seja, abri-lo basta clicar uma vez sobre seu cone com o mouse e pressionar a tecla Enter.

O item meu computador serve para mostrar ao usurio todos os discos e impressoras que o computador possui. O item Meu Computador tambm pode ser utilizado como o Windows Explorer, ou seja, para gerenciar arquivos ou pastas.

13

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

A BARRA DE TAREFAS DO WINDOWS A Barra de Tarefas do Windows se localiza no canto inferior da tela, mas sua posio pode ser alterada. Nela est contido o boto Iniciar. Esse boto usado para iniciarmos os programas instalados, obter ajuda e outros.

Na barra de tarefas podemos ver cerca de 90% dos programas que o computador est executando no momento. No canto direito da barra de tarefas ns podemos ver as horas, pois ela contm em sua estrutura um relgio de tempo real alm de podermos ver a data atual, bastando posicional o mouse sobre o relgio. OS BOTES MINIMIZAR, MAXIMIZAR/RESTAURAR E FECHAR

Boto Minimizar Esse boto representado pelo sinal de subtrao e usado para deixar o programa que voc est utilizando apenas disposto na barra de tarefas, ou seja, o programa continua aberto, mas na ocupa a rea de trabalho do Windows. Boto Maximizar Esse boto representado pelo desenho de um quadrado e usado para deixar o programa que voc est usando do tamanho da tela do seu computador. Boto Restaurar Esse boto representado pelo desenho de dois quadrados e usado para diminuir o tamanho da janela do programa que voc est usando, mas sem minimiz-la. Boto Fechar Esse boto representado por um X (Xis) e usado para fechar o programa que voc no deseja continuar usando.

14

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Obs.: No Windows as caractersticas das janelas sempre sero as mesmas, pois o Windows tenta facilitar o trabalho do usurio e no complica-lo. Portanto o contedo sobre os botes serve para todos os programas instalados no Windows. Cabe lembrar que podem ocorrer algumas diferenas de um programa para outro, mas essas diferenas no devem ser levadas totalmente em considerao. CARACTERSTICAS DAS JANELAS DOS PROGRAMS DO WINDOWS

Como foi dito antes, algumas caractersticas da janela de um determinado programa pode variar para as de outro, mas todas so similares. INICIANDO PROGRAMAS NO WINDOWS ME Para iniciar um programa muito fcil. Primeiro observa na rea de Trabalho do Windows se existe um atalho para o programa que se deseja executar. Caso esse atalho no exista deve-se clicar no menu INICIAR, em seguida ir posicionando o mouse sobre cada item at encontrar o programa que se deseja executar. Obs.: Se o programa que voc deseja executar no se encontrar em nenhum local do menu INICIAR, significa que talvez ele no tenha sido instalado ou que o seu atalho possa ter sido excludo (apagado). Para ter certeza de que o programa no foi apagado entre no Windows Explorer e localize-o em sua pasta correspondente, depois crie um novo atalho para ele no local que desejar.

15

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Outra maneira de se encontrar esse programa utilizando o LOCALIZAR do Windows, digitar o nome do programa e pedir para que o computador o encontre. Caso o LOCALIZAR no consiga encontr-lo significa que ele realmente no se encontra no computador e ser necessrio que voc o instale.

OS ACESSRIOS DO WINDOWS ME Quando voc ouvir falar em acessrios do Windows entenda que, qualquer aplicativo (programa) que seja instalado juntamente com o Windows considerado como um de seus acessrios. Os jogos do Windows ME Quando o Windows instalado, so instalados opcionalmente alguns jogos. Saiba como fazer para que voc possa jog-los. 1 = Clique no boto Iniciar 2 = Aponte para Programas, aponte para Jogos, 3 = Clique em um jogo e pronto! s jogar o quanto quiser. Observao: Se nenhum jogo for exibido no menu, significa que na instalao do Windows, os jogos no foram instalados. Paint O Paint tambm mais um acessrio do Windows ME e to fcil de ser encontrado como os jogos.

16

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Voc pode usar o Paint para criar, editar e exibir imagens. possvel colar uma imagem do Paint em outro documento que voc tenha criado ou us-lo como Papel de Parede da sua rea de trabalho. O Paint tambm pode ser usado para exibir e formatar (alterar) fotografias digitalizadas.

WordPad Tambm mais um acessrio do Windows ME e um editor de texto usado para alterar documentos pequenos com diversos estilos de fonte e de pargrafo. quase um Microsoft Word, mas numa verso muito inferior, pois o Word oferece muitas opes para se desenvolver textos profissionais que o Word Pad no capaz. Exemplo: Verificadores Ortogrficos, que faz a correo de palavras erradas no texto e o alinhamento Justificado, alm claro de realizar auto resumo do texto digitado. Calculadora O Windows ME possui um aplicativo (programa) denominado calculadora que pode ser usada em exibio normal (para clculos simples) ou em exibio cientfica (para clculos mais complexos). Ela mais um acessrio do to conhecido Windows ME.

Bloco de Notas (NotePad) O Bloco de Notas usado para criar ou editar arquivos de texto que no exijam formatao e no ultrapasse 64K. O Bloco de Notas abre e salva texto somente no formato ASCII (somente texto sem admitir figuras). Backup O Backup usado para fazer backup dos arquivos contidos no disco rgido (HD) do computador, em discos flexveis, unidades de fita ou em outro computador da rede. Depois de feito o backup de um arquivo, voc poder restaur-lo caso o original seja perdido ou danificado.

17

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Desfragmentador de Disco (Defrag) O Desfragmentador de Disco utilizado para reorganizar arquivos e espao no disco rgido, com a finalidade de que os programas sejam executados com maior rapidez. recomendado o seu uso periodicamente. ScanDisk usado para detectar e corrigir erros de disco. Ele pode ser utilizado para procurar erros lgicos e fsicos em seu disco rgido (HD), e reparar as reas danificadas. Para melhor aproveitamento do Programa bom escolher a opo Tipo de Teste Completo, apesar de levar mais tempo do a Padro, faz uma varredura total no disco rgido (HD). COPIANDO, MOVENDO, EXCLUINDO OU RECUPERANDO ARQUIVOS E PASTAS Para copiar um arquivo ou pasta utilize Meu Computador ou o Windows Explorer, clique no arquivo ou pasta que deseja copiar. No menu Editar, clique em Copiar. Abra a pasta ou disco em que deseja colocar a cpia. No menu Editar, clique em Colar. Para mover um arquivo ou pasta use o Meu Computador ou o Windows Explorer, clique no arquivo ou pasta que deseja mover, v ao menu Editar, clique em Recortar. Agora abra a pasta em que deseja colocar o arquivo ou pasta. V ao menu Editar, clique em Colar. Como foi dito no tpico do Windows Explorer, para se excluir um arquivo ou pasta basta selecion-lo e pressionar Del ou Delete. Automaticamente o arquivo ou pasta ir para a Lixeira, onde fica guardado caso voc queira recuper-lo. Para recuperar os arquivos ou pastas que, s vezes voc deletou por acidente, basta selecionar o item Lixeira na rea de trabalho, escolher o arquivo que voc deseja recuperar, v ao menu Arquivo, clique em Restaurar. Pronto! O arquivo ou pasta foi recuperado. No fcil!? CRIANDO UMA NOVA PASTA (DIRETRIO) No Windows Explorer aponte para o menu Arquivo, v para Novo e, em seguida, clique em Pasta. A nova pasta aparece com um nome temporrio de NOVA PASTA. Digite um nome para a nova pasta; em seguida, pressione ENTER. RENOMEANDO ARQUIVOS OU PASTAS Para renomear um arquivo ou pasta, entre no Windows Explorer, selecione o arquivo que deseja renomear, v ao menu Arquivo, clique em Renomear, digite

18

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

um nome que pode conter at 255 caracteres, mas que no pode conter nenhum dos seguintes caracteres: \ ? : * < > I PROPRIEDADES Quando voc quiser visualizar ou mudar informaes sobre algum item, como um documento, programa, pasta, unidade de disco ou impressora, pode olhar as suas propriedades. Use o boto direito (auxiliar) do mouse para clicar no item; em seguida, clique em Propriedades do menu. PASTAS Os documentos gravados no Windows ME so armazenados em pastas tambm conhecidas como diretrios, devido s verses anteriores ao Windows ME. MENUS DE ATALHO Clicando em qualquer item com o boto direito do mouse, voc ver um menu de atalho. Este menu contm os comandos que podem ser usados no item que voc clicou, como por exemplo: abrir, copiar ou excluir este arquivo. MUDANDO PAPEIS DE PAREDE E TROCANDO DE PROTEO DE TELA O Papel de Parede voc j conhece, pois ele o desenho que fica enfeitando a rea de trabalho ou Desktop do Windows. Mas o que uma proteo de tela? Proteo de Tela como um descanso para a tela do computador, pois quando voc no est utilizando o computador por um determinado tempo ela entra em ao automaticamente. recomendvel o seu uso para que o monitor no fique com sinais dos programas que so executados por um maior prazo. Existem vrios tipos de protees de tela e um exemplo os Logotipos Voadores do Windows. Para se mudar o papel de parede do seu computador basta clicar com o boto direito (auxiliar) do mouse em um lugar limpo do Desktop e escolher a opo Propriedades.

19

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Aparecer uma janela como a da figura acima. Escolha a imagem que mais lhe agradar e clique em Aplicar, pressione OK e pronto! Ela j est na tela. Para mudar a proteo de tela basta tambm pressionar o boto direito (auxiliar) do mouse, escolher Propriedades, clicar na Guia Proteo de Tela, escolher a de sua preferncia, clique em Aplicar e em seguida em OK. Obs.: As alteraes acima tambm podem ser feitas a partir do Painel de Controle. Clique no menu Iniciar, em seguida Configuraes, depois Painel de Controle, Vdeo e pronto! O resto voc j sabe. USANDO A AJUDA DO WINDOWS ME Para obter ajuda no Windows Me proceda da seguinte maneira: 1-Clique no Menu Iniciar; 2-Aponte para opo Ajuda e clique sobre ela; 3-Aps ter clicado aparecer uma janela como a da figura abaixo: 4-Clique com o mouse sobre qual item deseja obter ajuda; 5-Caso o item que voc deseja obter ajuda no esteja nessa pgina clique no espao em branco da opo Pesquisar, digite sobre o que voc quer saber e clique no boto Ir.

Obs.: Outra maneira de se obter ajuda sobre um programa especfico clicando no menu Ajuda do programa que voc deseja obter ajuda sobre alguma operao.

20

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

PROCESSADOR DE TEXTO um programa criado com a inteno de editar palavras, tendo como objetivo produzir textos, correspondncias, relatrios e outros. Um dos mais famosos editores de texto o Microsoft Word que o mais utilizado da atualidade e que possui vrias verses. Ele possui vrios tipos de fontes e possvel escolher o tamanho desejado para elas, alm de poder inserir figuras do Clipart, molduras ou outros objetos em qualquer parte do texto. Sendo assim, o Microsoft Word ser um dos tpicos do nosso curso. PLANILHAS ELETRNICAS As Planilhas Eletrnicas tm a funo de efetuar clculos matemticos e financeiros. A maioria delas so auto-explicativas sendo necessrio apenas o aluno entrar no menu ajuda. Cada coluna de uma Planilha Eletrnica representada por uma letra, e cada linha por um nmero. So mais utilizadas para fazer contabilidade e aceitam que se insira um grfico sobre o assunto e valores que foram calculados. O mais famoso programa de Planilhas Eletrnicas o Excel, que o mais utilizado no desenvolvimento e manipulao de planilhas eletrnicas e grficos. Tambm possui vrias verses. Sendo assim, o Microsoft Excel tambm ser um dos tpicos do nosso curso. VRUS DE COMPUTADOR Voc j deve ter ouvido falar em vrus de computador na TV ou nos jornais, mas talvez no saiba o que realmente so vrus de computador. Vrus de computador so programas criados para apagar todos os arquivos do computador, ou que apenas mandam uma mensagem. Os vrus tambm podem destruir totalmente a placa do computador e o HD. Eles se reproduzem contaminando todos os arquivos e podem ser acionados por um determinado comando do usurio, involuntariamente ou automaticamente. Dois dos vrus mais famosos so o Sexta-Feira 13, que s ataca quando h sexta-feira 13; outro o vrus Michelangelo que tambm um dos mais antigos. COMO EVITAR VRUS Evite disquetes ou CDs de programas piratas, ou troca indiscriminada de programas, documentos ou textos em disquetes, principalmente de procedncia duvidosa; Tenha um antivrus confivel e o execute periodicamente em seu disco rgido e em disquetes quando for fazer cpias.

21

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Desenvolvido por: Wellington Dantas NETSide-Sistemas e Informtica .

22

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

O QUE O MICROSOFT WORD 2000? O Microsoft Word o Software de processamento de texto mais utilizado na atualidade. Esse Software possui vrias verses anteriores a essa e uma posterior que o Microsoft Word XP (2002). utilizado para criar textos profissionais e artsticos. Tambm conta com verificadores ortogrficos para corrigir erros de digitao de acordo com o idioma escolhido. Por fim o software mais indicado para se escrever textos de qualquer estilo. O Word tambm conta com uma variedade de figuras (ClipArts) que podem ser inseridas nos textos e tambm com uma variedade de Fontes (Tipos de Letras) que podem ser utilizadas para deixarem o seu texto o mais perfeito possvel. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2000 Para iniciar o Microsoft Word basta clicar em Iniciar, apontar para Programas, posicionar o cursor do mouse em cima do cone do programa e clicar. Veja como fcil!

23

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

A TELA DE ABERTURA DO MICROSOFT WORD Aps ter clicado no cone do Programa aparecer no vdeo a seguinte tela:

Essa tela indica que o Microsoft Word est sendo aberto, alm de mostrar a sua verso e para quem o mesmo est licenciado.

A REA DE TRABALHO DO MICROSOFT WORD Aps a tela de abertura do Word aparecer uma tela apresentando todas as caractersticas de uma janela do Windows 95/98. Essa tela que ser aberta apresentar uma rea em branco denominada rea de trabalho do Word. Veja!

nessa rea em branco que o usurio ir escrever os seus textos artsticos ou no. Ou ainda poder editar textos que contenham figuras como este texto que voc est lendo.

24

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

CONFIGURANDO A PGINA PARA DAR INCIO AO DOCUMENTO Antes de comear a digitar qualquer texto deve-se configurar a pgina, ou seja, mostrar ao Word o tipo de papel que voc vai utilizar na impressora. Veja como fazer:

Os tipos de papeis mais utilizados so: A4 ou OFCIO 2. Para configurar a pgina clique com o mouse no Menu Arquivo, aponte para Configurar Pgina e clique. Feito isso aparecer uma janela com vrias opes. As nicas que devem ser utilizadas so Margens e Tamanho do Papel. Na guia Margens no altere a opo superior e nem a inferior. As nicas que devem ser alteradas so a esquerda e a direita. Nessa janela voc deve colocar os valores que deseja utilizar para cada margem do papel e tambm escolher o tamanho do papel que a sua impressora utiliza. Observe bem as opes da janela. Feito as alteraes necessrias, basta clicar em OK e comear a digitar o seu texto normalmente. EDITANDO UM TEXTO COM O MICROSOFT WORD Para se editar um texto com o Microsoft Word deve se levar em conta que, para os ttulos e subttulos o usurio deve usar a opo Alinhado esquerda ou Centralizado que so representados na barra de ferramentas. Conhea os botes de alinhamento abaixo.

25

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Para escrever o contedo, ou seja, o texto propriamente dito, o usurio deve sempre procurar utilizar a ferramenta de alinhamento Justificar. Com ela o texto ficar alinhado tanto na margem esquerda quanto na direita. Como exemplo temos esse que voc est lendo. Observe que o mesmo est alinhado dos dois lados. SALVANDO UM DOCUMENTO Aps ter digitado o seu documento se faz necessrio salv-lo para que o mesmo fique arquivado em seu computador e para que voc possa executar alteraes em seu texto ou formato. Para se salvar um documento basta clicar com o mouse no Menu Arquivo, apontar para Salvar e clicar. Aparecer uma caixa de dilogo com vrias opes, bastando apenas preench-las e clicar em salvar.

Aps voc escolher a pasta onde deseja armazenar o arquivo, digitar um nome para o mesmo e clicar em Salvar, automaticamente o programa voltar para a rea de trabalho do Word, ou seja, o texto que voc estava digitando. Observe que o nome que voc escolheu agora est aparecendo na Barra de Ttulos do Programa, ou seja, a barra superior do programa e que contem os botes Minimizar, Maximizar - Restaurar ou Fechar. FINALIZANDO O MICROSOFT WORD Para finalizar o Microsoft Word o usurio poder faz-lo de duas formas. 1- Clicar com o mouse no boto correspondente na Barra de Ttulos (X) 2 - Clicar no Menu Arquivo, apontar para Sair e clicar sobre o mesmo.

26

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Obs.: Caso voc no tenha salvado o texto alguma vez ou tenha alterado qualquer coisa no mesmo antes que o programa seja fechado aparecer uma caixa de dilogos perguntando se voc deseja Salvar o texto ou as alteraes realizadas. Escolha a opo desejada. Feito isso o programa fechado. CONCLUSO SOBRE O MICROSOFT WORD Essa pequena introduo ao Microsoft Word apenas uma apresentao e se o aluno tiver alguma dvida fique tranqilo, pois o Curso Interativo (CD-ROM) ir sanar as suas dvidas e lhe mostrar a fundo tudo o que voc poder fazer com o Microsoft Word, seja qual for a verso do mesmo.

27

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Desenvolvido por: Wellington Dantas NETSide-Sistemas e Informtica .

28

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

O QUE O MICROSOFT EXCEL 2000? O Microsoft Excel o Software de desenvolvimento de planilhas eletrnicas e grficos mais utilizado na atualidade. Esse Software possui vrias verses anteriores a essa e uma posterior que o Microsoft XP (2002). utilizado para criar planilhas eletrnicas profissionais com ou sem grficos. Tambm conta com muitas ferramentas utilizadas no Microsoft Word. Por fim o software mais indicado para quem deseja trabalhar com clculos matemticos. O Excel conta com uma variedade de grficos que podem ser inseridos nas planilhas e tambm com uma variedade de Fontes (Tipos de Letras) que podem ser utilizadas para deixarem a sua planilha mais apresentvel. INICIANDO O MICROSOFT EXCEL Para iniciar o Microsoft Excel basta clicar em Iniciar, apontar para Programas, posicionar o cursor do mouse em cima do cone do programa e clicar. Veja como fcil!

29

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

A TELA DE ABERTURA DO MICROSOFT EXCEL Aps ter clicado no cone do Programa aparecer no vdeo a seguinte tela:

Essa tela indica que o Microsoft Excel est sendo aberto, alm de mostrar a sua verso e para quem o mesmo est licenciado.

A REA DE TRABALHO DO MICROSOFT EXCEL Aps a tela de abertura do Excel aparecer uma tela apresentando todas as caractersticas de uma janela do Windows 95/98. Essa tela que ser aberta apresentar uma rea em branco denominada rea de trabalho do Excel. Ela um pouco diferente da tela do Word, pois dividida em colunas e linhas. Cada coluna representada por uma letra e cada linha por um nmero. Veja! ne ss a re a em bra nc o qu eo us ur io ir cri ar as suas planilhas eletrnicas. Ou ainda poder inserir grficos e figuras para deixarem ainda melhor a aparncia das mesmas.

30

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

CONFIGURANDO A PGINA PARA DAR INCIO AO DOCUMENTO Antes de comear a digitar na sua planilha deve-se configurar a pgina, ou seja, mostrar ao Excel o tipo de papel que voc vai utilizar na impressora. Os mais utilizados so o tipo A4 ou OFCIO 2. Para configurar a pgina clique com o mouse no Menu Arquivo, aponte para Configurar Pgina e clique. Feito isso aparecer uma janela com vrias opes. As nicas que devem ser utilizadas so Margens e Tamanho do Papel. Nessa janela voc deve colocar os valores que deseja utilizar para cada margem do papel e tambm escolher o tamanho do papel que a sua impressora utiliza. Observe bem as opes da janela. Feito as alteraes necessrias, basta clicar em OK e comear a digitar o seu texto normalmente. SALVANDO UM DOCUMENTO Aps ter criado a sua planilha se faz necessrio salv-la para que a mesma fique arquivada em seu computador e para que voc possa executar alteraes em seu contedo ou formato. Para se salvar uma planilha basta clicar com o mouse no Menu Arquivo, apontar para Salvar e clicar. Aparecer uma caixa de dilogo com vrias opes, bastando apenas preench-las e clicar em salvar.

Aps voc escolher a pasta onde deseja armazenar o arquivo, digitar um nome para o mesmo e clicar em Salvar, automaticamente o programa voltar para a rea de trabalho do Excel, ou seja, a planilha que voc estava digitando. Observe que o nome que voc escolheu agora est aparecendo na Barra de Ttulos do Programa, ou seja, a barra superior do programa e que contm os botes Minimizar, Maximizar - Restaurar ou Fechar.

31

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

FINALIZANDO O MICROSOFT EXCEL Para finalizar o Microsoft Excel o usurio poder faz-lo de duas formas. 2- Clicar com o mouse no boto correspondente na Barra de Ttulos (X) 2 - Clicar no Menu Arquivo, apontar para Sair e clicar sobre o mesmo. Obs.: Caso voc no tenha salvado a planilha alguma vez ou tenha alterado qualquer coisa na mesma; antes que o programa seja fechado aparecer uma caixa de dilogos perguntando se voc deseja Salvar a planilha ou as alteraes realizadas. Escolha a opo desejada. Feito isso o programa fechado. CONCLUSO SOBRE O MICROSOFT EXCEL Essa pequena introduo ao Microsoft Excel apenas uma apresentao e se o aluno tiver alguma dvida fique tranqilo, pois o Curso Interativo (CD-ROM) ir sanar as suas dvidas e lhe mostrar a fundo tudo o que voc poder fazer com o Microsoft Excel, seja qual for a verso do mesmo.

32

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Desenvolvido por: Wellington Dantas

33

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

NETSide-Sistemas e Informtica .

APRENDENDO A USAR OS COMANDOS DO MS-DOS Voc pode estar pensando que o MS-DOS um bicho de sete cabeas, mas no se preocupe com isso, pois quando se aprende a usar os seus comandos tudo fica mais fcil. Vamos ento demonstrar apenas como se usa os principais comandos do MS-DOS, pois voc j aprendeu de forma resumida para que serve cada um. ENTRANDO E SAINDO DE DIRETRIOS Tanto para entrar ou sair de um diretrio utilizamos o comando CD, mas com uma pequena diferena entre o entrar e o sair dos diretrios. Quando se entra no Prompt do MS-DOS aparece uma tela negra contendo apenas a seguinte linha de comando. C:\WINDOWS Isso significa que voc est dentro do diretrio (pasta) Windows e para sair dele basta digitar o seguinte comando: CD.. +ENTER Feito isso aparece a seguinte linha: C:\ Suponhamos agora que voc deseja entrar no diretrio do Windows novamente. Para isso basta digitar o seguinte comando: CD WINDOWS + ENTER Obs.: Lembre-se que para entrar em qualquer diretrio usa-se o comando CD acompanhado do nome do diretrio em que se deseja entrar. VISUALIZANDO ARQUIVOS E DIRETRIOS NO MS-DOS Suponhamos que voc deseja ver os arquivos que esto dentro do diretrio C:\WINDOWS. Para fazer isso basta digitar o seguinte comando: DIR + ENTER. Voc notar que os arquivos passaram muito depressa, pois existem muitos arquivos nesse diretrio. Voc gostaria de ver o nome de cada um desses arquivos? Se a sua resposta for sim execute o seguinte comando: DIR/P + ENTER. Ele lhe possibilitar ver os arquivos em pginas e para continuar vendo os demais, se existirem, basta pressionar uma tecla qualquer. Suponhamos que voc deseja v-los em uma nica pgina. Ento digite: DIR/W + ENTER e veja o que acontece.

34

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Para ver os arquivos ou diretrios em ordem alfabtica basta digitar o seguinte comando: DIR/O + ENTER. Para se visualizar um arquivo em especial basta digitar DIR acompanhado do nome do arquivo + ENTER. OBS.: Se esse arquivo no existir o computador lhe mandar uma mensagem notificando isso. CRIANDO DIRETRIOS Para se criar um diretrio basta digitar o comando MD acompanhado de um nome de 8 dgitos e pressionar ENTER. Como exemplo criaremos o diretrio TESTE. Veja! Digite: C:\MD TESTE + ENTER Pronto! O diretrio teste j existe. Verifique com o comando DIR. RENOMEANDO DIRETRIOS E ARQUIVOS Para se renomear um diretrio e arquivo basta utilizar o comando REN acompanhado do nome do diretrio ou do arquivo e o novo nome que voc deseja colocar. Veja como se faz! Ns renomearemos o diretrio criado no item anterior. C:\ REN TESTE PROVA + ENTER Agora o diretrio TESTE se chama PROVA. No fcil!? Agora vamos renomear um arquivo, por exemplo um com o nome de FILE.TXT. Veja como se faz. C:\ REN FILE.TXT ARQUIVO.TXT Agora o arquivo FILE.TXT chama-se ARQUIVO.TXT. Voc deve estar se perguntando o que significa.TXT, mas calma eu explico. Saiba que como as pessoas os arquivos tm nome e sobrenome e esse.TXT o sobrenome do arquivo conhecido em Informtica como Extenso de arquivo. APAGANDO DIRETRIOS E ARQUIVOS Para se apagar um diretrio vazio basta usar o comando RD. Suponhamos que voc deseja apagar o diretrio TESTE. Digite: RD TESTE + ENTER Suponhamos agora, que o diretrio TESTE no esteja vazio. Para apaglo, ou seja, exclu-lo temos que utilizar o comando DELTREE. Veja como se faz! Digite: DELTREE TESTE + ENTER

35

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Obs.: O computador lhe perguntar se voc tem certeza do que est fazendo e para continuar basta digitar S + ENTER ou N + ENTER. MOVENDO ARQUIVOS DE UM DIRETRIO PARA OUTRO Para se mover um arquivo ou arquivos de um diretrio para outro no DOS basta o comando MOVE acompanhado do nome do arquivo que se deseja mover e pressionar ENTER. Suponhamos que voc queira mover o arquivo PROVA.PRV do diretrio C:\TON para o diretrio C:\MEGATON Digite o seguinte comando: MOVE PROVA.PRV C:\TON + ENTER Obs.: Quando for mais de um arquivo substitua o seu nome por *.* (todos os arquivos e todas as extenses) COPIANDO ARQUIVOS NO MS-DOS Para se copiar um arquivo basta utilizar o comando COPY acompanhado do nome do arquivo que se quer copiar e pressionar ENTER. Suponhamos que voc queira copiar o arquivo PROVA.PRV para o disquete e para isso basta digitar o seguinte comando: COPY PROVA.PRV A: e pressionar ENTER. Suponhamos agora que voc deseja copi-lo para o diretrio C:\TON e para isso basta digitar o seguinte comando: COPY PROVA.PRV C:\TON e pressionar ENTER. Quando for mais de um arquivo substitua o nome dos mesmos por *.* Obs.: *.* Significa todos os arquivos. LIMPANDO A TELA DO MS-DOS Quando se trabalha no MS-DOS a tela fica cheia de nomes e comandos e para se ter uma melhor viso do que se est fazendo basta digitar CLS e pressionar ENTER, pois isso far com que a tela do micro fique limpa. FORMATANDO DISQUETES NO DOS Para se formatar um disquete no DOS utilizamos o comando FORMAT acompanhado do nome da unidade onde se encontra o disquete. Veja! C:\ FORMAT A: + ENTER Pronto! Agora o disquete est formatado, ou seja, limpo e pronto para ser usado. Obs.: Nunca digite FORMAT + ENTER ou FORMAT C: + ENTER, pois isso far com que todos os dados do computador se apaguem !!! Quando for utilizar este comando deve-se prestar muita ateno no que se est fazendo.

36

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

SAINDO DO MS-DOS Para sair do Prompt do MS-DOS e voltar ao Windows escreva na tela EXIT e pressione ENTER. Exemplo: C:\EXIT + ENTER CONCLUSES SOBRE O MS-DOS A maioria das escolas de informtica j no ensinam o MS-DOS, pois no totalmente necessrio que o aluno tenha pleno conhecimento sobre ele. Contudo, de suma importncia que o aluno ou at mesmo um usurio experiente, conheam, no mnimo, os comandos bsicos para que no cometam nenhum erro quando for necessrio trabalhar com o MS-DOS, ou at mesmo quando ele for executado involuntariamente.

37

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

38

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

OS COMPUTADORES SO COMPOSTOS PELAS SEGUINTES PARTES:

Com um computador que contenha essas partes possvel se realizar muitas tarefas, exceto a de imprimir, scannear ou ouvir msicas, pois o mesmo no tem impressora, scanner e nem o kit multimdia. Mas como se sabe isso tudo perifrico e poder ser includo no Micro quando o usurio desejar. O modelo de Gabinete mostrado na figura no regra, pois existem outros modelos mais invocados, horizontais como o mostrado acima e verticais (de p). dentro do Gabinete que ficam as peas mais importantes do Microcomputador, ou seja, o a Mother Board (Placa Me), a CPU, a Fonte, a(s) Memria(s), etc. CONHEA O CREBRO DO COMPUTADOR

Modelo de Processador (CPU-Unidade Central de Processamento)


O CPU o Crebro do Micro e se encontra conectado na Mother Board (Placa Me) do Micro, que por sua vez, fica dentro do Gabinete. Existem CPUs de vrios modelos, clocks (velocidade de processamento) e de marcas, pois hoje a concorrncia entre as empresas que os produzem muito acirrada. Duas das mais

39

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!! famosas so: a Intel In Side dos 386, 486, Pentium e Celeron e a AMD produtora do K6, K6-2, Duron e Athlon.

Exemplos de Mdulos de Memria RAM

Micro Ventiladores ou Coolers

Drive de Disquete

40

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

HD (Hard Disk), Disco Rgido ou Winchester

Fonte de Alimentao - Modelo AT DIFERENAS ENTRE FONTES AT e ATX


No diremos aqui o que so as fontes de alimentao, pois isso foi visto anteriormente. Mostraremos aqui a diferena entre os dois tipos existentes. Fonte AT: As fontes ATs necessitam de um boto Power. Quando se deseja desligar o fornecimento de energia para o Micro necessrio se pressionar esse boto para que o Computador seja desligado. Fonte ATX: As fontes ATX tambm possuem um boto de Power, mas quando realizamos a operao de desligamento do Micro ela se desliga automaticamente sem ser necessrio pressionarmos o boto Power novamente. Obs.: No que diz respeito a aparncia as duas so similares, por exceo do tipo de encaixe que cada uma possui e que ligado diretamente na placa me para fornecer-lhe energia. Veja!

Conector das Fontes AT

Conector das Fontes ATX

41

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

ENIAC O PAI DOS COMPUTADORES MODERNOS Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava desvantagens; uma delas era o fato de que o seu computador deveria ser mecnico, e a outra era a precariedade da engenharia da poca. Apesar dos problemas, Charles Babbage construiu um aparelho que impressionou o governo ingls. Entretanto, a histria da computao comeou muito antes. Como sabemos, o computador uma mquina capaz de efetuar clculos com um grupo de nmeros e ainda adaptvel para efetuar novos clculos com um outro grupo de nmeros. O primeiro "modelo" foi o baco, usado desde 2000 a.C. Ele um tipo de computador em que se pode ver claramente a soma nos fios. Blaise Pascal, matemtico, fsico e filsofo francs, inventou a primeira calculadora mecnica em 1642. A calculadora trabalhava perfeitamente, ela transferia os nmeros da coluna de unidades para a coluna de dezenas por um dispositivo semelhante a um velocmetro do automvel. Pascal chamou sua inveno de Pascalina.

Mquina de calcular de Pascal. Nos anos que se seguiram, vrios projetos foram feitos com intuito de aperfeioar essa primeira calculadora. Entretanto, nada de significativo aconteceu, at que Babbage e Ada Lovelace comearam a considerar melhor o problema. Em 1822, Babbage apresentou a Sociedade Real de Astronomia o primeiro modelo de uma mquina de "diferena", capaz de fazer clculos necessrios para elaborar uma tabela de logaritmos. O nome da mquina foi derivado de uma tcnica de matemtica abstrata, o mtodo das diferenas. Com o incentivo da sociedade, Charles Babbage continuou a trabalhar no aperfeioamento da mquina.

42

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Mquina de diferena; Babbage. Com Ada Lovelace, filha de Lord Byron, iniciou um projeto mais ambicioso para construir uma "mquina analtica". Foi projetada para calcular valores de funes matemticas bem mais complexas que as funes logartmicas. A mquina era enorme, demonstrava inmeros problemas e simplesmente no funcionava. Grande parte da arquitetura lgica e da estrutura dos computadores atuais provm dos projetos de Charles Babbage, que lembrado como um dos fundadores da computao moderna.

Mquina analtica de Ada Lovelace.

S por volta de 1936, as idias de Babbage foram comprovadas, quando um jovem matemtico de Cambridge, Alan Turing, publicou um artigo, pouco conhecido, On computable numbers. O nome de Turing quase desconhecido para o pblico, mas sua contribuio foi fundamental para o desenvolvimento de idias que ocorreriam antes do computador propriamente dito tornar-se realidade. Os cientistas admitiam que a matemtica no era uma arte misteriosa, e sim uma cincia inteiramente relacionada com regras lgicas. Se uma mquina recebesse essas regras e o problema a ser solucionado, ela seria capaz de resolv-lo. No entanto, os esforos dos mais competentes matemticos foram inteis para desenvolver tal mquina. Turing decidiu examinar o impasse de outra maneira. Verificou os tipos de problemas que uma mquina poderia resolver seguindo regras lgicas, e tentou fazer uma lista de todos eles. Turing liderou uma equipe de pesquisa na Inglaterra e desenvolveu a mais secreta inveno da Segunda Guerra Mundial, o Colossus, o primeiro computador eletromecnico do mundo, que pode decifrar os cdigos alemes de mensagens "Enigma", durante a guerra, melhor apresentado abaixo.

43

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

Depois da guerra, Turing colaborou no projeto do primeiro computador dos Estados Unidos, o Eniac (Eletrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido na Universidade da Pensilvnia desde 1943. Ainda imperfeito, era composto de 18000 vlvulas, 15000 rels e emitia o equivalente a 200 quilowatts de calor. Essa enorme mquina foi alojada em uma sala de 9m por 30m. O desenvolvimento do computador continuou, mas s com a inveno do transistor de silcio, em 1947, tornou-se possvel aumentar a velocidade das operaes na computao.

O ENIAC e seus operadores Do ENIAC para c, a tecnologia foi se desenvolvendo cada vez mais e os computadores conseguiram alcanar os avanos que podemos ver hoje, ou seja, tamanho reduzido, maior agilidade nas operaes, fcil manuseio, valor acessvel para a maioria das pessoas, alm claro de substituir muitos outros aparelhos domsticos, coisa que o ENIAC no fazia, pois s era usado para realizar clculos matemticos. Mas provavelmente esses avanos no vo parar por aqui, pois a tecnologia no pra, pois o homem sempre busca novas maneiras de aperfeioar ainda mais o que j foi criado por ele.

44

Desenvolvimento de Softwares Comerciais em Geral Direo: Denis Denon e Wellington Dantas Levando a Informtica at voc!!!

CONSIDERAES FINAIS Parabns!!! Voc acaba de concluir a parte mais difcil do nosso curso, mas de fundamental importncia para introduzi-lo no mundo da Informtica. A partir de agora as aulas sero mais divertidas e voc poder aprender e praticar o que j foi visto nesta apostila e fazer muitas outras coisas que com certeza sero descobertas ou mostradas no Curso Interativo. Ns da NETSide-Sistemas e Informtica esperamos que as explicaes aqui contidas, mesmo que muito resumidas, sejam teis a voc que aprender mais coisas e truques com a convivncia e a experincia com computadores. Se fssemos explicar tudo, gastaramos muitas pginas. No ficaremos presos s teorias, pois temos certeza de que o aluno aprender muitas coisas sozinho, que no foram explicadas aqui. Esperamos alcanar e suprir todas as suas expectativas com relao ao curso. Obrigado por ter escolhido a nossa escola, tenha um bom curso e um timo aprendizado. Atenciosamente: Wellington Dantas e Denis Denon

45

Anda mungkin juga menyukai