Anda di halaman 1dari 11

LOCALIZAO DE INSTALAES

Importncia das Decises sobre localizao


Administrao da Produo e Operaes I

ADMINISTRAO DA PRODUO E OPERAES Moreira, Daniel Augusto Editora Thomson Pioneira, 2004

Qualquer que seja o tipo de negcio em que esteja envolvida a empresa considerada, mas principalmente se ela for uma indstria, as decises sobre localizao so estratgicas e fazem parte integral do processo de planejamento. Localizar significa determinar o local onde ser a base de operaes, onde sero fabricados os produtos ou prestados os servios, e/ou onde se far a administrao do empreendimento.

Cada empresa tem suas particularidades, fazendo com que o problema de localizao seja especfico de cada situao. Algumas companhias ou empreendimentos consideraro mais importante ficar prxima aos clientes (como um supermercado, uma delegacia ou um hospital), enquanto outras sero atradas pela proximidade das matrias-primas e/ou dos componentes (como uma olaria ou uma fbrica de cimento).
Outras, ainda, dirigir-se-o para locais onde a mo-de-obra seja abundante e/ou bem treinada.

primeira vista, as decises de localizao parecem aplicar-se prioritariamente a novos empreendimentos. Entretanto, empresas j existentes e operando normalmente tambm enfrentam problemas de localizao. Isto acontece, por exemplo, quando os insumos bsicos operao da empresa se esgotam, tornam-se insuficientes ou muito caros. O esgotamento de uma mina, a necessidade cada vez maior de gua ou energia que no podem ser obtidas a curto prazo so alguns exemplos.

s vezes, o crescimento da demanda no pode ser satisfeito com a mera expanso da capacidade da localizao existente, tornando necessria a busca de um novo local de operaes. Em outros momentos, por estratgias de mercado, a empresa ver-se- compelida a selecionar locais para adicionar novas instalaes (lojas ou depsitos, por exemplo).

De qualquer forma, tanto para empresas novas como j existentes, as decises sobre localizao levam a um compromisso de longo prazo, especialmente no caso de indstrias, que exigem grandes esforos de projeto e implantao, que podem durar vrios anos. Desnecessrio dizer que o impacto sobre os custos e as receitas bastante significativo.

Como em princpio existem muitas opes para a localizao, torna-se sempre necessrio selecionar um nmero limitado entre essas opes.

Essa pr-seleo deve levar a escolhas potencialmente aceitveis, sem o que no haver o problema de localizao.

Opes Bsicas para Empresas em Operao

Quando se tratar de uma empresa j em atividade, existem trs opes bsicas para se localizar uma unidade operativa: a)expandir a instalao j existente
b)adicionar nova unidade, retendo as demais que j esto em operao c) fechar em uma unidade e abrir em outra

a) Expandir a instalao j existente

Essa alternativa ser vivel se houver espao disponvel para tanto.


A expanso local das instalaes, alm de levar a menores custos, propicia um melhor controle das aes por parte da administrao. Dependendo do espao disponvel, os novos prdios podem ser trreos ou em andares. Entre outras vantagens, os prdios trreos ensejam maior flexibilidade para a disposio fsica de mquinas e equipamentos e conduzem a menores custos de manuseio, por no haver movimento entre andares.

b) Adicionar nova unidade, retendo as demais que j esto em operao

Neste caso, torna-se importante verificar o impacto sobre o sistema total em termos de custo/benefcio com a abertura.

c) Fechar em uma unidade e abrir em outra


Nesta alternativa, importa balancear os custos de abrir e fechar. O fechamento de uma unidade pode se dar por mudanas de mercado, exausto de matriasprimas, dificuldades de expanso no prprio local, aumento exagerado dos custos operacionais, etc.

Anda mungkin juga menyukai