Anda di halaman 1dari 2

Matriz de atividade individual* Mdulo: Ttulo Aluno: Renan Yuri Disciplina: Controladoria Introduo Frum

Turma:

de conhecimento universal que o desempenho operacional e a estratgia de negcio devem estar alinhados. So vrios os sistemas de medida de desempenho, mas para ser eficaz o sistema deve possuir necessariamente: medidas individuais para quantificar a eficincia e eficcia; um conjunto de mtricas que permita o acesso ao desempenho total da organizao; uma estrutura para anlise, interpretao e disseminao dos dados. Os mtodos atualmente mais referenciados so o Balanced Scorecard (BSC), a Pirmide de Desempenho e o Prisma de Desempenho, dentre os quais o BSC tem se tornado o mais difundido nas empresas. O objetivo deste artigo apontar as dificuldades da implementao do BSC e apontar as medidas que facilitam essa mesma implementao.
Principais barreiras

Apesar da ampla utilizao e da popularidade da ferramenta, existem crticas e problemas ligados a sua utilizao. David Allen, Snior do ChatteredI nstitute of Management Accountants (CIMA), do Reino Unido, afirma que o BSC promete solucionar o que j est contemplado pela contabilidade gerencial e que ele nada mais do que um processo de oramentao. Este mesmo afirma que o BSC no apresente nenhuma novidade. A maior dificuldade e principal erro ao implementar o sistema no ter uma definio clara e objetiva da estratgia da empresa. constante ainda que ocorra a implementao sem o comprometimento de todos os colaboradores, pode acontecer de a alta cpula querer obter um controle de cima para baixo o que pode causar desconfortos e reao contrria das pessoas. importante que haja um projeto piloto para evitar os riscos de desastres.
Aes facilitadoras

As dificuldades so minimizadas quando os funcionrios da empresa j esto ambientados com os conceitos da estratgia. Esse fator impulsiona a implantao do BSC, garantindo maior comprometimento dos colaboradores. Uma ao facilitadora a exposio do fato de que empresas mundialmente conhecidas, como o Allstate Corp., Caterpillar, AT&T Corp utilizarem deste sistema. Um estudo mostrou que dentre as 100 empresas lderes nos Estados Unidos, no ano de 1996, 60% delas j tinha adotado o Balanced Scorecard. Apresentando as principais vantagens do BSC provvel que a aderncia dos colaboradores quanto da alta cpula se torna mais fcil. Para tanto importante salientar que cada setor possui sua forma de implementao da estratgia. O BSC cria um padro em torno das quatro perspectivas, incluindo indicadores para os ativos intangveis. O fato de estarem sendo utilizados os mesmos indicadores em todos os setores (indicadores de tendncia) faz com que a prestao de contas seja mais elevada. Utilizando-se do BSC existe ainda a vantagem do administrador verificar mais facilmente quais colaboradores ou setores esto contribuindo mais para o resultado financeiro da empresa, fazendo assim com que possa cobrar melhores resultados ou bonificar aqueles que se apresentam melhores. O mapeamento da estratgia deixa claro quais so os fatores crticos de sucesso para o negcio e serve para definir a prioridade dos investimentos.

Concluso

notrio que o BSC apresenta divergncias no quesito originalidade, o que inegvel que com este sistema ativo e com o auxlio de todos os colaboradores as vantagens se apresentam em superioridade, tendo como uma de suas principais a fcil anlise, correo ou bonificao dos setores que apresentarem resultados deficientes ou eficientes. Visando o crescimento, fcil notar que algumas das maiores empresas utilizam-se deste sistema e empresas mundiais de consultoria indicam a utilizao do mesmo.
Referncias bibliogrficas

ALLEN, David (1999). Scorekeepers... or scorers? Management Accounting, London, v. 77, p.18. FIGUEIREDO, Moacyr Amaral D.(2003 ). Sistema de Medio de Desempenho Organizacional: Um Modelo para Auxiliar a sua Auto-Avaliao. Tese de Doutorado, Departamento de Engenharia de Produo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P (1996). Using the Balanced ScoreCard as a Strategic. Management System. Harvard Business Review, p. 75-85, MACEDO-SOARES, T. D. L. v. A.; RATTON, C(1999). Medio de Desempenho e Estratgias Orientadas para o Cliente: Resultados de uma Pesquisa de Empresas Lderes no Brasil. Revista de Administrao de Empresas, v. 39, n 4, p. 46-59.
*Esta matriz serve para a apresentao de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocnio: lgico-argumentativa ou lgico-matemtica.

Renan, Boa noite.

Obrigado por encaminhar seu trabalho para reviso. Em geral voc est no caminho certo, apenas precisamos incrementar alguns pontos. Favor atentar para: Introduo: abordar o que , para que serve o BSC e apresentar que o texto discutir as barreiras e aes facilitadoras. Procure em cada parte do trabalho trazer citaes de sua bibliografia. Seu texto est demasiado simples. Barreiras e aes facilitadoras: Voc no discute as barreiras e aes facilitadoras, mas vantagens e desvantagens do BSC. Procure em novas fontes as principais barreiras enfrentadas na implementao do BSC e suas principais aes facilitadoras. Procure no apenas citar, mas explicar cada um para que o leitor sabia do que se trata. Concluso, procure "amarrar"o objetivo do seu texto com o apresentado na introduo, sua apresentao dos temas em forma conclusiva de seu trabalho. Bibliografia: Procure ampliar suas fontes, pois com isto voc ampliar sua viso e exposio do tema em seu texto. OK? Abrao, Rodrigo.

Anda mungkin juga menyukai