Anda di halaman 1dari 17

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.

php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

O lxico da Educao a Distncia: parmetros para o reconhecimento terminolgico de uma rea em desenvolvimento
Mrcio Sales Santiago

Resumo: Neste artigo, apresentamos os parmetros que sero levados em conta no processo de reconhecimento do lxico da Educao a Distncia para a pesquisa que estamos realizando em nvel de doutoramento. Para isso, focaremos o trabalho na relao existente entre a Lexicologia e a Terminologia, elegendo a interlocuo dessas disciplinas como norte para a fundamentao terica que sustentar o reconhecimento dos termos no domnio da Educao a Distncia no Brasil. A formulao e escolha dos parmetros de reconhecimento do lxico em anlise sero baseadas nos estudos de Maciel (2001) e Krieger (2004). Palavras-chave: Terminologia; lxico especializado; reconhecimento terminolgico; Educao a Distncia.

Abstract: In this paper we present the parameters that are going to be taken into consideration on the process of recognition of the Distance Education lexicon for the research that we are carrying out at Ph.D. level. To achieve this, we will focus the work on the relationship between Lexicology and Terminology, selecting the dialogue between these disciplines as guidance for the theoretical basis which will support the recognition of terms in the Distance Education field in Brazil. The formulation and choice of parameters for the recognition of lexical analysis is based on the studies by Maciel (2001) and Krieger (2004). Key words: Terminology; specialized lexicon; terminology recognition; Distance Education.

Introduo O desenvolvimento tcnico, cientfico e tecnolgico est diretamente associado ao avano e produo de conhecimento especfico de cada rea. A consequncia imediata desse desenvolvimento a preocupao com o surgimento de um elevado nmero de conceitos e termos. Dessa forma, os tipos de comunicaes especializadas multiplicam-se em funo dos sistemas conceituais, que so entidades relativamente instveis por conta de trocas constantes, sobretudo em reas em desenvolvimento e tecnologias inovadoras (SAGER, 1993, p. 36).

Mestre em Lingustica Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Doutorando do Programa de Ps-Graduao em Letras (Estudos da Linguagem), Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Bolsista do CNPq; mssantiago12@gmail.com

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

Por ser uma rea em desenvolvimento e tambm se enquadrar como tecnologia inovadora, extremamente comum que muitos autores e pesquisadores que tratam da Educao a Distncia (doravante EAD1) em seus livros, trabalhos e pesquisas exponham conceitos usando, por vezes, uma linguagem livre, criando expresses e, involuntariamente, contribuindo para a propagao de terminologias, o que deixa professores, estudantes e demais profissionais envolvidos inseguros em relao aos termos empregados na rea. Igualmente, existe uma apropriao de unidades j existentes no lxico comum que, ao adentrarem no meio especializado, passam a ser especializadas tambm. Alm disso, interessante observar o que nos diz Biderman (2006, p. 35):
Um problema terico de grande relevncia relativamente aos vocabulrios cientficos e tcnicos diz respeito ao processo de criao das novas unidades lxicas que, como se disse, fato que ocorre com enorme frequncia nesses domnios. Ora, sucede que as linguagens de especialidade geram novos termos com base no acervo que a lngua j possui. De um lado, reutiliza palavras j existentes para criar outras, ou ento, serve-se dos processos de formao de palavras que existem no sistema do portugus. Assim, por exemplo, os processos de derivao e composio so continuamente solicitados para gerar neologismos que se fazem necessrios.

Partindo desse princpio, almejamos com este artigo abordar o processo de reconhecimento do lxico da EAD, mais especificamente como se d esta ao e quais sero os parmetros2 adotados em nossa investigao. Antes, porm, de abordar os fundamentos tericos e metodolgicos que iro embasar este estudo, traaremos um breve perfil da EAD, mostrando um pouco da sua origem, seu constante desenvolvimento e como atualmente se configura o campo.

1. EAD: uma rea em desenvolvimento

difcil precisar o surgimento da EAD. Autores como Maia e Mattar (2007, p. 21) afirmam que a EAD j possui uma longa trajetria possuindo a idade da escrita. Sobre isso, eles dizem que as primeiras manifestaes escritas so os desenhos,
1

A escolha da sigla EAD e no EaD ou Ead se apia na perspectiva adotada pela UFRGS, que se coaduna com a ideia de Educao Aberta e a Distncia (FRANCO, 2004). Este esclarecimento vivel, pois a sigla apresenta variao quanto grafia, conforme mostramos. 2 Este um ponto fundamental da pesquisa de doutorado que ora desenvolvemos sob orientao da Profa. Dra. Sabrina Pereira de Abreu e coorientao da Profa. Dra. Maria da Graa Krieger.

Mrcio Sales Santiago

91

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

geralmente em pedras, que procuram copiar ou imitar objetos. Ao desenhar em paredes de pedras, o homem das cavernas j estaria exercitando a comunicao a distncia. Ainda segundo Maia e Mattar (ibidem), alguns autores consideram as cartas de Plato e de So Paulo exemplos isolados de exerccios de EAD; outros defendem que a EAD apenas se tornou possvel com a inveno da imprensa no sculo XV. Para efeitos de nosso estudo, e tambm por sua intencionalidade metodolgica, vamos considerar que a origem da rea se deu na Europa e nos Estados Unidos, no final do sculo XIX, quando, inicialmente, algumas universidades particulares ofereceram cursos a distncia a fim de resolver problemas relacionados ao ensino de temas de pouca relevncia acadmica. Os cursos eram oferecidos por correspondncia, entendendo este termo como troca de documentos e de materiais impressos diversos, enviados atravs do correio regular. Utilizando esse dispositivo comunicacional, os cursos que obtiveram maior xito foram os tcnicos e os de extenso universitria. Mesmo havendo uma grande resistncia e pouca credibilidade em relao aos cursos oferecidos por correspondncia, a EAD, como modalidade de educao, comeava a ganhar fora. Contudo, a rea d um salto qualitativo a partir da criao de novos meios de comunicao, como o rdio, a televiso, o telefone, e o desenvolvimento de outras mdias, como fitas de udio e de vdeo. O aperfeioamento dos meios de comunicao e das mdias era o que faltava para que universidades europeias criassem cursos de graduao a distncia. o incio das chamadas universidades abertas, sendo a mais tradicional e uma das mais importantes delas a Universidade Aberta da Gr-Bretanha, mais conhecida como Open University, fundada em 1969, constituindo um importante marco no desenvolvimento da EAD. A criao das primeiras universidades a distncia foi o primeiro passo no sentido de superar o preconceito que as pessoas tinham acerca dessa modalidade de educao. Pases como Frana, Espanha, Portugal, Alemanha, Turquia, China, Indonsia, Tailndia, ndia, Coreia, Ir e frica do Sul3 tambm abriram universidades abertas de ensino a distncia. Essa mudana de pensamento comprova a ideia de Litwin (2001, p.15) de que transcorreram vrias dcadas at que a educao a distncia se estabelecesse no mundo dos estudos como uma modalidade competitiva perante suas ofertas da educao presencial.
3

Segundo Maia e Mattar (2007), a Universidade da frica do Sul (UNISA) foi pioneira, fundada em 1946, mas no era, no incio, totalmente voltada para a EAD.

Mrcio Sales Santiago

92

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

Em nosso pas, um modelo de EAD foi criado pelo Ministrio da Educao em 2005. O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi desenvolvido tendo como prioridade a formao de professores para os Ensinos Fundamental e Mdio. Por meio de parcerias com universidades pblicas e privadas, estados e municpios, a UAB promove atravs de convnios e redes o acesso ao ensino superior para pessoas que no tm a chance de ingressar na universidade convencional. As razes so muitas, todavia a EAD, como o prprio termo prope, foi pensada primeiramente para atender s pessoas que esto em lugares pequenos e longnquos, impossibilitadas de ir para outras cidades por motivos familiares, econmicos etc. Tambm vale destacar que, hoje em dia, muitas universidades e faculdades que oferecem cursos presenciais adotam a EAD em funo da grande procura por cursos a distncia. J se encontram nos fluxogramas de alguns cursos de graduao presenciais disciplinas que podem ser cursadas a distncia, de acordo com o que a legislao estabelece. O atual momento da EAD introduziu o uso de mdias mais modernas e eficientes. O desenvolvimento tecnolgico e a incluso do computador mudaram a feio da rea. O uso de videoconferncias, de ferramentas interativas, mas, principalmente, da Internet deu a esta modalidade uma condio de prestgio bem mais elevada do que se tinha h pouco mais de duas dcadas. Com o advento do ensino mediado por computador atravs de ambientes de aprendizagem disponibilizados na rede mundial, o conceito de sala de aula, por exemplo, mudou. Em consequncia, tambm mudaram o conceito de aula, de professor e de aluno. O que era presencial passou a ser virtual, on-line e interativo, o que, sem dvida, estimulou o surgimento de novas ideias, de novos conceitos e de novos termos. Em suma, os desenvolvimentos ocorridos principalmente a partir da metade da dcada de 1990 foram um avano no somente nos aspectos tericos e prticos da EAD, como tambm desencadearam a exploso de um novo lxico especializado, isto , de uma nova terminologia. Nesse sentido, iremos focalizar a seguir a relao existente entre Lexicologia e Terminologia, apontando aproximao e contrapontos entre as duas.

2. A propsito da interface entre Lexicologia e Terminologia

consenso se definir a Lexicologia como o estudo do lxico de uma dada lngua. Sua principal preocupao descrever o funcionamento das unidades lexicais,

Mrcio Sales Santiago

93

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

sendo este seu principal objeto analtico. Isto significa, segundo Polgure (2003, p. 42), que para fazer lexicologia, para abordar o estudo do lxico, temos que, naturalmente, definir as noes de base semntica, mas tambm de base morfolgica, sinttica e fonolgica. De forma especial, a Lexicologia se ocupa das unidades lexicais veiculadas pelos falantes das lnguas naturais em diferentes comunidades lingusticas. A Terminologia, por sua vez, costumeiramente definida como a disciplina que estuda os termos das diversas reas tcnico-cientficas. Dessa forma, o termo tcnicocientfico, seu objeto central4 de anlise terica e aplicada, capaz de representar e transmitir o conhecimento especializado. Por esta razo, considera-se que a Terminologia o campo de conhecimento responsvel pelo estudo, anlise e descrio do lxico especializado, que nas palavras de Krieger (2009, p. 2) o componente constitutivo e no acessrio das comunicaes especializadas, muito embora no seja o nico elemento caracterstico desse tipo de comunicao. Como outras reas, a Terminologia possui uma natureza interdisciplinar, pela estreita ligao que mantm com diversas reas, entre as quais destacamos a Lingustica, tomando por base as teorias de formao e de estruturao do lxico, e a Lexicologia, baseando-se nos mtodos de descrio e de apresentao de informaes das palavras. Integrantes de uma rea que se convencionou denominar de As Cincias do Lxico (Biderman, 1998), Lexicologia e Terminologia voltam seus interesses para anlise e descrio do lxico. Esta , portanto, a principal aproximao entre ambas. Existem, no entanto, contrapontos entre as duas, sendo que um dos principais reside no fato de que na viso da Lexicologia so levadas a cabo todas as possibilidades de realizao e significao de uma unidade lexical em uma lngua. J a Terminologia considera o ponto de vista especializado, que pode ser retratado pelos usos especficos de uma dada rea cientfica e/ou profissional. Neste caso, a unidade lexical ganha um valor especializado, visto que reflete um conhecimento mais profundo e especfico do que o do sentido comum das palavras em geral. Observemos, por exemplo, a unidade lexical rdio. Para o leigo, rdio um aparelho que serve para ouvir programas, msicas, noticirios etc., mas tambm pode ser a estao que transmite estes programas;

Vale dizer que, alm do termo, a Terminologia possui outros objetos de estudo, os quais Krieger (2008) classifica como: i) objetos diretos, em que se inclui o prprio termo e unidades fraseolgicas, sendo ambos os principais focos de investigao e anlise dentro desse campo de conhecimento; ii) objetos indiretos, representados pela definio e texto especializado.

Mrcio Sales Santiago

94

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

para o mdico anatomista, um osso longo que forma a parte externa do esqueleto do antebrao; para o qumico, rdio o elemento qumico de nmero atmico 88 da famlia dos metais alcalino-terrosos, que tem como smbolo Ra, ainda utilizado no tratamento do cncer, mas quase totalmente substitudo por fontes mais baratas. Assim como esta unidade, outras tantas podem se enquadrar na situao colocada. Sob o vis morfossinttico e do funcionamento da linguagem, o texto e o conhecimento especializado de uma determinada rea passaram a ter um papel preponderante dentro da Terminologia, na medida em que termos e palavras no se diferenciam enquanto itens lexicais, pois so as situaes comunicativas que permitem, desse modo, a identificao dos mecanismos de ativao do valor especializado que as palavras adquirem nas lnguas especializadas.
Em realidade, os termos tcnicos e/ou cientficos deixaram de se configurar como uma lngua parte; j no so mais facilmente identificados, como ocorria quando, ao modo das nomenclaturas, correspondiam a palavras muito distintas da comunicao ordinria e permaneciam praticamente restritos aos diferentes universos comunicacionais especializados. Hoje, os termos circulam intensamente, porque cincia e tecnologia tornaram-se objeto de interesse das sociedades, sofrendo, conseqentemente, processo de vulgarizao favorecidos pelas novas tecnologias da informao (KRIEGER; MACIEL; FINATTO, 2000, p. 145).

Colocados esses aspectos basilares em relao Lexicologia e Terminologia, apresentaremos, primeiramente, a metodologia utilizada na pesquisa para que, em seguida, possamos enfocar o processo de identificao terminolgica, determinando os parmetros de reconhecimento que serviro de auxlio no trabalho com o lxico da EAD.

3. Fundamentos metodolgicos

fato que a Terminologia se transformou e continuamente tem se transformado em uma ferramenta indispensvel para que os profissionais expressem o conhecimento tcnico, cientfico e tecnolgico criado e advindo das mais diferentes reas do saber. Essa consolidao se deve, em sua maior parte, a dois aspectos que julgamos como principais: o desenvolvimento da cincia como um todo e o avano da Informtica e das Tecnologias da Informao.

Mrcio Sales Santiago

95

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

Beneficiada por estes avanos, especialmente no que concerne ao segundo deles, a EAD se v em uma fase de transformaes quase que dirias, j que muito se tem estudado, pesquisado e produzido em forma de material didtico, tcnico e cientfico. Alm dessa literatura especializada, muitas ferramentas computacionais so

desenvolvidas com o objetivo de facilitar e promover o ensino/aprendizagem de alunos na modalidade a distncia. Consequentemente, temos em todos esses contextos trocas comunicativas, as quais envolvem linguagem especializada. Por tal razo que, diferentemente do que se imagina, realizar um estudo terminolgico no tarefa simples. As etapas so muitas e envolvem passos metodolgicos especficos, tais como delimitao da rea/subreas atravs da elaborao da rvore de domnio, constituio do corpus, entre outros5.

3.1 Delimitao do domnio

Com relao delimitao do domnio, temos a educao como a grande rea de conhecimento. H, entretanto, uma subdiviso dela em educao presencial e educao a distncia, sendo esta subrea que interessa pesquisa. A seguir, temos mais algumas subdivises em relao ao nvel, em preparatria e formativa, e aos dispositivos comunicacionais, desde o rdio at a Internet. Importa-nos, todavia, a subrea educao a distncia, de nvel formativo, superior, atravs da internet. Diante dessa segmentao, que corresponde organizao conceitual da pesquisa, o lxico para este estudo contemplar a terminologia utilizada no cenrio comunicativo do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, utilizado pela Rede Gacha de Ensino Superior a Distncia (REGESD)6. A delimitao da pesquisa est representada graficamente pela rvore de domnio, de acordo como as figuras abaixo:

Vale dizer que estas etapas no so fixas ou obrigatrias. Elas podem variar ou se adequar aos propsitos de cada pesquisa. 6 Esta rede formada por oito universidades gachas: UFRGS, UNISC, UFPEL, FURG, UFSM, UERGS, UCS e IFSUL, e tem como objetivo viabilizar o oferecimento de cursos de graduao em licenciatura, na modalidade a distncia, por meio da utilizao e otimizao de recursos humanos, tecnolgicos e materiais e contribuir para o aprimoramento do processo de ensino, pesquisa e extenso nas reas relacionadas modalidade a distncia nessas Instituies de Ensino Superior (IES), tornando-as disponveis por meios iterativos, nos termos da legislao em vigor. Os cursos so oferecidos para professores leigos do sistema pblico de ensino, no mbito do Programa Pr-Licenciaturas, da Secretaria de Educao a Distncia, do MEC (http://www.regesd.tche.br).

Mrcio Sales Santiago

96

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

Figura 1: rvore de domnio completa

Figura 2: rvore de domnio ampliada

3.2 Constituio do corpus

Aps a etapa de delimitao da rea, passamos para a constituio do corpus. Neste artigo, consideramos como corpus de anlise as pginas iniciais e os tutoriais das disciplinas Conhecendo a sala virtual, voltada para a formao de todos os

Mrcio Sales Santiago

97

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

professores e tutores que atuam no consrcio (17 textos), e Instrumentalizao para EAD, ministrada para os alunos do primeiro semestre dos cursos de graduao em licenciatura em Letras/Ingls, Biologia e Artes Visuais (3 textos)7. Salientamos que a anlise desses tutoriais s foi possvel graas a uma autorizao do comit gestor da REGESD, j que se trata de material de uso restrito. A ttulo de uma breve explicao sobre este gnero textual, vale dizer que tutoriais so textos que visam instrumentalizao de todo indivduo envolvido em uma atividade que requeira determinada prtica para atuar em uma rea especfica. No caso dos tutoriais das disciplinas referidas anteriormente, observamos que a preocupao inicial com a apresentao tanto do ambiente de aprendizagem, quanto de sua funcionalidade e operaes bsicas de gerenciamento da plataforma. Sem isso, pouco provvel que professores, tutores e alunos consigam acessar e utilizar o MoodleREGESD de forma produtiva, dificultando assim o processo de ensino/aprendizagem. Por conseguinte, aps a realizao dessas primeiras etapas metodolgicas, chegado o momento de fazer a identificao do lxico da EAD. Para isso, percebemos a necessidade de se estabelecer os parmetros tericos de reconhecimento.

4. Parmetros para o reconhecimento do lxico da EAD

Antes de abordar os parmetros tericos de reconhecimento, entendemos que necessrio recorrer a um parmetro de ordem operacional, que est ligado ao uso de uma ferramenta informatizada, cujo objetivo auxiliar no trabalho terminolgico e otimizar a anlise do corpus. Assim, para proceder ao processo de reconhecimento do lxico, utilizamos o programa AntConc 3.2.3w 8, conforme explicitamos a seguir:

O corpus total da pesquisa composto por tutoriais de sete ambientes virtuais de aprendizagem, totalizando 118 tutoriais. 8 Disponibilizado gratuitamente em http://www.antlab.sci.waseda.ac.jp/antconc_index.html

Mrcio Sales Santiago

98

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

Figura 3: Tela do AntConc

Figura 4: Tela de anlise da unidade frum no AntConc

Neste contexto, ressaltamos que o uso de softwares importante, sobretudo quando se realiza uma pesquisa dessa natureza, pois agiliza etapas que antes eram

Mrcio Sales Santiago

99

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

executadas manualmente. De outro modo, importante frisar que por mais avanada que seja a ferramenta utilizada para o reconhecimento, este ser sempre semiautomtico. Ainda cabe ao ser humano, neste caso o terminlogo com auxlio do especialista, decidir se os itens lexicais mapeados no corpus tm ou no carter especializado, isto , se so ou no unidades lexicais especializadas representativas da rea pesquisada. Considerado este aspecto, teremos, portanto, um levantamento prvio de unidades lexicais presentes no domnio da EAD com potencial terminolgico, em outras palavras, candidatas a termo. Dessa forma, refletindo sobre os questionamentos colocados, fundamentamos nossos parmetros em dois estudos: um feito por Maciel (2001, p. 275), no qual ela prope critrios para a confirmao ou rejeio de uma unidade terminolgica, e outro realizado por Krieger (2004, p. 332), em que a autora apresenta um conjunto de chaves de acesso ao reconhecimento terminolgico. Tais embasamentos ajudam no complexo processo de identificao de terminologias, sobretudo em reas recentes e/ou em desenvolvimento, situao em que a EAD se enquadra. A partir deles, ser possvel responder s seguintes questes fundamentais: o que um termo da EAD? Como ele se configura? Qual a relevncia deste item lexical na/para a rea? Embora paream simples, estas indagaes no so muito fceis de responder, sobretudo em se tratando de um domnio novo, dinmico, multidisciplinar, em que a todo instante surgem novos conceitos e, em decorrncia, novos termos. Tomando por base os estudos referenciados, assumiremos os parmetros de reconhecimento que sero explicitados nas subsees a seguir.

4.1 Parmetro da pertinncia

A adoo desse parmetro fundamenta-se em um estudo de reconhecimento desenvolvido por Maciel (2001), no qual examina a terminologia do Direito Ambiental, at ento uma rea bastante nova dentro do campo jurdico. Baseado em Cabr (1994), a autora divide os critrios de pertinncia dos termos em pertinncia temtica e pertinncia pragmtica. Para ela, a pertinncia temtica a propriedade de um termo pertencer a uma terminologia strictu sensu pelo fato de denominar um conceito que faz parte do campo cognitivo de domnio. No caso da EAD, podemos citar como exemplo o prprio termo

Mrcio Sales Santiago

100

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

educao a distncia, alm de ensino a distncia e aprendizagem colaborativa. Todos estes mencionados so termos genunos da rea, motivo pelo qual que no podem ser contestados por sua importncia semntica dentro do domnio. Por sua vez, a pertinncia pragmtica a condio que permite que o termo faa parte de uma terminologia lato sensu, em funo de cobrir conceitos de reas especializadas que adentram no domnio principal, contribuindo para a formao de termos com caractersticas hbridas, isto , de duas ou mais reas. Podemos exemplificar este critrio com os termos arquivo, ambiente, frum e bate-papo. Ao compararmos os dois critrios e, em seguida, aplicarmos ao corpus em anlise, percebemos que o parmetro que se sobressai o da pertinncia pragmtica, pois a EAD uma rea influenciada por outras cincias, o que a constitui como um domnio interdisciplinar e multifacetado. A relao com a Informtica relevante na constituio de um novo lxico, especfico da EAD, tendo em vista que os textos dos tutoriais e a prpria interface do Moodle-REGESD so propcios para uma comunicao especializada, na qual os termos so usados para a interao que envolve trocas de informaes entre professores, alunos e tutores.

4.2 Parmetro lingustico-textual

Este parmetro envolve, sobretudo, a observao das unidades lexicais presentes nos textos especializados, considerando seus contextos de ocorrncia. Isto, porque, com o advento de novas interpretaes da Socioterminologia (Boulanger, 1983, 1991; Auger, 1993; Gaudin, 1993) e da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabr, 1999) perante as concepes institudas pela Teoria Geral da Terminologia (Wster, 1998)9 de que o termo era apenas um componente cognitivo, unvoco, monorreferencial, monossmico e monovalente, ganha fora a ideia de que os termos so, alm de unidades cognitivas, unidades lingusticas. Logo, se fortalece uma noo terminolgica que defende o texto e a comunicao especializada como o lugar em que as unidades lexicais especializadas esto inseridas. So, portanto, os habitat naturais das terminologias (Krieger, 2004), tanto que passaram a assumir um papel essencial nos estudos terminolgicos, na medida em que a priori termos e palavras no se distinguem.

A verso original foi publicada em 1979.

Mrcio Sales Santiago

101

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

Ante a esse novo entendimento de termo, as pesquisas que so fundamentadas pela Lingustica de cunho descritivo, assim como pelas teorias da Lingustica Textual, ganharam extraordinrio valor. Igualmente, os resultados obtidos por elas so de grande relevncia para os estudos terminolgicos. A incluso do paradigma lingustico-textual nos estudos terminolgicos indicou um enorme avano no processo de identificao do termo ao considerar, segundo Pearson (1998), o exame do contexto discursivo como recurso para o reconhecimento terminolgico de uma unidade lexical.

4.3 Parmetro da descrio de caractersticas

Este parmetro regido pela presena de caractersticas descritivas da comunicao em mbito especializado, as quais, segundo Krieger (2004, p. 335), vinculam-se ao espetacular desenvolvimento cientfico e tecnolgico atual, alm de outras estruturas lingusticas que contribuem para veicular o conhecimento especializado. Figuram, aqui, problemas como a identificao do incio e do fim de um termo. Isto significa delimitar as fronteiras semnticas e formais, de modo a distinguir o que termo do que no termo, e sim apenas sequncia discursiva ou enunciado livre. Vale dizer que o trabalho menos complexo em domnios estabelecidos ou cujo lxico composto por unidades formadas a partir de formantes greco-latinos, diferentemente da realidade por ns estudada. Encontramos tambm um grande nmero de compostos sintagmticos, os quais, segundo Alves (1990), so unidades que geralmente esto em processo de lexicalizao. Entre os padres mais recorrentes de combinatria sintagmtica, retiramos do corpus as unidades ambiente virtual de aprendizagem, postar mensagem, criar um frum e importar os arquivos. Ainda sobre o processo sintagmtico, Alves (ibidem, p. 55) afirma que o vocabulrio de uma tecnologia ou de uma cincia em formao condiciona o surgimento de unidades lexicais sintagmticas em que se observa o emprstimo de termos de disciplinas conexas. Alm de se encaixar perfeitamente nesta caracterstica, a EAD possui uma vocao de natureza interdisciplinar, razo pela qual compostos

Mrcio Sales Santiago

102

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

sintagmticos como base de dados e menu de navegao, provenientes da Informtica, adentram em seu lxico.

4.4 Parmetro da representatividade vs. frequncia

Em um levantamento de unidades lexicais, a frequncia um critrio determinante. No entanto, h de se fazer uma ressalva: ele no prioritrio ou decisivo quando se trata de uma anlise ou estudo de um lxico especializado. A frequncia , pois, um critrio importante quando se analisa o lxico comum, contudo, no lxico especializado, um item pode aparecer apenas uma vez no corpus e ser altamente representativo para a rea. A fim de tornar concreto esse raciocnio, tomamos como exemplo o item aprendizagem colaborativa, que mesmo sendo portador de um conceito fundamental para a rea da EAD, figura apenas uma vez no corpus constitudo para essa pesquisa. Tal fato demonstra claramente que termos considerados especficos, os quais preenchem os requisitos exigidos pelo parmetro da pertinncia temtica, so utilizados em contextos diferentes do qual estamos analisando. Dessa forma, em tutoriais de um ambiente virtual de aprendizagem como o Moodle-REGESD, percebemos que mais importante para os usurios do sistema que o conceito esteja presente, mesmo que a denominao no aparea ou aparea poucas vezes.

Consideraes Finais

Tencionamos com este artigo constituir um conjunto de especificaes que visam a orientar o reconhecimento do lxico da EAD. Tal composio se justifica por no mais haver rea tcnico-cientfica pura, isolada, com conhecimentos

compartimentados. No mundo atual, o conhecimento especializado se perfaz em diversas reas graas inter, multi e transdiciplinaridade presente na(s) cincia(s). Atentamos para esta realidade no domnio da EAD, por percebemos que muitos termos que circulam neste domnio so oriundos, principalmente, da Educao presencial e da Informtica. Assim, o estabelecimento de uma fronteira rgida entre o lxico especializado e o lxico geral trata-se apenas de um ideal proposto pelo paradigma terminolgico

Mrcio Sales Santiago

103

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

clssico, que cai por terra a partir do instante em que se encara o lxico como um todo, levando-se em conta o texto, o qual exerce o papel de ativador do valor especfico que a unidade tem dentro do discurso especializado. Em concluso, oportuno mencionar que a separao dos parmetros de reconhecimento feita por ns apenas de carter terico-metodolgico, pois os traos caractersticos no se concentram apenas em um ou em outro parmetro descrito, mas dispersos em diferentes patamares, seja no aspecto lexical, semntico, textual, pragmtico e at mesmo nas marcas grficas. Estes graus no so isolados, mas se combinam e se entrecruzam no arranjo da linguagem especializada, que s tem existncia na situao real de comunicao, aqui representada pelos tutoriais (texto especializado) e pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle-REGESD (cenrio comunicativo). Por fim, importante dizer que o reconhecimento condio sine qua non para o trabalho com o lxico especializado, pois a partir dele que emana um conjunto de aes que sero viveis para a anlise lingustica, prxima etapa de nossa pesquisa.

Referncias Bibliogrficas ALVES, I. M. Neologismo: criao lexical. So Paulo: tica, 1990. AUGER, P. Pour un modle variationniste de limplantation terminologique dans les entreprises au Qubec. In: Colloque sur la problmatique de lamnagement linguistique (enjeux thoriques et pratiques), 1993, Qubec, Actes... Qubec: OLF, Universit du Qubec, 1993. p. 483-493. BIDERMAN, M. T. C. O conhecimento, a terminologia e o dicionrio. Cincia e Cultura, v. 58, p. 35-37, 2006. BIDERMAN, M. T. C. As cincias do lxico. In: OLIVEIRA, A. M. P. P. de; ISQUERDO, A. N. (Orgs.). As cincias do lxico: lexicologia, lexicografia e terminologia. v. 1. Campo Grande: Editora da UFMS, 1998. p.11-20. BOULANGER, J. C. Une lecture socioculturelle de la terminologie. Cahiers de Linguistique Sociale, n. 18, p. 13-30, 1991. BOULANGER, J. C. Synonymie, nonymie et normalisation en terminologie. In: COLLOQUE INTERNATIONAL DE TERMINOLOGIE, 1983, Qubec, Actes... Qubec: Universit Laval, GIRSTERM, 1983. p. 311-327.

Mrcio Sales Santiago

104

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

CABR, M. T. La terminologa: representacin y comunicacin. Barcelona: IULA/Universitat Pompeu Fabra, 1999. CABR, M. T. Terminologie et dictionnaires. Meta, n. 4, v. 39, p. 590-597, 1994. FRANCO, S. R. K. (Org.). Educao a distncia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2004. GAUDIN, F. Socioterminologie: des problmes semantiques aux pratiques institutionnelles. Rouen: Publications de lUniversit de Rouen, 1993. KRIEGER, M. G. Divulgao cientfica e terminologia. In: V Simpsio Internacional de Estudo de Gneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Educs, 2009. p. 1-11. 1 CD-ROM. KRIEGER, M. G. Do reconhecimento de terminologias: entre o lingustico e o textual. In: ISQUERDO, A. N.; KRIEGER, M. G. As cincias do lxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. v. 2. UFMS/UFRGS: Campo Grande/Porto Alegre, 2004. p. 327-339. KRIEGER, M. G.; MACIEL, A. M. B.; FINATTO, M. J. B. Terminografia das leis do meio ambiente: princpios terico-metodolgicos. TradTerm, So Paulo, v. 6, p. 143169, 2000. LITWIN, E. Das tradies virtualidade. In: ______ (Org.). Educao a distncia: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001. MACIEL, A. M. B. Pertinncia pragmtica e nomenclatura de um dicionrio terminolgico. In: KRIEGER, M. G; MACIEL, A. M. B. (Orgs.). In: Temas de terminologia. Porto Alegre/So Paulo: UFRGS/Humanitas/USP, 2001. p. 275-284. MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EAD: a educao a distncia hoje. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. MOODLE REGESD. Ambiente virtual de aprendizagem da Rede Gacha de Ensino Superior a Distncia. Disponvel em: <http://www.regesd.tche.br>. Acesso em: abr. 2010. PEARSON, J. Terms in context. Amsterdam: John Benjamins, 1998. POLGURE, A. Lexicologie et smantique lexicale: notions fondamentales. Montral: Universit de Montral, 2003.

Mrcio Sales Santiago

105

DOMNIOS DE LINGU@GEM Revista Eletrnica de Lingustica (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) Volume 5, n 2 2 Semestre 2011 - ISSN 1980-5799

SAGER, J. C. Curso prctico sobre el procesamiento de la terminologa. Madrid: Fundacin Germn Snchez Ruiprez/Pirmide, 1993. WSTER, E. Introduccin a la teora general de la terminologa y a la lexicografa terminolgica. Barcelona: IULA/Universitat Pompeu Fabra, 1998.

Mrcio Sales Santiago

106

Anda mungkin juga menyukai