Anda di halaman 1dari 83

LEI COMPLEMENTAR N 3.673, DE 24 DE JUNHO DE 1991.

Estabelece o Estatuto que institui e regula o Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos do Municpio de Caxias do Sul e d outras providncias. ATUALIZADA at a LC 374, de 15 de dezembro de 2010 O Poder Legislativo aprovou e eu sanciono a seguinte Lei. TTULO I DO REGIME JURDICO NICO CAPTULO II DO PROVIMENTO Seo IX Do Estgio Probatrio Art. 42. Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio, por um perodo de dois (2) anos, durante o qual a aptido e a capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo, observado os seguintes fatores: I assiduidade; II disciplina; III capacidade de iniciativa; IV produtividade; V responsabilidade; VI idoneidade moral; VII dedicao ao servio; VIII eficincia; IX pontualidade. (Redao original) Art. 42. Ao entrar em exerccio o servidor nomeado para cargo de provimento efetiv o ficar sujeito a estgio probatrio por um perodo de trs anos, durante o qual sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao no desempenho do cargo, observados os seguintes f atores: (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) I -assiduidade; (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) II -pontualidade; (Inciso renumerado de IX para II pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998)

III -disciplina; (Inciso renumerado de II para III pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) IV -relacionamento interpessoal; (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) V -responsabilidade; (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) VI -produtividade; (Inciso renumerado de IV para VI pela Lei Complementar n 78, d e 30 de dezembro de 1998) VII -dedicao ao servio; (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) VIII -eficincia; (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) IX -iniciativa. (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 132, de 19 de maro de 20 01)

Art. 43. O rgo a que esteja afeta a colocao do servidor indicar a lotao do estagirio, atendendo, sempre que possvel, relao entre as tendncias por ele demonstradas e as atividades da repartio. Art. 44. O estagirio ser submetido a intensivo treinamento, sob a orientao e responsabilidade do rgo de recursos humanos, incluindo-se nele o conhecimento das tarefas que lhe caibam e das finalidades da repartio em que for lotado. (Redao original) Art. 44. O rgo onde o estagirio estiver lotado deve orient-lo e acompanh-lo no exerccio de suas funes, bem como instrumentaliz-lo quanto s disposies legais e proporcionar-lhe o aperfeioamento profissional necessrio para o desempenho do carg o. (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de1998) Art. 45. A aferio peridica e final dos requisitos do estgio probatrio, incluindo o aproveitamento verificado na fase de treinamento, ser feita pelo rgo competente nos termos do regulamento, a ser elaborado por comisso paritria, com a participao dos servidores municipais. 1 O resultado positivo ou negativo do estgio dever ser apurado at o dcimo oitavo (18) ms, servindo o perodo restante para a aferio final. 2 Para confirmao do servidor no cargo, ser necessrio que o conceito final, traduzido numericamente, seja superior a dois teros (2/3) do grau mximo, computando-se pelo duplo para os requisitos de dedicao ao servio e eficincia. 3 Verificado, em qualquer fase do estgio, seu resultado, totalmente insatisfatrio, ser processada de imediato a exonerao do servidor do cargo. 4 A aferio final, incluindo o relatrio circunstanciado ou o processo de exonerao previsto no pargrafo anterior, ser submetida ao rgo central de pessoal, at sessenta (6) dias antes da concluso do estgio. (Redao original) Art. 45. As aferies peridicas e final dos requisitos do estgio probatrio sero realizadas pelo rgo competente, nos termos do regulamento elaborado por comisso par

itria. (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998)

1 Para confirmao do servidor no cargo, ser necessrio que o conceito final, traduzido numericamente, seja igual ou superior a dois teros do grau mximo, em cada um dos f atores de avaliao. (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) 2 Verificado, em qualquer fase do estgio, resultado totalmente insatisfatrio, o titular do rgo encaminhar o servidor para exonerao. (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998; pargrafo revogado pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) 3 O servidor no aprovado em estgio probatrio ser exonerado ou reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, se era estvel. (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) 4 Nos casos de afastamento decorrentes das disposies legais, superiores a trinta dias, fica protelada sua avaliao no estgio probatrio por igual perodo, exceto por acidente em servio, por molstia profissional ou agresso no provocada no exerccio da funo. (Redao dada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998)

4 Nos casos de afastamento decorrentes das disposies legais, superiores a 30 (trint a) dias, fica protelada sua avaliao no estgio probatrio por igual perodo. (Redao dada pel Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) 5 O servidor em estgio probatrio no pode ser cedido ou colocado disposio de outros rgos pblicos ou entidades. (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998)

6 Quando o servidor em estgio probatrio for designado para desempenhar cargo em comisso ou funo gratificada, a aferio fica protelada por igual perodo. (Pargrafo acres ido pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) Art. 45-A. Ser exonerado o servidor que, no perodo de seu estgio probatrio, apresent ar qualquer das seguintes situaes: (Artigo acrescido pela Lei Complementar n 374, de 1 5 de dezembro de 2010) I -ao final do processo, quando verificar-se que o servidor no atingiu a pontuao to tal mnima para aprovao em qualquer dos fatores de avaliao; (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010)

II -a qualquer momento, quando for constatada a impossibilidade matemtica de atin gir a pontuao mnima at a quinta avaliao; (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 374, de 1 de dezembro de 2010) III -a qualquer momento, quando verificar-se que o servidor avaliado obteve a no ta mnima em todos os fatores de avaliao, em duas avaliaes consecutivas ou intercaladas; (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010)

IV -a qualquer momento, quando o servidor apresentar, por qualquer meio, no desempenho de suas funes, atitudes ou resultados absolutamente insatisfatrios para o exerccio do cargo, sendo-lhe oportunizada ampla defesa; ou (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010)

V -a qualquer momento, quando o nmero de faltas injustificadas do servidor ultrap assar 30 (trinta) dias, consecutivos ou no, durante 1 (um) ano. (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) Art. 45-B. Durante o Estgio Probatrio o servidor no poder gozar de licena para: (Artigo acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) I -tratar de interesses particulares; e (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) II -acompanhar cnjuge. (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) Art. 45-C. O julgamento dos recursos interpostos nos processos de avaliao de estgio probatrio, dirigidos ao Prefeito, poder ser delegado ao Procurador-Geral do Municpi o. (Artigo acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) Art. 46. O servidor dever cumprir o estgio probatrio no exerccio do cargo para o qua l foi nomeado em carter efetivo. Art. 47. Se a aferio for conhecimento desta deciso no prazo de dez (10) dias, disposto no 3 do artigo contrria a permanncia do servidor, dar-se-lhe- para efeito de apresentao de defesa escrita, nos termos do regulamento, sem prejuzo do 45. (Redao original)

Art. 47. O estagirio pode apresentar defesa por escrito, se discordar das aferies peridicas e/ou resultado final, no prazo de dez dias, a contar da notificao. (Redao d ada pela Lei Complementar n 78, de 30 de dezembro de 1998) Seo X Da Reintegrao Art. 48. A reintegrao, que decorrer de deciso administrativa ou judicial, o reingres so no servio pblico municipal de servidor demitido ou exonerado, com ressarcimento do prejuzo correspondente s vantagens ligadas ao cargo. Art. 49. O servidor reintegrado ter direito ao cargo que ocupava anteriormente ou ao tratamento dispensado aos demais ocupantes da categoria funcional, respeitadas a s mesmas condies que lhes foram estabelecidas. Pargrafo nico. Reintegrado o servidor mas no existindo vaga, aquele que lhe houver ocupado o cargo ser exonerado ou, se ocupava outro cargo, a este reconduzido, sem direito indenizao ou, ainda, posto em disponibilidade remunerada. Seo XI

Da Cauo Art. 50. O servidor nomeado para cargo cujo provimento, por prescrio legal ou regulamentar, exija cauo como garantia, no poder entrar em exerccio sem a prvia satisfao dessa exigncia. 1 A cauo poder ser feita por uma das modalidades seguintes:

a) depsito em moeda corrente; b) garantia hipotecria; c) ttulos da Dvida Pblica da Unio, do Estado ou do Municpio, pelo valor nominal; d) aplice de seguro de fidelidade funcional, emitida por instituto oficial ou emp resa legalmente autorizada. 2 No caso de seguro, as contribuies referentes a prmio sero descontadas do servidor segurado, em folha de pagamento. 3 No poder ser autorizado o levantamento da cauo antes de tomadas as contas do servidor. 4 O responsvel por alcance ou desvio de material no ficar isento da ao administrativa ou criminal que couber, ainda que o valor da cauo seja superior ao montante do prejuzo causado. Seo XII Da Promoo Art. 51. As promoes obedecero s regras estabelecidas na lei que dispuser sobre os planos de carreira dos servidores municipais e do magistrio pblico municipal. TTULO III DO REGIME DE TRABALHO CAPTULO I DO HORRIO E DO PONTO Art. 71. O Prefeito determinar, quando no estabelecido em lei ou regulamento, o ho rrio de expediente das reparties, que ser nico para os servidores detentores de carga horr ia de trinta e trs (33) horas semanais e em turnos e plantes. Art. 72. O horrio normal de trabalho de cada cargo ou funo e o estabelecido na legislao especfica, no podendo ser superior a oito (8) horas dirias e a quarenta (40) horas semanais. Pargrafo nico. Considera-se como noturno o servio prestado entre dezenove (19) hora s de um dia e sete (7) horas do dia seguinte, computando-se cada hora como cinquen ta e dois minutos (52`) e trinta segundos (30``). Art. 73. Atendendo convenincia ou necessidade do servio, e mediante acordo escrito , poder ser institudo sistema de compensao de horrio, hiptese em que a jornada diria

poder ser superior a oito (8) horas, sendo o excesso de horas compensado pela cor respondente diminuio em outro dia, observada sempre a jornada mxima semanal. 1 O sistema de compensao de horas ser formalizado em livro de registro especfico para esse fim, no qual constar o nmero de horas trabalhadas a mais e, ao lado, o d ia e a forma de compensao. (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 98, de 7 de dezembro de 19 99) 2 O total de horas a serem compensadas no poder ultrapassar a cinco (5) dias de afastamento do servio. (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 98, de 7 de deze mbro de 1999) 3 O livro de horas creditadas e compensadas far parte da documentao oficial da secretaria de origem onde o servidor estiver lotado. (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 98, de 7 de dezembro de 1999) Art. 74. A frequncia do servidor ser controlada: I -pelo ponto; II -pela forma determinada, quanto aos servidores no sujeitos ao ponto. Pargrafo nico. Ponto o registro, mecnico ou no, que assinala o comparecimento do servidor ao servio e pelo qual se verifica, diariamente, a sua entrada e sada. Art. 75. Os Secretrios Municipais e titulares de Autarquias e Fundaes podero, atendendo natureza de determinados servios ou em circunstncias especiais, autoriza r horrio de trabalho diferente do normal para um dado rgo, para determinadas atividades ou mesmo para um servidor, desde que seja cumprido o nmero de horas semanais estabelecido. CAPTULO II DO SERVIO EXTRAORDINRIO Art. 76. A prestao de servio extraordinrio s poder ocorrer por expressa determinao da autoridade competente, mediante solicitao do chefe imediato do servido r, ou de ofcio, pelo Prefeito ou titular de Autarquia ou Fundao. 1 No servio extraordinrio noturno ser computado como hora cumprida o perodo de cinquenta e dois minutos (52`) e trinta segundos (30``). 2 vedado convocar servidor para prestar servio extraordinrio em nmero de horas semanais que excedam em cinquenta por cento (50%) do regime estabelecido para o respectivo cargo. 3 O servio extraordinrio legitima-se quando visa a substituir servidor legalmente afastado ou que faltou ao servio. 4 Salvo em casos excepcionais, devidamente justificados, no poder o trabalho extraordinrio exceder a duas (2) horas dirias e, neste caso, a prorrogao ser, no mximo

, de duas (2) horas dirias.

5 Ser punido o servidor que atestar falsamente a prestao de planto ou servio extraordinrio, bem como o que propuser ou permitir gratificao sob este ttulo por ser vio no realizado. 6 O servio extraordinrio, mediante acordo de compensao com folga, no ser remunerado. Art. 77. O servio extraordinrio poder ser realizado sob a forma de plantes para assegurar o funcionamento dos servios municipais. CAPTULO III DO REPOUSO SEMANAL Art. 78. O servidor tem direito a repouso remunerado, num dia a cada semana, preferencialmente aos domingos, bem como nos dias feriados civis e religiosos. 1 A remunerao do dia de repouso corresponder a um dia normal de trabalho. 2 Na hiptese de servidores com remunerao por produo, pea ou tarefa, a remunerao do repouso corresponder ao total da produo da semana, dividida pelos dias te is da mesma semana. 3 Consideram-se j remunerados os dias de repouso semanal do servidor mensalista ou quinzenalista, cujo vencimento remunera trinta (30) ou quinze (15) dias, respect ivamente. Art. 79. Perder a remunerao do repouso semanal obrigatrio o servidor que tiver faltado ao servio no caso do artigo 105, 2, deste Estatuto. Art. 80. Nos servios pblicos ininterruptos poder ser exigido trabalho nos dias feri ados civis e religiosos, hiptese em que as horas trabalhadas sero pagas com acrscimo de cem por cento (100%), salvo a concesso de outro dia de folga compensatria. CAPTULO IV DO REGIME ESPECIAL DE TRABALHO Art. 81. O servidor de provimento efetivo pode ser convocado a prestar servio em regime especial de trabalho por: I -tempo integral, quando o sujeitar a maior nmero de horas semanais do que a lei estabelecer para seu cargo; II -dedicao exclusiva, quando alm do tempo de servio integral, assim o exijam as condies especiais ligadas ao desempenho das atribuies inerentes ao cargo ou funo. Pargrafo nico. Somente podero ser convocados para regime de dedicao exclusiva os titulares de cargos para cujo provimento seja exigido curso de nvel superior. Art. 82. A convocao de servidor para regime especial de trabalho ser feita atravs de

portaria, expedida pela autoridade competente, mediante proposta fundamentada do titular da respectiva repartio, aps verificao das circunstncias que a exijam.

Pargrafo nico. Em qualquer tempo, a juzo da autoridade competente, a convocao do servidor para regime especial cessar quando: a) deixar de corresponder convenincia do servio; b) tornar-se desnecessrio ao servio; c) for requerido pelo interessado. Art. 83. O regime especial de trabalho prestado em dois (2) turnos dirios, correspondendo a quarenta e quatro (44) horas semanais quando se tratar de convo cao de servidor detentor de cargo cujo horrio normal de trabalho seja de trinta e trs (33 ) ou trinta e seis (36) horas semanais. 1 Somente podero ser convocados para regime especial de tempo integral os detentores de cargos cujos horrios normais de trabalho sejam os referidos no "cap ut" deste artigo. 2 A prestao de servios sob regime especial incompatvel com o exerccio cumulativo de outros cargos, exceto o de magistrio, desde que atendidas as condies constitucionais de acumulao e, em especial, a de compatibilidade de horrios e com f ruio de vantagem estatutria relativa ao servidor estudante. Art. 84. O servidor no far jus gratificao nos afastamentos de efetivo exerccio do cargo, exceto nos casos de: I -frias; II -casamento; III -luto; IV -servio eleitoral por prazo no excedente de trinta (30) dias, no perodo imediata mente anterior e subsequente s eleies; V -licena decorrente de acidente em servio, agresso no provocada ou de doena profissional; VI -tratamento de sade; VII -para repouso gestante, adotante e paternidade; VIII -licena-prmio; IX -provas escolares. Art. 85. O servidor que haja cumprido regime especial de trabalho durante oito ( 8) anos, consecutivos ou no, ter automaticamente alterado seu horrio de trabalho, passando a subordinar-se ao regime de convocao, salvo no caso em que requerer dispensa do reg ime.

Pargrafo nico. A alterao do horrio de trabalho, ressalvada a exceo deste artigo, vincula o servidor ao novo regime, assegurando-lhe a continuidade da gratificao co mo vantagem pessoal incorporada. Art. 86. Para incorporao do regime especial ser computado o tempo em que o servidor esteve no desempenho de funo gratificada ou cargo em comisso, desde que o exerccio d o regime especial tenha sido pelo prazo mnimo de cinco (5) anos, bem como contar par a os efeitos de incorporao da gratificao de funo. Pargrafo nico. No ser computado o tempo de desempenho de funo gratificada e cargo em comisso, para os fins de que trata o presente artigo, se j anteriormente aproveitado para fins de incorporao da vantagem, bem assim se concomitantemente prestao do servio em regime especial de trabalho. Art. 87. O regime de dedicao exclusiva obriga ao mximo de quarenta e quatro (44) horas semanais de trabalho, ficando o servidor proibido de exercer, cumulativame nte, outro cargo, funo ou atividade pblica ou privada, ainda que sob regime de contrato ou per misso, excetuando-se: I -o exerccio em rgo de deliberao coletiva, desde que relacionado com o cargo ou funo exercidos em regime de dedicao exclusiva; II -a participao em atividades didticas de seminrios, conferncias ou outras semelhantes, bem como a ministrao de ensino especializado em cursos de seleo e treinamento para servidores municipais ou magistrio, no interesse da Administrao; III -as atividades que, sem carter de emprego, se destinem difuso de ideias e conhecimentos, excludas as que prejudiquem a execuo das obrigaes inerentes ao regime de dedicao exclusiva. Art. 88. O regime de dedicao exclusiva somente vigorar a partir da assinatura do Te rmo de Compromisso em que o servidor declare vincular-se ao regime, obrigando-se a c umprir as condies inerentes ao mesmo. TTULO IV DOS DIREITOS E VANTAGENS CAPTULO III DAS VANTAGENS PECUNIRIAS Seo IV Dos Avanos, das Gratificaes e Adicionais Subseo I Dos Aumentos do Vencimento dos Avanos

Art. 118. Os cargos de provimento efetivo tero aumentos de vencimento de cinco po r cento (5%), denominados avanos, calculados sobre a referncia da classe promocional . 1 Excluem-se da base de clculo do avano os aumentos trienais anteriormente concedidos. 2 A cada trinio de servio pblico corresponder um avano, cuja concesso ser automtica. 3 Para fins de avano computar-se- integralmente o tempo de servio pblico municipal, inclusive o ficto, bem assim o federal e o estadual prestado Administrao Direta, Indireta e Fundacional. (Redao original) 3 Para fins de avanos computar-se- integralmente o tempo de servio pblico prestado Administrao Direta, Indireta e Fundacional do Municpio de Caxias do Sul, b em como Cmara de Vereadores. (Redao dada pela Lei Complementar n 328, de 9 de outubro d e 2009) Art. 119. Para efeito de concesso de avano no se considerar interrupo de atividade qualquer dos afastamentos do artigo 91. Pargrafo nico. A concesso de avano ser protelada na razo de: a) dez (10) dias por falta no justificada; b) trinta (30) dias por dia de suspenso ou multa; c) um (1) ano quando a penalidade for por prazo superior a cinco (5) dias. Art. 120. O servidor provido em outro cargo, na forma da lei, manter os avanos tri enais conquistados no cargo anterior, cujo clculo incidir sobre a referncia da classe pro mocional que passar a exercer.

Art. 121. Ao reunir o servidor a condio temporal para aposentadoria e possuindo vinte e cinco (25) anos de servio pblico municipal, ser-lhe-o concedidos dois (2) avanos, a contar da data do requerimento da aposentadoria, independente daqueles referidos pela legislao estatutria. (Artigo revogado pela Lei Complementar n 146, de 12 de julho de2001) Subseo II Das Vantagens Adicionais Art. 122. O servidor estvel, ao completar quinze (15) e vinte e cinco (25) anos de servio pblico, contado na forma deste Estatuto, passar a perceber, respectivamente, gratificao adicional de dezenove por cento (19%) ou trinta e cinco por cento (35%) sobre o vencimento, excludos deste os avanos trienais. Pargrafo nico. A gratificao de dezenove por cento (19%) cessar uma vez concedida a de trinta e cinco por cento (35%). (Redao original) Art. 122. O servidor estvel, ao completar 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) anos d e servio pblico prestado Administrao Direta, Indireta e Fundacional do Municpio de Caxias do Sul, bem como Cmara de Vereadores, contado na forma deste Estatuto, passar a perceber, respectivamente, gratificao adicional de 19% (dezenove por cento) ou 35% (trinta e cinco por cento) sobre o vencimento, excludos deste os avanos trienais. (Redao dada pela Lei Complementar n 328, de 9 de outubro de 2009) Pargrafo nico. A gratificao de 19% (dezenove por cento) cessar uma vez concedida a de 35% (trinta e cinco por cento). (Redao dada pela Lei Complementar n 328, de 9 de outubro de 2009) Art. 123. No caso de acumulao remunerada, ser considerado para efeito de gratificao adicional o tempo de servio prestado em cada cargo isoladamente. Subseo III Do Adicional por Regime Especial de Trabalho Art. 124. O servidor convocado para regime especial de trabalho perceber um adici onal sobre sua remunerao, calculado nas seguintes bases: I -cinquenta por cento (50%), para o regime de tempo integral; II -sessenta por cento (60%), para o regime de dedicao exclusiva. Art. 125. Sobre o adicional por regime especial de trabalho no incidiro quaisquer outros acrscimos pecunirios. Subseo IV Da Gratificao de Funo Art. 126. A gratificao de funo ser percebida cumulativamente com o vencimento ou com o provento do servidor em disponibilidade.

Art. 127. O servidor detentor de cargo de provimento efetivo que tenha permanecido durante cinco (5) anos consecutivos no desempenho de cargo

em comisso, funo gratificada ou ambos ter incorporada ao vencimento, para todos os efeitos legais, a vantagem de cunho pessoal, na forma das alneas a e b do 1, deste artigo. (Artigo revogado pela Lei Complementar n 163, de 20 de dezembro de 2001) Art. 127. O servidor detentor de cargo de provimento efetivo que tenha permaneci do durante cinco anos consecutivos no desempenho de cargo em comisso, funo gratificada , ou ambos, ter incorporada ao vencimento, para todos os efeitos legais, a vantagem de cunho pessoal, na forma da alnea a do 1 deste artigo. (Redao dada pela Lei Complementar n 1 63, de 20 de dezembro de 2001) 1 O servidor efetivo e que houver exercido cargo em comisso, funo gratificada, ou ambos, por dois anos, ter adicionada a importncia equivalente a vinte por cento (2 0%): a) do valor da funo gratificada; (Alnea revogada pela Lei Complementar n 163, de 20 de dezembro de 2001) a) do valor equivalente funo gratificada de mesmo nmero; (Redao dada pela Lei Complementar n 163, de 20 de dezembro de 2001) b) do valor correspondente diferena entre o padro do cargo de provimento efetivo e do cargo em comisso. 2 A cada dois (2) anos excedentes no exerccio de cargo em comisso, funo gratificada, ou ambos, corresponder novo acrscimo, no mesmo percentual, sobre os valores previstos nas alneas a e b do pargrafo anterior, ou do artigo 70, at o mximo de cem por cento (100%) (Pargrafo revogado pela Lei Complementar n 163, de 20 de dezembro de 2001) 2 A cada dois anos excedentes no exerccio de cargo em comisso, funo gratificada, ou ambos, corresponder novo acrscimo, no mesmo percentual, sobre o valor previsto na alnea a do pargrafo anterior. (Redao dada pela Lei Complementar n 163, de 20 de dezembro d e 2001) 3 Se mais de um cargo em comisso ou funo gratificada tiver o servidor exercido, servir de base de clculo o de mais elevado valor, desde que nele tenha permanecido, no mnimo, por dois (2) anos. (Pargrafo revogado pela Lei Complementar n 163, de 20 de dezembro de 2001) 3 Se mais de um cargo em comisso ou funo gratificada tiver o servidor exercido, servir de base de clculo o valor exercido equivalente funo gratificada correspondent e, desde que nele tenha permanecido, no mnimo, por dois anos. (Redao dada pela Lei Complementar n 163, de 20 de dezembro de 2001) 4 Computar-se-o, para todos os efeitos legais, as permanncias j ocorridas nos cargos em comisso e funes gratificadas, ou ambos, vista de seus assentamentos funcionais. 5 O servidor no gozo da vantagem prevista neste artigo nada perceber pelo exerccio de funo gratificada ou cargo em comisso de nvel equivalente quele que incorporou ao vencimento, tendo direito diferena quando vier a desempenhar outro posto mais ele

vado. 6 O servidor beneficiado por este artigo no pode se eximir, sem justo motivo, ao desempenho de funo que lhe seja atribuda, desde que compatvel com a incorporada.

Art. 128. Fica assegurado ao servidor o direito de incorporar as gratificaes espec iais, de smbolos GE-1 e GE-2, criadas pela Lei n 2.157, de 19 de dezembro de 1973. 1 A incorporao de que cuida o "caput" deste artigo se processar na forma regrada pelo artigo 127 deste Estatuto. 2 Para efeitos de incorporao computam-se as permanncias ocorridas nas funes gratificadas, nos cargos em comisso e no desempenho de funes, mediante a percepo de gratificao especial de smbolos GE-1 e GE-2. 3 As gratificaes especiais de smbolos GE-1 e GE-2, para fins e efeitos de tabela de pagamento, correspondem, atualmente, s funes gratificadas de padres FG-3 e FG-4, respectivamente. Art. 129. A vantagem incorporada ao vencimento do servidor, nos termos desta Sub seo, no poder ser absorvida em virtude de aumento ou alteraes posteriores no plano de pagamento. Subseo V Das Gratificaes por Atividades Especiais

Art. 130. Sero arbitradas pelo Prefeito, quando no previstas em lei ou regulamento , as gratificaes relativas participao em rgo de deliberao coletiva de carter permanente concedidas a ttulo de representao. Pargrafo nico. A gratificao por trabalho tcnico especializado ou cientfico, de utilidade para a Administrao e que no constitua atribuio de cargo provido ou de rgo municipal, ser tambm arbitrada pelo Prefeito e paga aps a sua concluso. Art. 131. Sero arbitradas pelo Prefeito Municipal as gratificaes devidas ao servidor pelo desempenho de atribuies de auxiliar, fiscal, membro de comisso de concurso ou de banca examinadora e auxiliar ou instrutor de curso de aperfeioamento funcional. (Redao original) Art. 131. Fica instituda a concesso de gratificao pelo desempenho da atribuio de fiscal, integrante de comisso executiva ou de banca examinadora de concurso pblico para provimento de cargos efetivos. (Redao dada pela Lei Complementar n 259, de 14 de ju lho de 2006) 1 Os servidores efetivos faro jus a: (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 259 , de 14 de julho de 2006) I -dez por cento (10%) do vencimento base do padro um (01), por turno trabalhado, quando atuarem como fiscais; (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) II -cem por cento (100%) do vencimento base do padro quatorze (14) quando integra rem a comisso executiva, cabendo ao presidente da comisso um acrscimo de dez por cento (10%)

do vencimento base do padro quatorze (14); e (Inciso acrescido pela Lei Complemen tar n 259, de 14 de julho de 2006)

III -sessenta por cento (60%) do vencimento base do padro quatorze (14) quando integrarem a banca examinadora. (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) 2 A comisso executiva ser composta de: (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) I -trs (03) servidores efetivos: para o concurso pblico com at cinco (05) cargos, especializaes ou reas de atuao; ou (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 259, de 1 4 de julho de 2006) II -cinco (05) servidores efetivos: para o concurso pblico com mais de cinco (05) cargos, especializaes ou reas de atuao. (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 259, de 14 d e julho de 2006) 3 O nmero de fiscais e de integrantes da banca examinadora ser de acordo com o nmero de candidatos inscritos ou classificados para a fase da prova de ttulos, com condies para que se possa cumprir todas as normas pertinentes legalidade do concurso pbli co. (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) Art. 131-A. Fica instituda a concesso de gratificao pelo desempenho da atribuio de instrutor ou palestrante de curso ou palestra com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento e qualificao profissional dos servidores pblicos municipais. (Artigo acrescido pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) 1 Os servidores efetivos que atuarem como instrutores faro jus a: (Pargrafo acresci do pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) I -dez por cento (10%) do vencimento base do padro um (01), por hora, se o curso for realizado fora do horrio de trabalho do instrutor; ou (Inciso acrescido pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) II -cinco por cento (5%) do vencimento base do padro um (01), por hora, se o curs o for realizado dentro do horrio de trabalho do instrutor. (Inciso acrescido pela Lei C omplementar n 259, de 14 de julho de 2006) 2 Os servidores efetivos que atuarem como palestrantes faro jus a: (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) I -trinta por cento (30%) do vencimento base do padro um (01), por palestra, se a mesma for realizada fora do horrio de trabalho do palestrante; ou (Inciso acrescido pel a Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) II -quinze por cento (15%) do vencimento base do padro um (01), por palestra, se

a mesma for realizada dentro do horrio de trabalho do palestrante. (Inciso acrescid o pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006) 3 Os instrutores ou palestrantes s se enquadraro nas disposies contidas no caput quando o curso ou palestra no tiver relao com as atribuies normais de seus cargos, fu nes gratificadas ou cargos em comisso em que estejam investidos, bem como as comisses ou conselhos que venham integrar. (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 259, de 14 de julho de 2006)

Subseo VI Das Gratificaes dos Especialistas de Classe Especial do Magistrio Art. 132. Pelo exerccio de magistrio em classe de alunos excepcionais -classe espe cial o professor perceber um gratificao mensal, de cinquenta por cento (50%), a ser calc ulada sobre o vencimento bsico do Grau I. 1 O professor ou professora que trabalhe no atendimento de excepcionais poder , a pedido, aps vinte e cinco (25) ou vinte (20) anos, respectivamente, de efetivo ex erccio em regncia de classe, completar seu tempo de servio em outras atividades pedaggicas no ensino pblico municipal, as quais sero consideradas como de efetiva regncia. 2 A gratificao concedida ao servidor pblico municipal designado exclusivamente para exercer atividades no atendimento a deficientes, superdotados ou talentosos , ser incorporada ao vencimento aps percebida por cinco (5) anos consecutivos ou dez (1 0) intercalados. 3 O professor beneficiado com a incorporao de que trata este artigo no poder se eximir, sem justo e aceito motivo, ao desempenho do magistrio em classes de aluno s excepcionais. 4 A cada cinco (5) anos de efetivo exerccio em classe especial, o professor poder pedir afastamento dela pelo perodo de um (1) ano, sem prejuzo das vantagens previs tas nesta Lei, proibida a acumulao de perodos. Durante o afastamento o professor ser designado para exercer funes na escola, inclusive em classe regular, devendo retornar classe espe cial expirado o perodo de afastamento. Art. 133. A atividade em classe especial ser exercida pelo professor que possuir habilitao especfica e/ou curso de especializao para ensino especial, com mais de trez entas (300) horas-aula, ministrado por instituio pblica ou privada oficial, atendidos mai s os seguintes requisitos: I -ter, no mnimo, dois (2) anos de regncia de classe em curso regular; II -ser professor de 1 a 4 srie e habilitao com curso de especializao. III -apresentar condies de personalidade adequada ao tipo de atividade a desenvolv er, comprovadas mediante seleo psicotcnica, procedida pelo rgo dirigente. 1 Classe especial a que agrupa alunos excepcionais, para o desenvolvimento de currculos adequados s diversas categorias e graus de excepcionalidade. 2 Aluno excepcional o super ou subdotado que, fsica, sensorial, emocional e socialmente se desvia do tipo normal em grau que necessite de tratamento especia

l para obter-se o mximo de sua potencialidade. Subseo VII Da Gratificao Natalina Art. 134. A gratificao natalina, ou dcimo terceiro (13) salrio, ser paga com base na remunerao integral ou no valor do provento do aposentado, vigentes no ms de dezembro.

1 O pagamento da gratificao natalina, tambm chamada dcimo terceiro (13) salrio, ser efetivado at o dia vinte (20) de dezembro, garantindo ao servidor que o requerer, entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, recebimento de adiantamento de at a metade do dcimo terceiro (13) salrio, num prazo de trinta (30) dias contado a partir de protocolado o requerimento. 2 O pagamento devido ser calculado proporcionalmente ao tempo de efetivo exerccio. (Redao original) Art. 134. A gratificao natalina ou 13 (dcimo terceiro) salrio, ser paga com base na remunerao integral ou no valor do provento do aposentado, vigentes no ms de dezembr o, exceto referente ao servio extraordinrio. (Redao dada pela Lei Complementar n 328, de 9 de outubro de 2009) 1 O pagamento da gratificao natalina, tambm chamada 13 (dcimo terceiro) salrio, ser efetivado at o dia 20 (vinte) de dezembro, garantindo ao servidor que o requer er, entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, recebimento de adiantamento de at a me tade do 13 (dcimo terceiro) salrio, num prazo de 30 (trinta) dias contado a partir de proto colado o requerimento. (Redao dada pela Lei Complementar n 328, de 9 de outubro de 2009) 2 O pagamento devido ser calculado proporcionalmente ao tempo de efetivo exerccio. (Redao dada pela Lei Complementar n 328, de 9 de outubro de 2009) 3 O pagamento devido a ttulo de servio extraordinrio na gratificao natalina ser efetuado pela mdia anual das horas prestadas. (Pargrafo acrescido pela Lei Complem entar n 328, de 9 de outubro de 2009) SUBSEO VIII DO ABONO FAMILIAR Art. 135. Ao servidor ou aposentado ser concedido abono familiar, na razo de cinco por cento (5%) do menor padro bsico do sistema classificado, pelos seguintes dependentes: I filhos menores de dezoito (18) anos; II filhos invlidos de qualquer idade, quer seja total ou parcial sua incapacidade para o exerccio de atividade remunerada; III filhos estudantes que frequentam curso de grau mdio, regular ou preparatrio e superior, em estabelecimento de ensino pblico ou particular, desde que no exeram atividades remuneradas, at a idade de vinte e quatro (24) anos; IV esposa, durante a manuteno da sociedade conjugal, desde que no seja ela servidora pblica ativa ou aposentada. 1 Por beneficirio invlido, assim definido no inciso II desde artigo, o abono ser pago pelo triplo. 2 Compreendem-se neste artigo os filhos de qualquer condio, os tutelados e os menores que, mediante autorizao judicial, estejam submetidos guarda do servidor. 3 So condies para percepo do abono: I -que as pessoas relacionadas neste artigo vivam efetivamente s expensas do servidor ou aposentado; II -que a invalidez de que trata o inciso II deste artigo seja comprovada mediante inspeo pelo rgo competente do Municpio. 4 No caso de ambos os cnjuges serem servidores pblicos municipais, o

direito de um no exclui o direito do outro. 5 Se no viverem em comum, o abono ser concedido unicamente ao que tiver dependentes sob sua guarda e s suas expensas ou, se ambos tiverem, a um e a outro, de acordo com a respectiva distribuio.

6 Quando os filhos do servidor ou aposentado estiverem, mediante autorizao judicial, sob a guarda e manuteno de outra pessoa, a esta ser pago o abono familiar. Art. 136. Para cargo exercido em acmulo no ser devido abono familiar. Art. 137. A verificao das condies estabelecidas para percepo do abono tambm ter por base as declaraes do servidor, devidamente comprovadas, ficando este, disciplinar e criminalmente, responsvel pelas falsidades porventura constantes em tais declaraes, alm de ser obrigado devoluo das quantias ilegalmente recebidas. 1 As declaraes e provas referidas neste artigo sero produzidas perante o rgo central de pessoal e renovadas, anualmente, as que por sua natureza dependerem de comprovao peridica, mediante intimao pessoal pela Secretaria Municipal da Administrao (SMA), ou rgo equivalente. 2 Qualquer alterao, relativamente aos dependentes, que resulte em reduo do abono familiar, dever ser comunicada ao rgo central de pessoal dentro do prazo de quinze (15) dias da data em que a alterao tenha ocorrido, sob pena de sanes legais. Art. 138. A concesso do abono retroagir at o mximo de seis (6) meses da data da comprovao de dependncia. Art. 139. O abono familiar no sofrer qualquer reduo por motivo de faltas ao servio ou de comprimento de pena disciplinar de suspenso ou multa, no estar sujeito a imposto ou taxa, nem servir para clculo de qualquer contribuio, ainda que para fins de previdncia social. (Subseo revogada pela Lei Complementar n 146, de 12 de julho de 2001) Subseo IX Do Adicional por Servio Noturno Art. 140. Ao servidor convocado para prestar servio noturno ser atribudo adicional de vinte por cento (20%) sobre a remunerao diria normal. Pargrafo nico. O adicional noturno ser incorporado ao vencimento do servidor que o haja cumprido durante oito (8) anos, consecutivos ou no, sendo automaticamente al terado seu horrio normal de trabalho, passando a subordinar-se ao regime de convocao, salvo no caso em que requerer dispensa do mesmo. Subseo X Do Adicional por Planto ou Servio Extraordinrio Art. 141. O servidor convocado para prestao de planto ou servio extraordinrio perceber um adicional correspondente retribuio devida pelo trabalho cumprido em horr io normal, acrescida, no mnimo, de cinquenta por cento (50%). 1 O adicional ser pago por hora de trabalho efetivamente realizado. 2 O planto ou servio extraordinrio noturno ter sua contraprestao calculada observado o disposto no artigo 140, sem prejuzo do acrscimo estabelecido neste art igo. 3 Para atividades essenciais ser expedido o respectivo regulamento, atendidos os ndices mnimos de contraprestao aqui estabelecidos.

Art. 142. vedado o pagamento de adicional de planto ou servio extraordinrio no prestado, com o objetivo de remunerar outros servios ou encargos.

Pargrafo nico. O servidor que o perceber indevidamente ser obrigado a restitu-lo de uma s vez. Subseo XI Da Gratificao pelo Exerccio de Atividades Penosas, Insalubres, Perigosas e de Difcil Acesso Art. 143. Os servidores que exercerem suas atividades em contato com explosivos ou materiais inflamveis, em condies de periculosidade, tero direito a uma gratificao adic ional de trinta por cento (30%) sobre o vencimento bsico que perceberem. Art. 144. Consideram-se como condies de periculosidade os riscos a que esto exposto s os servidores: I -decorrentes do transporte, da carga e descarga de inflamveis ou material explo sivo; II -dos servios de manuteno e operao em que o servidor permanea em contato com inflamveis ou explosivos, em recinto onde estes so armazenados e manipulados ou em veculos em que so transportados. Art. 145. considerado como risco de vida a execuo de trabalho com substncia explosiva ou que, sendo combustvel, se inflama ao mais rpido contato de uma chama. Art. 146. Contato permanente o resultante da prestao de servios no eventuais, com inflamveis ou explosivos, em condies de periculosidade. Art. 147. Periculosidade com inflamvel ou explosivo, em qualquer operao, o risco inerente ao trabalho no eventual com aqueles agentes. Art. 148. A gratificao referente s atividades em contato permanente com explosivos ou materiais inflamveis, em condies de periculosidade, s ser devida enquanto perdurar a execuo dos servios pelo servidor, nas condies dos artigos 146 e 147. Art. 149. Sero consideradas atividades e operaes insalubres, enquanto no se verifica r a inteira eliminao das causas da insalubridade, aquelas que, por sua prpria natureza, condies ou mtodos de trabalho, expem os servidores a agentes fsicos, qumicos ou biolgicos noc ivos e que possam produzir doenas e constem dos quadros aplicados pelas Leis Trabalhis tas vigentes ou legislao posterior que os alterem ou modifiquem. 1 A caracterizao qualitativa ou quantitativa, quando for o caso, da insalubridade e os meios de proteo dos servidores, sendo levado em conta o tempo de exposio aos efeitos insalubres, sero determinados pela Biometria Mdica do Municpio ou mediante convnio n este sentido, observado em sua atuao, inclusive quanto aos quadros de atividades e oper

aes insalubres e s normas para sua caracterizao, a legislao aplicada aos empregados regid os pelas Leis Trabalhistas, vigentes ou posteriores, que a atualize ou modifique. 2 A eliminao ou reduo de insalubridade poder ocorrer, segundo o caso, pela aplicao de medidas de proteo coletiva ou recursos de proteo individual. Art. 150. Os graus de insalubridade, para efeito de gratificao, calculados sobre o valor do menor padro de vencimento, para os trabalhos considerados insalubres, so:

I -grau 1, grau mximo; II -grau 2, grau mdio; III -grau 3, grau mnimo. 1 Os graus mximo, mdio e mnimo, tero como base o menor padro de vencimento, do quadro de provimento efetivo e sero de quarenta por cento (40%), vinte por cen to (20%) e dez por cento (10%), respectivamente. 2 Se as condies do local e dos modos de operar se modificarem pela proteo dada e forem de maneira que faam desaparecer as causas de insalubridade, a gratificao ser eliminada. Art. 151. Os efeitos pecunirios, inclusive adicionais decorrentes do trabalho nas condies de insalubridade ou periculosidade, atestados, sero devidos a contar da dat a do pedido administrativo. Pargrafo nico. Enquanto no forem eliminadas suas causas, o exerccio de atividades ou operaes insalubres assegurar a percepo de adicionais. Art. 152. No caso de incidncia de mais de um fator de insalubridade, ser considera do o de mais elevado grau, vedada a percepo cumulativa. Art. 153. Nas atividades e operaes insalubres ser obrigatrio o exame mdico peridico dos servidores, de seis (6) em seis (6) meses. Pargrafo nico. Os exames mdicos devero investigar a capacidade fsica do servidor para a funo que exerce ou venha a exercer. Art. 154. Os servidores que exercerem suas atividades em contato permanente com servios de eletricidade, em condies de periculosidade, tero direito a uma gratificao d e trinta por cento (30%) sobre o vencimento bsico que perceberem. Art. 155. Consideram-se como condies de periculosidade aquelas fundadas na Lei Federal n 7.369, de 20 de setembro de 1985, ou superveniente, que a altere, modif ique ou regulamente. Art. 156. exclusivamente suscetvel de gerar direito percepo de adicional de periculosidade o exerccio das atividades identificadas na legislao federal j referid a, desde que o servidor, independentemente do cargo ou funo, permanea habitualmente em rea de risco, executando ordens, e em situao de exposio contnua, caso em que o pagamento da gratificao incidir sobre o vencimento bsico que perceber. 1 O ingresso ou a permanncia eventual em rea de risco no gera direito a gratificao de periculosidade. 2 So equipamentos ou instalaes eltricas em situao de risco aqueles cujo contato fsico ou exposio aos efeitos da eletricidade possa resultar incapacitao, invalidez pe rmanente

ou morte.

Art. 157. Cessado o exerccio da atividade ou eliminado o risco, o adicional de periculosidade deixar de ser pago. Pargrafo nico. A caracterizao do risco ou da sua eliminao far-se- atravs de percia tcnica. Art. 158. Os casos omissos nesta Subseo sero resolvidos aplicando-se a legislao trabalhista pertinente matria. Art. 159. Adota-se, para fins de disciplinar o adicional de penosidade, a legisl ao trabalhista atinente espcie. Art. 160. Em hiptese alguma ocorrer percepo cumulativa dos adicionais de insalubridade, periculosidade e penosidade, sendo sempre deferido aquele que cor responda s atividades efetivamente exercidas pelo servidor. Art. 161. A gratificao pelo exerccio de atividades penosas, insalubres, perigosas e de difcil acesso, ser incorporada, na aposentadoria, ao provento do servidor que a te nha percebido por cinco (5) anos consecutivos ou oito (8) intercalados. Art. 162. O professor com exerccio em escola situada no interior do Municpio, considerada, mediante Decreto do Poder Executivo, de difcil acesso, perceber uma ajuda de custo, como parcela indenizatria de despesas de transporte e/ou estadia, arbitrada pelo Prefeito atravs de portaria, em percentual entre vinte (20) a quarenta por cento (40%), sobre o vencimento bsico do professor. (Redao original) Art. 162. O servidor em exerccio em escola situada no interior do Municpio, ou considerada, mediante Decreto do Poder Executivo, de difcil acesso, perceber uma ajuda de custo, como parcela indenizatria de despesas de transporte e/ou estada, arbitrada pelo Prefeito Municipal atravs de Portaria, em percentual entre 20 (vinte) e 40% (quarenta por cento) sobre o vencimento bsico do servidor. (Redao dada pela Lei Complementar n 33, de 3 de janeiro de 1997) Art. 162. O servidor com exerccio em escola situada no interior do Municpio, ou considerada, mediante Decreto do Poder Executivo, de difcil acesso, perceber uma a juda de custo, como parcela indenizatria de despesas de transporte e/ou estada, arbitrada pelo Prefeito Municipal atravs de Portaria, em percentual entre vinte e quarenta por cento sobr e o vencimento bsico do servidor. (Redao dada pela Lei Complementar n 102, de 20 de dezembro de 199 9)

TTULO V +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ + DO REGIME DISCIPLINAR CAPTULO I DOS DEVERES

Art. 241. So deveres do servidor: I -manter assiduidade; II -ser pontual; III -usar de discrio; IV -tratar com urbanidade as partes, atendendo-as sem preferncias pessoais; V -desempenhar, pessoalmente, com zelo e presteza, os encargos que lhe competire m e os trabalhos de que for incumbido dentro de suas atribuies; VI -ser leal s instituies constitucionais e administrativas a que servir; VII -observar as normas legais e regulamentos;

VIII -representar ou comunicar ao seu chefe imediato irregularidades de que tive r conhecimento no rgo em que servir; IX -respeitar e acatar seus superiores hierrquicos e obedecer s suas ordens, excet o quando manifestamente ilegais; X -frequentar cursos legalmente institudos, para seu aperfeioamento; XI -providenciar para que esteja sempre em dia no assentamento individual a sua declarao de famlia; XII -manter esprito de cooperao e solidariedade com os companheiros de trabalho; XIII -manter coleo atualizada de leis, regulamentos e demais normas necessrias ao desempenho de suas atribuies; XIV -zelar pela economia e conservao do material que lhe for confiado; XV -apresentar-se ao servio convenientemente trajado ou uniformizado, quando for o caso; XVI -sugerir providncias tendentes ao aperfeioamento do servio; XVII -apresentar relatrios ou resumo de suas atividades, nas hipteses e prazos pre vistos em lei ou regulamento, ou quando determinado pela autoridade competente; XVIII -atender preferencial e prontamente: a) requisies destinadas defesa da Fazenda Municipal; b) pedidos de certides para fins de direito; c) pedidos de informaes da Cmara Municipal; d) diligncias solicitadas por sindicante ou comisso de inqurito; e) deprecados judiciais. Pargrafo nico. Ser considerado como co-autor o superior hierrquico que, recebendo denncia ou representao a respeito de irregularidade no servio ou de falta cometida p or servidor seu subordinado, deixar de tomar as providncias necessrias sua apurao. CAPTULO II DAS PROIBIES Art. 242. Ao servidor proibida qualquer ao ou omisso capaz de comprometer a dignidade e o decoro da funo pblica, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficincia do servio, causar dano Administrao Pblica, e especialmente: I -ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato ;

II -recusar a f a documentos pblicos; III -opor resistncia injustificada ao andamento de documento ou processo ou execuo de servio; IV -promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; V -compelir ou aliciar outro servidor no sentido de filiao a partido poltico; VI -manter, sob sua chefia imediata, cnjuge, companheiro ou parente at segundo gra u civil, decorrente de nomeao por concurso pblico; VII -atuar como procurador ou intermedirio junto s reparties pblicas municipais, exceto quando se tratar de parente at segundo grau civil; VIII -aceitar comisso, emprego ou penso de Estado estrangeiro, sem licena prvia; IX -proceder de forma desidiosa no desempenho de suas funes; X -cometer a outro servidor atribuies estranhas s do cargo que ocupa, exceto em situaes emergenciais e transitrias; XI -referir-se de modo depreciativo, em informao, parecer ou despacho, s autoridade s e a atos da Administrao Pblica Municipal, podendo, em trabalho assinado, critic-los do ponto de vista doutrinrio ou da organizao do servio; XII -entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestras, leituras ou outras atividades estranhas ao servio; XIII -retirar, modificar ou substituir, sem prvia permisso da autoridade competent e, qualquer documento ou objeto existente na repartio; XIV -deixar de comparecer ao servio sem causa justificada; XV -ingerir bebidas alcolicas durante o horrio de trabalho, ou apresentar-se alcoo lizado ao servio; XVI -participar de atos de sabotagem contra o servio pblico; XVII -entregar-se a atividades poltico-partidrias nas horas e locais de trabalho; XVIII -apropriar-se de quaisquer bens do Municpio, desvi-los ou empreg-los em atividades particulares, polticas ou estranhas ao servio; XIX -exercer atribuies diferentes das definidas em lei ou regulamento como prprias do

cargo ou funo em que esteja legalmente investido; XX -valer-se do cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da funo pblica; XXI -fazer contratos de natureza comercial ou industrial com a Administrao Municip al, por si ou como representante de outrem;

XXII -exercer comrcio ou participar de sociedades comerciais, exceto como acionis ta, quotista ou comanditrio; XXIII -ser diretor ou integrar conselho de empresas fornecedoras ou prestadoras de servios, ou que realizem qualquer modalidade de contrato com o Municpio, sob pena de demisso do servio pblico, inclusive quando se tratar de funo de confiana do Municpio, bem como exercente de cargo em comisso; XXIV -exercer, mesmo fora das horas de trabalho, emprego ou funo em empresa, estabelecimento ou instituio que tenha relaes industriais ou comerciais com o Municpi o, em matria que se relacione com a finalidade da repartio em que esteja lotado; XXV -praticar usura; XXVI -aceitar representao de Estado estrangeiro; XXVII -receber propinas, comisses, presentes e vantagens de qualquer espcie, em ra zo de suas atribuies; XXVIII -valer-se de sua qualidade de servidor para desempenhar atividades estran has s funes ou para lograr, direta ou indiretamente, qualquer proveito; XXIX -revelar fato ou informao que o servidor conhea em razo do cargo ou funo; XXX -cometer s pessoas estranhas repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de encargos que competir a si ou a seus subordinados. Pargrafo nico. No est compreendida nas proibies dos incisos XXI, XXII, XXIII e XXIV deste artigo a participao de servidores na direo ou gerncia de cooperativas, fundaes e entidades de classe, ou como scios. Seo I Da Acumulao Art. 243. vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos. 1 Excetuam-se da regra deste artigo, mediante a comprovao escrita perante a autoridade administrativa do Municpio da compatibilidade de horrio: a) de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos privativos de mdico. 2 A proibio de acumular estende-se a cargos, empregos e funes e abrange as Autarquias, Fundaes Pblicas, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista da Unio, do Distrito Federal, dos Estados-membros, dos Territrios e dos Municpios. 3 Quando o provimento em cargo pblico municipal resultar em acumulao permitida,

na forma deste artigo, dever constar esta circunstncia no ato respectivo.

Art. 244. A proibio de acumular no se aplica aos aposentados. Art. 245. No se compreende na proibio de acumular a percepo de: I -penses com vencimentos, remunerao ou proventos; II -gratificaes e vantagens das previstas neste Estatuto, com vencimentos, remuner ao ou proventos. Art. 246. Constatada, em inqurito administrativo, a acumulao proibida e provada a b oaf, o servidor dever optar por um dos cargos. Pargrafo nico. Provada a m-f: I -perder ambos os cargos, se a acumulao se verificar na esfera municipal; II -ser demitido do cargo municipal, comunicando-se o fato outra entidade governamental na qual detenha cargo ou funo; III -restituir o que houver percebido indevidamente, com a incidncia dos juros leg ais e da atualizao monetria. Seo II Das Responsabilidades Art. 247. O servidor responde civil, penal e administrativamente, pelo exerccio i rregular de suas atribuies. Art. 248. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio pblico ou a terceiros. Pargrafo nico. Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perant e a Fazenda Publica, atravs de composio amigvel ou via judicial. Art. 249. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputados ao servidor nessa qualidade. Art. 250. A responsabilidade administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. Art. 251. As sanes civis, penais e administrativas, podero acumular-se, sendo independentes entre si. Art. 252. A responsabilidade civil ou administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou a sua autoria. Seo III Das Penalidades e sua Aplicao

Art. 253. So penas disciplinares:

I -advertncia; II -repreenso; III -suspenso ou multa; IV -destituio de funo gratificada; V -demisso; VI -cassao de disponibilidade; VII -cassao de aposentadoria. 1 Na aplicao das penas disciplinares sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao e os danos dela resultantes para o servio pblico. 2 primeira infrao, de acordo com a sua natureza e gravidade, poder ser aplicada qualquer das penas indicadas neste artigo. 3 No caso de pequena falta que, por sua natureza e reduzida gravidade, no demande a aplicao das penas previstas nos incisos II a VII deste artigo, ser o servidor adver tido particular e verbalmente. Art. 254. A repreenso ser aplicada por escrito: I -na falta de cumprimento do dever funcional; II -na reiterao de ato pelo qual o servidor haja sido advertido; III -quando ocorrer procedimento pblico inconveniente. Art. 255. A suspenso, que no poder exceder de sessenta (60) dias consecutivos, perdendo o servidor todos os direitos e vantagens decorrentes do exerccio do carg o, aplicar-se-: I -quando a falta for intencional ou se revestir de gravidade; II -na violao das proibies consignadas neste Estatuto; III -nos casos de reincidncia em falta j punida com repreenso; IV -como gradao de penalidade mais grave, tendo em vista circunstncias atenuantes. 1 Tambm ser punido com pena de suspenso o servidor que: a) atestar falsamente a prestao de planto ou servio extraordinrio, bem como propuser e permitir gratificao a esse ttulo por servio no realizado; b) recusar-se, sem justo motivo, prestao de servio extraordinrio; c) for responsvel pelo retardamento de processo;

d) deixar de atender convocao de comisso de inqurito para prestar depoimento, informaes e demais providncias e diligncias requeridas, inclusive a pedido de sindic ante. 2 A pena de suspenso no ser aplicada enquanto o servidor estiver em licena ou frias. 3 Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso poder ser convertida em multa, na base de cinquenta por cento (50%) por dia de retribuio. 4 Os efeitos da converso da pena de suspenso em multa no sero alterados, mesmo que ao servidor seja assegurado afastamento legal remunerado durante o perodo. 5 A pena de multa nenhum prejuzo acarreta na contagem de tempo de servio, a no ser para efeito de concesso de avano, licena-prmio e promoo. Art. 256. A destituio de funo gratificada dar-se-: I -quando se verificar falta de exao no seu desempenho; II -quando for constatado que, por negligncia ou benevolncia, o servidor contribui u para que no se apurasse, no devido tempo, a falta de outrem. Pargrafo nico. Ao detentor de cargo em comisso, enquadrado nas disposies deste artigo, caber pena de demisso, sem perda do cargo efetivo de que seja titular, se for o caso. Art. 257. Ser aplicada a pena de demisso nos casos de: I -indisciplina ou insubordinao graves ou reiteradas; II -ofensa fsica contra servidor ou particular, produzida em servio, salvo em legti ma defesa; III -abandono de cargo, caracterizado pelo no-comparecimento do servidor por mais de trinta (30) dias consecutivos, sem permisso legal; IV -ausncia excessiva ao servio, sem motivo legal, em nmero superior a sessenta (60 ) dias interpolados, durante um (1) ano; V -transgresso de qualquer das disposies constantes nos incisos V a VII; X a XVIII, e XXI a XXX do artigo 242, considerada sua gravidade, efeito ou reincidncia; VI -falta de exao no desempenho das atribuies, de tal gravidade que resulte em dano pessoal ou material de monta; VII -incontinncia pblica e escandalosa e vcio de jogos proibidos; VIII -perda do cargo em razo do disposto no artigo 92, inciso I, do Cdigo Penal, o u por expressa deciso judicial transitada em julgado; IX -acumulao proibida, na forma do artigo 243;

X -aplicao indevida do dinheiro pblico;

XI -reincidncia na transgresso prevista no artigo 255, 1, alnea "a"; XII -leso aos cofres pblicos ou dilapidao do patrimnio municipal; XIII -comentar, divulgar ou informar a terceiros quaisquer assuntos de natureza sigilosa, sobre os quais possua conhecimento em razo da funo exercida, bem como sem autorizao d o superior fornecer, a qualquer ttulo ou pretexto, cpias ou originais de documentos existentes nos diversos rgos da Prefeitura Municipal e outros rgos do Municpio, inclusive entes autrquicos e fundacionais; XIV -corrupo passiva, nos termos da lei penal; XV -prtica de outros crimes contra a administrao pblica. Art. 258. Atendendo gravidade da falta, a demisso poder ser aplicada com a nota "a bem III XIV de do servio pblico", a qual constar sempre do ato de demisso fundada nos incisos V a do artigo 257, e no seu inciso XV, quando a pena cominada na lei penal for a recluso.

Art. 259. Aplicar-se- pena de cassao de disponibilidade quando ficar provado em processo que o servidor: I -praticou, quando em atividade, qualquer dos atos para os quais e cominada, ne ste Estatuto, a pena de demisso; II -aceitou cargo ou funo pblica contra disposio expressa em lei; III -aceitou representao de Estado estrangeiro, sem autorizao; IV -foi condenado por crime que importaria em demisso se estivesse em atividade; V -firmou contrato de natureza comercial ou industrial com a Administrao Municipal , por si ou como representante de outrem; VI -exerce advocacia administrativa; VII -pratica usura; VIII -incorreu na hiptese do 2 do artigo 53. Art. 260. Dar-se- a cassao da aposentadoria quando ficar provado, em processo, que o aposentado transgrediu o disposto nos incisos I e II do artigo anterior. Art. 261. O ato que punir o servidor mencionar sempre a disposio legal em que se fundamentar. Art. 262. Uma vez submetido a processo administrativo disciplinar, o servidor s p oder ser exonerado, a pedido, depois da concluso do processo e de reconhecida a sua in ocncia.

Pargrafo nico. Excetua-se do disposto neste artigo o servidor estvel processado por abandono de cargo ou ausncias excessivas ao servio.

Art. 263. A aplicao da penalidade prescrever em: I -um (1) ano, a de advertncia e a de repreenso; II -dois (2) anos, a de suspenso ou multa; III -trs (3) anos, as de destituio de funo e demisso por abandono de cargo ou faltas excessivas ao servio; IV -quatro (4) anos, nos demais casos. 1 O prazo de prescrio contar-se- da data do conhecimento do ato ou fato. 2 No caso de processo administrativo disciplinar, a prescrio se interrompe da data da sua instaurao. 3 O prazo de prescrio ser suspenso quando ocorrer a hiptese do 2 do artigo 256. 4 Se a infrao disciplinar for tambm prevista como crime na lei penal, por esta regular-se- a prescrio, sempre que os prazos forem superiores aos estabelecidos nes te artigo. Art. 264. Para aplicao das penas disciplinares so competentes: I -o Prefeito, em qualquer caso; II -os Secretrios Municipais e os titulares de rgos diretamente subordinados ao Prefeito, at a suspenso ou multa, limitada aquela ao mximo de trinta (30) dias. (Redao original) Art. 264. Para aplicao das penas disciplinares so competentes: (Redao dada pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) I -o Prefeito, em qualquer caso; e (Redao dada pela Lei Complementar n 374, de 15 d e dezembro de 2010) II -os Secretrios Municipais e os titulares de rgos diretamente subordinados ao Prefeito, at a suspenso ou multa, limitada aquela ao mximo de 30 (trinta) dias. (Re dao dada pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) Pargrafo nico. A atribuio outorgada ao Prefeito poder ser delegada ao ProcuradorGeral do Municpio. (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezemb ro de 2010) Art. 265. Toda pena, das previstas no artigo 253, que for imposta ao servidor, d ever constar no seu assentamento individual, bem como o resultado, em qualquer hiptese , de processo administrativo disciplinar em que indiciado, com intimao do servidor. Pargrafo nico. A penalidade ser aplicada atravs de portaria, mencionado sempre o fundamento legal e a causa da sano disciplinar. Art. 266. A demisso ou a destituio de cargo em comisso, nos casos dos incisos X, XII e XIV do artigo 257, implica na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao errio sem prejuzo da ao judicial cabvel.

Pargrafo nico. A demisso ou a destituio de cargo em comisso, prevista neste artigo, incompatibiliza o servidor para nova investidura em cargo municipal pelo prazo mn imo de cinco (5) anos. CAPTULO III DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Seo I Disposies Gerais Art. 267. A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou procedimento administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa, sob pena de tornar-se co-respon svel. Art. 268. As denncias sobre irregularidades sero objeto de apurao desde que contenham a identificao e o endereo do denunciante, e sejam formuladas por escrito ou reduzidas a termo. Pargrafo nico. Quando o fato narrado no configurar infrao disciplinar ou ilcito civil ou penal, o processo ser arquivado. Art. 269. As irregularidades e faltas funcionais sero apuradas por meio de: I -sindicncia, quando: a) a cincia ou notcia no for suficiente para sua determinao ou para apontar o servido r faltoso; b) sendo determinado o indiciado, no for a falta confessada, documentalmente prov ada ou manifestamente evidente; II -procedimento administrativo disciplinar, quando: a) a gravidade da ao ou omisso torne o autor passvel de pena das previstas nos incis os III a VI do artigo 259; b) na sindicncia ficar comprovada a ocorrncia de irregularidade ou falta funcional grave, ainda que sem indicao de autoria. 1 Quando a aplicao de pena disciplinar de advertncia, de repreenso, suspenso ou multa, prescindir de sindicncia, a autoridade dar cincia prvia ao faltoso dos motivo s determinantes da punio, ficando registro expresso na respectiva ficha funcional. 2 assegurado ao servidor, em todas as hipteses de aplicao de penalidade disciplinar, o exerccio do direito de petio, para todos os fins e efeitos, no prazo de trinta (30) dias da cincia.

Art. 270. Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalida de de suspenso por mais de trinta (30) dias, ou de demisso, cassao de aposentadoria ou de disponibilidade ou, ainda, destituio de cargo em comisso, ser obrigatria a instaurao d procedimento disciplinar.

Art. 271. Da denncia poder resultar: I -arquivamento do processo; II -aplicao de penalidade de advertncia, suspenso de at trinta (30) dias, ou multa; III -instaurao do procedimento administrativo disciplinar. Seo II Da Suspenso Preventiva Art. 272. A autoridade competente poder determinar a suspenso preventiva do servid or, at sessenta (60) dias, prorrogveis por mais trinta (30) dias, se houver necessidad e de seu afastamento para apurao de falta fundamentada e a ele imputada. Art. 273. O servidor ter direito: I - remunerao e contagem do tempo de servio relativo ao perodo de suspenso preventiva, quando do processo no resultar punio, ou esta se limitar pena de advertn cia; II - remunerao e contagem do tempo de servio correspondente ao perodo de afastamento excedente ao prazo de suspenso efetivamente aplicada. Art. 274. O afastamento preventivo cessar uma vez decorrido o respectivo prazo, o u antes, se ultimada a instruo da apurao, salvo no caso de alcance ou malversao de dinhe iro pblico, quando se prolongar at deciso final do processo. Seo III Da Sindicncia Art. 275. Toda autoridade municipal competente para, no mbito do rgo sob sua chefia, determinar a realizao de sindicncia. 1 A sindicncia ser cometida a servidor de hierarquia igual ou superior do implicado . 2 O sindicante dedicar tempo integral ao encargo, ficando automaticamente dispensado de suas atribuies normais at a apresentao do relatrio. Art. 276. O sindicante efetuar, em carter de sigilo funcional, e de forma sumria, a s diligncias necessrias ao esclarecimento da ocorrncia e indicao do responsvel, apresentando, no prazo mximo de dez (10) dias teis, relatrio a respeito. 1 Preliminarmente dever o sindicante ouvir o autor da representao e o servidor implicado, se houver. 2 Reunidos os elementos apurados, o sindicante traduzir, no relatrio, as suas concluses pessoais, indicando o possvel culpado, qual a irregularidade ou transgre sso, e o seu enquadramento nas disposies estatutrias.

3 O sindicante somente sugerir a instaurao de procedimento administrativo disciplinar quando os fatos apurados, comprovadamente, na sindicncia, a tal condu zirem, na forma do inciso II do artigo 269.

Art. 277. A autoridade, de posse do relatrio do sindicante, acompanhado dos eleme ntos que o instrurem, decidir, no prazo de cinco (5) dias teis, pela aplicao de penalidade de sua competncia, pela instaurao do procedimento administrativo disciplinar, se for o cas o e estiver na sua alada, ou pelo encaminhamento a quem competir, para as providncias legais. Pargrafo nico. A autoridade, quando for o caso, dar ao implicado prazo de at quarent a e oito (48) horas para apresentao de elementos de defesa, podendo, para este efeit o, determinar a realizao de diligncias complementares julgadas necessrias, quando o prazo para a d eciso ser dilatado para at dez (10) dias teis. Seo IV Do Procedimento Administrativo Disciplinar Subseo I Disposies Gerais Art. 278. O inqurito administrativo disciplinar obedecer a este procedimento e ser realizado por comisso constituda de trs (3) servidores titulares e trs (3) suplentes , estveis, designados pela autoridade competente, dos quais pelo menos um (1) Bacharel em C incias Jurdicas e Sociais. Pargrafo nico. As comisses disciplinares sero renovadas, anualmente, pelo tero, funcionando seus membros em regime integral, com secretrio designado pelo Prefeit o. Art. 279. So autoridades competentes para determinar a instaurao de inqurito administrativo, alm do Prefeito, os titulares da Administrao Indireta e Fundacional. (Redao original) Art. 279. So autoridades competentes para determinar a instaurao de inqurito administrativo, alm do Prefeito, os titulares da Administrao Indireta e Fundacional . (Redao dada pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) Pargrafo nico. A atribuio outorgada ao Prefeito poder ser delegada ao ProcuradorGeral do Municpio. (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezemb ro de 2010) Art. 280. Os membros da comisso disciplinar, exceto o Bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais, devero ser de categoria igual ou superior do indiciado, se houver, no pod endo nenhum deles estar ligado ao mesmo por qualquer vnculo de subordinao ou parentesco. Art. 281. No poder fazer parte da comisso, nem secretari-la, o autor da denncia ou representao, ou o que tenha realizado a sindicncia.

Art. 282. O procedimento administrativo disciplinar dever ser iniciado dentro do prazo de cinco (5) dias teis, contado da data da sua instaurao, e ter ultimada sua instruo em noventa (90) dias, prorrogveis, a juzo da autoridade que o houver mandado instaurar, por a t sessenta (60) dias, quando circunstncias ou motivos especiais o justifiquem. Art. 283. A comisso disciplinar exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurando o sigilo necessrio elucidao do fato, ou exigido pelo in teresse da Administrao.

Art. 284. O procedimento disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I -instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; II -inqurito administrativo, que compreende a instruo, defesa e relatrio; III -julgamento. Art. 285. Quando o inqurito disciplinar resultar de prvia sindicncia, o processo de sta, inclusive relatrio, integrar os autos como pea informativa da instruo. Pargrafo nico. Na hiptese de o relatrio concluir pela prtica de crime, a autoridade competente oficiar autoridade policial para abertura de inqurito, independentement e da imediata instaurao do procedimento administrativo disciplinar. Subseo II Dos Atos e Termos Processuais Art. 286. Na realizao do procedimento administrativo disciplinar sero observadas as seguintes normas: I -o presidente da comisso, ao instalar os trabalhos, autuar a portaria e demais p eas existentes e designar dia, hora e local para a primeira audincia, determinando a c itao do indiciado ou dos indiciados; II -a citao ser feita com antecedncia mnima de quarenta e oito (48) horas da data marcada para a audincia inicial e o instrumento respectivo conter, alm do dia, hora e local, a qualificao do indiciado e a falta que lhe imputada; III -caso o indiciado se recuse a receber a citao, dever o encarregado da diligncia certificar o ocorrido, vista de, no mnimo, duas (2) testemunhas; IV -quando houver fundada suspeita de ocultao do indiciado, proceder-se- citao por hora certa, na forma do Cdigo de Processo Civil; V -estando o indiciado ausente do Municpio, se conhecido seu endereo ser citado por via postal, em carta registrada, juntando-se ao processo comprovante do registro e o aviso de recebimento; VI -no sendo encontrado o indiciado, por se achar em lugar incerto e no sabido, se r citado mediante edital, publicado por trs (3) vezes, no rgo de imprensa e no local destinado a tais publicaes, com prazo de quinze (15) dias, a contar da ltima publicao; VII -a citao pessoal, as intimaes e as notificaes sero feitas pelo secretrio, apresentando ao destinatrio o instrumento correspondente, em duas (2) vias, para que, retendo uma (1) delas, passe recibo, devidamente datado, na outra;

VIII -a tomada de depoimento das testemunhas obedecer, preferentemente, seguinte ordem: primeiro, as apresentadas pelo denunciante, a seguir as indicadas pela co misso e, por ltimo, as arroladas pelo indiciado;

IX -antes de depor, a testemunha ser devidamente qualificada, declarando o nome, estado civil, idade, profisso, residncia, nvel de instruo, se parente do indiciado ou se man tm ou no relaes com o mesmo e em que grau; X -ao ser inquirida uma testemunha as demais no podero estar presentes, salvo o ca so em que a comisso julgue necessria a acareao. 1 No havendo indiciado, a comisso intimar as pessoas, servidores ou no, que presumivelmente possam esclarecer a ocorrncia objeto da investigao. 2 Quando a comisso entender que os elementos da denncia so insuficientes para bem caracterizar a ocorrncia, poder ouvir previamente a vtima ou a pessoa que notificou a irregularidade ou falta funcional. Art. 287. revelia e previstos incisos V Feita a citao e no comparecendo o indiciado, o processo prosseguir sua com defensor designado pelo presidente, o mesmo acontecendo nos casos nos e VI do artigo anterior, e no comparecer no prazo fixado.

Art. 288. O indiciado tem o direito de, pessoalmente ou por intermdio de defensor , assistir os atos probatrios que se realizarem perante a comisso, requerendo o que julgar conveniente. 1 Se o indiciado no tiver constitudo defensor, poder requerer ao presidente da comisso a designao de um dentre os servidores ativos e inativos, Bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais ou, na falta, um dentre os profissionais legalmente habilitado s. 2 O indiciado, dentro do prazo de setenta e duas (72) horas aps o interrogatrio, poder requerer diligncias, produzir prova documental e arrolar testemunhas at o mxim o de cinco (5). 3 Se as testemunhas de defesa no forem encontradas e o indiciado, dentro de setent a e duas (72) horas, no indicar outras em substituio, prosseguir-se- nas demais etapas processuais. Art. 289. A testemunha somente poder eximir-se de depor nos casos previstos no Cdi go Penal. 1 Se arrolados como testemunhas o Prefeito, os Secretrios do Municpio e os Vereadores, bem como autoridades federais ou estaduais de nveis hierrquicos a eles assemelhados ou superiores, sero ouvidos em local, dia e hora previamente ajustad os com a autoridade processante. 2 Os servidores municipais arrolados como testemunhas sero requisitados aos respectivos chefes de servio, e os federais e estaduais, bem como os militares, s ero notificados

por intermdio das reparties ou unidades a que pertencerem. 3 No caso em que pessoa estranha ao servio pblico se recuse a depor perante a comisso, o presidente solicitar autoridade policial providncias no sentido de ser o uvida na Polcia, encaminhando, para tanto, quela autoridade, a matria, reduzida a itens, sob re a qual deva ser ouvida.

Art. 290. Durante o curso do processo a comisso promover as diligncias que se fizer em necessrias elucidao do objeto do inqurito, podendo, inclusive, recorrer a tcnicos e p eritos. Pargrafo nico. Os rgos municipais atendero com prioridade as solicitaes da comisso. Art. 291. Compete comisso conhecer de novas imputaes que surgirem contra o indiciado durante o processo, caso em que este poder produzir provas em sua defes a. Art. 292. A comisso, vista de elementos de prova, colhidos no decurso do processo , poder indiciar outro servidor, que ser imediatamente citado para fins de interroga trio e acompanhamento do processo, nos termos deste Captulo. Pargrafo nico. A indiciao de que trata este artigo ser feita atravs de portaria do Prefeito Municipal, ou titular de rgo da Administrao Indireta ou Fundacional, que encaminhar, ao rgo central de pessoal, cpia para fins de registro. Art. 293. Na formao material do processo sero obedecidas as seguintes normas: I -todos os termos lavrados pelo secretrio tero forma processual sucinta e, quando possvel, padronizada; II -a juntada de documentos ser feita pela ordem cronolgica de apresentao, mediante despacho do presidente da comisso, devidamente rubricados e numerados pelo secretr io; III -a cpia da ficha funcional dever integrar o processo, desde a indiciao do servid or; IV -juntar-se-, tambm, ao processo, aps o competente despacho do presidente, o mandato que, revestido das formalidades legais, permitir a interveno de procurador do indiciado. Art. 294. Ultimada a instruo do processo, intimar-se- o indiciado ou seu defensor, correndo da data da intimao o prazo de dez (10) dias para apresentao de defesa por e scrito, sendo-lhe facultado o exame do processo ou a obteno de cpia. 1 Havendo dois (2) ou mais indiciados, o prazo ser comum e de vinte (20) dias. 2 O prazo de defesa poder ser suprimido, a critrio da comisso, quando esta julg-la desnecessria ante a inconteste comprovao, no curso do processo, da inocncia do indic iado. Art. 295. Esgotado o prazo de defesa, a comisso apresentar o seu relatrio dentro de dez (10) dias. 1 Se a defesa tiver sido dispensada ou apresentada antes da fluncia do prazo, cont ar-se o destinado a feitura do relatrio a partir do dia seguinte ao da dispensa ou da a presentao.

2 No relatrio a comisso apreciar, em relao a cada indiciado, separadamente, as irregularidades de que foi acusado, as provas que instrurem o processo e as razes de defesa, propondo, ento, justificadamente, a absolvio ou punio, sugerindo, neste caso, a pena que couber.

3 Dever, tambm, a comisso, em seu relatrio, sugerir providncias tendentes a evitar a reproduo de fatos semelhantes aos que originaram o processo, bem como quaisquer outras que lhe paream do interesse do servio pblico municipal. Art. 296. Apresentado o relatrio, a comisso ficar disposio da autoridade que houver mandado instaurar o inqurito, para qualquer esclarecimento ou providncia julgada n ecessria. Art. 297. Recebido o processo, a autoridade que houver determinado sua instaurao, ouvido o rgo central de pessoal, dever julg-lo no prazo de quinze (15) dias. 1 Quando no forem de sua alada a aplicao das penalidades ou providncias indicadas, a autoridade prop-las- ao Prefeito, dentro do prazo marcado para deciso. 2 Na hiptese do pargrafo anterior, o prazo para deciso final, contado da data do recebimento do processo pelo Prefeito, ser, tambm, de quinze (15) dias. 3 A autoridade julgadora promover, no prazo de oito (8) dias da deciso que proferir , a expedio dos atos decorrentes do julgamento e determinar as providncias necessrias sua execuo. 4 Cumprido o disposto no pargrafo anterior, dar-se- cincia da soluo do processo ao autor da representao e ao servidor que houver presidido a comisso de inqurito, aps o que o processo ser remetido ao rgo central de pessoal para arquivamento, onde permanecer p or cinco (5) anos. Art. 298. Quando ao servidor se imputar crime praticado na esfera administrativa , a autoridade que houver determinado a instaurao do processo providenciar para que, simultaneamente, se instaure o inqurito policial. Art. 299. A deciso que reconhecer a prtica de infrao capitulada na lei penal implica r, sem prejuzo das sanes administrativas, na remessa de cpia do processo autoridade competente. Art. 300. assegurada a interveno do indiciado, ou seu defensor, em qualquer fase d o processo, at apresentao da defesa. Art. 301. Tanto no processo administrativo disciplinar como na sindicncia poder se r arguida suspeio ou nulidade, durante ou aps a formao da culpa, devendo a arguio fundamentar-se em texto legal, sob pena de ser dada como inexistente. Pargrafo nico. As irregularidades processuais que no constiturem vcios substanciais insanveis, insuscetveis de influir na apurao da verdade ou na deciso do processo, no l he determinaro a nulidade. Subseo III Do Processo por Abandono de Cargo ou por Ausncias Excessivas

Art. 302. dever do chefe imediato conhecer os motivos que levem o servidor a fal tar, consecutiva e frequentemente ao servio, sem justificativa legal, buscando solucio nar o problema porventura ocorrente, aplicando ou propondo a penalidade cabvel, ou provendo, opo rtunamente, as medidas indicadas para cada caso.

Pargrafo nico. Constatadas as primeiras faltas, dever o chefe imediato comunicar o fato ao rgo central de pessoal, cujo chefe promover as diligncias referidas neste ar tigo, sob pena de se tornar co-responsvel. Art. 303. Quando o nmero de faltas ultrapassar trinta (30) dias consecutivos ou s essenta (60) dias interpolados, durante um (1) ano, embora o artigo anterior, o chefe encaminhar de imediato ao rgo to, especificando as medidas adotadas. Art. 304. O rgo central de pessoal, de posse dos nterior, promover sindicncia e, vista do resultado nela tomadas todas as providncias d central de pessoal comunicao a respei elementos de que trata o artigo a colhido, propor:

I -a soluo, se ficar provada a existncia de fora maior, coao ilegal ou circunstncia ligada ao estado fsico ou psquico do servidor, que contribua para no se caracteriza r o abandono de cargo ou que possa determinar a justificao das faltas frequentes; II -a instaurao de procedimento administrativo disciplinar, se inexistirem provas das situaes mencionadas no inciso anterior, ou, existindo, forem julgadas insatisfatria s. Pargrafo nico. Salvo nos casos em que, atravs de sindicncia, ficar caracterizada, de sde logo, a inteno do faltoso em deixar o cargo, ser-lhe- permitido continuar a exerc-lo , a ttulo precrio, sem prejuzo da concluso do processo. Seo V Da Reviso do Processo Administrativo Disciplinar Art. 305. A reviso do processo administrativo disciplinar de que haja resultado p unio poder ser requerida, em qualquer tempo, uma s vez, quando: I -a deciso for contrria ao texto expresso da lei ou evidncia dos autos; II -a deciso se fundar em depoimento, exames ou documentos falsos ou viciados; III -forem aduzidas novas provas, suscetveis de atestar a inocncia do interessado ou de autorizar diminuio da pena. 1 No constitui fundamento para a reviso a simples alegao de injustia da penalidade. 2 O processo de reviso correr apenso ao originrio. 3 O pedido de reviso no tem efeito suspensivo e nem permite agravao da pena. Art. 306. O pedido de reviso ser dirigido ao Prefeito, que o julgar, aps exame pelo rgo central de pessoal, no prazo mximo de sessenta (60) dias.

Pargrafo nico. Tratando-se de servidor falecido, desaparecido ou incapacitado de requerer, poder a reviso ser solicitada por qualquer pessoa da famlia. (Redao original)

Art. 306. O pedido de reviso ser dirigido ao Prefeito, que o julgar, aps exame pelo rgo central de pessoal, no prazo mximo de 60 (sessenta) dias. (Redao dada pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) 1 Tratando-se de servidor falecido, desaparecido ou incapacitado de requerer, pode r a reviso ser solicitada por qualquer pessoa da famlia. (Pargrafo renumerado de nico pa ra 1 pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 2010) 2 A atribuio outorgada ao Prefeito poder ser delegada ao Procurador-Geral do Municpio. (Pargrafo acrescido pela Lei Complementar n 374, de 15 de dezembro de 201 0) TTULO VI DA SEGURIDADE SOCIAL AO SERVIDOR CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 307. O Municpio manter, mediante sistema contributivo, plano de seguridade so cial para o servidor, submetido ao regime de que trata esta Lei, e para sua famlia. 1 O plano de que trata este artigo da responsabilidade do Municpio, que poder, no todo ou em parte, ser satisfeito por instituio oficial de previdncia, assistncia sade ou assistncia social, para a qual contribuiro o Municpio, o servidor e o pensionista. 2 Os benefcios da aposentadoria, promoo "post-mortem" e auxlio alimentao so da responsabilidade direta do Poder Pblico Municipal, por sua Administrao Direta, I ndireta e Fundacional. Art. 308. O plano de seguridade social visa dar cobertura aos riscos a que est su jeito o servidor e sua famlia e compreende um conjunto de benefcios e aes que atendam s segui ntes finalidades: I -garantir meios de subsistncia nos eventos de doena, invalidez, velhice, acident e em servio, inatividade, falecimento e recluso; II -proteo maternidade, adoo e paternidade; III -assistncia sade. Art. 309. Os benefcios do plano de seguridade social compreendem: I -programas de auxlio alimentao, extensivos a todos os servidores da Administrao Direta, Indireta e Fundacional; II -quanto ao servidor, alm da aposentadoria, os previstos neste Estatuto e mais os seguintes:

a) auxlio natalidade; b) promoo "post-mortem"; c) auxlio por dependente com deficincia. (Alnea acrescida pela Lei Complementar n 20 9, de 29 de outubro de 2003)

III -quanto ao dependente: a) penso por morte; b) auxlio funeral; c) auxlio recluso. CAPTULO II DOS BENEFCIOS Seo I Do Auxlio Alimentao Art. 310. O auxlio alimentao devido ao servidor ativo, nos termos e condies estabelecidos em regulamento, a ser baixado no prazo de seis (6) meses, a contar da vigncia do presente Estatuto. (Artigo regulamentado pela Lei Complementar n 26, de 15 de jul ho de 1996) SEO II DA PROMOO "POST-MORTEM" Art. 311. O servidor pblico municipal, se morto em funo de servio ou em razo dele, reconhecidas as circunstncias na apurao regular, previstas em lei, pela Advocacia-Geral do Municpio, ser promovido post-mortem , para efeitos remuneratrios, como ocupante fosse da classe promocional imediatamente superior. Pargrafo nico. Sendo o servidor ocupante de cargo em final de carreira, a penso respectiva ter por base a remunerao correspondente, acrescido da diferena entre a mesma e a da classe promocional imediatamente anterior. (Seo revogada pela Lei Complementar n 146, de 12 de julho de 2001) Seo III Do Auxlio Natalidade Art. 312. O auxlio natalidade devido ao servidor por motivo de nascimento de filh o, em quantia equivalente a cinquenta por cento (50%) do menor padro de vencimento do q uadro de cargos de provimento efetivo, inclusive no caso de natimorto. Pargrafo nico. Na hiptese de parto mltiplo, o auxlio natalidade ser pago por filho nascido. Seo IV Da Penso por Morte Art. 313. O benefcio da penso por morte corresponde totalidade dos vencimentos ou remunerao ou proventos do servidor falecido, at o limite estabelecido nesta Lei, sendo revisto na mesma proporo e na mesma data, sempre que ocorram modificaes nos vencimentos dos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao de cargos ou funes em que se deu o falecimento ou a aposentadoria, na forma da lei.

Pargrafo nico. A penso por morte de servidor falecido em subsequncia de acidente no servio, agresso no provocada no exerccio

de suas atribuies ou molstia profissional, corresponder totalidade dos seus vencimentos ou da remunerao ou proventos, sem prejuzo do que estabelece o artigo 311. (Artigo revogado pela Lei Complementar n 146, de 12 de julho de 2001) Art. 314. A penso por morte ser devida, mensalmente, ao conjunto de dependentes do servidor falecido, aposentado ou no, a contar do bito, observada a precedncia estabelecida nesta Seo. 1 O valor da penso devida ao segurado do Municpio ser constituda de uma parcela de setenta e cinco por cento (75%) da ltima remunerao ou proventos, mais um por cento (1%) por ano de servio, no podendo exceder o valor dos vencimentos, remunerao, proventos efetivamente pagos ou direitos assegurados. 2 O valor da penso destinada ao beneficirio ser constitudo de uma parcela familiar de oitenta por cento (80%) do valor do benefcio, mais tantas parcelas de cinco por cento (5%) do mesmo quantos forem seus dependentes, at o limite de quatro (4) relativas parcela de manuteno. 3 O valor da penso a que se refere o 1 no poder ser inferior a um (01 salrio mnimo, vigente poca de sua concesso. (Artigo revogado pela Lei Complementar n 146, de 12 de julho de 2001) Art. 315. So beneficirios da penso por morte, na condio de dependentes do servidor: I o cnjuge e os filhos de qualquer condio, menores de dezoito (18) anos ou invlidos; II os pais, desde que comprovem dependncia econmica do servidor; III Os irmos menores de dezoito (18) anos, e rfos de pai e sem padrasto, enquanto durar a menoridade, ou invlidos, desde que comprovem dependncia econmica do servidor; IV as pessoas designadas que viviam na dependncia econmica exclusiva do servidor, menores de dezoito (18) anos ou maiores de sessenta (60) anos, ou invlidos. 1 Equiparam-se a filho, nas condies do inciso I deste artigo, o enteado, o menor sob guarda judicial do servidor e o tutelado que no possua condies suficientes para o prprio sustento e educao, conforme declarao escrita do segurado. 2 Consideram-se companheiros as pessoas que tenham mantido vida em comum nos ltimos cinco (5) anos, ou se tiverem filhos em comum. 3 A designao de pessoa ou pessoas, na forma do inciso IV, somente ser vlida quando feita pelo menos seis (6) meses antes do bito. (Artigo revogado pela Lei Complementar n 146, de 12 de julho de 2001) Art. 316. O rgo ou entidade referidos no artigo 20 da Lei Orgnica do Municpio no podem retardar o incio do pagamento de benefcios por mais de quarenta (40) dias aps o protocolo do requerimento, comprovada a evidncia do fato gerador. Art. 317. O benefcio da penso por morte do segurado do Municpio no retirado de seu cnjuge ou companheiro (a) em funo de nova unio ou casamento destes. (Artigo revogado pela Lei Complementar n 146, de 12 de julho de 2001) Seo V Do Auxlio Funeral Art. 318. Por morte do servidor ou aposentado ser concedido auxlio funeral no valo r:

I -de dois (2) meses de remunerao ou provento, se o enterro foi promovido por pess oa da famlia; II -do montante das despesas realizadas, respeitado o limite fixado no inciso an terior, quando promovido por outra pessoa, mediante apresentao do comprovante das despesas . 1 O processo de concesso do auxlio funeral obedecer a rito sumrio, a concluir-se no prazo de quarenta e oito (48) horas da prova do bito. 2 Poder ser concedido auxlio complementar para cobrir despesas de transporte da famlia, remoo do corpo e outros decorrentes do falecimento do servidor, ocorrido qu ando no desempenho de servio fora do Municpio. SEO VI DO AUXLIO RECLUSO Art. 319. famlia do servidor ativo devido o auxlio recluso nos seguintes casos: I dois teros (2/3) da remunerao, quando afastado por motivo de priso preventiva; II metade () da remunerao, durante o afastamento em virtude de condenao, por sentena definitiva, a pena que no determine a perda do cargo. 1 O pagamento do auxlio recluso cessar a partir do dia imediato quele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional. 2 Sobre o valor do auxlio recluso incidiro os descontos legais, inclusive previdencirios. (Seo revogada pela Lei Complementar n 146, de 12 de julho de 2001) SEO VII DO AUXLIO CRECHE Art. 320. O Municpio prestar assistncia gratuita aos filhos de servidores ativos, desde o nascimento at seis (6) anos de idade, em creche especfica da rede pblica municipal, para atendimento em dois (2) turnos, nos dias teis. 1 Os servios de que trata o caput podero ser prestados em instituio prpria do Municpio ou por instituies conveniadas, desde que as mesmas atendam s normas legais tcnico-pedaggicas e de sade exigidas para o seu funcionamento. 2 O servio de creche atender os filhos dos servidores em um (1) ou dois (2) turnos, no perodo correspondente e exclusivo da carga horria de servio de cada servidor. Art. 321. proibida a utilizao da creche para qualquer outra finalidade, ainda que em carter transitrio ou eventual. Art. 322. Em caso do Municpio optar por instituio prpria, o mesmo gestionar pela obedincia das normas legais incidentes, submetendo o projeto aprovao dos rgos competentes, a quem cabe fiscalizar as condies de instalao e funcionamento, bem como a habilitao do pessoal que nela trabalhe. Art. 323. Enquanto no construda a creche especfica, o Municpio celebrar convnios com creches da rede oficial ou particular, sem nus

para os servidores. Art. 324. Em caso de creche prpria do Municpio, assegurado ao Sindicato dos Servidores Pblicos Municipais e aos pais o direito de participao em reunies deliberativas, com vistas gesto e aperfeioamento das atividades da creche, em reunies bimestrais. (Seo revogada pela Lei Complementar n 54, de 23 de dezembro de 1997)

Seo VIII Da Assistncia Sade Art. 325. O Municpio manter rgo ou entidade previdenciria e assistncia mdica e odontolgica para seus servidores e dependentes, mediante contribuio, na forma da le i. 1 O Presidente e a Diretoria da entidade previdenciria dos servidores sero eleitos pelo voto direto e secreto dos seus associados, nos termos dos 1 e 2 do Art. 20 da Lei Orgnica do Municpio, devendo o Executivo, no prazo de sessenta (60) dias a contar da data da entrada em vigor desta Lei, regulamentar, por Decreto, o disposto neste artigo. (Pargrafo revogado pela Lei Complementar n 298, de 20 de dezembro de 2007) 2 A contribuio dos servidores, descontada em folha de pagamento, bem como a parcela devido pelo Municpio ao rgo de previdncia sero repassadas at o dia cinco (5) d o ms seguinte ao da competncia. Seo IX Do Auxlio por Dependente com Deficincia Art. 325-A. Aos servidores ocupantes de cargo efetivo, ativos e inativos e aos pensionistas, dos rgos da administrao direta, autrquica e fundacional do Poder Execut ivo e da Cmara Municipal ser concedido um auxlio na razo de 15% (quinze por cento) sobre o menor padro bsico do sistema classificado por dependente com deficincia, desde que atendidos os seguintes requisitos: I -que seja comprovada a deficincia mediante exame mdico pericial e laudos realiza dos pelo rgo competente do Municpio, devendo ser revista a cada dois anos para avaliao da continuidade das condies que lhe deram origem; e II -que o dependente viva efetivamente s expensas do servidor ativo e inativo e pensionista; 1 Para todos os efeitos, considera-se pessoa portadora de deficincia aquela incapacitada para a vida independente e para o trabalho em razo de anomalias ou l eses irreversveis de natureza hereditria, congnitas ou adquiridas. 2 Para os efeitos desta Lei, compreendem-se os filhos de qualquer condio, os tutelados e os que, mediante autorizao judicial, estejam submetidos guarda do serv idor. 3 Se os cnjuges no viverem em comum, o auxlio ser concedido unicamente ao que tiver dependentes sob sua guarda e s suas expensas ou, se ambos tiverem, a um e a outro, de acordo com a respectiva distribuio. 4 Quando os filhos estiverem, mediante autorizao judicial, sob a guarda e manuteno de outra pessoa, a esta ser pago o auxlio. 5 No caso de ambos os cnjuges serem servidores pblicos municipais, o direito de um

no exclui o direito do outro. Art. 325-B. A verificao das condies estabelecidas para percepo do auxlio tambm ter por base as declaraes do servidor, devidamente comprovadas, ficando este, disci plinar e

criminalmente, responsvel pelas falsidades porventura constantes em tais declaraes, alm de ser obrigado devoluo das quantias ilegalmente recebidas. Art. 325-C. O pagamento do benefcio cessa: I -no momento em que forem superadas as condies que lhe deram origem; II -em caso de morte do dependente; III -em caso de morte presumida do dependente, declarada em juzo; ou IV -em caso de ausncia do dependente, declarada em juzo. Pargrafo nico. Qualquer alterao, relativamente situao da deficincia, que resulte em reduo do auxlio, dever ser comunicada ao rgo central de pessoal dentro do prazo de quinze dias da data em que a alterao tenha ocorrido, sob pena das sanes legais cabvei s. Art. 325-D. A concesso do auxlio retroagir at o mximo de seis meses da data da comprovao de dependncia. Art. 325-E. O auxlio no sofrer qualquer reduo por motivo de faltas ao servio ou de cumprimento de pena disciplinar, de suspenso ou multa, assim como no estar sujeito a imposto ou taxa, nem servir para clculo de qualquer contribuio, ainda que para fins de previdncia social. (Seo acrescida pela Lei Complementar n 209, de 29 de outubro de 2 003.) TTULO VII DA CONTRATAO TEMPORRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PBLICO Art. 326. Para atender a necessidades temporrias de excepcional interesse pblico podero ser efetuadas contrataes de pessoal, por tempo determinado, mediante contrat o de locao de servios. Art. 327. Consideram-se contrataes de excepcional interesse pblico as que visam a: I -prevenir e atender a situaes de calamidade pblica; II -combater surtos epidmicos; III -atender outras situaes de emergncia. Art. 328. As contrataes de que trata este Ttulo tero dotao oramentria especfica e no podero ultrapassar o prazo de seis (6) meses. Art. 329. vedado o desvio de funo de pessoa contratada na forma deste Ttulo, bem como sua recontratao antes de decorridos seis (6) meses do trmino do contrato, sob pena de nulidade do contrato administrativo e responsabilidade administrativa e civil da autoridade contratante. Art. 330. Os contratos sero de natureza administrativa, ficando assegurados os se guintes

direitos ao contratado:

I -remunerao equivalente percebida pelos servidores de igual ou assemelhada funo, do quadro permanente do Municpio; II -jornada de trabalho, servio extraordinrio, repouso semanal remunerado, adicion al noturno e gratificao natalina proporcional, nos termos desta Lei; III -frias proporcionais, ao trmino do contrato; IV -inscrio em sistema oficial de previdncia social. TTULO VIII DAS DISPOSIES FINAIS Art. 331. O Dia do Servidor Pblico ser comemorado a vinte e oito (28) de outubro. Art. 332. Os prazos previstos nesta Lei sero contados em dias corridos, excluindo -se o dia do comeo e incluindo-se o dia do vencimento, ficando prorrogado para o primei ro (1) dia til seguinte o prazo de vencimento em dia que no haja expediente. Art. 333. Aos servidores fica assegurada a participao, atravs de representantes ele itos diretamente, em rgos colegiados institudos pela Administrao Pblica, no importando o carter dos mesmos. Pargrafo nico. Dentro de sessenta (60) dias, o Poder Executivo adaptar a legislao instituidora de conselhos municipais, incluindo, na sua composio, um representante titular e um suplente dos servidores municipais, mesmo inativo. Art. 334. Ao ocupante de cargo em comisso que no for servidor efetivo, alm de outra s atribuies em lei so assegurados os seguintes direitos e vantagens: I -dcimo terceiro salrio; II -abono-famlia; III -repouso semanal remunerado; IV -gozo de frias anuais, remuneradas com um tero (1/3) a mais do que o valor da respectiva remunerao; V -licena gestante, adotante e paternidade; VI -licena para tratamento de sade, por acidente em servio, agresso no provocada no desempenho de suas atribuies e molstia profissional. Art. 335. Do exerccio de encargos ou servios diferentes dos definidos em lei ou regulamento como prprios de cargo ou funo gratificada no decorre nenhum direito ao servidor. Art. 336. O rgo central de pessoal fornecer, gratuitamente, documento de identidade

funcional aos servidores. Art. 337. Nenhum direito decorre de ato baixado por autoridade incompetente.

1 Os titulares dos rgos da Administrao Direta, Indireta e Fundacional, so competentes para baixar os atos administrativos decorrentes da aplicao desta Lei. 2 Os sistemas de pessoal da Administrao Indireta e Fundacional devero ser estabelecidos em rigorosa consonncia e compatibilidade com o vigente na Administr ao Centralizada, inclusive quanto s diretrizes do plano de carreira, ressalvadas as peculiaridades dos respectivos servios. Art. 338. Os servidores, no exerccio de suas atribuies, no esto sujeitos ao penal por ofensa irrogada de natureza administrativa. Pargrafo nico. Ao chefe imediato do servidor cabe riscar, a requerimento do intere ssado, as injrias ou calnias porventura encontradas. Art. 339. O servidor que esteja sujeito fiscalizao de rgo profissional e por este fo r suspenso do exerccio da profisso, enquanto durar a medida no poder desempenhar ativi dade que envolva responsabilidade tcnico-profissional. Art. 340. So isentos de taxas os requerimentos, certides e outros papis que, na esf era administrativa, interessarem ao servidor municipal, ativo ou inativo, nessa qual idade. Art. 341. Podero fazer parte das instituies de previdncia social o Prefeito, os Vereadores, os Secretrios do Municpio e os titulares de cargos em comisso, bem como aqueles ocupantes de cargos equivalentes na Administrao Indireta e Fundacionais. Pargrafo nico. Os servidores que deixarem o servio municipal sero excludos da instituio de previdncia. (Artigo revogado pela Lei Complementar n 146, de 12 de julho de 2001) Art. 342. autorizada a transferncia de servidor de um para outro quadro do Municpi o, desde que haja cargo idntico e vaga e se verifique o interesse da Administrao, ress alvado o direito de concordncia do servidor. Art. 343. Fica instituda a figura do Delegado do Sindicato dos Servidores Municip ais, a ser eleito pelos servidores pblicos na proporo estabelecida em lei, garantida a irr edutibilidade de vencimentos e inamovibilidade do local de trabalho, salvo com o seu consentim ento expresso. Pargrafo nico. O Delegado representar os interesses do servidor pblico municipal perante o Sindicato. Art. 344. Alm dos previstos neste Estatuto, so direitos dos servidores pblicos do

Municpio os assegurados na Constituio Federal, na Lei Orgnica e na Legislao Municipal. Art. 345. O disposto neste Estatuto extensivo aos servidores da Cmara Municipal, respeitada, quanto prtica dos atos administrativos, a competncia dos respectivos t itulares. Art. 346. Ressalvados os direitos adquiridos, o ato jurdico perfeito e a coisa ju lgada, so revogadas as disposies em contrrio e incompatveis com o presente Estatuto, especialm ente a Lei Municipal n 1.978, de 23 de novembro de 1971; a Lei Municipal n 2.276, de 26 d e maro de 1976, e Lei Municipal n 3.139, de 29 de junho de 1987.

Art. 347. Esta Lei Complementar e o Ato das Disposies Transitrias entraro em vigor na data de sua publicao. ATO DAS DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 1 O disposto no 3 do Art. 117 deste Estatuto aplica-se, a partir da data de s ua vigncia, aos proventos dos servidores j inativados que, data da aposentadoria, tiv erem preenchido os requisitos estabelecidos. Art. 2 Enquanto no atendido o disposto nos artigos 320 a 324, o Municpio, a ttulo de indenizao-penalizao, pagar mensalmente o valor equivalente a vinte e cinco por cento (25%) do menor padro vigente, ao servidor, por filho de zero(0) a seis (6) anos. Pargrafo nico. A indenizao de que trata o caput , sendo o pai e a me servidores pblicos municipais, ser paga a um s dos cnjuges e por filho. (Artigo revogado pela Lei Complementar n 54, de 23 de dezembro de 1997) GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL, em 24 de junho de 1991. Dr. MANSUETO DE CASTRO SERAFINI FILHO PREFEITO MUNICIPAL

Anda mungkin juga menyukai