Anda di halaman 1dari 28

Memria e sociedade: a dimenso terica Maria Ins Mancuso

Memria, representao e identidade

Eu, Senhor, cogito este problema, trabalho em mim mesmo. (...) Agora j no escalo as regies do firmamento; no meo a distncia dos astros; no procuro as leis do equilbrio da Terra; sou eu que me lembro, eu, o meu esprito. No de admirar que esteja longe de mim tudo o que no sou eu. Todavia, que h mais perto de mim do que eu mesmo? Oh! Nem sequer chego a compreender a fora da minha memria, sem a qual no poderia pronunciar o meu prprio nome! (Santo Agostinho, 1973, p.207)

O que a memria? Que amo eu quando amo o meu Deus? pergunta-se Santo Agostinho em Confisses para, em seguida, se dedicar a descrever a natureza do homem e a memria. Parte da idias de que o homem duplo: por ser um homem servem-me um corpo e uma alma; o primeiro exterior, a outra interior. Destas duas substncias, a qual eu deveria perguntar quem o meu Deus, que j tinha procurado com o corpo, desde a terra ao cu, at onde pude enviar, como mensageiros, os raios dos meus olhos? (Santo Agostinho, 1973, p. 199) Responde que no pela vida que enche o corpo que poder encontrar o seu Deus, mas pela alma, por esta outra fora que no s vivifica, mas tambm sensibiliza a carne que o Senhor (...) criou" (Santo Agostinho, 1973, p.200). No a alma, porm a memria que ele passa ento a discutir, sugerindo a identidade entre alma e memria.

Grande a potncia da memria, meu Deus! Tem no sei qu de horrendo, uma multiplicidade profunda e infinita. Mas isto o esprito, sou eu mesmo. E que sou eu, meu Deus? Qual a minha natureza? Uma vida variada de inumerveis formas com amplido imensa. Eis-me nos campos da minha memria, nos seus antros e cavernas sem nmero, repletas, ao infinito, de toda a espcie de coisas que l esto gravadas, ou por imagens como os corpos, ou por si mesmas, como as cincias e as artes, ou, ento, por no sei que noes e sinais, como os movimentos da alma, os quais, ainda quando no a agitam, se enrazam na memria, posto que esteja na memria tudo o que est na alma. (...) To grande a potncia da memria e tal o vigor da vida que reside no homem vivente e mortal! (Santo Agostinho, 1973, p.207/208)
A identidade sugerida Mas isto o esprito, sou eu mesmo e negada posto que esteja na memria tudo o que est na alma. Sentir e lembrar que se sentiu so distintos e isto demonstra a no

identidade entre memria e alma. Se a memria fosse a alma, esta se perturbaria com as lembranas dos afetos. As quatro perturbaes da alma desejo, medo, alegria e tristeza no a alteram, porm, quando so lembradas. Para Santo Agostinho, e a est algo de equivalncia, como se a memria fosse o ventre da alma. Sente-se com a alma, e o que sentido passa para a memria. Lembrar-se retirar da memria o que ela contem, e que foi percebido, sentido ou aprendido pela alma. Se os afetos so o alimento da alma, na memria que eles se encerram depois de serem sentidos, ou comidos, mas a j no tm sabor. A idia de duplo, porm, persiste: o homem , simultaneamente, corpo e alma, que contm a memria, ou corpo e memria. Essa idia retomada por Durkheim, em As Formas Elementares da Vida Religiosa, para justificar a possibilidade que o homem tem de, na vida intelectual, ultrapassar o alcance dos conhecimentos empricos. Surge, portanto, quando ele discute e supera, ao apresentar o objeto da pesquisa que desenvolve, as perspectivas tericas, o empirismo e o apriorismo 1[1], que, no seu tempo, buscavam entender as categorias conceitos gerais, universais e necessrios, que se referem, entre outras concepes homogneas, a tempo e espao, causa, nmero, personalidade etc. As categorias so necessrias, na medida em que, por alguma espcie de autoridade, se impem ao esprito sem serem acompanhadas de nenhuma prova. A razo seria o conjunto das categorias fundamentais, entre as quais se destacam o tempo e o espao; seria o poder que o esprito tem de se elevar acima do particular, do contingente, do individual, para pensar sob a forma do universal. Pela razo, os diferentes espritos podem se encontrar. 2[2] As categorias mais gerais garantem um mnimo de conformismo lgico, to necessrio sobrevivncia da sociedade quanto um mnimo de conformismo social.3[3] A possibilidade de construir a razo e, dessa forma, ultrapassar o alcance dos conhecimentos empricos suscitados pela ao direta dos objetos no esprito, portanto, essencialmente subjetivos e individuais, deve-se simplesmente ao fato de que o homem duplo: ser individual e social. A concepo do homem enquanto duplo associa-se idia do homem constitudo de corpo e alma, na qual

a alma aquilo que existe de melhor e mais profundo em ns mesmos, a parte eminente do nosso ser; e, no entanto, trata-se tambm de hspede passageiro que nos veio de fora, que vive em ns existncia distinta do corpo, e que um dia dever reaver a sua completa independncia (Durkheim, 1989, p.307).

1[1] 2[2]

A apresentao mais detalhada dessas perspectivas ser feita ao se discutir representao, no tem 2.

Simmel (1976), ao escrever sobre a metrpole, diz que ela sede da economia monetria e do intelecto; que nela predominam as relaes racionais. Compara, ento, a racionalidade ao dinheiro: a racionalidade critrio de equivalncia entre indivduos distintos, assim como o dinheiro critrio de equivalncia entre valores de uso distintos. H, portanto, entre autores diferentes quanto inspirao intelectual, identidade de preocupao quanto ao que permite a possibilidade de encontro nas diferenas.
3[3]

Em Os Parceiros do Rio Bonito, Antonio Candido parte da hiptese de que o equilbrio social depende duma equao entre o mnimo social e o mnimo vital. (...) h, para cada cultura, em cada momento, certos mnimos abaixo dos quais no se pode falar em equilbrio. Mnimos vitais de alimentao e abrigo, mnimos sociais de organizao para obt-los e garantir a regularidade das relaes humanas (1971, p.25). Nesse mnimo social estariam incorporados, na terminologia de Durkheim, o mnimo de conformismo social e o mnimo de conformismo lgico?

Durkheim acredita que a alma o que h de melhor em cada um, assim como acredita Santo Agostinho: Por isto te digo, minha alma, que s superior ao corpo, porque vivificas a matria do teu corpo, dando-lhe vida, o que nenhum corpo pode fazer a outro corpo (Santo Agostinho, 1973, p.199). Para Santo Agostinho, o esprito (a alma) poder ser demasiado estreito para se conter a si mesmo, posto que no chega a apreender o prprio ser (Santo Agostinho, 1973, p.201), assim como para Durkheim, h, na alma de cada homem ou de cada mulher, uma parcela dos grandes ideais que a alma da coletividade medida que participa da sociedade o indivduo vai naturalmente alm de si mesmo seja quando pensa, seja quando age (Durkheim, 1989, p.45/46). Se a alma, para Santo Agostinho, leva a Deus e dele provm, para Durkheim leva sociedade e dela provm. A alma, para Santo Agostinho, contm conhecimentos que provm de Deus; em Durkheim, conhecimentos que provm da sociedade, e que esto contidos nas representaes.

as representaes cuja trama constitui a nossa vida interior so de duas espcies diferentes e irredutveis uma outra. Umas esto em relao com o mundo exterior e material, as outras com um mundo ideal ao qual atribumos uma superioridade moral sobre o primeiro. (...) Tal o sentido profundo da anttese que todos os povos conceberam mais ou menos claramente entre o corpo e a alma, entre o ser sensvel e o ser espiritual que coexistem em ns (Durkheim,1989, p.323).
Esse mundo superior a sociedade. Em As Formas Elementares da Vida Religiosa, Durkheim conclui que as deidades s quais os homens reverenciam so apenas projees do poder da sociedade. Ao reverenciar Deus ou os deuses, os homens estariam reverenciando a sociedade. De Santo Agostinho para Durkheim, parece ocorrer um fenmeno de transubstanciao: Deus se transubstancia em sociedade. A idia de alma, para Durkheim, foi durante muito tempo, e ainda continua a ser, a idia popular de personalidade e de pessoa. A idia de pessoa produto de duas espcies novamente a idia do duplo de fatores: um fator impessoal, princpio espiritual que serve de alma coletividade e que faz parte do patrimnio coletivo, e um fator de individualizao que fragmenta aquele princpio e o diferencia.

o corpo que desempenha esse papel. Como os corpos so distintos uns dos outros, como ocupam pontos diferentes do tempo e do espao, cada um deles constitui um meio especial onde as representaes coletivas vm se retratar e se colorir diferentemente. Resulta da que, se todas as conscincias engajadas nesses corpos esto voltadas para o mesmo mundo, isto , o mundo de idias e de sentimentos que constituem a unidade moral do grupo, nem todas o vem pelo mesmo ngulo, cada uma o exprime sua maneira. (...) (Porm,) a individualizao no caracterstica essencial da pessoa. Uma pessoa no apenas um sujeito singular que se distingue de todos os outros. , alm disso e sobretudo, um ser ao qual atribuda autonomia relativa em relao ao meio com o qual est mais imediatamente em contato (Durkheim,1989, pp.331/332).
O que confere essa autonomia relativa em relao ao meio, segundo Kant, a vontade. A vontade a faculdade de agir de acordo com a razo, e a razo o que existe de mais impessoal em ns (Durkheim, 1989, p.331). Como j se afirmou, a razo o conjunto das categorias fundamentais.

Longe est, portanto, de sermos to mais pessoais quanto mais individualizados. Os dois termos no so de nenhuma forma sinnimos: em certo sentido eles se opem mais do que se implicam. A paixo individualiza e no entanto subjuga. Nossas sensaes so essencialmente individuais; mas ns somos tanto mais pessoa quanto mais nos libertamos dos sentidos e quanto mais capazes de pensar e agir por conceitos. Portanto, aqueles que insistem sobre o que existe de social no indivduo no pretendem, com isso, negar ou rebaixar a personalidade. Recusam-se apenas a confundi-la com o fato da individuao (Durkheim,1989, p.333).
Em nota de rodap, para que no se interprete depreciativamente o fato da individuao, Durkheim remete o leitor obra Diviso do trabalho social na qual afirma:

No negamos, com isso, a importncia do fator individual: isso se explica, do nosso ponto de vista, to facilmente quanto o fator contrrio. Se o elemento essencial da personalidade o que existe de social em ns, por outro lado, s pode haver vida social se indivduos distintos estiverem associados. E ela ser tanto mais rica quanto mais numerosos e diferentes forem uns dos outros. O fator social pois condio do fator impessoal. A recproca no menos verdadeira, pois a prpria sociedade uma fonte importante de diferenciaes individuais (Durkheim, 1989, p.333).
A concepo do homem enquanto duplo, elaborada por Santo Agostinho, encontra correspondncia em Durkheim. Vai tambm encontrar correspondncia a possibilidade de equivalncia entre memria e alma, alma entendida, por Durkheim, como o conjunto de representaes recebidas da sociedade. No estudo Representaes individuais e representaes coletivas, publicado em 1898, Durkheim identifica a memria vida mental e ao conjunto de tudo aquilo que constitui nossa caracterstica moral e nega a concepo de memria como epifenmeno de fatos orgnicos pois, se assim fosse, a memria seria tambm fato orgnico e no haveria vida propriamente psquica,

nem, por conseqncia, matria para uma psicologia prpria. Pois, nestas condies, se queremos compreender os fenmenos mentais, a maneira segundo a qual eles se produzem, se reproduzem e se modificam, no so esses que devem ser analisados e considerados, mas so os fenmenos anatmicos dos quais so a imagem mais ou menos fiel (Durkheim, 1970, pp.22,23).
A memria os resduos deixados por nossa vida anterior, (...) os hbitos contrados, os preconceitos, as tendncias que nos movem sem que disso nos apercebamos (...) tudo aquilo que constitui nossa caracterstica moral (Durkheim, 1970, p.20) dirige a vida de cada um de ns. Isso no quer dizer que a vida intelectual exclusivamente a reproduo sem modificaes dos estados de conscincia anteriormente experimentados. O fato de que as idias e as imagens, constitutivas da vida intelectual e integrantes das representaes, agem entre si segundo as suas semelhanas, suas diferenas e seus contrastes, demonstra que a vida intelectual no mera reproduo sem modificaes do que recebemos anteriormente. Mesmo que novas representaes no sejam integradas ao conjunto de representaes que constituem a vida intelectual, a percepo de novas relaes entre as representaes j existentes, independentemente de sua distncia temporal, pressupe a possibilidade de uma vida intelectual e, portanto, de uma memria continuamente reconstruda. A vida representativa (...) no formada de tomos separados uns dos outros ; um todo contnuo, no qual todas as partes se interpenetram (Durkheim, 1970, p.32). Nessa discusso,

Durkheim introduz a questo da atualizao da memria, isto , se associamos a memria a um tempo passado, no presente e pelos estmulos nesse tempo presente que se solicita a memria. Alm disso, mesmo que novas representaes no sejam introduzidas, a percepo de novas relaes entre as existentes leva a uma memria continuamente reconstruda, pois qualquer representao, no momento em que se produz, afeta, alm dos rgos, o prprio esprito, isto , as representaes presentes e passadas que o constituem, desde que se admita, como ns, que as representaes passadas subsistem conosco (Durkheim, 1970, p.31). Para Santo Agostinho, a atividade de relacionar as noes, aparentemente dispersas, j existentes na memria, constitui o pensar.

E assim, como se fossem novos, necessrio pensar, segunda vez, nesses conhecimentos existentes na memria pois no tm outra habitao e juntlos (cogenda) novamente, para que se possa saber. Quer dizer, precisamos de os coligir (colligenda), subtraindo-os a uma espcie de disperso. E daqui (cogenda, cogo) que vem cogitare (...) Porm a inteligncia reivindicou como prprio este verbo (cogito), de tal maneira que s ao ato de coligir (colligere), isto , ao ato de juntar (cogere) no esprito, e no em qualquer parte, que propriamente se chama pensar (cogitare) (Santo Agostinho, 1973, p.204).
Halbwachs, em Les Cadres Sociaux de la Mmoire, retoma a tese de equivalncia entre memria individual e vida mental individual e entre memria coletiva e pensamento social. Com essa tese, que vem no bojo da descrio das crenas sociais, Halbwachs conclui o seu livro, de maneira surpreendente. Pode-se entend-la, por essa posio de fecho da discusso, como a tese bsica que esteve sempre a orientar o rumo das discusses, e a surpresa vem pelo fato de que se percebe que, efetivamente, ela esteve sempre presente mesmo que no declarada. No resumo conclusivo, afirma ele o carter duplo das crenas sociais: so tradies ou lembranas coletivas e, dessa forma, articulam-se ao passado, e so idias ou convenes e, dessa forma, resultam do conhecimento do presente. Se a crena social fosse apenas idia, o pensamento social seria puramente lgico: no admitiria seno o que convm s condies atuais. Se a crena social fosse apenas tradio, no deixaria nele penetrar nenhuma idia, nenhum fato que estivesse em desacordo com crenas antigas.

Assim, em um ou outro caso, a sociedade no admitiria nenhum compromisso entre a conscincia das condies presentes, e o afeto s crenas tradicionais: ela se aliceraria inteira sobre um ou sobre outro. Mas o pensamento social no abstrato. Mesmo quando corresponde ao presente, e que o exprime, as idias da sociedade tomam sempre corpo nas pessoas ou nos grupos; atrs de um ttulo, uma virtude, uma qualidade, ela v em seguida aqueles que os possuem; ora grupos e pessoas existem e deixam seus traos na memria dos homens. No h, neste sentido, idia social que no seja ao mesmo tempo uma lembrana da sociedade (Halbwachs, 1952, p.296).
Essas lembranas indelveis so possveis de serem lembradas desde que significadas pela sociedade e tornadas parte do seu sistema de idias. Uma idia uma lembrana da sociedade. Assim, no basta a imagem para que acontea o rememorar. A sociedade

se esforaria em vo em recobrar, sob uma forma puramente concreta, tal figura ou tal acontecimento que tenha deixado uma forte marca na sua memria. Toda personagem e todo fato histrico, desde que penetrem nesta memria, a se transpem em um ensinamento, em uma noo, em um smbolo; ele recebe um significado; ele se torna um elemento do sistema de idias da sociedade. Assim se explica que possam afinar as tradies e as idias atuais; que, em realidade, as idias atuais so tambm tradies, e que uma e outra exigem, ao mesmo tempo e ao mesmo ttulo, uma vida social antiga ou recente, na qual tomam seu impulso (Halbwachs, 1952, p.296).
Halbwachs reafirma, concluindo, que no somente o pensamento social essencialmente memria, mas que o conjunto de lembranas coletivas s pode ser reconstrudo a partir das noes e estmulos atuais.

Como o Panteo da Roma Imperial abrigava todos os cultos, desde que fossem cultos, a sociedade admite todas as tradies (mesmo as mais recentes) desde que sejam tradies. Ela admite todas as idias (mesmo as mais antigas) desde que sejam idias, isto que elas possam tomar lugar no seu pensamento, que elas interessam ainda aos homens de hoje, que eles as compreendam. Do que resulta que o pensamento social seja essencialmente uma memria, e que todo seu contedo seja feito apenas de lembranas coletivas, (...) (que subsistem desde) que a sociedade, trabalhando sobre seus quadros atuais, possa reconstruir (Halbwachs, 1952, p.296).
surpreendente, pois, que ao se propor estudar a memria, encontre-se com o pensamento social; que ao se pensar no passado, encontre-se em um ponto de articulao entre os tempos: entre o passado e o presente e por que no? o futuro. Pela memria, encontramos o passado no presente: a minha infncia, que j no existe presentemente, existe no passado que j no . Porm, a sua imagem, quando a evoco e se torna objeto de alguma descrio, vejo-a no tempo presente, porque ainda est na minha memria (Santo Agostinho, 1973, p.246). No h, sublinha-se, idia social que no seja uma lembrana da sociedade (Halbwachs, 1952, p.296).

Representao e identidade

A noo de duplo vai-se repetir nos dois tipos de memria descritos por Santo Agostinho: a memria sensitiva e a intelectual. Na primeira

se conservam distintas e classificadas todas as sensaes que entram isoladamente pela sua porta. Por exemplo, a luz, as cores e as formas dos corpos penetram pelos olhos; todas as espcies de sons, pelos ouvidos; todos os cheiros pelo nariz; todos os sabores, pela boca. Enfim, pelo tato entra tudo o que duro, mole, quente, frio, brando ou spero, pesado ou leve, tanto extrnseco como intrnseco ao corpo. O grande receptculo da memria (...) recebe todas estas impresses, para as recordar e revistar quando for necessrio. Todavia, no so os prprios objetos que entram, mas as suas imagens: imagens das coisas sensveis, sempre prestes a oferecer-se ao pensamento que as recorda (Santo Agostinho, 1973, p.201).
A memria intelectual, ao contrrio, no retm as imagens, mas as prprias realidades, noes das cincias e das artes que no so recebidas pelos sentidos, mas que sem imagens vemos no nosso interior tais

como so em si mesmas (Santo Agostinho, 1973, p.203). Muitas das noes a retidas parecem inatas. De um mesmo objeto pode-se ter a imagem, retida pela memria sensitiva, e a sua idia, retida pela memria intelectual. As idias dos objetos, as realidades noes das cincias e das artes e os afetos da alma so expressos, traduzidos por palavras, e essas palavras so retidas na memria. Nas palavras retidas, retm-se a realidade por elas significada. 4[4] E por causa desse significado que as palavras podem apetecer quando so pronunciadas. A palavra felicidade, por exemplo. A quem quer que se pergunte se se quer ser feliz h de responder, sem hesitao, que sim. O que no aconteceria, se a memria no conservasse a prpria realidade, significada nessa palavra (Santo Agostinho, 1973, p.210). Em De Magistro, Santo Agostinho (1973) retorna questo da palavra. Para ele, o fim da palavra duplo: serve ou para ensinar ou para suscitar recordaes nos outros ou em ns mesmos (p.323). A memria, qual se aderem as palavras, faz com que venham mente as prprias coisas, das quais as palavras so sinais (p.324). As coisas significadas nas palavras retidas na memria intelectual no foram atingidas pelos sentidos, nem vistas em parte alguma a no ser no esprito. Duas questes postas nesses trechos de Santo Agostinho vo reaparecer em Halbwachs. Uma tem a ver com a importncia e o significado da palavra quando se discute memria; outra, com a distino entre imagem e noo intelectual, a que se chama de conceito. Halbwachs utiliza a relao entre palavra e memria para, uma vez mais, demonstrar o carter social da memria individual. Diz ele que o nico estado de conscincia puramente individual a imagem, destacada da palavra. No h, porm, lembranas s quais no correspondam palavras 5[5], assim como no h palavra que no contenha lembranas.

Os homens vivendo em sociedade usam palavras das quais eles compreendem o significado: a condio do pensamento coletivo.(...) Ns falamos nossas lembranas antes de as evocar; a linguagem e todo o sistema de convenes sociais que a esto solidrios que nos permitem, a cada instante, reconstruir nosso passado (Halbwachs, 1952, p.279).
Na busca de apresentar a memria como construo social, e de mostrar como ela estimulada a partir de referncias sociais, Halbwachs nega a oposio entre imagem e idia estabelecida por Bergson6[6] que, ao definir imagem, desliga-a de toda noo de relao e todo significado intelectual e, ao definir conceito, esvazia-o de toda imagem, toda sensao. Para Halbwachs, que tem, como referncia, Plato e

4[4]

Goode e Hatt (1972, p. 59) afirmam que os conceitos se desenvolvem a partir de uma experincia condividida. Porque dois povos experimentaram coisas diferentes ou escolheram diferentes aspectos dessas coisas para conceptualizar, muitas vezes difcil traduzir palavras de uma para outra lngua.
5[5]

Italo Calvino (1991B), ao escrever sobre cidades, atenta para a importncia das palavras para se reter a imagem de uma cidade na lembrana. Diz, a respeito de duas cidades que gostaria de conservar distintas na mente, que no lhe resta alternativa seno falar de uma delas, porque a lembrana da outra, na ausncia de palavras para fix-la, perdeu-se ( p.66).
6[6]

O trabalho de Halbwachs um dilogo constante, orientado por Durkheim, com a obra de Bergson sobre a memria.

Spinoza, a idia conteria a imagem sensvel e individual, mas iria alm, ao incorporar relaes abstratas. Porque a sociedade no pode pensar seno ocasio de fatos, de pessoas, de acontecimentos, no h idias sem imagens (Halbwachs, 1952, p.97). Halbwachs integra, assim, a imagem noo intelectual. Uma definio desse tipo, que sintetiza, na idia, a imagem e o conceito, a imagem sensvel e a sua dimenso lgica, remete noo de representao coletiva, trabalhada por Durkheim. Em As Formas Elementares de Vida Religiosa, reflexes bsicas de Durkheim sobre representao aparecem na discusso sobre as categorias. 7[7] As perspectivas tericas que, no momento em que Durkheim escreve, buscavam entender as categorias, incorporavam a oposio entre imagem e conceito, entre corpo e alma. O apriorismo considerava a categoria como imanente ao esprito humano, anterior portanto experincia. O empirismo considerava a categoria uma construo do indivduo a partir da experincia. Admitida a tese empirista, retiram-se das categorias as suas propriedades caractersticas, isto , a universalidade, a necessidade e a independncia que elas tm de qualquer esprito individual. Os dados empricos apresentam caractersticas distintas dessas: Uma sensao, uma imagem referem-se sempre a objeto determinado ou a coleo de objetos desse gnero e exprimem o estado momentneo de uma conscincia particular: essencialmente individual e subjetiva (Durkheim, 1989, p.43). Reduzir a categoria experincia negar, razo, as caractersticas de universalidade, de necessidade e de independncia. Para pensar que o mundo tenha um aspecto lgico expresso de forma eminente pela razo, preciso admitir que o esprito tenha o poder de ir alm da experincia imediata, que possa acrescentar algo ao que lhe dado. O apriorismo, ao contrrio do empirismo, reconhece essa possibilidade. Ao remeter, porm, a origem dessa possibilidade existncia de uma razo imanente, ou a um poder inato, no consegue explic-la. Saber qual a origem das categorias e, portanto, da razo continua uma questo em pauta. Para Santo Agostinho, a razo provm de Deus. Para Durkheim, da sociedade. J em As Regras do Mtodo Sociolgico, ele explicita essa origem. Ao buscar a origem dos fatos sociais conclui que eles no derivam das conscincias individuais. Demonstra-o o seu carter de exterioridade: se os fatos sociais se impem s conscincias individuais porque no nascem nelas. Excludo o indivduo, resta a sociedade como origem desses fatos e de sua transformao, a sociedade como resultante da combinao das conscincias individuais. Agregando-se, penetrando-se, fundindo-se, as almas individuais do nascimento a um ser, psquico se quisermos, mas que constitui individualidade psquica de novo gnero (Durkheim, 1972, p.90). So os homens em relao que criam as categorias, representaes essencialmente coletivas que traduzem estados da coletividade e dependem de como esta organizada e constituda. So os homens em relao o meio propriamente humano, constitutivo do meio social interno 8[8] que constituem o fator ativo a determinar as transformaes

7[7]

Na esteira desta discusso, como foi visto, aparece tambm a concepo de homem como ser individual e social, como corpo e alma.
8[8]

Alm do meio propriamente humano, o meio social interno constitudo de coisas sociais: dos objetos materiais incorporados sociedade e os produtos da atividade social anterior. As caractersticas bsicas do meio propriamente so o volume da sociedade o nmero de habitantes e as vias de comunicao e a intensidade dinmica o estreitamento moral, a vida em comum (Durkheim, 1972, p.98).

sociais e que produziro as categorias, as representaes, as emoes, entre as quais o sofrimento e a felicidade. Isso trabalhado em O Suicdio, pesquisa exemplar da produo de correntes sociais.9[9] As foras sociais ou correntes de opinio que dariam diferentes formas a essa relao, chamadas por Durkheim de egosmo, altrusmo e anomia, estariam presentes, de maneira conflitiva, em toda sociedade. O equilbrio precrio entre elas pode ser rompido: a hegemonia do egosmo produziria a tendncia para a melancolia langorosa, para o desgosto de uma existncia que parece sem sentido (posto que o homem, em sendo um duplo, s pode se realizar e encontrar sentido na sociedade); a do altrusmo, o renunciamento ativo, o desprezo pela prpria existncia ou pela existncia do outro, o pouco caso pela dor humana inclusive pela prpria; a da anomia, a lassido exasperada que se pode voltar contra si mesmo ou contra o outro produzindo crimes de sangue. Sero essas relaes que produziro o sofrimento, quando as diferentes foras estiverem em desequilbrio, ou mesmo, pode-se supor, a felicidade, quando as diferentes foras estiverem em equilbrio.10[10] As representaes coletivas exprimem a sociedade e resultam da combinao das conscincias individuais. Elas so

produto de uma imensa cooperao que se estende no apenas no espao, mas no tempo; para produzi-las, uma multido de espritos diversos associaram, misturaram, combinaram suas idias e seus sentimentos; longas sries de geraes acumularam a a sua experincia e o seu saber. Uma intelectualidade muito particular, infinitamente mais rica e mais complexa que a do indivduo a est como que concentrada (Durkheim, 1989, p.45).
Essa intelectualidade coletiva, resultante da combinao de conscincias individuais, possibilita que no s a razo v alm dos conhecimentos empricos mas que o prprio indivduo v alm de si mesmo. medida que participa da sociedade o indivduo vai naturalmente alm de si mesmo seja quando pensa, seja quando age (Durkheim, 1989, p.45/46). As representaes coletivas so essenciais vida em sociedade pois que

Uma sociedade no pode criar-se nem recriar-se sem criar, ao mesmo tempo, alguma coisa de ideal. Essa criao no para ela uma espcie de ato suplementar com o qual ela se completaria a si mesma uma vez constituda; o ato pelo qual ela se faz e se refaz periodicamente. (...) A sociedade ideal no est fora da sociedade real; faz parte dela (Durkheim, 1989, p. 500/501).

9[9]

Stintchcombe (1970) utiliza a pesquisa sobre o suicdio para discutir a lgica da inferncia cientfica. Merton (1970, p. 71) afirma que a monografia de Durkheim, Suicide, talvez constitua o exemplo clssico do uso e do desenvolvimento da teoria de mdio alcance. Merton situa uma teoria de mdio alcance entre as pequenas mas necessrias hipteses de trabalho que surgem em abundncia durante a rotina das pesquisas dirias e os amplos esforos sistemticos para desenvolver uma teoria unificada capaz de explicar tdas as uniformidades observadas de comportamento, organizao e mudanas sociais (p. 51).
10[10]

O trabalho de Durkheim sobre o suicdio anmico uma pea de rara beleza sobre o sofrimento. Acredito, por este motivo, que ele possa ser lido, s avessas, como uma discusso sobre a felicidade, ou de como esta depende, como o sofrimento, do ponto em que nos encontramos no cruzamento de correntes egostas, altrustas e anmicas. Isto , de como ela depende das relaes sociais.

A sociedade organiza-se em ns de maneira duradoura, suscitando todo um mundo de idias e sentimentos que a exprimem, mas que, ao mesmo tempo, so parte integrante de ns mesmos a trama das representaes sociais constitui a nossa vida interior (Durkheim, 1989, p.323). A sociedade se representa a si mesma, e a idia que faz de si mesma parte dela mesma, assim como ns nos representamos a ns mesmos, em nossa relao com os outros, e construmos, em ns, o sentimento de identidade, condio necessria para a nossa existncia.

Certamente, encarnando-se nos indivduos, os ideais coletivos tendem a se individualizar. Cada um os compreende sua maneira, marca-os com a sua impresso; eliminando-lhes alguns elementos, acrescentam-lhes outros. O ideal pessoal origina-se, assim, do ideal social, medida que a personalidade individual se desenvolve e se torna fonte autnoma de ao (Durkheim, 1989, p.500/501).
A idia de alma indica um processo de construo social da identidade individual uma imagem de si, para si e para os outros; uma representao de si. Portanto, as representaes so a trama da vida social e so, tambm, a trama de nossa vida interior (Durkheim, 1989, p. 322/ 323) e so fonte das identidades coletiva e individual. como membro de alguns grupos que ns nos representamos a ns mesmos. A referncia ao outro leva a se considerar a construo do sentimento de identidade como um processo de mudana e de negociao, de conflitos sociais e intergrupais, com o outro. A construo da identidade um fenmeno que se produz em referncia aos critrios de aceitabilidade, de admissibilidade, de credibilidade, e que se faz por meio da negociao direta com outros (Pollack, 1992, p.204). Durkheim e George H. Mead contribuem para o entendimento da construo social da identidade, o que ressaltado por Habermas ao discutir o agir comunicativo. Em George H. Mead, observa-se a idia do duplo: o mim (me), dimenso da identidade, revela o quanto esta relacional o que a associa exigncia de legitimidade do agir comunicativo 11[11]; o eu (I), dimenso que poderia corresponder ao princpio da individuao e que estaria associada exigncia de autenticidade do agir comunicativo.

Mead trata a formao da identidade sob o aspecto de uma relao entre o mim (me) e o eu (I). A expresso mim designa a perspectiva a partir da qual a criana, ao adotar frente a si mesma as expectativas do outro generalizado, constri um sistema interno do comportamento. Por via de internalizao de papis sociais se forma uma estrutura de super-ego cada vez mais integrada, que permite ao agente orientar-se por pretenses normativas de validez. Ao mesmo tempo que se forma este super-ego o mim forma-se tambm o eu o I o mundo subjetivo das vivncias s que cada um tem acesso privilegiado (Habermas, 1987, vol. II, p.62).
Habermas (1987), afirma que Durkheim, no contexto da anlise do rito, altera o entendimento do conceito de conscincia coletiva para associ-lo estruturao da identidade coletiva. Naquela anlise, conscincia coletiva se refere no tanto aos contedos como estrutura de uma identidade grupal criada e
11[11]

No agir comunicativo, o ator deve estar orientado para o entendimento quanto a trs exigncias de validade da declarao: primeira, que esta seja verdadeira (o que demonstra a relao com um mundo exteriorizado); segundo, que seja legtima com respeito a um contexto normativo (o que mostra a relao com o mundo social); terceiro, que expresse a inteno do ator, isto , que seja autntica (o que mostra a relao com um mundo interiorizado) (Habermas, 1981, vol. I, pp. 99/100).

renovada mediante a identificao comum com o santo". Habermas destaca o quanto as identidades individuais se constrem concomitantemente quela identidade e a correspondncia do termo indivduo dimenso eu e do termo pessoa dimenso mim da identidade (vol. II, p.79/80). Para ele, a tese de Durkheim de que as localizaes espao-temporais do corpo e as pulses naturais introduzidas pelo organismo na socializao so o princpio de individuao no plausvel pois as vivncias subjetivas esto fortemente marcadas pela cultura. Conclui: , pois, manifesto que tambm a individualidade um fenmeno gerado socialmente, o qual resultado do processo mesmo de socializao e no expresso de umas pulses residuais que escapem socializao (p.86). No duplo pessoa e indivduo, encontram-se, pois, dois sinais bsicos do sentimento de identidade: de um lado, um sinal de equivalncia, dado pela idia de pessoa; de outro lado, um sinal de diferena, dado pela idia de indivduo. A identidade individual e a grupal pressupem a identificao e a diferenciao com o outro. E como a memria contribui para a construo da identidade? Para Michel Pollack, h, entre a memria e o sentimento de identidade a auto- imagem que uma pessoa adquire ao longo da vida, (...) que constri e apresenta aos outros e a si prpria, para acreditar na sua prpria representao, mas tambm para ser percebida da maneira como quer ser percebida pelos outros (Pollack, 1992, p.204) uma ligao fenomenolgica muito estreita. Pollack explica essa ligao, ao identificar trs elementos essenciais da construo da identidade: primeiro, a unidade fsica, ou seja, o sentimento de ter fronteiras fsicas, no caso do corpo da pessoa, ou fronteiras de pertinncia a grupos, no caso de um coletivo; segundo, a continuidade dentro do tempo, no sentido fsico da palavra, mas tambm no sentido moral e psicolgico; terceiro, o sentimento de coerncia, ou seja, de que os diferentes elementos que formam um indivduo so efetivamente unificados.

Podemos portanto dizer que a memria um elemento constituinte do sentimento de identidade, tanto individual como coletiva, na medida em que ela tambm um fator extremamente muito importante do sentimento de continuidade e de coerncia de uma pessoa ou de um grupo em sua reconstruo de si (Pollack, 1992, p.204).
Referindo-se a Halbwachs, Duvignaud afirma que o eu e sua durao situam-se no ponto de encontro de duas sries diferentes e por vezes divergentes: uma que se atem aos aspectos vivos e materiais da lembrana o tempo presente, e aquela que reconstri o que do passado (Duvignaud, 1990, p.13). Em Halbwachs, est presente a ligao entre memria e construo da identidade, em especial pelo sentimento de continuidade e de coerncia conferidos pela memria identidade, mesmo que as lembranas sejam continuamente reconstitudas.

De cada poca de nossa vida, guardamos algumas lembranas, sem cessar reproduzidas, pelas quais se perpetua, como por efeito de uma filiao contnua, o sentimento de nossa identidade. Mas precisamente porque essas so repeties, porque vo sendo engajadas sucessivamente em sistemas de noes muito diferentes, nas diversas pocas de nossa vida, elas perdem sua forma e aspecto de outrora (Halbwachs, 1952, p.89).

A contnua reconstruo da memria vai corresponder contnua reconstruo do sentimento de identidade. Segundo Pollack (1992),

ningum pode construir uma auto-imagem isenta de mudana, de negociao, de transformao em funo dos outros.(...) Vale dizer que memria e identidade podem perfeitamente ser negociadas, e no so fenmenos que devam ser compreendidos como essncias de uma pessoa ou de um grupo.Se possvel o confronto entre a memria individual e a memria dos outros, isso mostra que a memria e a identidade so valores disputados em conflitos sociais e intergrupais, e particularmente em conflitos que opem grupos polticos diversos (pp.204/205).
De maneira magnfica, Santo Agostinho (1973) se refere ligao entre memria e sentimento de identidade:

Tudo isto realizo no imenso palcio da memria. A esto presentes o cu, a terra e o mar com todos os pormenores que neles pude perceber pelos sentidos, exceto os que j esqueci. l que me encontro a mim mesmo, e recordo as aes que fiz, o seu tempo, lugar, e at os sentimentos que me dominavam ao pratic-las. l que esto tambm todos os conhecimentos que recordo, aprendidos ou pela experincia prpria ou pela crena no testemunho de outrem (p 201).
Rememorar: os quadros sociais da memria

Halbwachs, em Les Cadres Sociaux de la Mmoire, se dedica a pensar o ato de rememorar. Para ele, o pensamento individual capaz de se lembrar na medida em que se coloca nos quadros sociais da memria e de que participa da memria coletiva. Quadros sociais da memria e memria coletiva so, portanto, conceitos distintos. Memria coletiva o conjunto dos acontecimentos essenciais do passado de um grupo. Desse passado, retm-se apenas aquilo que ainda est vivo ou capaz de viver na conscincia do grupo.

No primeiro plano da memria de um grupo se destacam as lembranas dos acontecimentos e das lembranas que concernem ao maior nmero de seus membros e que resultam quer de sua prpria vida, quer de suas relaes com os grupos mais prximos, mais freqentemente em contato com ele (Halbwachs, 1990, p.45).
Barros (1989, p.32), a partir de Halbwachs, diz que a memria coletiva o passado que se perpetua e vive na conscincia coletiva. A conscincia coletiva diferencia a memria coletiva da memria histrica. Quando se estuda memria, buscam-se os homens, elementos vivos e depositrios de lembranas do passado. No conceito de memria coletiva, portanto, encontra-se a histria vivida. No na histria aprendida, na histria vivida que se apia nossa memria (Halbwachs, 1990, p.60). Duvignaud (1990) vai qualificar de notvel a distino feita por Halbwachs entre memria histrica e memria coletiva. A primeira supe a reconstruo dos dados fornecidos pelo presente da vida social e projetada no passado reinventado". A segunda recompe magicamente o passado ( p.14/15).

DAlssio (1993) destaca duas caractersticas da memria coletiva como trabalhada por Halbwachs. A primeira a de que as situaes vividas s se transformam em memria se aquele que se lembra sentir-se afetivamente ligado ao grupo ao qual pertenceu (p.98). O afetivo indica o pertencimento. A segunda a de que para que um grupo fsico seja um grupo afetivo ou grupo comunidade, preciso que haja uma certa durao na convivncia (p.99). Essa caracterstica aponta para a questo do tempo, para a dimenso da continuidade. A histria no memria porque h descontinuidade entre quem a l e os grupos, testemunhas ou atores dos fatos narrados (p.99). Cada memria individual um ponto de vista sobre a memria coletiva (...) este ponto de vista muda segundo o lugar que ali eu ocupo (...) este lugar mesmo muda segundo as relaes que mantenho (Halbwachs, 1990, p.51). A importncia da memria coletiva no ato individual de lembrar, porm, to poderosa que as fatos e noes mais fceis de lembrar so os de domnio comum e,

por mais estranho e paradoxal que isto possa parecer, as lembranas que nos so mais difceis de evocar so aquelas que no concernem a no ser a ns, que constituem nosso bem mais exclusivo, como se elas no pudessem escapar aos outros seno na condio de escapar tambm a ns prprios (Halbwachs, 1990, p.49).
Segundo Duvignaud (1990), a rememorao pessoal situa-se na encruzilhada das malhas de solidariedades mltiplas dentro das quais estamos engajados". A lembrana coloca-se na interseco de vrias correntes do pensamento coletivo. Eis porque experimentamos tanta dificuldade em nos lembrar dos acontecimentos que apenas nos concernem (p.14). Esses destaques, por pequenos que sejam, demonstram a importncia dos grupos de referncia e de apoio memria. Se a memria, como foi indicado, associa-se ao sentimento de identidade, perder esses grupos de referncia arriscar esse mesmo sentimento. A morte dos amigos da mesma gerao, que compartilharam de experincias e sentimentos comuns, um pouco a morte daqueles que sobrevivem e a sensao da morte de um mundo e de um tempo. A essa altura da discusso, comea a tomar corpo o significado delicado e sensvel da memria dos velhos. Trabalhar com a memria dos velhos estar o tempo todo a tatear a presena da morte, a lidar com o tempo que se esgota pela consumio do futuro e que se transforma, em um determinado momento, s em passado. Os desejos, os sonhos e as esperanas se transformam em recordaes. Os quadros sociais da memria se referem, de um lado, aos estmulos presentes que conduzem rememorao e, de outro, localizao no passado do que o presente suscitou. Os quadros articulam, portanto, o presente ao passado. Rememorar um ato que acontece no e provocado pelo presente: do passado retornam a ns os acontecimentos que correspondem s nossas preocupaes atuais. do presente que se parte.12[12] Os fatos, acontecimentos, personagens, conhecimentos, sensaes depositados na memria

12[12]

Nisbet (1977) tambm refletiu sobre a relao entre o passado e o presente em seu trabalho sobre a formao do pensamento sociolgico, que tem como tema as idias-elementos que proporcionariam a medula da Sociologia: idias que persistiram atravs da poca clssica da Sociologia moderna e chegam, na verdade,

se reorganizariam no s na presena de algo que se acrescenta a eles mas tambm segundo a pergunta presente que se faz memria. A memria , assim, seletiva.

no o passado todo inteiro que exerce sobre ns uma presso com vista a penetrar em nossa conscincia. No mais a srie cronolgica dos estados passados que reproduziria exatamente os acontecimentos antigos, mas so aqueles nicos entre eles que correspondem a nossas preocupaes atuais que podem reaparecer. A razo de sua reapario no est neles mas na sua relao s idias e percepes de hoje: no pois deles que partimos mas dessas relaes (Halbwachs, 1990, p.141/142).
Porque a memria seletiva, rememorar tambm esquecer. O que o presente no solicita memria esquecido. As fronteiras desses silncios e no- ditos com o esquecimento definitivo e o reprimido inconsciente (...) esto em perptuo deslocamento (Pollack, 1989, p.8). Alm do lembrar e do esquecer, Pollack (1989) discute trs outros mecanismos possveis de articulao entre a memria e o presente. O primeiro o de proibio poltico-ideolgica de expresso pblica de um determinado tipo de lembranas. A referncia emprica desse mecanismo a reescrita da histria em dois momentos da destalinizao: o primeiro, aps o XX Congresso do PC da Unio Sovitica, quando Nikita Kruschev denunciou pela primeira vez os crime stalinistas; o segundo aconteceu trinta anos mais tarde no quadro da glasnot e da perestroika, quando a liberdade da crtica despertou traumatismos profundos e ressentimentos acumulados no passado e a memria da dominao e de sofrimentos que no podiam se exprimir publicamente irromperam. O silncio anterior no significava e no levou ao esquecimento. O segundo dos mecanismos tem a ver com dificuldades de integrar lembranas de grupos na memria da sociedade maior. O silncio se produz pela necessidade de encontrar um modus vivendi nessa sociedade. A referncia emprica a dos sobreviventes dos campos de concentrao que, aps serem libertados, retornaram Alemanha ou ustria. Retornados, em um primeiro momento encontraram quem os escutasse. O esforo de reconstruo do pas, porm, exauriu a disposio de ouvir e lhes retirou a comunidade de ouvintes. Alm disso, o retorno dos deportados e de suas histrias despertavam sentimentos de culpa entre aqueles que assistiram a deportao e nada fizeram. As lembranas se tornaram indizveis para no constranger os no deportados e criar dificuldades de integrao aos deportados. O terceiro mecanismo diz respeito s lembranas vergonhosas, no ditas para evitar mal-entendidos. A referncia emprica o de alsacianos que foram recrutados fora pelo exrcito alemo na Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, o grau de colaborao e comprometimento desses homens foi questionado. Nos trs casos, esses tipos de lembranas so transmitidos no quadro familiar, em redes de sociabilidade afetiva e/ou poltica. O rememorar acontece, em geral, em resposta ao outro ou ao grupo. So as pessoas, com suas perguntas e sua presena, que despertam a memria individual. enquanto membros de

at o presente. Afirma ele que o ponto de partida para o encontro destas idias o presente. A histria algum o disse muito bem revela seus segredos somente a quem comea pelo presente. Para mencionar as palavras de Alfred North Whitehead, o presente terra sagrada (p.17).

um grupo que cada um de ns se representa e , na experincia compartilhada, que a memria individual se alimenta. Os grupos com os quais estamos em relao mais contnua seriam os grupos que, mais do que os outros, estruturariam nossa memria. Destacam-se, entre eles, a famlia, o grupo de amigos e o de trabalho. Para Thompson (1993), o papel da famlia na transmisso cultural intergeracional grande pois

inclui no somente a transmisso da memria familiar (...) mas tambm da linguagem (a lngua me), do nome, do territrio e da moradia, da posio social e da religio, e, mais alm ainda, dos valores e aspiraes sociais, vises de mundo, habilidades domsticas, modos de comportamento, modelos de parentesco e casamento ( p.10).
Para Barros (1989), a importncia do grupo familiar como referncia fundamental para a reconstruo do passado advm do fato de a famlia ser, ao mesmo tempo, o objeto das recordaes dos indivduos e o espao em que essas recordaes podem ser avivadas (p.33/34). Sobre a representao da famlia no universo de camadas mdias, realizou duas pesquisas. Na primeira, entrevistou avs, fundamentais na anlise da representao da famlia. Ao longo da pesquisa, os avs foram se configurando como responsveis pela manuteno do valor-famlia. A vida dos avs fonte de transmisso de determinados bens simblicos, que representam uma situao social e ao mesmo tempo uma ordem moral. Na segunda, o tema foi analisado a partir de lbuns de retratos com aqueles que, ciosos da importncia da famlia na construo da identidade dos indivduos, tomam para si a tarefa de preservar os arquivos da memria familiar: os lbuns de famlia". As imagens contidas nas fotos contem pistas para a memria. Na fotografia antiga do grupo de famlia, visualiza-se um modelo de famlia: a grande-famlia cujas relaes esto estabelecidas anteriormente existncia dos indivduos particulares que a compem (Barros, 1989, p.36/37/39). O rememorar tambm estimulado pelos lugares, testemunhos atuais de fatos e acontecimentos passados, de personagens e de relaes sociais. Aos lugares se atribuem significados sociais: eles passam, assim, a ter alma. Os grupos aos quais pertencemos e os lugares aos quais nos vinculamos tm neles uma memria inscrita, da qual participamos. A memria individual, portanto, , em parte herdada, e, tanto quanto a coletiva, social. Os quadros sociais da memria so constitudos por dois aspectos solidrios. De um lado, de noes lgicas que organizam o objeto, a personagem ou o acontecimento quanto ao tempo, ao lugar e quanto s relaes de semelhana, isto , de noes que localizam a lembrana. As noes de tempo e espao so fundamentais para a rememorao do passado, na medida em que a localizao 13[13] espacial e temporal das

13[13]

Segundo Halbwachs (1952), ao seu tempo, os psiclogos diferenciavam reconhecer de localizar uma lembrana. Localizar seria ter idia do momento em que se adquiriu uma lembrana; reconhecer seria ter o sentimento de que uma pessoa que se v ou uma imagem que nos atravessa o esprito foram apresentados para ns no passado sem que possamos dizer em que momento. A idia estaria contraposta ao sentimento. A sociedade interviria somente na localizao da lembrana. Halbwachs no concorda com esta distino. Para ele, a propsito de toda lembrana, ns podemos dizer, seno exatamente quando e onde, ao menos em que condies a adquirimos (...) em outras palavras, eu posso sempre indicar em qual zona da vida social esta lembrana nasceu. (...) Assim, a localizao precede no somente o reconhecimento mas a evocao das

lembranas a essncia da memria. A semelhana, por sua vez, o sinal de uma comunidade de interesses e de pensamento. No porque elas so parecidas que podem ser evocadas ao mesmo tempo. mais porque um mesmo grupo se interessa por elas, e capaz de as evocar ao mesmo tempo, que elas se parecem (Halbwachs, 1952, p.144). O segundo aspecto solidrio so os significados atribudos pelo grupo aos objetos, s personagens e aos acontecimentos.

a sociedade que porta julgamentos sobre os homens que vivem e sobre o dia de sua morte, tanto quanto sobre os fatos quando eles se produzem, encerra na realidade dentro de cada uma dessas lembranas importantes no somente um fragmento de sua experincia, mas tambm um reflexo de suas reflexes. (...) Um fato passado um ensinamento, e um personagem desaparecido, um encorajamento ou um advertimento (...) O quadro da memria tambm uma cadeia de idias e de julgamentos (Halbwachs, 1952, p.282).
Esses componentes bsicos dos quadros sociais da memria demonstram que esses quadros integram noes lgicas s imagens sensveis. Uma representao coletiva tem tudo o que necessrio para responder a uma definio como essa (Halbwachs, 1952, p.281). Portanto, os quadros sociais da memria seriam constitudas de representaes, assim como a prpria memria. Essa hiptese de identidade de natureza entre os quadros e o acontecimento, de que um e outro so feitos de lembranas, e essas so representaes explicaria porque a desapario ou transformao dos quadros ocasiona a desapario o esquecimento ou transformao das lembranas.

A sociedade, segundo as circunstncias, e segundo o tempo, se representa de diversas maneiras o passado: ela modifica suas convenes. Como cada um de seus membros se sujeita a essas convenes, ele inclina suas lembranas no sentido para o qual evolui a memria coletiva (Halbwachs, 1952, p.279).
Assim, se certas lembranas no reaparecem porque elas estavam enquadradas em um sistema de noes que no se encontram mais no presente. Essa negociao ou compromisso entre os quadros e as lembranas acontece, mesmo quando haja incompatibilidade entre aspectos destas lembranas e as noes atuais, posto que as noes que compem os quadros so feitas de lembranas tanto quanto os acontecimentos, fatos ou pessoas lembrados. Isso leva a uma caracterstica bsica do passado reconstitudo pela memria: ele sempre uma reconstruo, por mais detalhes que contenha. E uma reconstruo feita no presente. De onde provm essa fora do presente para reconstruir o passado se, do ponto de vista do total do pensamento social, as idias do passado so preponderantes? Segundo Halbwachs, essa fora provm da maior extenso dos grupos sociais aos quais correspondem as idias presentes. A tradio sempre se refere a um grupo considerado; as idias atuais a muitos outros grupos contemporneos.

A razo se ope tradio como uma sociedade mais estendida a uma sociedade mais estreita. Alm disso as idias atuais no so verdadeiramente novas seno para os membros do grupo no qual elas penetram. Por toda parte onde elas no se
lembranas(...) uma reflexo, mas que, sob a forma de idias, contem j fatos concretos e sensveis. Nesse sentido, a localizao explicaria a lembrana (pp.118/119).

chocam com as mesmas tradies que nesta, elas tem podido se desenvolver livremente e tomar elas mesmas a forma de tradies (Halbwachs, 1952, p.291).

Memria de velhos

Vou recitar um hino que aprendi de cor. Antes de principiar, a minha expectao estende-se a todo ele. Porm, logo que o comear, a minha memria dilata-se, colhendo tudo o que passa de expectao para o pretrito. A vida deste meu ato divide-se em memria, por causa do que j recitei, e em expectao, por causa do que hei de recitar. A minha ateno est presente e por ela passa o que era futuro para se tornar pretrito. Quanto mais o hino se aproxima do fim, tanto mais a memria se alonga e a expectao se abrevia, at que esta fica totalmente consumida, quando a ao, j toda acabada, passar inteiramente para o domnio da memria.(...) Isto mesmo sucede em toda a histria dos filhos dos homens, do qual cada vida individual apenas uma parte (Santo Agostinho, 1973, p.255). As comunidades geracionais Pensar na cidade para si a cidade interiorizada pelos seus habitantes e que carrega as marcas da vida desses mesmos habitantes pensar no processo de mudana das relaes sociais que acompanha o processo de urbanizao levam a pensar no suceder de geraes que faz com que a criao e a acumulao culturais nunca sejam realizados pelos mesmos indivduos (Mannheim, 1982, p.74). Para definir e compreender a natureza da gerao como tipo particular de situao social, significativa a contribuio de Mannheim, contida em um pequeno texto, O Problema Sociolgico das Geraes14[14], escrito na primeira metade do sculo. Recentemente, a importncia das geraes tem sido questionada.

Expresses como curso da vida ps-moderno, sociedade unietria e descronologizao da vida tm sido utilizadas de modo a dar conta de mudanas que, a partir dos anos 70, deram novas configuraes aos comportamentos tidos como adequados aos grupos de idade e s relaes entre eles, promovendo um embaamento das fronteiras que caracterizavam estilos de vida considerados prprios aos indivduos em diferentes faixas etrias (...) (Esse) apagamento das fronteiras (...) , segundo Moody, o reflexo de uma sociedade ps-fordista, marcada pela informatizao da economia, pela desmassificao dos mercados de consumo, da poltica, da mdia e da cultura, e pela fluidez e multiplicidade de estilos de vida, frutos de uma economia baseada mais no consumo do que na produtividade (Debert, 1997, p.120/124).

14[14]

Segundo Coser, a Sociologia das Geraes de Mannheim um primeiro e qualificado exemplo da determinao existencial do conhecimento (Coser, 1971, p.434).

Debert (1997) afirma que o processo, indicado pelas expresses curso da vida ps-moderna e outras, pelo qual a juventude considerada um bem possvel de ser adquirido por todos em qualquer momento da vida, concomitante ao processo que transforma as idades em mecanismos privilegiados na criao de atores polticos e na definio de mercados de consumo (p. 20). Pondera, alm disso, que

As idades ainda so uma dimenso fundamental na organizao social e seria um exagero supor que elas deixaram de ser um elemento fundamental na definio do status de uma pessoa.(...) A afirmao da irracionalidade da razo, a crtica s pretenses universalistas e a valorizao do pluralismo e do conhecimento local, prprios da ps-modernidade, certamente explicam a quebra da autoridade dos adultos. Contudo, poder-se-ia ainda argumentar que esse um fenmeno restrito, prprio de certos setores da classe mdia e no uma nova sensibilidade que teria se difundido na sociedade como um todo (p.125).
Pelas ponderaes de Guita Debert, reafirma-se a deciso do corte proposto, mesmo que o mundo marcado pelas distines entre geraes possa ser finito. Para Mannheim, uma gerao no uma comunidade, posto que no um grupo concreto baseado em laos existenciais e vitais de proximidade15[15], e nem uma organizao criada pela aplicao consciente da vontade racional.16[16] Ela, porm, assim como a situao de classe, existe independentemente da conscincia que o indivduo tenha dela e determina, a vrios indivduos, uma similaridade de situao. Enquanto a posio de classe baseia-se na existncia de uma estrutura econmica e de poder em transformao na sociedade, a situao de gerao baseia-se

no ritmo biolgico de nascimento e morte (...) (Porm), no fosse pela existncia de interao social entre seres humanos, pela existncia de uma estrutura social definida, e pela histria estar baseada em um tipo particular de continuidade, a gerao no existiria como um fenmeno de localizao social; existiria apenas nascimento, envelhecimento e morte. O problema sociolgico das geraes (...) comea nesse ponto onde descoberta a relevncia sociolgica dos fatores biolgicos (Mannheim, 1982, p.71/72).
Antonio Candido mostra, a partir da anlise do livro de Dino Buzzati, O Deserto dos Trtaros, escrito em 1940, como a morte pode definir o ser de um homem e lhe dar oportunidade de encontrar justificativa para a prpria vida. Segundo Antonio Candido (1993), Giovanni Drogo, o personagem central do romance, durante a vida inteira esperou o momento que permitiria a uma espcie de revelao do seu ser, de maneira que os outros pudessem reconhecer o seu valor, o que o levaria a reconhec-lo ele prprio. Mas aqui surge a contradio suprema, pois esse momento acaba sendo o da morte (p.185). Est formulada, nesse
15[15]

A palavra proximidade vem posta entre aspas para que no se refira apenas proximidade fsica. Segundo Tnnies, quem cunhou os termos Gemeinschaft e Gesellschaft, a comunidade pode estar baseada na amizade. A amizade espiritual forma uma espcie de lao invisvel, um imperativo moral, uma reunio mstica animada de algum modo por uma intuio e um vontade criadora (Tnnies, 1995,p.240). Assim, a palavra proximidade pode referir-se proximidade por afetos ou por valores.
16[16]

Nessas duas formas de grupos concretos, percebem-se duas formas bsicas de relaes sociais comunidade e sociedade consideradas, por Nisbet (1977) e por Florestan Fernandes (1973) idias fundamentais para a constituio do pensamento sociolgico.

trecho, a questo da busca da identidade, mais de busca do que de construo. Est formulado, tambm, o significado da morte tal como poderia ter sido para Drogo. Esse significado, porm, dado pelo narrador ou pelo crtico, porque, diz Norberto Bobbio (1997),

da minha morte s os outros podem falar. Posso contar minha vida atravs das recordaes minhas e daqueles que me foram prximos (...) Posso cont-la at os ltimos minutos. No posso contar minha morte. S os outros podem faz-lo. (...) Minha morte imprevisvel para todos, mas para mim tambm indizvel (pp.36/37).
A morte de cada um de ns, portanto, sua imagem e seu significado, a ruptura e a reorganizao das relaes sociais que ela provoca, s os outros experienciaro. A presena da morte, ou a dos outros ou a expectativa da prpria, est sempre presente nos relatos dos velhos entrevistados. Norberto Bobbio (1997) afirma que a vida no pode ser pensada sem a morte. (...) Levar a vida a srio significa aceitar firmemente, rigorosamente, da maneira mais serena possvel, a prpria morte (p.40). O significado social dos fatores biolgicos resulta, para Thompson (1993), do contraste entre as pretenses da cultura em representar a tradio atravs dos sculos, as chamadas verdades eternas, e a crua brevidade da vida humana. Da a necessidade universal de transmisso da cultura entre as geraes (p.9). Segundo Mannheim (1982), em uma sociedade qualquer, a criao e a acumulao culturais so realizadas por indivduos diferentes que se sucedem ao longo do tempo, portanto, por indivduos de geraes diferentes, que entram de maneira diferente em contato com a herana acumulada. A mudana cultural associa-se ao contato original, que sempre significa um relacionamento modificado, um distanciamento em relao ao objeto e uma abordagem original na assimilao, uso e desenvolvimento do material oferecido ( p.74). Com o suceder de geraes, produzem-se dois tipos distintos de contatos originais com a herana cultural e social: um determinado pelas mudanas sociais, quando se alteram as relaes sociais; outro determinado por fatores biolgicos fundamentais de um lado, a entrada em cena continuada de novos grupos etrios; de outro, o envelhecimento e a sada de cena. O segundo contato original capacita os membros de uma sociedade recordao social, produo da memria coletiva to cara preservao da identidade. Pela lembrana, a experincia passada incorporada ao presente. Segundo Mannheim (1982), dois so os modos pelos quais a experincia passada se incorpora ao presente: 1o.) como modelos conscientemente reconhecidos pelos quais os homens amoldam sua conduta (p.76); 2o.) como padres inconscientemente condensados, meramente implcitos ou virtuais(...) considere, como exemplo, como as experincias passadas esto virtualmente contidas em tais manifestaes especficas como a de sentimentalidade (p.77).

Desses modos, o tipo de memria que contem o passado na forma de reflexo muito menos significante (...) do que aquele onde o passado s est presente implicitamente, virtualmente; alm disso, os elementos reflexivos freqentemente so mais dependentes dos elementos no-reflexivos do que viceversa(Mannheim, 1982, p.77). Nesse ltimo modo, o inventrio de experincia que absorvido do ambiente por infiltrao no incio da juventude freqentemente se torna o estrato historicamente mais antigo da conscincia, que tende a estabilizar-se como a viso natural do mundo (Mannheim, 1982, p.82). Reconhece-se, nesse modo, a presena das representaes coletivas, at na inconscincia, apontada por Durkheim (1991) como caracterstica das fontes de nossa vida moral. Para ele, algumas almas no compreendem as fontes de onde decorre a sua prpria moralidade, porque estas fontes so demasiado profundas.(...) A conscincia um mau juiz para aquilo que se passa no fundo do ser, porque no penetra a (p.196). Walter Benjamin (1975) insiste tambm na importncia, seno da inconscincia, ao menos dos elementos no-reflexivos, para que a narrao passe a fazer parte do repertrio da memria de quem a escuta.

No h meio mais indicado para que a memria conserve determinadas estrias do que aquela casta conciso que as subtrai anlise psicolgica; e quanto mais naturalmente o narrador renuncia ornamentao psicolgica, tanto mais elas podem aspirar a um lugar na memria daquele que as escuta, pois ho de adaptar-se mais facilmente sua prpria experincia e ele ter, em dias prximos ou afastados, tanto mais agrado em passar a transmiti-las por sua vez (p.68).
Segundo Bosi (1994), reflexes que escutamos e que calharam bem com nosso estado de alma, esto a um passo da assimilao e do esquecimento da verdadeira fonte (p. 407). Entre as reflexes, aquelas que foram assimiladas e que tiveram esquecidas a verdadeira fonte foram as que mantiveram afinidades eletivas com o nosso estado de alma. Afirma tambm que as fases desse processo de assimilao e de esquecimento no so elaboradas pela conscincia. Continua: determinar a origem de uma influncia social um problema difcil. Ela pode ser um ponto de convergncia de vrias correntes de pensamento coletivo (p.408). Os dois modos de contato original associam-se a estruturaes diferenciadas da percepo do mundo, a estruturaes diferenciadas da conscincia, o que faz com que jovens e velhos, na mesma poca e na mesmas condies scio- econmicas, vivam diferentemente os mesmos acontecimentos.

A mera contemporaneidade torna-se significante sociologicamente apenas quando envolve tambm a participao nas mesmas circunstncias histricas e sociais. Alm disso, temos que levar em considerao nesse estgio o fenmeno da estratificao (da conscincia). Alguns grupos etrios mais velhos experienciam certos processos histricos juntamente com a gerao jovem e, no entanto, no podemos dizer que tenham a mesma situao de gerao (Mannheim,1982, p.80).
O fenmeno da estratificao da conscincia, que permite que geraes diferentes experenciem diferentemente as mesmas situaes, recupera a concepo de memria associada vida representativa que, para Durkheim (1970), (...) no formada de tomos separados uns dos outros; um todo contnuo, no qual

todas as partes se interpenetram (p.32). A relao entre as representaes, entre as lembranas e os seus quadros, entre tempos diferentes, leva contnua reconstruo e atualizao da memria. Mannheim qualifica essas relaes de dialticas e confere singular importncia s experincias infantis que tendem a se cristalizar em uma viso natural do mundo, o que ressalta, uma vez mais, a importncia das relaes familiares como constitutivas de quadros sociais da memria e, conseqentemente, do sentimento de identidade. 17[17]

A conscincia humana, estruturalmente falando, caracteriza-se por uma dialtica interna particular. Ela de considervel importncia para a formao da conscincia cujas experincias produzem aquelas primeiras impresses e experincias infantis extremamente importantes e que subseqentemente formam o segundo, o terceiro, e outros estratos. Inversamente, ao se estimar a significao biogrfica de uma experincia particular, importante saber se ela foi vivida pelo indivduo como uma experincia infantil decisiva, ou num perodo mais tardio de sua vida, sobreposta a outras impresses bsicas anteriores. As impresses iniciais tendem a cristalizar-se numa viso natural do mundo. Todas as experincias posteriores, ento, tendem a receber seu significado desse conjunto original, quer elas apaream como a verificao e finalizao daquele conjunto, quer como sua negao e anttese. As experincias no se acumulam no curso de uma vida atravs de um processo de adio ou aglomerao, mas so articuladas dialeticamente da maneira descrita (Mannheim, 1982, p.80).
As condies para participar de uma comunidade geracional so: a co-presena em uma regio histrica e social e a participao no destino comum dessa unidade histrica e social (Mannheim,1982, p.85/86). 18[18] Na comunidade de destino, aparecem as unidades de gerao particulares:

enquanto a mera situao comum em uma gerao de uma significao apenas potencial, uma gerao enquanto uma realidade constituda quando contemporneos similarmente situados participam de um destino comum e das idias e conceitos de algum modo vinculados ao seu desdobramento. (...) Dentro dessa comunidade de pessoas com um destino comum podem ento surgir unidades de gerao particulares. Elas se caracterizam pelo fato de que no envolvem apenas a livre participao de vrios indivduos em um padro de acontecimentos partilhados igualmente por todos (embora interpretado diferentemente por indivduos diferentes), mas tambm uma identidade de reaes, uma certa afinidade no modo pelo qual todos se relacionam com suas experincias comuns e so formados por elas (Mannheim, 1982, p.89).

17[17]

Berger (1977), a partir de George H. Mead, ressalta a importncia dos outros significativos nas fases iniciais do processo de socializao, fases tambm significativas. So as pessoas que com maior freqncia se tornam objeto da interao da criana, com as quais mantm relaes emocionais mais intensas e cujas atitudes assumem importncia crucial na situao em que se encontra (p.208).
18[18]

Gurvitch (1968) utiliza o termo comunidade para indicar um grau de intensidade da sociabilidade por fuso parcial no Ns. Para Gurvitch, h diferentes tipos de sociabilidade, ou seja, diferentes maneiras de se estar ligado em um todo e por un todo social. Os outros tipos de sociabilidade so a massa, o mais fraco em fuso e o mais forte em presso, e a comunho, de grau mximo de intensidade de participao, da fora de atrao e da profundidade de fuso no Ns (p.171-201).

As relaes entre jovens e velhos dependem do dinamismo social. Em sociedades menos dinmicas, os jovens desenvolvem uma relao de fidelidade com o passado, que referncia para o comportamento. Em sociedades mais dinmicas, os jovens, por estarem aliviados do fardo da experincia, esto mais liberados para viverem um mundo em transformao e a ele se adaptarem. Nessas sociedades, os velhos ou se tornam mais receptivos s influncias dos mais jovens (at mesmo de maneira mais intensa do que as geraes intermedirias, dada a elasticidade mental proporcionada pela experincia), ou afirmam um modo de vida peculiar
19[19]

, ou, possibilidade no alertada por Mannheim, sentem e vivem a excluso. Thompson (1992)

afirma essa terceira possibilidade quando reconhece que pessoas idosas so freqentemente ignoradas e fragilizadas economicamente. Para ele, um projeto de histria oral proporcionaria, ao velho, novos contatos sociais e lhe criaria condies de vivenciar a dignidade e o sentido de finalidade de vida (p.33). Alm disso, recordar a prpria vida fundamental para nosso sentimento de identidade; continuar lidando com essa lembrana pode fortalecer, ou recapturar a autoconfiana (p.208). Situaes de intensa mudana social diminuem o valor das experincias, posto que o passado deixa de ser referncia bsica e nica para o comportamento e referncia de continuidade social. Afetam tambm a narrao, posto que a experincia transmitida oralmente a fonte de que hauriram todos os narradores (Benjamin,1975, p.64).

Cada vez mais rara vai se tornando a possibilidade de encontrarmos algum verdadeiramente capaz de historiar algum evento. (...) como se nos tivessem tirado um poder que parecia inato, a mais segura de todas as coisas seguras, a capacidade de trocarmos pela palavra experincias vividas. (...) Uma das causas bvia: as experincias perderam muito do seu valor. (...) Assim, a capacidade de ouvir atentamente se vai perdendo e perde-se tambm a comunidade dos que escutam.20[20] Pois narrar estrias sempre a arte de transmiti-las depois, e esta acaba se as histrias no so guardadas. Perde-se porque ningum mais fia ou tece enquanto escuta as narrativas. Quanto mais natural a atividade com que a narrao seguida, tanto mais profundamente cala aquilo que transmitido. Onde o ritmo do trabalho se apoderou daquele que narra, ele ouve as estrias de tal maneira que lhe ser natural transmiti-las depois (...) A narrativa, tal como se desenvolve durante muito tempo no crculo dos ofcios os mais diversos do agrcola, do martimo e, depois, do urbano , por assim dizer, uma forma artesanal da comunicao (Benjamin, 1975, p.63,68,69).
Walter Benjamin ressalta as mudanas na organizao do trabalho como explicao possvel da perda do valor das narrativas. Italo Calvino (1991), ao discutir a imaginao e a comunicao das experincias vividas, ressalta questes ligadas aos meios de comunicao que, infere-se, podem trazer problemas arte da narrao:
19[19]

Debert (1992, p.33 e seqentes) relata pesquisas que demonstram esta forma de reao dos velhos. Para Mannheim (p.84), a afirmao de um modo de vida tornado possvel pela moderna tendncia ao individualismo.
20[20]

Perder a comunidade de ouvintes talvez a gerao dos mais jovens perder a comunidade de narradores, posto que a narrao implica em uma relao. Para Italo Calvino, quem ouve retm somente as palavras que deseja.(...) Quem comanda a narrao no a voz: o ouvido ( 1991B, p.123).

O poder de evocar imagens in absentia continuar a desenvolver-se numa humanidade cada vez mais inundada pelo dilvio das imagens pr-fabricadas? Antigamente a memria visiva de um indivduo estava limitada ao patrimnio de suas experincias diretas e a um reduzido repertrio de imagens refletidas pela cultura; a possibilidade de dar forma a mitos pessoais nascia do modo pelo qual os fragmentos dessa memria se combinavam entre si em abordagens inesperadas e sugestivas. Hoje somos bombardeados por uma tal quantidade de imagens a ponto de no podermos distinguir mais a experincia direta daquilo que vimos h poucos segundos na televiso. Em nossa memria se depositam, por estratos sucessivos, mil estilhaos de imagens, (...) cada vez menos possvel que uma delas adquira relevo (p.107).
A memria sofre, assim, um duplo ataque: um, da perda do valor do passado e das experincias como referncia, ocasionadas, para Benjamin, pelas mudanas na organizao do trabalho; outro, da influncia dos meios de comunicao de massa. A esse duplo ataque, se somam as mudanas das caractersticas da cidade, depositria de significados sociais e apoio memria. Alm desses fatores, nitidamente sociais e culturais, se soma outro, em especial para os velhos, um fator biolgico carregado de significados sociais: a morte. Em suas reflexes sobre a velhice, Norberto Bobbio ressalta que nos lugares da memria, os mortos perfilam-se em torno de ns em nmero cada vez maior. A maior parte dos que nos acompanharam j nos abandonou. Mas no podemos apag-los como se nunca tivessem existido (Bobbio, 1997, p.31) Ecla Bosi (1994) reflete de maneira dura e delicada sobre o tema:

Integrados em nossa gerao, vivendo experincias que enriquecem a idade madura, dia vir em que as pessoas que pensam como ns iro se ausentando, at que poucas, bem poucas, ficaro para testemunhar nosso estilo de vida e pensamento. Os jovens nos olharo com estranheza, curiosidade; nossos valores mais caros lhes parecero dissonantes e eles encontraro em ns aquele olhar desgarrado com que, s vezes, os velhos olham sem ver, buscando amparo em coisas distantes e ausentes ( p.75).
Velhice: o tempo de rememorar

Lembro-me que, h alguns anos fui visitar o av de uma amiga. Descendente de italianos, ele, na poca com 96 anos, ainda conseguia distinguir o passado do presente 21[21], distino que hoje, com mais de 100 anos, comea a se tornar rara. Nesse dia em que o visitei, um entre muitos outros, ele novamente comeou a contar, com muita energia e vontade, as histrias da famlia. Fiquei ouvindo-o por uma hora mais ou menos. Tentei ento cortar a conversar e me despedir. Precisava trabalhar. Quando tentei me levantar eu estava sentada em um sof que fazia ngulo de 90 graus com o sof onde ele estava sentado ele segurou firmemente meu brao direito com a mo esquerda, a ponto de me paralisar no gesto de me levantar.

21[21]

Segundo Halbwachs (1952), o indivduo se lembra tanto melhor, reproduz seu passado sob formas tanto mais precisas e concretas, quanto melhor distingue o passado do presente, isto , que est ele mesmo no presente, que tem o esprito voltado para objetos exteriores, para os outros homens, isto , que ele sai dele. No h lembrana sem percepo (p.275).

Perguntou-me rispidamente: E agora, o que fao com as minhas histrias? Se eu morrer sem cont-las, com quem elas ficam? Lembranas so parte importante da herana que se deixa. Se um fato passado um ensinamento, o que ensinam esses fatos? Talvez nada mais do que j foi dito e do que se sabido, mas que surpreendem a cada vez que so percebidos. Surpreendem, talvez, porque nos revelam que somos o que a sociedade quer que sejamos mais do que gostaramos de ser. Esses fatos ensinam, primeiro, sobre a narrao, segundo, sobre o tempo 22[22]: o tempo de trabalhar, o tempo de lembrar. A narrao morre, emudece, porque se perde a comunidade dos que escutam. Se a comunidade dos que escutam parte dos quadros sociais da memria, a prpria memria estaria condenada pela falta de ouvidos. Para que a narrao acontea, para que os ouvidos estejam tranqilos e acolhedores, necessrio, segundo Walter Benjamin (1975), de um relaxamento ntimo que se torna cada vez mais raro (p.68). necessrio o cio ou, melhor do que isso, as atividades intimamente ligadas ao cio, que integram o movimento das mos ao movimento das palavras e ao das lembranas. Se eu fiasse ou tecesse, ou se pelo menos pudesse esvaziar a mente, estaria mais acolhedora s palavras fiadas e tecidas pelo meu pai.23[23] O segundo ensinamento sobre o tempo. Parece existir o tempo do trabalho e o tempo da lembrana; o tempo do adulto e o tempo do velho. Posto assim, e assim eu me colocava a questo, a afirmao apenas incorpora esteretipos sociais, idias cristalizadas que no apenas opem atividades mas que dignificam umas em detrimento de outras. Na minha reao em relao ao av de minha amiga, eu no apenas pensava que precisava trabalhar, mas conferia ao meu trabalho primazia e nobreza. Duas ressalvas ao raciocnio que eu fazia. Primeiro, o adulto e a criana, tanto quanto o velho, possuem memria. Enfim, toda e qualquer representao, todo e qualquer ensinamento uma lembrana da sociedade. Para Ecla Bosi (1994), porm, nas lembranas de uma pessoa idosa, mais do que nas lembranas de um adulto, verifica-se uma histria social bem definida: elas j atravessaram um determinado tipo de sociedade, com caractersticas bem marcadas e definidas; elas j viveram quadros de referncia familiar e cultural igualmente reconhecveis (p.60). Da a importncia de se estudar a memria dos velhos. Segundo, que outras atividades como sonhar e lembrar so igualmente dignas e necessrias e no precisam receber o estatuto de trabalho para terem valor. Adultos e velhos lembram e trabalham. O que distingue velhos e adultos quanto s lembranas? Por que a associao entre memria e velhice? Diz Guimares Rosa (1988), pela boca de Riobaldo: toda saudade uma espcie de velhice(p.30) Quando o adulto se lembra, segundo Halbwachs (1952), o seu lembrar devaneio, distrao, liberao das presses do cotidiano; quando o velho se lembra, o seu lembrar ocupao, ele se ocupa do seu passado, da sua vida. Halbwachs afirma que o tipo de devaneio (rverie em francs) que a lembrana, se
22[22]

Sobre o tempo, diz Santo Agostinho (1973): Quando dele falamos, compreendemos o que dizemos. Compreendemos tambm o que nos dizem quando dele nos falam. O que , por conseguinte, o tempo? Se ningum mo perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, j no sei (p.244).
23[23]

Vale dizer aqui que o trabalho de pesquisa no s com memria de velhos, mas com toda forma de relato oral, implica em um trabalho interior do pesquisador para acolher o outro na relao de pesquisa .

para o adulto distrao, para o velho ocupao. Refere-se ento posio dos velhos na sociedades primitivas nas quais o velho no um "membro ativo mas nas quais um papel lhe entretanto atribudo (...) os velhos so os guardies das tradies (...) porque eles dispem do lazer necessrio para fixar os detalhes no curso das conversas com outros velhos, e para ensinar os jovens a partir da iniciao"(p.104). A referncia a sociedades primitivas e os termos no so membros ativos, lazer necessrio demonstram que, quando fala em ocupao, Halbwachs no se refere a trabalho. O velho

no se contenta, comumente, de esperar passivamente que as lembranas despertem, ele as procura precisar, ele interroga outros velhos, ele compulsa seus velhos papis, suas velhas cartas e, sobretudo, ele conta o que se recorda, quando ele no se preocupa de fixar por escrito (p.104).
Ao se ocupar do passado, ao repensar suas experincias, o velho reconstri sua identidade. Norberto Bobbio (1997) afirma:

O tempo do velho (...) o passado. E o passado revive na memria. O grande patrimnio do velho est no mundo maravilhoso da memria, fonte inesgotvel de reflexes sobre ns mesmos, sobre o universo em que vivemos, sobre as pessoas e os acontecimentos que, ao longo do caminho, atraram nossa ateno. (...) Esse imenso tesouro submerso jaz espera de ser trazido superfcie durante uma conversa ou uma leitura; ou quando ns mesmos vamos sua procura nas horas de insnia; outras vezes surge de repente por uma associao involuntria, por um movimento secreto da mente. Se o mundo do futuro se abre para a imaginao, mas no nos pertence mais, o mundo do passado aquele no qual, recorrendo a nossas lembranas, podemos buscar refgio dentro de ns mesmos, debruar-nos sobre ns mesmos e nele reconstruir nossa identidade; (...) Cada vulto, gesto, palavra ou cano, que aprecia perdido para sempre, uma vez reencontrado, nos ajuda a sobreviver (pp.53/54/55).
No s para si prprio que retorna a ocupao de lembrar. Aqueles que esto ao seu lado tambm se enriquecem com tal ocupao. Bosi (1994), ao trabalhar com memrias de velhos, analisou as expresses da memria e em que condies ela se construiu. Entrevistou, para isto, em profundidade e longamente, oito pessoas com idade superior a 70 anos residentes na cidade de So Paulo. O interesse estava "no que foi lembrado", no que foi escolhido para perpetuar-se na histria de sua vida (p.37). Para Bosi, h dimenses da aculturao que, sem os velhos, a educao dos adultos no alcana plenamente: o reviver do que se perdeu, de histria, tradies, o reviver dos que j partiram e participam ento de nossas conversas e esperanas (p.74). O velho, portanto, estabelece um sentido de continuidade cultural entre as geraes. Na sociedade industrial, porm, perde-se o sentimento de continuidade o que malfico no s para o velho, como afirma Bosi (p.77), mas tambm para crianas, jovens e adultos que perdem ou menosprezam uma importante fonte de enriquecimento cultural.

Sociedade e felicidade

O adulto, em seu devaneio, e o velho, em sua ocupao de lembrar, escapam da sociedade atual para reencontrar outra constituda de outras pessoas que ficaram no passado. Qual a caracterstica dessa outra sociedade? Segundo Halbwachs, essa outra sociedade no se impe a ns; ns escolhemos o perodo ou as condies de nosso refgio. As pessoas no constrangem umas s outras. Em geral, escolhe-se o que representa aconchego, alegria. s vezes, essa escolha consciente. Toda escolha, porm, feita sob presso da sociedade. No to livre como se supe. Por qual motivo, a sociedade determinaria que o passado fosse to transfigurado a ponto de se lamentar a sua perda, ou a ponto de se o transformar em refgio? Segundo Halbwachs, a sociedade no est transfigurada quando se lembrada com saudade. Efetivamente, nessa perspectiva que se percebe dela uma real dimenso. nas relaes sociais que a constituem que se tem a fonte da vida afetiva, das experincias e das idias. Essas relaes nos acolheram, nos educaram, nos alimentaram o corpo e a alma. Liberada a sociedade da sua caracterstica de constrangimento, essa outra face que ela revela. Quando ns julgamos assim tarde demais aqueles que foram nossos companheiros, nossos amigos, nossos pais, ns somos talvez mais justos com eles. (...) Ns descobrimos que os homens nos amavam ao mesmo tempo que nos constrangiam (Halbwachs, 1952, p.112). Diz Santo Agostinho (1973) que, se recordamos, amamos e desejamos a felicidade porque um dia a experimentamos e a sensao se depositou na memria. Se no conhecssemos a vida feliz por uma noo certa, no a desejaramos com to firme vontade (pp.210/211). Se hoje deseja-se a felicidade porque ela j foi vivida e dela ficou a lembrana. Ela j o foi vivida e o foi vivida, segundo Halbwachs, nas relaes sociais s que encoberta pelo poder constrangedor dessas mesmas relaes. Pollack (1989) ressalta que Halbwachs

longe de ver nesta memria coletiva uma imposio, uma forma especfica de dominao ou violncia simblica, acentua as funes positivas desempenhadas pela memria comum, a saber, de reforar a coeso social, no pela coero, mas pela adeso afetiva ao grupo, donde o termo que utiliza, de comunidade afetiva ( p.6).
Norberto Bobbio (1997), aos 87 anos, ao refletir sobre a velhice 24[24], afirma:

No foi do meu trabalho que obtive as alegrias mais duradouras da minha vida, no obstante as honras, os prmios, os reconhecimentos pblicos recebidos, que aceitei de bom grado mas no ambicionei e to pouco exigi. Obtive-as dos meus relacionamentos, dos mestres que em educaram, das pessoas que amei e que me amaram, de todos aqueles que sempre estiveram ao meu lado e agora me acompanham no ltimo trecho da estrada (p.53).
Para Ecla Bosi (1994), a busca da felicidade pelas lembranas acontece porque a sociedade esvaziou o tempo do velho de experincias significativas, e resta a ele buscar em outra poca o alento para tornar o presente significativo: a conscincia de ter suportado, compreendido muita coisa, traz para o ancio alegria e

24[24]

Para Celso Lafer (1997), a autobiografia de Bobbio indicativa do interesse e da qualidade que se pode obter com a Histria Oral (p D1).

uma ocasio de mostrar sua competncia. Sua vida ganha uma finalidade se encontrar ouvidos atentos, ressonncia( p.82). Quando se perguntou o que era memria, quando se cogitou sobre a equivalncia entre memria e pensamento social, realizou-se um caminho que expressava, de Santo Agostinho a Durkheim, a transfigurao de Deus em sociedade, possibilidade levantada por Durkheim em As Formas Elementares de Vida Religiosa. Nesse momento da discusso, encontra-se, na sociedade no mais em uma sociedade coisificada que se impe e constrange, mas em um ser vivo de relaes sociais que aconchegam, repudiam, agridem, apaziguam a fonte da felicidade, hiptese j posta na referncia ao estudo O Suicdio. De Durkheim para Santo Agostinho, essa fonte transfigurar-se-ia da sociedade em Deus. Na discusso sobre a memria, Santo Agostinho (1973) procura a felicidade, encontra a sua lembrana, associa-a verdade e chega ao encontro com Deus, segundo ele, tardiamente.

Tarde Vos amei, Beleza to antiga e to nova, tarde Vos amei! Eis que habitveis dentro de mim, e eu l fora a procurar-Vos! Disforme, lanava-me sobre estas formosuras que criastes. Estveis comigo, e eu no estava convosco!Retinha-me longe de Vs aquilo que no existiria se no existisse em Vs. Porm chamastes-me com uma voz to forte que rompestes a minha surdez! Brilhastes, cintilastes e logo afugentastes a minha cegueira! Exalastes perfume: respirei-o, suspirando por Vs. Saboreei-Vos, e agora tenho fome e sede de Vs. Tocastes-me e ardi no desejo de vossa paz ( p.214).

Anda mungkin juga menyukai