Anda di halaman 1dari 15

Governo do Estado do Par Secretaria de Estado de Educao Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educao para Diversidade, Incluso e Cidadania

Coordenao de Tecnologia Aplicada Educao Ncleo de Tecnologia Educacional Prof. Washington L. B. Lopes

Mini Curso de Google Docs Produo colaborativa on-line

Belm - Par 2010

Ana Jlia Carepa Governadora do Estado do Par Socorro Coelho Secretria de Educao Ney Cristina de Oliveira Secretria Adjunta de Ensino Wilson Barroso Diretoria de Educao para Diversidade, Incluso e Cidadania Francinei Monteiro Coordenador Estadual do PROINFO Marcelo Carvalho Coordenador do Ncleo de Tecnologia Educacional Alberto Gomes Anilza Brasil Dilson Aires Franz Pereira Jamille Galvo Joaquim Jares Juscelino Hernandez Maria do Carmo Accio Rosistela Oliveira Professores Formadores/Multiplicadores

Juscelino dos Santos Hernandez

Responsvel pela produo deste material

APRESENTAO DO MINI CURSO


Esse mini curso vem somar-se aos esforos do Ncleo de Tecnologia Educacional-NTE, no sentido de oportunizar aos Coordenadores de Sala de Informtica de escolas da rede pblica estadual de Belm, uma formao permanentemente atualizada para o uso das Tecnologias da Informao e Comunicao-TIC e dos recursos disponibilizados nas salas de Informtica, com vistas a contribuir na melhoria dos indicadores de desempenho dos estudantes da rede pblica paraense. O Google Docs uma das recentes ferramentas da Web que apresenta grande potencial para suportar o processo de ensino e aprendizagem colaborativa. Com essa ferramenta voc vai encontrar uma forma simples de trabalhar a colaborao on line, utilizando a partilha de documentos com sua equipe. Especificamente, a funo do Google Docs est relacionada produo de documentos de textos, planilha de clculos, uma apresentao ou formulrios para coleta de dados juntamente com outras pessoas de seu grupo. Por funcionar atravs da Internet possivel ter os colaboradores em pontos distantes, contribuindo de igual modo para o produto final. A proposta do estudo sobre o Google Docs pretende fomentar a exploraao desse recurso, como tambm a discusso de como buscar formas de adequ-lo ao processo educativo, de forma a elevar a qualidade da aprendizagem e facilitar o trabalho docente.

Objetivos:
Oferecer aos professores um instrumento de criao e construo de documentos, textos, formulrios e outros arquivos on line e de forma colaborativa; Oferecer aos professores de salas de informtica educativa (SIE) a formao necessria para que possam empregar o Google Docs como uma das aes do trabalho pedaggico da escola e da SIE; Propiciar o acesso s novas tecnologias de informao e comunicao (TIC) para construo colaborativa de conhecimetno e de aprendizagem.

Metodologia:
A metodologia eminentemente prtica, apoiada por uma apostila, e baseada exclusivamente na Internet e nas ferramentas do Google. Ser estimulada a troca de experincias e conhecimento entre os participantes quanto criao, publicao e compartilhamento dos documentos e formulrios feitos no Google Docs.

Avaliao:
A avaliao do mini curso ser realizada atravs: 1. das reflexes e consideraes feitas oralmente por cada participante; 2. das atividades propostas realizadas (criao do jornal colaborativo, poesia colaborativa, criao do formulrio e do projeto de intercmbio), onde sero observados a criatividade, autonomia e o domnio dos recursos do google docs, oferecidos ao longo do curso.

Operacionalizao
Dias 1 CH 04 Atividade Apresentao do curso e participantes 1. Acessando o Google Dos 2. Editor de Texto 3. Editor de Apresentao 4. Editor de Planilhas 5. Formulrios Atividades propostas com o Google Docs Concluso das atividades Avaliao e socializao

2 3 4 04

04 04 04 16

1. ACESSANDO O GOOGGLE DOCS Entre no endereo do Google - www.google.com.br. Em mais escolha e clique em Docs. Para utilizar os recursos do Google Docs necessrio ter uma conta no Google. Digite seu e-mail e senha, depois clique no boto Login. Se voc ainda no tem uma conta Google, crie a sua clicando no boto Iniciar.

O recurso do Google Docs constitui-se basicamente em uma sute de escritrio. Visualmente muito semelhante aos pacotes do Broffice.org e Microsoft Office com suas principais funcionalidades. O que Google Docs pode fazer Criar e compartilhar seu trabalho on-line Criar documentos, planilhas e apresentaes on-line Compartilhar e colaborar em tempo real Organizar e guardar seu trabalho com segurana Configurando o Idioma

Quando terminar a configurao clique em voltar para o Google Docs.

Altere o idioma de seu Google Docs clicando em Settings (configurao). Escolha a Linguagem Portugus (Brasil) e a rea Belm, em seguida clique em Salvar. Criar uma Pasta

Para criar novos documentos, clique na guia Novo e ento selecione:

Documento Para editar um de texto Apresentao Para editar uma apresentao de slides Planilha Para editar uma planilha eletrnica Formulrio Para editar um formulrio (enquetes).

Utilize a opo Fazer upload para enviar seus arquivos para a pasta do Google Docs na Web. Formato e tamanho de arquivos suportados para envio para o Google: Documentos: html, txt, doc, docx, rtf, odt e swf com tamanho mximo de 500 KB Apresentaes: ppt e pps de at 10 MB se enviados do seu computador Planilhas: csv, xls, xlsx e ods de at 1 MB de tamanho

Compartilhando Documentos Um grande diferencial do Google Docs a possibilidade de atribuir permisso de leitura e alterao dos arquivos de sua conta a outras pessoas indicadas por voc. Para isso, siga o procedimento:

Selecione os arquivos e ative o boto Compartilhar Na janela que se abre, escolha com quem compartilhar e o tipo de compartilhamento. Escreva os e-mails de seus convidados e defina-os como colaboradores ou visualizadores Por fim, clique no boto Enviar e aguarde as respostas.

2. EDITOR DE TEXTOS O editor de texto do Google Docs apresenta um visual semelhante aos editores de texto mais conhecidos como ao Writer e Word. Podemos dizer que o processador de texto do Google caracteriza-se como uma verso simplificada das principais funcionalidades dos editores de textos tradicionais. Ele grava automaticamente seu texto e possui as ferramentas de formatao e organizao de pargrafos, como:

Mudana no tamanho e nas cores dos caracteres Escolha de diferentes estilos de fontes Alinhamento Realce Adio de marcadores/numeradores

Editar seus textos utilizando a ferramenta Documentos do Google Docs to simples como em qualquer outro programa do gnero. Um grande diferencial que voc pode compartilhar a edio do seu texto com uma ou vrias pessoas e trabalhar colaborativamente de forma on-line, alm de ter disponvel todo o histrico das revises.

Tambm voc pode inserir:

Imagens do seu computador ou da Web Desenhos Tabelas Equaes Comentrios Hyperlinks. Cabealhos e rodaps

Aps terminar a edio de seu texto, voc pode escolher: Salvar seu texto nos servidores do Google Visualizar e Imprimir seu documento Exportar os documentos para os formatos RTF, Word, PDF, OpenOffice ou HTML Baixar o texto para guardar no seu prprio computador.

3. EDITOR DE PLANILHAS ELETRNICAS O editor de planilhas eletrnicas tambm visualmente semelhante a outros programas do gnero, e da mesma maneira possui recursos como:

Escolher cor de fonte e de plano de fundo Inserir bordas Formatar clulas Inserir imagens e desenhos Inserir comentrios Inserir grficos Inserir pequenos aplicativos chamados de gadgets Inserir frmulas e funes

Algumas Funes soma (SUM) mdia (AVERAGE). Contar (COUNT) Mximo (MAX) Mnimo (MIN)

Existem muitas outras frmulas disponveis, para acess-las v em Inserir - Funo ( ) e escolha Mais frmulas. Congelando Clulas Selecione as linhas/colunas que deseja congelar e acesse o menu Ferramentas na opo Congelar linhas e/ou Congelar colunas.

Grficos O procedimento para construir grficos a partir de uma tabela de folha de clculo do Google Docs o mesmo usado em qualquer outro editor de planilhas. Ele oferece 6 diferentes tipos de grficos e 22 subtipos.

Gadgets So pequenos aplicativos disponveis para usar em suas planilhas. Para aplica-los, selecione a clula na qual deseja inseri-lo, utilize o menu Inserir - Gadget e escolha o gadget.

4. EDITOR DE APRESENTAO DE SLIDES No Google Docs voc poder criar uma nova apresentao de slides ou abrir uma j existente. possvel ainda apresentar os slides atravs do site, sem precisar de qualquer outro programa para isso. Este aplicativo alm de possibilitar a escolha de temas e personalizao do plano de fundo com imagens e cores distintas permite inserir: Tabela Imagem Desenho Vdeos do Youtube Formas geomtricas Caixa de texto Outras apresentaes de slides

Mudanas no Tema Para aplicar um tema pr-definido do Google Docs em seu slide utilize o menu Editar e escolha Alterar tema, para alterar sua imagem ou cor para preencher o plano de fundo escolha a opo Alterar plano de fundo. Inserindo Imagens Para inserir imagens, selecione uma de seu computador ou informe o endereo de alguma da internet. Sempre atravs da opo Inserir Imagens, pois a simples colagem da imagem no ser gravada no documento.

Inserindo Vdeos Voc pode inserir - vdeos do YouTube nos slides criados no Google Docs. O vdeo ser exibido normalmente quando o slide for apresentado no Google Docs, mas quando exportados transformam-se em uma imagem com link para o YouTube.

Inserindo Formas Geomtricas Na opo Inserir Forma voc pode escolher bales de dilogos e muitas outras figuras geomtricas para ilustrar seus slides. Tambm atravs do menu Inserir voc pode acrescentar novas Caixas de Texto. Apresentando seus Slides Uma das vantagens do Google Docs a possibilidade de exibir sua apresentao no prprio navegador, inclusive com a participao simultnea de outras pessoas atravs de um chat. Para isso, clique no boto Iniciar apresentao, presente na parte superior da tela.

5. EDITOR DE FORMULRIOS A opo para editar formulrios de pesquisa outro recurso bastante interessante do Google Docs. Com ele voc pode realizar enquetes e consultas a outras pessoas via Internet, de forma rpida e simples. Voc tem a possibilidade de efetuar essa tarefa por dois caminhos distintos: atravs da criao de um formulrio diretamente ou utilizando a folha de clculo. Criao de Formulrio atravs do Menu Novo - Formulrio a) Na tela com o modelo de formulrio para ser definido com o preenchimento de alguns campos, digite primeiramente um Ttulo e uma breve descrio do mesmo. Lembrando que o ttulo escolhido ser tambm o nome do arquivo do formulrio para ser guardado.

b) Em seguida vm as perguntas, que podem ser de vrios tipos.

Em Ttulo da pergunta voc deve escrever a pergunta propriamente dita que se deseja fazer ao entrevistado. O campo Texto de ajuda serve opcionalmente para voc orientar melhor o entrevistado em sua resposta. No campo Tipo de pergunta, voc tem a possibilidade de escolher o tipo de resposta: Texto um campo de texto de apenas uma linha. Texto de pargrafo tambm um campo de texto que permite escrever vrias linhas. Escolha mltipla Permite marcar uma alternativa entre vrias possveis.

Caixas de verificao Permite escolher mais de uma alternativa de uma lista, marcando a caixa de verificao. Selecionar a partir de uma lista Permite escolher apenas uma resposta de uma lista. Escala Atribuir um valor de uma escala numrica. Grelha Matriz de respostas. Semelhante Escala, mas para vrias linhas.

c) Voc tem ainda a opo Tornar esta pergunta obrigatria. Tal opo, quando marcada, faz com que o formulrio s seja enviado se a pergunta for respondida. d) Ao terminar de definir e preencher os dados da pergunta use o boto Concludo para finalizar a edio da pergunta em questo e passar para outra. Outras operaes com a definio das perguntas podem ser feitas utilizando-se os cones que ficam do lado direito da tela e ao lado da pergunta.

Editar Para voltar edio e alterar uma pergunta. Duplicar Para duplicar a pergunta. Eliminar Para eliminar a pergunta.

O modelo de formulrio inicialmente apresenta apenas duas perguntas exemplos para serem definidas, mas voc pode acrescentar quantas mais desejar atravs do boto Adicionar item que fica na barra de cima e tem mais opes. Para acrescentar perguntas de determinado tipo ou um cabealho de seo para dividi-lo em diferentes reas.

Depois de terminar de definir as perguntas do formulrio, voc pode personalizar a aparncia do mesmo usando o boto Tema. Para escolher e aplicar um tema diferente ao seu formulrio, mas no permite modificar imagens e cores do mesmo.

Com o formulrio pronto para ser respondido pelos seus entrevistados, use o boto Enviar este formulrio por email para comear a coletar os dados. Para enviar o formulrio para o e-mail dos seus possveis entrevistados.

Voc pode ver um relatrio das respostas enviadas atravs das opes do menu Ver respostas apresentado um resumo das respostas do tipo texto ou pargrafo e os outros tipos de respostas em forma de grficos. As respostas recebidas no formulrio so mostradas em planilha, onde cada coluna representa uma pergunta e as linhas as respostas dadas.

Na barra do topo encontramos ainda as opes para Salvar e Mais Aes. Oferece o cdigo html que possibilita incorporar este formulrio numa pgina web.

Salvar as alteraes realizadas.

Permite alterar o texto apresentado aps a submisso do formulrio.

Outra forma de disponibilizar o formulrio colando o Link, que aparece no final do formulrio, no e-mail com o texto que voc quiser.

Criao de Formulrio atravs de uma Folha de Clculo a) Primeiramente voc deve criar uma nova folha de clculo. Para isso, utilize o menu Novo e escolha Planilha. b) Uma janela com uma planilha com caractersticas bastante simplificada mostrada. Nela voc pode observar que a 1 linha est destacada das demais. Escreva as perguntas na l linha, uma por coluna.

c) Aps o preenchimento das perguntas desejadas,vamos criar o formulrio.Use o seguinte procedimento: Menu Formulrio e depois criar um formulrio.

d) Uma janela de formulrio idntica a que foi vista no procedimento anterior mostrada, com uma diferena: as perguntas j foram preenchidas, a partir da 1 linha da folha de clculo. Complete o preenchimento das perguntas. No esquea de Salvar o formulrio.

e) Voc pode ter acesso a outras operaes com o formulrio da seguinte forma: Entre na pgina do Google Docs e faa login. Escolha e abra na lista de documentos do lado direito o arquivo do seu formulrio. Na folha de clculo aberta entre no Menu Formulrio, que mostra agora todas as opes ativas. Repare tambm que ao lado da palavra formulrio do menu aparece entre parnteses o nmero de questionrios respondidos.

Editar formulrio Para ter acesso pgina de edio do formulario Enviar formulrio Para enviar o formulrio para os destinatrios atravs do Google. Ir para formulrio publicado Visualizao do formulrio e de como vai ser visto. Incorporar formulrio numa pgina web Mostra o cdigo html que pode ser incorporado numa pgina web. Mostrar resumo das respostas Mostra um resumo das respostas j recebidas. A aceitar respostas Indica se o formulrio est ativo e a aceitar respostas. Deve ser usada para parar a recepo de respostas.

Enviar email a todos os destinatrios Esta opo apenas est disponvel se o formulrio estiver sido enviado pelo Google Docs. Eliminar formulrio Elimina o formulrio mas no remove as respostas recebidas.

Atividades: a) Acessar o site www.google.com, acessar sua conta do Gmail; b) Estando na pgina do Google, clicar em Mais e Docs.

Se abrir em ingls, clicar em Settings, em idioma habilitar a opo Portugus (Brasil),

na extremidade inferior da pgina clicar na opo Salvar.


Clicar em Novo >> Documento e digitar o texto que se vai trabalhar colaborativamente. Clicar em Salvar. Em seguida, clicar em Compartilhar >> Compartilhar com outras pessoas.

Digite os email dos colaboradores e clique Convidar colaboradores. Escreva um convite para seus colaboradores. Em Assunto, escreva o titulo do trabalho proposto, por exemplo: Como usar a Internet na Educao. Clicar em Enviar. Atividade 1 Jornalzinho da turma 1 - Convidar os participantes para a produo coletiva do jornal: Acessar o Google, Mais, Docs, clicar em jornal do curso Linux manh, tarde ou noite, clicar em Compartilhar, inserir os emails, clicar em Convidar colaboradores, enviar mensagem de . 2 - Dividir as tarefas para criao dos textos 3 - Os convidados podero participar da produo coletiva clicando no arquivo e salvando constantemente. Atividade 2 Poesias coletivas no Google Documento Cada aluno/dupla criar seu arquivo clicar Novo/Documento Dar o ttulo para a poesia e escrever o 1 verso, clicar em Compartilhar com outros Convidar dois colegas para completarem a poesia escrevendo o email de cada um separando com vrgulas. Clicar Convidar Colaboradores. Escreva na mensagem: Vamos criar poesias? Clicar Enviar, fechar janela, Salvar e Fechar. Entrar no arquivo de seu colega e completar a poesia com mais um verso. Para que todos tenham colaboradores as parcerias sero definidas previamente.

Atividade 3 Formulrio Crie um formulrio para coleta de informaes entre seus alunos.

Atividade 4 Planejar um projeto de intercmbio entre dois grupos de alunos distintos, de forma a utilizar os recursos do Google Docs para suportar o trabalho colaborativo das equipes.

Anda mungkin juga menyukai