Anda di halaman 1dari 2

QUARTA-FEIRA 19 DEZEMBRO 2012 www.imobiliario.publico.

pt

SUPLEMENTO COMERCIAL
PUBLICIDADE

Finlandeses investem 200 milhes em resort no Algarve


O empreendimento para Loul tem previsto um hotel de cinco estrelas, aldeamento e campo de golfe e vai ser gerido pela Fundbox p03
DR

Opinio
No artigo Anncio fora do tempo um anncio escusado, Lus Lima considera que h decises que no podem ser anunciadas com excessiva antecedncia. o caso da anunciada extino do antigo Imposto de Sisa, hoje denominado Imposto Municipal sobre Transmisses Onerosas de Imveis (IMT). p02

Escassez de casas no centro de Aveiro eleva os preos na periferia ps06/07

O televisor tambm brinca s escondidas


Desapareceram do mercado h pouco tempo, mas j poucos consumidores se lembram deles. p04
PUBLICIDADE

A aquisio de fraes por investidores , neste momento, um dos poucos negcios que os mediadores concretizam em Aveiro

Este suplemento parte integrante do jornal PBLICO e no pode ser vendido separadamente

04 Inovao & Tecnologia IMOBILIRIO 19 DEZEMBRO 2012


Inovao & Tecnologia uma parceria da

O televisor tambm brinca s escondidas


Desapareceram do mercado h pouco tempo, mas j poucos consumidores se lembram deles: recordam-se dos antigos televisores de tubo, tecnicamente falando, os CRT (cathod ray tube)? Pois, agora parecem uma coisa dos primrdios dos televisores, mas foi o seu grande tamanho, no de ecr, mas de volume, que realmente comeou a incomodar l em casa, at porque quem h dez ou mais anos tinha um computador tambm tinha que ter outro enorme caixote em cima da secretria. Ao aparecerem os primeiros televisores nos e com nos nem sequer se estava a tratar das espessuras quase simblicas de poucos centmetros que os televisores tm hoje dia foi permitido ento aos consumidores optarem por tamanhos de ecr realmente grandes, que permitiam estar a uma distncia relativamente grande mantendo boa visualizao mas tambm ofereciam a sensao de ter um cinema em casa. Tudo isto, sem ter uma caixa enorme e pesada que obrigava a mveis prprios para encaixe, vulgarmente j pensados ou at feitos por medida para o efeito. Este espalmar dos equipamentos, trouxe consequncias: temos agora televisores de ecrs realmente grandes, com uma grande vulgaridade. difcil, mesmo para o consumidor menos abonado, equacionar a compra de um televisor principal para a sala com menos de 40 ou 42 polegadas de diagonal de ecr (102 e 107 cm respectivamente), quando esto to acessveis e mesmo os televisores secundrios, de quarto, rondam facilmente as 32 polegadas (81 cm), que era a dimenso mais vulgarizada para a televiso da sala.
Temos agora televisores de ecrs realmente grandes, com uma grande vulgaridade

Os produtos
Bang & Olufsen BeoVison 11 A Bang & Olufsen, com nomeadamente com o seu mais recente smart tv BeoVision 11, resolve este problema com o seu elevado nvel esttico. Convenhamos, ningum vai querer esconder um Bang & Olufsen: em primeiro lugar no se oculta uma referncia nica de design de equipamentos AV; em segundo lugar, um televisor que ronda o preo de um automvel citadino, no merece mesmo ficar escondido e ter um dono que o assume. Este modelo em particular, entre outros B&O, permite que o brao ou o suporte de cho porque um B&O pode chegar ao ponto de isolado constituir quase uma escultura tecnolgica se ajuste a um ngulo de visualizao pr-determinado. Na prtica, ligamos o televisor e ele vira-se para ns. Future Automation A Future Automation um fabricante de solues de montagem para televisores e projectores. Se isto no parece dizer muito, sumariza-se no seguinte: a Future Automation esconde os televisores. Esconde mesmo! Podemos ter um televisor oculto no tecto ou numa parede. Lembra-se do velhinho mvel de onde se elevava um televisor plano? Para a Future Automation isso bsico: estes dispositivos levam isso muito mais alm. Pode ter o seu televisor a sair de um canto, pode optar por brao extensvel ou rotativo, pode sair debaixo da cama ou a surgir de um topo de parede, se preferir pode ter painis decorados que se afastam, para os lados ou para cima e deixam o televisor sair. Tudo activado s com um comando remoto ou a partir da domtica, para gaudio dos arquitectos e decoradores que querem esconder o rectngulo negro.
PUBLICIDADE

Quer isto dizer que temos, principalmente no segmento mdio-alto e alto, uma disseminao enorme de televisores grandes, inclusive quando so secundrios e esto instalados em quartos de dormir. Para notarmos a que ponto isto j est enraizado, repare na sensao quando vir cinco minutos de televiso num televisor pequenino, ou seja, de 28cm de diagonal, dos antigos. Com todas as vantagens a nvel da prpria visualizao e envolvimento nos contedos que isto trs, ou mesmo de interaco quando falamos das mais recentes smart tvs, o desao para a arquitectura e decorao de interiores traduz-se agora em tentar esconder ecrs que apesar de terem espessuras reduzidas tm dimenses que facilmente os fazem passar do metro de largura. O primeiro passo foi a colocao do televisor em parede. A espessura reduzida permitiu coloca-los na parede e levou os fabricantes a reduzi-la ainda mais, tornando alguns mais nos do que um quadro. No obstante as vantagens estticas deste tipo de axao em relao ao suporte normal de mesa, existe a desvantagem de ter de recorrer a rasgos na parede ou a painis de ocultao de cabos que xam tambm o televisor. Tambm o ngulo de visualizao pode car restrito a quem est de frente para a parede. Ultrapassados estes obstculos, aquilo que faz espcie aos arquitectos e decoradores termos ali e h que reparar que a grande parte do tempo o televisor uma tela negra desligada um pedao enorme de espao desaproveitado na parede e que, apesar dos melhores esforos que os designers tm vindo a desenvolver, simplesmente, um televisor desligado.

Anda mungkin juga menyukai