Anda di halaman 1dari 20

PRINCIPAIS PARMETROS METALRGICOS E SUAS INFLUNCIAS NA QUALIDADE E DESEMPENHO DO AO PARA TRABALHO A FRIO AISI D2(1) - Artigo de Reviso Adriano

Mendanha 2 Adonias Ribeiro Franco Jnior 3 Hlio Goldenstein 4 Andr Paulo Tschiptschin 4 Carlos Eduardo Pinedo 5

Resumo O mercado brasileiro encontra-se em franca expanso, principalmente pela forte atividade da indstria metal-mecnica, em vista do crescimento do mercado automotivo. Neste contexto, a construo de estruturas e componentes tem exigido a fabricao de ferramentais para todas as aplicaes e, em particular, as de corte e conformao a frio. Para este segmento, propriedades de resistncia mecnica s elevadas foras de trabalho e resistncia fratura so fundamentais. Conjuntamente, o movimento dos dois corpos, com ou sem lubrificao, geram um complexo sistema tribolgico requisitando uma especial ateno aos fenmenos de desgaste. Frente a estas consideraes, a seleo do material de fundamental importncia para garantir a qualidade da ferramenta e uma resposta adequada aos tratamentos trmicos e superficiais necessrios para a obteno das propriedades requeridas para a otimizao da vida em servio. Este trabalho faz uma reviso detalhada das principais variveis envolvidas da seleo da matria prima como garantia qualidade intrnseca do material e aos tratamentos subseqentes. As principais variveis de tratamento trmico so abordadas relacionando as diferentes possibilidades de ciclos com as propriedades finais. O crescente uso de tratamentos superficiais de difuso e revestimento faz necessria uma breve abordagem sobre as atuais possibilidades, dando nfase s superfcies dplex. importante mencionar que esta reviso utiliza os principais resultados de trabalhos de pesquisa acadmica de Iniciao Cientifica, Mestrado e Doutorado, ligados aos principais rgos de fomento como CNPq e FAPESP, sempre elaborados com forte viso de aplicao tecnolgica. Palavras-Chave: Aos ferramenta para trabalho a frio, tratamento trmico, nitretao sob plasma, revestimento.

___________________________________________________________________ 6 Seminrio da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes ABM, 2008, So Paulo/SP.

Engenheiro Mecnico e Mestre em Engenharia Metalrgica. Doutor. CEFET, Centro Federal de Educao Tecnolgica do Esprito Santo. 4 Doutor. Professor Titular do Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais da Escola Politcnica da USP. 5 Doutor. Diretor Tcnico da Heat Tech Tecnologia em Tratamento Trmico e Engenharia de Superfcie Ltda.
3

1. Introduo O ao ferramenta para trabalho a frio tipo AISI D2 amplamente utilizado em ferramentais para corte e conformao de metais por possuir uma excelente combinao entre resistncia mecnica (dureza elevada) e resistncia ao desgaste. Entretanto, a tenacidade deste ao fortemente dependente da distribuio dos carbonetos eutticos tipo M7C3. Esta dependncia de particular importncia medida que a dimenso do material de partida deve ser adequada dimenso final da ferramenta, principalmente quando a matria prima proveniente de material cortado em distribuidores. Fornecido no estado recozido, com dureza mxima de 255 HB o ao AISI D2 tem composio qumica bsica: Fe-1,55%C-12,0%Cr, com adies dos elementos de liga Mo e V da ordem de 1,0% para melhorar a resposta ao tratamento trmico. Sua solidificao um aspecto muito importante pois se inicia pela formao da austenita (), com o lquido sofrendo uma reao euttica para: + M7C3. Os carbonetos eutticos so os principais responsveis pela elevada resistncia ao desgaste deste ao e tambm o caracteriza com um ao ledeburtico. Com o trabalho mecnico a quente dos lingotes, a estrutura de carbonetos eutticos quebrada, sendo a intensidade desta quebra proporcional ao grau de deformao. Com isto, quanto maior o grau de deformao maior ser a intensidade de quebra da rede e, portanto, menor ser o tamanho final dos carbonetos e melhor ser a sua distribuio. Esta redistribuio de carbonetos responsvel pela forte anisotropia de propriedades entre as direes longitudinal e transversal. Os ciclos de tratamentos trmicos utilizados na tmpera e revenimento tambm afetam sensivelmente a resistncia fratura do ao D2. Modificaes na temperatura de austenitizao para a tmpera e nas condies de revenimento devem ser observadas para manter a melhor combinao entre; dureza, resistncia ao desgaste e resistncia fratura. Finalmente, os tratamentos superficiais tm desempenhado um papel de importncia crescente nas ferramentas de trabalho a frio. Superfcies projetadas para mximo desempenho em desgaste utilizam processos de tratamentos superficiais como; nitretao sob plasma, revestimento PVD ou uma combinao de ambos em tratamentos dplex. O objetivo deste trabalho fornecer uma reviso dos principais fundamentos envolvidos na metalurgia do ao ferramenta para trabalho a frio Tipo AISI D2, ou DIN W.Nr. 1.2379, com a finalidade de esclarecer a real importncia da seleo da matria prima, do tratamento trmico e superficial, sempre mostrando um paralelo entre microestrutura e propriedade.

2. Processamento do Material 2.1. Composio Qumica A composio qumica tpica do ao AISI D2 apresentada na Tabela I. Dentre os elementos relacionados alguns possuem um papel fundamental na microestrutura, propriedades e desempenho do ferramental. Um elemento qumico influencia; a seqncia de solidificao, o endurecimento na tmpera, as reaes no revenimento e a resposta a nitretao.

Tabela I Composio qumica tpica do ao tipo AISI D2 (% em massa) [1]. C 1,40 1,60 Mn 0,60 mx. Si 0,60 mx. Cr 11,00 13,00 Mo 0,70 1,20 V 1,10 mx P 0,035 mx S 0,030 mx

A saber, podemos listar as principais aes dos elementos presentes na composio acima como sendo: Carbono (C): responsvel pela formao do euttico na solidificao, pelo endurecimento da martensita na tmpera e pela precipitao de carbonetos no endurecimento secundrio durante o revenimento. Cromo (Cr): responsvel pela formao do euttico na solidificao, pela temperabilidade e pela precipitao de carbonetos no endurecimento secundrio durante o revenimento. Molibdnio (Mo) e Vandio (V): responsveis pela precipitao de carbonetos no endurecimento secundrio durante o revenimento. Fsforo (P): elemento cujo teor deve ser controlado abaixo de 0,03% para evitar a fragilizao do ao. Enxofre (S): No desempenha desempenho da ferramenta. papel importante na fabricao ou

importante salientar que a responsabilidade pela composio qumica do material da Usina Siderrgica que o produz.

2.2 Microestrutura de Solidificao A solidificao do ao AISI D2 pode ser descrita qualitativamente pelo uso de uma seo do diagrama ternrio Fe-C-Cr para o teor fixo de 13% em massa de cromo. A Figura 1 apresenta este diagrama [2]. A principal etapa da solidificao a reao euttica que ocorre no lquido interdendrtico promovendo a formao do carboneto de cromo tipo Cr7C3, pela reao L + Cr7C3. Os carbonetos eutticos so grosseiros em tamanho, altamente anisotrpicos e formam uma rede interconectada aps a solidificao, em clulas. Estas caractersticas morfolgicas so determinantes no posterior processamento do ao e no desempenho do ferramental, influenciando ainda, a resposta ao tratamento trmico, principalmente com relao distoro.

1600

+L
LQUIDO L+ +

1500 1400 1300 1200


L+

+
C) TEMPERATURA ( oC)

L+ L + K2

+ K2
+ K2 + K2 + KC

1100 1000 900 800 700 600 0,0

+ K1 + K2 +
K1

+ K2

+ + K1

+ K1 + + K1 K2

+ K2

2,5 3,0

+ K2 + KC

0,5

1,0

1,5

2,0

3,5

4,0

TEOR DE CARBONO (% em massa)

Figura 1 Seo do diagrama ternrio Fe-C-Cr para um teor de 13% de cromo [2]. Continuando a solidificao, o ao j slido, passa por um campo de austenita e carboneto Cr7C3, campo este que utilizado na austenitizao para a tmpera, e termina a solidificao como ferrita e carboneto Cr7C3. importante salientar que durante o resfriamento novos carbonetos so precipitados na austenita e na ferrita, decorrente da diminuio o limite de solubilidade de carbono, sendo estes os carbonetos secundrios. Os carbonetos eutticos so altamente estveis e dissolvem muito pouco na austenitizao para a tmpera, ao contrario dos carbonetos secundrios. 2.3 Caractersticas de Deformao a Quente Como mencionado anteriormente, ao final da solidificao a caracterstica principal da microestrutura do ao a presena de uma rede euttica, constituda de carbonetos Cr7C3 de grandes dimenses e anisotropia, com distribuio celular. Esta rede euttica tem papel determinante na resistncia fratura do ao e deve, na medida do possvel, ser quebrada nas operaes de deformao do lingote por forjamento e/ou laminao [3]. O grau de reduo mnimo varia entre as usinas siderrgicas, mas de forma geral assume-se que um mnimo de 4 vezes de reduo seja necessrio para o condicionamento da estrutura euttica. Este condicionamento se traduz pela quebra dos carbonetos em partculas menores e mais uniformes e na quebra da estrutura celular, ou em rede, para a formao de uma estrutura na forma de bandas de carbonetos, ou estrias de carbonetos alinhados.

A obteno da estrutura de carbonetos tima com relao ao tamanho, forma e distribuio, restrita pelo tamanho do produto final. Bitolas finas obtidas por laminao possuem em geral uma estrutura bastante homognea. Entretanto, em bitolas forjadas de grandes dimenses a estrutura euttica no pode ser quebrada com eficincia. A restrio principal neste caso o tamanho de partida do lingote. A estrutura de carbonetos dos produtos forjados e laminados depende da capacitao de cada usina siderrgica com relao capacidade de suas prensas e de seu trem de laminao. Na Figura 2 so mostradas microestruturas do ao AISI D2 em diferentes bitolas [4]. Fica claro nestas micrografias, que na bitola redonda de 210 mm, Figura 2(a), o grau de reduo a quente no suficiente para quebrar com eficincia a estrutura euttica, sendo observados os carbonetos ainda com forma muito prxima da euttica e a presena das clulas. Uma bitola laminada com dimetro de 70 mm, Figura 2(b), j possui uma quebra eficiente dos carbonetos eutticos, mesmo que mantendo uma cesta aglomerao, e a distribuio celular j no mais notada. Em bitolas laminadas muito finas, por exemplo com dimetro de 25 mm, Figura 2(c), o grau de reduo mais do que suficiente para quebrar os carbonetos eutticos e eliminar completamente a distribuio em redes, possvel observar os carbonetos mais finos e homogeneamente distribudos nas direes longitudinal e transversal.
Longitudinal Transversal

25 m 25m

25 m

Figura 2(a) Microestrutura no estado recozido. 210 mm. Nital 10%.


Longitudinal Transversal

25 m

25 m

Figura 2(b) Microestrutura no estado recozido. 70 mm. Nital 10%.

Longitudinal

Transversal

25 m

25 m

Figura 2(c) Microestrutura no estado recozido. 25,4 mm. Nital 10%.

Finalmente importante considerar que quanto melhor a forma, tamanho e distribuio dos carbonetos no ao AISI D2 melhor ser a resposta ao tratamento trmico, principalmente com relao deformao e resistncia fratura do ao, como ser abordado posteriormente.

2.4 Material Procedente de Corte e Recorte prtica comum fabricao de blocos forjados de grandes dimenses para a retirada de peas menores por operao de corte e recorte. Em muitas situaes materiais desta procedncia podem no apresentar problemas na fabricao, tratamento trmico e vida da ferramenta, mas existem condies em que a obteno desta matria prima pode trazer problemas. Blocos de grandes dimenses possuem em geral uma microestrutura recozida com baixa taxa de deformao, portanto, com uma estrutura de carbonetos parecida com a apresentada na barra redonda de 210 mm, Figura 2(a). Ainda, pela baixa deformao, a microestrutura ao longo da seo transversal do bloco heterognea, predominantemente celular. Por condies da solidificao e limitaes na deformao, o ncleo dos blocos tende a ser mais segregado e com menor grau de reduo, resultando em uma distribuio, forma e tamanho de carbonetos eutticos mais desfavorvel do que na superfcie dos mesmos, a qualidade, e propriedades, metalrgica entre superfcie e ncleo de blocos tende a ser sensivelmente diferente. A Figura 3 ilustra esquematicamente como a variao ocorre em um bloco. Nestes termos, a fabricao de ferramentas de pequenas dimenses a partir de blocos pode ocasionar em srios problemas na etapa de tratamento trmico, superficial e no desempenho da ferramenta em servio. Por exemplo, uma pea de 25 x 150 x 300 mm pode ser retirada de diferentes posies de um bloco, como ilustrado na Figura 4. Nestas condies no se garante duas caractersticas microestruturais fundamentais para a resposta ao tratamento trmico e desempenho em servio: (i) estrutura de carbonetos fina e homognea e (ii) carbonetos alinhados corretamente na direo longitudinal da pea. Como ocorreria se a matria prima original fosse uma barra forjada ou laminada de dimenses prximas a final.

+ Segregado - Deformado

Figura 3 Ilustrao da distribuio da segregao e da deformao em um bloco forjado de grandes dimenses em ao AISI D2.

(b)

(c)

(d)

L
Figura 4 Algumas possibilidades de corte de uma placa fina de ao AISI D2 a partir de um bloco forjado de grandes dimenses.

Diferentes condies microestruturais podem ser obtidas no corte e recorte, como as identificadas na Figura 4. Na Figura 5(a) observa-se a microestrutura correta esperada para uma pea com seo transversal de 25 mm. Comparando com a Figura 5(b) verifica-se que os carbonetos so mais grosseiros, na morfologia euttico e formando clulas, com alinhamento coincidente com a direo longitudinal da pea. Comparando com a Figura 5(c) e (d) verifica-se que os carbonetos so mais grosseiros, na morfologia euttico e formando clulas, com o agravante do alinhamento no coincidir com a direo longitudinal da pea.

Estrutura Correta (a)

Estrutura Incorreta (c)

L T L Estrutura Incorreta (b) Estrutura Incorreta (d)

L T L

Figura 5 Ilustrao das possibilidades de variao microestrutural para placas de ao AISI D2 cortadas a partir de blocos de grandes dimenses.

Os efeitos ilustrados na Figura 5 so agravados se considerarmos que as peas podem ser retiradas do plano da superfcie do bloco ou do plano do ncleo do bloco, ver Figura 4. A mesma placa, cortadas na mesma direo, retiradas uma na superfcie e uma no interior do bloco tero: estruturas de carbonetos diferentes, mais grosseira e celular na do ncleo e comportamentos sempre inferiores para as placas retirada do ncleo. Finalmente, as placas podem ser retiradas de qualquer outro plano, agravando o problema, principalmente quando retalhos de corte no podem manter a identificao da longitudinal original do bloco. Portanto, possvel que diversas placas iguais, de um nico cliente, cortadas ao acaso em um mesmo bloco tenham comportamentos diferentes. Os principais problemas associados a este procedimento, comparados com uma placa retirada de um forjado nas dimenses prximas so: Dureza heterognea: acarretando perda da ferramenta ou desempenho sem controle. Variao anormal de dimenso e forma: necessitando de re-trabalho excessivo por retfica, podendo levar a perda da ferramenta. Baixa resistncia fratura: ocasionando falhas prematuras por trincas localizadas e/ou trincas catastrficas. A Figura 6 mostra a resistncia fratura medida por ensaio de impacto em corpos de prova sem entalhe, 7x10x55mm3, em amostras retiradas de barras com diferentes dimetros e, portanto, com diferentes graus de deformao a quente.

Antes do ensaio os corpos de prova foram temperados e revenidos para uma dureza entre 58-50 HRC [4,5]. As microestruturas originais correspondentes a estas barras so mostradas na Figura 2.
25 20 15 10 5 0 Longitudinal Longitudinal Transverse Transversal 4.6 3.5 14.4

Energia Absorvida (J)

21.4 21.2 25 mm 70 mm 210 mm

Figura 6 Variao da energia absorvida na fratura de corpos de prova sem entalhe retirados de barras redondas. Claramente, a resistncia fratura sempre superior na direo longitudinal, sendo quatro vezes inferior na direo transversal. Ainda, superior para distribuio de carbonetos em bandas, 25 e 70 mm, comparada com a celular, 210 mm. Estes resultados mostram que ferramentas de dimenses diferentes fabricadas em ao AISI D2 podem ter comportamento significativamente diferente, mesmo tratadas para a mesma dureza. Placas retiradas por corte e recorte com microestrutura transversal posicionada na direo longitudinal da ferramenta ter resistncia fratura inferior a necessria, Figura 5 (d). No menos importante estes resultados exemplificam que uma placa obtida de um forjado na dimenso prxima de sua seo transversal, por exemplo 25 mm, tem resistncia fratura muito superiores a da mesma uma placa retirada por corte e recorte de um bloco forjado de grandes dimenses. Nestes ensaios, a varivel tratamento trmico isolada visto que os corpos de prova foram tratado, a vcuo com resfriamento em leo. 2.5 Tratamento Trmico Diferentes processos de tratamento trmico so utilizados na prtica industrial, mas podem ser aplicados aos aos AISI D2 indiscriminadamente. A seleo dos processos no deve ser baseada apenas na resposta metalrgica do ao, principalmente na questo temperabilidade, ou facilidade de endurecimento. Questes como integridade superficial e sensibilidade distoro so de fundamental importncia na seleo do processo de tratamento trmico. Historicamente, dois processos tm sido utilizados; banhos de sais e a vcuo. Atualmente, o tratamento trmico a vcuo vem ocupando um espao crescente pelas vantagens associadas melhor integridade superficial, maior controle do processo, em geral automatizados/informatizados, e menor distoro das ferramentas.

A despeito das caractersticas de processo, variveis fundamentais relacionadas tmpera e ao revenimento afetam as propriedades metalrgicas finais do ao AISI D2, principalmente no que se refere ao endurecimento, teor de austenita retida e resistncia fratura. As principais variveis consideradas so; temperatura de austenitizao e temperatura de revenimento. Utilizando simulao matemtica pela anlise do equilbrio termodinmico do sistema Fe-C-Cr-Mo-V correspondente composio qumica do ao AISI D2, realizada por uso do programa ThermoCalc version N on WinNT [6], possvel acompanhar a variao da composio qumica da matriz em funo da temperatura de austenitizao. A Figura 7 mostra como ocorre a dissoluo dos carbonetos eutticos e secundrios com a elevao da temperatura de austenitizao. A dissoluo dos carbonetos de cromo, molibdnio e vandio so fundamentais para: Endurecimento da martensita na tmpera, principalmente a dissoluo dos carbonetos tipo se cromo M7C3. Teor de austenita retida aps a tmpera. Potencial de endurecimento secundrio no revenimento pela dissoluo dos carbonetos de cromo (Cr), molibdnio (Mo) e vandio (V).
0,8 Concentrao (% em massa) C 0,7 0,6 0,5
Recomendado

Liga: 1,55%C Liga: 1,55%C

0,4 0,3 850 900 950 1000 1050


o

1100

Temperatura de Austenitizao ( C)
Concentrao (% em massa)

Concentrao (% em massa)

8 Cr 7 6 5 4 850

0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 V Mo

Liga: 11,7%Cr

Liga: 0,77%Mo

900 950 1000 1050 1100 Temperatura de Austenitizao (oC)

Liga: 0,96%V 0 850 900 950 1000 1050 1100 Temperatura de Austenitizao (oC)

Figura 7 Dissoluo de carbono e elementos de liga na austenitizao [4].

Na Figura 7 importante notar que o teor de carbono dissolvido na matriz aumenta sensivelmente com a elevao na temperatura de austenitizao. Este aumento causado pela dissoluo dos carbonetos que tambm elevam o teor de Cr, Mo e V na matriz. O carbono fundamental para promover o endurecimento da martensita, mas por outro, modifica a temperatura de inicio de transformao martenstica (Ms). A Tabela II mostra os valores calculados de Ms utilizando a equao de Andrews [7]. Verifica-se que o aumento do teor de carbono dissolvido na austenita diminui a temperatura Ms e com isso deve elevar o teor de austenita no transformada no resfriamento da tmpera, com o uso de temperaturas de austenitizao crescentes. Esta austenita no transformada em martensita denominada Austenita Retida (AR). Tabela II Variao da temperatura de incio de transformao martenstica (Ms) com o teor de carbono dissolvido na matriz do ao AISI D2 [4]. Temperatura de Austenitizao (oC) % massa C Ms ( C)
o

900 0,35 331

950 0,44 284

1000 0,53 237

1050 0,65 177

1080 0,72 142

Portanto, a temperatura de austenitizao deve ser selecionada de modo a melhor combinar estes dois efeitos. Esta combinao responsvel pelo controle da distoro e, principalmente, da resistncia fratura do ao. O aumento no teor de Mo e V dissolvidos na matriz fundamental para se obter um endurecimento secundrio eficiente no revenimento [8]. A elevao do teor de Cr na matriz tem como efeito mais importante aumentar a temperabilidade, mas tambm participa do endurecimento secundrio [9].
66 64 Dureza (HRC) 62 60 58 56 54 52 850 900 950 1000 1050 1100 Frao de Austenita Retida (%) 16 14 12 10 8 6 4 2 0 850 900 950 1000 1050
o

1100

Temperatura de Austenitizao (oC)

Temperatura de Austenitizao ( C)

Figura 8 Variao da dureza e do teor de austenita retida no ao D2, em diferentes temperaturas de austenitizao [4]. A Figura 8 mostra a variao da dureza e do teor de austenita retida obtidos aps a tmpera em leo de corpos de prova austenitizados a vcuo por 30 minutos. Verifica-se que a dureza aumenta at a temperatura de 1000C e depois sofre leve

queda. O aumento na dureza decorrente do maior teor de carbono dissolvido na matriz e o aumento no teor de austenita retida (AR) conseqncia da diminuio da temperatura Ms. O aumento de dureza at 1000C esta ligado a um pequeno aumento no teor de AR. A partir de 1000C o teor de austenita retida aumenta fortemente e, sendo esta uma fase de baixa dureza, causa uma diminuio na dureza do ao. O revenimento que segue a tmpera fundamental para combinar as propriedades de dureza e resistncia fratura. A melhor escolha da temperatura de revenimento depende das possveis combinaes com as temperaturas de austenitizao para a tmpera. A Figura 9 mostra as curvas de revenimento do ao D2 para diferentes temperaturas de austenitizao. Verifica-se que o potencial de endurecimento secundrio, que ocorre em temperaturas de revenimento prximas de 500C, intensifica-se apenas para temperaturas de austenitizao mais elevadas, quando a dissoluo dos carbonetos de Mo e V se torna mais intensa na austenitizao. Considerando como base durezas no intervalo de 58-60 HRC, que possuem melhor resposta fratura, observa-se que austenitizaes a baixa temperatura, em torno de 1000C, com baixo potencial de endurecimento secundrio, permitem que esta dureza seja atingida apenas para revenimento em torno de 200C. Por outro lado, quando a austenitizao realizada acima de 1000C esta faixa de dureza pode ser atingida por revenimentos a baixa temperatura, em torno de 200C, e a alta temperatura, acima de 500C, usando o potencial do endurecimento secundrio.

70 65 Dureza (HRC) 60 55 50 45 40 35 0 100 200 300 400 500 600 o Temperatura de Revenimento ( C) 700
900C 900oC 950C 950oC
1000oC 1000C 1050oC 1050C 1080oC 1080C

Figura 9 Curvas de revenimento para o ao AISI D2 para diferentes temperaturas de austenitizao.

A possibilidade de utilizar revenimentos a baixa e alta temperatura deve ser selecionada criteriosamente, pois os dois ciclos tm efeitos distintos sobre o comportamento de distoro e principalmente de resistncia fratura e sua escolha deve depender da geometria, tamanho e aplicao da ferramenta. A seguir sero

apresentados diferentes resultados combinando parmetros de tratamento trmico como: temperatura de revenimento, uso de sub-zero e temperatura de austenitizao. A Figura 10 mostra as microestruturas aps revenimentos a baixa e alta temperatura, com e sem sub-zero, para austenitizaes fixas a 1030C [10]. Verificase que nos revenimentos a baixa temperatura a microestrutura apresenta matriz de martensita revenida clara denotando uma baixa reverso da austenita retida. Quando o revenimento realizado a alta temperatura a estrutura de martensita revenida se mostra escura em decorrncia da reverso da austenita retida para martensita revenida. Todas as amostras foram atacadas com reagente de Nital 4% pelo mesmo tempo. Estes fatores microestruturais influenciam diretamente na resistncia fratura.

1030oC + (2x 200oC)

1030oC + 200o + SZ + 200oC

50 m

50 m

1030oC + (2x 540oC)

50 m

Figura 10 Microestruturas do ao AISI D2 em deferentes ciclos de revenimento. Tmpera em leo. Nital 4%.

A Figura 11 mostra que a resistncia fratura medida em ensaio de flexo 4 pontos [10] superior quando o revenimento realizado na temperatura de 540C. Para revenimentos em temperatura baixa, 200C, com ou sem sub-zero, a tenso mxima de ruptura em flexo menor. Esta maior resistncia fratura para o revenimento a 540C decorrente, de uma lado, da maior reverso da austenita retida entre as etapas de revenimento.

Quando o revenimento realizado a 200C, a dureza proveniente das tenses internas da martensita, j que no h contribuio do endurecimento pela precipitao secundria de carbonetos de elementos de liga. Nestas condies a matriz apresenta maior fragilidade. Quando o revenimento realizado acima de 500C a matriz martenstica sofre um maior relaxamento das tenses internas e o endurecimento da matriz causado pela precipitao sub-microscpica dos carbonetos secundrios de Mo e V.

4000

Tenso de Ruptura (MPa)

3500 3000 2500

3.760,2

2.396,9
2000 1500 1000 500 0

2.322

a 2x540oC

b 2x200oC

c 200oC+SZ+200oC

Figura 11 Resistncia fratura em ensaio de flexo 4 pontos do ao AISI D2 aps os ciclos trmicos mostrados na Figura 10.

A temperatura de austenitizao tambm tem um efeito marcante sobre a resistncia fratura do ao AISI D2, j que conduz a diferentes fraes de austenita retida aps a tmpera, Figura 8. Na Figura 12 observa-se a microestrutura aps tmpera e revenimento a 540C, de amostras temperadas a partir de diferentes temperaturas de austenitizao. Verifica-se que medida que a temperatura de austenitizao aumenta a frao de austenita retida, reas brancas, tambm aumenta e causa um reflexo nas propriedades de fratura. A Figura 13 mostra que a resistncia flexo 4 pontos mxima para o material austenitizado a 1040C. Em temperatura de austenitizao inferior, 1020C a resistncia diminui, mas ainda superior a 4000 MPa. Entretanto, o uso de temperaturas de austenitizao superiores a 1040oC causa uma diminuio na resistncia fratura sob flexo. Este conjunto de resultados mostra a importncia na seleo da temperatura de austenitizao e de revenimento para atingir a melhor combinao entre dureza e resistncia fratura. Neste ensaio todos as amostras foram tratadas para uma dureza entre 58-60 HRC.

1020oC

1040oC

20 m 20 m

1060oC

1080oC

20 m

20 m

Figura 12 Microestruturas do ao AISI D2 aps tmpera a partir de diferentes temperaturas de austenitizao e revenidos a 520C.

Tenso de Ruptura (MPa)

5000

4674,0
4500

4134,7
4000

3877,1 3552,6

3500

3000

1020

1040

1060

1080

Temperatura de Austenitizao (oC)


Figura 12 Resistncia flexo 4 pontos do ao AISI D2 aps tmpera a partir de diferentes temperaturas de austenitizao e revenidos a 520C.

2.6 Tratamentos Superficiais Ferramentas para trabalho a frio so submetidas a sistemas tribolgicos complexos. Em servio existe a ao dos dois corpos metlicos, ferramenta e contra-corpo, deslizando um contra o outro, com ou sem lubrificao, com ou sem a presena de um terceiro corpo. Uma maneira para diminuir a perda de material por desgaste o uso de tratamentos superficiais. Estes tratamentos objetivam no apenas atuar no endurecimento localizado, mas, tambm em modificar as condies de atrito pela introduo de um material que, alm da dureza, possui baixo coeficiente de atrito. O ao D2 possui elevado teor de carbono e elementos de liga e possui restries com relao ao uso de endurecimento por difuso como a nitretao. Os processos tradicionais de nitretao gasosa ou em banho de sal conduzem formao de uma superfcie nitretada de elevada fragilidade, pela formao da camada branca e de nitretos intergranulares. Atualmente, a nitretao sob plasma pode ser utilizada com sucesso, pois, neste processo possvel controlar o potencial de nitrognio na atmosfera nitretante e com isto obter uma superfcie constituda apenas pela zona de difuso, isenta de fases fragilizantes. A Figura 13 mostra como o controle de parmetros de processo; temperatura, tempo e composio da mistura gasosa so selecionados para evitar a formao da camada branca, ou camada de compostos (CC) [11].

% de Nitrognio no Gs

25 20 15 10 5 0 0 2 4 6 8 10 12
Com CC Sem CC

Tempo de Nitretao, h

Figura 13 Condies limite de nitretao sob plasma do ao AISI D2, com e sem a formao da camada de compostos (CC). A microestrutura obtida nas condies timas de processo e o perfil endurecimento do ao AISI D2 aps a nitretao sob plasma so mostrados Figura 14. Verifica-se que a superfcie nitretada constituda apenas pela Zona Difuso (ZD), regio escurecida na micrografia, e no apresenta a formao camada branca externa ou nitretos intergranulares. O tratamento capaz promover um endurecimento mximo superior a 1300 HV em uma penetrao 0,15mm [12]. de na de da de de

ZD
Dureza (HV0,05)

1500 1300 1100

900 700
500 0,00

NHT

50 m

0,10

0,20

0,30

0,40

0,50

Profundidade (mm)

Figura 14 Microestrutura e perfil de endurecimento do ao AISI D2, nitretado sob plasma. ltimos desenvolvimentos tm mostrado que os revestimentos tribolgicos realizados por processo PVD (Physical Vapour Deposition) se apresentam mais efetivos no ao ferramenta tipo D2 quanto se utiliza a tecnologia de superfcies dplex. A tecnologia dplex procura combinar as melhores propriedades da superfcie nitretada com as dos revestimentos, obtendo assim uma diviso funcional de desempenho entre as duas superfcies. O uso da pr-nitretao sob plasma tem por objetivo desenvolver um suporte ao carregamento mecnico exercido no revestimento pela introduo de uma zona com dureza intermediria entre o revestimento e o substrato. Com isso, eleva-se a adeso do revestimento, ou resistncia ao desplacamento, alm de elevar a resistncia ao desgaste do sistema. A Figura 15 ilustra o sistema dplex para o uso de nitreto de titnio, TiN, como revestimento.

Figura 15 Representao do sistema de tratamento superficial Dplex no ao D2.

Estudos recentes mostram o comportamento destas superfcies no ao D2 [11]. Utilizando ensaio de adeso por indentao Rockwell C possvel acompanhar a formao de trincas no revestimento e na seqncia o seu desplacamento ou delaminao. Com isso, determinam-se as cargas crticas de trincamento (Lc1) e de delaminao (Lc2). Para o ao D2, a Figura 16 mostra que o uso da nitretao sob plasma eleva a resistncia a delaminao em todos os tempos estudados. Neste caso o desempenho mximo ocorre para um tratamento por um tempo de 0,7 horas onde a carga crtica para o desplacamento excede a carga mxima de ensaio [11].

250 Carga Crtica Lc (kgf) 200 150 100 50 0 0 0,7 3 6 Tempo de Nitretao (h) Lc1 Lc2

Figura 15 Representao do sistema de tratamento superficial Dplex.

3. Concluses O balanceamento correto da composio qumica do ao AISI D2 fundamental para garantir propriedades como temperabilidade e capacidade de endurecimento secundrio no revenimento. A reao euttica na solidificao uma caracterstica importante do material pela formao de uma elevada frao de carbonetos M7C3 (Cr,Fe7C3). A taxa deformao a quente deve ser suficientemente controlada para garantir uma quebra eficiente da rede euttica, objetivando diminuir o tamanho dos carbonetos, modificar sua morfologia para a ideomorfa, transformar a estrutura celular para estrias e, com isso, minimizar a anisotropia entre as direes longitudinal e transversal. A matria prima para ferramentas de trabalho a frio devem ser obtidas preferencialmente de material forjado e laminado em bitolas prximas s finais. Quando este procedimento no for possvel a retirada de material por corte e recorte deve ser criteriosamente realizada a fim de minimizar problemas de estrutura de carbonetos grosseira em ferramentas finas e manuteno das estrias na direo longitudinal final da ferramenta.

Na seleo da matria prima fundamental saber que resistncia fratura do ao AISI D2, aps tmpera e revenimento, sempre superior na direo longitudinal, comparada com a transversal. Ainda, a resistncia fratura diminui com o aumento da seo transversal por efeito da presena de carbonetos grosseiros e de morfologia celular. A seleo correta da temperatura de austenitizao para a tmpera importante para garantir a dissoluo dos carbonetos e a correta introduo de carbono e elementos de liga em soluo slida na matriz. medida que a temperatura de austenitizao aumenta, mais carbono entra em soluo slida, diminuindo a temperatura de inicio de transformao martenstica e elevando a frao de austenita retida. Da mesma forma, com a maior introduo de Cr, Mo e V em soluo slida na matriz a intensidade de endurecimento secundrio no revenimento aumenta com o aumento na temperatura de austenitizao. A temperatura de revenimento influencia sensivelmente a resistncia fratura do ao AISI D2. Revenimentos a baixa temperatura, em torno de 200C, conduzem a uma menor resistncia fratura quando comparado com revenimento em temperaturas elevadas, maiores que 520C. A temperatura de austenitizao tambm altera o comportamento a fratura. Temperaturas entre 1000 e 1040C fornecem os melhores resultados de. Temperaturas superiores de austenitizao diminuem a resistncia fratura. Pela sua caracterstica composicional do ao D2, a nitretao sob plasma permite a obteno de uma superfcie nitretada isenta de camada branca e nitretos precipitados em contornos de gro. Esta caracterstica fundamental para elevar a resistncia ao desgaste sem prejudicar a resistncia a fratura na superfcie, mesmo com endurecimento mximo em torno de 1300 HV. Uma combinao tima de tratamento superficial obtida quando a nitretao sob plasma seguida de revestimento PVD. Nesta combinao gerada uma superfcie Dplex na qual a adeso do revestimento otimizada e a ferramenta pode trabalhar sob condies severas com menor tendncia ao desplacamento e maior resistncia ao desgaste do sistema.

4. Agradecimentos Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) e a Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP) pelo suporte financeiro oferecido a estas pesquisas.

5. Referncias [1] NM 122:07, Aos Ferramenta: Classificao, Designao e Composio Qumica. Norma Mercosul, 1 a Edio,1997. [2] METALS HANDBOOK, Metallography, Structures and Phase Diagrams, ASM International, v. 8, 8a Edio, p. 402 404, 1978. [3] METALS HANDBOOK, Atlas of Microstructures of Industrial Alloys, ASM International, v. 7, 8a Edio, p. 120, 1972. [4] MENDANHA, A., Estudo da Resistncia Fratura do Ao Ferramenta para Trabalho a Frio AISI D2, Dissertao de Mestrado, EPUSP, 151p., 2004.

[5] MENDANHA, A., GOLDENSTEIN, H., PINEDO C.E., Influence of the Start Microstructure and Heat Treatment on the Toughness of the Cold Work Tool Steel AISI D2, In 7th International Tooling Conference, 2-5 May Torino/Italy, p. 813-819, 2006. [6] GUILLERMET, A.F. Thermodynamic Analysis of the Stable Phases in the Zr-Nb System and Calculation of the Phase Diagram, Z.Metallkde, Bd.82H.6, p.478-480, 1991. [7] ANDREWS, K.W. Empirical Formulae for the Calculation of Some Transformation Temperature, Journal of the Iron and Steel Institute, v. 203, n.7, p. 721-727, 1965. [8] HONEYCOMBE, R.W.K., Structure and Strength of Alloy Steels, Climax Molibdenum Co Ltd, 36p, 1973. [9] HONEYCOMBE, R.W.K., Steels: Microstructure and Properties, Ed. Edward Arnold, London, 1981. [10] MENDANHA, A., GOLDENSTEIN, H. & PINEDO, C. E., Tenacidade do Ao Ferramenta para Trabalho a Frio AISI D2 Parte II Influncia do Ciclo de Tratamento Trmico, Anais do 1o Encontro de Integrantes da Cadeia Produtiva de Ferramentas, Moldes e Matrizes, ABM, 28 30 de outubro, p. 197-206, 2003. [11] FRANCO Jr., A.R., Obteno de Revestimentos Dplex por Nitretao sob Plasma e PVD-TiN em Aos Ferramenta AISI D2 e AISI H13, Tese de Doutorado, EPUSP, 178p., 2003. [12] PINEDO, C.E., OLIVEIRA, S.D. & DA SILVA, G.R., Utilizao do Processo de Nitretao por Plasma Pulsado em Aos Ferramenta para a Indstria Automobilstica, Anais do I Workshop Desafios e Experincias em Moldes para Conformao de Plsticos RECOPE/FINEP, 29 de junho, So Paulo/SP, EPUSP, p. 11-24, 1999.

Anda mungkin juga menyukai