Anda di halaman 1dari 28

Cincias da Natureza

Instrues para a realizao da prova


Neste caderno responda s questes da prova de Cincias da Natureza (questes de 1 a 24). A prova deve ser feita a caneta, azul ou preta. Utilize apenas o espao reservado (pautado) para
a resoluo das questes.

Cada questo vale 4 pontos. Ser eliminado o candidato com zero em qualquer uma das provas
da 2 fase.

Ateno: nas questes que exigem clculo, no basta escrever apenas o resultado final.
necessrio mostrar a resoluo ou o raciocnio utilizado para responder s questes.

A durao total da prova de quatro horas.

ATENO Os rascunhos no sero considerados na correo.

ORDEM

INSCRIO

ESCOLA

SALA

LUGAR NA SALA

NOME

ASSINATURA DO CANDIDATO

VESTIBULAR NACIONAL UNICAMP 2012 2 FASE CINCIAS DA NATUREZA

As frmulas necessrias para a resoluo de algumas questes so fornecidas no enunciado - leia com ateno. Quando necessrio, use: g = 10 m/s2, =3 e a velocidade da luz no vcuo c = 3 x 108 m/s.

1. Em 2011 o Atlantis realizou a ltima misso dos nibus espaciais, levando quatro astronautas Estao Espacial Internacional.
a) A Estao Espacial Internacional gira em torno da Terra numa rbita aproximadamente circular de raio R = 6800 km e completa 16 voltas por dia. Qual a velocidade escalar mdia da Estao Espacial Internacional? b) Prximo da reentrada na atmosfera, na viagem de volta, o nibus espacial tem velocidade de cerca de 8000 m/s, e sua massa de aproximadamente 90 toneladas. Qual a sua energia cintica?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
1

2. O tempo de viagem de qualquer entrada da Unicamp at a regio central do campus de apenas alguns
minutos. Assim, a economia de tempo obtida, desrespeitando-se o limite de velocidade, muito pequena, enquanto o risco de acidentes aumenta significativamente. a) Considere que um nibus de massa M = 9000 kg , viajando a 80 km/h, colide na traseira de um carro de massa ma = 1000 kg que se encontrava parado. A coliso inelstica, ou seja, carro e nibus seguem grudados aps a batida. Calcule a velocidade do conjunto logo aps a coliso. b) Alm do excesso de velocidade, a falta de manuteno do veculo pode causar acidentes. Por exemplo, o desalinhamento das rodas faz com que o carro sofra a ao de uma fora lateral. Considere um carro com um pneu dianteiro desalinhado de 3, conforme a figura ao lado, gerando uma componente lateral da fora de atrito FL em uma das rodas. Para um carro de massa mb = 1600 kg , calcule o mdulo da acelerao lateral do carro, sabendo que o mdulo da fora de atrito em cada roda vale Fat = 8000 N . Dados: sen 3 = 0,05 e cos 3 = 0,99.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
2

3.

O leo lubrificante tem a funo de reduzir o atrito entre as partes em movimento no interior do motor e auxiliar na sua refrigerao. O nvel de leo no crter varia com a temperatura do motor, pois a densidade do leo muda com a temperatura. A tabela ao lado apresenta a densidade de certo tipo de leo para vrias temperaturas.

T (0 C)
0 20 40 60 80 100 120 140

(kg/litro)
0,900 0,882 0,876 0,864 0,852 0,840 0,829 0,817

a) Se forem colocados 4 litros de leo a 20 0 C no motor de um carro, qual ser o volume ocupado pelo leo quando o motor estiver a 100 0 C ? b) A fora de atrito que um cilindro de motor exerce sobre o pisto que se desloca em seu interior tem mdulo Fatrito = 3, 0 N . A cada ciclo o pisto desloca-se 6,0 cm para frente e 6,0 cm para trs, num movimento de vai e vem. Se a frequncia do movimento do pisto de 2500 ciclos por minuto, qual a potncia mdia dissipada pelo atrito?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
3

4. Os bales desempenham papel importante em pesquisas atmosfricas e sempre encantaram os espectadores.


Bartolomeu de Gusmo, nascido em Santos em 1685, considerado o inventor do aerstato, balo empregado como aeronave. Em temperatura ambiente, Tamb = 300 K , a densidade do ar atmosfrico vale amb = kg/m3 . 1, 26 Quando o ar no interior de um balo aquecido, sua densidade diminui, sendo que a presso e o volume permanecem constantes. Com isso, o balo acelerado para cima medida que seu peso fica menor que o empuxo.

a) Um balo tripulado possui volume total = 3, 0 106 litros . Encontre o empuxo que atua no balo. V b) Qual ser a temperatura do ar no interior do balo quando sua densidade for reduzida a quente = kg/m3 ? 1, 05 Considere que o ar se comporta como um gs ideal e note que o nmero de moles de ar no interior do balo proporcional sua densidade.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
4

5. Em 2015, estima-se que o cncer ser responsvel por uma dezena de milhes de mortes em todo o mundo, sendo o tabagismo a principal causa evitvel da doena. Alm das inmeras substncias txicas e cancergenas contidas no cigarro, a cada tragada, o fumante aspira fumaa a altas temperaturas, o que leva morte clulas da boca e da garganta, aumentando ainda mais o risco de cncer.
a) Para avaliar o efeito nocivo da fumaa, N 0 9 , 0 104 clulas humanas foram expostas, em laboratrio, = fumaa de cigarro temperatura de 720 C , valor tpico para a fumaa tragada pelos fumantes. Nos primeiros 2t instantes, o nmero de clulas que permanecem vivas em funo do tempo t dado por N( t ) N 0 1 , = onde o tempo necessrio para que 90% das clulas morram. O grfico abaixo mostra como varia com a temperatura . Quantas clulas morrem por segundo nos instantes iniciais? b) A cada tragada, o fumante aspira aproximadamente 35 mililitros de fumaa. A fumaa possui uma J e um volume molar de 28 litros/mol . Assumindo que a fumaa entra capacidade calorfica molar C = 32 K mol no corpo humano a 720 C e sai a 37 0 C , calcule o calor transferido ao fumante numa tragada.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
5

6. Em 1963, Hodgkin e Huxley receberam o prmio Nobel de Fisiologia por suas descobertas sobre a gerao de potenciais eltricos em neurnios. Membranas celulares separam o meio intracelular do meio externo clula, sendo polarizadas em decorrncia do fluxo de ons. O acmulo de cargas opostas nas superfcies interna e externa faz com que a membrana possa ser tratada, de forma aproximada, como um capacitor.
a) Considere uma clula em que ons, de carga unitria = 1, 6 1019 C , cruzam a membrana e do origem a e uma diferena de potencial eltrico de 80 mV . Quantos ons atravessaram a membrana, cuja rea A= 5 105 cm 2 , se sua capacitncia por unidade de rea Crea 0 ,8 106 F/cm 2 ? = b) Se uma membrana, inicialmente polarizada, despolarizada por uma corrente de ons, qual a potncia eltrica entregue ao conjunto de ons no momento em que a diferena de potencial for 20 mV e a corrente for e 5 108 ons/s , sendo a carga de cada on = 1, 6 1019 C ?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
6

7.

Nos ltimos anos, o Brasil vem implantando em diversas cidades o sinal de televiso digital. O sinal de televiso transmitido atravs de antenas e cabos, por ondas eletromagnticas cuja velocidade no ar aproximadamente igual da luz no vcuo.

a) Um tipo de antena usada na recepo do sinal a log-peridica, representada na figura abaixo, na qual o comprimento das hastes metlicas de uma extremidade outra, L , varivel. A maior eficincia de recepo obtida quando L cerca de meio comprimento de onda da onda eletromagntica que transmite o sinal no ar ( L / 2 ). Encontre a menor frequncia que a antena ilustrada na figura consegue sintonizar de forma eficiente, e marque na figura a haste correspondente. b) Cabos coaxiais so constitudos por dois condutores separados por um isolante de ndice de refrao n e constante dieltrica K , relacionados por K = n 2 . A velocidade de uma onda eletromagntica no interior do cabo dada por v = c / n . Qual o comprimento de onda de uma onda de frequncia f = 400 MHz que se propaga num cabo cujo isolante o polietileno ( K = 2 , 25 )?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
7

8.

Raios X, descobertos por Rntgen em 1895, so largamente utilizados como ferramenta de diagnstico mdico por radiografia e tomografia. Alm disso, o uso de raios X foi essencial em importantes descobertas cientficas, como, por exemplo, na determinao da estrutura do DNA.

a) Em um dos mtodos usados para gerar raios X, eltrons colidem com um alvo metlico perdendo energia cintica e gerando ftons de energia E h , sendo h =6 1034 J s e a frequncia da radiao. A figura 6, = (a) abaixo mostra a intensidade da radiao emitida em funo do comprimento de onda, . Se toda a energia cintica de um eltron for convertida na energia de um fton, obtemos o fton de maior energia. Nesse caso, a frequncia do fton torna-se a maior possvel, ou seja, acima dela a intensidade emitida nula. Marque na figura o comprimento de onda correspondente a este caso e calcule a energia cintica dos eltrons incidentes. b) O arranjo atmico de certos materiais pode ser representado por planos paralelos separados por uma distncia d. Quando incidem nestes materiais, os raios X sofrem reflexo especular, como ilustra a figura (b) abaixo. Uma situao em que ocorre interferncia construtiva aquela em que a diferena do caminho percorrido por dois raios paralelos, 2 L , igual a , um comprimento de onda da radiao incidente. Qual a distncia d entre planos para os quais foi observada interferncia construtiva em =14 ,5o usando-se raios X de

=0 ,15 nm ? Dados: sen 14 ,5o = 0 , 25 e cos 14 ,5o = 0 ,97 .

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

(a)

(b)

RASCUNHO
8

9. Um dos grupos mais numerosos de artrpodes, os insetos, passou a ocupar o ambiente terrestre. Algumas estruturas foram relevantes para que os insetos conquistassem a terra firme e ocupassem vrios espaos do planeta, passando a ter importncia ecolgica e influncia na economia.
a) Indique duas estruturas que possibilitaram a conquista do meio terrestre e explique por que elas foram importantes. b) De que forma os insetos exercem influncia ecolgica e econmica?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
9

10. A distribuio de uma espcie em uma determinada rea pode ser limitada por diferentes fatores biticos e abiticos. Para testar a influncia de interaes biticas na distribuio de uma espcie de alga, um pesquisador observou a rea ocupada por ela na presena e na ausncia de mexilhes e/ou ourios-do-mar. Os resultados do experimento esto representados no grfico abaixo:
Legenda: A: sem ourios-do-mar e sem mexilhes; B: sem ourios-do-mar e com mexilhes; C: sem mexilhes e com ourios-do-mar; D: com ourios-do-mar e com mexilhes;

a) Que tipo de interao bitica ocorreu no experimento? Que concluso pode ser extrada do grfico quando se analisam as curvas B e C? b) Cite outros dois fatores biticos que podem ser considerados como limitadores para a distribuio de espcies. Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
10

11. A maior parte dos copinhos de caf, copos de gua e mamadeiras feita de policarbonato com bisfenol A,
substncia que liberada quando algum lquido quente colocado nesses recipientes. O bisfenol A um composto qumico cuja estrutura molecular muito semelhante do hormnio estrgeno. A ingesto do bisfenol A pode resultar em alteraes do ciclo menstrual e tambm causar alteraes no amadurecimento sexual principalmente em adolescentes do sexo feminino. a) Considerando a semelhana do bisfenol A com o estrgeno e a sua presena em adolescentes, explique como o bisfenol A poderia influenciar no amadurecimento sexual desses adolescentes e no espessamento do endomtrio no incio do ciclo menstrual. b) Embora o amadurecimento sexual ocorra para meninos e meninas em torno dos 12 anos, no sexo feminino a diviso celular meitica comea muito antes e pode durar dcadas. Quando esse processo de diviso comea no sexo feminino e por que essa diviso pode ser to longa?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
11

12.

A cirrose heptica uma sria enfermidade que frequentemente surge do hbito de ingerir bebida alcolica. O lcool pode alterar vrias estruturas do fgado, como ductos biliares e as clulas produtoras de bile, alm de causar acmulo de glbulos de gordura. a) Qual a importncia da bile para o processo de digesto e em que parte do tubo digestrio a bile lanada? b) Outra funo realizada pelo fgado a produo e armazenamento de glicognio. Espera-se que esse processo ocorra depois de uma refeio ou aps um longo perodo de jejum? Qual a importncia do armazenamento do glicognio?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
12

13. As funes das clulas esto relacionadas com sua estrutura e com sua atividade metablica. Apresenta-se abaixo uma tabela em que esto discriminadas, em porcentagens, as extenses de membranas de algumas organelas de duas clulas, A e B, provenientes de dois rgos diferentes.
Tipo de membrana Membrana de retculo endoplasmtico rugoso Membrana de retculo endoplasmtico liso Membrana do complexo de Golgi Membrana externa da mitocndria Membrana interna da mitocndria Porcentagem de rea de membrana Clula A Clula B 35 60 16 7 7 32 <1 10 4 17

a) Compare os dados das clulas A e B e indique em qual delas predomina a atividade de destoxificao e em qual predomina a atividade de secreo. Justifique. b) Experimentos bioqumicos realizados com os dois tipos celulares mostraram que a clula A apresentava metabolismo energtico mais elevado do que o da clula B. Como o resultado desses experimentos pode ser confirmado a partir dos dados fornecidos pela tabela?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
13

14. A anemia falciforme uma doena gentica autossmica recessiva, caracterizada pela presena de hemcias em forma de foice e deficincia no transporte de gases. O alelo responsvel por essa condio o HbS, que codifica a forma S da globina . Sabe-se que os indivduos heterozigotos para a HbS no tm os sintomas da anemia falciforme e apresentam uma chance 76% maior de sobreviver malria do que os indivduos homozigotos para o alelo normal da globina (alelo HbA). Algumas regies da frica apresentam alta prevalncia de malria e acredita-se que essa condio tenha influenciado a frequncia do alelo HbS nessas reas.
a) O que ocorre com a frequncia do alelo HbS nas reas com alta incidncia de malria? Por qu? b) O heredograma abaixo se refere a uma famlia com um caso de anemia falciforme. Qual a probabilidade de o casal em questo ter outro(a) filho(a) com anemia falciforme? Explique.
Com anemia falciforme Sem anemia falciforme

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
14

15. A malria a principal parasitose dos pases tropicais. Segundo a Organizao Mundial de Sade, h mais de 200 milhes de casos de malria a cada ano e 500 mil deles ocorrem no Brasil. At hoje, a principal forma de combate malria consiste no controle do vetor de seu agente etiolgico. No entanto, em estudo publicado na revista Science em setembro de 2011, cientistas anunciaram que vacinas produzidas a partir de clulas inteiras do agente causador da malria, depois de submetidas a uma dose letal de radiao , deram bons resultados em estudos preliminares realizados inclusive com humanos.
a) Qual o agente causador da malria? E qual o seu vetor? b) Qual a importncia do tratamento das clulas dos agentes causadores da malria com dosagem letal de radiao? Como clulas mortas podem agir como vacina?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
15

16.

Os esquemas I e II abaixo mostram as etapas da expresso gnica em dois organismos distintos, um procarioto e um eucarioto.

a) Indique, com justificativa, qual esquema se refere ao eucarioto. Em qual ou quais compartimentos celulares ocorrem as etapas indicadas por 1 e 2 no esquema I, e as etapas 3 e 5 do esquema II? b) A remoo diferencial de ntrons do RNA mensageiro pode resultar na produo de diferentes peptdeos. Qual das etapas indicadas nos esquemas corresponde ao processo de remoo de ntrons? Explique por que a remoo diferencial de introns pode acarretar a produo de diferentes peptdeos.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
16

17. Um acidente comum ocorre com bastante frequncia na cozinha. Uma panela com leo quente para fritura esquecida sobre a chama de um fogo e, por um procedimento errado no momento da fritura, um pequeno incndio aparece na superfcie do leo. A boa prtica de combate a incndios recomenda que se desligue a chama do fogo e se tampe a panela com um pano molhado.
a) Levando-se em conta que o fogo um fenmeno em que est presente uma reao qumica, como se justifica o uso do pano molhado, do ponto de vista qumico? b) Por outro lado, jogar gua sobre a panela em chamas uma prtica totalmente desaconselhvel. Descreva o que pode ocorrer nesse caso e justifique, levando em conta transformaes fsicas e propriedades de estado.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
17

18.

A partir de um medicamento que reduz a ocorrncia das complicaes do diabetes, pesquisadores da UNICAMP conseguiram inibir o aumento de tumores em cobaias. Esse medicamento derivado da guanidina, C(NH)(NH2)2, que tambm pode ser encontrada em produtos para alisamento de cabelos.

a) Levando em conta o conhecimento qumico, preencha os quadrados includos no espao de resposta abaixo com os smbolos de tomos ou de grupos de tomos, e ligue-os atravs de linhas, de modo que a figura obtida represente a molcula da guanidina. b) Que denominao a figura completa e sem os quadrados, recebe em qumica? E o que representam as diferentes linhas desenhadas?

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
18

19. Uma soluo de luminol e gua oxigenada, em meio bsico, sofre uma transformao qumica que pode ser utilizada para algumas finalidades. Se essa transformao ocorre lentamente, nada se observa visualmente; no entanto, na presena de pequenas quantidades de ons de crmio, ou de zinco, ou de ferro, ou mesmo substncias como hipoclorito de sdio e iodeto de potssio, ocorre uma emisso de luz azul, que pode ser observada em ambientes com pouca iluminao.
a) De acordo com as informaes dadas, pode-se afirmar que essa soluo til na identificao de uma das possveis fontes de contaminao e infeco hospitalar. Que fonte seria essa? Explique por que essa fonte poderia ser identificada com esse teste. b) Na preparao da soluo de luminol, geralmente se usa NaOH para tornar o meio bsico. No havendo disponibilidade de NaOH, pode-se usar apenas uma das seguintes substncias: CH3OH, Na2CO3, Al2(SO4)3 ou FeCl3. Escolha a substncia correta e justifique, do ponto de vista qumico, apenas a sua escolha.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
19

20. Aps uma competio, a anlise da urina de alguns nadadores mostrou a presena de furosemida (um diurtico), sendo que a sua presena na urina pode indicar um possvel caso de doping. Para justificar a branda punio que os nadadores receberam, um mdico emitiu uma declarao imprensa sobre os resultados das anlises das urinas. Os itens a e b abaixo mostram trechos adaptados dessa declarao.
a) Inicialmente o mdico declarou: Quando o atleta tenta esconder alguma coisa, ele usa diurticos... A urina encontrada estava muito concentrada. Levando-se em conta o contexto da questo e o conhecimento qumico, estaria o mdico referindo-se concentrao de furosemida na urina? Justifique. b) O mdico continuava sua declarao: O pH estava bastante cido nas quatro amostras de urina. Quando voc usa substncias dopantes..... Levando-se em conta as outras informaes do texto e considerando que esse trecho seja vlido do ponto de vista qumico, o que se pode inferir sobre o carter cidobase das substncias dopantes? Justifique sua resposta utilizando as informaes fornecidas pelo texto.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
20

21. Em escala de laboratrio desenvolveu-se o dispositivo da figura abaixo, que funciona base de xido de
crio. Ao captar a luz, h um aumento da temperatura interna do dispositivo, o que favorece a formao do xido de Ce3+, enquanto a diminuio da temperatura luz favorece a formao do xido de Ce4+ (equao 1). Por conta dessas caractersticas, o dispositivo pode receber gases em fluxo, para serem transformados lente quimicamente. As equaes 2 e 3 ilustram as xido de transformaes que o CO2 e a H2O sofrem, crio poroso separadamente.
gases gases

equao 1
alumina

equao 2 equao 3

O2(g) +Ce2O3(s) 2 CeO2(s)

CO2 + Ce2O3(s) 2 CeO2(s) + CO(g) H2O + Ce2O3(s) 2 CeO2(s) + H2(g)

a) Levando em conta as informaes dadas e o conhecimento qumico, a injeo (e transformao) de vapor de gua ou de dixido de carbono deve ser feita antes ou depois de o dispositivo receber luz? Justifique. b) Considere como uma possvel aplicao prtica do dispositivo a injeo simultnea de dixido de carbono e vapor de gua. Nesse caso, a utilidade do dispositivo seria a obteno de energia, e no a eliminao de poluio. D dois argumentos qumicos que justifiquem essa afirmao.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
21

22. A questo ambiental relativa ao destino de plsticos utilizados bastante antiga e algumas propostas tm
sido feitas para contornar esse problema. A mais simples a queima desses resduos para aproveitamento da energia, e outra o seu reuso aps algum tratamento qumico. Para responder aos itens a e b, considere a estrutura abaixo como um fragmento (C10H8O4) representativo do PET. a) Levando em conta a equao de combusto completa do fragmento do PET, calcule a energia liberada na queima de uma garrafa PET de massa igual a 48 gramas. b) No tratamento qumico da embalagem PET com soluo de hidrxido de sdio ocorre uma reao de hidrlise que remove uma camada superficial do polmero, e que permite a reutilizao da embalagem. Com base nessas informaes complete a equao qumica de hidrlise do fragmento de PET, no espao de respostas. Dados de entalpia de formao em kJ mol-1: fragmento = -476; CO2 = -394; H2O = -286.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
22

23. A Tireoidite de Hashimoto uma doena que pode estar associada ingesto excessiva de iodo, enquanto o Bcio uma doena associada falta de iodo na juventude. J o Cretinismo provocado pela deficincia de iodo durante a gestao. Essas so as questes consideradas pelo Ministrio da Sade (MS), que acredita que os brasileiros estejam consumindo, em mdia, 12 gramas de sal iodado por dia, em vez dos 5 gramas atualmente recomendados. Por isso, h uma proposta no MS no sentido de diminuir a quantidade de iodo no sal comercializado.
a) Considerando que a ingesto diria de iodo recomendada de 70 microgramas e considerando ainda que o sal seja a nica fonte de iodo, que a ingesto diria mdia de sal dos brasileiros de 12 gramas e que haja 25 microgramas de iodo por grama de sal, calcule o percentual de reduo de iodo do sal que o MS deveria recomendar. b) Alguns pesquisadores, preocupados com essa possvel medida, afirmam que O MS deveria se esforar para diminuir o consumo de sal em vez de propor a diminuio da concentrao de iodo, pois essa mudana poderia trazer consequncias para a sade humana em locais onde o consumo dirio no atinge 12 gramas de sal. Levando-se em conta apenas as informaes dadas, o aumento de que doena(s) estaria preocupando esses pesquisadores, caso a proposta fosse adotada? Justifique.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
23

24. Recentemente a Prefeitura de So Paulo ameaava fechar as portas de um centro comercial por causa do
excesso de gs metano em seu subsolo. O empreendimento foi construdo nos anos 1980 sobre um lixo e, segundo a CETESB, o gs metano poderia subir superfcie e, eventualmente, causar exploses. a) Uma propriedade que garante a ascenso do metano na atmosfera a sua densidade. Considerando que os gases se comportam como ideais, e que a massa molar mdia do ar atmosfrico de 28,8 g mol-1, justifique esse comportamento do metano em relao ao ar atmosfrico. b) Na poca do acontecimento, veiculou-se na imprensa que, numa mistura com o ar, se o metano se encontra dentro de um determinado percentual (5% a 15% em volume quando em ar ambiente com 21% de oxignio) e existe uma fasca ou iniciador, a exploso ir ocorrer. Partindo-se do ar atmosfrico e de metano gasoso, seria possvel obter a mistura com a composio acima mencionada, pela simples mistura desses gases? Justifique.

Resoluo (ser considerado apenas o que estiver dentro deste espao).

RASCUNHO
24

No destacar esta folha

Anda mungkin juga menyukai