Anda di halaman 1dari 3

Caboclo das Setes Encruzilhadas Fala aos Umbandistas A Umbanda uma religio nova, com cerca de um sculo de existncia.

. Ela sincrtica e absorveu conceitos, posturas e preceitos cristos, indgenas e afros, pois estas trs culturas religiosas esto na sua base teolgica e so visveis ao bom observador. Uma data o marco inicial da Umbanda: a manifestao do Senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas no mdium Zlio Fernandino de Morais ocorrida no ano de 1908, diferenciando-a do espiritismo e dos cultos de nao Candombl de ento. A Umbanda tem suas razes nas religies indgenas, africanas e crist, mas incorporou conhecimentos religiosos universais pertencentes a muitas outras religies. Umbanda o sinnimo de prtica religiosa e magstica caritativa e no tem a cobrana pecuniria como uma de suas prticas usuais. Porm, licito o chamamento dos mdiuns e das pessoas que freqentam seus templos no sentido de contriburem para a manuteno deles ou para a realizao de eventos de cunho religioso ou assistencial aos mais necessitados. A Umbanda no recorre aos sacrifcios de animais para assentamento de orixs e no tem nessa prtica legitima e tradicional do Candombl um dos seus recursos ofertatrios s divindades, pois recorre s oferendas de flores, frutos, alimentos e velas quando as reverencia. A Umbanda no aceita a tese defendida por alguns adeptos dos cultos de nao que diz que s com a catulagem de cabea e s com o sacrifcio de animais possvel as feituras de cabea (coroao do mdium) e o assentamento dos orixs, pois, para a Umbanda, a f o mecanismo ntimo que ativa Deus, suas divindades e os guias espirituais em beneficio dos mdiuns e dos freqentadores dos seus templos. A f o principal fundamento religioso da Umbanda e suas prticas ofertatrias isentas de sacrifcios de animais so uma reverencia aos orixs e aos guias espirituais, recomendando-as aos seus fiis, pois so mecanismos estimuladores do respeito e da unio religiosa com as divindades e os espritos da natureza ou que se servem dela para auxiliarem os encarnados. A Umbanda no uma seita, e sim um religio, ainda meio difusa devido aceitao macia de mdiuns cujas formaes religiosas se processaram em outras religies e cujo usos e costumes vo sendo diludos muito lentamente para no melindrar os conceitos e as posturas religiosas dos seus novos adeptos, adquiridos fora da Umbanda, mas respeitados por ela. A Umbanda no apressa o desenvolvimento doutrinrio dos seus fiis, pois tem no tempo e na espiritualidade dois timos recursos para conquistar o corao e a mente dos seus fiis. A Umbanda tem na mediunidade de incorporao a sua maior fonte de adeptos, pois a mediunidade independe da crena religiosa das pessoas e, como a maioria das religies, condena os mdiuns ou segrega-os, taxando-os de pessoas possessas ou desequilibradas, ento a Umbanda no tem que se preocupar, pois sempre ser procurada pelas pessoas possuidoras de faculdades medinicas, principalmente a de incorporao.

A Umbanda tem de preparar muito bem os seus sacerdotes para que estes acolham em seus templos todas as pessoas possuidoras de faculdades medinicas e as auxiliem no desenvolvimento delas, preparando-as para que futuramente se tornem, tambm elas os seus futuros sacerdotes. A Umbanda tem na mediunidade de incorporao o seu principal mecanismo de prtica religiosa, pois, com seus mdiuns bem preparados, assiste seus fiis, auxilia na resoluo de problemas graves ou corriqueiros, todos tratados com a mesma preocupao e dedicao espiritual e sacerdotal. A Umbanda uma religio esprita e espiritualista. Esprita porque est, em parte, fundamentada na manifestao dos espritos guias. E espiritualista porque incorporou conceitos e prticas espiritualistas (referentes ao mundo espiritual), tais como magias espirituais e religiosas, culto aos ancestrais Divinos, culto religioso aos espritos superiores da natureza, culto aos espritos elevados ou ascencionados e que retornam como guias-chefes, para auxiliar a evoluo das pessoas que freqentam os templos de Umbanda. A Umbanda, por ser sincrtica, no alimenta em seu seio segregacionismo religioso de nenhuma espcie e v as outras religies como legitimas representantes de Deus. E v todas como timas vias evolutivas criadas por Ele para acelerarem a evoluo da humanidade. A Umbanda no adota prticas agressivas de converso religiosa, pois acha estes procedimentos uma violncia consciencial contra as pessoas, preferindo somente auxiliar quem adentrar em seus templos. O tempo e o auxlio espiritual desinteressado ou livre de segundas intenes tem sido os maiores atrativos dos fiis umbandistas. A Umbanda cr que sacerdotes que exigem a converso ou batismo obrigatrio de quem os procura (pois s assim podero ser auxiliados por eles e por Deus) com certeza so movidos por segundas intenes e, mais dia menos dia, as colocaro para quem se converteu para serem auxiliados por eles. (Veja famosos pastores mercantilistas eletrnicos ou alguns supostos sacerdotes de cultos que vivem dos boris e dos ebs que recomendam incisivamente aos seus fiis, tornando-os totalmente dependentes dessas prticas caso queiram algum auxlio espiritual ou religioso). A Umbanda prega que os espritos elevados (os seus espritos guias) so dotados de faculdades e poderes superiores ao senso comum dos encarnados e tem neles um dos seus recursos religiosos e magsticos, recorrendo a eles em suas sesses de trabalho e tendo neles um dos seus fundamentos religiosos. A Umbanda prega que as divindades de Deus (os orixs) so seres Divinos dotados de faculdades e poderes superiores aos dos espritos e tem nelas um dos seus fundamentos religiosos, recomendando o culto a elas e a prtica de oferendas como uma das formas de reverenci-las, j que so indissociadas da natureza terrestre ou Divina de tudo o que Deus criou.

A Umbanda prega a existncia de um Deus nico e tem nessa sua crena o seu maior fundamento religioso, ao qual no dispensa em nenhum momento nos seus cultos religiosos e, mesmo que reverencie as divindades, os espritos da natureza e os espritos ascencionados (os guias-chefes), no os dissocia D'Ele, o nosso Pai Maior e nosso Divino Criador. Texto extrado do livro "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada" de Rubens Saraceni.

Anda mungkin juga menyukai