Anda di halaman 1dari 27

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

Declarou que no era bom que o homem estivesse s, e deparou-lhe um adjutrio igual a ele (Gn 2.18).

A Monogamia
A monogamia o ideal divino. O Criador instituiu o matrimnio com a unio de um homem e uma mulher (Gn 2.18-24; Mt 19.5). O nmero de homens e de mulheres praticamente igual em uma nao. O casamento estabelece relaes permanentes (Mt 19.6). O Criador indicou a permanncia destas relaes, fazendo com que os afetos entre o marido e a mulher, cresam na proporo dos anos que passam, processo muito natural, em condies normais. Os fins morais exigem que estas relaes sejam permanentes. A fidelidade do marido e da mulher no cumprimento de seus deveres, intimamente ligados s suas recprocas relaes e a criao dos filhos nos princpios da obedincia e da virtude, so indispensveis para se atingirem os fins morais do matrimnio.

O CASAMENTO
I - UMA INSTITUIO DIVINA

O CASAMENTO A ESCOLHA MAIS IMPORTANTE DA NOSSA VIDA?


1. A escolha mais importante a ser feita em toda nossa vida a de aceitar e seguir a Cristo como nosso Salvador e Senhor. Por sua natureza e por seu alcance esta a escolha nmero 1; 2. A segunda escolha tambm de suma importncia na vida, deve ser a de um companheiro conjugal. aqui que entra a importncia do casamento.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

casamento uma instituio divina, constituda no princpio, antes da formao da sociedade humana. O Criador fez o homem e dele tirou a mulher, e ordenou o casamento condio indispensvel para perpetuar a raa humana (Gn 1.27,28. Deus implantou no homem desejos e efeitos que se estenderam a todas as criaturas humanas; fez do casamento uma influncia nobilitante, que poderosamente contribui para o desenvolvimento de uma existncia completa no homem e na mulher.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

01

02

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

O casamento importante. Foi ele a primeira instituio divina na terra; , portanto, a instituio mais antiga e de maior efeito em nossa existncia quando sabiamente dirigida. Assim, todos os cristos adultos, que pretendem casar, devem pensar seriamente nisso, visto que o casamento no uma brincadeira, como muitos possam imaginar.

PRECEITOS E COSTUMES
Quanto ao matrimnio, encontramos na Bblia seus autnticos e legtimos preceitos; entretanto, devemos reconhecer haver uma srie de costumes adotados por povos de pases os mais diversos, com relao a ele. Esses costumes tiveram origem na mente dos homens, nada tm a ver com a vontade divina. So extravagantes e perniciosos. Entre esses costumes destacamos:

UMA UNIO SAGRADA


O homem foi a nica criatura que Deus criou, que no princpio vivia sozinho no Jardim do den. Todos os animais foram criados aos pares, macho e fmea; mas, o homem, no, no princpio. Sozinho, o ser humano foi criado imagem de Deus (Gn 1.26), e foi feito alma vivente destinado a viver eternamente (Gn 2.7). Uma simples parceria seria incapaz de suprir as necessidades orgnicas, emocionais e sociais de um homem, tal como fora criado por Deus. Por esta razo, ao formar a mulher e entreg-la ao homem, Deus proveu no sentido de que eles fossem mais do que parceiros: fossem companheiros.

1.A Bigamia
Segundo este costume, o homem pode possuir duas ou mais (em se tratando de trigamia ou poligamia) mulheres. Enquanto isso permitido a um povo, a outro permitido que a mulher tenha mais de um marido. H tambm o caso de que todos os filhos de uma s famlia se casam com uma s mulher. Tambm h outros lugares, em que os homens podem trocar de esposas assim como se trocam de carro ou de imvel.

2.O Divrcio
Segundo este costume, e de forma mais hedionda que se conhece, tanto o homem quanto a mulher podem separar-se e casar-se com outra pessoa quantas vezes quiser. Para estes, simples trocar de mulher assim como trocar de roupa. H tambm casais que formam, sem contudo, oficializarem legalmente tal unio. So como vimos costumes vrios, de vrios povos, contrrios ao ensino das Escrituras, portanto, no
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

II - O CASAMENTO DEVE SER PERMANENTE


O casamento a unio de um homem com uma mulher. Moral e legalmente eles esto vinculados por toda a vida. Assim, o lar estabelecido e a famlia mantida. Esposo e esposa so declarados, conforme a Palavra de Deus, uma s carne.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

03

04

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

correspondentes ao padro divino, e reprovados por Deus (Mt 19.4-9).

mesma esperana, preferindo casar-se com pessoas no-crentes.

O CASAMENTO INDISSOLVEL
O casamento para a vida inteira (pelo menos, essa a vontade do Senhor). Foi assim que Deus o instituiu e assim o abenoou (Gn 2.24). Como demonstram as Sagradas Escrituras, se a famlia teve a sua origem segundo o propsito de Deus, a Ele deve lealdade plena. Por esta razo, marido e mulher devem atentar para os seus ensinamentos, pois do contrrio, como alcanar a verdadeira felicidade? O matrimnio deve ser encarado como um consrcio, no qual os cnjuges so scios de Deus, o qual tem todo interesse em realizar o Seu plano em suas vidas.

2.Quanto ao Aspecto Cultural


evidente que o simples fato de uma pessoa ser dotada de elevado nvel cultural, no a faz automaticamente melhor que ningum. Mas, evitando-se generalizar, a compatibilidade entre os membros do casal bem mais fcil quando marido e mulher tm nvel cultural igual ou, pelo menos aproximados.

3.Quanto ao Aspecto Espiritual


II Co 6.14. Jovens cristos que descuidam esta rea, correm o risco de estabelecer seu casamento sobre alicerces mal construdos. Evidentemente o parceiro pode possuir uma personalidade atraente, pode at haver uma atrao comum a ambos, mas, se ele ou ela no zela convenientemente da sua f e da sua vida de comunho com Deus, ainda que sendo uma s carne, estaro separados no esprito.

BASES PARA UM CASAMENTO BEM SUCEDIDO


O sucesso do casamento depende da permisso do casal para que Deus opere nas seguintes reas e aspectos da sua vida:

O LAR NO PLANO DE DEUS


I - LAR NO UMA CASA

1.Quanto ao Aspecto Social


Gn 24.3,4. Quando Abrao notou que o seu filho Isaque j estava em idade de se casar, mandou buscarlhe uma esposa entre os membros da sua parentela. Muitos casamentos tm fracassado porque os cnjuges no tiveram o cuidado de escolher como esposa ou esposo algum que comunga a mesma f e a
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

lar de muito maior significado do que qualquer outra organizao ou sociedade humana. a unidade bsica da vida humana, instituda por Deus como meio de propagao da raa humana.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

05

06

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

O primeiro lar foi estabelecido no Jardim do den com a criao de Ado e Eva nos primrdios da histria da humanidade. Pela singularidade do lar dentro do plano de Deus, o mesmo deve ser visto e considerado assim como o prprio Deus o v e o considera. Qualquer desvio do plano divino quanto ao lar, significa total inverso dos valores do casamento.

construo, e nem qual seja o seu tamanho. Independentemente de tudo isto, o lar deve ser um lugar atraente e limpo para que a famlia sinta prazer em viver nele.

O QUE UM LAR CRISTO?


Um lar cristo aquele onde Cristo reina. Nesse lar Ele , no apenas bem-vido. Mas, o lar s pode ser cristo se os cnjuges forem cristos; ou seja: pessoas que nasceram de novo atravs de um ato de arrependimento diante de Deus, e pela f no Senhor Jesus Cristo. Num lar cristo, todos os membros da famlia seguem as determinaes divinas. O marido, a esposa e os filhos devem reconhecer e praticar as responsabilidades dadas por Deus para a posio de cada um no lar. No possvel ser feliz sem obedecer a vontade de Deus. Desquites, divrcios, separaes, delinqncia juvenil e negligncia dos pais, tudo isto tem origem na rejeio da vontade divina.

O QUE UM LAR?
Lar o lugar onde mora uma famlia. Uma casa vazia no um lar. Um apartamento onde vivem trs moas juntas, no um lar; Uma penso onde moram trs rapazes, no um lar. Um lar tem incio com o marido e sua esposa, mais tarde, geralmente, incluindo filhos. De acordo com o plano de Deus, o lar o lugar onde vrios membros de uma s famlia moram juntos.

O PADRO DIVINO PARA O LAR


Quando Deus estabeleceu o padro para a primeira famlia, designou um lugar especial onde Ado e Eva, pudessem ter o seu lar. Era um lindo jardim, dotado de todas as propriedades de um lugar onde ambos viveriam sob a bno divina. Ainda hoje, Deus quer que cada famlia tenha um lugar especfico onde seus membros possam viver juntos. Tambm, plano de Deus que esse lugar seja devidamente cuidado. No importa quo simples seja o local onde fica, nem qual o material usado para a sua
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

II - A IMPORTNCIA DO LAR
Algum disse: Achamos uma forma de unidade que chamamos lar em todas as sociedades conhecidas no mundo. Estas simples palavras podem nos levar a indagar: Qual a importncia do lar cristo? A esta possvel indagao, respondemos:

1.Sua Importncia Para a Nao


Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

07

08

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

A Sociedade depende do lar para a sua existncia. O lar produz os membros que compem a sociedade que a mantm viva, gerao aps gerao. Um lar devidamente estruturado prov o treinamento necessrio s crianas para que sejam teis sociedade. O tipo de treinamento que os nossos filhos tiverem no lar, h de determinar o tipo de pessoas que eles sero no seio da comunidade. Desse modo, o lar fundamentado no bem e na verdade, ajudar a desenvolver bons hbitos, senso de obrigao, amor, lealdade, respeito para com os outros.

havia cometido antes dele; e seu corao no foi perfeito para com o Senhor, seu Deus... Fez o que era mau perante o Senhor e andou nos caminhos de seu pai e no seu pecado com que seu pai fizera pecar a Israel (I Rs 15.3,26).

2.Sua Importncia Para os Cnjuges


J dissemos que uma das mais belas provises divinas ao ser humano foi o lar, onde marido e mulher pudessem repartir suas alegrias, tristezas, afazeres, lazer, problemas e sucessos. As experincias adquiridas no lar no so apenas fruto da pacincia, entendimento e considerao mtuos, elas ensinam sobre estas coisas tambm. O lar se apresenta como escape e refgio das tenses e dos problemas que marido e mulher enfrentam no dia-a-dia. O amor e a paz, oriundos da presena de Deus no lar podem fortalecer e revigorar tanto o marido como a esposa, levando-os ao sucesso no desempenho de suas funes do cotidiano.

2.Sua Importncia Para a Criana


O lar de extrema importncia para a criana. O lar molda o seu carter e a sua perspectiva de vida. Apesar dos problemas e desapontamentos que enfrenta no mundo, bom ela saber que sempre pode voltar para um lar seguro. Ali ela bem-vinda. Seus pais a entendem, a amam e estaro tomando conta dela. Ali o seu lugar. Um lar feliz, no importa se numa choupana ou numa manso, confere criana o senso de segurana que ela busca. Isto ajudar no sentido de que ela desenvolve a sua personalidade. Cada criana precisa de amor, do cuidado e da felicidade que s um lar cristo e bom pode oferecer. Assim como o que ela come muito importante sua sade fsica e ao seu desenvolvimento, o amor dos pais, irmos e demais parentes sumamente importante para a sua sade e felicidade permanente. Os pais devem se preocupar por ensinar a seus filhos no apenas por palavras, mas tambm com as aes. muito comum lermos na Bblia, palavras como as que se seguem: Andou em todos os pecados que seu pai
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

CONHECENDO SOBRE A FAMLIA

otamos na Palavra do nosso Deus, que a famlia est nos planos do eterno Criador, quando aps ter criado o homem e vendo a sua solido expressou: No bom que o homem esteja s, far-lheei uma auxiliadora que lhe seja idnea. (Gn 2.18)

09

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

10

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

I - A FAMLIA A CLULA-ME DA SOCIEDADE


Em qualquer sociedade humana do planeta, agrupada e disposta sobre uma faixa de terra, experimentando ou no grau de desenvolvimento, ns vamos encontrar a presena dessa instituio. Seja qual for a organizao poltica, o predomnio religioso, o aspecto social, ela est presente e ativa.

ENTRE O POVO DE ISRAEL


A famlia hebraica era patriarcal, sendo o homem o chefe mximo da mesma. Essa nao, cujo povo Deus escolhera para que dele viesse o Salvador da humanidade, tinha a famlia em grande conceito e considerao. Essa atitude provinha de uma obedincia aos preceitos divinos que eram ensinados atravs da tradio oral, passando de pai para filho durante os vrios sculos que antecederam a escritura do Pentatuco. claro que alguns deslizes foram cometidos dentro das famlias hebraicas, desde que Deus chamou Abrao em Ur dos Caldeus para constitu-lo pai da grande nao de Israel. Mas sempre foi mantida a obedincia a Deus e com isso preservada a FAMLIA.

pela Europa. sia e frica, dominando territrios e subjugando povos. A cultura foi uma caracterstica marcante na vida desse povo, destacando-se nas reas da arquitetura, literatura e direito. A grandeza e o esplendor estiveram sempre presentes em diferentes momentos dessa sociedade. Mesmo a despeito desse quadro de acentuado destaque na vida dessa importante civilizao histrica, a famlia constituiu importante instituio na sociedade romana. Era ela do tipo patriarcal, sendo o Pater famlias o chefe mximo do lar, exercendo total autoridade sobre a mulher, os filhos, as noras, os netos e os servos. -Na famlia romana, o pai era o administrador (cuidava das finanas), o sacerdote (cuidava do culto religioso) e o juiz (exercia o direito de justia), cabendo a ele o bom desempenho nessas funes, pois os jovens procuravam seguir o exemplo dos mais velhos. As relaes entre as famlias eram regulamentadas pelo Direito Privado (um cdigo entre os romanos).

II - A FAMLIA UM PROJETO DIVINO


Vimos anteriormente que a famlia uma instituio que tem a sua presena registrada na vida de toda a sociedade. , portanto, uma instituio humana, pois, o homem adequou-se a situao social, econmica e religiosa de cada regio do planeta. Entretanto, a despeito disso, ela aparece nas Escrituras Sagradas como uma obra prima de Deus,
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

ENTRE OS ROMANOS
A civilizao romana construiu o maior imprio da Antiguidade. As fronteiras de Roma se alargaram
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

11

12

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

um projeto idealizado e posto em prtica pelo Criador. Como projeto divino a famlia foi:

1.Estabelecida por Deus


Em tempos eternos, Deus na sua oniscincia, projetou a existncia futura da famlia. Esse projeto divino foi posto em prtica pela maravilhosa mente do Criador no Jardim do den, quando da criao dos nossos primeiros pais. E foi graas a Deus e existncia e preservao da famlia ao longo dos sculos que o plano eterno da salvao pde ser concretizado. A fundamentao Bblica que d origem ao projeto divino da famlia est em Gn 1.26-28, quando o Eterno criou o homem sua imagem e semelhana, macho e fmeo os fez. Os mesmos receberam a ordem do criador para que frutificassem e se multiplicassem, dando continuidade atravs de descendentes, raa humana.

No que diz respeito famlia, o Senhor Jesus foi um exemplo de valorizao da mesma quando o encontramos nos evangelhos como um filho obediente aos seus pais (Lc 2.51). Jesus evidenciou nos seus ensinos as palavras originais do Pai, confirmando com todas as letras que realmente a famlia um PROJETO DIVINO.

3.Relembrada pelo Apstolo Paulo


O que foi estabelecido por Deus e confirmado pelo seu amado filho, Jesus, foi relembrado nas epstolas paulinas. O maior telogo do cristianismo foi categrico na sua orientao sobre a famlia s vrias igrejas da poca. O Deus que inspirou Paulo no mudou, continua o mesmo, portanto, com o mesmo propsito quanto famlia. Deus usou o apstolo para que, atravs de seus escritos, trouxesse ao corao da igreja, a lembrana da magnitude do seu projeto, a famlia (I Co 7.10-40; Ef 5.22; Cl 3.18-21).

2.Confirmada por Jesus


Para a realizao do plano eterno da salvao, Deus escolheu uma famlia formada por um rapaz e uma moa piedosos e obedientes a Ele. No foi uma escolha aleatria, sem qualquer critrio tico, moral ou espiritual. Deus buscou pessoas que, em obedincia sua Palavra procurassem preservar a existncia da famlia. Jos e Maria, que prenunciavam no apenas mais uma famlia em Israel, mas a famlia na qual seria criado o Salvador, cumpriram os trmites exigidos pela lei para o casamento. E foi sobre essa abenoada famlia que recaiu a escolha do Eterno Deus. O filho de Deus em vindo terra no poderia jamais contradizer o que havia sido proferido pelo Pai.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

4.Deve ser Preservada Pela Igreja


A humanidade vive o estgio mais avanado da degenerao dos valores morais e espirituais. Dentro desse contexto, a famlia tem sido execrada publicamente pelos que desconhecem a santa vontade do Soberano e Pai Eterno da famlia, por ele constituda, e tripudiam de maneira assintosa, procurando invalidar o papel que a mesma tem na vida do ser humano. A igreja no pode e no deve fugir responsabilidade de defender esse projeto do Pai. O maior inimigo da famlia satans, tanto que desde o jardim do den, ele vem tentando destru-la, pois, ele
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

13

14

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

sabe que, no existe igreja, sem FAMLIA. Ela, a igreja constituda de famlias. -Pesa sobre nossos ombros como igreja de Cristo, a misso de preserv-la.

ajuntamento entre um homem e uma mulher, onde implica srias responsabilidades entre ambos. Toda e qualquer outra unio, tais como:
Homossexualismo. Unio entre duas pessoas do mesmo sexo (Lv 18.22); Amasiamento. Unio entre duas pessoas fora do casamento (Gn 22.2); Bigamia. Unio de um parceiro com dois; Trigamia. Unio de um parceiro com trs; Poligamia. Unio de um parceiro com mais de trs; Ficar. Um termo atual entre a sociedade brasileira, em que um casal vive sem a mnima e qualquer responsabilidade. Dizem eles: fiquemos, ento, at vermos se dar certo!; E, qualquer outro meio de relacionamento, como os adotados entre os povos de origem rabe, onde o marido pode ter at 4 mulheres.

III A FORMAO DA FAMLIA


Vejamos agora, algumas consideraes sobre a famlia, veremos como composta e formada a famlia, bem como seus membros principais.

ELA FORMADA COM O CASAMENTO


A famlia tem o seu processo de formao iniciado como o casamento. Ele a porta de entrada (e a porta da frente), para a formao da famlia. Outros meios usados pelo homem so condenveis aos olhos de Deus. Quanto ao amasiamento (aqueles que se juntam, simplesmente, sem optar ao casamento), observamos que no aceito por Deus, e, tambm no aceito como comunho legtima pela sociedade em seu todo. Analisando Gn 22. 2, vemos que Deus no considerou a Ismael como filho legtimo de Abrao, ou, at mesmo seu herdeiro legtimo. A partir do momento em que o altssimo chama Isaque de filho nico, descarta toda e qualquer unio fora do casamento, como o seu ajuntamento com Agar. Com isso, entendemos que o casamento o nico meio legtimo e definitivamente aceito pelas Escrituras, para o
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

Tudo isso absolutamente FORA das Escrituras Sagradas, padro e regra entre o povo de Deus. Com relao ao fato de o homem ter mais de uma mulher, como o caso de alguns homens de Deus no Antigo Testamento, como Jac, Davi, Salomo, entre outros. Analisando o Plano de Deus na famlia, observamos que este ato no fazia parte do plano de Deus, nem fazia parte da vontade PERFEITA de Deus, e sim, de sua vontade PERMISSIVA, vejamos essas referncias: Gn 2.24. sua mulher apenas uma; Gn 2.20-22. formou uma mulher.E no, duas, trs ou mais; Moiss, o homem que trouxe a Lei de Deus ao seu povo, como exemplo, tinha apenas uma esposa Zpora (x 2.21). Zpora, significa passarinho;
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

15

16

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

No Novo Testamento, essa prtica (em que o homem tenha uma s mulher e vice-versa) absolutamente clara (I Co 7.2). Com isso, conclumos que o casamento um compromisso extremamente srio, feito para durar e no apenas uma aventura, onde duas pessoas embarcam, arriscando a sorte, ou at mesmo para receber o PIS, como foi feito certa poca aqui no Brasil. A respeito disso, assevera o Senhor Jesus: De modo que j no so mais dois, porm, uma s carne. Portanto, o que Deus ajuntou no separe o homem (Mt 19.6). Portanto, um casamento abenoado, dentro dos ditames traados por Deus na sua Santa Palavra, o alicerce para que se tenha uma famlia crist verdadeiramente abenoada. Veja o que disse inspira- damente o Sbio Salomo: O que acha uma esposa, acha uma coisa boa, e recebe o favor do Senhor (Pv 18.22).

lhadores das horas de intimidade fsica e amorosa do casal. Isso no verdade. O amor experimentado e praticado pelo casal tende a aumentar quando os filhos chegam. Eles so o fio a mais usado por Deus para engrossar a corda da famlia e assim, a mesma se torne mais forte e difcil de ser quebrada (Ec 4.12); b) Atrapalhadoras da atuao de ambos nas atividades da igreja. No se deve usar a pessoa dos filhos para desculpar-se pela ausncia nas reunies e cultos da igreja, ou ainda como pretexto para recusar as responsabilidades que nos forem ofertadas pelo Senhor, no corpo de Cristo. Deus no enviaria algo nas nossas vidas para nos privar da sua santa presena e que viesse prejudicar-nos espiritualmente.

Os Filhos so HERANA do Senhor


Ao contrrio disso, devemos receb-los com alegria como bnos proporcionadas por Deus ao casal (Sl 127.3). Agora formada e composta pelo marido, mulher e filhos, est a famlia completa. Cabe a ela, observar os ensinos bblicos, ser uma bno para a igreja e para a sociedade, atravs de uma convivncia harmoniosa entre os seus membros.

FORMADA COM O NASCIMENTO DOS FILHOS


O processo de formao da famlia continua, com o nascimento dos filhos. Os casais cristos, no devem receb-los como fardos pesados. As crianas, oriundas do casamento, no devem ser vistas pelo casal como: a) Atrapalhadoras da vida conjugal. Queixumes vrios se ouve de casais que atribuem a perca da privacidade e dos bons momentos de desfrute matrimonial aos filhos. Chamam-lhes 17 atrapade
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

OS DEVERES NA FAMLIA
18
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

testemunho pblico da pessoa de Cristo, no consta apenas de discursos proferidos nos pblicos das igrejas ou em outras formas de evangelizao. Existe uma, calma, silenciosa, que fala profundamente a quem acompanha e observa. Essa forma de testemunho a convivncia de uma famlia crist que cumpre os seus deveres domsticos e que sob a gide do Senhor, pratica o amor cristo, vivendo uma vida exemplar. O raciocnio de que o relacionamento do homem com a sua mulher deve se inspirar na relao existente entre Cristo e sua igreja, transforma esse relacionamento numa responsabilidade de to grande magnitude que, sem a ajuda do prprio Cristo, que se oferece como modelo, o homem fracassar. Ao marido que ama e teme ao Senhor Jesus, possvel imit-lo em toda maneira de viver e ser-lhE semelhante, no seu relacionamento com sua esposa.

1.Am-la
A ordem divina atravs das palavras escritas por Paulo uma bela comparao do amor de Cristo pela sua Igreja. Assim como o Mestre amou sua eleita, ao ponto de sacrificar-se por ela enfrentando a morte sacrificial do calvrio, o marido orientado a tambm amar a sua mulher: Vs, maridos, amai as vossas mulheres, como tambm Cristo amor a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5.25).

2.Honr-la
O apstolo Pedro, que era casado (Mt 8.14), ensina: Igualmente, vs maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra mulher, como vaso mais frgil e como sendo elas herdeiras convosco da graa da vida, para que no sejam impedidas as oraes (I Pe 3.7). Uma das formas de se fazer isso reconhecer a importncia que ela tem n a sua vida conjugal, profissional e espiritual. No h honra maior para uma mulher do que ver o seu papel de ajudadora reconhecido pelo seu marido No se trata de elogios secos cobertos pelo manto da hipocrisia, mas, atos e palavras sinceras provenienntes de um corao em que o amor de Cristo est depositado.

I DEVERES DO MARIDO PARA COM SUA MULHER


Salomo declarou com toda a sabedoria que lhe era peculiar: do Senhor vem a mulher prudente (Pv 19.14). Marido, voc devedor a Deus, pela bno que sua esposa na sua vida. Portanto, seja grato a Ele, observando as orientaes que se seguem embasadas na Sua Palavra. -Como marido cristo, seu dever para com sua mulher:
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

3.Cuidar Dela
Ns lemos no Gnesis: Ento da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher, e a trouxe ao homem (Gn 2.22).
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

19

20

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

A expresso e a trouxe ao homem, faz-n0os notar que o Senhor aps ter criado a mulher entregou-a aos cuidados do homem para que este seja o seu fiel cuidador, zelosa e amorosamente.

4.Proteg-la
Proteg-la como ao seu prprio corpo, pois, so os dois uma s carne (Gn 2.24), um dever do marido para com sua mulher. A proteo deve englobar as reas: Fsica. Cuidando da sade da mulher, jamais toc-la, no sentido de machuc-la fisicamente; Moral. No expor as falhas da mulher em pblico; Jamais difam-la; Espiritual. Tem a ver com orientao bblica sadia com o devido cuidado, amor e carinho.

MARIDO PROFETA E SACERDOTE


Num certo sentido, o marido uma espcie de profeta e sacerdote do seu lar. Por isso cabe-lhe zelar pela prtica do culto familiar (no qual falaremos mais tarde), habituando sua famlia leitura diria e metdica da Bblia; ensinando os filhos sobre a importncia e necessidade de buscar o Senhor atravs da orao incessante. Ele deve inculcar na mente da sua famlia o valor da comunho com Deus e da necessidade de cultu-Lo no templo, junto com a famlia de Deus, na sua cidade. Na qualidade de Profeta do Lar, o marido sabe o quanto imprescindvel, desde cedo, estabelecer na mente e corao dos seus filhos a singular importncia de ter o altar da famlia sempre atuante, com chamas
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

do fogo da adorao a arder constantemente. Assim agindo, o marido ter meios de desincumbir-se da responsabilidade e privilgio de conduzir sua famlia a uma vida espiritual equilibrada, abundante e produtiva. Como Sacerdote da famlia, de igual modo os pais oram buscando a proviso divina no sentido de suprir as necessidades dirias do lar; os filhos os vem como aqueles atravs dos quais, Deus tornar essa proviso possvel. Por isto os pais cristos devem se conscientizar de que dificilmente podem manifestar Deus a seus filhos com suas palavras, melhor do que podem, atravs da sua confiana, f e aes. Antes de preocupar-se em suprir os filhos de recursos financeiros para terem as suas necessidades materiais supridas no futuro, o pai deve estar ocupado em prover-lhes um exemplo de santidade e de submisso integral vontade de Deus.

MARIDO AMANTE DA SUA MULHER


Se o marido conservar na mente o quadro que expressa o que Cristo fez foi e para a igreja, ele amar a sua mulher com amor profundo. E mais que isto, assim como Cristo conduz a igreja santificao constante, do mesmo modo, o marido se colocar ao lado da sua mulher como veculo de santificao e no de tropeo para sua vida. Assim como Cristo no teve a Sua vida por preciosa para a Si mesmo, pelo contrrio, deu-a como meio requerido para fazer da Sua igreja aquilo que Ele sempre quis que ela fosse, da mesma forma, o marido no deve poupar esforos no sentido de levar a sua
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

21

22

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

consorte no s a conhecer melhor o segredo dum relacionamento perfeito consigo mesmo, mas tambm como conhecer melhor a Deus e viver mais no centro da Sua suprema VONTADE.

II DEVERES DA MULHER PARA COM O SEU MARIDO


Esposa, voc tambm devedora a Deus, pela bno que seu esposo na sua vida. Portanto, seja grata a Ele, observando as orientaes que se seguem embasadas na Sua Palavra. -Como esposa crist, seu dever para com seu marido:

QUANTO AOS DEVERES CONJUGAIS


Deveres conjugais abrangem tambm os deveres sexuais, to deturpados pelas prticas corrompidas, pelas novelas, revistas, cinema e demais meios de comunicao de massa do mundo moderno. Vejamos o que a Bblia (I Co 7.3-5) diz:
O marido conceda esposa o que lhe devido, e tambm semelhantemente a esposa ao seu marido; A mulher no tem poder sobre o seu prprio corpo, e sim, o marido; e tambm, semelhantemente, o marido no tem poder sobre o seu prprio corpo, e sim, a mulher; No vos priveis um do outro, salvo talvez por mtuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes orao e novamente vos ajuntardes, para que Satans no vos tente por causa da incontinncia.

1.Am-lo
A orientao divida quanto ao amor conjugal no unilateral em relao ao marido; Ele deve ser recproco, mtuo, bilateral. dever tambm da esposa amar ao esposo. Veja o que nos diz a Bblia, guia santo dos cristos: As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam srias no seu viver... para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos (Tt 2.3,4).

2.Respeit-lo
O apstolo Pedro retrospectivamente, na sua epstola, faz um comentrio sobre a vida domstica do patriarca hebreu Abrao e sua mulher: Sara obedecia a Abrao, chamando-lhe Senhor, da qual vs sois filhas dela, fazendo o bem e no temendo nenhum espanto (I Pe 3.6). O respeito que a serva de Deus tinha por seu marido levava-a a cham-lo de senhor. s mulheres atuais fica o nosso conselho: respeitem os vossos maridos, ocupando o lugar por Deus determinado para vocs.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

A Importncia do Sexo no Casamento


Com certeza, o apstolo Paulo no recomenda o casamento como um mandamento, ou como se todos tivessem a necessidade e o dever de se casar. No entanto, para aqueles que tm vocao para o casamento, Paulo recomenda que o faam como uma proteo contra a fornicao e a imoralidade (I Co 7.2).

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

23

24

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

3.Ser-lhe Fiel
A fidelidade mutua uma base slida de todo casamento. Assim como j cobramos fidelidade do casal, ao abordarmos a lealdade, novamente o fazemos, lembrando que um dos deveres da esposa para como o seu esposo. Sendo fiel voc ser considerada virtuosa e experimentar o que est escrito: O corao do seu marido confia nela... (Pv 31.11). Um comportamento cristo marcado pela discrio por parte da mulher, gera no seu marido o que Salomo exps no versculo acima.

A ESPOSA COMO ME
A me a mulher mais honrada na Bblia. Nela h muita nfase influncia das mes. O amor pelos filhos um sentimento muito profundo no corao das mulheres israelitas. Ela considerada com muito respeito (Lv 19.3). De fato a lei coloca a me antes do pai, como objeto de respeito. Nas leis mais antigas do povo hebreu, encontramos obrigao de honrar as mes, juntamente com os pais (x 20.12).

4.Ser Submissa
O princpio da submisso feminina ao marido tem gerado alguns desajustes nos lares no relacionamento marido-mulher. Isso se deve falta de entendimento de ambos ou de uma das partes do ensino bblico que trata dessa questo. Esclarecemos aqui para os santos que submisso sinnimo de escravido. Os dois devem estar inteirados de que o amor quem deve dar o tom nesse item dos deveres da mulher. A recomendao bblica nesse particular : Vs mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor (Ef 5.22). Esposas, sede submissas aos prprios maridos, como convm no Senhor (Cl 3.18). As expresses bblicas como ao Senhor e como convm no Senhor, indicam que essa submisso deve estar de acordo com os ensinos padronizados pela Palavra de Deus.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

1.A Sua Capacidade de Procriao


Um dos aspectos mais relevantes da obra criadora de Deus, foi o poder que Ele deu aos animais e s plantas de reproduzirem, cada um segundo a sua espcie. Ele deu este poder tambm aos nossos primeiros pais, e aos demais povos desde ento. mulher coube a sublime responsabilidade de procriar e de trazer filhos luz. Leia Gn 1.28; Leia tambm Sl 128.3. Foi o prprio Deus que planejou a maternidade, e para que isto fosse possvel, biologicamente, Ele formou a mulher diferente do homem. Formou-a assim, no apenas com o propsito de satisfazer os seus instintos maternais e de dar luz filhos, mas tambm para colaborar no seu plano amoroso para a salvao das almas dos filhos (Sl 127.3). O amor de me o sentimento mais prximo do amor de Deus, conforme o homem conhece. Atravs da pacincia, amor e treinamento, a me crist tem a
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

25

26

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

grande responsabilidade e dever de apresentar seus filhos a Deus e dedic-los disposio dos interesses do Seu reino na terra.

A ESPOSA COMO DONA DE CASA


Criar um clima e um ambiente onde os componentes do lar sintam-se como que num jardim florido, atribuio da me. evidente que o servio no o nico dever da esposa, mas, pela natureza dos seus dons capacidade de dar luz e ser me, ela no pode fugir realidade de que a maior parte da responsabilidade concernente aos afazeres e boa ordem do lar pertencem ela, como dona-de-casa.

Para se ter uma idia da fora e do esforo mostrados pela dona-de-casa, no sentido de pr todas as coisas em ordem e ainda cozinhar, lavar e passar, do comeo das suas lideres domsticas at noite quando ela vai para a cama, segundo uma enciclopdia de curiosidades, ela tem feito tanta fora que, se usada num s momento, daria para suspender trs elefantes a meio metro de altura.

ESPOSA E ADMINISTRADORA
Para pr as suas tarefas em dia, levando-as a bom termo, a dona-de-casa deve ser uma boa administradora. Travesseiros repousantes; Cortinas feitas com bom gosto; Um tapete feito mo; Quadros simples mas artsticos; e Enfeites, Revelam a presena de uma mulher de bom gosto. Ela deve esforar-se por cumprir seus deveres e faz-lo de bom grado, isto , que de bom grado trabalhe com as mos (Pv 31.13).

1.Seu Importante Papel


O lar cristo a evidncia mais convincente no mundo, da realidade do Evangelho. Nele vemos pessoas vivendo um relacionamento to achegado e realizado, que a personalidade de cada um destacada. Amando e servindo uns aos outros, resolvendo conflitos, e obedecendo a Deus, assim deve viver os componentes do lar. Mas um lar assim no mero fruto do acaso. Precisa do esforo total dos seus integrantes, mais especialmente da esposa, me e dona-de-casa. Nada causaria maior sensao de beleza e prazer que um lar devidamente organizado (I Co 14.40).

A Grande Diferena
H grande diferena entre fazer as tarefas dirias com alegria e faz-las sob resmungos e reclamaes por sua triste sorte de ser mulher. A imagem bblica da dona-de-casa de algum que aprendeu a fazer o seu servio de alegria; aprendeu a cantarolar enquanto lava a loua e mostra gratido pela comida que suja nos pratos.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

2.A Importncia de uma Casa bem Organizada


A mulher que deseja uma casa bem arrumada, deve ser zelosa e trabalhadora, pois, tal casa, exige esforos como qualquer realizao das mais nobres. -Veja essa curiosidade:
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

27

28

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

A mulher que feliz e sente-se realizada em seu trabalho, proporciona conforto e estabilidade ao seu lar. Os filhos sentem o seu carinho, o marido desfruta de paz, e todos a admiram pela maneira como honra a si mesma como mulher (Pv 18.22).

III MARIDO OU MULHER NO EVANGLICO


Encontramos nas igrejas vrios casos de servos de Deus cujos conjugues ainda no fizeram a sua deciso para Cristo. Os mesmos por inexperincia, falta de orientao bblica idnea, encontram-se s vezes acuados com situaes geradas pelo convvio domstico. -Como proceder ento? Vejamos:

O amado irmo tem aqui a tarefa de buscar o discernimento necessrio para poder manter a unidade da sua famlia. Esse discernimento vem do Criador atravs de uma vida piedosa com a orientao bblica. O marido jamais deve deix-la pelo fato dela no servir ao Senhor, deve ser-lhe fiel, am-la, respeit-la e cuidar com todo o carinho possvel, no deixando de orar constantemente por ela ao Senhor, assim, pela sua postura, poder ganh-la para Cristo, onde ser uma autntica serva de Deus.

2.A Irm que possui esposo No Evanglico


O mesmo apstolo Pedro chama a ateno da serva de Deus, para o testemunho que a mesma deve dar diante do marido no-converso, a fim de que o mesmo seja ganho para Cristo. Atente para a seguinte recomendao: Mulheres, sede vs, igualmente, submissas vossos prprios maridos, para que, se alguns deles ainda no obedecem palavra, sejam ganhos, sem palavra alguma, por meio do procedimento de suas esposas (I Pe 3.1). Alm de estar cumprindo com seus deveres de esposa crist, a irm que assim age, pratica um tipo de evangelizao sem palavra e pode ganhar seu marido.

1.O Irmo que tem a Esposa No Evanglica


Vamos tambm aplicar aqui o que diz o apstolo Pedro: Maridos, vs, igualmente vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo considerao para com a vossa mulher como parte mais frgil, tratai-a com dignidade (I Pe 3.7). No da vontade de Deus a desagregao da famlia. Sendo assim, o servo de Deus cuja esposa ainda no aceitou a Cristo como Salvador e Senhor de sua vida, precisa observar as recomendaes das Escrituras neste particular. O versculo citado acima traz a expresso: vivei a vida comum do lar, com discernimento.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

IV DEVERES DOS PAIS


Os dois juntos, marido e mulher possuem obrigaes cobradas pela Bblia. Entre os deveres especiais dos pais para com os filhos figuram os seguintes:
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

29

30

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

1.Ensinar a Seus Filhos


A primeira Escola da Criana a CASA, o lar e os primeiros mestres so os PAIS. Sendo assim, tarefa primeira e precpua dos pais ensinar aos filhos normas de conduta crist. Vejamos essas referncias: Tu as inculcars a teus filhos, e delas falars assentando em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te (Dt 6.7); Ensina a criana no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, no se desviar dele (Pv 22.6). Vivemos um momento singular na vida da humanidade, quando temos nossa disposio a alta tecnologia que torna tudo muito mais fcil e prtico, desde que saibamos usar com sabedoria.

A proteo exercida por aquela mulher para com o seu amado filho foi marcante e decisiva na vida daquele que seria o condutor do povo de Deus terra prometida. MOISS. Portanto, dever dos pais cuidar e proteger a todo custo a seus filhos.

3.Corrigir a Seus Filhos


A correo a parte de substancial importncia dos deveres dos pais para com os filhos, no podendo os mesmos olvidarem de tamanha responsabilidade. Corrigir significa chamar a ateno dos filhos para os limites que eles tero que observar. -Vejamos o que diz a Bblia sobre a correo: Porque o Senhor corrige a quem ama, e aoita a todo filho a quem recebe (Hb 12.6); O que retm a vara odeia a seu filho, mas o que ama, a seu tempo o disciplina (Pv 13.24); Corrige a teu filho enquanto h esperana, mas para o matar, no alars a tua alma (Pv 19.18). Portanto, dever dos pais corrigir a seus filhos.

2.Proteger a Seus Filhos


Nos dias do cativeiro do povo de Israel no Egito, havia uma ordem real de que todas as crianas do sexo masculino deveriam morrer. Uma mulher hebria chamada Joquebede, deu luz a um menino formoso. Receosa de seu filho ser sacrificado em nome daquele diablico decreto, ela iniciou um processo de proteo ao seu amado filho: Escondeu-o durante 3 meses (x 2.2); Colocou-o numa cesta de juncos e a mesma no rio (x 2.3); Por que por uma interveno divina, assim acreditamos, o garoto voltou para suas mos, a fim de o criar, e assim o fez (x 2.9).
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

V DEVERES DOS FILHOS


Sejam crianas, adolescentes, jovens ou adultos, os filhos tero deveres a observar na conjuntura familiar. Vejamos:

1.Respeitar e Honrar aos Pais


Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

31

32

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

Num debate com os escribas e fariseus, Jesus asseverou: Pois Moiss disse: Honra a teu pai e a tua me, e quem maldisser a seu pai ou a me, seja punido de morte (Mc 7.10). Posteriormente, Paulo confirmou: Honra a teu pai e a tua me que o primeiro mandamento com promessa, para que te v bem, e vivas muito tempo sobre a terra (Ef 6.2,3). O rei Salomo, filho de Davi e Bate-seba, um homem que foi um dos maiores monarcas da sua poca. Rico, sbio, respeitado por outros monarcas que lhe tributavam grandes elogios (I Rs 10.6,7). Estava ele acostumado s manifestaes de reverncia de reis, generais, servos e sditos em geral, mas diante de sua me Bate-seba, ele era o filho a quem ela deu a luz. Lendo em I Rs 2.19,20, percebemos as seguintes atitudes de Salomo para com sua me quando esta adentrou sala do trono:
Levantou-se do trono (v.9); Inclinou-se diante dela (v.19); Foi ao seu encontro (v.19; Mandou colocar uma cadeira para ela sua direita (v.19); Ouviu o que ela tinha a dizer (v.20).

surgimento dessas situaes at mesmo nas famlias evanglicas, que sofrem influencias de programas onde os filhos acintosamente desobedecem aos pais em atos e palavras. No podemos confundir um relacionamento aberto, franco com atitudes dos filhos que caracterizam falta de obedincia para com os pais. Aos pais cabe um posicionamento digno da posio que ocupam dentro da famlia de modo que atravs do amor e ensino pautado na Palavra de Deus, obtenham dos filhos a merecida atitude de obedincia. O exemplo maior desse tipo de obedincia, est na pessoa augusta de nosso Senhor. O evangelista Lucas, descreve assim essa atitude do Nazareno: Ento desceu com eles para Nazar; e era-lhes obediente. (Lc 2.51). Atente ainda para essa recomendao: Vs, filhos sede obedientes a vossos pais no Senhor, pois isto justo (Ef 6.1).

3.Serem Gratos aos Pais


A gratido dos filhos para com os pais no nenhum favor, mas um dever que o bom filho cumpre sem lhe ser penoso. Para sua melhor compreenso, observe BEM essa histria:
Certo ancio morava com o filho e a nora. No mais desejando a presena do sogro em casa, aquela senhora convenceu o seu marido a colocar aquele senhor num asilo para idosos. Comunicaram a deciso a ele e no dia marcado, o filho foi lev-lo. Saram os dois a p. Enquanto caminhavam, o filho tentava distra-lo com assuntos diversos. Chegando em determinado trecho do caminho o pai pediu ao filho que parassem para ele descansar. Assentou-se em uma grande pedra que ali havia; dentro de poucos
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

Belo exemplo de respeito e honra nos d Salomo.

2.Obedecer aos Pais


Constantemente temos presenciado cenas de dilogos e at mesmo de discusses entre pais e filhos e constatado a ausncia desse elemento que recomendao bblica da sua existncia entre os membros da famlia. A televiso tem contribudo muitssimo para o
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

33

34

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

instantes estava chorando copiosamente. O filho tentou de vrias formas acalent-lo dizendo que o local para onde estava indo era bom. Que iriam sempre visit-lo. Diante de tudo isso ele respondeu: Eu sei de tudo isso meu filho! O meu choro no por esse motivo, estou chorando porque foi exatamente nessa pedra que meu pai descansou quando eu o estava levando para o mesmo asilo.

Espelhemo-nos, nos exemplos bblicos de gratido. Jos, filho de Jac foi um exemplo claro de gratido, pois ao saber que ainda vivia seu pai, mandou busc-lo com toda a famlia e ofereceu-lhe a melhor terra do Egito.

A inspirao do Criador proporcionou ao escritor o registro das abenoadas palavras: Bem aventurado aquele que tem ao Senhor. A felicidade da famlia no est nos bens que possui, nem tampouco na posio social que ocupa, e muito menos na tradio do nome. A verdadeira felicidade da famlia est no fato dela temer ao Senhor Deus Todo Poderoso. A bem-aventurana da famlia algo inefvel que no tem preo possvel de ser pago na terra dos viventes.

2.Andar nos Caminhos do Senhor


O segundo motivo esboado pelo salmista no verso primeiro o ato de andar nos santos caminhos do Eterno. O temor do Senhor produz no crente a vontade de servi-lo sempre. O ato de servir ao amado Deus representa a jornada que percorremos no caminho da vida crist. A famlia que anda nos santos caminhos de Deus sempre e eternamente bem aventurada [FELIZ].

UMA FAMLIA FELIZ

salmista principia (Sl 128) este cntico de romagem fazendo uma aluso aos motivos da felicidade do ser humano. Transpondo o primeiro verso desse texto para o nosso estudo sobre a famlia, encontramos dois motivos para que a mesma seja considerada FELIZ.

II - UM MARIDO TRABALHADOR
No encontramos a palavra marido grafada, mas o teor do texto Sagrado nos faz chegar a essa concluso. A felicidade est no temor do Senhor e no ato de andar pelos seus caminhos. um homem trabalhador, que prov o sustento de sua famlia e bem sucedido.

I O SEGREDO DE UMA FAMLIA FELIZ


Vejamos agora, alguns segredos que faz duma famlia um manto de felicidade.

1.Temer ao Senhor
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

1.O Trabalho produz Mantimento


35
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

36

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

O trabalho tratado na Bblia como algo digno de ser praticado pelo homem. Os conselhos apontam para que a preguia e a falta de diligncia nesse aspecto sejam evitadas por parte daquele que deseja obedecer Palavra de Deus (Pv 6.6-9; 26.13-15). O marido personagem do salmo em apreo sabia disso e com toda dedicao trabalhava para prover o alimento para sua famlia.

e respeito da sociedade. O salmista afirma que tudo ir bem, na vida do crente quando este trabalhador.

III UMA MULHER VIRTUOSA


Ao lado do marido trabalhador est uma mulher possuidora de virtudes que contribui para a felicidade da famlia. H um acentuado contraste entre esta mulher: diligente, fiel, amorosa; e a mulher insensata: lisonjeira, sensual, infiel. Uma autntica cuidadora do lar. A expresso no interior da tua casa, indica uma esposa zelosa e que encara as aptides domsticas com a seriedade e o amor que as mesmas merecem. Esta passagem tem consonncia com Pv 31.10 30, quando o escritor, faz um louvor mulher virtuosa. Nele encontramos uma sequncia de caractersticas que demonstram a excelncia da sua pessoa: O seu grande valor (v.10); A sua fidelidade inspira a confiana do seu marido (v.11); A sua bondade para com o marido (v.12); Trabalhadora incansvel (vv.13-15); Sabe fazer negcios (v.16); Pratica boas aes (v.20); Cuida bem de sua casa (vv.21,22); cautelosa no falar (v.26); Boa me (v.28); Temente a Deus, no se deixa dominar pela vaidade (v.30.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

2.O Trabalho produz Felicidade


O trabalho dignifica o homem. Nada como uma atividade remunerada que esteja dentro do gosto de quem a pratica para trazer ao corao do ser humano a alegria e a felicidade, bem como para sua famlia. Tudo isso acompanhado da satisfao de ser salvo em Cristo Jesus.

3.O Trabalho produz Bem Estar


Algumas pessoas atribuem a existncia do trabalho hoje ao pecado cometido por Ado. Isso no tem embasamento bblico. J existia nos planos do Criador o propsito do trabalho para o homem: No havia ainda nem uma planta do campo na terra, pois ainda nem uma erva do campo havia brotado; e tambm no havia homem para lavrar o solo. Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do den para o cultivar e guardar (Gn 2.5.15). A determinao divina quanto a atividade do homem no jardim: cultivar e guardar, foi feita antes da queda do mesmo. O homem necessita de uma atividade que lhe proporcione meios para evitar o tdio e afastar os problemas da mente, produzindo bem estar. Alm do mais o trabalho proporciona auto estima
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

37

38

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

Atentemos bem para essas excelentes virtudes!

V RESULTA EM BNO PARA A COMUNIDADE


A comunidade, seja ela local, estadual ou nacional, experimenta momentos de total desajuste. O pecado tem produzido uma sociedade deformada moral e espiritualmente, de onde brotam costumes terrvelmente malficos que ameaam a integridade da famlia. As palavras de destaque nessa parte do salmo so: prosperidade (v.5), e paz (v.6), que alcanam a comunidade como fruto do inter-relacionamento entre uma famlia feliz e abenoada e a COMUNIDADE. Uma famlia estruturada na orientao da Palavra de Deus, consiste numa bno para a igreja da qual faz parte e para a sociedade de um modo geral. O seu exemplo testemunha alto proporcionando a glorificao de Deus pelos seus santos e manifestando no mpio, o desejo de converter-se ao Senhor.

IV FILHOS FELIZES
Foi feito uma pesquisa com mais de 1.500 crianas, sobre convivncia familiar, cuja pergunta era: O que voc acha que torna uma criana feliz? a resposta da maioria dela foi: fazer coisas juntos! Essa colocao infantil marcada pela caracterstica ingenuidade da criana tem a sua verdade implcita. Isso percebemos, quando deixamos alguns afazeres comuns e corriqueiros e voltamos a ateno para as nossas crianas, a resolvemos sair juntos, ah! como elas gostam!, no pelo fato apenas de sair, ou at mesmo passear, mas pelo fato de estarem juntos, compartilhar as alegrias JUNTOS! A convivncia pacfica, harmoniosa e amorosa entre os membros da famlia muitssimo importante para se ter uma famlia feliz.

O Nosso Papel
Realmente o nosso papel como cidados vai muito alm do que imaginamos. Temos uma responsabilidade muito grande como membros de uma famlia crist. A nossa conduta pode significar bno para a comunidade, se nos dispusermos a assumir atravs da nossa vida, uma postura condizente com o evangelho de Cristo (I Pe 1.15,16).

Todos Roda da Mesa


Os filhos volta da mesa, apontam para a comunho familiar. Perfeita harmonia entre o marido, mulher e filhos. A felicidade do chefe da famlia, cremos est relacionada a uma esposa virtuosa e filhos amorosos, pois o filho sbio alegra o seu pai (Pv 10.1). O versculo 4 diz: Eis como ser abenoado o homem que teme ao Senhor, encerra a seqncia de bnos sobre o lar da famlia feliz.

O CULTO DOMSTICO
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

39

40

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

o podemos compreender um lar essencialmente cristo sem a prtica do culto domstico. Evidentemente a entronizao de Deus deve ser o primeiro passo na instituio de um lar. Quando os cnjuges compreendem este dever, so fortalecidos na f e preparados para enfrentarem as dificuldades que sempre surgem, atravs de um encontro dirio com Deus. Os filhos podem ficar to envolvidos por este santo costume (culto domstico) que quando passarem um dia sem o culto, sentiro como se o dia estivesse incompleto.

Escrituras que no se consegue de nenhuma outra maneira. Pode tambm dar sade espiritual. Leia Cl 3.16; Leia tambm III Jo v.3. Cada membro da famlia assim fortalecido para resistir o erro e o pecado. Atravs do culto domstico, Cristo convidado a permanecer no lar como o HSPEDE DIVINO.

1.Uma caracterstica Interessante


O culto domstico ajuda a criar mais uma harmonia entre os cnjuges quando eles tm os mesmos propsitos, isto , ter uma famlia consagrada a Deus. Atravs da orao em conjunto e da leitura da Bblia, eles recebem coragem, conforto, esperana para uma vida em harmonia com Deus e com outros.

I A IMPORTNCIA DO CULTO DOMSTICO


Escutai, povo meu, a minha lei: prestai ouvidos s palavras da minha boca... no o encobriremos a seus filhos; contaremos vindoura gerao os louvores do Senhor e o seu poder... a fim de que a nova gerao os conhecesse, filhos que ainda ho de nascer, se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes. (Sl 78.1,4,6)

2.Uma Oportunidade Para Instruo

SUA IMPORTNCIA PARA OS PAIS


O culto domstico uma fonte para o enriquecimento espiritual das pessoas. Jesus disse que o homem no pode viver s de po. Ainda existem muitos pais em lares chamados cristos que esto tentando viver sem uma dieta adequada, da comida espiritual diria. A leitura diria da Bblia pode dar uma compreenso das
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

Tambm observamos que o culto domstico proporciona singular importncia quando oferece oportunidade para a instruo espiritual dos filhos. Voc j deparou com pais cristos desapontados com filhos, indiferentes e mundanos? H pais que contemplam os alvos da vida crist como se fossem espectadores de um grande desfile, deixando os filhos para trs. Eles deveriam erguer seus filhos, bem alto, para que estes tambm assistissem o desfile! Devemos compartilhar com os nossos filhos as vantagens que temos recebido da parte de Deus. Leia Dt 6.7; Leia tambm Sl 78.4.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

41

42

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

SUA IMPORTNCIA PARA OS FILHOS


O culto domstico a ocasio que os filhos tm para adquirir conhecimento da Palavra de Deus. Um grande educador de crianas disse: Ns despejamos a Palavra de Deus na mente dos nossos filhos, pela mesma razo que leva o construtor a reunir no local da obra os materiais de construo, para que estejam ali quando ele for comear o seu trabalho.

1.Produz Esperana em Deus


Ele produz nos filhos do cristo, esperana em Deus desde os primeiros anos de vida. Eles so salvos de uma vida de vadiagem entre as massas de jovens desocupados, deprimidos e flutuantes no mar desta vida, e mais tarde iro lamentar. (Ec 12.8)

Esse culto deve ser um perodo especfico na agenda familiar crist quando os seus integrantes renem-se para terem um momento de intimidade com Deus. um tempo de devoo da famlia. Se for cuidadosamente planejado e conduzido, pode ser um perodo proveitoso em que cada interessado pode chegar mais perto um do outro e todos mais perto de Deus. -Vejamos agora os seus principais componentes para a execuo desse CULTO MARAVILHOSO!

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS


A leitura bblica deve ser elemento insubstituvel no culto domstico. A mesma deve contribuir com o enriquecimento da famlia inteira, tendo em mente que um dos propsitos o de comunicar conhecimento fatual. Os pais devem explicar as passagens que os filhos no entendem. Caixas de Promessas, Histrias bblicas, Livros de Meditaes Dirias, so ajudas para variar, mas, nunca para tomar o lugar da Bblia Sagrada, nica regra de F e CONDUTA do cristo. Leia Sl 119.130; Leia tambm Js 1.8; Leia ainda Sl 119.97.

SUA IMPORTNCIA PARA A UNIO DO LAR


O culto domstico um fator que unifica a famlia inteira. Josu inclura sua famlia quando fez a sua declarao de f com o propsito de fazer a vontade de Deus (Js 24.15). H famlias que esto se desintegrando por causa da falta de um lder e porta-voz. Cornlio (At 10.24), chamou seus parentes e amigos; e o carcereiro de Filipos ouviu, creu e regozijou-se, ele e a sua casa (At 16.27-34).

A EXPOSIO DA ORAO
Atravs da orao, o filho fala com o Pai. A orao , para a vida espiritual, o mesmo que a respirao
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

II COMPONENTES DO CULTO DOMSTICO


Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

43

44

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

para a vida fsica. Deve ser uma parte natural na vida de um lar cristo. Leia Mt 21.22; Leia tambm At 10.4; Leia ainda Rm 12.12. A orao no culto domstico pode ser variada. A famlia pode orar em unssono. Tambm o pai ou me pode dirigir uma orao, cada membro da famlia pode fazer uma orao de apenas uma frase, ou at pode haver orao silenciosa. Seja qual for a maneira, a orao deve ser especfica. Chamar pelo nome as pessoas pelas quais se est orando. Orar uns pelos outros. Dar s crianas a oportunidade de fazerem os seus pedidos. Agradecer juntos a Deus pelas respostas. Pode-se orar pelas decises que a famlia deve tomar, como a compra de uma casa, de um carro, aniversrios, e at qual o candidato que deve ser escolhido no dia das eleies (Pv 3.6).

Leia tambm Sl 92.1,2; Leis ainda Sl 96.1,2.

III CARACTERSTICAS DE UM CULTO DOMSTICO EFICIENTE


Vejamos agora algumas caractersticas de um bom e agradvel culto domstico.

DEVE HAVER REGULARIEDADE


O tempo no to importante, mas a regularidade importante e necessria. H famlias que gostam de ter as suas devoes familiares no perodo da manh, antes que seus membros saiam para os deveres do dia; H outras famlias que preferem t-los noite, depois do jantar. O importante achar tempo apropriado para a sua famlia, e persistir no costume fielmente, dia aps dia.

OS CNTICOS DE LOUVOR A DEUS


Hinos e corinhos so muito eficazes para se cantar em atitude de adorao, no culto domstico. Jovens, especialmente, gostam de cantar da sua f, e o seio da famlia um lugar onde devem ter esta liberdade. As crianas aprendem muito acerca de Deus cantando corinhos. Se tiver instrumento musical em casa, aproveiteo. um timo perodo para cada membro da famlia se identificar com os grandes hinos da f. Leia Sl 118.15;
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

SEJA BREVE
H pessoas que acham que pra que o culto domstico seja abenoado, tem que ser prolongado. Cultos de orao com durao de uma hora podem ser edificantes para os adultos, mas, havendo crianas participantes dos mesmos, estes devero ser encurtados.
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

45

46

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

O tempo gasto no culto domstico pode ser determinado pela idade dos membros da famlia e sua situao particular.

CONCLUSO

USE-SE DE VARIEDADES
A monotonia pode matar o interesse e causar desagrado. Muitos filhos tm testificado que o tempo devocional em seus lares enfadonho e sempre a mesma coisa.

ACONSELHAMENTO
Dar aos membros da famlia a oportunidade de conversarem sobre os seus problemas e desejos. Lembrar que suas questes so um ndice dos seus pensamentos. Mais importante do que seguir os nossos prprios planos dar oportunidade para o Esprito santo operar na vida e nos pensamentos dos nossos filhos. -Devemos aproveitar essas ocasies. Leia Js 4.5-7; Leia tambm Sl 78.4,6,7.

ma famlia harmoniza e feliz torna-se como uma grande e inquebrvel coluna e, nada, absolutamente nada, nesta vida a poder destro-la. Isso visto, quando a famlia crist, devidamente abalizada e firmada nos padres da Santa Palavra de Deus, resolve deixar todos os seus eu acho, e se enquadrar nos parmetros da PALAVRA. Lembremo-nos que a vontade do nosso Deus o melhor para as nossas vidas. Caro marido, cara esposa e filhos, no existem maneiras ou modos suficientes para se viver em paz e devidamente feliz fora dos mandamentos de Nosso Senhor, enquadrados na sua Palavra Eterna. -Obedeamos, ento, e sejamos FELIZES! Pr. Marcos Emanuel Educador em Teologia.

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

47

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

48

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

UMA PALAVRA DO REITOR

homem no age diretamente sobre as coisas. Sempre h um intermedirio, um instrumento entre ele e seus atos. Isto tambm acontece quando faz cincia, quando investiga cientificamente. Ora, no possvel fazer um trabalho cientfico, sem conhecer os instrumentos. E estes se constituem de uma srie de termos e conceitos que devem ser claramente distinguidos, de conhecimentos a respeito das atividades cognoscivas que nem sempre entram na constituio da cincia, de processos metodolgicos que devem ser seguidos, a fim de chegar a resultados de cunho cientfico e, finalmente, preciso imbuir-se de esprito cientfico.
Nossas possibilidades de conhecimento so muito e at, tragicamente, pequenas. O que Sabemos pouqussimo e, aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande certeza. A maior parte de nosso conhecimento somente provvel. Existem certezas absolutas, incondicionais, mas estas so raras.

BIBLIOGRAFIA

COOK, Barbara. Como criar filhos felizes e obedientes. Ed. Betnia. 1981; SOCIEDADE BBLICA DO BRASIL. Deus fala a Famlia. 1997; HERNANDES, Laerte. Discipulado. 2003; NETO, Raimundo Leal. A Famlia Um projeto Divino, Alnea Publicaes, 2002; RAY, Bruce A. No Deixe de Corrigir seus Filhos. Ed. Fiel. SP. 1986; HOOVER, Mary. A Famlia Crist, EETAD. 1996; PEREIRA, Aldo. Dicionrio da Vida Sexual. Abril Cultural. 1981.

Pr. Marcos Emmanuel


LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela UNG Universidade Guarulhos/SP Professor de Grego Hebraico e Latim Bacharel em Teologia Mestre em Cincias da Religio e Antigo Testamento Professor de Lngua Portuguesa e Inglesa

Reitor da FAETESP - Educador de Ensino Teolgico.

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

49

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

Declarao Doutrinria Cremos...


A Faculdade de Educao Teolgica do Esprito - FAETESP, professa sua F Pentecostal alicerada fundamentalmente no que se segue:
1. 2.
H um s Deus, poderoso, perfeito, santo e eternamente subsistente em trs ( 3 ) pessoas:

Licena de Uso
Todos os Direitos so reservados. proibida a reproduo total ou parcial, por quaisquer meios ou sistemas, para distribuio, quer a ttulo gratuito ou oneroso, sem a autorizao prvia e por escrito.

3. 4. 5. 6.

7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

14.

15. 16. 17. 18.

Pai, Filho e Esprito Santo; As Escrituras Sagradas, compostas do Antigo e Novo Testamentos, so inteiramente inspiradas por Deus, infalveis na sua composio original e completamente dignas de confiana em quaisquer reas que venham a se expressar, sendo tambm a autoridade final e suprema de f e conduta; Jesus o Cristo, nasceu do Esprito Santo e da Virgem Maria, o verdadeiro Deus e a vida eterna; o nico mediador entre Deus (o Pai) e o homem; somente Ele foi perfeito em natureza, ensino e obedincia; Nosso Senhor ressuscitou fisicamente dentre os mortos; ascendeu aos cus, est assentado direita do Pai e voltar; O Esprito Santo o regenerador e santificador dos redimidos; o doador dos dons e frutos espirituais; o Consolador permanente e Guia da Igreja; Em Ado a humanidade foi criada imagem e semelhana de Deus. Atravs da queda de Ado, a humanidade tornou-se radicalmente corrupta, distanciada de Deus e desintegrada de seu corao. A necessidade premente do homem a restaurao de sua comunho com Deus, a qual o homem incapaz de operar por si mesmo; Na necessidade absoluta do novo nascimento pela f em Cristo e pelo poder atuante do Esprito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos cus; No Perdo dos pecados, na Salvao presente e perfeita e na eterna Justificao da alma recebidos gratuitamente pela f no sacrifcio efetuado por Jesus Cristo em nosso favor; Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatria e redentora de Jesus no Calvrio, atravs do poder regenerador, inspirador e santificador do Esprito Eterno, que nos capacita a viver como fiis testemunhas do Poder de Jesus Cristo; No Batismo bblico, efetuado por imerso do corpo inteiro uma s vez em guas, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, conforme determinou Nosso Senhor; No Batismo bblico com o Esprito Santo que nos dado por Deus mediante a intercesso de Cristo, com a evidncia inicial de falar em outras lnguas, conforme a Sua vontade; Na atualidade dos Dons espirituais distribudos pelo Esprito Santo Igreja para sua edificao conforme a sua soberana vontade; A tarefa da Igreja ensinar a todas as naes, fazendo que o Evangelho produza frutos em cada aspecto da vida e do pensamento. A misso suprema da Igreja a Salvao das almas. Deus transforma a natureza humana, tornando-se isto ento o meio para a redeno da sociedade. Na Segunda vinda pr-milenar de Cristo em duas fases distintas: a primeira invisvel ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da grande tribulao; a segunda visvel e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil (1000) anos; Que todos os cristos comparecero ante ao Tribunal de Cristo para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo, na terra; No comparecimento de todos os mpios desde Caim ao ltimo infiel, mesmo no Milnio perante o Juzo Final, onde recebero a devida punio final do Todo-Poderoso; Na punio eterna que sofrer Satans, seus demnios, a Besta, o falso profeta e todos aqueles que rejeitaram o Filho de Deus durante a sua existncia na terra., onde sero enviados ao Lago de Fogo e enxofre e sero eternamente separados de Deus. E na Vida Eterna de gozo e felicidade para os fiis e de tristeza para os infiis.

A violao dos direitos autorais est sujeita s penalidades Legais de ordem civil e Penal Artigo 184 Cdigo Penal.

PARE!!!
Reproduo Crime!
CONSELHO: Faa um concerto com Deus.

NISSO CREMOS...
Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

II

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

50

FAETESP

Seminrio para Casais

FAETESP

Seminrio para Casais

NDICE

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar e que maneja BEM a Palavra da Verdade II Tm 2.15

O Casamento, pg 01 O Lar no Plano de Deus, pg 06 Conhecendo sobre a Famlia, pg 10 Os Deveres na Famlia, pg 18 Uma Famlia Feliz, pg 35 O Culto Domstico, pg 40

FAETESP
Faculdade de Educao Teolgica do Esprito

Rua Muritiba, 98, Jd. Pres. Dutra Guarulhos/SP CEP 07173-140 2809-7202
E-mail: faculdadefaetesp777@itelefonica.com.br
O Caminho fcil para o Conhecimento Visite nosso Site:

www.faetesp.com.br

Seminarista: ______________________________________________________ Seminrio: ______________________ Ministrante: _________________________________________

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

Elaborao: Faetesp FACULDADE TEOLGICA

III

Anda mungkin juga menyukai