Anda di halaman 1dari 98

GAPE/RHEMA ESTUDOS BBLICOS

DIS0006 -Contribuio Crist


Coletnea de Estudos Bblicos acerca da Contribuio Crist
Compilador: Janildo da Silva Arante 21/2/2009

[Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo uma breve descrio do contedo do documento. Digite aqui o resumo do documento. Em geral o resumo uma breve descrio do contedo do documento.]

DIS0006 -Contribuio Crist


Dzimo e Oferta. Este no um assunto muito abordado, mas de tremenda importncia para vida da Igreja.

Muitas pessoas tm problemas srios na rea financeira por no contribuir ou contribuir de maneira equivocada. Pessoas inconstantes em seus dzimos tendem a ser instveis na sua vida financeira. Pessoas que tem dificuldade para dar tem dificuldade para receber. Ex.. "Se a pessoa est com a mo fechada para dar, no receber. Para que Deus coloque algo na sua mo ela tem que estar aberta." A Palavra de Deus diz . "Coisa mais bem aventurada dar do que receber " At 20.35 Ns precisamos entender que nosso compromisso com o corpo (irmos em Cristo) tambm um compromisso financeiro . Existem ainda muitos enfoques errados sobre esse assunto e muito que ainda precisa ser restaurado. Uns pecam pelo excesso ,outros pelo descaso, outros pela ganncia, etc. Antes porm de entrarmos no assunto de dzimos ofertas vamos falar um pouco sobre dinheiro. O dinheiro O que o dinheiro ? um meio de transao, um instrumento que permite a troca de bens e mercadorias. Muitos textos que vamos estudar so do Velho Testamento e na poca que alguns deles foram escritos ainda no havia moeda. Todos os artigos serviam como artigos de troca. (gado, prata, ouro, objetos) A riqueza era medida, por exemplo, pela quantidade de gado. Ex Abrao Gn 13.2 O primeiro metal que foi usado como instrumento de troca foi a prata. As pessoas trocavam bens por determinado peso em prata. 1 carro de guerra = 600 siclos de prata

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


1 cavalo = 150 siclos de prata Gn 23.16

"E Abrao ouviu a Efrom, e pesou-lhe a prata de que este tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, moeda corrente entre os mercadores." I Re 10.29 "E subia e saa um carro do Egito por seiscentos siclos de prata, e um cavalo por cento e cinqenta; e assim, por intermdio desses mercadores, eram exportados para todos os reis dos heteus e para os reis da Sria." A quantidade de metal a ser paga era controlada atravs do peso. A palavra siclo vem do hebraico SIQEL que quer dizer peso. Gn 22.24 Mais tarde comeou-se a usar a moeda de metal (cerca de 700 AC), estampando-se nela seu lugar de origem. Mas no vamos perder muito tempo falando da evoluo histrica do dinheiro. Vamos ver o que Deus diz a respeito. A Natureza do Dinheiro O dinheiro uma POTESTADE. Ou seja, ele tem poder em si mesmo. Exerce poder sobre as pessoas. Mt 6.24 "Ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de odiar a um e amar o outro, ou h de dedicarse a um e desprezar o outro. No podeis servir a Deus e s riquezas." Neste texto Jesus usa uma palavra em aramaico para riquezas. MAMOM Mamom riquezas , indica algo que tem natureza pessoal e espiritual. No podeis servir a Deus e a Mamom. o Mamom um deus rival o Como um deus ele exige devoo.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

o Mamom (o dinheiro) tem a tendncia de conduzir as pessoas para longe do Deus verdadeiro. (Ex.. o jovem rico . amava a Deus, mas amava mais a Mamom) O Dinheiro possui muitas caractersticas de um deus. o D segurana o Liberdade o Poder (sensao de onipotncia) o Parece onipresente. Um dos problemas mais srios do dinheiro (Mamom) que ele reivindica a lealdade e amor que pertencem somente a Deus. Por isso em Lc 14.33 Jesus diz que quem "no renuncia a tudo quanto possui" no pode ser seu discpulo. Temos que aprender a usar o dinheiro que Deus nos d (confia aos nossos cuidados), sem amar o dinheiro. (Pv 30.8-9) O dinheiro pode ser um empecilho ou um incentivo Empecilho. pois se nos apegarmos a ele, atrapalha nosso relacionamento com Deus. Incentivo. Pois pode ser usado para intensificar nosso relacionamento com Deus e com os irmos. A bblia nos fala de pessoas ricas que andaram com Deus e foram uma beno para o prximo. (e.. Abrao. Salomo, e outros) Conceitos errados O Dinheiro neutro. (Nem bom, nem mau) O dinheiro no neutro. Ele pode ser bom se usarmos bem ou pode ser mau se usarmos mau. O Dinheiro no satisfaz O dinheiro satisfaz sim. Para uma pessoa materialista que ama o dinheiro e as coisas que ele pode dar, o dinheiro satisfaz.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Rico quem tem muito dinheiro

Voc no rico pela quantidade de bens (ou dinheiro) que possui, mas pela quantidade de corao que coloca neles. Uma pessoa pode ter muito dinheiro e ser pobre para Deus. Outras podem ter pouco dinheiro e ser ricas para Deus. Voc pobre quando o que tem seu. Voc realmente rico quando o que tem dos outros. O Senhor e o dinheiro Qual a relao de Deus com o dinheiro ? Ag 2.8 "Minha a prata, e meu o ouro, diz o Senhor dos exrcitos." I Cr 29.12 "Tanto riquezas como honra vm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mo h fora e poder; na tua mo est o engrandecer e o dar fora a tudo" Nestes textos vemos que todo o ouro , toda a prata, todas as riquezas so do Senhor, pertencem a Ele, esto sob o seu domnio. (At o dinheiro que est no seu bolso agora) At o dinheiro que temos no nosso, de Deus. Deus nos d para administrarmos para Ele Sejamos ento bons administradores. Usemos de acordo com a vontade Dele. Segundo as prioridades Dele. Usemos para abenoar os outros. Deus nos d o dinheiro no para que sejamos escravos dele, ou amemos a ele ou sirvamos a ele, mas para que faamos bom uso dele. O nosso corao no deve estar no dinheiro, e sim no Senhor.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


O objetivo de Deus no nos tornar ricos, mas sim nos tornar semelhantes a Jesus. Dzimos O que dizimo ? O conceito simples. dcima parte ou 10 % Consiste em devolvermos ao Senhor a dcima parte (ou seja 10 %) de tudo que ele nos d. Por que Deus quer 10 por cento ? 1) Porque Ele misericordioso e bom . De quem todo ouro, toda prata e todo dinheiro ? (do Senhor) De que o mundo e tudo que nele h ? (do Senhor)

Ns plantamos, colhemos, trabalhamos, recebemos, vivemos e respiramos no mundo que do Senhor. E ele s pede em troca 10 % do que recebemos. Ex.. arrendamento de terras (1/3 ou 1/2 para o dono da terra) 2) Quer produzir em ns f e obedincia Deus no precisa de dinheiro. Ele no precisa do nosso dinheiro. Mas quer que sejamos fiis e obedientes, desprendidos do dinheiro e atentos as necessidades uns dos outros. Para isso precisamos ter f que Ele cuida de ns, depender Dele para nosso sustento. Precisamos saber que nosso sustento vem do Senhor e no do salrio. O que diz a bblia ? Dt 14.22 "Certamente dars os dzimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo." Lv 27.30 "Tambm todos os dzimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das rvores, pertencem ao senhor; santos so ao Senhor." O dzimo pertence ao Senhor , propriedade dele. No nossa. (Este um conceito fundamental.)

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

O dzimo no parte da nossa renda que damos ao Senhor. So os 10% pertencentes a Deus dentre tudo que Ele nos d. ( Dele) Ns no damos o dzimo, nos devolvemos o dzimo ao Senhor. ( propriedade dele) Por isso no devemos retirar do que sobra e sim das primcias da nossa renda. Pv 3.9 Muitas pessoas que no devolvem o dzimo e retm para si, ou usam o dinheiro do dizimo para outras coisas, esto usando dinheiro do Senhor e no seu. (Esto sendo infiis e desobedientes) Ex.. Este conceito estava presente estava presente desde a criao o mundo, no jardim do den (Ado , Eva e a rvore). Desobedecendo este principio eles trouxeram problemas para si e para toda humanidade. Dar o dzimo uma questo de fidelidade e obedincia ao Senhor. Quando no somos fiis no dzimo e usamos o dinheiro que do Senhor para outras coisas, estamos roubando a Deus. Ml 3.8-9 "Roubar o homem a Deus? Todavia vs me roubais, e dizeis. Em que te roubamos? Nos dzimos e nas ofertas aladas. Vs sois amaldioados com a maldio; porque a mim me roubais, sim, vs, esta nao toda." Quando no damos o dzimo trazemos maldio para ns mesmos. s vezes a pessoa no d o dzimo e acaba gastando mais com farmcia. No d porque nunca sobra. (mas no para dar a sobra) No d porque est sempre em dificuldade financeira. (mas se continuar a roubar a Deus vai continuar assim) No estou dizendo que toda dificuldade financeira proveniente da reteno do dzimo, ou que o dzimo uma frmula mgica para reverter qualquer crise financeira.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

Mas existe um princpio de f e obedincia por traz do dzimo que se seguirmos seremos abenoados. Ml 3.10-11 "Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs tal bno, que dela vos advenha a maior abastana. Tambm por amor de vs reprovarei o devorador, e ele no destruir os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lanar o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exrcitos." Sempre que obedecemos um princpio de Deus ns somos abenoados; e nesse caso no diferente. O Senhor diz que. Abrir as janelas do cu. Repreender o devorador. Far nossa terra dar frutos. Isto conseqncia de f e obedincia. Este texto tambm nos mostra para quem devemos entregar os dzimos O texto diz "minha casa" Qual a casa de Deus ? A Igreja. Casa do tesouro (Cristo o tesouro) Ns devolvemos os dzimos Igreja, ou mais especificamente, aos homens que Deus colocou para governar a Igreja. No vamos entrar aqui na questo de como os dzimos so aplicados. Mas vemos no V.T. que ele tinha uma finalidade especfica. Era para sustento dos LEVITAS. Povo que cuidava da casa de Deus. Dt 26.12

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Nm 18.21

Quando o povo de Israel chegou terra prometida, foi feita uma diviso da terra entre as tribos de Israel. Os levitas no receberam nenhuma parte. Deus os separou para si. Eles s trabalhariam para o Senhor e o prprio Senhor cuidaria deles. Por isso Deus reverteu os dzimos para eles. O povo de Israel uma figura da Igreja; e os levitas representam as pessoas que servem na casa de Deus, ou seja, os presbteros e diconos que governam e administram a igreja. Vemos ento que o dinheiro do dzimo no para construo de templos, aquisio de bens para a igreja, reformas, campanhas, etc. Este dinheiro deve vir de outra fonte. O dzimo para sustento dos obreiros. ( pessoas que se dedicam exclusivamente a obra de Deus) Lei x Graa Algumas pessoas dizem. "Esta coisa de dzimo vem da lei, e como estou livre da lei no preciso dar." Este um grande engano, pois a lei estabelece o dzimo e o coloca como uma ordenana ( embora ningum deva dar o dzimo por obrigao ) , mas o dzimo existe muito antes da lei. O conceito de dzimo no vem da lei. Vimos que o princpio do dzimo j estava no den (fidelidade) Vemos tambm que 700 anos antes da lei, Abrao deu o dzimo de todos os seus bens a Melquizedeque, sacerdote do Deus Altssimo. (figura de Jesus) Gn 14.18-20 Melquizedeque era rei, no precisava ser sustentado por Abrao. Abrao deu o dzimo num sinal de reconhecimento da soberania e autoridade de Melquizedeque. (reverncia) Nem era uma exigncia de Deus. Ele deu espontaneamente.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

10

Mais tarde seu neto Jac seguiu seu exemplo e deu o dzimo quando teve a revelao da casa de Deus. Gn 28.22 A lei regulamenta o dzimo, mas o princpio do dzimo muito mais profundo, e no depende da lei. A graa sempre excede a lei, vai alm. A velha aliana era baseada na lei de Moiss, mas a nova aliana baseada na graa.

Velha Aliana Deus precisou fazer uma marca na carne para mostrar a aliana ( circunciso ) Gn17.10-11

Nova Aliana Deus faz uma marca no corao, no nosso esprito Fp 3.3 Ef 2.11-15

Deus deu a lei escrita em tbuas de pedra Ex 31.18 Deus estabelece um percentual da renda de to-

Deus Grava sua lei em nossos coraes Hb 10.16 Deus no estabelece um percentual, mas

do homem para lhe ser devolvido, a fim de lembrar- nos deixa livres para dar tudo. Uma vez que relhe que tudo o que possui provm do Senhor. Gn nunciamos a tudo por Jesus, nada mais nosso , 28.22 Dt 14.23 Fala de uma nao terrena ( Israel ) com promessas terrenas e esperanas terrenas. At 1.6 tudo dele. Lc 14.33 Fala de uma nao espiritual ( Igreja ), celestial, com promessas e esperanas eternas. Fp 3.20-21 I Jo 3.1-2

A Nova Aliana muito superior a Velha, ela vai sempre alm. No sermo do monte cristo faz uma comparao entre os mandamentos de Moiss (lei) e os seus mandamentos (graa). Lei Proibia-se o homicdio gape Estudos Bblicos Mt 5.21-23 [Digite texto] Graa Probe-se at a ira. 2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Proibia-se o adultrio Mt 5.27-28 ro Exigia-se o amor ao prximo, mas permitia o dio ao inimigo. Mt 5.43-44

11

Probe-se ate o olhar impu-

Exige-se o amor ao prximo, aos irmos, aos inimigos e tambm orar pelos que vos perseguem.

Exigia-se o dzimo

Mt3.8 Lc 14.25-33

Exige-se a vida e tudo quanto possui.

Deste modo vemos que pela graa Deus no exige 10%. Ele exige TUDO. O mnimo que podemos dar o dzimo, conforme diz a lei (e estaremos seguindo a lei). Mas pela graa estamos livres para dar mais. Mt 5.20 "Pois eu vos digo que, se a vossa justia no exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos cus." O significado mais profundo do dzimo . "Deus no Senhor apenas de 10% de minhas finanas, Ele Senhor de tudo (100%)." As bnos que seguem o dzimo O que queremos mostrar aqui no que se voc der o dzimo deus vai enriquec-lo, ou que todos os seus problemas financeiros sero solucionados. No com esse objetivo que devemos dar o dzimo. O que queremos mostrar que este um princpio de Deus e pelo fato de obedecermos a um princpio de Deus somos abenoados. Pv 3.9 "Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primcias de toda a tua renda." Rm 11.16 "Se as primcias so santas, tambm a massa o ; e se a raiz santa, tambm os ramos o so." gape Estudos Bblicos [Digite texto] 2008

DIS0006 -Contribuio Crist

12

Devolvendo o dzimo estamos honrando a Deus e em conseqncia disto santificando toda a nossa renda. Damos uma parte a Deus e Ele faz prosperar o restante. Ml 3.10-11 "Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs tal bno, que dela vos advenha a maior abastana. Tambm por amor de vs reprovarei o devorador, e ele no destruir os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lanar o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exrcitos." Diz que devemos provar (experimentar) o Senhor. Ele abrir as janelas do cu e derramar as bnos sem medidas O contribuinte fiel no passa necessidades. Deus faz o seu pouco prosperar e ser suficiente. Ofertas Ofertar DAR. Na bblia o seu conceito est ligado a idia de sacrifcio. dar algo que nos custe, que valioso para ns. II Sm 24.22-24 "Ento disse Arana a Davi. Tome e oferea o rei meu senhor o que bem lhe parecer; eis a os bois para o holocausto, e os trilhos e os aparelhos dos bois para lenha. Tudo isto, rei, Arana te oferece. Disse mais Arana ao rei. O Senhor teu Deus tome prazer em ti. Mas o rei disse a Arana. No! antes to comprarei pelo seu valor, porque no oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que no me custem nada. Comprou, pois, Davi a eira e os bois por cinqenta siclos de prata." No devemos ofertar ao senhor algo que no custe nada para ns. (Ex.. os reis magos)

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Na bblia encontramos vrios tipos de ofertas. Queimada Pelo pecado Pacfica Movida De libao De ao de graas De incenso Dos primeiros frutos Pelo cime Para Redeno Ex.. Lv 6.24-30

13

Estas ofertas ou sacrifcios eram requeridas com muitas exigncias e sempre visavam a obteno de uma ddiva perdoadora. No era qualquer tipo de oferta Nem todos podiam ofertar S o sumo sacerdote ofertava e atravs dele o perdo era concedido ao povo. Todas as bnos, redeno, perdo de pecados, ns j possumos em Cisto. Por isso todos estes tipos de ofertas e sacrifcios foram abolidos pela obra de Jesus na cruz. Todo ritual religioso judaico foi abolido por Jesus. Haviam porm dois tipos de ofertas entre o povo de Deus que no estavam associadas a obteno de alguma beno, ou perdo de pecados, nem a um ritual religioso, mas sim ao princpio de dar, de contribuir. Por isso no foram abolidas e so referenciadas no Novo testamento, praticadas pelos discpulos da Igreja primitiva e usadas at hoje.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Ofertas voluntrias

14

Oferta voluntria a que oferecemos ao Senhor (ou ao necessitado, como ao Senhor), espontaneamente, por livre vontade.

Dt 16.10 "Depois celebrars a festa das semanas ao Senhor teu Deus segundo a medida da oferta voluntria da tua mo, que dars conforme o Senhor teu Deus te houver abenoado." Ex 35.21-22 "E veio todo homem cujo corao o moveu, e todo aquele cujo esprito o estimulava, e trouxeram a oferta alada do Senhor para a obra da tenda da revelao, e para todo o servio dela, e para as vestes sagradas. Vieram, tanto homens como mulheres, todos quantos eram bem dispostos de corao, trazendo broches, pendentes, anis e braceletes, sendo todos estes jias de ouro; assim veio todo aquele que queria fazer oferta de ouro ao Senhor." I Cr 29.6-8;13-17 "Ento os chefes das casas paternas, os chefes das tribos de Israel, e os chefes de mil e de cem, juntamente com os intendentes da obra do rei, fizeram ofertas voluntrias; e deram para o servio da casa de Deus cinco mil talentos e dez mil , dracmas de ouro, e dez mil talentos de prata, dezoito mil talentos de bronze, e cem mil talentos de ferro." "Agora, pois, nosso Deus, graas te damos, e louvamos o teu glorioso nome. Mas quem sou eu, e quem o meu povo, para que pudssemos fazer ofertas to voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que teu to damos. Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais; como a sombra so os nossos dias sobre a terra, e no h permanncia. Senhor, Deus nosso, toda esta abundncia, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mo, e toda tua. E bem sei, Deus meu, que tu sondas o corao, e que te agradas da retido. Na sinceridade de meu corao voluntariamente ofereci todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, ofereceu voluntariamente."

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Ofertas aladas Oferta alada a levantada com uma finalidade especfica.

15

No V.T. foram usadas principalmente para a construo do templo ( I Cr 29 ). No N.T. era usada principalmente para suprir as necessidades dos discpulos. I Co 16.1-2 "Ora, quanto coleta para os santos fazei vs tambm o mesmo que ordenei s igrejas da Galilia. No primeiro dia da semana cada um de vs ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se no faam coletas quando eu chegar." Fp 4.16 "Porque estando eu ainda em Tessalnica, no uma s vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades." O que distingue a oferta voluntria da oferta alada que a alada tem uma finalidade especfica, a voluntria no. Mas segundo a palavra de Deus, toda oferta de ser voluntria, ou seja espontnea, at mesmo as ofertas aladas. Elas devem ser dadas de corao. Ningum pode ser forado a contribuir. A oferta obra de Deus no corao do homem. A prtica dos Apstolos O que nos chama a ateno no Novo Testamento que os apstolos no falavam nem pregavam sobre dzimos e sim sobre ofertas. Isto por causa do princpio de vida da Igreja. At 2.42-47 "E perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes. Em cada alma havia temor, e muitos prodgios e sinais eram feitos pelos apstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unnimes todos os dias no templo, e partindo o po em casa,

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

16

comiam com alegria e singeleza de corao, louvando a Deus, e caindo na graa de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos." Eles perseveravam no partir do po Repartiam tudo No viviam mais para si, mas para o Senhor. No havia necessidade dos apstolos falarem e dar 10% quando as pessoas depositavam tudo a seus ps. At 4.32-37 "Da multido dos que criam, era um s o corao e uma s a alma, e ningum dizia que coisa alguma das que possua era sua prpria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Com grande poder os apstolos davam testemunho da ressurreio do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graa. Pois no havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preo do que vendiam e o depositavam aos ps dos apstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade. ento Jos, cognominado pelos apstolos Barnab (que quer dizer, filho de consolao), levita, natural de Chipre, possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preo e o depositou aos ps dos apstolos" Havia necessidade de dzimo ? Eles ofertavam tudo. Isto vai alm (graa) de contribuir ou ofertar parte da renda. Isto vai alm (graa) de dar 10 % Significa que o que meu dos irmos e que a necessidade dos irmo a minha necessidade. Significa que tudo o que meu do Senhor. Para isso necessrio uma profunda operao do Esprito Santo no nosso corao levando-nos a um intenso compromisso com os irmo em amor.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

17

interessante observarmos que no foi nenhum deles que teve esta idia ou decidiu mudar . "De agora em diante no daremos mais os dzimos !" . Foi obra do Esprito Santo no corao do povo. Para isso precisamos entender que a nossa ptria est no cu e no na terra Fp 3;20 Hb 11.15-16 Em favor de quem devemos ofertar Aos pobres e necessitados (A igreja tambm tem pobres) 1) 2) 3) De sua prpria casa (pais, irmos, etc.) I Tm 5.8 Aos da famlia da f (irmos) Gl 6.10 A todos os homens (=/= de bbados, mendigos,...) Gl 2.10

Diz respeito a sustento e vestimenta Para a obra de Deus 1) 2) Na localidade Para sustento dos presbteros e diconos I Tm 5.17-18 Demonstrando gratido. Suprindo necessidades da igreja. Fora da localidade Missionrios obreiros e apstolos Fp 4.14-19

Como ofertar Qual deve ser a nossa atitude ao contribuir? A bblia nos ensina claramente a respeito desse assunto . Dar com discrio (ser discreto) Mt 6.2-3 Dar livremente Lc 6.38 Dar como ao Senhor II Co 8.5 Ser Generosos II Co 8.2 Deve ser prova de nosso amor II Co 8.24

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Deve ser de acordo com o que temos II Co 8.12;15 Deve glorificar a Deus II Co 9.13 No ser legalistas (dar de corao) Dar porque tem que dar Dar para cumprir a lei (principalmente c/ relao ao dzimo) Dar para se sentir justificado Sensao de dever cumprido No ser mercenrio com Deus (dar em troca de alguma beno) No ser justo aos prprios olhos Ser constante nas contribuies Planejar suas ofertas Estar atento s necessidades dos irmos. (Ex.. Irmo de porto alegre - Apartamento) A Lei da Semeadura II Co 9.6;10

18

"Mas digo isto. Aquele que semeia pouco, pouco tambm ceifar; e aquele que semeia em abundncia, em abundncia tambm ceifar" "Ora, aquele que d a semente ao que semeia, e po para comer, tambm dar e multiplicar a vossa sementeira, e aumentar os frutos da vossa justia." A semente e po O po para alimento, a semente para semear. Nosso dinheiro tambm tem estas duas finalidades. SUSTENTO e SEMEAR (da ) No verso 6 diz . Quem semeia pouco colhe pouco Quem semeia muito colhe muito

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


o contrrio da poupana. Poupana. "Quanto mais guarda mais tem" Semeadura. "Quanto mais semeia (d) mais colhe (recebe)

19

Ajuntar muito dinheiro no uma boa idia, pois no sabemos o dia de amanh. Podemos morrer, deixar a conta cheia e perder a oportunidade de ofertar e repartir. Lc 12.15-25 (o rico insensato) Ec 11.1-4 "Lana o teu po sobre as guas, porque depois de muitos dias o achars. Reparte com sete, e ainda at com oito; porque no sabes que mal haver sobre a terra. Estando as nuvens cheias de chuva, derramam-na sobre a terra. Caindo a rvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a rvore cair, ali ficar. Quem observa o vento, no semear, e o que atenta para as nuvens no segar. Lanai o vosso po sobre as guas Lanai o vosso po sobre as guas Repartir, dar, abenoar os outros e ser abenoado." Quem observa o vento (circunstncias) no semeara A oferta da viva pobre Mc 12.41-44 Este um texto muito conhecido. A viva deu apenas uma moeda e sua oferta foi considerada maior do que a dos ricos que ofertavam muito. Ela deu 2 leptos (1 moeda) , talvez na hora de se usar esta moeda pouca coisa se faria com ela. Mas diante de Deus foi uma grande oferta. Jesus explica porque. Todos deram do que sobrava. Ela deu tudo o que tinha para seu sustento (100%)

Aqui nos aprendemos 3 princpios para ofertar.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


1) Amor 2) F Ela deu tudo, no ficou com nada, nem para o seu sustento Jesus no demonstra nenhuma pena dela. Ningum mandou ela dar tudo. Ela ofertou livremente Era algo espontneo, honrando a Deus e sua obra Deu por amor a Deus e seu reino

20

Ele sabia que a mulher estava acionando um princpio poderoso de Deus para o seu supri-

mento . a F. Dar quando se tem muito fcil Dar do que sobra mais fcil ainda Mas dar quando se tem necessidade exige f.

Este o princpio de Deus que abre as janelas do cu Ml 3.10 Isto significa confiar mais em Deus do que nas riquezas. ter f que Deus prover o meu sustento independente do dinheiro.

(Para ns mais fcil ter dinheiro e comprar o que precisamos, mas para Deus pode ser melhor que fiquemos sem dinheiro e prendamos a depender dele e dos irmos. Isso Quebra o orgulho do homem, contribui para o despojamento da carne, beno espiritual.) 3) Sacrifcio A mulher no estava dando com a inteno de receber mais. Ela estava disposta a passar privaes para que outros no passassem. Este o padro que devemos buscar no novo testamento. Se as nossas contribuies no nos expem ao sacrifcio, ainda no atingimos o padro en-

sinado por Jesus.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


No devemos ofertar a Deus o que no significa nada ou no valha nada para ns.

21

PROSPERIDADE BBLICA Prosperidade, no sentido bblico, a medida das bnos de Deus, segundo Sua vontade. No se trata apenas de ser rico ou ter tima sade, mas possuir. sabedoria, dons, bom (boa) esposo (a), filhos obedientes e fiis a Deus, honras, paz, segurana, etc. Alguns termos bblicos que descrevem a prosperidade. bnos, bem-aventurado, colheita, abundncia, prosperar. Ao longo da histria humana, Deus tem usado de pessoas prsperas para abenoar seu povo. Abrao, Isaque, Jos (do Egito), Davi, Salomo, etc. Como obter prosperidade?

Sendo obediente. Ex 23.25, Dt 7.12-13, 11.13-15, Pv 28.20, Ap 22.7. A obedincia vontade de Deus leva o homem a gozar paz, harmonia, segurana, e usufruir dos benefcios que Deus tem reservado queles que O amam (2 Cr 26.5, Sl 1.3). Exemplo. as promessas feitas aos dizimistas fazem parte da bno pela obedincia (Ml 3.10,11). Isaque foi obediente, ficando em Gerar, e Deus lhe abenoou muitssimo (Gn 26.2, 6, 12-14). Podemos pedir prosperidade para Deus?

Sem dvida, Ele nos quer abenoar sempre! (Mt 6.33, Fp 4.19). O que ocorre, com frequncia, que a prosperidade vista egosticamente, para o prprio deleite da pessoa que a recebe. A ento ocorre o engano da prosperidade sem responsabilidade. Que voto de prosperidade?

um voto feito Deus, propondo-se a ser um canal de suas bnos. O voto o seguinte. quanto mais bnos receber, mais a pessoa dar para outros (At 20.35). Pessoas que fizeram este voto. Abrao (Gl 3.14), Jac (Gn 28.22), Salomo (1 Rs 3.8-9), etc. A prosperidade pode cessar?

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

22

No de todo. Mas, por motivos especiais, Deus pode fazer cessar alguma prosperidade em particular. O caso mais conhecido o de J. perdeu bens, famlia e sade, para alcanar uma bno maior. conhecer Deus de perto! (J 42.5). Todas as coisas cooperam para o bem... (Rm 8.28). Qual a nossa responsabilidade diante da prosperidade a ns concedida?

Ser proporcional ao que recebermos (Mt 25.14-30). Especificamente, aos que receberem bnos materiais, estar a responsabilidade de ministrar misericrdia (1 Tm 6.17-19). Aos que receberem grande sabedoria, ser cobrado responsabilidade extra pelo seu uso . propsito de Deus que haja diligncia (cuidado) com o que recebermos. o que pouco recebe, pouco ser cobrado, o que muito recebe, muito ser exigido (Lc 12.48). Haver um tribunal especial para ns, cristos, para avaliar nossa fidelidade em relao quilo que recebemos de Deus (Tribunal de Cristo. Rm 14.10, 2 Co 5.10).

REFUTAES BBLICAS DO EVANGELHO DA PROSPERIDADE Heresia segundo a qual o crente "deve ser rico", sempre ter sade, seno no est abenoado.. Dizem que por ser filho de Deus, temos o "direito" de termos o que quisermos! Vejamos as refutaes bblicas. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Salomo no pediu riquezas... 1 Rs 3.9 O mendigo Lzaro era salvo, porm... Lc 16.20-23 Jesus no tinha onde reclinar a cabea. Mt 8.20 Paulo viveu em constante pobreza. Fp 4.11 Porque Jesus pediu ao rico para desfazer-se dos bens? Lc 18.22 Os que querem ficar ricos caem em tentaes. 1 Tm 6.9 No podemos servir a Deus e as riquezas. Lc 16.13 Igreja Apostlica no tinha membros que se diferenciassem entre si nas posses. At 2.44-45 A recomendao para os discpulos. no ter 2 tnicas...Mt 10.9-10

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


10.A pobreza como honra ("o irmo de condio humilde"... Tg 1.9) 11.A orao que no atendida. para gastar no luxo. Tg 4.3

23

12."Transformao dos elementos?". Onde? Na Bblia? A alquimia uma forma de feitiaria! Ex 22.18, Ap 21.8 13.Na orao do Pai Nosso no h indicao de pedirmos alm do necessrio ("de cada dia..." Mt 6.11) 14.A colheita de cem por um de natureza espiritual! Mt 13.23 15.A Bblia exorta a procurar os melhores dons (1 Co 12.31), a buscar a Deus e Seu Reino (Is 55.6, Mt 6.33), etc. No h passagem recomendando o acmulo de bens (veja Pv 30.8-9, Sl 62.10, 1 Tm 6.8) 16.O servo de Eliseu pegou lepra pela cobia... 2 Rs 5.20-27 17.Cobia como pecado. Lc 12.15-21, 1 Jo 2.16 18."No amar as coisas do mundo", significa no desej-las!1 Jo .15 19."No ajunteis tesouro na terra..." Mt 6.19 20.Jos e Maria eram humildes. Sua oferta de sacrifcio no templo foi um par de rolas (Lc 2.22-24), a mais simples oferta (veja Lv 12.6-8) 21.A fascinao da riqueza sufoca o crescimento espiritual Mc 4.19 22.O amor s riquezas, raiz dos males 1 Tm 6.10 23.Riqueza como servio. 1 Tm 6.17-19 24.Pedro e Joo no tinham oferta para dar ao paraltico. At 3.6 25.Transitoriedade e vaidade (Pv 23.5, Ec 2.18, 5.10) 26.Pobres no mundo, mas ricos para Deus (Tg 2.5) 27.Moiss abandonou sua riqueza e "status", para servir a Deus e ao Seu povo Hb 11.24-26 28.Prosperidade como resultado da obedincia, e no dos "direitos". Dt 7.12-13, 11.13-15, etc. 29.A cobia levou o povo de Israel a desobedecer e ser derrotado. Js 7.1-26 30.Deus usou Gideo, da famlia mais pobre de Manasss, para libertar Israel. Jz 6.15

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


31.J, um justo, passou por um perodo de pobreza total. J 1.9-12 32."Ganhar o mundo inteiro" ou "perder sua alma"? (Mc 8.36). Veja tambm Lc 12.34 33.Qual o objetivo do evangelho? Prosperidade ou salvao? Veja Jo 20.31

24

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


DZIMOS

25

Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provaime nisto, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs bno sem medida. Ml 3.10, 11 e 12 O Dzimo foi institudo por Deus aos judeus que viviam sob o domnio da Lei. certo que o Senhor Jesus reconhecia a autoridade desta Lei, era judeu e nascido sob a Lei ("Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei," Gl 4.4), com a misso de cumpri-la ("No penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; no vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo. at que o cu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passar da Lei, at que tudo se cumpra." Mt 5.17,18). Jesus no determinou de forma direta que o dzimo seria uma obrigao aos participantes da Nova Aliana. a) Na Bblia vemos que o primeiro a dar o dzimo foi Abrao "E de tudo lhe deu Abro o dzimo." Gn 14.20

Abrao ao regressar da vitria sobre os reis inimigos, deu a Melquisedeque, sacerdote de Deus e rei de Salm, o dzimo de tudo que possua e despojos da vitria. b) Jac movido a dar o dzimo. "...de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dzimo." Gn 28.22 c) O dzimo institudo pela Lei Mosaica. "A dcima parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o SENHOR, e ser dada a ele." Lv 27.30 e "Certamente, dars os dzimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano aps ano se recolher do campo." Dt 14.22 Os dzimos deveriam ser postos nas mos dos Levitas, em posse pelo ministrio que eles serviam no tabernculo do concerto, como recompensa por no terem parte na herana da terra. O Novo Testamento no faz profundas referncias a respeito do tema, mas, movidos pelo Esprito Santo, compreendemos que bom e agradvel ofertarmos a Deus.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

26

Paulo escrevendo s igrejas ensina que deveriam fazer coletas, nas quais os servos dariam segundo a sua prosperidade ("Quanto coleta para os santos, fazei vs tambm como ordenei s igrejas da Galcia. No primeiro dia da semana, cada um de vs ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e v juntando, para que se no faam coletas quando eu for." 1Co 16.1-2). Uma ao de amor, generosidade e alegria ("E isto afirmo. aquele que semeia pouco pouco tambm ceifar; e o que semeia com fartura com abundncia tambm ceifar. Cada um contribua segundo tiver proposto no corao, no com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem d com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graa, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficincia, superabundeis em toda boa obra, como est escrito. Distribuiu, deu aos pobres, a sua justia permanece para sempre." 2Co 9.6-9). No havia uma definio de quantidade (10%), as ofertas eram segundo as posses da cada um. Este o mesmo entendimento para o dzimo hoje, uma doao igreja de ofertas agradveis, que devem ser usadas na manuteno do templo, misses, meios de comunicaes, mas, principalmente no auxilio aos irmos mais carentes, ligados ou no denominao; afinal, no Reino no h denominaes. inaceitvel que as igrejas guardem o dinheiro do Senhor (poupana e aplicaes diversas) enquanto h tantos irmos necessitados de um auxilio financeiro. Usa-se como parmetro a dcima parte, no entanto, no uma obrigao metdica. Infelizmente esta questo uma tema desgastado, geralmente visto pelos no cristos como um meio de explorar a f dos mais simples. lamentvel que muitas igrejas realmente agem assim explorando boa f de seus membros com promessas de recompensas extraordinrias para aqueles que darem ou pagarem como preferem alguns os seus dzimos. Paulo escreveu uma carta ao povo de Corinto, na qual diz. O homem natural no aceita as cousas do Esprito... pois lhe loucura; e jamais pode entendlas. 1Co 2.14 Dentro das igrejas h muitos que por diversos motivos no aceitam a idia de reservar uma parte de seus ganhos para o Senhor. Os questionamentos variam do lgico ao absurdo. Por exemplo.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


. Deus no precisa de dinheiro! . Deus dono de tudo! . No vou encher a barriga de pastor! . Ganho pouco, e sou pobre! . No sobra para o dzimo! . Tenho escola, e muitas despesas! . Isto para os ricos! . e diversas outras desculpas.

27

Era a respeito desses que Paulo escrevia, so homens que ainda no entregaram verdadeiramente suas vidas nas mos do Senhor, vivem uma vida normal, natural e no conseguem enxergar com os olhos do Esprito a vontade de Deus para a vida de seus escolhidos. Jesus literalmente afirma. Assim, pois, todo aquele que dentre vs no renuncia a tudo quanto tem, no pode ser meu discpulo. Lc 14.33 Esta a principal condio exigida aos servos, a renncia. Deixar todas as coisas para trs, princpios, pensamentos, pontos de vistas, conhecimentos, sabedoria. Ser apenas vasos abertos e prontos para serem cheios. Quando isto acontece, os questionamentos deixam de existir, pois o que importa verdadeiramente obedecer, fazer a vontade do Pai. Em relao aos Dzimos, esta deve ser a posio do Servo, entregar o que devido, deixando em segundo plano a preocupao com o destino que ser dado a este dinheiro. Dar Voluntariamente "...vossas ddivas, e de todos os vossos votos, e de todas as vossas ofertas voluntrias que dareis ao SENHOR." Lv 23.38 O dizimar era uma obrigao de cada israelita, mas, o desejo de ofertar deveria nascer no interior do corao, marcado por gratido e alegria, uma ao voluntria, atravs da qual o Eterno era adorado.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

28

Vida Santa, uma condio "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmo tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmo; e, ento, voltando, faze a tua oferta." Mt 5.23,24 A Santidade uma condio especial, ela gera comunho e intimidade com o Pai. Antes de trazermos as nossas ofertas ao Senhor, necessrio fazermos um "balano" e confessarmos pecados e acertarmos todas situaes que destoam da vontade de Deus.

Uma Gratido. "Oferece a Deus sacrifcio de aes de graas e cumpre os teus votos para com o Altssimo; invocame no dia da angstia; eu te livrarei, e tu me glorificars." Sl 50.14,15

Ao de dizimar/ofertar uma demonstrao que reconhecemos a soberania de Deus e o cuidado que Ele tem para conosco, abenoando-nos no cotidiano em todos os aspectos de nossa existncia.

OS FIIS SERO ABENOADOS! A) Para que haja mantimento. Quando h fidelidade nos dzimos, jamais faltar na casa do Senhor meios para que a obra prossiga e muitos sejam alcanados pela palavra. Restaurados e alimentados. dever ainda da igreja estender as mos aos necessitados do reino, estes o Senhor diz que sempre ho de haver. B) Derramarei Bnos sem Medidas. A nossa viso inicial de tudo deve ser espiritual, esta a viso que verdadeiramente nos interessa. Neste caso, as bnos as quais o Senhor refere-se provavelmente no so riquezas materiais, como muitos tem prometido; sim, o crescimento espiritual. Lembre-se.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

29

"Assim, pois, todo aquele que dentre vs no renuncia a tudo quanto tem no pode ser meu discpulo." Lc 14.33 C) Vossa vide no ser estril. Existe a beno de prosperidade prometida aos fieis. Deve-se esper-la, jamais busc-la. Pois h tempo para todas as coisas, e o Senhor conhece as necessidades de cada um. A preocupao deve estar em conservar uma vida santa, reta e justa diante de Deus. D) As Naes vos chamaro de felizes. Como bom encontrar um servo fiel, sempre feliz, um rosto formoso que resplandece a paz de Cristo, mesmo em meio s muitas lutas e dificuldades. So estes os fieis do Senhor, que triunfam e voam como guias (Is 40.31) acima de todas as dificuldades. Sedes fieis ao Senhor nos Dzimos e Ofertas e vero a sua glria.

Fonte. Elias R. de Oliveira

DIZIMOS E OFERTAS

O Dzimo a Deciso de Deus em Abenoar o Meu Patrimnio. A Oferta a Minha Deciso em Abenoar o Patrimnio de Deus

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

30

Sem dvida o tema crucial desta gerao a fidelidade. Hoje vivemos o desafio mais do que nunca, de estarmos firmados em princpios estabelecidos nas Escrituras. E numa sociedade do ficar sem compromisso, precisamos analisar quantas pessoas hoje tambm, ficam com Deus, ficam fieis, ficam na igreja, ficam nas clulas, na Viso Celular, etc. E nesta pauta de fidelidade, comeamos pelo princpio de dar a Deus aquilo que lhe devido.

"Dzimos e Ofertas" - Parte I" O Dzimo a Deciso de Deus em Abenoar o Meu Patrimnio. A Oferta a Minha Deciso em Abenoar o Patrimnio de Deus Sem dvida o tema crucial desta gerao a fidelidade. Hoje vivemos o desafio mais do que nunca, de estarmos firmados em princpios estabelecidos nas Escrituras. E numa sociedade do ficar sem compromisso, precisamos analisar quantas pessoas hoje tambm, ficam com Deus, ficam fieis, ficam na igreja, ficam nas clulas, na Viso Celular, etc. E nesta pauta de fidelidade, comeamos pelo princpio de dar a Deus aquilo que lhe devido. H pessoas que s descobriro o quanto so ainda insubmissas e carentes do tratamento de Deus, quando tratamos com elas sobre finanas. A Bblia narra a situao de um homem que vem at a Jesus, perguntando-lhe o que devia fazer para ter a vida eterna. E Jesus lhe apresenta o fundamento da Lei de Moiss. Ao que ele diz. - tudo isto tenho observado desde minha infncia. No difcil ser religioso e caminhar assim uma vida toda, contudo Jesus passa a tratar de um assunto que para aquele homem e muitos hoje, prefervel se fugir dele do que enfrent-lo de frente. Jesus fala com ele sobre finanas (Mateus 19.21). Jesus lhe diz. ... Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e d-o aos pobres, e ters um tesouro no cu; e vem, segue-me. Interessante esta colocao de Jesus. Se queres ser perfeito. Perfeio de uma obra processual, e muitos desviam-se desta rota. O que falta a algum quase perfeito? A coragem para trabalhar as suas imperfeies. mais fcil fugir e viver uma vida em fuga, do que submeter-se ao processo de Deus em nossas vidas. mais fcil mudar de Igreja do que mudar a atitude! mais fcil en-

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

31

contrarmos alguma coisa para descordarmos, como fez aquele moo, no concordo com esta viso de Jesus a respeito dos pobres. Mas em seu ntimo o sentimento que nutria, era o da incontinncia, a incapacidade de se submeter a uma palavra de Jesus. Est sndrome de Jonas sempre calada de argumentos de uma teologia pessoal. A Bblia nos ensina no Primeiro Testamento, a darmos conforme as nossas Posses. Levtico 14.30 Oferecer uma das rolas ou um dos pombinhos, segundo as suas posses (ainda Lv.27.8; Dt.16.17). Aqui no era de acordo com a receita e sim, de acordo com o patrimnio. Esdras 2.69 Segundo os seus recursos deram para o tesouro da obra, em ouro sessenta e uma mil drcmas, e em prata cinco mil arrteis, e cem vestes sacerdotais (ainda Ne.5.8). Este princpio parece continuar no Segundo Testamento, em Atos 11.29 diz. Os discpulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmos que moravam na Judia; Paulo ir dizer em 2 Corntios 8.12 Porque, se h boa vontade, ser aceita conforme o que o homem tem, e no segundo o que ele no tem.

2. Por qu Damos Segundo as Nossa Posses e No Segunda a Nossa Receita. Porque estamos falando daquela parte que ficou comigo depois que separei e entreguei o dzimo ao Senhor. E muito fcil para ns nos comprometermos com nossos interesses pessoais, familiares e patrimoniais de tal forma que no nos sobre mais nada. E a, sempre poderemos dizer. eu no tenho. Como vemos na experincia de Barnab e dos irmos em Jerusalm e tambm em Corinto eles davam aquilo que possuam. E, em muitas vezes davam tudo isso. 3. A Oferta No Tem o Propsito de Lhe Falir. A oferta a nossa avaliao da gratido que h em nosso corao pelas bnos que recebemos. Dt.16.17 diz. Cada um oferecer na proporo em que possa dar, segundo a bno que o Senhor seu Deus lhe houver concedido (Leia Mt.5.42). 4. A Oferta No Me d Direito a Ostentao ou Reivindicaes Pessoais. Mateus 6.3 diz. Tu, porm ao dares a esmola, ignore a tua esquerda ao que fez a tua direita; esmola o termo bblico de socorro ao necessitado, e no as sobras que desprezamos.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

32

5. A Oferta Fala da Espontaneidade do Meu Corao. Jesus diz em Mt.10.8 Curai os enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demnios; de graa recebestes, de graa da (Leia Lc.6.38, 12.33). Como o corao prega peas em algum que furta do Senhor aquilo que dele! Judas que roubava exatamente nas ofertas, parecia querer ensinar a Jesus como deveriam ser aplicadas as finanas em seu ministrio. Ser espontneo ser voluntrio, tomar iniciativa ter a sensibilidade de ser usado por Deus em um propsito de socorro. 6. A Oferta Aponta Para a Nossa Liberalidade. Paulo diz em Romanos 12.8. ou o que exorta, faa-o com dedicao; o que contribui, com liberalidade; o que preside com diligncia; quem exerce misericrdia, com alegria. Deus ama ao que d com alegria 2 Corntios 9.7 diz. Cada um contribua segundo props no seu corao; no com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que d com alegria. Quando deixamos que os princpios do mundo entrem em nosso corao, em lugar dos princpios da Palavra, o dar sempre ser um constrangimento doloroso. 7. A Oferta Semanal. Em Israel, a renda era estabelecida por perodos de colheita,a nesta ocasio havia outras ofertas especiais. Independentemente a isto traziam semanalmente suas ofertas ao Senhor. Este princpio permanece com a Igreja no Segundo Testamento, Paulo diz em 2 Corntios 16.2 No primeiro dia da semana (domingo) cada um de vs ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e v juntando, para que no faam coletas quando eu for. Aqui parece estar claro que a oferta est relacionada prosperidade, e tambm que Paulo no deseja ouvir aqueles apelos dramticos, por conta da insensibilidade de alguns. Na Igreja o princpio da oferta era to extraordinrio, que a infidelidade, a mentira, avareza, foram condenadas pelo bito (At.5.1-11). Ananias e Safira morreram, no por deixarem de entregar o dzimo,mas por mentirem ao Esprito Santo e a Deus acerca de sua prosperidade, tentando entregar uma oferta mentirosa. Ananias morre por causa da infidelidade, Safira por causa da omisso. Esse esprito que tem levado muitos ao bito, no pode encontrar legalidade em sua vida. Cerca de 60% do ensino de Jesus dedicado

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

33

s finanas. Judas preferiu abandonar o convvio dos 12 e ao ministrio, e trair ao Senhor, por conta de sua avareza. O moo rico, preferiu pensar nesta vida, em lugar do tesouro nos cus e, tambm foi embora. Ananias e Safira enfrentaram o bito por conta de seu egosmo. Lembre-se que eles no foram obrigados a dar, isto sempre ser uma deciso de nossa liberalidade.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


A bblia e o dinheiro

34

TTULO. Dinheiro! Na bblia? TEXTO. I Tm. 6.7-10 INTRODUO. Ns meditaremos no que a bblia ensina sobre dinheiro. E antes de entrarmos no assunto propriamente dito, quero afirmar dois fatos importantes. 1. Quando a bblia ensina sobre dinheiro, fala de um assunto espiritual. to espiritual esse assunto que por vrias vezes na igreja apostlica, o ato de contribuir naquela igreja estava ligado diretamente ao do Esprito de Deus. Depois do Pentecostes (derramar do Esprito de Deus sobre a igreja), aprendemos com a experincia daquela igreja. 1.1 O Esprito Santo Senhor dos nossos bens, At. 2.42-47. 1.2 O Esprito Santo realiza seu ministrio independente do dinheiro, At. 3.1-10. 1.3 O Esprito Santo julga as nossas ofertas, At. 5.1-11. 1.4 O Esprito Santo no se vende, At. 8.18-25. 2. alguns pensamentos errados sobre dinheiro. 2.1 pecado possuir dinheiro. Existem pessoas que pensam dessa maneira. Rejeitam-no por completo. Ensinam e afirmam que ele s serve de maldio. O dinheiro pode servir de bno ou maldio, depende de quem faz bom ou mau uso dele. O dinheiro em si mesmo neutro, no tem vida prpria. 2.2 A verdadeira felicidade depende do dinheiro. um grande engano pensar assim. O nosso Senhor e Salvador, Jesus diz em Lc. 12.15 que a vida do homem no consiste nos bens que possui. O dinheiro pode propiciar uma vida melhor (casa prpria, veculo para conforto da famlia, plano de sade, escola melhor para os filhos). Mas a verdadeira felicidade est em servir a Cristo. 2.3 No existe valor maior nessa vida do que possuir dinheiro. Tem pessoas que esto dispostas a fazer de tudo por causa do dinheiro (seqestram, matam, enganam, deixam-se corromper, pactuam com o

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

35

inimigo de sua alma). E ns sabemos que o dinheiro no tudo nessa vida. Existem outros valores mais importantes. Deus, famlia, vida, sade. Pv.15.16; 16.8; 22.1; Ef.3.18. 2.4 O dinheiro a raiz de todos os males. A bblia no afirma isso. O que ela ensina que o amor ao dinheiro a raiz de todos os males. I Tm.6.10

ELUCIDAO. Diante do que acabamos de meditar. Veremos a seguir o que a palavra de Deus ensina sobre dinheiro. TEMA. A bblia e o dinheiro. I Devemos gast-lo sabiamente. Is. 55.2; Pv. 27.23-24 1. Quantas pessoas que por no saberem fazer bom uso do seu dinheiro, perderam tudo. Exemplo do filho prdigo, Lc.15. 11-17. 2. Gastar dinheiro impensadamente comprar alguma coisa apenas por desejo e no por necessidade. Eu tenho que aprender distinguir o que desejo do que realmente necessidade. Desejo muitas coisas, mas ser que necessito de todas elas para viver? Exemplo. Desejo trocar de carro todo ano, mas ser que realmente necessrio. H trs tipos de atitudes de pessoas quando querem comprar algum objeto. 1. Os racionais 2. Os resistentes 3. Os empolgados. 3. Precisamos seguir a direo do senhor em sua palavra para gastar o dinheiro que Deus nos concede.

II - Devemos prover o necessrio para a famlia. I Tm.5.8; I Co.12.14. 1. Deus nos concede o privilgio de existirmos atravs do meio institudo por Ele, famlia. E atravs dos homens que o Senhor resolveu suprir as necessidades da famlia. I Tm. 5.8 diz que mais do que um privilgio, um dever cuidar da famlia. 2. Um dos maiores investimentos que podemos fazer nessa vida e sempre ser na famlia. I Co. 12.14 afirma que so os pais que devem entesourar para os filhos.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


3. Pv. 23.22. Fala da responsabilidade dos filhos de cuidar dos pais na velhice. III Devemos trabalhar honestamente para ganharmos dinheiro. Gn. 2.15; 3.19; Pv. 13.11.

36

1. Deus instituiu o trabalho mesmo antes da existncia do pecado para suprir as necessidades dos homens. 2. Cl. 3. 23-24 ensina que todo trabalho deve ser realizado com amor. Como se estivssemos fazendo para o prprio Deus. 3. Pv.10.4; 22.29 aconselha-nos a trabalharmos com esforo e dedicao. Almejando sempre a excelncia. (Aprimoramento, fazer o melhor). 4. Pv. 6.6-11; 26.13-15; II Ts. 3.10-12 diz que no devemos comer o po da preguia.

IV - Devemos usar o dinheiro que possumos dentro dos recursos que temos, evitando obter dvidas maiores que o nosso oramento mensal. Pv. 6.1-3; 22.26, 27; Rm. 13.7, 8. 1. Quando fazemos uma dvida, estamos nos colocando sob a autoridade de quem nos emprestou ou compramos. Adquirindo um controle sobre as nossas vidas que s a Deus pertence. V - Devemos fazer bom uso do nosso dinheiro ajudando aos necessitados. Is. 58.7, 10; Mt. 6.2-4; Sl. 41.1-3; Mt. 25.31-46; Lc.10.25-37; At.20.35; Rm.12.20-21; Gl.6.9-10; Tg.2.14-17. 1. um dever nosso socorrer os necessitados. Vivemos em um mundo egosta e muitas vezes nos esquecemos do prximo. E uma das misses mais importantes da igreja ajudar os que passam por dificuldades. Os rfos, as vivas, os idosos, os doentes, os que esto presos, os drogados. Quantas vezes voc visitou um lar para idosos ou foi no hospital para levar um refrigrio a pessoas que no conhecemos.

VI - Devemos ter grande temor, pois prestaremos contas a Deus de todo o dinheiro que nos foi confiado. II Co. 5.10; Tg. 5.1-4; Mt. 25.14-30. 1. Pv.15.3; Mc.12.41-44. O Senhor sabe o valor da nossa renda e o destino que lhe damos. Que possamos administrar nossa renda com temor e tremor diante do nosso Deus.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

37

VII Devemos saber que o dinheiro jamais deve assumir o altar que devido a Deus em nossa vida. Mt. 6.24, 19-21, 33; Ef. 5.5; II Tm. 3.1-2. 1. Riquezas. Em Grego significa mamn. Uma palavra de origem Aramaca que servia para designar a soma dos bens terrenos. Posses e dinheiro. Jesus aqui est dando um nome pessoal a mamn como se fosse um dolo pago. O que na prtica tende a ser dependendo da nossa atitude a ele. Por isso o Senhor Jesus tratou de identific-lo dessa maneira. Mostrando que o dinheiro pode tornar-se uma poderosa divindade de um paganismo materialista. 2. As caractersticas de quem se deixa dominar pelo dinheiro (mamn). 2.1 Prefere as riquezas deste mundo s riquezas celestiais, Mc. 10.17-22. 2.2 Sua prioridade . a famlia e os bens que possui. Menosprezando a dimenso espiritual, Lc. 12.16-21; Cl. 3.1-4. 2.3 Se torna egosta e avarento. Lc. 16.19-21. E o exemplo de Judas que trocou Jesus o nico salvador por dinheiro. 3. Mt. 4.10. S Deus digno de ser adorado.

VIII - Devemos usar nosso dinheiro para investir no Reino de Deus. 1. Nos dias de Moiss, Ex. 35.4, 5, 20-22; 36. 2-7. 2. Nos dias dos Reis, 2 Cr. Cap.29 e 30 no reinado de Ezequias aps um grande avivamento, ele reorganiza o sacerdcio (2Cr. 31.2). Como conseqncia desse avivamento Israel voltou prtica do dzimo (cap. 31.5, 6, 12). Depois disso o Senhor concede vitria ao seu povo, (cap.32). 3. Nos dias dos profetas. Em especial no ministrio do profeta Ageu, coube-lhe uma grande misso. Conclamar a nao colocar o corao na obra de Deus. Eles estavam cuidando dos seus interesses pessoais e esquecendo-se do Senhor e de sua obra, Cap.1.2-11. O desafio do Senhor foi lanado e o povo reagiu em obedincia, temor, Cap. 1.12-15. Como resultado recebeu a promessa da presena do Senhor, v.13. E

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

38

passaram a investir na obra de Deus, v.14. Passou um ms o Senhor reanima Israel em face ao grande desafio de reconstruir o templo, Cap. 2.1-4. O Senhor mais uma vez faz promessas ao povo, 2.5-8. A sua presena no meio deles, suprir todas as necessidades e que haveria uma glria maior no segundo templo que o primeiro apesar de toda riqueza daquele construdo por Salomo. 4. Nos dias de Cristo. Mt. 23.23; Lc. 18.9-14 Nestas referncias o Senhor Jesus no condena o dzimo, mas a atitude hipcrita dos fariseus esquecendo-se do principal a f, o amor e a misericrdia. Mt. 22.15-22, aqui aprendemos que Deus abomina qualquer tipo de sonegao a do imposto e do dzimo. Hb.7.1-10, O texto fala de Abrao entregando o dzimo a Melquizedeque, o qual representava o sacerdcio eterno de Cristo. A idia que Melquizedeque o tipo de Cristo. Abrao o prottipo de crente, entregou o dzimo a esse sacerdote. Se ele recebeu o dzimo de Abrao porque era sacerdote de Deus, podemos concluir que Cristo quem recebe os dzimos dos crentes. Temos que ter esta conscincia de que ao devolvermos o dzimo, estamos fazendo ao prprio Senhor Jesus. 5. Nos dias apostlicos. I Co.16.1-4; 2 Co. 8.1-5. Temos nestes textos algumas lies prtica sobre o dzimo. 1. O dzimo deve ser dado regularmente, (1 Co.16.2). 2. A entrega do dzimo um privilgio de todos (I Co.16.2), Cada um de vs. 3. O dzimo sagrado (I Co.16.2) ponha de parte Isso significa separao, consagrao, 4. Temos o dever de entregar o mximo e no o mnimo do dzimo (I Co.16.2) O que puder. No podemos interpretar no sentido do mnimo que pudermos dar. Sigamos o exemplo dos macednios, (II Co. 8.3). 5. Devemos dar o dzimo conforme o que tivermos prosperado, (II Co. 16.2). 6. O dzimo o reconhecimento da graa de Deus sobre ns, (II Co. 8.1, 2). 7. Devemos contribuir at com sacrifcio, (II Co. 8.1, 2). 8. Devemos dar o dzimo voluntariamente, (II Co. 8.3). 9. S seremos fiis dizimistas se entregarmos, em primeiro lugar, tudo que somos ao Senhor, (II Co. 8.5).

O dzimo um princpio de Deus que deve ser praticado em todas as pocas. Jesus veio para cumprir e aperfeioar a lei moral, Mt.3.15, 5.17,18. A lei que Jesus veio destruir foi a lei cerimonial, isto a guarda do sbado, o sacerdcio, sacrifcios de animais, leis civis para Israel, etc. Quanto ao dzimo Jesus veio confirmar e ressaltar que deve ser praticado com amor, dedicao e f.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


CONCLUSO. Em I Tm. 6.7-10 temos algumas verdades prticas para nossa vida diria.

39

1 V.7 O nosso objetivo principal deve ser o de servir somente a Deus. Pois, para a eternidade no levaremos nada de bens materiais. 2 V.8 O contentamento deve atingir a nossa vida independente dos bens que possumos. Fl. 4.10-13. 3 V.9 Fujamos da tentao de ficarmos ricos a qualquer custo. O texto diz que os que dessa maneira procederem sofrero angustias terrveis agora e se perdero para sempre. 4 V.10 O nosso amor e adorao devem ser devotados somente ao Deus nico e verdadeiro.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Estudo bblico sobre Mordomia Crist. Textos iniciais. Malaquias 3.8-10 e Mateus 25.14-30

40

INTRODUO. A infidelidade a Deus nos Dzimos e nas Ofertas tem impedido muitos crentes de viverem a vida abundante que a Palavra de Deus promete. O estudo deste tema para crentes fiis e super-atraente e motivo de louvor e jbilo! Porm, para os infiis se mostra pesado, e pouco atraente! Vejamos o que nos diz a Palavra de Deus...

I - O QUE DZIMO? R = 10% (dez por cento) ou 1/10 avos. Deus muito bom, de 100% Ele permite que fiquemos com 90%, nos pede apenas 10%! No OFERTA! Oferta tudo aquilo que damos alm do dzimo. OFERTA ALADA - Vem do Hebraico teruma = PESADAS, ALTAS, ELEVADAS, PRODUTIVAS...

II - NS SOMOS MORDOMOS DO SENHOR Mordomo o Administrador de Bens Alheios Tudo o que temos, na verdade, no nosso - do Senhor! I Cor 10.26 Porque do Senhor a terra e a sua Plenitude Ageu 2.8 Minha a prata, meu o ouro, diz o Senhor dos Exrcitos. SL 50.10 Porque meu todo o animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheo as aves dos montes e minhas so todas as feras do campo... Col 1.16 ... tudo foi criado por meio dele e para Ele.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

41

Gn 2.15 - E tomou o Senhor Deus ao homem e o ps no Jardim do den para o lavrar e guardar. Deus no deu o jardim ao homem, ps o homem no jardim para o lavrar e guardar..." Mt 25.14-30 - Na parbola dos talentos vemos que o Senhor entregou os talentos para os servos administrarem... Mas tarde o Senhor volta para pedir contas de tudo!

III - TUDO O QUE TEMOS VEM DO SENHOR I CRNICAS 29.14 - "Porque quem sou eu, e quem o meu povo, para que pudssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que teu to damos." Os 2.8-9 - Ela, pois, no soube que eu que lhe dei o gro, e o vinho, e o leo, e lhe multipliquei a prata e o ouro... Portanto, tornar-me-ei e reterei a seu tempo o meu gro, e o meu vinho; e arrebatarei a minha l e o meu linho...

IV - UM DIA TEREMOS QUE PRESTAR CONTAS o que aprendemos na Parbola dos Talentos - Mt 25.14-30 Rm 14.12 - Assim, pois, cada um de ns dar contas de si mesmo a Deus. II cor 5.10 - Porque importa que todos ns compareamos perante o tribunal de Cristo... Prestaremos conta de TUDO! Dos dzimos (10%) e at mesmo dos restantes 90% que tambm no nosso! (somos apenas mordomos...)

V - O DZIMO BBLICO A) NO VELHO TESTAMENTO 1) No den - J vemos o princpio do dzimo quando o Senhor separou uma rvore para Ele 2) Abrao dizimou - Gn 14.20 - Note que Abrao no viveu debaixo da Lei e sim da Graa - Gl 3.17. 3) Jac dizimava - Gn 28.20-22 - tambm viveu antes da lei!

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


4) Melquisedeque (Sacerdote) recebia dzimos - Hb 7.1-2 - antes da lei!

42

5) O dzimo foi depois includo na Lei - Lv 27.30-32 - Nm 18.21-24 - Dt 14.22-29 O dzimo ser santo ao Senhor - Os que costumam dizer que no do o dzimo porque coisa da lei, saibam que Jesus afirmou que a Lei no foi revogada No penseis que vim revogar a Lei ou os profetas. no vim para revogar, vim para cumprir - Mt 5.17 ( leia at o verso 20). 6) Salomo, que foi o homem mais sbio da terra, afirmou. - Honra ao Senhor com os teus bens e com as primcias de toda a tua renda e se enchero fartamente os teus celeiros, e transbordaro de vinho os teus lagares. (Prov 3.9-10).

B) NO NOVO TESTAMENTO. 1) Em Jesus foi restaurado o tempo da graa (que existiu no tempo de Abrao) - e a graa no exclui o dizimar... 2) O Novo Testamento no anula, cancela ou revoga o V.T. apenas modifica ou adiciona... E no alterou a lei do dzimo! 3) Exemplos. O Fariseu da parbola (Lc 18.12) - Os fariseus em geral (Mt 23.23). 4) Levi (=Mateus) recebia dzimos - de quem? Sinal de que era prtica apostlica Hb 7.9 5) Judas Iscariotes era Tesoureiro do colgio apostlico - para qu havia um Tesoureiro? Certamente para recolher dzimos e ofertas! 6) Jesus ratificou a prtica do dzimo. Porque vos digo que, se a vossa justia no exceder a dos escribas e fariseus de modo nenhum entrareis no reino dos cus. - Mt 5.20 Exceder - significa fazer tudo de correto que eles faziam e muito mais. Ai de vs escribas e fariseus hipcritas, pois que dizimais a hortel, o endro e o cominho e desprezais o mais importante da lei, o juzo, a misericrdia e a f. Deveis porm fazer estas coisas e no omitir aquelas. - Mt 23.23

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Estas coisas - deveis fazer... ( praticar o juzo, a misericrdia e a f ) e No omitir aquelas = ( o dar o dzimo ) 7) Dai a Csar o que de Csar, e a Deus o que de Deus - Lc 20.19-26 De Csar - era o imposto De Deus - o dzimo!!! 8) Cristo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque - SL 110.4 - Hb 7.17,21. Melquisedeque recebia dzimos de Abrao... Cristo recebe dzimos dos filhos de Abrao... (ns somos filhos na f de Abrao) 9) Outros textos em que Cristo aprova a contribuio financeira e reprova a avareza. Aprovou a oferta da viva pobre Lc 21.1-4; Lc 11.42; Lc 12.15,22-31,42-44; Lc 16.1,2,10-12; Lc 18.18-23; 29-30; Lc 19.11-27

43

VI - DESCULPAS INFUNDADAS ( QUE DEUS JAMAIS ACEITAR! ) 1) NO ENTREGO O DZIMO MAS DOU OFERTAS - Lv 27.30-32 O dzimo santo ao Senhor - A lei no foi revogada! Mal 3.8 diz que quem no dizima rouba a Deus - Uma oferta que menor (no pelo valor!) no subistitue uma dvida maior! O dzimo mais importante! 2) EU ADMINISTRO O MEU DZIMO... - Errado! Est escrito. Trareis Casa do Tesouro Deve ser entregue publicamente na Igreja onde se membro ou participante; 3) NO DOU O DZIMO PORQUE GANHO POUCO - Injustificvel... Sendo o dzimo percentual, ele proporcional... clculo justo, igual para todos (10%). - Jesus no olha apenas o que damos, mas o que nos sobra! (caso da viva pobre, ele percebeu que no lhe sobrou nada!) 4) NO DOU PORQUE NO SOBRA - O Dzimo deve ser primcia para Deus. Deve ser o primeiro pagamento quando recebemos o nosso salrio. Deve ser dado pela f! Deus est em primeiro lugar, e deve ocupar o primeiro lugar na sua vida, e tambm no seu oramento. 5) NO CONCORDO COM A ADMINISTRAO DA IGREJA

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


- Ao entregar o dzimo, o estamos entregando para Deus... - Os Administradores dos recursos de Deus, tero que prestar contas da sua administrao... - E voc prestar contas do que no deu!

44

- concordando ou no, devemos entregar o dzimo na igreja onde somos membros ou participantes.

VII - UMA TERRVEL VERDADE. Deus no permite que o crente use o dinheiro do dzimo em seu prprio benefcio! Deus promete bnos, mas tambm maldio! Ado quis usar o dzimo do Senhor ( A rvore separada por Deus para Ele ) - Veja que terrvel punio recebeu! Agora veja as seguintes verdades contidas em Ageu Cap. 1.2-11 . O muito que voc espera se tornar pouco... O dinheiro vai estar sempre faltando na sua vida, no vai render! Deus, com assopro, dissipa o seu dinheiro! como se voc pegasse todo o seu salrio e pusesse em um saco, e, segurando-o pela boca, vai levando a bolada para casa... S que o saco est furado, e o dinheiro perde-se todo pelo caminho. A terra retm seus frutos... O Cu o seu orvalho!

SACO FURADO NA VIDA DO CRENTE ... - mdico, farmcia, hospital, batida do carro, ladro, etc. O dinheiro de Deus em nossas mos maldio! Ele assopra porque nos quer bem... Ele quer nos dar prosperidade - precisamos confiar nEle e ser fiel nos dzimos e nas ofertas. O correto seria termos no culto pblico um Ato exclusivo para entrega de dzimos. As ofertas seriam entregues em outro momento distinto. E, no ritual de entrega dos dzimos, deveramos observar a seguinte ordem. - Primeiro, o Pastor; Segundo, Os Oficiais e demais lderes; Terceiro, a congregao em geral.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

45

VIII - BNOS PARA OS DIZIMISTAS Fazei prova de mim se eu no vos abrir as janelas do cu... e derramar bnos sem medida Deus no quer filhos pobres e necessitados! Nossa fidelidade a porta da prosperidade! Faa prova, decida ser dizimista a partir de hoje

CONCLUSO Se h dvida acumulada (dzimos atrasados) - Ele perdoa! Ele perdoa todos os teus pecados... Mas agora te diz. V, e no peques mais, para que no te suceda mau pior... Faa um propsito de dar o dzimo a partir de hoje! ( e se puder, d tambm os atrasados...) Nota. Em II Cor 9.7 quando Paulo diz cada um contribua segundo propor no seu corao no est falando de dzimos ou de contribuies para Deus em geral, e sim de esmolas que eram recolhidas para os pobres de Jerusalm.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Garimpando os tesouros celestiais TTULO. Bens durveis

46

TEXTO. Mt. 6. 19-24 INTRODUO.

1. Aspectos negativos e positivos das riquezas. 1.1 Positivos. a) O dinheiro possibilita-nos o conforto (moradia, veculos, roupas, etc.) b) O dinheiro d-nos a oportunidade de freqentar as melhores escolas. c) O dinheiro oferece-nos a possibilidade de conhecermos vrios lugares. d) O dinheiro concede-nos maior acesso a tecnologia, planos de sade e segurana fsica.

1.2. Negativos. a) O dinheiro pode destruir famlias. Uma herana pode gerar conflitos interminveis; assassinatos por encomenda entre cnjuges e filhos aos prprios pais; traies (o filme. proposta indecente). b) O dinheiro gera um desejo de enriquecimento ilcito. Assaltos; fraudes do imposto de renda; suborno; corrupo; seqestros. c) O dinheiro gera guerra entre naes. Estados Unidos e Iraque. (motivo real. petrleo)

2. Por causa destes dois aspectos, onde o dinheiro pode ser benfico e ao mesmo tempo destrutvel. O Senhor Jesus traz estas exortaes no texto lido.

ELUCIDAO.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

47

1. O que temos de enxergar no texto de antemo que o Senhor Jesus no probe o cristo de possuir riquezas. Mas o deixar-se possuir por elas. A advertncia quanto a nossa atitude para com as riquezas deste mundo. 2. Temos na palavra de Deus servos do Senhor que eram ricos. Abrao, Gn. 13.2; Davi, I cron. 29.28; Salomo, I Rs. 10. 14-29; Mulheres ricas que serviam a Jesus, Lc. 8.3. 3. Pessoas na bblia que foram vencidas pela ganncia. O jovem rico, Lc. 18.18-30; Judas, que vendeu Jesus por 30 moedas. 4. Diante do que acabamos de ouvir, iremos tirar algumas lies prticas sobre onde devemos ajuntar nosso tesouro. Pois, esta a proposta de Jesus.

TEMA. Garimpando os tesouros celestiais Para que saibamos onde devemos ajuntar tesouros, necessrio sabermos o que ajuntar tesouros na terra e no cu. I Ajuntar tesouros na terra. 1. ter uma vida centralizada em si mesmo, e no em Deus. 1.1 Tudo que fao est voltado para mim mesmo. At o que fao aparentemente para Deus, na verdade para minha pessoa. Todas as minhas aes so realizadas em beneficio prprio. Quero em tudo tirar proveito. E quando isso acontece? 1.2 Quando Deus no encontra espao em minha vida. Mt. 13. 22, a parbola do semeador. (o que foi semeado entre espinhos). Lc. 12. 13-21, A parbola do rico insensato. Em que tenho consumido todo o meu tempo, esforo, dinheiro e a minha vida. Frase de um livro, Se o dinheiro no Deus, por que os cristos se dedicam tanto a ele. Tiago, 5.1-6. 1.3 Quando tudo o que fao para minha prpria glria. Lc. 18. 9-14, a parbola do fariseu e do publicano. I Cor. 10. 31, Fazei tudo para a glria de Deus.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


2. ter uma vida de total insegurana.

48

2.1 As riquezas deste mundo so bens transitrios. O filho prdigo perdeu tudo quanto possua. Lc. 15. 11-13. Em provrbios temos uma lio clara disso, Pv. 23.4-5. Conhecemos vrios exemplos de pessoas que enriqueceram e depois ficaram pobres novamente. (reportagem do programa globo reprter) 2.2 At aqueles que so fieis a Deus esto sujeitos a perder os que possuem. Ex. exemplo de J.

II Ajuntar tesouros nos cus. Definio de Jonh Stott. fazer na terra alguma coisa, cujos efeitos durem para a eternidade. Definies bblicas. 1. buscar as coisas do cu, Cl. 3.1-4. Somos chamados para uma herana incorruptvel nos cus, I Pe. 1. 4-5. 1.1. Os heris da f. Abrao, Hb. 11.14-16; Moiss, Hb.11.24-26. 1.2. Precisamos pedir a Deus que abra os nossos olhos para enxergarmos a verdadeira riqueza, Ef. 1. 16-19. 2. trabalhar para ajuntar na eternidade, Jo. 6. 26, 27. 2.1. Ex. de Jesus. Pregava, orava e obedecia. Fl.2.8-11. 2.2. I Tm. 6. 17-19.

3. ter a certeza de vida Eterna, II Tm. 1. 12; 4. 6-8.

CONCLUSO. 1. A pergunta anterior. Onde devemos ajuntar tesouros? Logicamente no cu. 2. Para encerrar eu vou deixar algumas perguntas para nossa reflexo. 2.1 Onde est o nosso tesouro? V. 21. 2.2 O nosso corao est no cu ou nas coisas desta vida? V. 21.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


2.3 Os nossos olhos so bons ou maus? V. 22 23. 2.4 A luz que nos envolve a dos cus ou da terra? V.22-23 2.5 Somos escravos de Deus ou do dinheiro? V.24 2.6 Pra quem tem sido nossa maior dedicao? V.24

49

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


DIZIMOS E OFERTAS

50

O Dzimo a Deciso de Deus em Abenoar o Meu Patrimnio. A Oferta a Minha Deciso em Abenoar o Patrimnio de Deus Sem dvida o tema crucial desta gerao a fidelidade. Hoje vivemos o desafio mais do que nunca, de estarmos firmados em princpios estabelecidos nas Escrituras. E numa sociedade do ficar sem compromisso, precisamos analisar quantas pessoas hoje tambm, ficam com Deus, ficam fieis, ficam na igreja, ficam nas clulas, na Viso Celular, etc.

E nesta pauta de fidelidade, comeamos pelo princpio de dar a Deus aquilo que lhe devido. "Dzimos e Ofertas" - Parte I" O Dzimo a Deciso de Deus em Abenoar o Meu Patrimnio. A Oferta a Minha Deciso em Abenoar o Patrimnio de Deus Sem dvida o tema crucial desta gerao a fidelidade. Hoje vivemos o desafio mais do que nunca, de estarmos firmados em princpios estabelecidos nas Escrituras. E numa sociedade do ficar sem compromisso, precisamos analisar quantas pessoas hoje tambm, ficam com Deus, ficam fieis, ficam na igreja, ficam nas clulas, na Viso Celular, etc. E nesta pauta de fidelidade, comeamos pelo princpio de dar a Deus aquilo que lhe devido. 1. Dando Conforme as Suas Posses. H pessoas que s descobriro o quanto so ainda insubmissas e carentes do tratamento de Deus, quando tratamos com elas sobre finanas. A Bblia narra a situao de um homem que vem at a Jesus, perguntando-lhe o que devia fazer para ter a vida eterna. E Jesus lhe apresenta o fundamento da Lei de Moiss. Ao que ele diz. - tudo isto tenho observado desde minha infncia. No difcil ser religioso e caminhar assim uma vida toda, contudo Jesus passa a tratar de um assunto que para aquele homem e muitos hoje, prefervel se fugir dele do que enfrent-lo de frente. Jesus fala com ele sobre finanas (Mateus 19.21). Jesus lhe diz. ... Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e d-o aos pobres, e ters um tesouro no cu; e vem, segue-me. Interessante esta colocao de Jesus. Se queres ser

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

51

perfeito. Perfeio de uma obra processual, e muitos desviam-se desta rota. O que falta a algum quase perfeito? A coragem para trabalhar as suas imperfeies. mais fcil fugir e viver uma vida em fuga, do que submeter-se ao processo de Deus em nossas vidas. mais fcil mudar de Igreja do que mudar a atitude! mais fcil encontrarmos alguma coisa para descordarmos, como fez aquele moo, no concordo com esta viso de Jesus a respeito dos pobres. Mas em seu ntimo o sentimento que nutria, era o da incontinncia, a incapacidade de se submeter a uma palavra de Jesus. Est sndrome de Jonas sempre calada de argumentos de uma teologia pessoal. A Bblia nos ensina no Primeiro Testamento, a darmos conforme as nossas Posses. Levtico 14.30 Oferecer uma das rolas ou um dos pombinhos, segundo as suas posses (ainda Lv.27.8; Dt.16.17). Aqui no era de acordo com a receita e sim, de acordo com o patrimnio. Esdras 2.69 Segundo os seus recursos deram para o tesouro da obra, em ouro sessenta e uma mil drcmas, e em prata cinco mil arrteis, e cem vestes sacerdotais (ainda Ne.5.8). Este princpio parece continuar no Segundo Testamento, em Atos 11.29 diz. Os discpulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmos que moravam na Judia; Paulo ir dizer em 2 Corntios 8.12 Porque, se h boa vontade, ser aceita conforme o que o homem tem, e no segundo o que ele no tem. 2. Por qu Damos Segundo as Nossa Posses e No Segunda a Nossa Receita. Porque estamos falando daquela parte que ficou comigo depois que separei e entreguei o dzimo ao Senhor. E muito fcil para ns nos comprometermos com nossos interesses pessoais, familiares e patrimoniais de tal forma que no nos sobre mais nada. E a, sempre poderemos dizer. eu no tenho. Como vemos na experincia de Barnab e dos irmos em Jerusalm e tambm em Corinto eles davam aquilo que possuam. E, em muitas vezes davam tudo isso. 3. A Oferta No Tem o Propsito de Lhe Falir. A oferta a nossa avaliao da gratido que h em nosso corao pelas bnos que recebemos. Dt.16.17 diz. Cada um oferecer na proporo em que possa dar, segundo a bno que o Senhor seu Deus lhe houver concedido (Leia Mt.5.42).

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

52

4. A Oferta No Me d Direito a Ostentao ou Reivindicaes Pessoais. Mateus 6.3 diz. Tu, porm ao dares a esmola, ignore a tua esquerda ao que fez a tua direita; esmola o termo bblico de socorro ao necessitado, e no as sobras que desprezamos. 5. A Oferta Fala da Espontaneidade do Meu Corao. Jesus diz em Mt.10.8 Curai os enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demnios; de graa recebestes, de graa da (Leia Lc.6.38, 12.33). Como o corao prega peas em algum que furta do Senhor aquilo que dele! Judas que roubava exatamente nas ofertas, parecia querer ensinar a Jesus como deveriam ser aplicadas as finanas em seu ministrio. Ser espontneo ser voluntrio, tomar iniciativa ter a sensibilidade de ser usado por Deus em um propsito de socorro. 6. A Oferta Aponta Para a Nossa Liberalidade. Paulo diz em Romanos 12.8. ou o que exorta, faa-o com dedicao; o que contribui, com liberalidade; o que preside com diligncia; quem exerce misericrdia, com alegria. Deus ama ao que d com alegria 2 Corntios 9.7 diz. Cada um contribua segundo props no seu corao; no com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que d com alegria. Quando deixamos que os princpios do mundo entrem em nosso corao, em lugar dos princpios da Palavra, o dar sempre ser um constrangimento doloroso. 7. A Oferta Semanal. Em Israel, a renda era estabelecida por perodos de colheita,a nesta ocasio havia outras ofertas especiais. Independentemente a isto traziam semanalmente suas ofertas ao Senhor. Este princpio permanece com a Igreja no Segundo Testamento, Paulo diz em 2 Corntios 16.2 No primeiro dia da semana (domingo) cada um de vs ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e v juntando, para que no faam coletas quando eu for. Aqui parece estar claro que a oferta est relacionada prosperidade, e tambm que Paulo no deseja ouvir aqueles apelos dramticos, por conta da insensibilidade de alguns. Na Igreja o princpio da oferta era to extraordinrio, que a infidelidade, a mentira, avareza, foram condenadas pelo bito (At.5.1-11). Ananias e Safira morreram, no por deixarem de entregar o dzimo,mas

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

53

por mentirem ao Esprito Santo e a Deus acerca de sua prosperidade, tentando entregar uma oferta mentirosa. Ananias morre por causa da infidelidade, Safira por causa da omisso. Esse esprito que tem levado muitos ao bito, no pode encontrar legalidade em sua vida. Cerca de 60% do ensino de Jesus dedicado s finanas. Judas preferiu abandonar o convvio dos 12 e ao ministrio, e trair ao Senhor, por conta de sua avareza. O moo rico, preferiu pensar nesta vida, em lugar do tesouro nos cus e, tambm foi embora. Ananias e Safira enfrentaram o bito por conta de seu egosmo. Lembre-se que eles no foram obrigados a dar, isto sempre ser uma deciso de nossa liberalidade.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


A bblia e o dinheiro TTULO. Dinheiro! Na bblia? TEXTO. I Tm. 6.7-10 INTRODUO.

54

Ns meditaremos no que a bblia ensina sobre dinheiro. E antes de entrarmos no assunto propriamente dito, quero afirmar dois fatos importantes. 1. QUANDO A BBLIA ENSINA SOBRE DINHEIRO, FALA DE UM ASSUNTO ESPIRITUAL. to espiritual esse assunto que por vrias vezes na igreja apostlica, o ato de contribuir naquela igreja estava ligado diretamente ao do Esprito de Deus. Depois do Pentecostes (derramar do Esprito de Deus sobre a igreja), aprendemos com a experincia daquela igreja. 1.1 O Esprito Santo Senhor dos nossos bens, At. 2.42-47. 1.2 O Esprito Santo realiza seu ministrio independente do dinheiro, At. 3.1-10. 1.3 O Esprito Santo julga as nossas ofertas, At. 5.1-11. 1.4 O Esprito Santo no se vende, At. 8.18-25.

2. ALGUNS PENSAMENTOS ERRADOS SOBRE DINHEIRO. 2.1 pecado possuir dinheiro. Existem pessoas que pensam dessa maneira. Rejeitam-no por completo. Ensinam e afirmam que ele s serve de maldio. O dinheiro pode servir de bno ou maldio, depende de quem faz bom ou mau uso dele. O dinheiro em si mesmo neutro, no tem vida prpria. 2.2 A verdadeira felicidade depende do dinheiro. um grande engano pensar assim. O nosso Senhor e Salvador, Jesus diz em Lc. 12.15 que a vida do homem no consiste nos bens que possui. O dinheiro pode propiciar uma vida melhor (casa prpria, veculo para conforto da famlia, plano de sade, escola melhor para os filhos). Mas a verdadeira felicidade est em servir a Cristo. 2.3 No existe valor maior nessa vida do que possuir dinheiro. Tem pessoas que esto dispostas a fazer de tudo por causa do dinheiro (seqestram, matam, enganam, deixam-se corromper, pactuam com o

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

55

inimigo de sua alma). E ns sabemos que o dinheiro no tudo nessa vida. Existem outros valores mais importantes. Deus, famlia, vida, sade. Pv.15.16; 16.8; 22.1; Ef.3.18. 2.4 O dinheiro a raiz de todos os males. A bblia no afirma isso. O que ela ensina que o amor ao dinheiro a raiz de todos os males. I Tm.6.10 ELUCIDAO. Diante do que acabamos de meditar. Veremos a seguir o que a palavra de Deus ensina sobre dinheiro. TEMA. A bblia e o dinheiro. I Devemos gast-lo sabiamente. Is. 55.2; Pv. 27.23-24 1. Quantas pessoas que por no saberem fazer bom uso do seu dinheiro, perderam tudo. Exem-

plo do filho prdigo, Lc.15. 11-17. 2. Gastar dinheiro impensadamente comprar alguma coisa apenas por desejo e no por necessidade. Eu tenho que aprender distinguir o que desejo do que realmente necessidade. Desejo muitas cosas, mas ser que necessito de todas elas para viver? Exemplo. Desejo trocar de carro todo ano, mas ser que realmente necessrio. H trs tipos de atitudes de pessoas quando querem comprar algum objeto. 1. Os racionais 2. Os resistentes 3. Os empolgados. 3. Precisamos seguir a direo do senhor em sua palavra para gastar o dinheiro que Deus nos concede. II - Devemos prover o necessrio para a famlia. I Tm.5.8; I Co.12.14. 1. Deus nos concede o privilgio de existirmos atravs do meio institudo por Ele, famlia. E atravs dos homens que o Senhor resolveu suprir as necessidades da famlia. I Tm. 5.8 diz que mais do que um privilgio, um dever cuidar da famlia. 2. Um dos maiores investimentos que podemos fazer nessa vida e sempre ser na famlia. I Co. 12.14 afirma que so os pais que devem entesourar para os filhos. 3. Pv. 23.22. Fala da responsabilidade dos filhos de cuidar dos pais na velhice. III Devemos trabalhar honestamente para ganharmos dinheiro. Gn. 2.15; 3.19; Pv. 13.11.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

56

1. Deus instituiu o trabalho mesmo antes da existncia do pecado para suprir as necessidades dos homens. 2. Cl. 3. 23-24 ensina que todo trabalho deve ser realizado com amor. Como se estivssemos fazendo para o prprio Deus. 3. Pv.10.4; 22.29 aconselha-nos a trabalharmos com esforo e dedicao. Almejando sempre a excelncia. (Aprimoramento, fazer o melhor). 4. Pv. 6.6-11; 26.13-15; II Ts. 3.10-12 diz que no devemos comer o po da preguia. IV - Devemos usar o dinheiro que possumos dentro dos recursos que temos, evitando obter dvidas maiores que o nosso oramento mensal. Pv. 6.1-3; 22.26, 27; Rm. 13.7, 8. 1. Quando fazemos uma dvida, estamos nos colocando sob a autoridade de quem nos emprestou ou compramos. Adquirindo um controle sobre as nossas vidas que s a Deus pertence. V - Devemos fazer bom uso do nosso dinheiro ajudando aos necessitados. Is. 58.7, 10; Mt. 6.2-4; Sl. 41.1-3; Mt. 25.31-46; Lc.10.25-37; At.20.35; Rm.12.20-21; Gl.6.9-10; Tg.2.14-17. 1. um dever nosso socorrer os necessitados. Vivemos em um mundo egosta e muitas vezes nos esquecemos do prximo. E uma das misses mais importantes da igreja ajudar os que passam por dificuldades. Os rfos, as vivas, os idosos, os doentes, os que esto presos, os drogados. Quantas vezes voc visitou um lar para idosos ou foi no hospital para levar um refrigrio a pessoas que no conhecemos. VI - Devemos ter grande temor, pois prestaremos contas a Deus de todo o dinheiro que nos foi confiado. II Co. 5.10; Tg. 5.1-4; Mt. 25.14-30. 1. Pv.15.3; Mc.12.41-44. O Senhor sabe o valor da nossa renda e o destino que lhe damos. Que possamos administrar nossa renda com temor e tremor diante do nosso Deus. VII Devemos saber que o dinheiro jamais deve assumir o altar que devido a Deus em nossa vida. Mt. 6.24, 19-21, 33; Ef. 5.5; II Tm. 3.1-2. 1. Riquezas. Em Grego significa mamn. Uma palavra de origem Aramaca que servia para designar a soma dos bens terrenos. Posses e dinheiro. Jesus aqui est dando um nome pessoal a mamn como se

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

57

fosse um dolo pago. O que na prtica tende a ser dependendo da nossa atitude a ele. Por isso o Senhor Jesus tratou de identific-lo dessa maneira. Mostrando que o dinheiro pode tornar-se uma poderosa divindade de um paganismo materialista. 2. As caractersticas de quem se deixa dominar pelo dinheiro (mamn). 2.1 Prefere as riquezas deste mundo s riquezas celestiais, Mc. 10.17-22. 2.2 Sua prioridade . a famlia e os bens que possui. Menosprezando a dimenso espiritual, Lc. 12.16-21; Cl. 3.1-4. 2.3 Se torna egosta e avarento. Lc. 16.19-21. E o exemplo de Judas que trocou Jesus o nico salvador por dinheiro. 3. Mt. 4.10. S Deus digno de ser adorado. VIII - Devemos usar nosso dinheiro para investir no Reino de Deus. 1. Nos dias de Moiss, Ex. 35.4, 5, 20-22; 36. 2-7. 2. Nos dias dos Reis, 2 Cr. Cap.29 e 30 no reinado de Ezequias aps um grande avivamento, ele reorganiza o sacerdcio (2Cr. 31.2). Como conseqncia desse avivamento Israel voltou prtica do dzimo (cap. 31.5, 6, 12). Depois disso o Senhor concede vitria ao seu povo, (cap.32). 3. Nos dias dos profetas. Em especial no ministrio do profeta Ageu, coube-lhe uma grande misso. Conclamar a nao colocar o corao na obra de Deus. Eles estavam cuidando dos seus interesses pessoais e esquecendo-se do Senhor e de sua obra, Cap.1.2-11. O desafio do Senhor foi lanado e o povo reagiu em obedincia, temor, Cap. 1.12-15. Como resultado recebeu a promessa da presena do Senhor, v.13. E passaram a investir na obra de Deus, v.14. Passou um ms o Senhor reanima Israel em face ao grande desafio de reconstruir o templo, Cap. 2.1-4. O Senhor mais uma vez faz promessas ao povo, 2.5-8. A sua presena no meio deles, suprir todas as necessidades e que haveria uma glria maior no segundo templo que o primeiro apesar de toda riqueza daquele construdo por Salomo. 4. Nos dias de Cristo. Mt. 23.23; Lc. 18.9-14 Nestas referncias o Senhor Jesus no condena o dzimo, mas a atitude hipcrita dos fariseus esquecendo-se do principal a f, o amor e a misericrdia. Mt.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

58

22.15-22, aqui aprendemos que Deus abomina qualquer tipo de sonegao a do imposto e do dzimo. Hb.7.1-10, O texto fala de Abrao entregando o dzimo a Melquizedeque, o qual representava o sacerdcio eterno de Cristo. A idia que Melquizedeque o tipo de Cristo. Abrao o prottipo de crente, entregou o dzimo a esse sacerdote. Se ele recebeu o dzimo de Abrao porque era sacerdote de Deus, podemos concluir que Cristo quem recebe os dzimos dos crentes. Temos que ter esta conscincia de que ao devolvermos o dzimo, estamos fazendo ao prprio Senhor Jesus. 5. Nos dias apostlicos. I Co.16.1-4; 2 Co. 8.1-5. Temos nestes textos algumas lies prtica sobre o dzimo. 1. O dzimo deve ser dado regularmente, (1 Co.16.2). 2. A entrega do dzimo um privilgio de todos (I Co.16.2), Cada um de vs. 3. O dzimo sagrado (I Co.16.2) ponha de parte Isso significa separao, consagrao, 4. Temos o dever de entregar o mximo e no o mnimo do dzimo (I Co.16.2) O que puder. No podemos interpretar no sentido do mnimo que pudermos dar. Sigamos o exemplo dos macednios, (II Co. 8.3). 5. Devemos dar o dzimo conforme o que tivermos prosperado, (II Co. 16.2). 6. O dzimo o reconhecimento da graa de Deus sobre ns, (II Co. 8.1, 2). 7. Devemos contribuir at com sacrifcio, (II Co. 8.1, 2). 8. Devemos dar o dzimo voluntariamente, (II Co. 8.3). 9. S seremos fiis dizimistas se entregarmos, em primeiro lugar, tudo que somos ao Senhor, (II Co. 8.5).

O dzimo um princpio de Deus que deve ser praticado em todas as pocas. Jesus veio para cumprir e aperfeioar a lei moral, Mt.3.15, 5.17,18. A lei que Jesus veio destruir foi a lei cerimonial, isto a guarda do sbado, o sacerdcio, sacrifcios de animais, leis civis para Israel, etc. Quanto ao dzimo Jesus veio confirmar e ressaltar que deve ser praticado com amor, dedicao e f. CONCLUSO. Em I Tm. 6.7-10 temos algumas verdades prticas para nossa vida diria. 1 V.7 O nosso objetivo principal deve ser o de servir somente a Deus. Pois, para a eternidade no levaremos nada de bens materiais. 2 V.8 O contentamento deve atingir a nossa vida independente dos bens que possumos. Fl. 4.10-13.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

59

3 V.9 Fujamos da tentao de ficarmos ricos a qualquer custo. O texto diz que os que dessa maneira procederem sofrero angustias terrveis agora e se perdero para sempre.

4 V.10 O nosso amor e adorao devem ser devotados somente ao Deus nico e verdadeiro.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Estudo bblico sobre Mordomia Crist. Textos iniciais. Malaquias 3.8-10 e Mateus 25.14-30 INTRODUO.

60

A infidelidade a Deus nos Dzimos e nas Ofertas tem impedido muitos crentes de viverem a vida abundante que a Palavra de Deus promete. O estudo deste tema para crentes fiis e super-atraente e motivo de louvor e jbilo! Porm, para os infiis se mostra pesado, e pouco atraente! Vejamos o que nos diz a Palavra de Deus... I - O QUE DZIMO? R = 10% (dez por cento) ou 1/10 . Deus muito bom, de 100% Ele permite que fiquemos com 90%, nos pede apenas 10%! No OFERTA! Oferta tudo aquilo que damos alm do dzimo. OFERTA ALADA - Vem do Hebraico teruma = PESADAS, ALTAS, ELEVADAS, PRODUTIVAS... II - NS SOMOS MORDOMOS DO SENHOR Mordomo o Administrador de Bens Alheios Tudo o que temos, na verdade, no nosso - do Senhor! I Cor 10.26 Porque do Senhor a terra e a sua Plenitude Ageu 2.8 Minha a prata, meu o ouro, diz o Senhor dos Exrcitos. SL 50.10 Porque meu todo o animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheo as aves dos montes e minhas so todas as feras do campo... Col 1.16 ... tudo foi criado por meio dele e para Ele. Gn 2.15 - E tomou o Senhor Deus ao homem e o ps no Jardim do den para o lavrar e guardar. Deus no deu o jardim ao homem, ps o homem no jardim para o lavrar e guardar..."

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

61

Mt 25.14-30 - Na parbola dos talentos vemos que o Senhor entregou os talentos para os servos administrarem... Mas tarde o Senhor volta para pedir contas de tudo! III - TUDO O QUE TEMOS VEM DO SENHOR I CRNICAS 29.14 - "Porque quem sou eu, e quem o meu povo, para que pudssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que teu to damos." Os 2.8-9 - Ela, pois, no soube que eu que lhe dei o gro, e o vinho, e o leo, e lhe multipliquei a prata e o ouro... Portanto, tornar-me-ei e reterei a seu tempo o meu gro, e o meu vinho; e arrebatarei a minha l e o meu linho... IV - UM DIA TEREMOS QUE PRESTAR CONTAS o que aprendemos na Parbola dos Talentos - Mt 25.14-30 Rm 14.12 - Assim, pois, cada um de ns dar contas de si mesmo a Deus. II cor 5.10 - Porque importa que todos ns compareamos perante o tribunal de Cristo... Prestaremos conta de TUDO! Dos dzimos (10%) e at mesmo dos restantes 90% que tambm no nosso! (somos apenas mordomos...) V - O DZIMO BBLICO

A) NO VELHO TESTAMENTO 1) No den - J vemos o princpio do dzimo quando o Senhor separou uma rvore para Ele 2) Abrao dizimou - Gn 14.20 - Note que Abrao no viveu debaixo da Lei e sim da Graa - Gl 3.17. 3) Jac dizimava - Gn 28.20-22 - tambm viveu antes da lei! 4) Melquisedeque (Sacerdote) recebia dzimos - Hb 7.1-2 - antes da lei! 5) O dzimo foi depois includo na Lei - Lv 27.30-32 - Nm 18.21-24 - Dt 14.22-29 O dzimo ser santo ao Senhor - Os que costumam dizer que no do o dzimo porque coisa da lei, saibam que Jesus

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

62

afirmou que a Lei no foi revogada No penseis que vim revogar a Lei ou os profetas. no vim para revogar, vim para cumprir - Mt 5.17 ( leia at o verso 20). 6) Salomo, que foi o homem mais sbio da terra, afirmou. - Honra ao Senhor com os teus bens e com as primcias de toda a tua renda e se enchero fartamente os teus celeiros, e transbordaro de vinho os teus lagares. (Prov 3.9-10).

B) NO NOVO TESTAMENTO.

1) Em Jesus foi restaurado o tempo da graa (que existiu no tempo de Abrao) - e a graa no exclui o dizimar... 2) O Novo Testamento no anula, cancela ou revoga o V.T. apenas modifica ou adiciona... E no alterou a lei do dzimo! 3) Exemplos. O Fariseu da parbola (Lc 18.12) - Os fariseus em geral (Mt 23.23). 4) Levi (=Mateus) recebia dzimos - de quem? Sinal de que era prtica apostlica Hb 7.9 5) Judas Iscariotes era Tesoureiro do colgio apostlico - para qu havia um Tesoureiro? Certamente para recolher dzimos e ofertas! 6) Jesus ratificou a prtica do dzimo. Porque vos digo que, se a vossa justia no exceder a dos escribas e fariseus de modo nenhum entrareis no reino dos cus. - Mt 5.20 Exceder - significa fazer tudo de correto que eles faziam e muito mais. Ai de vs escribas e fariseus hipcritas, pois que dizimais a hortel, o endro e o cominho e desprezais o mais importante da lei, o juzo, a misericrdia e a f. Deveis porm fazer estas coisas e no omitir aquelas. - Mt 23.23 Estas coisas - deveis fazer... ( praticar o juzo, a misericrdia e a f ) e No omitir aquelas = ( o dar o dzimo )

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


7) Dai a Csar o que de Csar, e a Deus o que de Deus - Lc 20.19-26 De Csar - era o imposto De Deus - o dzimo!!! 8) Cristo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque - SL 110.4 - Hb 7.17,21. Melquisedeque recebia dzimos de Abrao... Cristo recebe dzimos dos filhos de Abrao... (ns somos filhos na f de Abrao) 9) Outros textos em que Cristo aprova a contribuio financeira e reprova a avareza. Aprovou a oferta da viva pobre Lc 21.1-4; Lc 11.42; Lc 12.15,22-31,42-44; Lc 16.1,2,10-12; Lc 18.18-23; 29-30; Lc 19.11-27 VI - DESCULPAS INFUNDADAS ( QUE DEUS JAMAIS ACEITAR! )

63

1) NO ENTREGO O DZIMO MAS DOU OFERTAS - Lv 27.30-32 O dzimo santo ao Senhor - A lei no foi revogada! Mal 3.8 diz que quem no dizima rouba a Deus - Uma oferta que menor (no pelo valor!) no subistitue uma dvida maior! O dzimo mais importante! 2) EU ADMINISTRO O MEU DZIMO... - Errado! Est escrito. Trareis Casa do Tesouro Deve ser entregue publicamente na Igreja onde se membro ou participante; 3) NO DOU O DZIMO PORQUE GANHO POUCO - Injustificvel... Sendo o dzimo percentual, ele proporcional... clculo justo, igual para todos (10%). - Jesus no olha apenas o que damos, mas o que nos sobra! (caso da viva pobre, ele percebeu que no lhe sobrou nada!) 4) NO DOU PORQUE NO SOBRA - O Dzimo deve ser primcia para Deus. Deve ser o primeiro pagamento quando recebemos o nosso salrio. Deve ser dado pela f! Deus est em primeiro lugar, e deve ocupar o primeiro lugar na sua vida, e tambm no seu oramento. 5) NO CONCORDO COM A ADMINISTRAO DA IGREJA - Ao entregar o dzimo, o estamos entregando para Deus... - Os Administradores dos recursos de Deus, tero que prestar contas da sua administrao... - E voc prestar contas do que no deu!

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

64

- concordando ou no, devemos entregar o dzimo na igreja onde somos membros ou participantes. VII - UMA TERRVEL VERDADE. Deus no permite que o crente use o dinheiro do dzimo em seu prprio benefcio! Deus promete bnos, mas tambm maldio! Ado quis usar o dzimo do Senhor (A rvore separada por Deus para Ele) - Veja que terrvel punio recebeu! Agora veja as seguintes verdades contidas em Ageu Cap. 1.2-11 . O muito que voc espera se tornar pouco... O dinheiro vai estar sempre faltando na sua vida, no vai render! Deus, com assopro, dissipa o seu dinheiro! como se voc pegasse todo o seu salrio e pusesse em um saco, e, segurando-o pela boca, vai levando a bolada para casa... S que o saco est furado, e o dinheiro perde-se todo pelo caminho. A terra retm seus frutos... O Cu o seu orvalho!

SACO FURADO NA VIDA DO CRENTE ... - mdico, farmcia, hospital, batida do carro, ladro, etc. O dinheiro de Deus em nossas mos maldio! Ele assopra porque nos quer bem... Ele quer nos dar prosperidade - precisamos confiar nEle e ser fiel nos dzimos e nas ofertas. O correto seria termos no culto pblico um Ato exclusivo para entrega de dzimos. As ofertas seriam entregues em outro momento distinto. E, no ritual de entrega dos dzimos, deveramos observar a seguinte ordem. - Primeiro, o Pastor; Segundo, Os Oficiais e demais lderes; Terceiro, a congregao em geral. VIII - BNOS PARA OS DIZIMISTAS Fazei prova de mim se eu no vos abrir as janelas do cu... e derramar bnos sem medida Deus no quer filhos pobres e necessitados! Nossa fidelidade a porta da prosperidade!

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Faa prova, decida ser dizimista a partir de hoje CONCLUSO Se h dvida acumulada (dzimos atrasados) - Ele perdoa! Ele perdoa todos os teus pecados... Mas agora te diz. V, e no peques mais, para que no te suceda mau pior... Faa um propsito de dar o dzimo a partir de hoje! ( e se puder, d tambm os atrasados...)

65

Nota. Em II Cor 9.7 quando Paulo diz cada um contribua segundo propor no seu corao no est falando de dzimos ou de contribuies para Deus em geral, e sim de esmolas que eram recolhidas para os pobres de Jerusalm.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


DIZIMOS E OFERTAS

66

O Dzimo a Deciso de Deus em Abenoar o Meu Patrimnio. A Oferta a Minha Deciso em Abenoar o Patrimnio de Deus Sem dvida o tema crucial desta gerao a fidelidade. Hoje vivemos o desafio mais do que nunca, de estarmos firmados em princpios estabelecidos nas Escrituras. E numa sociedade do ficar sem compromisso, precisamos analisar quantas pessoas hoje tambm, ficam com Deus, ficam fieis, ficam na igreja, ficam nas clulas, na Viso Celular, etc. E nesta pauta de fidelidade, comeamos pelo princpio de dar a Deus aquilo que lhe devido. "Dzimos e Ofertas" - Parte I" O Dzimo a Deciso de Deus em Abenoar o Meu Patrimnio. A Oferta a Minha Deciso em Abenoar o Patrimnio de Deus Sem dvida o tema crucial desta gerao a fidelidade. Hoje vivemos o desafio mais do que nunca, de estarmos firmados em princpios estabelecidos nas Escrituras. E numa sociedade do ficar sem compromisso, precisamos analisar quantas pessoas hoje tambm, ficam com Deus, ficam fieis, ficam na igreja, ficam nas clulas, na Viso Celular, etc.

E nesta pauta de fidelidade, comeamos pelo princpio de dar a Deus aquilo que lhe devido. 1. Dando Conforme as Suas Posses. H pessoas que s descobriro o quanto so ainda insubmissas e carentes do tratamento de Deus, quando tratamos com elas sobre finanas. A Bblia narra a situao de um homem que vem at a Jesus, perguntando-lhe o que devia fazer para ter a vida eterna. E Jesus lhe apresenta o fundamento da Lei de Moiss. Ao que ele diz. - tudo isto tenho observado desde minha infncia. No difcil ser religioso e caminhar assim uma vida toda, contudo Jesus passa a tratar de um assunto que para aquele homem e muitos hoje, prefervel se fugir dele do que enfrent-lo de frente. Jesus fala com ele sobre finanas (Mateus 19.21). Jesus lhe diz. ... Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e d-o aos pobres, e ters um tesouro no cu; e vem, segue-me. Interessante esta colocao de Jesus. Se queres ser

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

67

perfeito. Perfeio de uma obra processual, e muitos desviam-se desta rota. O que falta a algum quase perfeito? A coragem para trabalhar as suas imperfeies. mais fcil fugir e viver uma vida em fuga, do que submeter-se ao processo de Deus em nossas vidas. mais fcil mudar de Igreja do que mudar a atitude! mais fcil encontrarmos alguma coisa para descordarmos, como fez aquele moo, no concordo com esta viso de Jesus a respeito dos pobres. Mas em seu ntimo o sentimento que nutria, era o da incontinncia, a incapacidade de se submeter a uma palavra de Jesus. Est sndrome de Jonas sempre calada de argumentos de uma teologia pessoal. A Bblia nos ensina no Primeiro Testamento, a darmos conforme as nossas Posses. Levtico 14.30 Oferecer uma das rolas ou um dos pombinhos, segundo as suas posses (ainda Lv.27.8; Dt.16.17). Aqui no era de acordo com a receita e sim, de acordo com o patrimnio. Esdras 2.69 Segundo os seus recursos deram para o tesouro da obra, em ouro sessenta e uma mil drcmas, e em prata cinco mil arrteis, e cem vestes sacerdotais (ainda Ne.5.8). Este princpio parece continuar no Segundo Testamento, em Atos 11.29 diz. Os discpulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmos que moravam na Judia; Paulo ir dizer em 2 Corntios 8.12 Porque, se h boa vontade, ser aceita conforme o que o homem tem, e no segundo o que ele no tem. 2. Por qu Damos Segundo as Nossa Posses e No Segunda a Nossa Receita. Porque estamos falando daquela parte que ficou comigo depois que separei e entreguei o dzimo ao Senhor. E muito fcil para ns nos comprometermos com nossos interesses pessoais, familiares e patrimoniais de tal forma que no nos sobre mais nada. E a, sempre poderemos dizer. eu no tenho. Como vemos na experincia de Barnab e dos irmos em Jerusalm e tambm em Corinto eles davam aquilo que possuam. E, em muitas vezes davam tudo isso. 3. A Oferta No Tem o Propsito de Lhe Falir. A oferta a nossa avaliao da gratido que h em nosso corao pelas bnos que recebemos. Dt.16.17 diz. Cada um oferecer na proporo em que possa dar, segundo a bno que o Senhor seu Deus lhe houver concedido (Leia Mt.5.42).

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

68

4. A Oferta No Me d Direito a Ostentao ou Reivindicaes Pessoais. Mateus 6.3 diz. Tu, porm ao dares a esmola, ignore a tua esquerda ao que fez a tua direita; esmola o termo bblico de socorro ao necessitado, e no as sobras que desprezamos. 5. A Oferta Fala da Espontaneidade do Meu Corao. Jesus diz em Mt.10.8 Curai os enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demnios; de graa recebestes, de graa da (Leia Lc.6.38, 12.33). Como o corao prega peas em algum que furta do Senhor aquilo que dele! Judas que roubava exatamente nas ofertas, parecia querer ensinar a Jesus como deveriam ser aplicadas as finanas em seu ministrio. Ser espontneo ser voluntrio, tomar iniciativa ter a sensibilidade de ser usado por Deus em um propsito de socorro. 6. A Oferta Aponta Para a Nossa Liberalidade. Paulo diz em Romanos 12.8. ou o que exorta, faa-o com dedicao; o que contribui, com liberalidade; o que preside com diligncia; quem exerce misericrdia, com alegria. Deus ama ao que d com alegria 2 Corntios 9.7 diz. Cada um contribua segundo props no seu corao; no com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que d com alegria. Quando deixamos que os princpios do mundo entrem em nosso corao, em lugar dos princpios da Palavra, o dar sempre ser um constrangimento doloroso. 7. A Oferta Semanal. Em Israel, a renda era estabelecida por perodos de colheita,a nesta ocasio havia outras ofertas especiais. Independentemente a isto traziam semanalmente suas ofertas ao Senhor. Este princpio permanece com a Igreja no Segundo Testamento, Paulo diz em 2 Corntios 16.2 No primeiro dia da semana (domingo) cada um de vs ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e v juntando, para que no faam coletas quando eu for. Aqui parece estar claro que a oferta est relacionada prosperidade, e tambm que Paulo no deseja ouvir aqueles apelos dramticos, por conta da insensibilidade de alguns. Na Igreja o princpio da oferta era to extraordinrio, que a infidelidade, a mentira, avareza, foram condenadas pelo bito (At.5.1-11). Ananias e Safira morreram, no por deixarem de entregar o dzimo,mas

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

69

por mentirem ao Esprito Santo e a Deus acerca de sua prosperidade, tentando entregar uma oferta mentirosa. Ananias morre por causa da infidelidade, Safira por causa da omisso. Esse esprito que tem levado muitos ao bito, no pode encontrar legalidade em sua vida. Cerca de 60% do ensino de Jesus dedicado s finanas. Judas preferiu abandonar o convvio dos 12 e ao ministrio, e trair ao Senhor, por conta de sua avareza. O moo rico, preferiu pensar nesta vida, em lugar do tesouro nos cus e, tambm foi embora. Ananias e Safira enfrentaram o bito por conta de seu egosmo. Lembre-se que eles no foram obrigados a dar, isto sempre ser uma deciso de nossa liberalidade.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

70

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Dzimo - Ser doutrina neotestamentria ? (CC) Estar a lei do dzimo em vigor no Novo Testamento ?

71

Tratando-se dum assunto um tanto polmico, que tem dividido as opinies, pois uns defendem que a lei do dzimo est em vigor, pelo que, quem no der sua igreja 10% do seu vencimento est a roubar a Deus, enquanto outros defendem que, tratando-se duma lei do Velho Testamento, est revogada assim como toda a velha Lei. Decidi abordar o problema, com a inteno de ajudar quem tiver interesse no assunto, ou quem no tenha oportunidade de ouvir as duas opinies para poder tirar as suas concluses. Tencionava inicialmente, pedir a duas pessoas conhecedoras da Bblia, mas de opinies contrrias, que pusessem por escrito as suas opinies, mas, em vez disso, resolvi publicar a seguinte srie de cartas, que teve origem num artigo duma revista evanglica, que apresento em primeiro lugar, seguido da minha carta, em que reajo a esse artigo, seguindo-se uma troca de cartas sobre o assunto, com um Pastor que teve a amabilidade de compilar uma grande quantidade de argumentos a favor do dzimo nos nossos dias. Embora tenha ideias divergentes desse Pastor com quem contactei, penso que ele fez um bom trabalho, compilando todos os argumentos de quem defende a doutrina do dzimo nos nossos dias, e f-lo sempre de forma digna, utilizando linguagem correcta, pelo que optei pela divulgao destes documentos, que esto por ordem cronolgica embora fossem ligeiramente alterados ao suprimir partes que continham assuntos pessoais e no diziam respeito ao assunto de que estamos a tratar. Agradecemos a sua colaborao, se puder acrescentar mais algum argumento, pr ou contra a doutrina do dzimo no Novo Testamento, com a sua autorizao para o divulgar nesta pgina, utilizando somente argumentos bblicos e no testemunhos pessoais. Nesse caso, ter de voltar pgina principal e carregar no meu E-mail, para me enviar a sua colaborao. Camilo - Marinha Grande.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Introduo - Dar ! ....... No dar ? ........ (Artigo publicado numa revista evanglica)

72

I - O Dzimo est na lei de Deus. 1.300 anos antes de Cristo. Deus ordenou que seus filhos trouxessem o Dzimo, oferta alada, oferta voluntria, holocaustos e outros votos, ao lugar de culto. Deuteronmio 12.5/6, 12.11; 14.22. II - O Dzimo est nos profetas. 800 anos mais tarde, ou 500 anos antes de Cristo. O profeta do Senhor confirma e actualiza a lei, no s em relao ao Dzimo, mas tambm sobre ofertas aladas, dizendo mesmo ser roubo no pag-los e declarando, em nome do Senhor, haver maldio ao infractor. Malaquias 3.7/10. III - O Dzimo est nas palavras de Jesus Cristo. 600 anos aps o profeta e 1.300 depois da lei, Jesus Cristo, nosso nico mestre Mateus 23.7/10, confirma a lei e os profetas, e afirma que NINGUM DEVE DEIXAR DE PAGAR O DZIMO. Mateus 23.23; Lucas 11.42. Portanto, deixar de pagar o Dzimo ir de encontro Palavra de Cristo, desobedecer a Cristo, discordar de Cristo, renegar o ensino de Cristo. IV - O Dzimo est antes da Lei. 2.000 anos antes de Cristo e 700 anos antes da Lei. Abrao, o patriarca, pagou o Dzimo de tudo ao sacerdote Melquisedec, rei de Salm, rei da Justia. Hebreus 7.1/2; Gnesis 14.18/20. V - O Dzimo est em vigor at a volta de Cristo. Jesus Cristo sacerdote segundo a ordem de Melquisedec o qual recebeu Dzimo, e no segundo a ordem levtica. Os filhos de Levi tm ordem, segundo a Lei, de tomar Dizimo, do povo isto , dos seus irmos Hebreus 7.5. Estes, certamente tomam dzimos homens que morrem. ali, (Jesus Cristo, o qual toma Dzimo tambm). Aquele de quem se testifica que vive" Hebreus 7.8. Pelas palavras do escritor da carta aos Hebreus, 60 anos depois da palavra de Cristo, vemos o Dzimo pertencendo ao sacerdcio de Levi e ao sacerdcio de Melquisedec, e Jesus segundo a ordem de Melquisedec Hebreus 7.21, isto sacerdote eterno Hebreus 7.24, cujo sacerdcio est at hoje e para sempre. O Dzimo segundo Hebreus captulo 7, foi antes do sacerdcio levtico, durante o

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

73

mesmo e continua depois do mesmo; mandamento portanto da lei e da graa. da velha e da nova dispensao de que Cristo o Sumo Sacerdote. Logo o Dzimo mandamento de Deus, para todos seus filhos, em vigor, at volta de Cristo. CONCLUSO. Quem no paga o Dzimo porque no concorda com Cristo e Sua Palavra. Quem no paga o Dizimo no ama a Cristo, Joo 14.21/24; 15.14, pois o melhor modo que Nosso Senhor achou para seus discpulos contriburem. Quem no paga o Dzimo sofrer o que est escrito em Mateus 7.21/27; I Corntios 16.22.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


1 carta Exmo. Pastor ....................

74

Recebi o ltimo nmero da sua publicao .................Por discordar da sua doutrina, decidi devolver. No entanto, pelo respeito que o Pastor me merece, pois penso que est a fazer trabalho til para o Senhor, decidi escrever estas linhas. Embora nem sempre me manifeste, quando so pormenores secundrios, j o mesmo no acontece quando se trata de pormenores doutrinrios importantes como o caso presente. Refiro-me ao artigo Dar !.... No Dar ? .... Em que se pretende pr em vigor a lei do dzimo nos nossos dias. Nesse ponto, tenho de reagir, no com o vigor com que o faria o autor das carta aos Glatas, mas com as fracas possibilidades que tenho. Segundo os claros ensinos das epstolas paulinas, em especial Glatas 5.18 e Filipenses 3.9 o crente cristo no est debaixo da lei que foi dada ao povo de Israel. Se o assunto em questo duma maneira geral a contribuio e o dzimo em particular, entendo que uma abordagem sria e honesta do assunto deveria comear pelo estudo das passagens didcticas sobre a contribuio neotestamentria com por exemplo I Corntios 16.1/2, II Corntios 8.1/3 ( ... deram voluntariamente), II Corntios 9.7 (..nem por constrangimento..), Filipenses 4.14/16. Quero tambm mencionar as concluses da Assembleia de Jerusalm sobre o nosso caso, isto , sobre o crente gentio em face da lei judaica. Actos 15.4/5, Actos 15.19/20. Estas so as passagens que deveriam ser consultadas de acordo com as boas regras da hermenutica, e no encontro nelas qualquer referncia ao dzimo. No sei em que que se baseiam para afirmar que pelo facto do dzimo ser anterior Lei de Moiss no se deve considerar revogada por Cristo. Se aceitar o vosso argumento de que o dzimo est em vigor por ser anterior a Moiss, ento tambm pelas mesmas razes a poligamia est em vigor por ser anterior a Moiss. E que diremos da escravatura que era anterior a Moiss embora este a tivesse incorporado nas suas leis xodo 21.2/4

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

75

No quer isto dizer que eu defenda a poligamia ou a escravatura, mas simplesmente que no posso aceitar a lgica sugerida no vosso artigo. Quando s passagens apresentadas, Mateus 23.23 e Lucas 11.42 quero comentar o seguinte. Trata-se de versculos isolados, arrancados ao seu contexto. Para se fundamentar uma doutrina, deve-se procurar uma passagem escrita com a inteno de doutrinar sobre o assunto. Ora o desgnio ou objectivo destas passagens no de maneira nenhuma o ensino do dzimo, porque. 1. A ocasio no era prpria, pois Cristo no estava a falar para os seus discpulos, 2. As pessoas a quem Cristo se dirigia eram dizimistas escrupulosos no sendo pois necessrio ensin-los a dar o dzimo. 3. Cristo no elogiou os dizimistas, mas at os chamou de hipcritas. 4. Os fariseus estavam sob a Lei. Deveriam portanto dar o dzimo, guardar o sbado, praticar a circunciso e todos os rituais do V. T. Queria colocar ainda a seguinte questo? Se todos os portugueses fossem evanglicos e dizimistas, seria aceitvel que 10% do rendimento bruto nacional fosse entregue s igrejas ? Pelos dados estatsticos de que disponho, admito que estejam um pouco desactualizados, Portugal gasta cerca de 9% do oramento do estado com a sade e segurana social (construo e manuteno de hospitais, apoio infncia, terceira idade e deficientes), 8% com a educao (escolas e universidades, cultura e investigao), 5% com os servios de administrao (funcionalismo, representaes diplomticas e modernizao da nossa organizao) .... No seria um escndalo uma verba superior a essas para as igrejas ? No me diga que nesse caso as igrejas se iriam dedicar beneficncia e instruo em substituio do Estado ... Aceito que haja quem defenda tal situao, mas no prescindo de afirmar que no esse o modelo de sociedade que defendo para o nosso pas.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


Que se fale no dzimo do Velho Testamento. Que se apresente o dzimo como um incentivo. At a tudo bem.

76

Mas desde o momento em que se coloque uma lei do V.T. em vigor, seja ela do dzimo, da circunciso, do sbado (ou do domingo), penso que os irmos ultrapassaram a fronteira entre o genuno Evangelho e as ideias judaizantes. A partir desse momento no me posso identificar convosco, razo porque me sinto obrigado a devolver-lhe a revista que me enviou. Com os melhores cumprimentos. Camilo

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


2 carta Estimado Irmo.

77

A sua carta aqui recebida em 6 do corrente, e em que faz uma apreciao ao artigo Dar !... No dar ?... publicado no nosso boletim ............ em Maio, mereceu-nos a maior ateno e suscitou em ns de imediato, duas observaes. Primeiro, o artigo no nosso; foi transcrito de um livreco (que por puro lapso no foi enunciado), pertence a um autor da Igreja Evanglica do Brasil, e foi publicado naquelas condies, simplesmente por falta de oportunidade da nossa parte para, rapidamente, para aquele boletim, produzirmos um texto mais prprio, j que por fora das circunstncias, somos ns somente quem pode produzir os imensos textos que regularmente se usam nesta Casa. Como segunda observao, vincamos que no essencial estamos de acordo, j que no penltimo pargrafo da sua carta o Irmo admite que se pode falar do dzimo e us-lo mesmo como um incentivo. Para ns, o dzimo, como verificar adiante, de acordo com as Escrituras, estudadas ampla a coerentemente, uma lei da propriedade, ensinada por Deus nos primrdios da raa, de valor perptuo, mas no o conceito mais alargado de contribuio, e ainda mais largo, da mordomia, vinculados pelas Escrituras. Posto isto, a argumentao que permeia a carta o reflexo de uns ensinos muito populares entre alguns evanglicos, mas que no representam qualquer escola ou linha de pensamento sria e abalizada, que no tem produzido os melhores resultados no campo da mordomia, e, por isso, nos entristece muito, mas que ns, com facilidade, pelas Escrituras desmontaremos. Em referncia s passagens paulinas de Glatas 5.18 e Filipenses 3.9, so passagens isoladas e que nada tm a ver, directamente, com o dzimo ou a contribuio e, desse modo, contrariam os critrios por si estabelecidos, de uma boa hermenutica e de no usar passagens isoladas ainda que esse no seja o problema maior. O equvoco maior est na definio do que a lei e o estar ou no debaixo da lei. Com efeito, a ideia popular que tudo que provem do V.T. Lei; o que provm do N.T. Graa. Outra ideia

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

78

popular mas mais prxima do equilbrio da Verdade, a que divide a Lei em dois sectores. assim, a Lei Cerimonial reuniria as cerimnias, as leis civis; a Lei Moral, os princpios espirituais permanentes. Neste segundo sentido, o Sermo do Monte, o maior de sempre, a reinterpretao da Lei, por Jesus, e da qual Ele disse que no veio abrogar, mas cumprir, Mateus 5.17/18. Jesus cumpriu a Lei em quatro sentidos. guardando-a perfeitamente segundo a vontade do Autor, Joo 8.29; transformando a sombra na realidade, sobretudo no aspecto cerimonial, Hebreus 9.12; estendendo-a a todos os povos e culturas, Marcos 3.1/6; exaurindo as suas penas, Colossenses 2.14. Alm do muito mais, o carcter permanente dos valores espirituais da Lei, verifica-se no facto de os dez mandamentos do Declogo estarem todos includos nos ensinos do N.T., com excepo nica do Sbado, ainda que este haja dado lugar ao Descanso de Deus, Hebreus 4.3, Hebreus 4.9/10. As duas passagens primeiro citadas, de Paulo, esto num contexto da sua controvrsia com os judaizantes, em que ele vinca o carcter nico da justificao pela f, com base na graa, pelo que, de acordo com o seu critrio de no se utilizarem textos isolados e no correspondentes ao assunto em causa o Dzimo - e que utiliza na sua argumentao sobre a interpretao de Mateus 23.23, no podem ser interpretadas como uma excluso dos valores espirituais permanentes da Lei. At por que para Paulo A lei santa. e o mandamento, santo, justo e bom, Romanos 7.12; e a justia do preceito da lei cumpre-se na vida daqueles que andam segundo o Esprito, Romanos 8.4. O cristo no est debaixo da Lei apenas no sentido que esta seja o meio da sua justificao a santificao. O USO DO TERMO LEI NO N.T. E POR PAULO. a referncia comum entre os Judeus era, certamente, ao sistema de leis de Moiss. Mas, as controvrsias de Paulo foraram-no a refutar os seus oponentes na sua prpria base e a usar o termo com outras nuances. Como, por exemplo, na definio de filhos de Abrao como equivalente a participantes no concerto, Glatas 3.6/9; ou em, aquele que observar os seus preceitos (da lei), por eles viver, vr.12; ou ainda, a lei no contrria s promessas v. 21.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

79

Segundo, Romanos 2.12/16, declara que a lei no de todos os homens, mas h um sentido em que a mesma est em todos, v.14. e que os que praticam a lei ho de ser justificados, v.13, significando que, no julgamento actual, so aprovados. H muitas outras nuances que aqui no podemos agora tratar. Para Paulo, NOMOS, era, salvo raras excepes, a vontade revelada de Deus, e a referncia primria do termo, era a revelao dessa vontade no V.T., quer em estatutos passageiros, quer em princpios ticos permanentes. Demonstremos. 1-Um estatuto; Neemias 10.51; xodo 12.49; Levtico 6.9; Romanos 7.2b; Hebreus 8.10; Hebreus 10.16; 2-Lei divina, a vontade geral de Deus. facto concreto, regime histrico; lei divina sem referncia sua expresso; Romanos 2.13; lei divina como um sistema puramente legalista, Deuteronmio 27.26; Glatas 3.10/15, em estreita relao com outros significados; lei divina como princpios ticos, centralizada no amor, Mateus 7.12; Mateus 5.17/18; Lucas 16.17; Glatas 5.14; e, talvez, Romanos 7.22/23b, Romanos 7.25a; Glatas 5.23; Glatas 6.2, seriam classificados aqui, ou no ponto 2. 3-Por metonmia, os livros que contm a lei; 4-Lei, sem referncia origem ou autoridade; Actos 7.15; Romanos 7.1/2; I Timteo 1.9, etc.; 5-Fora ou tendncia; Romanos 7.21/25; Romanos 8.2. (2). ANTINOMISMO O RESULTADO DO ABANDONO DA LEI. a justificao no pode conduzirnos a uma "graa barata". A parbola de Jesus do Credor Incompassivo, Mateus 18.23/35, mostra claramente que aqueles a quem Deus cancela os pecados, tm obrigaes para com Ele. O Antinomismo (contra-anti; a lei-nomos), equivalente a libertinagem, trata dos que pensam que a graa to abrangente que todo o esforo para fazer o que Deus manda desnecessrio e at errado. Paulo tinha esse erro em mente ao escrever Romanos 6. Ao desprezar a Lei faz com que ela no tenha nenhuma funo legtima. Na antiga aliana a Lei compungia a conscincia a buscar refgio no Evangelho. Assim pensava Calvino. (3).

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

80

Como disse M.Lloyd-Jones. Se a graa que voc recebeu no o ajuda a guardar a lei, voc no recebeu a graa. (4) A obrigao que o Antinomismo desconhece o preo da libertao, Mateus 18.23/24. No satisfaz as condies do relacionamento pois o amor de Cristo constrange, II Corntios 5.14. Os antinomistas adoptam a posio extremada dos dispensacionalistas que negam a necessidade de arrependimento ou mudana tica de comportamento ao se aceitar a salvao em Cristo. Uma vez pressuposto que o Sermo do Monte no descreve a vontade de Deus para a Igreja de hoje, nega-se a responsabilidade de tentar viver de acordo com as suas ordenanas. O arrependimento que Deus quer - dizem - sinnimo de f, Dr. Charles Ryrie, Dallas. A lei nada acrescenta graa, a no ser confuso e contradio, Chafer. O arrependimento um acrscimo falso graa; quer dizer mudar a mente, no a vida! Dr. Ryrie. No podem esquecer que Lucas escreveu, alm de Actos, o Evangelho, incluindo nele o Sermo da Planura, 6.17-49. Simo o Mgico creu mas no se arrependeu e foi rejeitado, Actos 8.21/23. Ler ainda Actos 17.30/31; e Actos 26.19. Professar a f pode ser um acto apenas intelectual; no chegar a ser f salvadora, Tiago 2.14/24. Entende-se como acreditar apenas nos factos bblicos, como sucede muitas vezes com filhos de crentes educados nas Escolas Dominicais. Desse modo, quase toda a gente estaria salva! Paulo ensinou aos corntios que baptismo nas guas no garante a salvao; que necessria a mudana de comportamento, I Corntios 10.1/13. O Evangelho algo que deve ser obedecido. Romanos 10.16; II Tessalonicenses 1.8. Os romanos obedeceram, Romanos 6.17. Uma teologia que apresenta a graa sem arrependimento no verdadeira. O Antinomismo depende de uma graa barata em lugar de uma graa transformadora Romanos 5.5, o amor; a fome pela justia, Mateus 5.6; a busca do reino, Mateus 6.33; crescer na obedincia produz comunho, I Joo 1.4/7. O Cristianismo verdadeiro no pode existir com base numa graa to leviana que o cristo no a valorize. Mas, a graa verdadeira no pode ser desviada, como C.F.D.Moule escreveu.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

81

Um dos resultados do confronto que Paulo teve com J.C. como a incorporao do amor de Deus uma nova atitude quanto observncia da lei. Ele entendeu que somente quando algum justificado por Deus pela resposta da f graa antecedente que se torna possvel cumprir as demandas reais da lei formuladas em termos do esprito e no da letra ... Uma f genuna muda o comportamento e conduz obedincia. (5) PASSAGENS DIDCTICAS SOBRE A CONTRIBUIO NEOTESTAMENTRIA I Corntios 16.1/2. esta passagem no necessariamente uma de ensino da contribuio para a sustento da Igreja, do Culto, do Ministrio; antes, relativa beneficncia para os crentes pobres da Judeia, como aparece em outras escrituras. Contm, entretanto, elementos valiosssimos para a teologia da Mordomia, nomeadamente o princpio da proporcionalidade, que est na base do Dzimo, aqui no expresso mas subentendido, na frase conforme a sua prosperidade. Esta expresso no sustenta a prtica de qualquer cristo contribuir com qualquer coisa! II Corntios 8.1/3. do mesmo modo o objectivo deste ensino a beneficncia para os cristos aflitos pela crise na Judeia, destacando-se, entretanto, o princpio bsico de que aqueles que contribuam no o faziam da sua fartura, muito ao contrrio, de muita prova de tribulao e da extrema misria. Destacam-se tambm a graa, a abundncia de alegria, a generosidade, a voluntariedade. Mas, quem diz que o Dzimo no pode ser entregue com estas mesmas qualidades ? II Corntios 9.7. uma vez mais, as ofertas para os cristos pobres da Judeia so feitas com presteza, 2, esto preparadas com tempo, 3, com zelo, 3, com generosidade e no avareza, 5, segundo o princpio da proporcionalidade, 6 e, sem constrangimento mas com alegria, 7. Todas estas qualidades so sustentadas por aqueles que criam a disciplina de calcular, separar e entregar os dzimos de todos os seus rendimentos e no por aqueles que tiram uma moeda qualquer, apressada e inconscientemente do bolso quando passa o saco da colecta ! Filipenses 4.14/16. esta passagem, que preciosa, no acrescenta algum elemento novo, registando o cuidado dos Filipenses pelas necessidades de Paulo, que eles satisfizeram o bastante, no o mnimo.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

82

preciso referir aqui que estes textos nada dizem contra a prtica do Dzimo, e tambm que estas no so as nicas passagens sobre contribuio, havendo dezenas de muitas outras, que precisam igualmente de ser interpretadas. AS CONCLUSES DA ASSEMBLEIA DE JERUSALM A Igreja vivia um perodo de transio, como se releva em Actos. Judaizantes que desceram de Jerusalm para Antioquia ensinavam que os gentios conversos deviam sujeitar-se Circunciso. Os Irmos nascentes, com Paulo e Barnab, resolveram que estes dois e outros subissem Igreja em Jerusalm para dirimirem ali este diferendo. A Igreja decidiu por pleno acordo, recomendar-lhes, por epstola, que se abstivessem das coisas sacrificadas aos dolos, do sangue, da carne sufocada e das relaes sexuais ilcitas, A primeira e a ltima referem-se a valores permanentes; a segunda e a terceira a prescries cerimoniais. Mas, nem aqui a Dzimo revogado. Convm notar bem o que a texto de Actos 15.28 diz. ... pareceu bem ao Esprito Santo e a ns no vos impor maior encargo.... H alguma coaco, alguma disciplina, alguma limitao, alguma norma. Porque o estar no debaixo da Lei, mesmo no N.T., no estar sem lei alguma ! E haveria que adicionar expresses do N.T. tais como, os mandamentos de Deus, os mandamentos de Jesus e outras. O DZIMO ANTERIOR LEI E NO FOI REVOGADO POR CRISTO As duas instituies citadas da Poligamia e da Escravatura, como pretensos paralelos, no tm razo de ser, j que so instituies pertencentes ao foro cvico, enquanto o Dzimo pertence ao fora religioso, alm de se basearem em valores rejeitados quer no Velho quer no N.T., enquanto que o Dzimo como princpio da propriedade, permanente, nunca aparece revogado em qualquer Escritura. Como valor permanente, no foi revogado, como outros, tais como a f, a justia e a misericrdia, igualmente anteriores Lei, no foram tambm revogados. Os Pais da Igreja Ireneu e Clemente, Tertuliano, ligavam a rejeio da oferta de Caim com o Dzimo, ensinado por Deus e traduziam Gnesis 4.6/7, ....Se todavia procederes mal ..., como, Mas no a dividiste rectamente significando, segundo Tertuliano, que ele no deu o dzimo das primcias. E, mais

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

83

tarde o escritor aos Hebreus, que leria na Septuaginta o V.T., comentava as ofertas de Caim e Abel, dizendo que este ofereceu a Deus um mais abundante sacrifcio do que Caim, Hebreus 11.4. (6/7) Alm de ser muito anterior Lei, os Israelitas entregavam trs Dzimos, no um s ! O primeiro Dzimo, Dzimo do Senhor, Dzimo para os Levitas, que estes, por sua vez, partilhavam com os Sacerdotes, Levtico 27.30/33; Nmeros 18.21/30. O segundo, o Dzimo do Festival, Deuteronmio 12.5/28; Deuteronmio 14.22/29; Terceiro, o Dzimo dos Pobres, s de trs em trs anos, era armazenado para a Ano Sabtico, de sete em sete anos, e dedicado aos Levitas, aos pobres, vivas e rfos. Se assim era sob a Lei quanto mais deveria ser sob a Graa !!! Deuteronmio 26.12/15. O DZIMO NO NOVO TESTAMENTO McConoughy, erudito bblico e histrico, diz que Em todo o mundo pago antigo se reconhecia Divindade o direito dcima parte dos bens. E no N.T. ele no referido mais fortemente porque todos, Judeus e Gentios, o entregavam. Como prova disso est que nem Jesus nem os Apstolos tm de repreender os Cristos por faltarem na entrega dos Dzimos, pelo contrrio, eles so zelosos, Actos 21.20. Mas, no N.T. h muitas referncias ao Dzimo, umas directas, outras por metfora, e ainda subentendidas. Referindo-se aos fariseus, Jesus disse aos discpulos. Fazei, pois, e guardai tudo quanto eles vos disserem ..., Mateus 23.1/3, o que inclua o Dzimo; Jesus no os censurou por darem os Dzimos. Sem omitir aquelas refere-se a dizimar a hortel, o endro e o cominho; enquanto deveis, porm, fazer estas coisas, refere-se aos preceitos mais importantes da lei, a justia, a misericrdia e a f, em Mateus 23.23; censurou, sim, por negligenciarem estes ! Tratando do sustento do Ministrio da Palavra na I Corntios 9.4/14, Paulo usa uma poro de metforas, muito expressivas e refere-se aos sacerdotes e levitas no v.13, os quais, indefectivelmente, eram suportados pelos dzimos, apelando, inclusivamente, antes, autoridade da Lei no v.8; De Cristo, diz o autor de Hebreus que, como anttipo de Melquisedec recebe dzimos aquele de quem se testifica que vive, Hebreus 7.4/10, ver v.8. Fica demonstrado inequivocamente que o Dzimo foi ensinado e praticado

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

84

no N.T., e que os Cristos Primitivos iam muito alm do Dzimo; Nenhum deles dizia que coisa alguma era sua prpria ..., Actos 4.32/35. TODOS OS PORTUGUESES EVANGLICOS E DIZIMISTAS? Esta ltima questo da sua estimada carta inconsequente, porque no h pas algum onde todos os habitantes sejam evanglicos. A concluso errada porque as premissas o so tambm. 10% do rendimento bruto nacional para as Igrejas? A questo importantssima, mas o espao no a comporta. Sempre temos lido e estudado que os graves problemas da fome, das injustias da no evangelizao dos Povos No Alcanados, seriam totalmente resolvidos se todos os Cristos dessem os seus dzimos. Quanto questo de a beneficncia e a instruo pertenceram Igreja ou ao Estado, poltica; ultrapassanos. Contudo, declaramos que em toda a Histria da Redeno, o amor ao prximo, a generosidade a justia, sempre tiveram lugar, e disso h nobres exemplos. Vou ter o prazer de lhe enviar o livro .......... que espero, cimentem ainda melhor a nossa amizade. (1) Lei, Shed, 20-26. (2) Comentrio Internacional, Burton, 443-450 (3) Calvino, Intitutas, Vol.II,II,9. (4) Richard Alderson, 30. (5) Lei, Shedd, 28-34. (6) O Dzimo, Arthur Brown. (7) F. B. Westcott.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


3 Carta

85

Prezado Pastor ............ Recebi h dias a sua estimada carta, juntamente com o livro ....... Ainda no tive tempo de ler o livro nem os apontamentos, pois parto nos prximos dias para o Algarve onde vou em servio, mas quero desde j escrever para lhe agradecer a sua carta e o tempo precioso que deve ter certamente distendido para a escrever. A maior parte dos argumentos apresentados j eram do meu conhecimento. Concordo com a sua afirmao de que no essencial estamos de acordo. Certamente que o crente se deve esforar por contribuir o mais liberalmente possvel, tendo em vista o crescimento das igrejas e a sua autonomia em relao ajuda exterior, pois a autonomia administrativa nunca poder funcionar eficientemente enquanto as nossas igrejas estiverem to dependentes do exterior. Onde discordo, e no posso colaborar, na maneira com tal contribuio incentivada, apelando-se para a lei do Velho Testamento e no para a espontaneidade dos crentes. Sem entrar em pormenores, vejo que ambos lemos o Novo Testamento com mentalidade diferentes. Eu continuo a afirmar que no h passagens no N.T. em que Cristo ou algum dos seus discpulo tenha posto em vigor a lei do dzimo, e a sua carta veio confirmar esta afirmao, pois se houvesse uma tal passagem, certamente o Pastor a teria mencionado. O Pastor ........... prova com as passagens que menciona, que no h passagens no N.T. em que o dzimo seja revogado. De facto, no h passagens a revogar o dzimo no N.T., nem tal faria sentido. Como afirmei na minha carta, se aceitar o dzimo porque no foi revogado no N.T., teria de aceitar tambm a escravatura, a obrigao dos cunhados das vivas que no tivessem filhos Deuteronmio 25.5/10 e a poligamia, pois tambm no h passagens a revogar estas leis.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

86

No aceito a sua explicao de que estes exemplos pertencem ao foro cvico enquanto o dzimo ao foro religioso. No V.T., no vejo que seja sustentvel esta diviso, pois estava-se numa sociedade cvicoreligiosa. Os levitas eram sustentados pelos dzimos. E que funo tinham eles ? No eram simplesmente funes religiosas, tinham funes que nos nossos dias competem aos tribunais, ao delegado de sade (exame dos leprosos) etc. Quanto sua referncia a Mateus 23.3, embora com todo o respeito, discordo que seja uma aluso ao dzimo, pois no s no est de acordo com o contexto, como o Pastor transcreveu s parte desse versculo, que nesta traduo diz. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas no faais conforme a suas obras, porque dizem e no praticam. Uns versculos mais adiante (vr.23) Cristo volta a referir-se aos fariseus, dizendo que eram dizimistas escrupulosos. Se considerarmos esta passagem como passagem didctica sobre o dzimo, teria de concluir que Cristo proibiu o dzimo, porque os fariseus o davam! Penso no entanto, que o objectivo desta passagem era a censura dos fariseus e nada tem a ver com o ensino do dzimo. Como lhe disse, ainda no li os seus apontamentos, escritos h alguns anos. Li somente a carta, embora tencione voltar a ler mais atentamente quando regressar a casa. .................................. Termino com os meus agradecimentos pelo livro que me ofereceu e pelos seus apontamentos, que so para mim, tanto mais valiosos por representarem opinies diferentes da minha. Tenho por norma ler tudo, embora tal no signifique necessariamente a sua aceitao ...................... Saudaes fraternais em Cristo Camilo

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


4 Carta

87

Prezado Pastor ................. A minha ltima carta do dia 27 do ms passado foi escrita logo que recebi os seus apontamentos e o livro que fez o favor de me enviar, pois segui no dia seguinte para o Algarve em viagem de servio. Agora, depois de ler com mais vagar a sua carta, resolvi voltar a escrever-lhe, pedindo ao Senhor que o ajude a ultrapassar as ideias preconcebidas para que possa efectuar um exame imparcial das Sagradas Escrituras. Vejo que a minha carta foi transcrita no nmero 55 da sua publicao ......................., embora omitindo o meu nome. Por mim indiferente. No me importo que o meu nome seja mencionado, pois assumo a responsabilidade do que escrevo. Quero no entanto felicit-lo pela atitude de abertura que manifestou ao publicar a minha carta na .................., carta em que discordo da sua posio sobre a doutrina do dzimo nos nossos dias. Concordo que no essencial estamos de acordo. Conheo as dificuldades das igrejas e sou certamente a favor da contribuio dos crentes. O problema no esse, como o Pastor compreendeu, embora muitos defensores da lei do dzimo, talvez por falta de argumentos bblicos prefiram acusar quem discordar das suas posies doutrinrias de falta de f e de querer fugir responsabilidade da sua contribuio, arrumando assim o assunto, ou desviando as atenes para casos pessoais que nada tm a ver com um exame imparcial das Sagradas Escrituras. Muitas vezes me fizeram tal acusao, mas depois de 30 anos de crente, j estou suficientemente calejado para que me deixe influenciar facilmente no estudo da minha Bblia que espada de dois gumes, tanto d para incentivar contribuio como d para moderar os exageros de interpretao da doutrina.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

88

Como disse na minha primeira carta, concordo que se fale no dzimo do V.T. e at que se apresente o dzimo como um incentivo contribuio, o ponto em que discordo que se coloque a lei do dzimo em vigor nos nossos dias. A diferena est neste pormenor. Pormenor talvez pequeno, mas de grande importncia doutrinria. Se se consideram obrigados a guardar uma lei, ento esto debaixo da lei. No vejo a diferena entre o Velho e o Novo Testamento sob o aspecto quantitativo, em que um fala em 10% e o outro em mais ou menos uns tantos % . A diferena est numa nova mentalidade. O crente do V.T. contribua para cumprimento duma lei que estabelecia os 10%. Impor essa lei ao crente neotestamentrio ameaando-o com o castigo do Inferno com a referncia a Mateus 7.23 caso o no possa pagar, refiro-me ao artigo que saiu na sua revista, desvirtuar a mensagem do Evangelho que apela para a espontaneidade, falta de confiana na generosidade dos remidos, atitude legalista que transforma Cristo num contabilista ou num fiscal de impostos. Sem qualquer desprestgio para estas duas profisses quando exercidas honestamente, penso que Jesus Cristo no pode ser comparado com qualquer destes profissionais. Concordo que as passagens que mencionei em Glatas 5.18 e Filipenses 3.9 nada tm a ver com o dzimo ou a contribuio, nem eu afirmei tal coisa, como pode verificar por uma segunda leitura dessa minha carta. Essas passagens foram mencionadas para afirmar que o crente no est debaixo da lei que foi dada ao povo de Israel. Este ponto no foi mais desenvolvido, pois suponho haver unanimidade entre ns. Concordo com o Pastor ........... quando diz que no sigo qualquer escola ou linha de pensamento. Talvez essa seja uma das principais diferenas que nos separam. O irmo Pastor segue uma escola ou linha de pensamento a quem procura manter a sua fidelidade. Eu no estou comprometido com nenhuma escola nem tal me interessa. Basta-me a minha Bblia que a revelao de Deus ao homem, que no foi escrita para telogos, mas para o homem vulgar de todos os tempos. No sou contra a teologia, mas sou contra tudo que possa limitar ou condicionar o estudo das Sagradas Escrituras, para que temos um nico mestre, o Esprito Santo.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

89

Quanto ideia que me leva a identificar a lei com o V.T. e a graa com o N.T., que o irmo Pastor diz ser ideia popular, dou graas a Deus por esta ideia estar difundida entre o nosso povo, pois no estamos ss. Joo tambm concorda connosco ao afirmar em Joo 1.17 Porque a lei foi dada por Moiss, a graa e a verdade vieram por Jesus Cristo. Tambm encontro em Lucas 16.16 A lei e os profetas duraram at Joo; desde ento anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega fora para entrar nele. Na minha carta, afirmo que as passagens em I Corntios 16.1/2, II Corntios 8.1/3 e Filipenses 4.14/16 se referem contribuio dos crentes. Nunca afirmei que eram passagens em apoio do dzimo, simplesmente porque tais passagens no existem. Uma vez que o dzimo pertencia ao A.T. e uma vez que a lei e os profetas duraram at Joo Batista, teria de haver referncias claras no N.T. para o colocar novamente em vigor. Ora essas referncias no existem, pelo menos eu no as encontrei, e pela carta que me escreveu mais uma vez tive oportunidade de confirmar que no h passagens em que Cristo ou algum dos apstolos tivessem imposto o dzimo aos crentes do N.T. caso contrrio o Pastor as teria mencionado. H no entanto uma passagem que o irmo Pastor menciona nesta sua carta que merece um exame mais atento. Refiro-me a Mateus 23.3. De facto, aqui Cristo fala para a multido que o seguia e para os seus discpulos quando disse, referindo-se aos fariseus, e segundo transcrio da sua carta Fazei, pois, e guardai tudo quanto eles vos disserem... Vejo que teve o cuidado de sublinhar a palavra tudo. Quero respeitosamente chamar a ateno para os greves problemas a que d origem com a sua precipitao em arranjar argumentos para provar o que o N.T. no diz ... Vejamos a que nos conduz o seu argumento e a particular nfase dada ao tudo que os fariseus ensinavam. Eles estavam sob a lei de que eram rigorosos cumpridores. Eles ensinavam a lei do dzimo, verdade, mas no s o dzimo. Tambm ensinavam a circunciso, tambm ensinavam que os casos de adultrio deviam ser punidos com a pena de morte de acordo com Levtico 20.10, tambm ensinavam que se devia aplicar a pena de morte para quem no guardasse o dia do descanso segundo Nmeros 15.32/36,

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

90

tambm ensinavam que se dois irmos vivessem juntos e um deles morresse sem deixar filhos, a sua mulher deveria juntar-se ao seu cunhado para lhe suscitar descendncia de acordo com Deuteronmio 25.5/10 e muitos mais outros ensinamentos eram ministrados pelos fariseus que s podiam ser aceites no contexto cultural dessas pocas to remotas e que seriam um escndalo luz da revelao neotestamentria. No acredito que seja essa a posio do prezado Pastor ......... ao mencionar Mateus 23.3 em apoio do dzimo na nfase que deu palavra tudo. Julgo que ser melhor rever o seu argumento. Quero ainda chamar a vossa ateno para o facto de que nem sequer se trata dum versculo solto, mas de parte do versculo. O versculo completo diz, referindo-se aos fariseus. Observai, pois e praticai tudo o que vos disserem; mas no procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e no praticam. Uns versculos mais adiante, (vr.23) Cristo volta a referir-se aos fariseus, dizendo que eram dizimistas escrupulosos. Portanto, se considerasse esta passagem como uma referncia ao dzimo, teria de concluir que Cristo proibiu o dzimo, porque os fariseus o davam escrupulosamente. Penso no entanto, que o objectivo desta passagem era a censura aos fariseus e nada tem a ver com o dzimo. A posio doutrinria assumida pelo Pastor ........... quanto a este pormenor do dzimo estar em vigor nos nossos dias, penso que mais moderada que grande parte dos nossos pastores que se limitam a apresentar Mateus 23.23 acusando de descrena e de falta de consagrao a quem duvidar das suas posies, o que equivale a uma espcie de excomunho evanglica, atitude que me entristece, no s por no ser bblica como pelo que demonstra de intransigncia e de falta de liberdade de expresso. Alegrei-me por ver que o Pastor ............... publicou a carta que lhe tinha escrito, embora fosse carta pessoal, mas tal facto mostra j uma mentalidade bem diferente dos exemplos que referi. Duma maneira geral, penso que ambos lemos o N.T. com uma preocupao diferente.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

91

O Pastor ............ procura passagens a provar que a lei do dzimo foi revogada, e como no as encontra apresenta a sua concluso. Ento porque est em vigor. Certamente que no h passagens a revogar a lei do dzimo, simplesmente porque no pode ser revogado o que no est em vigor. Pelo seu raciocnio, teramos de procurar passagens a revogar cada uma das leis do V.T. e como sabe melhor do que eu, h muitas leis no V.T. que seriam escandalosas nos nossos dias e no h referncia sua revogao no N.T. nem se menciona que Cristo no as tivesse cumprido. No posso em conscincia aceitar qualquer lei do V.T. em vigor nos nossos dias, no s porque trair o genuno Evangelho, como pelo facto de se abrir um precedente que nos levaria a ter de guardar toda a lei aplicando os mesmos argumentos que o Pastor apresenta, em relao a todas as leis e tradies do V.T. Talvez possa exprimir melhor a minha posio em relao contribuio empregando um paralelo de ideias com o descanso. No V.T. havia o sbado que devia ser cumprido com uma mentalidade legalista e um rigor que levava a aplicar a pena de morte a quem no o guardasse de acordo com os vrios pormenores da lei. No N.T. permanece o princpio moral da necessidade de dar descanso aos trabalhadores e aos animais, tendose optado pelo domingo, embora grande parte da nossa populao j no trabalhe ao sbado. Qualquer dia da semana seria uma opo possvel. Permanece o principio moral do descanso, embora sem o rigor do legalismo do V.T. Com a contribuio havia o dzimo no V.T., entregue a uma autoridade cvico-religiosa. Havia o rigor do seu cumprimento com a mentalidade legalista caracterstica dessa poca. Nos nossos dias, permanece a necessidade da contribuio para as igrejas, mas tal dever ser feito com uma nova mentalidade. No com o rigor do legalismo do V.T. mas com alegria e espontaneidade. Se no considero a lei do sbado em vigor nos nossos dias, tambm no posso aceitar a lei do dzimo. Ou ento, teria de aceitar tanto o dzimo como o sbado. Pelo menos neste ponto os sabatistas so mais coerentes, pois tm um critrio uniforme.

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

92

Penso que alguns telogos tentam colocar a lei do dzimo em vigor nos nossos dias mais por motivos econmicas do que doutrinrios, facto que me entristece, principalmente porque ns os crentes somos em parte responsveis por tal atitude devido ao pequeno volume das nossas contribuies. No entanto, continuo a pensar que foi uma m opo, pois a mentalidade neotestamentria dar certamente contribuies mais liberais se dermos ao Esprito do Senhor o seu devido lugar na Igreja, se apelarmos mais para o esprito e menos para o legalismo nas nossas igrejas. E mesmo que as contribuies diminuam, mais vale que cada um contribua segundo props no seu corao do que apelar para a lei para obrigar os crentes a contribuir com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama ao que d com alegria. Esta carta pessoal, e dirigida ao prezado Pastor ..........., mas poder divulg-la e mencionar o meu nome, se assim o entender. Saudaes fraternais em Cristo. Camilo

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


5 Carta

93

Estimado Irmo; Desejando muito que esteja a passar bem, bem como todos os que lhe so queridos, agradeo muito as suas estimadas cartas de 9 de Setembro, bem como o livro de estudos do Pastor ........., que esperamos mesmo incluir na Seco, depois de ser examinado com cuidado. ............................................. E, sem pretender manter e aprofundar mesmo esta questo da contribuio, dzimo, espero que me permita alguns esclarecimentos, pois poder ser que algumas partes dos textos no tenham sido lidas pausadamente. A praxis. Sabemos que na prtica e no ministrio da contribuio haver quem se comporte de modo incorrecto, mas isso no interfere com o ensino bblico global das Escrituras e interpretado igualmente de uma forma global, sem dividir demasiadamente as Escrituras. O Dzimo como uma lei. Tambm ns, de modo algum, interpretamos o Dzimo como uma lei, do tipo do V.T., para ser cumprida no esprito legalista. O que encontramos no N.T., nas referncias que citei, so o ensino e a prtica do Dzimo tal como outros ensinos. A referncia que feita danao, pelo autor brasileiro, no primeiro artigo do boletim n ..., no prpria, j que a justificao do indivduo baseia-se s na graa de Deus. Fazendo referncia a Mateus 7.23, teramos que concluir que a desobedincia a qualquer ensino bblico seria castigada desse modo! Contudo aquele texto, especialmente o v.21, muito importante, j que assevera que o discpulo de Cristo est para obedecer vontade de Deus. Lei e graa. evidente que ns no opomos nada noo de Lei no V.T. e Graa no N.T., a no ser que no V.T. j havia a manifestao da Graa de Deus, como evidente, pois nunca algum foi salvo em outra base,

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

94

Romanos 4.3. claro que a Lei como dispensao acabou. Mas, note, Joo diz A lei e os profetas..., o que no significa que os ensinos dos profetas acabaram. eles esto, muitas vezes, no N.T.! Conhecemos muito bem os ensinos da escola dispensacionalista, que tem uma grande tendncia para dividir as Escrituras, muitas vezes com consequncias prejudiciais, como tem sido comprovado na histria, mas, tambm ns no estamos presos a qualquer linha limitada de interpretao. O Dzimo no N.T.. Citamos quatro passagens, no nosso estudo, sob este mesmo tpico do N.T. mostrando claramente a prtica do Dzimo no perodo do N.T., e para ns essas passagens so suficientes porque a Palavra de Deus para ser obedecida, quer ela seja ampla ou reduzida. Essas passagens, umas citam o Dzimo, outras referem-se a ele indirectamente. Praticai Tudo Que Vos Disserem Mateus 23.3. A salincia dada palavra tudo foi apenas para lembrar que o Dzimo estava includo. So palavras de Jesus. Mas, evidente, era a sociedade judaica; preciso retirar o que entretanto passou. A prpria Igreja, na sua formao, sofreu esse perodo de Transio durante os Actos. O que o Irmo citou, passou. mas a Dzimo no passou, pois est referido at na Carta aos Hebreus, escrita no ano 67 ou perto disso. Que o Dzimo no est revogado no N.T.. Mas a Lei est revogada nos textos que citou, enquanto Jesus disse que veio para cumprir, no para abrogar. O nosso argumento muito simples. no est revogado, mas est afirmado, como j verificou. A espontaneidade do N.T.. evidente que no h nada contra as pessoas entregarem os seus dzimos com alegria, com liberdade, com espontaneidade. Alis, isso j acontecia no V.T. quando, em relao ao Dzimo do Festival, o povo aparecia diante do Senhor, com a famlia, em festa e grande alegria, dizem os textos. No N.T. o Dzimo era o princpio. O povo dava mesmo mais. O Caro Irmo faz eco do pequeno volume das nossas contribuies. Estou bem informado do que se passa em algumas Denominaes, para o sustento do Ministrio, das dificuldades, do recurso a duplo emprego, dos medos que h em relao aos

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

95

cortes das entidades estrangeiras, da necessidade de aprofundarmos a mordomia. No tenho dvida alguma que precisamos de salientar a operao profunda da Graa, na vida do crente, que tira riquezas de onde h pobreza; de salientar a liberdade e o ministrio do Esprito. Com toda a considerao crist .............. .....................

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


6 Carta

96

Prezado Pastor ............... Recebi o numero ... da sua publicao ................... que veio acompanhada do suplemento que me foi dirigido em que me pergunta pela razo do meu silncio. Quero em primeira lugar agradecer a sua preocupao e interesse, mas a razo continua a ser a mesma que foquei nas minhas cartas anteriores. No me posso identificar com a vossa posio doutrinria sobre a Lei nos nossos dias. Embora na sua carta de 91/10/01 o Pastor .......... manifeste uma posio mais moderada, no no entanto esta a posio do vosso Boletim, que no nmero ... transcreve a minha primeira carta e a sua resposta a confirmar a posio do artigo do boletim n ..., e vejo que no voltou a abordar o assunto com a publicao da minha segunda carta. No voltei a escrever em virtude ao Prezado Pastor me dizer na sua carta de 91/10/01 que no pretendia manter e aprofundar a questo do dzimo nos nossos dias. Tambm concordo consigo. Parece que j ambos dissemos o que havia a dizer e eu j estou esclarecido de que a sua posio pessoal um pouco mais moderada que a posio assumida pelo vosso Boletim, mas eu mantenho a minha posio de firme rejeio da antiga Lei seja ela qual for, quer se trate da circunciso, do dzimo, do sbado (ou do domingo). Penso que o seu tempo demasiado precioso para continuar a escrever sobre o assunto e sugiro que suspenda o envio do vosso Boletim para minha casa, pois despesa desnecessria. Embora com todo o respeito que me devem merecer opinies diferentes da minha, no posso identificar-me com a vossa organizao. Peo que compreenda a minha posio, pois devido s nossas divergncias doutrinrias, no me posso considerar como um colaborador da vossa ..................., embora reconhea os seus aspectos positivos

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist

97

em especial o carcter indenominacional do ............. e o trabalho que tm feito o na divulgao da Palavra de Deus. pena que no caso da contribuio se desviem do genuno Evangelho abrindo uma excepo Velha Lei. Admito no entanto a possibilidade de ainda vir a colaborar com o Prezado Pastor ............. quando os nossos objectivos forem comuns com todo o respeito pelas diferenas doutrinrias que nos separam. Fraternalmente em Cristo. Camilo

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

DIS0006 -Contribuio Crist


CONCLUSES

98

A DOUTRINA DA CONTRIBUIO PARA A OBRA DO SENHOR

Antes de acirrarmos a questo sobre a temtica, deveramos nos inquirir qual a tica que temos sobre a obra de Deus e sua importncia para a humanidade? Se a resposta, a esse questionamento, for positiva e o assunto relevante, ento falar de contribuio Obra do Senhor ser muito tranqilo. Quem comeou a dar o dzimo foi o pai dos crentes, Abrao e sua beno tem chegado at ns atravs de Cristo (Gl.3.14). Na tica crist, o servo de Deus precisa exceder os escribas e fariseus (Mt. 5.20; 23.23; Hb.7.8-9) e ser mais do dizimista, devemos ser uma oferta viva no altar do Senhor! Todos concordam que devemos "dar a Csar o que de Csar" (Lc.20.25), mas quando para dar a Deus, inventam muitos argumentos e obstculos. Assim, muitos demonstram serem mais fiis a Csar (o governo) do que a Deus. Que nunca nos deixemos contaminar pela avareza (Cl.3.5) e devolvamos a Deus o que lhe pertence. "Trazei todos os dzimos casa do tesouro (a igreja), para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs tal bno, que dela vos advenha a maior abastana" (Ml.3.10). preciso salientar tambm que o dzimo, no perodo da Graa de Cristo, no dado com o objetivo de salvao, mas dado com amor, pois Deus ama aos que ofertam com alegria (II Cor. 9.7). Cada oferta como se fosse uma semente de bnos que na hora certa todos colheremos (II Co. 9.10)

gape Estudos Bblicos

[Digite texto]

2008

Anda mungkin juga menyukai