Anda di halaman 1dari 5

CRP (Eng.

Hugo Monteiro)

Tcnico Superior de Higiene e Segurana no Trabalho

RESUMOS DE CONTROLO DE RISCOS PROFISSIONAIS (CRP)


DIREITO SEGURANA, HIGIENE E SADE NO TRABALHO
Direito previsto na C.R.P e no C.T.
Todos os trabalhadores tm direito a prestao de trabalho em condies de SHS (CRP) O trabalhador tem direito prestao de trabalho em condies de SHS asseguradas pelo empregador (CT)

Promoo destas condies contribui: Aumento da competitividade da empresa; Diminuio da sinistralidade.

PREVENO DE RISCOS PROFISSIONAIS (PRP)


Lei n 102/2009, de 10 Set., estabelece os princpios que visam promover a SHS no trabalho.
Preveno: Conj. de politicas, programas, disposies e medidas previstas no licenciamento ou em qualquer fase da actividade da empresa, que visem eliminar ou diminuir os riscos profissionais

Desenvolvimento e Aplicao da PRP: - Definio das condies tcnicas a que devem obedecer todas as fases da actividade da empresa em funo da natureza e grau dos riscos; - Incremento da investigao na rea SHS; - Determinao de substncias, processos, que devem ser proibidos, limitados ou sujeitos a autorizao; - Definio de VLE; - Definio de tcnicas de amostragem, medio e avaliao de resultados; - Educao, formao e Informao; - Vigilncia da sade dos trabalhadores; - Fiscalizao do cumprimento da legislao. - Coordenao dos meios; - Mobilizao dos empregadores e trabalhadores.

PRINCIPIOS GERAIS DA PREVENO


(A) Identificao e eliminao dos perigos; (B) Avaliao dos riscos; (C) Atenuao dos riscos na origem (para evitar a propagao); (D) Adaptao do trabalho ao Homem; (E) Estudar o Estado da Arte; (F) Substituio por elementos no perigosos ou menos perigosos; (G) Planificao da preveno com um sistema coerente; (H) Prioridade da proteco colectiva sobre a individual; (I) SIF.
Avaliao dos riscos Controlo dos riscos Comunicao

Nas situaes de risco, a sequncia das intervenes para o seu controlo deve ser: na fonte; no ambiente geral; no indivduo. Os processos de controlo do risco devem ser aplicados nesta sequncia: 1. Eliminar/reduzir o risco (implica medidas de engenharia); 2. Circunscrever o risco;

Irina Reis

Pgina

CRP (Eng. Hugo Monteiro)

Tcnico Superior de Higiene e Segurana no Trabalho

3. Afastar o Homem da fonte (afastamento da fonte, reduo do tempo de exposio, rotatividade dos trabalhadores; Aplica-se medidas organizacionais); 4. Proteger o Homem (caso as intervenes anteriores no sejam suficientes, recorre-se a medidas de proteco individual). (A) Identificao e eliminao dos perigos: A 1 atitude preventiva passa por identificar os perigos associados a qualquer componente do trabalho, seguindo-se a respectiva eliminao. Isto aplicvel no s na fase de laborao, mas tambm durante a concepo e projecto. (B) Avaliao dos riscos: Os riscos pressupem a interaco entre o Homem e o elemento de natureza perigosa. Combinam uma probabilidade e a consequncia de um acontecimento perigoso ocorrer. (C) Atenuao dos riscos na origem (para evitar a propagao): O controlo dos riscos na fonte evita a sua propagao e a potenciao de outros riscos (efeito domin). Corresponde a uma preveno integrada, porque actua antes dos efeitos dos riscos ocorrerem. A PRP to mais eficaz quanto mais a montante os riscos forem controlados. (D) Adaptao do trabalho ao Homem: considera as condies fsicas do posto de trabalho, as condies organizacionais e os recursos humanos, atravs: - Concepo do posto de trabalho; - Seleco de equipamentos e ferramentas; - Seleco dos mtodos e processos de trabalho; - Definio dos tempos de trabalho (pausas, trabalho nocturno, trabalho por turnos). (E) Estudar o Estado e evoluo da Arte: Acompanhar a evoluo e progresso tecnolgico. (F) Substituio por elementos no perigosos ou menos perigosos; (G) Planificao da preveno num sistema coerente: enquadrar a preveno num Sistema de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho, cuja poltica integre a concepo, produo, organizao, condies de trabalho e as relaes sociais na empresa. (H) Prioridade da proteco colectiva sobre a individual: Marca a transio da preveno para a proteco. A proteco colectiva deve ser estabelecida o mais prxima da fonte de risco. A proteco individual o ultimo reduto, e funciona como proteco complementar ou supletiva, s aplicvel quando e se a proteco colectiva no for vivel ou suficiente. (Nota: os EPIs devem ser adequados aos riscos, no serem geradores de novos riscos, e serem adequados natureza e caractersticas do trabalhador). (I) SIF: A formao e informao no uma medida de preveno, porque por si s no garantem nada. Este princpio transversal a todos os intervenientes do espao empresa (trabalhadores, fornecedores, subcontratados, estagirios, clientes, )

MEDIDAS DE PREVENO E PROTECO


Medidas de Engenharia: Aplicadas na concepo dos postos e processos de trabalho (ex: substituir
mquinas por outras menos ruidosas).

(ex: gesto dos tempos de exposio, rotao e permuta de trabalhadores). Irina Reis

Pgina

Medidas Organizacionais: Uma m organizao, no d oportunidade ao trabalhador de se desenvolver e aplicar as suas aptides, pelo que gera insatisfao, improdutividade, e um ambiente susceptvel a ocorrer acidentes. Um ambiente de trabalho satisfatrio aquele que: no h riscos de acidentes, est adaptado ao Homem; onde o trabalhador activo na organizao do seu posto e tarefas.

CRP (Eng. Hugo Monteiro)

Tcnico Superior de Higiene e Segurana no Trabalho

Medidas de Informao e Formao: dirige-se a todos os trabalhadores (administrao, quadros superiores, pessoal efectivo e temporrio, trabalhadores recm-admitidos, visitantes, ), porque essencial dar-lhes a conhecer os riscos a que esto expostos e quais os comportamentos que devem adoptar perante esses riscos. (Ex: formao, normas internas, ) Medidas de proteco colectiva: Aplica-se se a eliminao do risco no for possvel e estabelecida ao nvel da fonte. Conferem proteco eficaz face a toda e qualquer pessoa que esteja exposta. EPIs: Aplica-se quando no possvel controlar o risco de outra forma, a no ser proteger o Homem. A proteco individual tem carcter supletivo/complementar (quando a proteco colectiva no vivel ou insuficiente). Tambm pode ser uma medida de reforo face ao risco residual (inevitvel). Sinalizao de Segurana: Associada a um objecto/actividade/situao, fornecendo uma prescrio relativa a segurana ou sade, atravs de uma placa, cor, sinal luminoso ou acstico, ou comunicao verbal/gestual. Objectivo: estimular a ateno do trabalhador para os riscos a que est exposto.

DIRECTRIZES PARA INTERVIR COM SUCESSO


- Analisar o programa de SHST e as estatsticas de acidentes, para futuro planeamento e correco de determinadas situaes; - Realizar um levantamento de riscos, para permitir evit-los e divulg-los junto dos trabalhadores; - Providenciar informao e formao; - Identificar as competncias dos trabalhadores, de acordo com os materiais, equipamentos e processos usados; - Avaliar os indivduos para saber se as informaes de SHST foram bem assimiladas; - Medir o impacte e os resultados da aplicao das medidas de preveno; - Criar sistemas de avaliao da eficcia das medidas.

TCNICAS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLO DA EXECUO DAS MEDIDAS DE PREVENO - AUDITORIAS


As auditorias so um instrumento empresarial com o objectivo de verificar o cumprimento das exigncias de um determinado plano, com a finalidade de obter uma melhoria a partir da correco de anomalias. Devem ser vistas como uma oportunidade de melhoria. Desenvolvem-se no momento da concepo inicial do projecto e so depois actualizadas periodicamente. No tm como finalidade uma fiscalizao, mas antes fazer a correco de desvios ao desejado. Existem dois tipos de objectivos das auditorias de segurana: - Tcnicos: relacionados com a medio do grau de cumprimento e com a deteco de situaes incorrectas; - Estratgicos: relacionados com a forma como utilizando a informao acima referida, a empresa pode tomar decises.

Critrios de Classificao de Auditorias (6): Momento: Inicial/Peridica/Especial;


Irina Reis

Pgina

Razes para auditoria: + Legais (quando a sua realizao obrigatria por lei) + Econmicas/estruturais (quando se pretende melhorar a operao e rentabilidade) + Sociais (quando preciso fornecer informao aos trabalhadores, populao, ) Requisitos: 1. Solicitada por um rgo dirigente; 2. Realiza-se aps a aplicao de um plano; 3. Tem cariz pedaggico, prope medidas e solues para possveis problemas detectados; 4. Realizada por um rgo independente; 5. Deve ser imparcial e objectiva; 6. Anlise de todos os componentes do sistema auditado; 7. Os resultados devem ser fidedignos e tm carcter confidencial.

CRP (Eng. Hugo Monteiro)

Tcnico Superior de Higiene e Segurana no Trabalho

Pormenor: Sumria/Pormenorizada Sistema de Valorao: Qualitativa/Quantitativa Factores auditados: De gesto/Tcnicos Extenso fsica: Total/Parcial Relao entre a entidade auditora e a auditada: interna/externa

Alm das auditorias existem outros sistemas de controlo e avaliao de riscos: - Vigilncia controlo visual, directo e continuado de um elemento; - Reviso e manuteno controlo visual de operaes e reposio de elementos que sofram desgaste; - Investigao e anlise de acidentes e incidentes estudo das causas dos acidentes; - Anlise e avaliao de riscos identificar riscos e as suas consequncias, estimar probabilidades de ocorrncia, e implementar aces para minimizar os seus efeitos; - Inspeco de segurana controlo visual das condies de segurana.
Auditorias Tcnicas de controlo Uma auditoria d maior nfase aos mtodos, organizao e tcnicas, ao contrrio das tcnicas de controlo, que so mais rigorosas tecnicamente; Uma auditoria representa a imagem/fotografia da empresa num dado momento; Deve ser utilizada com uma dada periodicidade, que depende de factores legais, das caractersticas da prpria actividade, e de variaes sazonais da actividade.

Antes da auditoria Obter o comprometimento dos responsveis; Definir e comunicar os objectivos da auditoria; Definir os parmetros de referncia, metodologias e periodicidade da auditoria.

Falta do slide 113 ao 120!!! MANUTENO PREVENTIVA


A manuteno aplica-se em locais com necessidades e/ou condies de perigo superiores maioria e consiste em programar, no tempo e no espao, as intervenes a realizar em alguns componentes/peas. a forma de prevenir/evitar a falha mecnica de um equipamento e de garantir a sua operacionalidade.

AUTORIZAES DE TRABALHO
As autorizaes so necessrias para actividades com riscos graves (ex: quedas em altura, riscos elctricos,). Muitas vezes estas actividades so realizadas por trabalhadores especificamente contratados. Consistem de um registo documental com: data, local, durao, descrio do trabalho, dados da empresa, quem autoriza e quem autorizado, etc.

INSTRUES DE TRABALHO
As instrues de trabalho contm os aspectos de segurana, que indicam aos responsveis pelas tarefas, como actuar correctamente em todas as fases e operaes. Fases das instrues de trabalho:
Definir as actividade s sujeitas a instruo Estudo da tarefa Redao e instruo

Elaborao da instruo

Aprovao e controlo

Divulgao

Reviso

Irina Reis

Pgina

uma regra escrita que incide sobre uma tarefa ditando as prescries mnimas de segurana e sade, quer de carcter geral (vigilncia mdica), quer especfico (montagem gruas).

PROCEDIMENTO DE SEGURANA

CRP (Eng. Hugo Monteiro)

Tcnico Superior de Higiene e Segurana no Trabalho

A redaco do procedimento deve atender o nvel de conhecimentos e compreenso dos trabalhadores.

PREVENO DE RISCOS
1. O Papel do Estado: ao Estado que incumbe: - promover uma Rede Nacional de PRP; - criar servios prprios e apoiar entidades privadas e cooperativas com capacidades na rea de SHST; - realizar aces de formao e informao destinadas a empregadores, gestores, trabalhadores,; - esclarecer as populaes na rea de SHST; - promoo da investigao cientifica; - fiscalizao do cumprimento da legislao de SHST, atravs da IGT; - normalizao relativa a SHST. 2. O Papel da Entidade Empregadora: A entidade empregadora deve assegurar a existncia de todas as condies de segurana, higiene e sade. (Exemplo: Integrar a avaliao de riscos; Adoptar as medidas de preveno adequadas; Organizar o trabalho; Assegurar a vigilncia da sade; Estabelecer os meios de primeiros socorros e de combate a incndios; ) 3. O Papel dos Trabalhadores: Os trabalhadores tm a obrigao de: cumprir as prescries de segurana, higiene e sade; utilizar correctamente segundo instrues, mquinas, aparelhos, e EPIs; comunicar aos superiores e/ou responsveis por SHST, as avarias e defeitos em mquinas e nos sistemas de proteco;

Irina Reis

Pgina

Anda mungkin juga menyukai