Anda di halaman 1dari 146

A maior oferta que um homem pode dar, a oportunidade de outrem poder melhorar o seu nvel de conhecimento (e isto s se faz

z com leitura)

As grandes escolhas tomam sempre a cara de pequenos feitos. (Alexandre Valter) A mais grave das faltas no ter conscincia de falta alguma. (Einstein) s curioso e coscuvilheiro, bisbilhoteiro e intrometido. No tens vergonha de ser, at nos defeitos, to pouco masculino? S homem. - E esses desejos de saber da vida dos outros, troca-os por desejos e realidades de conhecimento prprio. (Josemara Escriv) O fundo do corao est mais longe que o fim do mundo. (Provrbio dinamarqus) Quando um homem est doente, se no se encontra essencialmente

realizado, d-se conta de que quando estava de sade tinha descuidado muitas coisas essenciais; que tinha preferido o acessrio ao essencial. (Gustave Thibon) A paz vem de dentro de ti prprio, no a procures tua volta. (Buda) impossvel para um homem aprender aquilo que ele acha que j sabe. (Epteto) Muitas vezes no procuramos razes para fazer o que fazemos, mas desculpas. (Somerset Maugham) Se todos ns fizssemos as coisas de que somos capazes, ficaramos espantados connosco mesmos. (Thomas Edison) A vergonha de reconhecer o primeiro erro leva a cometer muitos outros. (Jean de la Fontaine)

Quando ouvires os aplausos do triunfo, que ressoem tambm aos teus ouvidos os risos que provocaste com os teus fracassos. (Josemara Escriv) A viagem mais comprida aquela que se faz para o interior de si mesmo. (Hammarskjld) O egosta odeia a solido. (Pascal) Estabelecemos regras para os outros e excepes para ns. (Francois de la Rochefoucauld) O melhor creme de beleza uma conscincia limpa. (Arletty) As pessoas fogem da solido quando tm medo dos prprios pensamentos. (E. Verssimo) Obstinas-te em ser mundano, frvolo e irreflectido, porque s cobarde. Que , seno cobardia, o no quereres enfrentar-te contigo mesmo? (Josemara Escriv)

O primeiro dever da inteligncia desconfiar de si mesma. (Stanislaw Kersy Lec, escritor polaco) Quando vires um homem bom, tenta imit-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo. (Confcio) Pretextos.- Nunca te faltaro para deixares de cumprir os teus deveres. Que abundncia de razes... sem razo! No pares a consider-las.- Repele-as e cumpre a tua obrigao. (Josemara Escriv) Na origem das mentiras est a imagem idealizada que temos de ns prprios, a qual desejamos impor aos outros. (Anais Nin) Acreditar em algo e no o viver desonesto. (Gandhi) Que sentido tem corrermos quando estamos no caminho errado?

(Provrbio alemo) O teu maior inimigo s tu mesmo. (Josemara Escriv) A maior parte dos que no querem ser oprimidos no desgostaria de ser opressor. (Napoleo) Dificuldades reais podem ser resolvidas; apenas as imaginrias so insuperveis. (Theodore N. Vail) Meu caminho por mim fora, at chegar ao fim de mim e encontrar-me com Deus. (Sebastio da Gama) H pessoas que desejam saber s por saber, e isso curiosidade; outras, para alcanarem fama, e isso vaidade; outras, para enriquecerem com a sua cincia, e isso um negcio torpe: outras, para serem edificadas, e isso prudncia; outras, para edificarem os outros, e isso caridade. (S. Toms de Aquino)

A verdadeira medida de um homem no se v na forma como se comporta em momentos de conforto e convenincia, mas em como se mantm em tempos de controvrsia e desafio. (Martin Luther King Jr.) No digas: "Eu sou assim..., so coisas do meu carcter". So coisas da tua falta de carcter. S homem - "esto vir". (Josemara Escriv) Ser aquilo que somos e virmos a ser aquilo que somos capazes de vir a ser, eis a nica finalidade da vida. (Robert Louis Stevenson) Todas as misrias verdadeiras so interiores e causadas por ns mesmos. Erradamente, julgamos que elas vm de fora, mas ns que as formamos dentro de ns, com a nossa prpria substncia. (Jacques Anatole France, poeta e romancista francs)

Na maior parte dos homens, as dificuldades so filhas da preguia. (Samuel Johnson) Amanh! Algumas vezes, prudncia; muitas vezes, o advrbio dos vencidos. (Josemara Escriv) Os teus actos, e no os teus conhecimentos, que determinam o teu valor. (Johann Fichte) s vezes desperdiamo-nos: o nosso verdadeiro desejo deixar de viver exclusivamente para ns prprios. (Saul Bellow) O que nos leva a amar as novas pessoas que conhecemos menos o cansao que temos das velhas ou o prazer de mudar, do que o desgosto de no sermos bastante admirados pelos que nos conhecem demais e a esperana de s-lo mais pelos que no nos conhecem tanto. (La Rochefoucauld)

Ralham-te? - No te zangues, como te aconselha a soberba. - Pensa: que caridade tm para comigo! Quanto no tero calado! (Josemara Escriv) Todas as maravilhas de que precisas esto dentro de ti. (Sir Thomas Browne) Para quem tem medo, tudo so rudos. (Sfocles) O poder s limpo quando se traduz em servio. (Francisco de Juanes) A maior parte dos que no querem ser oprimidos no desgostaria de ser opressor. (Napoleo) Aqueles que tornam impossvel uma revoluo pacfica tornam inevitvel uma revoluo violenta. (J. F. Kennedy) Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai. (Tales de Mileto)

O rio atinge os objectivos porque aprendeu a contornar os obstculos. (Andr Luiz) Sei que a paz mais difcil que a guerra. (Juscelino Kubitschek) No direi mal de ningum, mas s o que souber de bom acerca de cada pessoa. (Benjamin Franklin) O mundo no est ameaado pelas ms pessoas, mas sim por aqueles que permitem a maldade. (Albert Einstein) Discordo daquilo que dizes, mas defenderei at morte o teu direito de o dizeres. (Voltaire) Uma vez que as guerras nascem no esprito dos homens, no esprito dos homens que se devem erguer as defesas da paz. (Archibald McLeish, poeta americano)

A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas. (Glugiermo Ferrero) Aquilo que se obtm com violncia s se pode conservar pela violncia. (Mahatma Gandhi) Sou um homem pacfico; Deus sabe quanto amo a paz. Porm, espero jamais ser to covarde que confunda opresso com paz. (Kossuth) A vida tem uma histria muito comprida, mas cada indivduo tem um comeo muito preciso: o momento da sua concepo. (Jrme Lejeune) Um homem ter pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana quando comear a plantar rvores frondosas sob as quais sabe muito bem que jamais se sentar. (D. Elton Trueblood) Se fizeres um favor, no o recordes; se receberes um favor,

nunca o esqueas. (Autor desconhecido) Se eu soubesse que o mundo terminaria amanh, hoje ainda plantaria uma rvore. (Martin Luther King) Qual o lugar do homem? Onde os seus irmos precisarem dele. (Madre Teresa de Calcut) No darei veneno a ningum, mesmo que mo pea, nem lhe sugerirei essa possibilidade. (Juramento de Hipcrates) Se algum quiser desenvencilhar-se dos dementes, dos deficientes ou dos ancios doentes, porque exigem demasiado tempo ou demasiado dinheiro, que contrate verdugos profissionais, mas que no se esconda atrs de uma aparncia de respeitabilidade. (Stuart Horner) Na realidade, viver como um homem significa escolher um objectivo e

dirigir-se para ele com toda a conduta, pois no ordenar a vida a um fim sinal de grande estupidez. (Aristteles) Se a escada no estiver apoiada na parede correcta, cada degrau que subimos um passo mais para um lugar equivocado. (Stephen Covey) Aquele que desperdia o dia de hoje, lamentando o de ontem, desperdiar o de amanh, lamentando o de hoje. (P.Raskin) Cada criana, ao nascer, traz-nos a mensagem de que Deus ainda no perdeu a esperana no homem. (Tagore) Cada dia uma pequena vida. (Horcio) No importa o que o passado fez de mim. Importa o que farei com o que o passado fez de mim. (autor desconhecido)

O homem que no est disposto a morrer por uma causa no digno de viver. (Martin Luther King) Parece-me to claro como o dia que o aborto um crime. (Mahatma Ghandi) Certamente nesse momento (da concepo), a ordem da natureza estabelecida por Deus deve continuar. (Martinho Lutero) Se uma mulher expulsa o feto de seu ventre com drogas, isso um crime inexplicvel. Por Deus a vida deve continuar. (Joo Calvino) A lei judia considera o aborto como a matana de uma vida humana. (Rabino David B. Hollander, professor de Sociologia e Capelo da fora Area dos E.U.A.) A destruio da vida humana contrria a vida Crist. (Joseph Felding Smith, presidente da Igreja Mrmon)

Se possumos a liberdade de destruir a vida humana e negar-lhe a dignidade numa etapa, por que no em outras? Se, pelo contrrio, a criana por nascer tem direitos pessoais ainda antes de ter nascido, e se estes direitos tm implicaes pblica, ento o ser humano tem o direito proteco ainda quando no possa proteger-se a si mesmo. (F. H. Henry, telogo baptista dos E.U.A.) O direito vida no deveria comportar discusses nem ser objecto de polmicas, pois representa o mais sagrado direito do homem: o direito de existir. Todos os demais direitos, direito sade, direito propriedade, direito a ter e criar filhos, direito de se expressar etc., so decorrentes do direito que o homem tem de nascer.(Prof. Humberto L. Vieira)

A distino que s vezes se faz em alguns documentos internacionais entre "ser humano" e "pessoa", para depois reconhecer o direito vida e integridade fsica s pessoa j nascida, uma distino artificial sem fundamento cientfico nem filosfico. (Joo Paulo II ) O que d sentido vida mais importante que a prpria vida. (Autor desconhecido) Mais vale salvar um vida humana do que construir um pagode de sete andares. (Provrbio Chins) A vida s se d a quem se deu. (Vinicius de Moraes) Todas as flores do futuro esto nas sementes de hoje. (Provrbio Chins) No queira acrescentar dias sua vida, mas vida aos seus dias. (Harry Benjamin)

A vida como uma cebola: tiras-lhe uma camada de cada vez e s vezes choras. (H. Sandburg) Todos tentam realizar algo grandioso, sem reparar que a vida se compe de coisas pequenas. (Frank Clark) S uma vida dedicada aos outros merece ser vivida. (Einstein) Eis um teste para saberes se terminaste a tua misso na Terra: se ests vivo, no a terminaste. (Richard Bach) A vida ou uma aventura ousada ou no nada. (Hellen Keller) preciso viver, no apenas existir. (Plutarco) A vida revela-se ao mundo como uma alegria. H alegria no jogo eternamente variado dos seus matizes, na msica das suas vozes,

na dana dos seus movimentos. A morte no pode ser verdade enquanto no desaparecer a alegria do corao do ser humano. (Tagore, escritor indiano) Qualquer um pode carregar o seu fardo, embora pesado, at anoitecer. Qualquer um pode fazer seu trabalho, embora rduo, por um dia. Qualquer um pode viver mansamente, pacientemente, amistosamente, at que o Sol se ponha. E isso o que realmente a vida requer. (Stevenson, escritor britnico) Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem. (Autor desconhecido) S posso fazer uma coisa de cada vez, mas posso evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo. (Ashleigh Brilliant) A coragem significa um forte desejo de viver que toma a forma de

disposio para morrer. (Chesterton) No h amor sem coragem e no h coragem sem amor. (Rollo May) A grande escola o amor: as exigncias do amor levam a grandes herosmos. Quando a amor verdadeiro, o sacrifcio no di; o amor faz estimar como bem prprio o que um dever. (Juan Luis Lorda) Coragem resistncia ao medo, domnio do medo, e no ausncia do medo. (Mark Twain) No tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse, o que talvez venha dar ao mesmo. (Gustave Flaubert) Uma ave deve voar, mesmo que o cu esteja cheio de abutres. (Autor desconhecido) H circunstncias na vida em que a dignidade humana pode exigir

grandes sacrifcios, isto , herosmo. Ningum tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento herico. Cada um de ns tem essa obrigao, no porque outros lho peam ou censurem se o no fizer, mas porque as prprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana.A histria de todas as culturas est cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do "normal estatstico". Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstncias "normais". (Juan Luis Lorda) Quem perde os seus bens, perde muito; quem perde um amigo, perde mais; mas quem perde a coragem, perde tudo. (Miguel de Cervantes) A fora no provm da capacidade fsica e sim de uma vontade indomvel (Mahatma Gandhi) O verdadeiro herosmo consiste em persistir por mais um momento

quando tudo parece perdido. (Autor desconhecido) Faamos o que pudermos e, se no pudermos, peamos a Deus para que possamos. (Santo Agostinho, telogo e filsofo 354 - 430) A bravura provm do sangue, a coragem provm do pensamento. (Napoleo I) O medo tem alguma utilidade, mas a covardia no. (Mahatma Gandhi) A dor alimenta a coragem. No podes ser corajoso se s te aconteceram coisas maravilhosas. (Autor desconhecido) A vida uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos. (George Bernard Shaw) Os heris so aqueles que tornam magnfica uma vida que j no podem suportar. (Jean Girandoux)

Um homem nunca sabe aquilo de que capaz at que o tenta fazer. (Charles Dickens) Obstinas-te em ser mundano, frvolo e irreflectido, porque s cobarde. Que , seno cobardia, o no quereres enfrentar-te contigo mesmo? (Josemara Escriv) Todos os drages da nossa vida so talvez princesas que esperam vernos um dia belos e corajosos. Todas as coisas aterradoras no so mais, talvez, do que coisas indefesas que esperam que as socorramos. (Rilke) No h exemplos na Histria de se ter conquistado a segurana pela covardia. (Lon Blum) Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira. (Ceclia Meireles) O silncio o pranto dos bravos. (Autor desconhecido)

O segredo da felicidade est na liberdade; o segredo da liberdade est na coragem. (Pricles) A maior de todas as coragens a de assumir responsabilidade. (Gustavo Barroso) No temas as dificuldades: a primeira necessria; a Segunda til; e a terceira mostra que s homem. (R. Bazio) S realmente corajoso o homem que suporta a desgraa. (Marcial) Se est muito difcil encontrar o caminho, faa-o. (Autor desconhecido) O medo o mais ignorante, o mais injusto e o mais cruel dos conselheiros. (Eduardo Burke) No levarmos a poesia e a beleza connosco, intil percorrermos o

mundo. Em nenhum lugar as encontraremos. (Emerson) O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hbito de olhar para as coisas com esperana e de esperar o melhor e no o pior. (Alfred Montapert) No se pode rejeitar a tristeza, assim como no se pode rejeitar a sombra. A grande beleza de uma paisagem vem do contraste entre a luz e a sombra. (Autor desconhecido) A alegria adquire-se. uma atitude de coragem. Ser alegre no fcil, um acto de vontade. (Gaston Courtois) H duas fontes perenes de alegria pura: o bem realizado e o dever cumprido. (Eduardo Giro) Uma alegria compartilhada transforma-se numa dupla alegria;

uma tristeza compartilhada em meia tristeza. (Autor desconhecido) Escreves-me e eu copio "A minha alegria e a minha paz. Nunca poderei ter verdadeira alegria se no tiver paz. E o que a paz? A paz consequncia da vitria. A paz exige de mim uma contnua luta. Sem luta, no poderei ter paz". (Josemara Escriv) O tempo que passas a rir tempo que passas com os deuses. (Provrbio chins) O que bonito neste mundo, e anima, ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura. E que a doura que no se prova se transfigura noutra doura muito mais pura e muito mais nova. (Miguel Torga) A alegria que deves ter no aquela a que poderamos chamar fisiolgica, de animal sadio, mas uma outra, sobrenatural, que

procede de abandonar tudo e de te abandonares a ti mesmo nos braos carinhosos do nosso Pai-Deus. (Josemara Escriv) Um sorriso significa muito. Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o oferece; dura apenas um segundo, mas a sua recordao, por vezes, nunca se apaga. (Autor desconhecido) Ter saudades do passado correr atrs do vento. (Provrbio russo) O sorriso que ds volta para ti mesmo. (Provrbio Indiano) Um homem nobre jamais perde a sua candura infantil. (Mong Tse) O homem sbio aquele que no se entristece com as coisas que no tem, mas rejubila com as que tem. (Epicteto) As pessoas so solitrias porque constroem paredes em vez de pontes. (Joseph F. Newton)

No existe nenhuma coisa sria que no possa ser dita com um sorriso. (Alejandro Casona, dramaturgo espanhol) Se de noite chorares por teres perdido o sol, as lgrimas no te deixaro ver as estrelas. (R. Tagore) No h alegria? - Ento pensa: h um obstculo entre Deus e eu. Quase sempre acertars. (Josemara Escriv) A alegria no est nas coisas: est em ns. (Goethe) Uma famlia feliz nada mais que o paraso antecipado. (Sir John Bowring) Nada de desgosto nem de desnimo; se acabas de fracassar, recomea. (Marco Aurlio)

Considero homem rico unicamente aquele que vive com o que tem, nada deve e est contente. (S. Howe) O prazer dos grandes homens consiste em fazer outros felizes. (Pascal) A prova mais clara de sabedoria uma alegria constante. (Michel de la Montaigne) Quando tiveres cumprido o teu dever, resta-te ainda outro: mostrares-te satisfeito. (Goethe) O optimismo a f em aco. Nada se pode levar a efeito sem optimismo. (Hellen Keller) Para se ser feliz, nada melhor do que trocar preocupaes por ocupaes. (Masteeline) Procuremos acender uma vela em vez de amaldioar a escurido. (Provrbio chins)

O homem comea a envelhecer quando as lamentaes comeam a tomar o lugar dos sonhos. (John Barrymore) O riso a distncia mais curta entre duas pessoas. (Victor Borge) Pensei que era noite... e dia claro! (Autor desconhecido) Levai as almas ao sacramento da Confisso. Assim lhes fareis o maior favor que se pode imaginar. Se se confessarem bem, sentir-se-o depois como recm-nascidos. (lvaro del Portillo) No tenho decepes, pois a quem s espera sofrimentos, a mnima alegria o surpreende. (Santa Teresa do Menino Jesus) Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era servio; servi e vi que o servio era alegria. (Tagore)

Eu chorava por no ter sapatos at que um dia encontrei um homem que no tinha ps. (Autor desconhecido) Eis um teste para saberes se terminaste a tua misso na Terra: se ests vivo, no a terminaste. (Richard Bach) A vida revela-se ao mundo como uma alegria. H alegria no jogo eternamente variado dos seus matizes, na msica das suas vozes, na dana dos seus movimentos. A morte no pode ser verdade enquanto no desaparecer a alegria do corao do ser humano. (Tagore, escritor indiano) A alegria est na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. No na vitria propriamente dita. (Mahatma Gandhi) Se dissermos que a beleza abandonou o mundo porque ela abandonou o nosso corao. (Autor desconhecido)

Se voltares as costas luz, nada mais vers alm da tua prpria sombra. (Autor desconhecido) O sol para as flores o que os sorrisos so para a humanidade. (Joseph Addison) O homem hoje, para ser salvo, s tem necessidade de uma coisa: abrir o corao alegria. (Bertrand Russel) O desgosto e a alegria dependem mais do que somos do que daquilo que nos acontece. (Multatuli) O aborrecimento entrou no mundo pela mo da preguia. (Jean de La Bruyre) Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos. (William Shakespeare) Sorri, embora seja apenas um sorriso triste. Porque mais triste que o sorriso triste a tristeza

de no saber sorrir. (Autor desconhecido) A vida humana um mecanismo de escolha, preferncia e adiamento. Qualquer escolha tambm uma excluso. (Julin Maras) Quem, em nome da liberdade, renuncia a ser aquilo que devia ser, j se matou em vida: um suicida de p. A sua existncia consistir numa perptua fuga da nica realidade que era possvel. (Jos Ortega y Gasset) Ningum mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser. (Goethe) No livre quem no tenha obtido domnio sobre si mesmo. (Demfilo) A liberdade, ao fim e ao cabo, no seno a capacidade de viver com as consequncias das prprias decises. (James Mullen)

Se no s senhor de ti mesmo, ainda que sejas poderoso, d-me pena e riso o teu poderio. (Josemara Escriv) Prefiro morrer de p a viver sempre ajoelhado. (Ernesto "Che" Guevara) Os nossos desejos so como crianas pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam. (Provrbio Chins) Toda a gerao ridiculariza a moda antiga, mas segue religiosamente a nova. (Thoreau) Os maiores inimigos da liberdade no so aqueles que a oprimem, mas sim aqueles que a sujam. (Vincenzo Giobert, filsofo e estadista italiano) Somos escravos das leis para podermos ser livres. (Marco Tlio Ccero)

No nos tornamos livres negarmos a aceitar algo ns, mas por aceitarmos est realmente por cima (Goethe)

por nos superior a aquilo que de ns.

Os piores escravos so aqueles que servem constantemente as suas paixes. (Digenes) O segredo da felicidade amar o dever e fazer dele um prazer. (C. Dash) Toda a pessoa tem direito liberdade religiosa (...) de tal maneira que, em matria religiosa, no se obrigue ningum a actuar contra a sua conscincia nem o impeam de actuar de acordo com ela em privado ou em pblico, sozinho ou associado a outras pessoas. (Conclio Vaticano II) Escolher sacrificar. Que importa sacrificar algo grande em troca de algo ainda maior? (Autor desconhecido)

Liberdade significa responsabilidade, por isso que tanta gente tem medo dela. (George Bernard Shaw) H homens que lutam um dia e so bons; H outros que lutam um ano e so melhores. H os que lutam muitos anos e so muito bons. Mas h os que lutam toda a vida, e estes so imprescindveis. (Bertold Brecht) No devemos ser escravos de um padro, de uma poca, de um costume. Aprendendo a pensar por ns mesmos, experimentamos a liberdade. (Luiz Mrcio M. Martins) Parecemos to livres - e estamos to encadeados. ( Robert Browning) Toda a gerao ridiculariza a moda antiga, mas segue religiosamente a nova. (Thoreau)

A verdadeira liberdade somente em fazer o que sermos constrangidos a no devemos. (Jonathan

consiste devemos, sem fazer o que Edwards)

A verdadeira liberdade um acto puramente interior, como a verdadeira solido: devemos aprender a sentir-nos livres at num crcere, e a estar sozinhos at no meio da multido. (Massimo Bontempelli) Deixe o cavalo solto... se voltar ele seu, se no voltar, nunca foi seu. (Autor desconhecido) O escravo tem um s senhor; o homem ambicioso tem tantos quantas as pessoas que possam contribuir para o incremento da sua fortuna. (Jean de la Bruyre) Uma grande fortuna uma grande servido. (Sneca) Sou escravo do dever por amor liberdade. (Ccero)

No so livres todos aqueles que fogem das suas cadeias. (Gotthold Ephraim) Quem tem muitos vcios tem muitos amos. (Plutarco) O primeiro passo para conseguirmos o que queremos na vida decidirmos o que queremos. (Ben Stein) No h excesso de liberdade se aqueles que so livres so responsveis. O problema liberdade sem responsabilidade. (Milton Friedman) No devemos acreditar na maioria que diz que apenas as pessoas livres podem ser educadas, mas sim acreditar nos filsofos que dizem que s as pessoas educadas so livres (Epictetus) A esperana adquire-se. Chega-se esperana atravs da verdade, pagando o preo de repetidos esforos e de uma longa pacincia.

Para encontrar a esperana necessrio ir alm do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora. (Georges Bernanos) Nunca se d tanto como quando se do esperanas. (Anatole France (1844-1924) Os desejos da nossa forma de vida formam uma cadeia cujos elos so a esperana (Lucio Anneo Sneca (55 a.C-39), escritor italiano) A mediocridade, possivelmente, consiste em se estar diante da grandeza e no se reparar nisso. (G. K. Chesterton) Jamais desesperes, mesmo perante as mais sombrias aflies de sua vida, pois das nuvens mais negras cai gua lmpida e fecunda. (Provrbio chins) A esperana um emprstimo que se pede felicidade. (Rivarol)

Quem tem algo por que viver capaz de suportar qualquer "como". (Nietzsche) Os pobres tm o segredo da esperana. (Bernanos) O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas. (Willian George Ward) A esperana no um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade. (Suenens) Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realizao. (Martin Luther King) s vezes, lavando as mos sujamos a conscincia. (Autor desconhecido) A minha conscincia tem para mim mais peso do que a opinio do mundo inteiro. (Ccero)

A conscincia a presena de Deus nos homens. (S. Chamfort) S senhor da tua vontade e escravo da tua conscincia. (Aristteles ) A conscincia muito bem educada. Deixa logo de falar com aqueles que no querem escutar o que ela tem a dizer (Samuel Butler) A primeira e pior de todas as fraudes enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado fcil. (J. Bailey) Acreditar em algo e no o viver desonesto. (Gandhi) A vergonha de confessar o primeiro erro leva a cometer muitos outros. (Jean de la Fontaine) O egosta odeia a solido. (Pascal) A verdade nunca injusta; pode magoar, mas no deixa ferida. (Eduardo Giro)

Deus no escuta a voz, mas o corao. (S. Cipriano) Encontrar defeito fcil, mas fazer melhor pode ser difcil. (Plutarco) O orgulho o caminho do erro. (Antero de Figueiredo) A boa conscincia serve de boa almofada. (John Ray, naturalista britnico) Aquele que duvida e no investiga torna-se no s infeliz mas tambm injusto. (Pascal) Aqueles que vivem em harmonia com a sua conscincia mostram sempre um semblante atractivo. (Aleksander Solzenytsin) A necessidade cada vez mais aguda de rudo s se explica pela necessidade de sufocar alguma coisa. (K. Lorenz)

Perdi a comodidade da ignorncia. (Michael Allred ) A confisso das ms aces o primeiro passo para a prtica de boas aces. (Sto. Agostinho) A primeira condio para ser alguma coisa no querer ser tudo ao mesmo tempo. (Tristo de Atade) A conscincia o melhor livro de moral e aquele que menos se consulta. (Pascal) Se no queres que ningum saiba, no o faas. (Provrbio chins) No a montanha que nos faz desanimar, mas a pedrinha que trazemos no sapato. (Autor desconhecido) No h dever que tanto descuidemos como o de sermos felizes. (Robert Louis Stevenson)

O bem que fizemos na vspera o que nos traz a felicidade pela manh. (Provrbio hindu) Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado. Pois dando que se recebe, perdoando que se perdoado, e morrendo que se vive para a vida eterna. (S. Francisco de Assis) No s menos feliz por te faltar do que serias se te sobejasse. (Josemara Escriv) A felicidade consiste em no seres feliz e que isso no te importe. (Miguel D'Ors) Aprendi a procurar a felicidade limitando os desejos, em vez de tentar satisfaz-los. (J. S. Mill) Para se ser feliz at um certo ponto preciso ter-se sofrido at esse mesmo ponto. (Edgar Poe)

Antes de desejarmos fortemente uma coisa, devemos examinar primeiro qual a felicidade daquele que a possui. (La Rochefoucald) Todos os dias devamos ouvir um pouco de msica, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possvel, dizer algumas palavras sensatas. (Goethe) O maior prazer que algum pode sentir o de causar prazer aos seus amigos. (Voltaire) Se algum no encontra a felicidade em si mesmo, intil que a procure noutro lugar. (La Rochefoucald) A felicidade no uma estao de chegada, mas um modo de viajar. (M. Ruberck) A felicidade e a sade so incompatveis com a ociosidade. (Aristteles)

Com o dinheiro podemos comprar muitas coisas, mas no o essencial para ns. Proporciona-nos comida, mas no apetite; remdios, mas no sade; dias alegres, mas no a felicidade. (Ibsen) O segredo da felicidade amar o dever e fazer dele um prazer. (C. Dash) Para se ser feliz, nada melhor do que trocar preocupaes por ocupaes. (Masteeline) Aquele que procura o Cu na Terra certamente adormeceu na aula de geografia. (Stanislaw Jerzy Lec) O prazer como certas substncias medicinais: para obter constantemente os mesmos efeitos preciso aumentar a dose; e a ltima provoca a morte ou o embrutecimento. (Autor desconhecido)

Mesmo que tenhas dez mil plantaes, s podes comer uma tigela de arroz por dia; ainda que a tua casa tenha mil quartos, nem de dois metros quadrados precisas para passar a noite. (Provrbio chins) A luta ansiosa pela felicidade o que d infelicidade a muita gente. (Hermgenes) Quanto maior so as dificuldades a vencer, maior ser a satisfao. (Ccero) O homem mergulha na multido para afogar o grito do seu prprio silncio. (Rabindranath Tagore) Queres ser feliz? S santo! Queres ser mais feliz? S mais santo! Queres ser muito feliz? S muito santo! (Josemara Escriv) No somos felizes quando todos gostam de ns e nos ajudam, mas sim

quando gostamos dos outros e os ajudamos. (Autor desconhecido) S h duas tragdias na vida: uma no se conseguir o que se quer, a outra consegui-lo. (scar Wilde) Querer descrever um estado de felicidade, que est para alm de toda a experincia humana, com uma linguagem tirada da experincia diria como querer tocar obras de Wagner com os dentes de um pente. (R. Knox) Viver a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe. (Oscar Wilde) Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma pensar que no existem milagres e a outra que tudo um milagre. (Albert Einstein) L no melhor que aqui. Quando o seu l se tornar aqui, voc simplesmente encontrar outro l

que parecer novamente melhor que aqui. (Autor desconhecido) Nunca deixo de ter em mente que o simples facto de existir j divertido. (Katherine Hepburn) A vida s se d a quem se deu. (Vinicius de Moraes) A vida s pode ser compreendida olhando-se para trs; mas s pode ser vivida, olhando-se para frente (Soren Kierkergaard) A vida uma tragdia quando vista de perto, mas uma comdia quando vista de longe. (Charlie Chaplin) Procurando o bem para os nossos semelhantes encontramos o nosso. (Plato) A felicidade um fruto que se colhe da felicidade que se semeia. (Autor desconhecido)

No devemos permitir que algum saia de nossa presena sem se sentir melhor e mais feliz. (Madre Teresa de Calcut) A felicidade no est no fim da jornada, mas sim em cada curva do caminho que percorremos para a encontrar. (Autor desconhecido) A felicidade um bem que se multiplica ao ser dividido (Marxwell Maltz) No possuir algumas das coisas que desejamos parte indispensvel da felicidade. (Bertrand Russel) Se queres ser feliz amanh, tenta hoje mesmo. (Liang Tzu) Todas as misrias verdadeiras so interiores e causadas por ns mesmos. Erradamente, julgamos que elas vm de fora, mas ns que as formamos dentro de ns, com a nossa prpria substncia. (JacquesAnatole France, poeta e romancista francs)

O corao que est em paz v uma festa em todas as aldeias. (Provrbio hindu) Infelicidade no sabermos o que desejamos e matarmo-nos para o alcanar. (D. Herold) Adormeci e sonhei que a vida era alegria. Acordei e vi que a vida era servio. servi e vi que o servio era alegria. (Tagore) A melhor maneira de se ser feliz contribuir para a felicidade dos outros. (Confcio) O perfume sempre perdura na mo que oferece a rosa. (Halda Bjar) Para que haja uma rvore florida, preciso haver antes uma rvore; e, para haver um homem feliz, preciso haver em primeiro lugar um homem. (Saint-Exupry)

Eu gosto de viver. J me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente infeliz, dilacerada pelo sofrimento, mas atravs de tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva sensacional. (Agatha Christie) O homem feliz aquele que no tem tempo para pensar nas suas coisas. (Gary Cooper) Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos. (W. Shakespeare) A estrada da tua felicidade no parte das pessoas e das coisas para chegar a ti; parte sempre de ti em direco aos outros. (Michel Quoist) A verdadeira felicidade s existe onde a virtude tem culto. (Ado Myszak) Abre o teu corao com quem conhece a tua alma. S sincero, ainda que

nesses momentos de intensa dor o falar de custe sangue. (Jesus Urteaga) No declares que as estrelas esto mortas s porque o cu est nublado. (Provrbio rabe) Quereis ser felizes por um momento? Vingai-vos. Quereis ser felizes para sempre? Perdoai. (Lacordaire) Recomende aos seus filhos moralidade; somente isso, e no dinheiro, poder faz-los felizes. (Beethoven) No importa o tamanho da montanha, ela no pode tapar o sol. (Provrbio chins) O mal que fazemos sempre mais triste que o mal que nos fazem. (Jacinto Benavente) Era tremendamente feliz porque sentia que tinha uma dvida eterna, que nunca poderia pagar, e, no

entanto, esforava-se por pag-la. (Chesterton) Qual o lugar do homem? Onde os seus irmos precisarem dele. (Madre Teresa de Calcut) Um bom arrependimento a melhor medicina para as enfermidades da alma. (Miguel de Cervantes) H pessoas que choram por saberem que as rosas tm espinhos; outras h que sorriem por saberem que os espinhos tm rosas. (Autor desconhecido) S justo com algum e acabars por o amar; mas, se fores injusto com ele, acabars por o odiar.(John Ruskin) Quem decide um caso sem ouvir a outra parte no pode ser considerado justo, ainda que decida com justia. (Sneca)

Faz o que for justo. O resto vir por si s. (Goethe) Pode-se ser cruel ao perdoar e misericordioso ao castigar. (Santo Agostinho) No achas que a igualdade, tal como a entendem, sinnimo de injustia? (Josemara Escriv) Muitas so as leis num estado corruptssimo. (Tcito) Deves temer a imprecao do oprimido, porque entre ele e Deus no se interpe nenhum vu. (Coro) A criana que vive com a verdade aprende a ser justa. (Ronal Russel) Quem no castiga o mal ordena que ele se faa. (Leonardo da Vinci) A confisso das ms aces o primeiro passo para a prtica de boas aces. (Sto. Agostinho)

H quatro caractersticas que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudncia e decidir imparcialmente. (Scrates) A verdade nunca injusta; pode magoar, mas no deixa ferida. (Eduardo Giro) Depressa se arrepende aquele que julga apressadamente. (Pablio Siro) pior cometer uma injustia do que sofr-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre no. (Scrates) Quem ama no se priva de nada quando se priva de tudo o que no o seu amor. (Autor desconhecido) H que tornar a ungir os cavalos guerreiros e levar a luta at ao fim; porque quem nunca descansa, quem com o corao e o sangue pensa em conseguir o impossvel, esse triunfa. (I Ching)

O mundo s admira o sacrifcio com espectculo, porque ignora o valor do sacrifcio escondido e silencioso. (Josemara Escriv) Dar um gosto ao corpo dar armas a um inimigo. (Autor desconhecido) A sabedoria no se encontra na terra daqueles que levam uma vida suave. (Livro de Job) A terra deixada vontade s d cardos e espinhos. (Autor desconhecido) Cada misso tem um sofrimento correspondente. (Autor desconhecido Embora me custe, embora no possa, embora rebente, embora morra. (Santa Teresa de vila) No sejas frouxo, mole. - J tempo de repelires essa estranha compaixo que sentes por ti mesmo. (Josemara Escriv)

Nenhum atleta ser premiado se no lutar deveras; e no seria autntico o combate se faltasse o adversrio com quem lutar. Portanto, se no houver adversrio no haver coroa, pois no pode haver vencedor se no h vencido. (S. Gregrio de Niza) No te fies de mim, se te faltar valentia. (Inscrio gravada num antigo punhal) Quem vence sem perigo triunfa sem glria. (Autor desconhecido) No digas: "Eu sou assim..., so coisas do meu carcter". So coisas da tua falta de carcter. S homem - "esto vir". (Josemara Escriv) O heri aquele que, tendo de escolher entre o medo e a morte, se liberta do medo lutando. (Autor desconhecido)

H algum em mim a quem eu combato para me elevar. (Saint-Exupry) Quem no sobe nas altas montanhas, no conhece a plancie. (Provrbio Chins) S conseguir compreender o que uma propriedade quem lhe tiver sacrificado uma parte de si prprio, quem tiver lutado para a salvar e sofrido para lhe dar beleza. (Saint-Exupry) Os fortes so mais fortes quando lutam sozinhos. (Autor desconhecido) Deus d as nozes, mas no as parte. (Provrbio portugus) Qualquer um pode carregar seu fardo, embora pesado, at anoitecer. Qualquer um pode fazer seu trabalho, embora rduo, por um dia. Qualquer um pode viver mansamente, pacientemente, amistosamente, at que o Sol se

ponha. E isso o que realmente a vida requer. (Stevenson, escritor britnico) A gente no se liberta de um hbito atirando-o pela janela: preciso faz-lo descer a escada, degrau por degrau. (Mark Twain) Os nossos desejos so como crianas pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam. (Provrbio Chins) Vencer no nada, se no se teve muito trabalho; fracassar no nada se se fez o melhor possvel. (Nadia Boulanger, pianista) Somos mais pais do nosso futuro do que filhos do nosso passado. (Miguel de Unamuno) O xito no se consegue s com qualidades especiais. sobretudo um trabalho de constncia, de mtodo e de organizao. (J. P. Sergent)

Nada perturba tanto a vida humana como a ignorncia do bem e do mal. (Ccero) No h nada mais terrvel do que uma ignorncia activa. (Goethe) Nada faz um homem ter tantas suspeitas como o facto de saber pouco. (Francis Bacon) Existem coisas que, para as saber, no basta t-las aprendido. (Sneca) A doena do ignorante ignorar a sua prxima ignorncia. (Amos Bronson Alcott, filsofo e professor norte-americano) No acredito na sabedoria colectiva da ignorncia individual. (T. Carlyle) A inteligncia da criana observa amando e no com indiferena - isso

o que faz ver o invisvel. (Maria Montessori, pedagoga italiana) Muitos homens passam por sbios graas ignorncia dos outros. (Autor desconhecido) Tudo o que se ignora se despreza. (Antnio Machado) A escurido envolve-nos a todos, mas, enquanto o sbio tropea numa parede, o ignorante permanece tranquilo no meio da sala. (Anatole France) Necessitamos de um grande conhecimento s para nos apercebermos da enormidade da nossa ignorncia. (Thomas Sowell) Envergonha-te menos de confessar a tua ignorncia do que de teimar numa discusso tola. (E. Joceline) Os sbios falam pouco e dizem muito; os ignorantes falam muito e dizem pouco. (Autor desconhecido)

O homem que sabe no fala; o homem que fala no sabe. (Lao-Ts) Tenho o hbito de no falar daquilo que ignoro. (Sfocles) A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas. (Glugiermo Ferrero) Perguntem aos jovens: eles sabem sempre tudo. (Provrbio chins) O mal da ignorncia que vai adquirindo confiana medida que se prolonga. (Autor desconhecido) A publicidade uma tcnica que te faz pensar que toda a vida ansiaste por uma coisa de que nunca ouviste falar. (Autor desconhecido) Uma ideia fixa parece sempre uma grande ideia, no por ser grande, mas porque enche todo o crebro. (J. Benavente)

Apenas pelas palavras o ser humano alcana a compreenso mtua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraioa toda a sociedade humana. (Michel de Montaigne) Quem no compreende um olhar tambm no compreender uma longa explicao. (Provrbio rabe) As palavras elegantes no so sinceras; as palavras sinceras no so elegantes. (Lao-Ts, filsofo chins) Mais vale uma palavra a tempo do que cem fora de tempo. (Miguel de Cervantes, novelista espanhol) medida que a discusso avana, a verdade recua. (Autor desconhecido) calando que se aprende a ouvir; ouvindo que se aprende a falar; depois, falando que se aprende a calar. (Autor desconhecido)

Deus no escuta a voz, mas o corao. (S. Cipriano) Quem sabe adular tambm capaz de caluniar. (Napoleo) Lembrai-vos de que a natureza nos deu dois ouvidos e uma boca para nos ensinar que mais vale ouvir do que falar. (Zeno) Nenhuma boa histria se gasta, por muitas vezes que se conte. (Provrbio escocs) Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores que o teu silncio. (Provrbio indiano) Podemos converter algum pelo que somos, nunca pelo que dizemos. (H. Rohden) Usa a linguagem que quiseres; nunca poders dizer seno o que s. (Emerson)

O homem que sabe no fala; o homem que fala no sabe. (Lao-Ts) Tenho o hbito de no falar daquilo que ignoro. (Sfocles) Se o que tens a dizer no mais belo que o silncio, ento cala-te. (Pitgoras) A ideia que no procura converterse em palavra uma m ideia, e a palavra que no procura converterse em aco uma m palavra. (Chesterton) H pessoas que falam um momento antes de terem pensado. (J. De la Bruyre) As palavras verdadeiras no so agradveis e as agradveis no so verdadeiras. (Lao-Ts) As palavras so anes; os exemplos so gigantes. (Provrbio suo)

Pensa como pensam os sbios, mas fala como falam as pessoas simples. (Aristteles) Tudo j foi dito uma vez, mas como ningum escuta preciso dizer de novo. (Andr Gide) O mais valioso de todos os talentos aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta. (Thomas Jefferson) Actue antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus actos. (Confcio) O caminho para todas as coisas grandiosas passa pelo silncio. (Nietzsche) No direi mal de ningum, mas s o que souber de bom acerca de cada pessoa. (Benjamin Franklin) Falemos sempre de qualquer pessoa como se ela estivesse presente. (Chiara Lubich)

S til o conhecimento que nos torna melhores. (Scrates) Quando ouvires os aplausos do triunfo, que ressoem tambm aos teus ouvidos os risos que provocaste com os teus fracassos. (Josemara Escriv) O mais importante da vida no saberes onde ests, mas sim para onde vais. (Goethe) O gnio composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicao. (Ludwing Van Beethoven) As almas grandes tm muito em conta as coisas pequenas. (Josemara Escriv) Aquele que no duvida de nada no sabe nada. (Provrbio grego) A sabedoria um adorno na prosperidade e um refgio na adversidade. (Aristteles)

Aquele que parece sbio entre os tolos parece tolo entre os sbios. (Marco Fabio) A sabedoria consiste em saber que se sabe o que sabe e saber que no se sabe o que no se sabe. (Provrbio chins) Nunca encontrei uma pessoa da qual no tivesse nada a aprender. (A. de Vigny) Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira. (Boileau) Se os teus projectos forem para um ano, semeia o gro. Se forem para dez anos, planta uma rvore. Se forem para cem anos, instrui o povo. (Provrbio chins) A maravilhosa disposio e harmonia do universo s pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a

minha ltima e mais elevada descoberta. (Isaac Newton) No h nada de nobre em sermos superiores ao prximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que ramos antes. (Autor desconhecido) Pensa como pensam os sbios, mas fala como falam as pessoas simples. (Aristteles) A criao prossegue incessantemente por meio do homem, mas o homem no cria: descobre. (Antonio Gaudi) Se queres vencer na vida, consulta trs velhos. (Provrbio Chins) Saber lembrar-se. (Aristteles) impossvel para um homem aprender aquilo que ele acha que j sabe. (Epteto) Perdi a comodidade da ignorncia. (Michael Allred )

O homem sbio aquele que no se entristece com as coisas que no tem, mas rejubila com as que tem. (Epicteto) beira de um precipcio s h uma maneira de andar para a frente: dar um passo atrs. (M. de Montaigne) Nada to til ao homem como a resoluo de no ter pressa. (H. Thoreau) A simplicidade o que h de mais difcil no mundo: o ltimo resultado da experincia, a derradeira fora do gnio. (G. Sand) Uma biblioteca uma universidade. (Carlyle) Grande homem aquele que no perdeu o corao de criana. (J. Wu)

No julgues nada pela pequenez dos comeos. Uma vez fizeram-me notar que no se distinguem pelo tamanho as sementes que daro ervas anuais das que vo produzir rvores centenrias. (Josemara Escriv) No acredito na sabedoria colectiva da ignorncia individual. (T. Carlyle) verdadeiramente sbio o homem que pra de aprender, quer tenha 20 ou 80 anos. (Henry Ford) Muitas insignificncias fazem a perfeio, mas a perfeio no uma insignificncia. (Miguel ngelo) Um livro um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Padre Antnio Vieira) O melhor profeta do futuro o passado. (Robert Frost)

Todos os drages da nossa vida so talvez princesas que esperam vernos um dia belos e corajosos. Todas as coisas aterradoras no so mais, talvez, do que coisas indefesas que esperam que as socorramos. (Rilke) Cava o poo antes de teres sede. (Provrbio chins) O mais importante da vida no a situao em que estamos, mas a direco para a qual nos movemos. (Oliver Wendell Holmes) No acrescente dias sua vida, mas vida aos seus dias. (Harry Benjamin) Se conheces o inimigo e te conheces a ti mesmo, no precisas de temer o resultado de cem batalhas. Se te conheces a ti mesmo, mas no conheces o inimigo, por cada vitria sofrers tambm uma derrota. Se no te conheces a ti mesmo nem conheces o inimigo,

perders todas as batalhas. (Sun Tzu, A Arte da Guerra) No basta conquistar a sabedoria, preciso us-la. (Ccero) O problema no que os computadores passem a pensar como a gente, mas que a gente passe a pensar como eles. (Erich Fromm) O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas. (Willian George Ward) A prova mais clara de sabedoria uma alegria constante. (Michel de la Montaigne) No h razo para termos medo das sombras. Apenas indicam que em algum lugar prximo brilha a luz. (Ruth Renkel) A sabedoria saber o que se deve fazer; a virtude faz-lo. (David Starr Jordan)

Ningum to grande que no possa aprender, nem to pequeno que no possa ensinar. (Autor desconhecido) Concedei-nos Senhor, Serenidade necessria para aceitar as coisas que no podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras. (Autor desconhecido) Onde houver uma rvore para plantar, planta-a tu. Onde houver um erro para emendar, emenda-o tu. Onde houver um esforo de que todos fogem, f-lo tu. S tu aquele que afasta as pedras do caminho. (Gabriela Mistral) No digas: "Eu sou assim..., so coisas do meu carcter". So coisas da tua falta de carcter. S homem - "esto vir". (Josemara Escriv) Os homens esto sempre dispostos a coscuvilhar e a investigar sobre as vidas alheias, mas tm preguia de

se conhecerem a si mesmos e de corrigirem as suas prprias vidas. (Santo Agostinho) De nada serve ao homem queixar-se dos tempos em que vive. A nica coisa boa que pode fazer tentar melhor-los. (Thomas Carlyle) No me uses sem motivo; no me guardes sem honra. (inscrio nas espadas e punhais fabricados em Toledo) Quando todos pensam o mesmo ningum pensa muito. (Lippmann) O grande homem aquele que no perde o corao de criana. (Mncio) H muito poucos homens grandes que tenham vindo de um ambiente fcil. (Herman Keyserling) Quando um homem tem a liberdade de proceder como quer, em geral imita os outros. (E. Hoffer)

No caias nessa doena do carcter que tem por sintomas a falta de firmeza para tudo, a leviandade no agir e no dizer, o atordoamento,...: a frivolidade, numa palavra. Essa frivolidade, que - no o esqueas - torna os teus planos de cada dia to vazios ("to cheios de vazio"), que se no reages a tempo - no amanh; agora! - far da tua vida um boneco morto e intil. (Josemara Escriv) Nenhum homem sabe como mau at que tenta esforar-se por ser bom. S poders conhecer a fora de um vento procurando caminhar contra ele, no te deixando levar. (C. S. Lewis) A liberdade est em se ser dono da prpria vida. (Plato) A lngua resiste porque branda; os dentes cedem porque so duros. (Provrbio chins)

O nosso carcter o resultado da nossa conduta. (Aristteles) Qualquer nscio pode escrever em linguagem erudita. A verdadeira prova a linguagem corrente. (C. S. Lewis) Aprender sem pensar intil. Pensar sem aprender perigoso. (Confcio) um grande espectculo ver um homem esforado lutar contra a adversidade; mas h um ainda maior: ver outro homem correr em sua ajuda. (Oliver Goldsmith) Muitos teriam sido sbios se no tivessem acreditado demasiado cedo em que j o eram. (Sneca ) A juventude de hoje est corrompida at ao corao. m, ateia e preguiosa. Jamais ser o que a juventude deve ser, nem ser capaz de preservar a nossa cultura. (de

uma inscrio gravada numa tabunha babilnica do sculo XI antes de Cristo...) No so as ms ervas que afogam a boa semente, mas sim a negligncia do campons. (Confcio) No se deve julgar um homem pelas suas qualidades, mas sim pelo uso que faz delas. (La Rochefoucauld) Tens tal desordem dentro de ti que criars o teu prprio inferno. (Walter Starkie) Nunca alcanars uma meta maior do que aquela a que te propuseste. (E.G.White) Dizes-me que sim, que queres. Est bem. Mas queres como um avaro quer ao seu ouro, como uma me quer ao seu filho, como um ambicioso quer s honras, ou como um pobrezito sensual, ao seu prazer?No? - Ento, no queres. (Josemara Escriv)

Todo o homem que encontro me superior em alguma coisa. E, nesse particular, aprendo com ele. (Ralph Waldo Emerson) O exemplo nobre torna fceis os feitos mais difceis. (J. W. Goethe, escritor alemo) Apesar de j ser mais velho, continuo a aprender com os meus discpulos. (Ccero) A liberdade a adequada gesto dos desejos; umas vezes ser conveniente segui-los, e outras no. (Jos Antonio Marina) S fazendo o bem se pode realmente ser feliz. (Aristteles) Caminhante, no h caminho; faz-se caminho ao andar. (Antonio Machado) Aplica a ti mesmo os conselhos que ds a outros. (Thales de Mileto)

O homem realiza-se na mesma medida em que se compromete no cumprimento do sentido da sua vida. (Viktor Frank) No mrito o facto de no termos cado, mas sim o de nos termos levantado todas as vezes que camos. (Provrbio rabe) Trata um homem de acordo com o que ele , ele continuar na mesma; trata-o de acordo com o que pode e deve ser, e ele converter-se- no que pode e deve ser. (J. W. Goethe, escritor alemo) O amor s se d entre pessoas virtuosas. (Aristteles) Vencer-se a si prprio a maior das vitrias. (Plato) Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. (Eduardo Galeano)

Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso. (Einstein) Os homens so como os vinhos: o tempo azeda os maus e melhora os bons. (Ccero) O optimista acredita nos outros e o pessimista s acredita em si mesmo. (G. K. Chesterton) As almas grandes tm muito em conta as coisas pequenas. (Josemara Escriv) A maneira de fazer ser. (LaoTs, filsofo chins) O hbito uma segunda natureza. (Galeno, mdico grego) A personalidade para o homem o que o perfume para a flor. (Charles M. Schwob, novelista francs)

Na luta conhece-se o soldado; s na vitria se conhece o cavalheiro. (Jacinto Benavente) A elegncia fora contida. (Azorn ) A vida foi-nos dada, mas no nos foi dada j feita. (Jos Ortega y Gasset) O talento feito na solido; o carcter, nos embates do mundo. (Goethe) Razes fortes originam aces fortes. (William Shakespeare) Ao fim e ao cabo, o que a moda? Do ponto de vista artstico, uma forma de fealdade to insuportvel que nos vemos obrigados a mud-la de seis em seis meses. (Oscar Wilde) O primeiro passo para conseguirmos o que queremos na vida decidirmos o que queremos. (Ben Stein)

Um homem que nunca muda de opinio, em vez de demonstrar a qualidade da sua opinio demonstra a pouca qualidade da sua mente. (Marcel Achard) Experincia no o que acontece a um homem; aquilo que um homem faz com o que lhe acontece. (Aldous Huxley) Faz da tua alma um diamante. Por cada novo golpe uma nova face, para que um dia ela seja toda luminosa. (Rogelio Stela Bonilla) Onde h sofrimento h terreno sagrado. (Oscar Wilde) Aquele que se perde que encontra novos caminhos. (Nils Kjaer) O mal que fazemos sempre mais triste que o mal que nos fazem. (Jacinto Benavente)

Ningum pode livrar os homens da dor, mas ser bendito aquele que fizer renascer neles a coragem para a suportar. (Selma Lagerlof) No h razo para termos medo das sombras. Apenas indicam que em algum lugar prximo brilha a luz. th Renkel) O problema do mal no outra coisa, em grande parte, seno o problema da liberdade. (Nikolai Berdaiev) No bom que tudo acontea como desejamos. (Jacques Bossuet) As lgrimas so o sangue da alma. (Santo Agostinho) As pessoas so solitrias porque constroem paredes em vez de pontes. (Joseph F. Newton) O homem que age no sofre. (Stearns Eliot)

Cometer injustias pior que sofr-las. (Scrates) Se tem remdio, porque te queixas? Se no tem remdio, porque te queixas? (Provrbio oriental) Sabemos sempre quem nos fere, mas nem sempre sabemos a quem ferimos. (Autor desconhecido) Aquele que no consegue suportar o que mau, no vive para saber o que bom. (Provrbio judeu) No h nenhuma rvore que o vento no tenha sacudido. (Provrbio hindu) Nunca se esquecem as lies aprendidas na dor. (Provrbio africano) Deus sussurra e fala conscincia atravs do prazer, mas grita-lhe por meio da dor: a dor o seu megafone para despertar um mundo adormecido. (C.S. Lewis)

Quando a sorte adversa, descobrese o gnio; na prosperidade, ele oculta-se. (Horcio) Para se ser feliz at um certo ponto preciso ter-se sofrido at esse mesmo ponto. (Edgar Poe) Quanto mais elevado o esprito mais ele sofre. (Schopenhauer) As flores chegam at a perfumar a mo que as esmaga. (V. Ghilka) Sabendo sofrer, sofre-se menos. (Anatole France) Nunca est mais escuro do que quando est para chegar a manh. (Autor desconhecido) quanto maior so as dificuldades a vencer, maior ser a satisfao. (Ccero) Aquele que luta contra ns fortalece os nosso nervos e

aprimora as nossas qualidades. O nosso antagonista trabalha por ns. (Edmund Burke) Sinal de maturidade humana aceitar o desafio do sofrimento. (Jacques Maritain) Nada nos torna to grandes como uma grande dor. (Alfred de Musset) Aquele que no evita o vcio, far dele o seu suplcio. (Adgio popular) Se a tua dor te aflige, transformaa num poema. (Autor desconhecido) Antes de dar a dor, Deus d a pacincia. (Santa Teresa de vila) Podemos sofrer no deserto e, no entanto, am-lo. De resto, por causa desse sofrimento que o amamos. (Saint-Exupry) Eu gosto de viver. J me senti ferozmente, desesperadamente,

agudamente infeliz, dilacerada pelo sofrimento, mas atravs de tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva sensacional. (Agatha Christie) A vida uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos. (George Bernard Shaw) O homem que a dor no educou ser sempre uma criana. (N.Tommaseo) Cada lgrima nos ensina uma verdade. (Ugo Fscolo) Os espinhos que me feriram foram produzidos pelo arbusto que plantei. (Byron) O medo da desgraa pior que a desgraa. (Leib Lazarov) O homem que cultiva a vingana conserva as suas prprias feridas em carne viva. (Francis Bacon)

A pacincia torna mais leve o que a tristeza no cura. (Horcio) A dor abate-te porque a recebes com cobardia. - Recebe-a, valente, com esprito cristo e estim-la-s como um tesouro. (Josemara Escriv) A dor possui um grande poder educativo: faz-nos melhores, mais misericordiosos, mais capazes de nos recolhermos em ns mesmos e persuade-nos de que esta vida no um divertimento, mas um dever. (Cesare Cant) Quando apontares com um dedo, lembra-te de que outros trs dedos teus apontam para ti. (Provrbio ingls) A coisa mais difcil do mundo conhecermo-nos a ns mesmos, e o mais fcil falar mal dos outros. (Tales de Mileto)

As crianas tm mais necessidade de modelos do que de crticas. (Joubert) No encontre defeitos, encontre solues. Qualquer um sabe queixarse. (Henry Ford) Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. franqueza dos outros chamamos insolncia. (Andr Mourois) Procuremos acender uma vela em vez de amaldioar a escurido. (Provrbio chins) No devemos dar demasiada ateno ao que os crticos dizem. Nunca foi erguida uma esttua em honra de um crtico. (Sibelius) O verdadeiro rebelde aquele que prope alternativas. (Julin Maras) As palavras so anes; os exemplos so gigantes. (Provrbio suo)

A natureza concedeu aos grandes homens a faculdade de fazer e aos outros a de julgar. (Vauvenargues) Faa o que pode, com o que tem, onde estiver. (Roosevelt) O maior erro que um homem pode cometer viver com medo de cometer um erro. (Hebbard) A verdade nunca injusta; pode magoar, mas no deixa ferida. (Eduardo Giro) Discordo daquilo que dizes, mas defenderei at morte o teu direito de o dizeres. (Voltaire) O mal de quase todos ns que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crtica. (Norman Vincent) As grandes ideias so aquelas nas quais a nica coisa que nos surpreende que no nos tivessem

ocorrido antes. (Noel Claras, escritor espanhol) A inspirao existe, mas tem de te encontrar a trabalhar. (Picasso) Aquilo que guia e arrasta o mundo no so as mquinas, mas as ideias. (Victor Hugo) Penso 99 vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho no silncio - e eis que a verdade se revela! (Einstein) Nos momentos de crise, s a inspirao mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein) A ideia que no procura converterse em palavra uma m ideia, e a palavra que no procura converterse em aco uma m palavra. (Chesterton) A criatividade consiste apenas em perceber o que j esta l. Sabia que os sapatos direito e esquerdo

s foram inventados h pouco mais de um sculo? (Bernice Fitz-Gibbon) Os homens sbios ensinaram-nos que no basta escolher entre os males o menor, mas tambm tirar deles todo o bem que possam conter. (Ccero) Se no houver frutos, valeu a beleza das flores. . . Se no houver flores, valeu a sombra das folhas . . . Se no houver folhas, valeu a inteno da semente. (Henfil) O rudo faz pouco bem, o bem faz pouco rudo. (S. Francisco de Sales) O prmio da boa obra t-la realizado. (Sneca) S h uma maneira de acabar com o mal: responder-lhe com o bem. (Tolstoi) Os bons pensamentos produzem bons frutos, os maus pensamentos

produzem maus frutos. . . e o homem seu prprio jardineiro. (James Allen) A inteligncia da criana observa amando e no com indiferena - isso o que faz ver o invisvel. (Maria Montessori, pedagoga italiana) Na minha vida fiz muito bem e muito mal; mas todo o bem o fiz muito mal, e todo o mal o fiz muito bem. (Richelieu) Quando vires um homem bom, tenta imit-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo. (Confcio ) fundamental que o estudante adquira uma compreenso e uma percepo ntida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom. (Albert Einstein) beleza! Onde est tua verdade? (Shakespeare - Trilo e Cressida)

Se achas bom ser importante, um dia descobrirs que mais importante ser bom. (R. Scheneider) O corao que est em paz v uma festa em todas as aldeias. (Provrbio hindu) A verdadeira riqueza de um homem o bem que ele faz neste mundo. (Maom) Todas as maravilhas de que precisas esto dentro de ti. (Sir Thomas Browne) Procurando o bem para os nossos semelhantes encontramos o nosso. (Plato) prefervel cultivar o respeito pelo bem do que o respeito pela lei. (Henry Thoreau) Dever-se-ia pensar mais em fazer o bem do que em estar bem: e assim

tambm se acabaria por estar melhor. (Alessandro Manzoni) Nada perturba tanto a vida humana como a ignorncia do bem e do mal. (Ccero) Apenas pelas palavras o ser humano alcana a compreenso mtua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraioa toda a sociedade humana. (Michel de Montaigne) Estamos todos num mesmo barco, em mar tempestuoso, e devemos uns aos outros uma terrvel lealdade. (G.K.Chesterton) Aprendemos a voar como os pssaros, a nadar como os peixes; mas no aprendemos a simples arte de vivermos juntos como irmos. (M. Luther King) Guardar ressentimento como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. (Malachy McCourt )

Olho por olho... e o mundo ficar cego. (Gandhi) Se a fora faz vencedores, a concrdia faz invencveis. (Provrbio) A solido muito bela... quando se tem algum a quem o dizer. (Gustavo Adolfo Becquer (1836-1870), poeta espanhol) Olha para as estrelas, mas no te esqueas de acender o lume no lar. (Provrbio alemo) Encontrar defeito fcil, mas fazer melhor pode ser difcil. (Plutarco) Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, perdido. (Esopo) Quem recebe um favor nunca deve esquecer; quem faz nunca deve lembrar. (Charro)

Recompensa com uma fonte inesgotvel quem te presenteou com uma gota de gua. (Provrbio Chins) Se no conseguimos fazer-nos como desejaramos, no devemos esperar que as outras pessoas sejam inteiramente de nosso agrado. (Thomas Kempis) A porta mais bem fechada aquela que pode deixar-se aberta. (Provrbio chins) Todas as pessoas do mundo sorriem no mesmo idioma. (Morris Mandel ) Uma pessoa para compreender tem de se transformar. (Saint-Exupry) No direi mal de ningum, mas s o que souber de bom acerca de cada pessoa. (Benjamin Franklin) O segredo para viver em paz com todos consiste na arte de compreender cada um segundo a sua

individualidade. (Federico Luis Jahn) O poder s limpo quando se traduz em servio. (Francisco de Juanes) Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai. (Tales de Mileto) O agradecimento a memria do corao. (Lao-Ts) Todo o homem que encontro me superior em alguma coisa. E, nesse particular, aprendo com ele. (Emerson) Uma das coisas mais difceis de deitar fora a gentileza. Quase sempre a recebemos de volta. (Autor desconhecido) Perdoar no tomar demasiado a srio as limitaes e os defeitos, mas tirar-lhes importncia, com bom humor, dizendo: Sei que tu no s assim! (Robert Spaemann)

O maior prazer que algum pode sentir o de causar prazer aos seus amigos. (Voltaire) O nico meio de ganhar uma discusso evit-la. (D. Carnegie) Sendo superior, nunca repreendas ningum com ira, mas s depois de ela passar. Assim, a repreenso ser mais proveitosa. (Santa Teresa do Menino Jesus) Quando no puderes elogiar, calate. (Beato Josemara Escriv) Quando estiveres irado, conta at dez; quando muito irado, conta at cem. (Jafferson) O prazer dos grandes homens consiste em fazer outros felizes. (Pascal) O homem comum exigente com os outros; o homem superior exigente consigo mesmo. (Marco Aurlio)

No penses mal dos que procedem mal, pensa somente que esto enganados. (Scrates) Como melhoram as pessoas depois de passarmos a gostar delas. (Grayon) Veja tudo, deixe passar muita coisa, corrija um pouco. (Joo XXIII) Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. franqueza dos outros chamamos insolncia. (Andr Mourois) Pessoa aborrecida aquela que nos priva da nossa solido sem nos fazer companhia. (Autor desconhecido) D, se puderes; se no puderes, s afvel. (Santo Agostinho) Se no queres que ningum saiba, no o faas. (Provrbio chins)

A humanidade no pode libertar-se da violncia seno por meio da noviolncia. (Mahatma Gandhi) O mundo no est ameaado pelas ms pessoas, mas sim por aqueles que permitem a maldade. (Albert Einstein) Sempre que algum afirma que dois e dois so quatro e um ignorante lhe responde que dois e dois so seis, surge um terceiro que, em prol da moderao e do dilogo, acaba por concluir que dois e dois so cinco. (Jos Prat) Os fanatismos que mais devemos recear so aqueles que podem confundir-se com a tolerncia. (Fernando Arrabal) O riso a distncia mais curta entre duas pessoas. (Victor Borge) Quem sabe adular tambm capaz de caluniar. (Napoleo)

Os fracos nunca podem perdoar. (Gandhi) O melhor conversador aquele que sabe ouvir. (Autor desconhecido) Quem no vive para servir no serve para viver. (Autor desconhecido) Todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir. No preciso ter um diploma universitrio para servir. No preciso fazer concordar o sujeito e o verbo para servir. Basta um corao cheio de graa. Uma alma gerada pelo amor. (Martin Luther King) S respiramos verdadeiramente quando nos encontramos ligados aos outros por um fio comum que se situa fora de ns. Ns, filhos da idade do conforto, sentimos um inexplicvel bem-estar quando dividimos os nossos ltimos vveres no deserto. (Saint-Exupry)

Pensa como pensam os sbios, mas fala como falam as pessoas simples. (Aristteles) A vida a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida. (Vinicius de Moraes) Se cada um varresse a calada de sua casa, no fim do dia a rua toda estaria limpa. (Jean Vien Jean) H quatro caractersticas que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudncia e decidir imparcialmente. (Scrates) Qualquer simples problema se pode tornar insolvel se for feito um nmero suficientes de reunies para o discutir. (Arthur Bloch) Estranho no equivale a inimigo, mas a amigo que ainda no conhecemos. (Gleen)

Aprendemos a amar no quando encontramos a pessoa perfeita, mas quando conseguimos ver de maneira perfeita uma pessoa imperfeita. (Sam Keen) Um bom governo como uma boa digesto: enquanto funciona bem, quase no damos por ela. (Erskine Caldwell) No posso dar-me ao luxo da poltica. Numa ocasio, fiquei cinco minutos a escutar um poltico e morreu-me um velhinho em Calcut. (Madre Teresa de Calcut) A cooperao a convico plena de que ningum pode chegar meta se no chegarem todos. (Virginia Burden) A natureza concedeu aos grandes homens a faculdade de fazer e aos outros a de julgar. (Vauvenargues)

Faa o que pode, com o que tem, onde estiver. (Roosevelt) O mal de quase todos ns que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crtica. (Norman Vincent) Acreditar em algo e no o viver desonesto. (Gandhi) impossvel proceder ao infinito na srie dos seres que se geram sucessivamente. Deve-se admitir, por isso, que existe um ser necessrio que tenha em si toda a razo de sua existncia, e do qual procedam todos os outros seres. A este chamamos Deus. (S. Toms de Aquino) O corao humano recusa-se a acreditar num universo sem uma finalidade. (Kant) Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso corao anda inquieto

enquanto no descansar em ti. (Santo Agostinho) Na realidade, todas as coisas, todos os acontecimentos, para quem os sabe ler com profundidade, encerram uma mensagem que, em definitivo, remete para Deus. (Joo Paulo II ) A Fsica moderna leva-nos necessariamente a Deus. (Arthur Eddington) Desde que os homens deixaram de crer em Deus, no se nota que se tivessem tornado descrentes em tudo, mas sim que acreditam em tudo. (Chesterton) Quem procura a verdade procura Deus, ainda que no o saiba. (Edith Stein) Deus no fala, mas tudo fala de Deus. (Julien Green)

O desejo de rezar j orao. (Georges Bernanos, escritor francs) Cada criana, ao nascer, traz-nos a mensagem de que Deus ainda no perdeu a esperana nos homem. (Tagore) H dois tipos de pessoas: as que tm medo de perder Deus e as que tm medo de O encontrar. (Pascal) O mistrio no um muro onde a inteligncia esbarra, mas um oceano onde ela mergulha. (Gustav Thibon) Faz tudo como se algum te contemplasse. (Epicuro) Aquele que duvida e no investiga torna-se no s infeliz mas tambm injusto. (Pascal) Amar algum significa ver essa pessoa como a Deus a concebeu. (Dostoievsky)

Quem se senta no fundo do poo para contemplar o cu, h de ach-lo pequeno. (Hom Yu) Deus a lei e o legislador do Universo. (Albert Einstein) O homem que compreendesse Deus seria outro Deus. (Franois Chateaubriand) No h maior prova de ignorncia do que acreditar que o inexplicvel impossvel. (S. Bilard) Querer colocar em oposio a cincia natural e a religio... s pode ser coisa de gente ignorante nos dois assuntos. (Paul Sabatier, Prmio Nobel de qumica de 1953) um cientista bem medocre aquele que pretende poder passar sem f ou sem Deus! (Werner Von braun, criador dos foguetes que levaram o homem lua)

Do meu telescpio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposio e harmonia do universo s pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha ltima e mais elevada descoberta. (Isaac Newton) Para o crente, Deus est no comeo; para o fsico, Deus est no ponto de chegada de toda a sua reflexo. (Max Plank) "Como fsico, portanto, como homem que dedicou a sua vida inspida cincia, investigao da matria, estou certo de no dar margens a ser considerado um irresponsvel. E assim, aps as minhas pesquisas do tomo, posso dizer o seguinte: no existe matria isoladamente! Toda matria consiste e se origina somente pela fora, que pe em vibrao as partculas atmicas, e as coliga nos minsculos sistemas solares do tomo. Uma vez que em todo o universo no h uma fora abstracta inteligente e eterna,

devemos consequentemente admitir a existncia de um Esprito Inteligentssimo." (Max Planc Fsico) A coisa de maior extenso no mundo o universo, a mais rpida o pensamento, a mais sbia o tempo e mais cara e agradvel realizar a vontade de Deus. (Tales de Mileto) Quem a Deus tem, nada lhe falta. S Deus basta. (Santa Teresa de vila) O homem compreende tudo com a ajuda daquilo que no compreende. (Autor desconhecido) Deus trata terrivelmente os seus amigos. Mas na verdade no lhes faz nisso nenhum agravo, porque assim procedeu com o seu Filho. (Santa Teresa de vila) Querer descrever um estado de felicidade, que est para alm de toda a experincia humana, com uma

linguagem tirada da experincia diria como querer tocar obras de Wagner com os dentes de um pente. (R. Knox) Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma pensar que no existem milagres e a outra pensar que tudo um milagre. (Albert Einstein) Quando Deus fecha uma porta abre uma janela. (Autor desconhecido) O que sabemos uma gota, o que ignoramos um oceano. (Isaac Newton) A frase mais deliciosa que se pode ouvir na cincia, aquela que todos os cientistas adoram, no "Eureka" mas "que engraado." (Issac Assimov) Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei. (Autor desconhecido)

mais fcil construir um menino do que consertar um homem. (Charles Chick Govin) O verdadeiro discpulo aquele que supera o mestre. (Aristteles) Semeia um pensamento e colhers um desejo; semeia um desejo e colhers a aco; semeia a aco e colhers um hbito; semeia o hbito e colhers o carcter. (Tihamer Toth) Ensinar no uma funo vital, porque no tem o fim em si mesma; a funo vital aprender. (Aristteles) O objectivo da educao a virtude e o desejo de converter-se num bom cidado. (Plato) Dar o exemplo no a melhor maneira de influenciar os outros. a nica. (Albert Schweitzer) Para falar ao vento bastam quatro palavras; para falar ao corao so

necessrias obras. (Padre Antnio Vieira) Se os teus projectos forem para um ano, semeia o gro. Se forem para dez anos, planta uma rvore. Se forem para cem anos, educa o povo. (Provrbio chins) As crianas tm mais necessidade de modelos do que de crticas. (Joubert) Guie uma criana pelo caminho que deve seguir e guie-se por ela de vez em quando. (J. Bilings) Podemos converter algum pelo que somos, nunca pelo que dizemos. (H. Rohden) Como melhoram as pessoas depois de passarmos a gostar delas! (Grayon) Veja tudo, deixe passar muita coisa, corrija um pouco. (Joo XXIII)

Quando damos a uma criana tudo o que ela quer, damos-lhe tambm o aborrecimento. (Frank Clark) Usa a linguagem que quiseres; nunca poders dizer seno o que s. (Emerson) A nica disciplina que reconheo a do corao que domina. (SaintExupry) Corrigir, ajuda; encorajar, ajuda ainda mais. (Goethe) Quando os animais que metes num estbulo morrem uns atrs dos outros, no te debruces sobre eles procura da cura do mal. Debruate sobre o estbulo e queima-o. (Saint-Exupry) O homem nada pode aprender seno em virtude daquilo que sabe. (Aristteles) Se deres um peixe a um homem, ele alimentar-se- uma vez; se o

ensinares a pescar, alimentar-se- durante toda a vida. (Kuan-Tsu) No se sabe bem seja o que for seno muito tempo depois de ter aprendido. (Autor desconhecido) Educai as crianas e no ser preciso castigar os homens. (Pitgoras) Um livro um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Padre Antnio Vieira) A educao aquilo que permanece depois de esquecermos tudo o que nos foi ensinado. (Halifax) O talento feito na solido; o carcter, nos embates do mundo. (Goethe) Antigamente tinha seis teorias sobre o modo de educar as crianas. Agora tenho seis filhos e nenhuma teoria. (Lord Rochester)

O futuro de um filho sempre obra da sua me. (Napoleo Bonapart) Quem no castiga o mal ordena que ele se faa. (Leonardo da Vinci) A educao pelo medo deforma a alma. (Coelho Neto) Quem embala um bero governa o mundo. (Autor desconhecido) lento ensinar por teorias, mas breve e eficaz faz-lo pelo exemplo. (Sneca) Nada mais perigoso que um bom conselho acompanhado de um mau exemplo. (Autor desconhecido) No corra atrs das borboletas; plante uma flor em seu jardim e todas as borboletas viro at ela. (D. Elhers)

Veja as qualidades e elogie; os defeitos logo desaparecero. (Autor desconhecido) O homem que a dor no educou ser sempre uma criana. (N. Tommaseo) A adversidade desperta em ns capacidades que, em circunstncias favorveis, teriam ficado adormecidas. (Horcio) No podes ensinar nada a um homem; podes apenas ajud-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo. (Galileu Galilei) No se ganha uma corrida na primeira curva, mas pode-se perdla l. (Juan Manuel Fangio, piloto argentino de Frmula 1) Pode-se ser cruel ao perdoar e misericordioso ao castigar. (Santo Agostinho) Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer at

onde vai a sua influncia. (Henry B. Adams) Os homens enganam-se com maior frequncia por serem demasiado espertos do que por serem bons em demasia. (Bernard Shaw) Metade dos nossos erros na vida nascem do facto de sentirmos quando devamos pensar e pensarmos quando devamos sentir. (J. Collins) Um homem nunca deve envergonhar-se por reconhecer que se enganou, pois isso equivale a dizer que hoje mais sbio do que era ontem. (Jonathan Swift) Um olhar sobre o passado. E... Lamentares-te? No, que estril. - Aprenderes, que fecundo. (Josemara Escriv) Um fracassado um homem que cometeu um erro e no capaz de o transformar em experincia. (E. Hubrard)

Pela ignorncia enganamo-nos, e pelos enganos aprendemos. (Provrbio romano) Nenhuma situao de tal modo grave que no seja susceptvel de piorar. (Frederico II ) melhor coxear pelo caminho do que avanar a grandes passos fora dele. Porque quem coxeia pelo caminho, embora avance devagar, aproxima-se da meta, enquanto que quem segue fora dele quanto mais corre mais se afasta. (Santo Agostinho) Todos os homens podem cair num erro, mas s os idiotas perseveram nele. (Ccero) O xito consiste em aprender a ir de fracasso em fracasso sem cair no desespero. (Winston Churchill) Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro: h

bastante por onde escolher. (Bertrand Russel) Nada de desgosto nem de desnimo; se acabas de fracassar, recomea. (Marco Aurlio) Quem no evita as pequenas faltas, pouco a pouco cai nas grandes. (T. Kempis) Na maior parte dos homens, as dificuldades so filhas da preguia. (Samuel Johnson) Ningum maior do que aquele que est disposto a que lhe assinalem os seus erros. (Dave Barry) A primeira e pior de todas as fraudes enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado fcil. (J. Bailey) O nico modo de evitar os erros adquirindo experincia; mas a nica maneira de adquirir experincia

cometendo erros. (Autor desconhecido) As pessoas influenciam-nos, as vozes comovem-nos, os livros convencem-nos, os feitos entusiasmam-nos. (John Henry Newman) No se assinala o caminho apontando-o com o dedo, mas sim caminhando frente. (Provrbio Macua - Moambique) No homem h mais coisas dignas de admirao que de desprezo. (Albert Camus) As palavras que no so seguidas de factos no servem para nada. (Demstenes) Se vs, os cristos, vivsseis como Cristo, toda a ndia estaria aos vossos ps. (Tagore, escritor indiano)

A disciplina a parte mais importante do xito. (Truman Capote, novelista norte-americano) Tive xito na vida. Agora tento fazer da minha vida um xito. (Brigitte Bardot, actriz francesa) A primeira condio para ser alguma coisa no querer ser tudo ao mesmo tempo. (Tristo de Atade) O xito tem feito muitos falhados. (C. Adams) S existe uma forma de xito - ser capaz de viver a vida de acordo com a prpria conscincia. (Christopher Morley - Escritor Norte-americano) Nada mais difcil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir. (Napoleo) Porqu essas variaes de carcter? Quando fixars a tua vontade em alguma coisa? - Acaba com o teu gosto pelas primeiras pedras, e

assenta a ltima ao menos num dos teus projectos. (Josemara Escriv) O segredo de progredir comear. O segredo de comear dividir as tarefas rduas e complicadas em tarefas pequenas e fceis de executar, e depois comear pela primeira. (Mark Twain) O pobre no o que tem pouco, mas sim o que deseja mais. (Lucio Anneo Seneca) As grandes obras so sonhadas pelos gnios, executadas pelos lutadores, disfrutadas pelos felizes e criticadas pelos inteis crnicos. (Autor desconhecido) O difcil no subir, mas, ao subir, continuarmos a ser quem somos. (Jules Michelet) Eu no sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso tentar agradar a toda a gente. (Bill Cosby)

Sorte aquilo que acontece quando a preparao encontra a oportunidade. (Elmer Letterman) Se os teus sonhos estiverem nas nuvens, no te preocupes, pois esto no lugar certo; agora comea construir os alicerces. (Autor desconhecido) Depois de nos precavemos contra o frio, a fome e a sede, tudo o mais no passa de vaidade e excesso. (Sneca, filsofo e poeta romano) Fora de nimo e coragem na adversidade servem, para conquistar o xito, mais do que um exrcito. (John Dryden, poeta britnico) Se nunca tiveste um grande xito, no sabes o que vales; o xito a pedra de toque do carcter. (Amado Nervo, poeta e diplomata mexicano) Quando vires um gigante, repara bem na posio do sol, no v acontecer

que se trate da sombra de um pigmeu. (Von Hardenberg) O homem vulgar espera do exterior as coisas boas e as coisas ms; o homem que pensa espera-as de si mesmo. (Chejov) Se no posso realizar grandes coisas, posso pelo menos fazer pequenas coisas com grandeza. (Clarck) H que tornar a ungir os cavalos guerreiros e levar a luta at ao fim; porque quem nunca descansa, quem com o corao e o sangue pensa em conseguir o impossvel, esse triunfa. (I Ching) A perseverana a me da boa sorte. (M. Cervantes) O tipo de xito que pretendes alcanar o xito obtido custa da alma, mas a alma maior que o xito. (Tagore)

Traz-me um homem satisfeito e mostrar-te-ei um falhado. (Autor desconhecido) A glria tanto mais tardia quanto mais duradoura h de ser, porque todo o fruto delicioso amadurece lentamente. (Arthur Schopenhauer) Qualquer simples problema se pode tornar insolvel se for feito um nmero suficientes de reunies para o discutir. (Arthur Bloch) O teu xito depende muitas vezes do xito das pessoas que te rodeiam. (Benjamin Franklin) A capacidade pouco vale sem oportunidade. (Napoleo) Muito dbil a razo se no chega a entender que h muitas coisas que a ultrapassam. (Blaise Pascal)

Nunca esto fechadas todas as portas enquanto estivermos vivos. (Jos Luis Martn Descalzo) O maior acto de f acontece quando uma pessoa decide que no Deus. (Autor desconhecido) No tm f. - Mas tm supersties. Deu-nos riso e vergonha aquele homem importante que perdia a sua tranquilidade ao ouvir determinada palavra, em si indiferente e inofensiva - para ele de mau agoiro - ou ao ver duas facas cruzadas. (Josemara Escriv) Aviva a tua f. - Cristo no uma figura que passou. No uma recordao que se perde na Histria. Vive! "Jesus Christus heri et hodie: ipse et in saecula!" diz So Paulo. Jesus Cristo ontem e hoje e sempre! (Josemara Escriv) O homem est sempre disposto a negar aquilo que no compreende. (Luigi Pirandello)

Aconfessionalismo. Neutralidade. Velhos mitos que tentam sempre remoar. Tens-te dado ao trabalho de meditar no absurdo que deixar de ser catlico ao entrar na Universidade ou na Associao profissional, ou na sbia Assembleia, ou no Parlamento, como quem deixa o chapu porta? (Josemara Escriv) As pessoas, geralmente, tm uma viso plana, pegada terra, de duas dimenses. - Quando a tua vida for sobrenatural, obters de Deus a terceira dimenso: a altura. E, com ela, o relevo, o peso e o volume. (Josemara Escriv) Reza, mas no deixes de remar para a margem. (Provrbio russo) At onde perdemos a crena perdemos a razo. (G. K. Chesterton)

O optimismo a f em aco. Nada se pode levar a efeito sem optimismo. (Hellen Keller) A f sem obras est morta. (S. Tiago) Os que sabem pouco convencem-se facilmente de que a cincia pode substituir a religio. Mas os que sabem muito (estou a pensar agora em Einstein ou Max Plank...) vem que, quanto mais avanam, mais se aproximam de concepes que correspondem religio. (Jean Guitton, filsofo francs) incompreensvel que Deus exista, mas incompreensvel que Deus no exista. (Autor desconhecido) Se quiseres, confia na pata do coelho: mas lembra-te de que ela no deu sorte nem sequer ao coelho. (R. E. Shay)

No quero que deis da vossa fartura: quero que deis at doer. (Teresa de Calcut) No h seno um modo de sermos felizes: viver para os outros. (Leon Tolstoi) Aquilo de que se necessita para conseguir a felicidade no uma vida cmoda, mas um corao enamorado. (Josemara Escriv) Ao perdermos o interesse apaixonado pelos nossos semelhantes perdemos a capacidade de sermos felizes. (A. Montag) Quem comea a repartir depressa comea a receber. (Autor desconhecido) Pouco ds quando ds algum dos teus bens; ao dares algo de ti mesmo que verdadeiramente ds. (Autor desconhecido)

Procurando o bem dos nossos semelhantes encontramos o nosso. (Plato) A melhor forma de conseguir a realizao pessoal dedicarmo-nos a metas desinteressadas. (Vctor Frankl) Dizes que... no podes fazer mais?! - No ser que... no podes fazer menos? (Josemara Escriv) Casar dividir os seus direitos e duplicar os seus deveres. (Schopenhauer) D, se puderes; se no puderes, s afvel. (Santo Agostinho) Se deixares de dar, renunciars a viver. (Roger Patrn Lujn) Por vezes sentimos que aquilo que fazemos no seno uma gota de gua no mar. Mas o mar seria menor

se lhe faltasse uma gota. (Madre Teresa de Calcuta) O queiras ser como aquele catavento dourado do grande edificio; por muito que brilhe e por mais alto que esteja, no conta para a solidez da obra. - Oxal sejas sempre como um velho silhar oculto nos alicerces, debaixo da terra, onde ningum te veja; por ti no desabar a casa. (Josemara Escriv) Estou convencido das minhas prprias limitaes - e esta convico minha fora. (Mahatma Gandhi) A experincia da nossa fraqueza e o reconhecimento de que agimos mal, algo que humilha. Quando fraqueza se une o orgulho, o engano pode chegar a extremos patolgicos: no se conforma com uma modesta justificao, mas incomoda-se com a verdade, com os que lhe dizem a

verdade, ou com os que a vivem. (Juan Luis Lorda) No s bom porque te louvam, nem desprezvel porque te censuram; s o que s, e o que podero dizer de ti, no te far melhor do que vales aos olhos de Deus. (Autor desconhecido) Ningum maior do que aquele que est disposto a que lhe assinalem os seus erros. (Dave Barry) Tu... soberba? - De qu? Soberba? Porqu?... Dentro de pouco - anos, dias - sers um monte de podrido hedionda: vermes, humores mal cheirosos, trapos sujos da mortalha..., e ningum na Terra se lembrar de ti. (Josemara Escriv) pena que a natureza fizesse de ti um s indivduo. Porque havia matria para um homem digno e para um patife. (Goethe)

Um homem cheio de si sempre vazio. (Pgismanet) O orgulho no grandeza, mas inchao. E o que est inchado parece grande mas no sadio. (Santo Agostinho) Meo o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu prprio eu. (Albert Einstein) Essa falsa humildade comodismo: assim, to "humildezinho", vais abandonando direitos...que so deveres. (Josemara Escriv) A noite abre as flores em silncio e deixa que o dia receba os agradecimentos. (Tagore) O conhecimento prprio leva-nos como que pela mo humildade. (Josemara Escriv) um bom soldado o que no aspira a ser general. (Alexandre Pogosski)

Essas depresses por veres ou por outros descobrirem os teus defeitos, no tm fundamento... Pede a verdadeira humildade. (Josemara Escriv) Quanto mais alta se eleva a esttua, tanto mais dura e perigosa depois a pancada na queda. (Josemara Escriv) A terra, insultada, vinga-se dandose flores. (Tagore) Esperar reconhecer-se incompleto. (Guimares Rosa) S como a rvore do sndalo, que perfuma at o machado que a corta. (Tagore) Os gestos de amor so humildes. (E. Clemente) Quem ama a verdade, procura formar a conscincia: conhecer os princpios morais, pedir conselho a pessoas rectas e com experincia; no considerar humilhante que nos

corrijam. De facto, os outros observam-nos de fora e com mais objectividade do que ns mesmos. Tambm preciso tirar experincia dos prprios actos, examinar-nos com frequncia (diariamente) e corrigir os erros. preciso ser humildes para reconhecer os erros e rectificar, mas isso dar-nos- uma grande sabedoria, e capacidade de ajudar os outros tambm. (Juan Luis Lorda) Quem incapaz de troar de si mesmo no uma pessoa sria. (Christian Morgenstern, escritor e humorista alemo 1871 - 1914) Aplica a ti mesmo os conselhos que ds a outros. (Thales de Mileto) Possuis apenas aquilo que no perders com a morte; tudo o mais iluso. (Autor desconhecido) A vida revela-se ao mundo como uma alegria. H alegria no jogo eternamente variado dos seus

matizes, na msica das suas vozes, na dana dos seus movimentos. A morte no pode ser verdade enquanto no desaparecer a alegria do corao do ser humano. (Tagore, escritor indiano) O homem que envelhece vai tomando gradativamente conscincia de que no eterno. Agita-se menos e, assim, os sons das vozes que vm do alm se fazem ouvir. (Romano Guardini) Os homens so como ondas: quando uma gerao floresce, a outra declina. (Homero) Aconteceu-nos uma coisa realmente curiosa: tnhamo-nos esquecido de que temos de morrer. esta a concluso a que chegaram os historiadores depois de terem examinado todas as fontes escritas da nossa poca. Uma investigao realizada nos cerca de cem mil livros de ensaio publicados nos

ltimos vinte anos mostraria que apenas duzentos deles (0,2%, portanto) tocavam o problema da morte. Livros de medicina includos. (Pierre Chaunu) A morte a coisa mais segura e firme que a vida inventou at agora. (Emil Cioran) A durao da nossa vida de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta, a medida deles canseira e enfado; pois passa rapidamente, e ns voamos. (Salmo 90, Bblia) Aquilo que verdadeiramente mrbido no falar da morte, mas nada dizer acerca dela, como hoje sucede. Ningum est to neurtico como aquele que considera ser neurtico decidir-se a pensar sobre o seu prprio fim. (Philippe Aris) Entre a sociedade de hoje e os intelectuais medeia um entendimento tcito. Conto contigo - dizem os

leitores - para que me forneas os meios para esquecer, disfarar, negar, em suma, a morte. Se no cumprires este encargo, expulso-te, ou seja, no te lerei. (Louis Vincent Thomas, antroplogo francs) Esquecer-se da morte e dos mortos prestar um pssimo servio vida e aos vivos. (Philippe Aris) Um tmulo basta agora quele para quem no bastava o mundo inteiro. (epitfio de Alexandre Magno) Morrer apenas no ser visto. Morrer a curva da estrada. (Fernando Pessoa) O homem fraco teme a morte, o desgraado chama-a; o valente procura-a. S o sensato a espera. (Benjamin Franklin) Como um mar, ao redor da soleada ilha da vida, a morte canta noite e dia a sua cano sem fim. (Tagore)

No de morrer que tenho medo. de no vencer. (Jacqueline Auriel) Comeamos a morrer no momento em que nascemos, e o fim o desfecho do incio. (Marcus Manilius) Para avaliar a importncia real de uma pessoa, devemos pensar nos efeitos que sua morte produziria. (Franois Gaston de Levis) Os esqueletos dos reis so apenas esqueletos. (Mikhail Naimy) Tentemos viver de tal modo que, quando morrermos, at o homem da agncia funerria lamente a nossa morte. (Mark Twain) Quando morremos, deixamos atrs de ns tudo o que possumos e levamos tudo o que somos. (Autor desconhecido)

Congratulamo-nos, s vezes, no momento em que despertamos de um sonho lgubre. Poderia ser assim no momento que se segue morte. (Nathanael Hawthorne) Morremos um pouco cada vez que perdemos um ente querido. (Publilius Syrius) A certeza da morte tem menos influncia sobre a conduta do homem do que seria de esperar. (A L. Gordon) Oito dias com febre! Poderia ter escrito mais um livro. (Honor de Balzac, antes de entrar em coma) Nada de monumento coberto de elogios. O meu epitfio ser o meu nome, nada mais. (Byron) O que belo no morre: transformase em outra beleza. (Balley Ardrich)

Not dead, but gone before - No morreram, partiram primeiro. (Ditado ingls) Se um corao grande, nenhuma ingratido o fecha, nenhuma indiferena o cansa. (Leon Tolstoi) O amor, no seu conjunto, no se reduz emoo nem ao sentimento, que no so seno alguns dos seus componentes. Um elemento mais profundo, e de longe o mais essencial de todos, a vontade, que tem o papel de modelar o amor no homem. Na amizade - ao contrrio do que sucede na simpatia - a participao da vontade decisiva. (Karol Wojtyla - Amor e Responsabilidade) Deves ter a cabea sempre fria, o corao sempre quente e a mo larga. (Confcio) Os desejos devem obedecer razo. (Ccero)

um tolo aquele que, verificando que uma rosa cheira melhor do que uma couve, conclui que far tambm uma sopa melhor. (Autor desconhecido) O que atraente nem sempre bom, mas o que bom sempre belo. (Ninon de L'enclos) O corao humano um instrumento de muitas cordas. O perfeito conhecedor dos homens sabe faz-las vibrar todas, como um bom msico. (Charles Dickens) No h outro inverno alm da solido. (Pedro Salinas) O mundo exterior poder fazer-te sofrer, mas s tu poders avinagrar-te a ti mesmo. (Georges Bernanos) Se existem duas atitudes morais de que o nosso tempo necessita com urgncia, elas so o autocontrole e o altrusmo. (Daniel Goleman)

Odiar-se a si mesmo mais fcil do que se pensa. (Georges Bernanos) O corao tem razes que a razo desconhece. (Pascal) Onde h maior sensibilidade mais forte o martrio. (Leonardo Da Vinci (1452-1519), pintor, escultor, arquitecto, engenheiro e inventor italiano) A pior das prises um corao fechado. (Joo Paulo II) Quanto mais nos aproximamos dos grandes homens, mais compreendemos que so homens. (J. De la Bruyre) A arte de viver consiste em sacrificar uma paixo baixa a outra mais elevada.(F. Mauriac) Quando o corao quer decidir, melhor que decida a cabea. (Jardiel Poncela)

beira de um precipcio s h uma maneira de andar para a frente: dar um passo atrs. (M. de Montaigne) No existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma so indestrutveis. (Thomas De Quincey) Quando no conseguimos encontrar tranquilidade dentro de ns mesmos, de nada serve procur-la noutro lugar. (Autor desconhecido) Se fores paciente num momento de ira, escapars a cem dias de tristeza. (Provrbio chins) Serenidade. - Por que te zangas, se zangando-te ofendes a Deus, incomodas os outros, passas tu mesmo um mau bocado... e por fim tens de te acalmar? (Josemara Escriv) Qualquer um pode zangar-se, pois isso muito simples. Mas zangar-se

com a pessoa adequada, no grau exacto, no momento oportuno, com o propsito justo e de modo correcto, isso, no to fcil como isso. (Aristteles - tica a Nicmaco) Nada mais to til ao homem como a resoluo de no ter pressa. (H. Thoreau) No repreendas quando sentes a indignao pela falta cometida. Espera pelo dia seguinte, ou mais tempo ainda. - E depois, tranquilo e com a inteno purificada, no deixes de repreender. - Conseguirs mais com uma palavra afectuosa, do que ralhando trs horas. - Modera o teu gnio. (Josemara Escriv)

Anda mungkin juga menyukai